quarta-feira, 10 de junho de 2020

Semana 7 - de 15 a 19/6 - 8o ano EJA

Atenção aos comandos
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.


Segunda-feira, dia 15____


Língua Portuguesa_______________

ATIVIDADE: Leitura, de compreensão e interpretação textual.


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

Leia a crônica de Moacyr Scliar para responder às questões:

“Cobrança”

Ela abriu a janela e ali estava ele, diante da casa, caminhando de um lado para outro. Carregava um cartaz, cujos dizeres atraíam a atenção dos passantes: "Aqui mora uma devedora inadimplente".
― Você não pode fazer isso comigo ― protestou ela.
― Claro que posso ― replicou ele. ― Você comprou, não pagou. Você é uma devedora inadimplente. E eu sou cobrador. Por diversas vezes tentei lhe cobrar, você não pagou.

― Não paguei porque não tenho dinheiro. Esta crise...
― Já sei ― ironizou ele. ― Você vai me dizer que por causa daquele ataque lá em Nova York seus negócios ficaram prejudicados. Problema seu, ouviu? Problema seu. Meu problema é lhe cobrar. E é o que estou fazendo.
― Mas você podia fazer isso de uma forma mais discreta...
― Negativo. Já usei todas as formas discretas que podia. Falei com você, expliquei, avisei. Nada. Você fazia de conta que nada tinha a ver com o assunto. Minha paciência foi se esgotando, até que não me restou outro recurso: vou ficar aqui, carregando este cartaz, até você saldar sua dívida.
Neste momento começou a chuviscar.
― Você vai se molhar ― advertiu ela. ― Vai acabar ficando doente. Ele riu, amargo:
― E daí? Se você está preocupada com minha saúde, pague o que deve.
― Posso lhe dar um guarda-chuva...
― Não quero. Tenho de carregar o cartaz, não um guarda-chuva. Ela agora estava irritada:
― Acabe com isso, Aristides, e venha para dentro. Afinal, você é meu marido, você mora aqui.
― Sou seu marido ― retrucou ele ― e você é minha mulher, mas eu sou cobrador profissional e você é devedora. Eu avisei: não compre essa geladeira, eu não ganho o suficiente para pagar as prestações. Mas não, você não me ouviu. E agora o pessoal lá da empresa de cobrança quer o dinheiro. O que quer você que eu faça? Que perca meu emprego? De jeito nenhum. Vou ficar aqui até você cumprir sua obrigação.

Chovia mais forte, agora. Borrada, a inscrição tornara-se ilegível. A ele, isso pouco importava: continuava andando de um lado para outro, diante da casa, carregando o seu cartaz.
O imaginário cotidiano. São Paulo: Global, 2001


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Justifique a escolha do título “Cobrança”.
____________________________


2. Como você compreende a frase “Aqui mora uma devedora inadimplente”?
____________________________


3. Quais sinais de pontuação são utilizados nos diálogos?
____________________________


4. Que fato motivou o autor a escrever esse texto?
____________________________


5. O texto acima trata-se de:
A) Conto.
B) Crônica.
C) Poema.
D) Notícia


6. Justifique a resposta dada à questão anterior.
____________________________
____________________________



Matemática_____________________

ATIVIDADE: Revisão de conteúdo


Resolva os exercícios abaixo em seu caderno:

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Observe a tabela e indique quais valores são positivos, quais valores são negativos, o maior valor e o menor valor de temperatura apresentado:
Números positivos: ____________________
Números negativos: ____________________
Maior número: ______________
Menor número: ______________


2. O professor de Educação Física organizou um campeonato de futebol de salão entre os alunos dos 6º anos. Veja, na tabela, o total de gols que cada time marcou e sofreu nesse campeonato.

a) Calcule o saldo de gols de cada time.

b) Que equipe ficou com o maior saldo?

c) E com o menor?


3. Qual será o novo saldo de uma pessoa que tinha, no banco, um saldo positivo de R$ 585,00 e fez uma retirada de R$ 900,00?


4. Copie a reta numérica e escreva os números representados pelos pontos A, B e C.


5. Qual foi a variação de temperatura de uma cidade, que passou de 8 graus Celsius, abaixo de zero, para 2 graus Celsius, abaixo de zero?


6. Calcule o valor das expressões:

a) ( – 21)  – ( – 5 ) + ( – 8) + ( + 10)


b) ( – 16) : ( + 4) + 14


c) ( + 3) x ( – 10) + 12
FONTE: Livro Praticando Matemática – Volume 2


Terça-feira, dia 16_____


Geografia_______________________

ATIVIDADE: Leia o texto e copie as questões e responda  no caderno


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

O que é matriz energética?
O que é Matriz Energética? Trata-se do conjunto de fontes de energia que um país prioriza de acordo com a disponibilidade de recursos e viabilidade econômica.

O que é matriz energética? É um conjunto de fontes de energia ofertado no país para captar, distribuir e utilizar energia nos setores comerciais, industriais e residenciais. A matriz representa a quantidade de energia disponível em um país, e a origem dessa energia pode ser de fontes renováveis ou não renováveis.

A matriz energética mundial é composta, em sua maioria, por fontes não renováveis – os combustíveis fósseis como petróleo, carvão mineral e gás natural ainda constituem grande parte da energia utilizada em todo o mundo.

A matriz energética brasileira, ao contrário, possui sua base na produção hidrelétrica. São mais de mil usinas hidrelétricas no país, o que responde por cerca de metade da produção e consumo brasileiros. A energia hidrelétrica é considerada uma fonte de energia renovável, ou seja, proveniente de recursos capazes de se refazer em um curto prazo.

Além das hidrelétricas, o Governo brasileiro incentiva, desde a década de 1970, a produção e utilização do etanol (combustível obtido principalmente da cana-de-açúcar), que também é uma fonte de energia renovável muito utilizada no país. Na atualidade, o etanol representa 15% do total de combustíveis consumidos em motores a combustão.

Em todo o mundo, tem-se discutido a respeito da necessidade de substituição da matriz energética baseada em combustíveis fósseis e fontes de energia não renováveis. A questão ambiental é prioritária nesse debate, contudo, a dependência do petróleo como fonte de energia também é uma das causas dessa preocupação.


Por Amarolina Ribeiro
Graduada em Geografia

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. A respeito das matrizes energéticas mundial e brasileira, assinale V para as proposições verdadeiras e F para as proposições falsas. Em seguida, escolha a alternativa correta:
I. ( ) A matriz energética mundial é caracterizada pelo intenso uso de combustíveis fósseis, como petróleo e carvão mineral.
II. ( ) As fontes renováveis de energia representam, aproximadamente, 14% da matriz energética mundial (somadas as energias eólica, solar, geotérmica, hidráulica e biomassa).
III. ( ) A energia solar é a fonte renovável mais utilizada no Brasil, seguida pela energia hidráulica.
IV. ( ) Cerca de 14% da produção de energia no Brasil é proveniente de fontes renováveis de energia.

A) VVVF
B) VVFV
D) VVFF
D) VFVF

2. O que é matriz energética?
_________________________


3. Por quais fontes de energia é composta a matriz energética mundial segundo o gráfico no texto?
_________________________


4. Qual a porcentagem das duas maiores fontes de energia da matriz energética mundial?
_________________________


5. Defina fontes de energia renovável e não renovável:
_________________________



História_________________________

ATIVIDADE:

Professora Lívia Sgarbosa
ORIENTAÇÕES: 
- Antes de iniciar a atividade registre no seu caderno a pauta e a data de hoje. É muito importante neste momento que o seu caderno esteja organizado e com todo conteúdo que vamos estudar.
- Pauta: Racismo, discriminação, preconceito.
- Leia o texto atentamente e responda as questões em seu caderno.


Racismo, discriminação, preconceito 
Colocando os pingos nos “is”.
Maria Aparecida da Silva

Recentemente assisti ao programa esportivo Cartão Verde, da TV Cultura, no qual se discutia, de maneira tímida, a discriminação racial que um jogador branco do Palmeiras Paulo Nunes) teria praticado contra dois jogadores negros, Rincón Corinthians) e Wagner São Paulo), em momentos distintos.

Havia controvérsias quanto à veracidade dos fatos, quanto à sinceridade dos protagonistas, quanto à oportunidade ou oportunismo das denúncias. Mas o que de fato despertou minha atenção foi a relativização do racismo presente no futebol brasileiro. Os cronistas utilizavam a todo tempo a expressão pre conceito, quando as situações em foco constituíam, na verdade, práticas de discriminação racial. Depois de feita essa constatação, procurei explicar para mim mesma porque existe tanta confusão em torno das palavras preconceito, discriminação racial e racismo. É preciso entender exatamente o significado de cada uma dessas expressões.
 Estabelecendo diferenças

O preconceito é basicamente um sentimento negativo é necessário que haja alguma possibilidade de comparação), um estado de espírito negativamente determinado com relação a um grupo ou pessoa. Ele é fruto da ignorância, de opiniões inexatas e de estereótipos. Os preconceitos são muito genéricos e disseminados. Em todas as épocas e em todo o mundo, os grupos humanos alimentaram preconceitos uns em relação aos outros. Diariamente, enfrentamos inúmeros preconceitos. O racial é um deles.

A discriminação é a materialização dos preconceitos. São as atitudes práticas que dão corpo e ação à disposição psicológica dos preconceitos. No caso específico da discriminação racial são as atitudes de vetar, impedir, dificultar, preterir pessoas predominantemente negras, no caso brasileiro) em seu processo de desenvolvimento pleno como seres humanos.

 O racismo. Ah, o racismo... tão presente em nossas vidas, nas instituições, na cultura e nas relações pessoais e tão ausente do rol de preocupações da intelectualidade brasileira e dos veículos formadores de opinião. A dificuldade de defini-lo. e assumir sua existência entre nós. vem do fato de o racismo constituir-se numa prática social negativa, cruel, humanamente repreensível, com a qual, ninguém, em sã consciência afora os racistas declarados), deseja se identificar.

Revista Raça Brasil. São Paulo: Símbolo, ano 4, n.39, nov. 1999, p. 51.


1. A expressão “colocando os pingos nos “is”, que serve de subtítulo ao texto, tem o valor equivalente a:
A) reagindo contra algo ofensivo;
B) dizendo a verdade;
C) esclarecendo uma dúvida;
D) argumentando contrariamente a algo;
E) examinando melhor a questão.


2. “Discriminação” e “descriminação” são parônimos; a alternativa em que se trocou a forma destacada pelo seu parônimo ou homônimo é:
A) o afastamento do jogador racista é iminente;
B) a injustiça do ato foi flagrante;
C) os negros sofrem discriminação, na Europa, por serem emigrantes;
D) o jogador racista teve sua matrícula cassada;
E) o jogador assistiu a uma sessão espírita.


3. O objeto maior do artigo é:
A)distinguir termos que se confundem;
B) combater o racismo;
C) criticar a hipocrisia social;
D) provocar humor;
E) condenar a discriminação no futebol.


4. A autora não afirma com segurança, no primeiro parágrafo, que o jogador Paulo Nunes cometeu um ato discriminatório; o meio lingüístico empregado para relativizar essa afirmação é:
A) a adjetivação de “tímida”, dada à discussão;
B) o emprego do futuro do pretérito composto “teria praticado”;
C) o discurso indireto;
D) a inversão dos termos da frase;
E) a utilização dos parênteses.


5. “Havia controvérsias quanto à veracidade dos fatos”; a forma abaixo que ALTERA o sentido original desse segmento do texto é:
A) quanto à veracidade dos fatos, havia controvérsias;
B) em relação à veracidade dos fatos, existiam controvérsias;
C) no que diz respeito à veracidade dos fatos, havia controvérsias;
D) afora a veracidade dos fatos, havia controvérsias;
E) quanto à veracidade dos fatos, controvérsias havia.


6. Segundo o que se pode depreender do texto lido, a alternativa que mostra preconceito e não discriminação é:
A) os negros não são tão inteligentes quanto os brancos;
B) os negros não podem viajar na primeira classe;
C) não se servem negros naquele restaurante;
D) os negros não podem chegar aos altos postos do poder;
E) os negros só podem estudar em escolas públicas.


7. Se trocarmos os substantivos e adjetivos abaixo de posição, a alternativa em que há uma modificação de forma e sentido é:
A) jogadores negros;
B) momentos distintos;
C) sentimento negativo;
D) opiniões inexatas;
E) disposição psicológica.


8. “Um jogador branco do Palmeiras”; a elipse do termo “time” faz com que se juntem palavras de gêneros e números diferentes; o mesmo ocorre em:
A) O celular.
B) O micro-ondas.
C) O caixa.
D) O despertador.
E) O Vasco da gama.


9. “Em todas as épocas e em todo o mundo”; a alternativa em que houve troca indevida entre as expressões “todo mundo” e “todo o mundo” é:
A)  O jogador percorreu todo o mundo;
B)  O atleta falou com todo mundo para pedir desculpas;
C) Ele conhecia todo o mundo na festa;
D) Via todo o mundo em seus filmes;
E)  Todo o mundo está poluído.


10. “O racismo. Ah, o racismo...”; a inclusão da interjeição “ah” mostra:
A) Espanto;
B) Alegria;
C) Arrependimento;
D) Tristeza;
E) Surpresa.


11. Não há críticas no texto:
A) Aos órgãos formadores de opinião;
B) À intelectualidade brasileira;
C) Aos racistas declarados;
D) Aos cronistas do programa aludido;
E) À inconsciência do governo.


12. O nome da revista de onde foi retirado o texto é Raça Brasil; esse nome revela:
A) Uma atitude preconceituosa da revista;
B) Um estereótipo de que os brasileiros são negros;
C) Uma adequação com o tema tratado: a discriminação;
D) Uma preocupação em educar os negros;
E) Um incentivo a que os brasileiros se unam.


13. “O racismo ...) tão ausente do rol de preocupações na intelectualidade brasileira”, nesse segmento, a expressão “intelectualidade brasileira” só NÃO deve referir-se a à):
A) Intelectuais brasileiros alienador;
B) Intelectuais brancos, em sua maioria;
C) Intelectualidade tradicional, originária da classe dominante;
D) Todos os intelectuais das regiões mais desenvolvidas do país;
E) Intelectuais sem preocupações político-sociais.



Educação Física__________________

FIQUE   ATENTO   ÀS   TURMAS:
TURMA   1,   MAIORES   DE   18   ANOS.
TURMA   2,   MENORES   DE   18   ANOS,   SEM   AFASTAMENTO.


ATIVIDADE   TURMA   1: alongamento

O alongamento colabora para o bem estar do nosso corpo e até melhora a postura. Convide alguém para fazer com você ou imagine que estamos aí para te fazer companhia! Vamos lá.

Vamos fazer as posturas da imagem abaixo, temos que ficar na posição contando até 10. Vamos lá?!

Um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete, oito, nove, dez!!!!!





ATIVIDADE  TURMA  2: DANÇA

A dança é uma manifestação artística que caracteriza-se pelo uso do corpo para realizar movimentos ritmados, geralmente com o auxílio de sons ou de músicas. Essa é uma atividade que pode ser praticada por crianças, jovens, adultos e idosos, de forma individual ou coletiva.

Origem 
Folclórica ou típica: baião, frevo, catira, etc; Étnica: tango, fharatanatyam, flamengo, etc... Cerimoniais: rituais indianas,  rituais xamãs, etc;

Modo 
Em grupo: quadrilha, street dance, carimbó.
Solo (individual): coreografia de solista no balé, sapateado, samba, etc; Em dupla: forró, tango, bolero, etc;

Finalidade 
Cênica ou performática: balé, ópera-balé, dança contemporânea, etc; Coreografada: casamento, debutantes, fitdance, etc;


AGORA QUE POSSUÍMOS ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE A DANÇA, VAMOS AO TRABALHO: vamos assistir a alguns vídeos de algumas danças:

balé

Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link - https://www.youtube.com/watch?v=WUrJuSh0evE

dança de salão

Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link - https://www.youtube.com/watch?v=TzgIn_MVZ38

dança contemporânea 

Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link - https://www.youtube.com/watch?v=Fao3cfs3DyQ&feature=related

street dance

Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link - https://www.youtube.com/watch?v=ZAqGrlySrTE


RESPONDA:
Continuando a aula anterior com o tema dança responda,  o que as pessoas dos vídeos estão fazendo?

Qual o tipo de dança você, mesmo que não tenhamos visto você acha que faz mais parte do seu convívio social?

Quais destas práticas vocês conhecem?


VAMOS A PARTE PRÁTICA!
Vocês irão escolher um ritmo musical, um estilo de dança para fazer a prática.
Para comprovação da atividade faça o vídeo da realização da atividade (DANÇA), este vídeo será apresentado ao professor quando retornarmos ao ambiente escolar, o aluno que quiser e preferir poderá compartilhar o vídeo em suas redes sociais para acompanharmos a realização da tarefa.


Quarta-feira, dia 17_____


Língua Portuguesa_________________

ATIVIDADE: Leitura, compreensão e análise textual. Habilidade: Reconhecer semelhanças e diferenças de Pontos de Vista.


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

1. Leia os textos a seguir para responder às questões:

Texto 1
Desiderata
Vá calmamente, entre o barulho e a pressa, e lembre-se da paz que só existe no silêncio.

Na medida do possível, e sem se atraiçoar, tenha boas relações com todas as pessoas. Diga a sua verdade quieta e claramente. Ouça os outros, mesmo os obtusos e ignorantes. Eles também têm uma história a contar. Evite as pessoas ruidosas e agressivas. Elas só sabem perturbar o espírito.

Se você se comparar aos outros você se tornará ora vaidoso, ora amargo, pois há sempre pessoas que lhe são inferiores ou superiores.

Goze tanto aquilo que você conseguiu realizar quanto os seus sonhos. Mantenha-se interessado no que faz, por humilde que seja. Num mundo que muda sem parar, isto é algo que nada lhe pode tirar.

Seja prudente nos assuntos comerciais, pois o mundo está cheio de trapaças. Mas não deixe que isto o cegue para as virtudes que existem. Muitas pessoas se esforçam por ideais altos. Por toda a parte a vida está cheia de heroísmo.

Seja você mesmo. Não finja afeição. E não seja cético acerca do amor. Apesar da aridez e do desencanto, ele renasce tão teimosamente quanto o capim.

Aceite com elegância o conselho dos anos, deixando graciosamente para trás os prazeres da juventude.

Crie força de espírito para proteger-se na desgraça repentina. Não se aflija, porém, com coisas imaginadas. Muitos temores nascem do cansaço e da solidão.
Tenha uma disciplina saudável, mas seja gentil consigo mesmo. Você é um filho do universo, tanto quanto as árvores e as estrelas. Você tem o direito de estar aqui. E, quer você saiba disto ou não, o universo caminha como deve.

Por isto, esteja em paz com Deus, não importa como você pense que ele é. E, a despeito da barulhenta confusão da vida, mantenha-se em paz com a sua alma.
Com todos os seus enganos, labutas e sonhos não realizados, este continua a ser um belo mundo.

Cuide-se. Esforce-se por ser feliz.
(Autor anônimo)  
Fonte: Livro didático Novas Palavras

Vídeo de apoio:



PDF link - https://youtu.be/Mb3kAAEkExA


Texto 2
Instantes
Se eu pudesse viver novamente a minha vida,
na próxima trataria de cometer mais erros.
Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais.
Seria mais tolo ainda do que tenho sido, na verdade
bem poucas coisas levaria a sério.

Seria menos higiênico, correria mais riscos, viajaria mais,
contemplaria mais entardeceres, subiria mais montanhas,
nadaria em mais rios.

Iria a mais lugares onde nunca fui, tomaria mais sorvete e menos lentilha,
teria mais problemas reais e menos problemas imaginários.

Eu fui uma dessas pessoas que viveram sensata e produtivamente
cada minuto da sua vida; claro que tive momentos de alegria.

Mas, se pudesse voltar a viver, trataria de ter somente bons momentos.
Porque se não sabem, disso é feito a vida, só de momentos.

Não percam o agora.
Se eu pudesse voltar a viver, começaria a andar descalço no começo da primavera e
continuaria assim até o fim do outono.

Daria mais voltas na minha rua,
contemplaria mais amanheceres e brincaria com mais crianças,
se tivesse outra vez uma vida pela frente.

Mas, como sabem, tenho 85 anos
e sei que estou morrendo.

Nadine Stair, poetisa americana de Louisville, Kentucky, ela tinha 85 anos quando escreveu este poema (que tem sido erroneamente atribuído a J. L. Borges)

Poema narrado:

PDF link - https://youtu.be/UImDWjT14Ks

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=256895 © Luso-Poemas


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

a) Procure saber o significado da palavra Desiderata e escreva-o.
________________________


b) O Poema Desiderata, conhecido mundialmente, tem uma história interessante. Pesquise e escreva resumidamente o que descobriu.
________________________


c) Qual é a temática (assunto) de cada texto?
________________________


d) Identifique pelo menos uma semelhança e uma diferença entre os Pontos de Vista.
________________________



Matemática_______________________

ATIVIDADE: Dízimas Periódicas


Leia a explicação abaixo:



LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

Já vimos que as frações representam divisões. Veja este exemplo:

Agora, efetue esta divisão em seu caderno:

Observe que o resultado é um decimal infinito. Com um grupo de algarismos que se repete infinitamente, chamado de período. Este número decimal recebe o nome de dízima periódica. Podemos escrever uma dízima periódica usando reticências ou uma barra em cima do grupo de algarismos para representar a repetição do grupo.

O número que se repete é chamado de período. Nestes exemplos os períodos são 4 e 6.

Observe o exemplo a seguir:

Neste caso, os números que se repetem são o 1 e o 6. Assim temos que seu período é 16.

Outros exemplos:

a) 1,3592929292 … → Período: 92

b) 0,33333 … → Período: 3

c) 2,66666 … → Período: 6

d) 0,285714285714 … → Período: 285714

e) 1,21616161616 … → Período: 16

f) 0,00777777 … → Período: 7


Agora resolva os exercícios propostos:

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Escreva as dízimas periódicas correspondentes às frações abaixo. Se precisar, utilize a calculadora.


2. Gabriel comemorou seu aniversário em uma pizzaria. Ele convidou nove amigos. O combinado seria que Gabriel não iria participar da divisão da conta. Somente os amigos pagariam. A conta deu um total de R$ 250,00.

a) Para calcular o valor que coube para cada amigo, devemos _____________________ 250 por ________.

b) O resultado dessa divisão é _________. Por ter infinitas casas decimais, com repetição, esse número racional é chamado de _____________________________________________.

c) Como a divisão não foi exata, os amigos arredondaram o valor para uma casa decimal. Então, cada amigo pagou R$ ________________.

d) Com o arredondamento, o valor pago à pizzaria, excedeu o valor da conta em R$ ______________.


3. Efetue a divisão e marque um X nas frações que representam dízimas periódicas:


4. Indique o período de cada dízima periódica:

a) 0,255555

b) 1,262626

c) 1,456666

d) 0,7898989

e) 1,222222


Quinta-feira, dia 18____


Ciências________________________

ATIVIDADE: quiz on-line, fato ou fake.


E se as chances de contrair o novo coronavírus forem proporcionais ao seu conhecimento sobre ele?



LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

Responda a 20 afirmações sobre a COVID-19 e descubra neste game quão seguro você está!

https://dorconsultoria.com.br/coronavirus/quiz/


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Quantas questões você acertou?
_____________________________


2. Após o quiz on line, escreva FATO ou FAKE nas explicações abaixo:

a. (        ) estudos já comprovaram que o novo coronavírus pode sobreviver (e muito) em diversos tipos diferentes de objetos e superfícies.

b. (        ) o mercado pode não ter higienizado a sua embalagem. E muitas outras pessoas podem ter manipulado o produto antes de você. É preciso higienizar!

c. (        ) Ao tossir, nada de colocar a mão na boca, já que colocamos a mão em praticamente tudo! Use a dobra do antebraço ou lenço descartável que é mais sucesso.

d. (        )podemos demorar até 14 dias para desenvolver os sintomas e, nesse período, podemos transmitir a doença. Os portadores assintomáticos do vírus já respondem por 50% das transmissões.

e. (        ) animais domésticos, como gatos, têm vírus, mas não podem transmitir! Segundo estudo chinês, nenhum dos testados teve carga viral suficiente para desenvolver ou transmitir a doença. Jamais abandone o seu pet!

f. (        ) até o momento, não há qualquer medicamento, substância, vitamina, alimento ou vacina que previna contra a COVID-19.

g. (        ) o período de incubação varia entre 2 e 14 dias. E a média é de 5 dias.

h. (        ) com ou sem máscara, levar as mãos ao rosto após tocar superfícies ou objetos contaminados pode resultar em infecção. E a máscara é também muito importante para evitar a transmissão do vírus por pessoas infectadas, ok?

i. (        ) crianças não estão no grupo de risco da doença. Apesar de não estarem no grupo de risco, os pequenos também podem desenvolver e transmitir a doença. Especialmente se têm alguma doença crônica debilitante.

j. (        ) deve-se procurar atendimento hospitalar ser estiver com dificuldade para respirar e febre alta (a partir de 39°C), sintomas graves da Convid-19

k. (        ) todos os cuidados no controle de doenças crônicas como diabetes, hipertensão, insuficiência cardíaca, doenças reumatológicas e pulmonares, câncer devem ser mantidos. Essas condições podem potencializar o novo coronavírus.

l. (        ) é importante se vacinar para diminuir o volume de pessoas procurando atendimento médico e favorecer o diagnóstico preciso da COVID-19.

m. (        ) sabão em barra, detergente, sabonete, sabão em pó, multiuso, servem para limpar o vírus. A boa e velha prática que nunca sai de moda. Mas precisa lavar a mãos direitos

n. (        ) após a Convid, em casos graves, como qualquer pneumonia, pode resultar em danos na função respiratória. Outros estudos sugerem eventuais problemas neurológicos após a infecção.

o. (        ) a chance de contaminação com as luvas aumenta, pois as pessoas acabam tocando o rosto com elas ou se contaminando na hora de retirá-las.

p. (        ) é preciso levar sempre mais de uma máscara ao sair de casa e trocá-las com frequência (no mínimo diária). Lembre-se também de manipular sempre pelas alças.

q. (        ) os benefícios do aleitamento materno superam os riscos. Em caso de suspeita ou confirmação do novo coronavírus, desde que a mãe adote as medidas recomendadas (máscara facial, higienização das mãos), não há contraindicação. E lembre-se de manter distanciamento de 2 metros para o berço quando não estiver amamentando.



Inglês__________________________

ATIVIDADE: translation.


OBS: Caso consiga fazer a impressão liste as palavras abaixo em português na folha  e faça a tradução das frases completando –as em seguida marque as figuras correspondentes a cada frase .

Caso não consiga fazer a impressão traduza em seu caderno as palavras da primeira imagem e crie uma frase em inglês de conscientização juntamente com um desenho para prevenção e cuidado desta doença que assola nosso País. Cuide se hein... Você é muito importante para mim!





Arte___________________________

ATIVIDADE: Leitura de imagem;


Observe a obra de arte abaixo, O grito de Edvard Munch e responda as questões a seguir.




COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Justifique o título da obra em questão, dizendo que outro você daria a ela:
______________________


2. O que Munch quis expressar através desse grito?
______________________


3. Com que intenção o pintor escolheu cores tão fortes para esse quadro?
______________________


4. Por que Munch, como a maioria dos pintores, preferiu retratar o momento em que o sol se punha?
______________________


5. Que figura humana está simbolizada no quadro? Descreva-a:
______________________


6. Descreva o que a personagem provavelmente viu para ficar assim:
______________________


7. Você, em algum momento de sua vida, já quis fazer o que a personagem está fazendo? Por quê?
______________________


8. Agora, no caderno ou em uma folha de sulfite, você vai fazer uma ilustração representando o SEU grito:


Sexta-feira, dia 19_____


Língua Portuguesa_______________

ATIVIDADE: Produção textual (dissertativo-argumentativo)




LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

Após a leitura e apreciação dos vídeos de apoio, você irá escrever um texto (dissertativo) evidenciando o seu posicionamento diante do tema Como se deve viver.

Vamos recordar, resumidamente, algumas dicas e a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.

1º Delimitar o tema: Como se deve viver. (lembre-se que este é o tema, mas poderá ser usado como título). Foco nesta temática.

2º Ponto de vista (deixar clara a sua opinião sobre o assunto).

3º Argumentos (os porquês, os exemplos)

Estrutura: Introdução ( tema e ponto de vista), Desenvolvimento (argumentos), Conclusão (reapresentação, com outra palavras, da sua ideia, do seu ponto de vista).


NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

O texto poderá ser escrito em 20 linhas (mínimo) e trinta (máximo).

Dúvidas poderão ser tiradas no Grupo de Estudos (Whatsaap).



Matemática_____________________

ATIVIDADE: Tratamento da informação


Reservei esta última aula da semana para trabalharmos com gráficos.



LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

Um dos temas discutidos constantemente é desperdício de água. O texto abaixo traz algumas informações a esse respeito.

Apesar de a falta de chuva atingir, severamente, apenas algumas regiões do Brasil, poupar água é dever de todos, durante todo o ano, mas, principalmente, no verão, quando o consumo é maior. Veja até onde pode chegar o desperdício de água nas casas.


O gráfico de colunas representa os desperdícios de água comentados na página anterior.


Preencha e responda no caderno:

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. De acordo com o gráfico, o maior desperdício de água, nas casas, acontece na hora do __________________.

A _____________________ é a que menos desperdiça água.

Juntando todos os meios de desperdício de água, apresentados no gráfico, teremos um total de ________ litros perdidos.



2. Podemos economizar água por meio de pequenas iniciativas. Converse, com seus colegas e com seus familiares, sobre a economia de água. Realize algumas pesquisas e, depois, escreva algumas sugestões para melhorar o consumo de água.


3. O gráfico abaixo mostra a quantidade de alunos matriculados numa turma de 8.º Ano de uma escola municipal, organizados por sexo e idade.


a) Neste gráfico, as colunas mais claras representam a quantidade de _____________ e as colunas mais escuras representam a quantidade de _____________.

b) Pinte a linha que representa o eixo horizontal de azul e a linha que representa o eixo vertical de verde.

c) O eixo horizontal se refere às ____________ dos alunos, que variam entre 13 e 16 anos.

d) O eixo vertical se refere à _________________ de alunos, rapazes ou moças, com determinada idade.

e) O gráfico indica que temos _____ moças com 14 anos e ____ rapaz com 13 anos.

f) Podemos afirmar, também, que cinco moças e cinco rapazes têm a mesma ____________, ______ anos.

g) Nesta turma, temos _____ moças e _____ rapazes, num total de ______ alunos.


----------------


8o ano__________

Responda, clicando no link abaixo, a participação nessas aulas


Fique bem, fique em casa!