quarta-feira, 10 de junho de 2020

Semana 7 - de 15 a 19/6 - 9o ano EJA

Atenção aos comandos
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.


Segunda-feira, dia 15____


Língua Portuguesa_______________

ATIVIDADE: Leitura de textos e questões com descritores (continuação).
Descritor: Estabelecer relações entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.

Lembrete: tese é a ideia principal defendida pelo autor, e argumentos são as justificativas que sustentarão a tese.



LEIA OS TEXTOS - atividade de leitura, não precisa copiar.

1. Leia o texto abaixo.
Conservar para sobreviver
A evolução do conhecimento do homem levou-o, aos poucos, a novas descobertas.
A do fogo foi o primeiro passo para a conservação dos alimentos. Surgiram os primeiros assados da História, que, ao que tudo indica, inicialmente tinham por objetivo facilitar a mastigação, mas justamente esse alimento demorava mais para se deteriorar, constituindo-se na primeira técnica de conservação. A seguir, como o fogo espantasse animais, os homens começaram a deixar suas caças penduradas perto dele, o que casualmente permitiu-lhes a descoberta de um novo tipo de conservação: a defumação.
O princípio era simples: a desidratação (que é a retirada da água pelo calor – o que acontece quando se toma sol em excesso). Outros alimentos, como grãos e frutos, também foram desidratados, atendendo à necessidade de conservar.
NETO, Egídio Trambaiolli. Alimentos em pratos limpos. Fragmento.

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

ideia defendida nesse texto é comprovada pela
A) Descoberta da desidratação de alimentos.
B) Necessidade de facilitar a mastigação.
C) Demora em conservar os alimentos.
D) Dificuldade em descobrir a defumação.


2. Leia o texto abaixo.
Golfinho também é gente
Apesar do título acima, esclareço logo que eu não acho que golfinhos sejam “humanos”.
Mas podem ser “pessoas”. Se considerarmos uma pessoa como um ser autônomo e ciente de sua identidade, então, os golfinhos têm todo o direito de pleitear essa distinção. Em um estudo que fiz em 2001 com minha colega Diana Reiss – Ph.D. em cognição e comportamento animal –, provamos que os golfinhos-nariz-de-garrafa reconhecem a si mesmos em espelhos. Essa é uma capacidade rara no mundo animal, um clube que, além de humanos, só havia admitido os chimpanzés-anãos. Pelo menos até onde a ciência sabia.
MARINO, Lori. Galileu: março, 2010.

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

argumento que sustenta a tese de que os golfinhos podem ser pessoas é:
A) Os golfinhos reconhecem a si mesmos em espelhos.
B) Os golfinhos têm direito de reivindicar a classificação de pessoas.
C) Uma coisa rara no mundo animal é a capacidade de reconhecer-se no espelho.
D) Uma pessoa é um ser autônomo e ciente de sua identidade.


3. Leia o texto abaixo.
Presente sem preço
Quantas vezes você já ouviu que o dinheiro compra tudo menos a felicidade?
Na hora de buscar presentes de fim de ano, pense nisso e use a criatividade e a participação. Conversávamos sobre isso [...] e surgiram várias ideias interessantes.

Por exemplo, bombons reembalados por uma criação sua e materiais comprados em papelaria ganharão enorme personalidade. Um simples óleo de massagem de menos de R$10,00 pode valer muito mais se vier com a massagem, que você oferece, assim como um livro para a criança deve vir acompanhado da respectiva leitura. Que tal comprar apenas um baralho, chamar os amigos e dar o conjunto (baralho + amigos) de presente para que quem o receba ganhe horas de diversão em boa companhia? Ou compre um DVD e acrescente no embrulho uma pipoca de micro-ondas, que vale a combinação de ver o filme junto? Quando você participa, o presente, como diz a propaganda, não tem preço.
CHARLAB, Sérgio. Seleções Reader´s Digest, Dezembro 2009. p. 5.

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

Nesse texto, qual é a ideia defendida pelo autor?
A) A criatividade e a participação devem fazer parte do presente.
B) A propaganda defende que presente tem que ser caro.
C) O dinheiro compra tudo menos a felicidade.
D) O livro deve vir acompanhado da respectiva leitura.


4. Leia o texto abaixo:
Necessidade de alegria
O ator que fazia o papel de Cristo no espetáculo de Nova Jerusalém ficou tão compenetrado da magnitude da tarefa que, de ano para ano, mais exigia de si mesmo, tanto na representação como na vida rotineira.
Não que pretendesse copiar o modelo divino, mas sentia necessidade de aperfeiçoar-se moralmente, jamais se permitindo a prática de ações menos nobres. E exagerou em contenção e silêncio.
Sua vida tornou-se complicada, pois os amigos de bar o estranhavam, os colegas de trabalho no escritório da Empetur (Empresa Pernambucana de Turismo) passaram a olhá-lo com espanto, e em casa a mulher reclamava do seu alheamento.
No sexto ano de encenação do drama sacro, estava irreconhecível. Emagrecera, tinha expressão sombria no olhar, e repetia maquinalmente as palavras tradicionais. Seu desempenho deixou a desejar.
Foi advertido pela Empetur e pela crítica: devia ser durante o ano um homem alegre, descontraído, para tornar-se perfeito intérprete da Paixão na hora certa. Além do mais, até a chegada a Jerusalém, Jesus era jovial e costumava ir a festas.
Ele não atendeu às ponderações, acabou destituído do papel, abandonou a família, e dizem que se alimenta de gafanhotos no agreste.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Histórias para o Rei.2ª ed. Rio de Janeiro: Record, 1998. p. 56.

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

Qual é a informação principal no texto “Necessidade de alegria”?
A) A arte de representar exige compenetração.
B) O ator pode exagerar em contenção e silêncio.
C) O ator precisa ser alegre.
D) É necessário aperfeiçoar-se.


5. Leia o texto para responder a questão abaixo:
Animais no espaço
Vários animais viajaram pelo espaço como astronautas.
Os russos já usaram cachorros em suas experiências. Eles têm o sistema cardíaco parecido com o dos seres humanos. Estudando o que acontece com eles, os cientistas descobrem quais problemas podem acontecer com as pessoas.
A cadela Laika, tripulante da Sputnik-2, foi o primeiro ser vivo a ir ao espaço, em novembro de 1957, quatro anos antes do primeiro homem, o astronauta Gagarin.
Os norte-americanos gostam de fazer experiências científicas espaciais com macacos, pois o corpo deles se parece com o humano. O chimpanzé é o preferido porque é inteligente e convive melhor com o homem do que as outras espécies de macacos. Ele aprende a comer alimentos sintéticos e não se incomoda com a roupa espacial.
Além disso, os macacos são treinados e podem fazer tarefas a bordo, como acionar os comandos das naves, quando as luzes coloridas acendem no painel, por exemplo. Enos foi o mais famoso macaco a viajar para o espaço, em novembro de 1961, a bordo da nave Mercury/Atlas 5. A nave de Enos teve problemas, mas ele voltou são e salvo, depois de ter trabalhado direitinho. Seu único erro foi ter comido muito depressa as pastilhas de banana durante as refeições.
(Folha de São Paulo, 26 de janeiro de 1996)

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

No texto “Animais no espaço”, uma das informações principais é
A) “A cadela Laika (...) foi o primeiro ser vivo a ir ao espaço”.
B) “Os russos já usavam cachorros em suas experiências”.
C) “Vários animais viajaram pelo espaço como astronautas”.
D) “Enos foi o mais famoso macaco a viajar para o espaço”.
Sóescola.com (questões com descritores)


Na próxima semana retomaremos a Produção Textual, dissertativo-argumentativo, cujo tema será “O que podemos aprender com a Pandemia de coronavírus?”.

https://noticias.uol.com.br/  (texto de apoio)   


https://youtu.be/pDMAfc1ya1M (vídeo de apoio)


https://saude.abril.com.br/ (texto de apoio)



Matemática_____________________

ATIVIDADE: Operações com números positivos e números negativos.


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1) A tabela apresenta o número de gols marcados e o número de gols sofrido por alguns times que disputaram o Campeonato Brasileiro de futebol em 2010.
Time Gols marcados Gols sofrido

Time
Gols marcados
Gols sofrido
 Fluminense/RJ
62
36
 Cruzeiro/MG
53
38
 Corinthians/SP
65
41
 Guarani/SP
33
53
 Goiás/GO
41
68
 Grêmio Prudente/SP
39
64

De acordo com a tabela, resolva:

a) Se um time tiver mais gols marcados que sofridos, o saldo de gols será positivo ou negativo? Resposta___________

b) Calcule o saldo de gols de cada time.
Fluminense____
Cruzeiro_______
Corinthians____
Guarani_______
Goiás_________
Grêmio________


2) Uma indústria utilizou no processo de certo alimento uma etapa em que, para eliminar bactérias, o alimento é aquecido a 47°C e, em seguida, sofre um resfriamento de 2°C por segundo, chegando ao final da etapa a -11°C.

a) Qual a variação de temperatura que o alimento sofre nessa etapa de produção? Resposta______________

b) Durante quantos segundo o alimento sofre resfriamento? Resposta_______________


3) Efetue os cálculos:

a) (-46) + (-52) + (+31) – (-17) + (+63) =_______________

b) (-43) + (+59) – (+32) – (+11) – (-23) =_______________


4) Após realizar um depósito, o saldo bancário atual de Everton ficou R$32,00 negativo, ou seja, -R$32,00. Sabendo que antes de realizar o depósito o saldo era 7 vezes o atual, responda às questões.

a) Qual era o saldo bancário de Everton antes do depósito:
Resposta_______________

b) Que quantia ele ainda deve depositar para ficar com saldo zero? Resposta__________


Terça-feira, dia 16_____


Geografia_______________________

ATIVIDADE: Leia o texto e copie as questões e responda  no caderno.


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

Ásia
A Ásia é o maior continente em área terrestre do mundo, estando boa parte do continente localizado no Hemisfério Norte. Além de ser o mais extenso, é também o mais populoso, habitando nele cerca de três quintos da população mundial. A Ásia é multicultural, abrigando diversas culturas, etnias, religiões e tradições.

Geograficamente, o continente asiático é também muito diverso. No continente, localiza-se algumas montanhas que estão entre as mais altas do mundo, grandes desertos e extensos rios. O povo asiático corresponde a uma das civilizações mais antigas do mundo, iniciada há cerca de 4000 anos. A economia e governos são também variados, visto que o continente é composto por um grande número de países, cada qual com as suas particularidades.

Tudo sobre a Ásia
Localização - A maior parte localiza-se no Hemisfério Norte, fazendo fronteira com os continentes: africano, europeu, americano (pelo Estreito de Bering) e Oceania.
Área - 43.810.582 km2
Países - 49 países
População - 4.462.676.731 habitantes.

Países da Ásia
Os países da Ásia ao todo são 49, entre eles alguns considerados transcontinentais, ou seja, localizados em mais de um continente. Há também no continente asiático territórios dependentes e entidades internacionais reconhecidas, como Hong Kong e Macau.
1. Afeganistão
2. Arábia Saudita
3. Armênia*
4. Azerbaijão*
5. Bahrein
6. Bangladesh
7. Brunei
8. Butão
9. Camboja
10. Cazaquistão
11. Catar
12. China
13. Chipre*
14. Cingapura
15. Coreia do Norte
16. Coreia do Sul
17. Egito*
18. Emirados Árabes
19. Filipinas
20. Geórgia*
21. Iêmen
22. Índia
23. Indonésia*
24. Irã
25. Iraque
26. Israel
27. Japão
28. Jordânia
29. Kuwait
30. Laos
31. Líbano
32. Malásia
33. Maldivas
34. Mianmar
35. Mongólia
36. Nepal
37. Omã
38. Paquistão
39. Quirguistão
40. Rússia*
41. Síria
42. Sri Lanka
43. Tajiquistão
44. Tailândia
45. Timor-Leste*
46. Turcomenistão
47. Turquia*
48. Uzbequistão
49. Vietnã

Regiões da Ásia
A Ásia pode ser dividida em seis regiões geográficas cuja classificação leva em conta os aspectos físicos, sociais e culturais que se assemelham a fim de facilitar o estudo, visto que o continente é bastante extenso, por isso muito diversificado. Contudo é importante salientar que não há apenas uma classificação quanto à regionalização do continente.

Oriente Médio
Corresponde à região geográfica localizada na parte leste e sul do Mar Mediterrâneo até o Golfo Pérsico. A região conta com um pouco mais de 7 milhões de km2 e cerca de 270 milhões de habitantes.

O Oriente Médio é considerado berço de várias religiões como cristianismo, islamismo e judaísmo e também considerado um grande centro econômico, político e cultural. Contudo, é uma região bastante conflituosa no que tange a presença de alguns recursos naturais como água, petróleo e gás natural, motivo de muitas disputas entre países.

Ásia Meridional
Corresponde à região localizada no sul do continente asiático e por isso também chamada de Sul da Ásia. Essa região geográfica corresponde também ao subcontinente asiático conhecido como subcontinente indiano.

É uma das regiões mais populosas da Ásia, onde habitam cerca de 1,65 bilhões de habitantes. Essa parte da Ásia é considerada uma das menos desenvolvidas, apresentando baixos indicadores sociais e baixa industrialização.

Sudeste Asiático
Corresponde à região que abrange 11 países (diversas ilhas e a Indochina). Conta com uma área de aproximadamente 4.500.000 km2.. Vivem nessa área aproximadamente 618 milhões de habitantes. O Sudeste Asiático é caracterizado pela presença de vulcões, alguns em atividade; terremotos e também ocorrência de maremotos. Os desastres naturais já vitimaram milhares de pessoas nessa região.

Ásia Oriental
Corresponde à região localizada no leste asiático e por isso é também conhecida como Leste da Ásia. Essa área coincide com o que é conhecido na Ásia como Extremo Oriente. Possui uma área de aproximadamente 12.000.000 km2 e contam com cerca de 40% da população asiática, sendo, portanto, uma das regiões mais populosas do mundo. Abrange a área de países como China e Japão.

Ásia Central
Corresponde à região localizada entre o leste do Mar Cáspio e o centro-oeste da China e o norte do Irã e o sul da Sibéria. Essa região não é demarcada oficialmente. Segundo as Nações Unidas, essa região abrange a área dos seguintes países: Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão, Turcomenistão, Uzbequistão e Afeganistão.

Região da Comunidade dos Estados Independentes
Corresponde à região que abrange o território de ex-repúblicas soviéticas, ou seja, repúblicas que pertenciam à antiga União Soviética. São elas: Armênia, Azerbaijão, Bielorrússia, Cazaquistão, Quirguistão, Moldávia, Rússia, Tajiquistão, Turcomenistão, Ucrânia e Uzbequistão.

Um dos maiores destaques da agricultura na Ásia é a produção de arroz. 

O continente asiático é geograficamente bastante diversificado devido à sua grande extensão. Nele, são encontrados diversos tipos de climas, relevo e uma variedade hidrográfica significativa. O relevo caracteriza-se pela presença de terras baixas como o Mar Morto (maior depressão absoluta do mundo) e também de planaltos que apresentam elevadas cordilheiras como a Cordilheira do Himalaia. Algumas regiões encontram-se no chamado Círculo do Fogo (área de grande ocorrência de abalos sísmicos e atividades vulcânicas), portanto, são muito suscetíveis a desastres naturais.

Por ter boa parte do território no Hemisfério Norte, os climas predominantes são característicos desse hemisfério. Ao norte, há predomínio do clima polar; ao centro, predomínio do clima temperado; ao sul, predomínio do clima árido e semiárido (região dos desertos); na Ásia Ocidental, predomínio do clima mediterrânico e, nas proximidades da Linha do Equador, há faixas de clima equatorial e tropical.

Na hidrografia do continente, alguns rios merecem destaque como: Huang-ho (China), Ganges (Índia e Bangladesh), Indo (Paquistão), Tigre (Turquia, Síria e Iraque), entre outros. Os mares também são abundantes no continente como o Mar Vermelho, Mar da Árabia e o Mar Cáspio.

A vegetação destaca-se com a presença de formações como a tundra, taiga, estepes, florestas equatoriais e florestas tropicais. Há também presença de florestas temperadas e vegetações características dos desertos e regiões semiáridas: as xerófitas.

Cultura
Por abrigar diversos grupos étnicos, a Ásia apresenta uma grande pluralidade cultural. As línguas mais faladas no continente são o mandarim, árabe e o malaio-indonésio. Mas devido à grande diversidade populacional, diversas outras línguas são faladas no continente. As principais religiões no país são: hinduísmo e o budismo. Mas há também representantes do cristianismo, protestantismo, islamismo, xintoísmo e o judaísmo.

O continente asiático é o mais populoso do mundo, sendo a China o país com maior número de habitantes.*

O continente asiático corresponde à área de maior número de habitantes do planeta, mais da metade da população mundial. A densidade demográfica do continente chega a cerca de 100 habitantes por quilômetro quadrado. A população distribui-se pelas diversas regiões do continente, concentrando-se especialmente nas regiões de planícies. Nas áreas desérticas e montanhosas, a população é mais escassa.


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. O mapa-múndi abaixo apresenta todos os continentes destacados em cores diferentes. Marque a alternativa que corresponde à cor da Ásia no mapa.
A) preto
B) azul
C) amarelo
D) verde
E) vermelho


2. Analise as afirmativas e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
A) Com 44,9 milhões de quilômetros quadrados, correspondendo a 30% das terras emersas do globo, a Ásia é o maior continente do planeta.
B) O continente asiático é o mais populoso, sendo a Índia o país de maior concentração populacional do mundo.
C) Todos os países asiáticos são considerados subdesenvolvidos, pois a economia desse continente baseia-se nas atividades agrícolas.
D) A Ásia, em especial os países do Oriente Médio, é responsável pela produção de cerca de 50% do petróleo mundial.
E) O Japão é a principal nação industrializada do continente asiático, sendo a Coreia do Sul e a China outros países de grande industrialização


3. Por quantos países é composto o continente asiático?
___________________________


4. A Ásia é dividida em 6 regiões, quais são elas?
___________________________


5. Quais são as duas principais religiões da Ásia?
___________________________


6. Escreva 10 nomes de países asiáticos;
___________________________



História_________________________

ATIVIDADE:

Professora Lívia Sgarbosa
ORIENTAÇÕES: 
- Antes de iniciar a atividade registre no seu caderno a pauta e a data de hoje. É muito importante neste momento que o seu caderno esteja organizado e com todo conteúdo que vamos estudar.
- Pauta: Racismo, discriminação, preconceito.
- Leia o texto atentamente e responda as questões em seu caderno.


Racismo, discriminação, preconceito 
Colocando os pingos nos “is”.
Maria Aparecida da Silva

Recentemente assisti ao programa esportivo Cartão Verde, da TV Cultura, no qual se discutia, de maneira tímida, a discriminação racial que um jogador branco do Palmeiras Paulo Nunes) teria praticado contra dois jogadores negros, Rincón Corinthians) e Wagner São Paulo), em momentos distintos.

Havia controvérsias quanto à veracidade dos fatos, quanto à sinceridade dos protagonistas, quanto à oportunidade ou oportunismo das denúncias. Mas o que de fato despertou minha atenção foi a relativização do racismo presente no futebol brasileiro. Os cronistas utilizavam a todo tempo a expressão pre conceito, quando as situações em foco constituíam, na verdade, práticas de discriminação racial. Depois de feita essa constatação, procurei explicar para mim mesma porque existe tanta confusão em torno das palavras preconceito, discriminação racial e racismo. É preciso entender exatamente o significado de cada uma dessas expressões.
 Estabelecendo diferenças

O preconceito é basicamente um sentimento negativo é necessário que haja alguma possibilidade de comparação), um estado de espírito negativamente determinado com relação a um grupo ou pessoa. Ele é fruto da ignorância, de opiniões inexatas e de estereótipos. Os preconceitos são muito genéricos e disseminados. Em todas as épocas e em todo o mundo, os grupos humanos alimentaram preconceitos uns em relação aos outros. Diariamente, enfrentamos inúmeros preconceitos. O racial é um deles.

A discriminação é a materialização dos preconceitos. São as atitudes práticas que dão corpo e ação à disposição psicológica dos preconceitos. No caso específico da discriminação racial são as atitudes de vetar, impedir, dificultar, preterir pessoas predominantemente negras, no caso brasileiro) em seu processo de desenvolvimento pleno como seres humanos.

 O racismo. Ah, o racismo... tão presente em nossas vidas, nas instituições, na cultura e nas relações pessoais e tão ausente do rol de preocupações da intelectualidade brasileira e dos veículos formadores de opinião. A dificuldade de defini-lo. e assumir sua existência entre nós. vem do fato de o racismo constituir-se numa prática social negativa, cruel, humanamente repreensível, com a qual, ninguém, em sã consciência afora os racistas declarados), deseja se identificar.

Revista Raça Brasil. São Paulo: Símbolo, ano 4, n.39, nov. 1999, p. 51.


1. A expressão “colocando os pingos nos “is”, que serve de subtítulo ao texto, tem o valor equivalente a:
A) reagindo contra algo ofensivo;
B) dizendo a verdade;
C) esclarecendo uma dúvida;
D) argumentando contrariamente a algo;
E) examinando melhor a questão.


2. “Discriminação” e “descriminação” são parônimos; a alternativa em que se trocou a forma destacada pelo seu parônimo ou homônimo é:
A) o afastamento do jogador racista é iminente;
B) a injustiça do ato foi flagrante;
C) os negros sofrem discriminação, na Europa, por serem emigrantes;
D) o jogador racista teve sua matrícula cassada;
E) o jogador assistiu a uma sessão espírita.


3. O objeto maior do artigo é:
A)distinguir termos que se confundem;
B) combater o racismo;
C) criticar a hipocrisia social;
D) provocar humor;
E) condenar a discriminação no futebol.


4. A autora não afirma com segurança, no primeiro parágrafo, que o jogador Paulo Nunes cometeu um ato discriminatório; o meio lingüístico empregado para relativizar essa afirmação é:
A) a adjetivação de “tímida”, dada à discussão;
B) o emprego do futuro do pretérito composto “teria praticado”;
C) o discurso indireto;
D) a inversão dos termos da frase;
E) a utilização dos parênteses.


5. “Havia controvérsias quanto à veracidade dos fatos”; a forma abaixo que ALTERA o sentido original desse segmento do texto é:
A) quanto à veracidade dos fatos, havia controvérsias;
B) em relação à veracidade dos fatos, existiam controvérsias;
C) no que diz respeito à veracidade dos fatos, havia controvérsias;
D) afora a veracidade dos fatos, havia controvérsias;
E) quanto à veracidade dos fatos, controvérsias havia.


6. Segundo o que se pode depreender do texto lido, a alternativa que mostra preconceito e não discriminação é:
A) os negros não são tão inteligentes quanto os brancos;
B) os negros não podem viajar na primeira classe;
C) não se servem negros naquele restaurante;
D) os negros não podem chegar aos altos postos do poder;
E) os negros só podem estudar em escolas públicas.


7. Se trocarmos os substantivos e adjetivos abaixo de posição, a alternativa em que há uma modificação de forma e sentido é:
A) jogadores negros;
B) momentos distintos;
C) sentimento negativo;
D) opiniões inexatas;
E) disposição psicológica.


8. “Um jogador branco do Palmeiras”; a elipse do termo “time” faz com que se juntem palavras de gêneros e números diferentes; o mesmo ocorre em:
A) O celular.
B) O micro-ondas.
C) O caixa.
D) O despertador.
E) O Vasco da gama.


9. “Em todas as épocas e em todo o mundo”; a alternativa em que houve troca indevida entre as expressões “todo mundo” e “todo o mundo” é:
A)  O jogador percorreu todo o mundo;
B)  O atleta falou com todo mundo para pedir desculpas;
C) Ele conhecia todo o mundo na festa;
D) Via todo o mundo em seus filmes;
E)  Todo o mundo está poluído.


10. “O racismo. Ah, o racismo...”; a inclusão da interjeição “ah” mostra:
A) Espanto;
B) Alegria;
C) Arrependimento;
D) Tristeza;
E) Surpresa.


11. Não há críticas no texto:
A) Aos órgãos formadores de opinião;
B) À intelectualidade brasileira;
C) Aos racistas declarados;
D) Aos cronistas do programa aludido;
E) À inconsciência do governo.


12. O nome da revista de onde foi retirado o texto é Raça Brasil; esse nome revela:
A) Uma atitude preconceituosa da revista;
B) Um estereótipo de que os brasileiros são negros;
C) Uma adequação com o tema tratado: a discriminação;
D) Uma preocupação em educar os negros;
E) Um incentivo a que os brasileiros se unam.


13. “O racismo ...) tão ausente do rol de preocupações na intelectualidade brasileira”, nesse segmento, a expressão “intelectualidade brasileira” só NÃO deve referir-se a à):
A) Intelectuais brasileiros alienador;
B) Intelectuais brancos, em sua maioria;
C) Intelectualidade tradicional, originária da classe dominante;
D) Todos os intelectuais das regiões mais desenvolvidas do país;
E) Intelectuais sem preocupações político-sociais.


Educação Física__________________

FIQUE   ATENTO   ÀS   TURMAS:
TURMA   1,   MAIORES   DE   18   ANOS.
TURMA   2,   MENORES   DE   18   ANOS,   SEM   AFASTAMENTO.


ATIVIDADE   TURMA   1: alongamento

O alongamento colabora para o bem estar do nosso corpo e até melhora a postura. Convide alguém para fazer com você ou imagine que estamos aí para te fazer companhia! Vamos lá.

Vamos fazer as posturas da imagem abaixo, temos que ficar na posição contando até 10. Vamos lá?!

Um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete, oito, nove, dez!!!!!





ATIVIDADE  TURMA  2: DANÇA

A dança é uma manifestação artística que caracteriza-se pelo uso do corpo para realizar movimentos ritmados, geralmente com o auxílio de sons ou de músicas. Essa é uma atividade que pode ser praticada por crianças, jovens, adultos e idosos, de forma individual ou coletiva.

Origem 
Folclórica ou típica: baião, frevo, catira, etc; Étnica: tango, fharatanatyam, flamengo, etc... Cerimoniais: rituais indianas,  rituais xamãs, etc;

Modo 
Em grupo: quadrilha, street dance, carimbó.
Solo (individual): coreografia de solista no balé, sapateado, samba, etc; Em dupla: forró, tango, bolero, etc;

Finalidade 
Cênica ou performática: balé, ópera-balé, dança contemporânea, etc; Coreografada: casamento, debutantes, fitdance, etc;


AGORA QUE POSSUÍMOS ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE A DANÇA, VAMOS AO TRABALHO: vamos assistir a alguns vídeos de algumas danças:

balé

Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link - https://www.youtube.com/watch?v=WUrJuSh0evE

dança de salão

Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link - https://www.youtube.com/watch?v=TzgIn_MVZ38

dança contemporânea 

Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link - https://www.youtube.com/watch?v=Fao3cfs3DyQ&feature=related

street dance

Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link - https://www.youtube.com/watch?v=ZAqGrlySrTE


RESPONDA:
Continuando a aula anterior com o tema dança responda,  o que as pessoas dos vídeos estão fazendo?

Qual o tipo de dança você, mesmo que não tenhamos visto você acha que faz mais parte do seu convívio social?

Quais destas práticas vocês conhecem?


VAMOS A PARTE PRÁTICA!
Vocês irão escolher um ritmo musical, um estilo de dança para fazer a prática.
Para comprovação da atividade faça o vídeo da realização da atividade (DANÇA), este vídeo será apresentado ao professor quando retornarmos ao ambiente escolar, o aluno que quiser e preferir poderá compartilhar o vídeo em suas redes sociais para acompanharmos a realização da tarefa.


Quarta-feira, dia 17_____


Língua Portuguesa_________________

ATIVIDADE: Leitura, compreensão e análise textual. Habilidade: Reconhecer semelhanças e diferenças de Pontos de Vista.




LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

1. Leia os textos a seguir para responder às questões:

Texto 1
Desiderata
Vá calmamente, entre o barulho e a pressa, e lembre-se da paz que só existe no silêncio.

Na medida do possível, e sem se atraiçoar, tenha boas relações com todas as pessoas. Diga a sua verdade quieta e claramente. Ouça os outros, mesmo os obtusos e ignorantes. Eles também têm uma história a contar. Evite as pessoas ruidosas e agressivas. Elas só sabem perturbar o espírito.

Se você se comparar aos outros você se tornará ora vaidoso, ora amargo, pois há sempre pessoas que lhe são inferiores ou superiores.

Goze tanto aquilo que você conseguiu realizar quanto os seus sonhos. Mantenha-se interessado no que faz, por humilde que seja. Num mundo que muda sem parar, isto é algo que nada lhe pode tirar.

Seja prudente nos assuntos comerciais, pois o mundo está cheio de trapaças. Mas não deixe que isto o cegue para as virtudes que existem. Muitas pessoas se esforçam por ideais altos. Por toda a parte a vida está cheia de heroísmo.

Seja você mesmo. Não finja afeição. E não seja cético acerca do amor. Apesar da aridez e do desencanto, ele renasce tão teimosamente quanto o capim.

Aceite com elegância o conselho dos anos, deixando graciosamente para trás os prazeres da juventude.

Crie força de espírito para proteger-se na desgraça repentina. Não se aflija, porém, com coisas imaginadas. Muitos temores nascem do cansaço e da solidão.
Tenha uma disciplina saudável, mas seja gentil consigo mesmo. Você é um filho do universo, tanto quanto as árvores e as estrelas. Você tem o direito de estar aqui. E, quer você saiba disto ou não, o universo caminha como deve.

Por isto, esteja em paz com Deus, não importa como você pense que ele é. E, a despeito da barulhenta confusão da vida, mantenha-se em paz com a sua alma.
Com todos os seus enganos, labutas e sonhos não realizados, este continua a ser um belo mundo.

Cuide-se. Esforce-se por ser feliz.
(Autor anônimo)  
Fonte: Livro didático Novas Palavras

Vídeo de apoio:

PDF link - https://youtu.be/Mb3kAAEkExA


Texto 2
Instantes
Se eu pudesse viver novamente a minha vida,
na próxima trataria de cometer mais erros.
Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais.
Seria mais tolo ainda do que tenho sido, na verdade
bem poucas coisas levaria a sério.

Seria menos higiênico, correria mais riscos, viajaria mais,
contemplaria mais entardeceres, subiria mais montanhas,
nadaria em mais rios.

Iria a mais lugares onde nunca fui, tomaria mais sorvete e menos lentilha,
teria mais problemas reais e menos problemas imaginários.

Eu fui uma dessas pessoas que viveram sensata e produtivamente
cada minuto da sua vida; claro que tive momentos de alegria.

Mas, se pudesse voltar a viver, trataria de ter somente bons momentos.
Porque se não sabem, disso é feito a vida, só de momentos.

Não percam o agora.
Se eu pudesse voltar a viver, começaria a andar descalço no começo da primavera e
continuaria assim até o fim do outono.

Daria mais voltas na minha rua,
contemplaria mais amanheceres e brincaria com mais crianças,
se tivesse outra vez uma vida pela frente.

Mas, como sabem, tenho 85 anos
e sei que estou morrendo.

Nadine Stair, poetisa americana de Louisville, Kentucky, ela tinha 85 anos quando escreveu este poema (que tem sido erroneamente atribuído a J. L. Borges)

Poema narrado:

PDF link - https://youtu.be/UImDWjT14Ks

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=256895 © Luso-Poemas


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

a) Procure saber o significado da palavra Desiderata e escreva-o.
________________________


b) O Poema Desiderata, conhecido mundialmente, tem uma história interessante. Pesquise e escreva resumidamente o que descobriu.
________________________


c) Qual é a temática (assunto) de cada texto?
________________________


d) Identifique pelo menos uma semelhança e uma diferença entre os Pontos de Vista.
________________________



Matemática_______________________

ATIVIDADE: 


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. O dobro de 1003 e a metade de 10030 são respectivamente:
A) 2006 e 515 81
B) 2060 e 5150
C) 2006 e 5015
D) 2060 e 5015


2. Qual é o resultado de 2 + 4 X 8 – 4 : 2 ?
A) 9   
B) 12   
C) 22     
D) 32


3. Calcule:

a. 22 + √81  : 9 =

b. 23 + √100  : 5 - 32 =


4. O dobro de 8 e o quadrado de 8 são respectivamente:
A) 16 e 16
B) 16 e 64
C) 64 e 16
D) 64 e 64


5. O valor da expressão  2 x 10- (102 + √4  ) fornece o ano , que é:
A) 1898 
B) 1900   
C) 1896     
D) 190


6. Uma TV pode ser comprada à vista por R$490,00, ou a prazo, em 03 pagamentos de R$172,00 cada uma. Comprado a prazo, vou pagar quanto a mais do que se comprasse à vista?
A) R$26,00     
B) R$ 31,00     
C) R$ 42,00       
D) R$35,00


7. Efetue as subtrações abaixo usando os números inteiros.

a. +10 – 10 =

b. – 2 – 3 =

c. – 2 – 2 + 2 =

d. – 3 – 3 + 5 =

e. – 10 – 30 + 40 =


Quinta-feira, dia 18____


Ciências________________________

ATIVIDADE: quiz on-line, fato ou fake.


E se as chances de contrair o novo coronavírus forem proporcionais ao seu conhecimento sobre ele?



LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

Responda a 20 afirmações sobre a COVID-19 e descubra neste game quão seguro você está!

https://dorconsultoria.com.br/coronavirus/quiz/


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Quantas questões você acertou?
_____________________________


2. Após o quiz on line, escreva FATO ou FAKE nas explicações abaixo:

a. (        ) estudos já comprovaram que o novo coronavírus pode sobreviver (e muito) em diversos tipos diferentes de objetos e superfícies.

b. (        ) o mercado pode não ter higienizado a sua embalagem. E muitas outras pessoas podem ter manipulado o produto antes de você. É preciso higienizar!

c. (        ) Ao tossir, nada de colocar a mão na boca, já que colocamos a mão em praticamente tudo! Use a dobra do antebraço ou lenço descartável que é mais sucesso.

d. (        )podemos demorar até 14 dias para desenvolver os sintomas e, nesse período, podemos transmitir a doença. Os portadores assintomáticos do vírus já respondem por 50% das transmissões.

e. (        ) animais domésticos, como gatos, têm vírus, mas não podem transmitir! Segundo estudo chinês, nenhum dos testados teve carga viral suficiente para desenvolver ou transmitir a doença. Jamais abandone o seu pet!

f. (        ) até o momento, não há qualquer medicamento, substância, vitamina, alimento ou vacina que previna contra a COVID-19.

g. (        ) o período de incubação varia entre 2 e 14 dias. E a média é de 5 dias.

h. (        ) com ou sem máscara, levar as mãos ao rosto após tocar superfícies ou objetos contaminados pode resultar em infecção. E a máscara é também muito importante para evitar a transmissão do vírus por pessoas infectadas, ok?

i. (        ) crianças não estão no grupo de risco da doença. Apesar de não estarem no grupo de risco, os pequenos também podem desenvolver e transmitir a doença. Especialmente se têm alguma doença crônica debilitante.

j. (        ) deve-se procurar atendimento hospitalar ser estiver com dificuldade para respirar e febre alta (a partir de 39°C), sintomas graves da Convid-19

k. (        ) todos os cuidados no controle de doenças crônicas como diabetes, hipertensão, insuficiência cardíaca, doenças reumatológicas e pulmonares, câncer devem ser mantidos. Essas condições podem potencializar o novo coronavírus.

l. (        ) é importante se vacinar para diminuir o volume de pessoas procurando atendimento médico e favorecer o diagnóstico preciso da COVID-19.

m. (        ) sabão em barra, detergente, sabonete, sabão em pó, multiuso, servem para limpar o vírus. A boa e velha prática que nunca sai de moda. Mas precisa lavar a mãos direitos

n. (        ) após a Convid, em casos graves, como qualquer pneumonia, pode resultar em danos na função respiratória. Outros estudos sugerem eventuais problemas neurológicos após a infecção.

o. (        ) a chance de contaminação com as luvas aumenta, pois as pessoas acabam tocando o rosto com elas ou se contaminando na hora de retirá-las.

p. (        ) é preciso levar sempre mais de uma máscara ao sair de casa e trocá-las com frequência (no mínimo diária). Lembre-se também de manipular sempre pelas alças.

q. (        ) os benefícios do aleitamento materno superam os riscos. Em caso de suspeita ou confirmação do novo coronavírus, desde que a mãe adote as medidas recomendadas (máscara facial, higienização das mãos), não há contraindicação. E lembre-se de manter distanciamento de 2 metros para o berço quando não estiver amamentando.



Inglês__________________________

ATIVIDADE: translation, copy and complete sentences; vídeo; leitura e interpretação de música.


1. OBS: Caso consiga fazer a impressão complete em inglês os espaços com nomes das imagens que vem antes para completar a sentença, finalize reescrevendo-a no caderno em inglês e português. Pinte os desenhos.

Caso não consiga fazer a impressão apenas reescreva a frase em inglês e português completando os espaços na segunda folha com as palavras sugeridas na primeira. Cuide se você é muito importante para mim!




2. Assista ao vídeo:



PDF link - https://www.youtube.com/watch?v=PSvnIwg0lEA


2. Em seguida, leia, interprete a música e responda as perguntas. Bons estudos!

EBONY AND IVORY
Paul McCartney

Ebony and ivory live together in perfect harmony
Side by side on my piano keyboard, oh, Lord, why don’t we?

We all know that people are the same wherever we go
There is good and bad in everyone,
We learn to live, we learn to give
Each other what we need to survive together alive.

Ebony and ivory live together in perfect harmony
Side by side on my piano keyboard, oh, Lord, why don’t we?


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. O assunto da música é:
A) O amor entre um homem e uma mulher.
B) O preconceito racial.
C) O bem e o mal.


2. A frase “There is good and bad in everyone” exprime a ideia de que:
A) Todas as pessoas têm um lado bom e um lado ruim.
B) O bem e o mal não vivem harmoniosamente.
C) Aprendemos a viver com o bem e o mal.


3. Complete as frases usando as palavras do texto (together – keyboard – harmony).

a. The musician always sits down at he _______________ when he wants to play a music.

b. The church choir sings in ________________.

c. Mix the butter and sugar ______________ in a bowl.



Arte___________________________

ATIVIDADE: Elementos do teatro.


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

Cenário

O cenário é composto pelos objetos e pelos elementos visuais que irão compor a cena. Precisamos diferenciar o cenário do espaço da cena, que pode ser um palco de um teatro, a rua, um barco ou uma sala de aula.

O cenário é o que colocamos em um espaço de cena já definido e que irá dialogar com o trabalho dos atores para a construção da cena.

Cenógrafo é o profissional que cria, conceitua, projeta e coordena a construção do cenário de teatro, show, teledramaturgia, eventos e entretenimento em geral. Ele supervisiona a realização e montagem de todos os espaços necessários à cena, incluindo a programação. Aquele que idealiza o espaço cênico.

Veja alguns exemplos de cenários:


Assista o vídeo para entender melhor de cenografia:


PDF link - https://youtu.be/NcZ7o5dpo2A


NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

Agora que você já criou seu roteiro teatral e os figurinos dos seus personagens, é hora de criar o cenário para a peça “O circo do Senhor bolacha”. Faça o desenho de cenário da sua peça e se atende as regras de perspectiva, como explica o vídeo acima.


Sexta-feira, dia 19_____


Língua Portuguesa_______________

ATIVIDADE: Produção textual (dissertativo-argumentativo)




LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

Após a leitura e apreciação dos vídeos de apoio, você irá escrever um texto (dissertativo) evidenciando o seu posicionamento diante do tema Como se deve viver.

Vamos recordar, resumidamente, algumas dicas e a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.

1º Delimitar o tema: Como se deve viver. (lembre-se que este é o tema, mas poderá ser usado como título). Foco nesta temática.

2º Ponto de vista (deixar clara a sua opinião sobre o assunto).

3º Argumentos (os porquês, os exemplos)

Estrutura: Introdução ( tema e ponto de vista), Desenvolvimento (argumentos), Conclusão (reapresentação, com outra palavras, da sua ideia, do seu ponto de vista).


NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

O texto poderá ser escrito em 20 linhas (mínimo) e trinta (máximo).

Dúvidas poderão ser tiradas no Grupo de Estudos (Whatsaap).


Matemática_____________________

ATIVIDADE: 


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Quantos centavos equivale a R$1,60?
A) 100 centavos
B) 175 centavos
C) 160 centavos
D) 150 centavos


2. Calcule:
a. 2,019 + 388=
b. 4150 + 1,78=


3. Uma pesquisa de “Boca de urna” realizada no primeiro turno das eleições para prefeito de uma cidade, indicou que um dos candidatos tinha 1/5 das intenções de voto. Esse número representa quantos por cento das intenções de voto dessa pesquisa?
A) 5%     
B) 10% 
C) 20% 
D) 25% 
E) 50%


4. O dobro de 8 e o quadrado de 8 são respectivamente:
A) 16 e 16
B) 16 e 64
C) 64 e 16
D) 64 e 64


5. O valor da expressão  2 x 10- (102 + √4  ) fornece o ano , que é:
A) 1898 
B) 1900   
C) 1896   
D) 190


6. Sr Antônio tinha um saldo bancário positivo de R$ 200,00,
No dia 10/02 pagou energia elétrica R$ 50,00,
No dia 12/02 pagou água R$ 70,00,
No dia 15/02 pagou telefone R$ 140,00,
No dia 20/02 recebeu vale salário R$ 800,00,
No dia 21/02 pagou aluguel R$ 600,00.

Qual é o saldo final do Sr. Antônio.
A) R$150,00
B) R$ 140,00
C) R$ 130,00
D) R$ 180,00




----------------



9o ano__________

Responda, clicando no link abaixo, a participação nessas aulas


Fique bem, fique em casa!