Atenção aos comandos
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
Segunda-feira, dia 15____
Língua Portuguesa_______________
ATIVIDADE: Produção de texto
NO CADERNO: observe o desenho e escreva o que pode ter acontecido: um encontro desmarcado, um namoro desmanchado ou algum outro motivo para a tristeza do personagem depois que recebeu a carta.
Não se esqueça de dar nome ao personagem e contar a sua história antes de receber a carta e depois que a recebeu.
NO CADERNO: observe o desenho e escreva o que pode ter acontecido: um encontro desmarcado, um namoro desmanchado ou algum outro motivo para a tristeza do personagem depois que recebeu a carta.
Não se esqueça de dar nome ao personagem e contar a sua história antes de receber a carta e depois que a recebeu.
Matemática_____________________
ATIVIDADE: números e operações.
1. Escreva os numerais correspondentes a:
Setecentos e noventa:_______
Cento e sessenta:_______
Oitocentos e dois:_______
Trezentos e cinquenta:_______
Quatrocentos e nove:_______
2. Escreva como se lê os numerais:
208: ______________________________________________
510: ______________________________________________
930: ______________________________________________
407: ______________________________________________
604: ______________________________________________
3. Resolva as divisões:
16:2=
12:3=
36:4=
30:5=
42:6=
35:7=
24:8=
18:9=
10:2=
18:3=
28:4=
45:5=
48:6=
28:7=
16:8=
27:9=
1. Escreva os numerais correspondentes a:
Setecentos e noventa:_______
Cento e sessenta:_______
Oitocentos e dois:_______
Trezentos e cinquenta:_______
Quatrocentos e nove:_______
2. Escreva como se lê os numerais:
208: ______________________________________________
510: ______________________________________________
930: ______________________________________________
407: ______________________________________________
604: ______________________________________________
3. Resolva as divisões:
16:2=
12:3=
36:4=
30:5=
42:6=
35:7=
24:8=
18:9=
10:2=
18:3=
28:4=
45:5=
48:6=
28:7=
16:8=
27:9=
Terça-feira, dia 16_____
Geografia_______________________
ATIVIDADE:
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.
Paisagem natural e paisagem humanizada
Tudo que nós vemos e que não foi feito pelo homem faz parte
da paisagem natural, como as montanhas, as ilhas, as plantas, os rios, o mar
etc.
O homem, para melhorar as suas condições de vida, modifica a
paisagem natural de acordo com as suas necessidades. Ele constrói:
• casas e edifícios;
• túneis;
• ruas e avenidas; estradas; rodovias; ferrovias;
• barragens para represar as águas dos rios;
• canais de irrigação para levar a água para lugares
distantes;
• pontes;
• viadutos;
• aterros em praias e lagoas para obter mais espaço;
• fábricas.
Além disso, o homem:
- Aproveita as
quedas-d´água dos rios para a instalação de usinas hidrelétricas.
- Retira minérios do
solo.
- Faz plantações para
obter alimentos e pastagens para os animais.
Tudo que nós vemos e que foi feito pelo homem faz parte da
paisagem humanizada.
Muitas vezes, porém, o homem faz modificações que destroem a
natureza, prejudicando a si próprio.
A derrubada de árvores sem ser feito o reflorestamento, a
poluição de rios e mares, o uso excessivo e incorreto de inseticidas, etc.
podem trazer sérias consequências para o homem e para o desenvolvimento da
região.
Também as chuvas, o vento, as águas dos rios e dos mares
provocam modificações na natureza.
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
1. Tudo aquilo que existe e que foi feito pelo homem faz
parte da paisagem:
( ) natural
( ) humanizada
2. Tudo aquilo que existe e que não foi feito pelo homem faz
parte da paisagem:
( ) natural
( ) humanizada
3. Coloque ( N ) se fizer parte da paisagem natural e ( H )
se fizer parte da paisagem humanizada:
( ) túneis
( ) solo
( ) rios
( ) pontes
( ) animais
( ) casas
( ) plantas
( ) estradas
4. Faça o desenho de uma paisagem natural e de uma paisagem humanizada.
História_________________________
ATIVIDADE:
Leia novamente os textos “A chegada dos portugueses ao
Brasil” e “Os primeiros tempos após a posse”
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
Relacione perguntas (na coluna de cima) e respostas (na coluna de baixo).
( 1 ) A esquadra partiu de Portugal no dia
( 2 ) A esquadra avistou um monte no dia
( 3 ) O monte avistado pela esquadra recebeu o nome de
( 4 ) O lugar escolhido para ancorar os navios recebeu o
nome de
( 5 ) Os nomes dados ao Brasil foram
( 6 ) As expedições que vieram para conhecer melhor o Brasil
eram chamadas
( 7 ) Nas matas do litoral brasileiro, os exploradores
portugueses encontraram
( 8 ) As expedições que vieram para proteger o litoral
brasileiro eram chamadas
( 9 ) A expedição que veio para colonizar o Brasil era
chamada
( 10 ) A primeira vila fundada no Brasil recebeu o nome de
( ) o pau brasil
( ) Monte
Pascoal
( )
guarda-costas
( ) 22 de abril
de 1500
( ) exploradoras
( ) Porto Seguro
( ) São Vicente
( ) colonizadora
( ) 9 de março
de 1500
( ) Ilha de Vera
Cruz, Terra de Santa Cruz e Brasil
Educação Física__________________
FIQUE ATENTO ÀS TURMAS:
TURMA 1, MAIORES DE 18 ANOS.
TURMA 2, MENORES DE 18 ANOS, SEM AFASTAMENTO.
ATIVIDADE TURMA 1: alongamento
O alongamento colabora para o bem estar do nosso corpo e até melhora a postura. Convide alguém para fazer com você ou imagine que estamos aí para te fazer companhia! Vamos lá.
Vamos fazer as posturas da imagem abaixo, temos que ficar na posição contando até 10. Vamos lá?!
Um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete, oito, nove, dez!!!!!
O alongamento colabora para o bem estar do nosso corpo e até melhora a postura. Convide alguém para fazer com você ou imagine que estamos aí para te fazer companhia! Vamos lá.
Vamos fazer as posturas da imagem abaixo, temos que ficar na posição contando até 10. Vamos lá?!
Um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete, oito, nove, dez!!!!!
ATIVIDADE TURMA 2: DANÇA
A dança é uma manifestação artística que caracteriza-se pelo uso do corpo para realizar movimentos ritmados, geralmente com o auxílio de sons ou de músicas. Essa é uma atividade que pode ser praticada por crianças, jovens, adultos e idosos, de forma individual ou coletiva.
Origem
Folclórica ou típica: baião, frevo, catira, etc; Étnica: tango, fharatanatyam, flamengo, etc... Cerimoniais: rituais indianas, rituais xamãs, etc;
Modo
Em grupo: quadrilha, street dance, carimbó.
Solo (individual): coreografia de solista no balé, sapateado, samba, etc; Em dupla: forró, tango, bolero, etc;
Finalidade
Cênica ou performática: balé, ópera-balé, dança contemporânea, etc; Coreografada: casamento, debutantes, fitdance, etc;
AGORA QUE POSSUÍMOS ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE A DANÇA, VAMOS AO TRABALHO: vamos assistir a alguns vídeos de algumas danças:
balé
Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link - https://www.youtube.com/watch?v=WUrJuSh0evE
dança de salão
Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link - https://www.youtube.com/watch?v=TzgIn_MVZ38
dança contemporânea
Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link - https://www.youtube.com/watch?v=Fao3cfs3DyQ&feature=related
street dance
RESPONDA:
Continuando a aula anterior com o tema dança responda, o que as pessoas dos vídeos estão fazendo?
Qual o tipo de dança você, mesmo que não tenhamos visto você acha que faz mais parte do seu convívio social?
Quais destas práticas vocês conhecem?
VAMOS A PARTE PRÁTICA!
Vocês irão escolher um ritmo musical, um estilo de dança para fazer a prática.
Para comprovação da atividade faça o vídeo da realização da atividade (DANÇA), este vídeo será apresentado ao professor quando retornarmos ao ambiente escolar, o aluno que quiser e preferir poderá compartilhar o vídeo em suas redes sociais para acompanharmos a realização da tarefa.
A dança é uma manifestação artística que caracteriza-se pelo uso do corpo para realizar movimentos ritmados, geralmente com o auxílio de sons ou de músicas. Essa é uma atividade que pode ser praticada por crianças, jovens, adultos e idosos, de forma individual ou coletiva.
Origem
Folclórica ou típica: baião, frevo, catira, etc; Étnica: tango, fharatanatyam, flamengo, etc... Cerimoniais: rituais indianas, rituais xamãs, etc;
Modo
Em grupo: quadrilha, street dance, carimbó.
Solo (individual): coreografia de solista no balé, sapateado, samba, etc; Em dupla: forró, tango, bolero, etc;
Finalidade
Cênica ou performática: balé, ópera-balé, dança contemporânea, etc; Coreografada: casamento, debutantes, fitdance, etc;
AGORA QUE POSSUÍMOS ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE A DANÇA, VAMOS AO TRABALHO: vamos assistir a alguns vídeos de algumas danças:
balé
Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link - https://www.youtube.com/watch?v=WUrJuSh0evE
dança de salão
Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link - https://www.youtube.com/watch?v=TzgIn_MVZ38
dança contemporânea
Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link - https://www.youtube.com/watch?v=Fao3cfs3DyQ&feature=related
street dance
Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link - https://www.youtube.com/watch?v=ZAqGrlySrTE
RESPONDA:
Continuando a aula anterior com o tema dança responda, o que as pessoas dos vídeos estão fazendo?
Qual o tipo de dança você, mesmo que não tenhamos visto você acha que faz mais parte do seu convívio social?
Quais destas práticas vocês conhecem?
VAMOS A PARTE PRÁTICA!
Vocês irão escolher um ritmo musical, um estilo de dança para fazer a prática.
Para comprovação da atividade faça o vídeo da realização da atividade (DANÇA), este vídeo será apresentado ao professor quando retornarmos ao ambiente escolar, o aluno que quiser e preferir poderá compartilhar o vídeo em suas redes sociais para acompanharmos a realização da tarefa.
Quarta-feira, dia 17_____
Língua Portuguesa_________________
ATIVIDADE: singular e plural.
Número do Substantivo
Os substantivos variam em número: singular ou plural.
O singular indica apenas um elemento.
O plural indica mais de um elemento.
1. Observe os exemplos e passe para o plural:
Ex: elefante: elefantes
gafanhoto:
cachorro:
minhoca:
grilo:
formiga:
mosquito:
abelha:
besouro:
aranha:
macaco:
Ex: flor: flores
mulher:
amor:
doutor:
bar:
Ex: japonês: japoneses
português:
francês:
freguês:
inglês:
Ex: rapaz: rapazes
cartaz:
vez:
raiz:
cruz:
Ex: romã: romãs
rã:
irmã:
maçã:
manhã:
Ex: mão: mãos
grão:
irmão:
órfão:
cidadão:
Ex: leitão: leitões
balão:
fogão:
botão:
avião:
Ex: pão: pães
cão:
alemão:
capitão:
guardião:
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.
Número do Substantivo
Os substantivos variam em número: singular ou plural.
O singular indica apenas um elemento.
O plural indica mais de um elemento.
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
Ex: elefante: elefantes
gafanhoto:
cachorro:
minhoca:
grilo:
formiga:
mosquito:
abelha:
besouro:
aranha:
macaco:
Ex: flor: flores
mulher:
amor:
doutor:
bar:
Ex: japonês: japoneses
português:
francês:
freguês:
inglês:
Ex: rapaz: rapazes
cartaz:
vez:
raiz:
cruz:
Ex: romã: romãs
rã:
irmã:
maçã:
manhã:
Ex: mão: mãos
grão:
irmão:
órfão:
cidadão:
Ex: leitão: leitões
balão:
fogão:
botão:
avião:
Ex: pão: pães
cão:
alemão:
capitão:
guardião:
Matemática_______________________
ATIVIDADE:
1. Relacione o numeral (coluna de cima) ao seu nome (coluna de baixo):
A) 164
B) 928
C) 371
D) 736
E) 403
F) 289
( ) trezentos e setenta e um
( ) quatrocentos e três
( ) setecentos e trinta e seis
( ) novecentos e vinte e oito
( ) duzentos e oitenta e nove
( ) cento e sessenta e quatro
2. Componha as ordens:
9C + 2D + 8U = 928
3C + 7D + 1U =
1C + 6D + 4U =
2C + 8D + 9U =
7C + 3D + 6U =
4C + 0D + 3U =
3. Decomponha em unidades:
297 = 200 + 90 + 7
682 =
853 =
549 =
415 =
750 =
4. Escreva o valor absoluto e relativo dos algarismos nos numerais:
583 -
471 -
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
A) 164
B) 928
C) 371
D) 736
E) 403
F) 289
( ) trezentos e setenta e um
( ) quatrocentos e três
( ) setecentos e trinta e seis
( ) novecentos e vinte e oito
( ) duzentos e oitenta e nove
( ) cento e sessenta e quatro
2. Componha as ordens:
9C + 2D + 8U = 928
3C + 7D + 1U =
1C + 6D + 4U =
2C + 8D + 9U =
7C + 3D + 6U =
4C + 0D + 3U =
3. Decomponha em unidades:
297 = 200 + 90 + 7
682 =
853 =
549 =
415 =
750 =
4. Escreva o valor absoluto e relativo dos algarismos nos numerais:
583 -
471 -
Quinta-feira, dia 18____
Ciências________________________
ATIVIDADES:
Leia novamente o texto sobre verminoses e responda:
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
1. Em que parte do corpo das pessoas os vermes se instalam?
_____________________
2. As pessoas com verminoses geralmente sentem dores na
________________.
3. As pessoas com verminoses geralmente ficam:
( ) fracas,
pálidas, indispostas
( ) fortes,
pálidas, dispostas
( ) fracas,
pálidas, dispostas
4. Relacione o modo de contágio das verminoses:
( L ) Lombriga
( S ) Solitária
( E ) Esquistossomo
( A ) Ancilóstomo
( O ) Oxiúro
( ) água
contaminada (se banhar ou beber)
( ) alimentos,
mãos ou objetos contaminados
( ) pele dos pés
( ) carne de
porco ou de vaca contaminada
( ) água e
alimentos contaminados
5. Para saber se estamos ou não com algum tipo de verme,
devemos fazer exame de:
( ) sangue
( ) urina
( ) fezes
6. Os remédios usados no tratamento das verminoses são
chamados:
( ) vacinas
( ) vermífugos
( ) vitaminas
7. Escreva um cuidado que devemos ter para evitar as
verminoses:
__________________________
Arte___________________________
ATIVIDADE: Interpretação de música.Leia a música a seguir e responda as questões.
Dias Melhores
Jota Quest
Vivemos esperando dias melhores
Dias de paz ,dias a mais, dias que não deixaremos para trás oh oh oh
Vivemos esperando o dia em que seremos melhores
Melhores no amor
Melhores na dor
Melhores em tudo
Vivemos esperando o dia em que seremos para sempre
Vivemos esperando oh oh oh
Dias melhores pra sempre
Dias melhores pra sempre 2x
PDF link - https://youtu.be/9dsUVU7ERK4
A letra da música nos faz refletir sobre o dia em que seremos melhores, no amor, na dor e em tudo.
1. Você acha que é possível ser melhor em tudo na vida?
______________________
2. Para você, quais qualidades são primordiais para ser uma boa pessoa?
______________________
3. Praticar a solidariedade, a fraternidade, a caridade nos torna pessoas melhores? Comente.
______________________
4. Você acha que se vivermos praticando o bem vamos ver esses “Dias Melhores” chegar ou vamos viver esperando? Comente.
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.
Jota Quest
Vivemos esperando dias melhores
Dias de paz ,dias a mais, dias que não deixaremos para trás oh oh oh
Vivemos esperando o dia em que seremos melhores
Melhores no amor
Melhores na dor
Melhores em tudo
Vivemos esperando o dia em que seremos para sempre
Vivemos esperando oh oh oh
Dias melhores pra sempre
Dias melhores pra sempre 2x
PDF link - https://youtu.be/9dsUVU7ERK4
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
1. Você acha que é possível ser melhor em tudo na vida?
______________________
2. Para você, quais qualidades são primordiais para ser uma boa pessoa?
______________________
3. Praticar a solidariedade, a fraternidade, a caridade nos torna pessoas melhores? Comente.
______________________
4. Você acha que se vivermos praticando o bem vamos ver esses “Dias Melhores” chegar ou vamos viver esperando? Comente.
______________________
Sexta-feira, dia 19_____
Língua Portuguesa_______________
ATIVIDADE: continuação de singular e plural.
Ex: jornal: jornais
capital:
hospital:
sinal:
vegetal:
quintal:
varal:
Ex: papel: papéis
pastel:
carretel:
cascavel:
anel:
hotel:
pincel:
Ex: móvel: móveis
túnel:
horrível:
automóvel:
amável:
Ex: funil: funis
gentil:
barril:
infantil:
canil:
fuzil:
anil:
Ex: fácil: fáceis
útil:
ágil:
réptil:
difícil:
Ex: caracol: caracóis
anzol:
girassol:
farol:
lençol:
Ex: azul: azuis
2. Complete com: estamos, vamos, temos, somos, vão, são, têm, estão.
Eu sou. Nós ___________.
Ele é. Eles _____________.
Eu estou. Nós __________.
Ela está. Elas ___________.
Eu tenho. Nós __________.
Ela tem. Elas ___________.
Eu vou. Nós ____________.
Ele vai. Eles ____________.
Ex: jornal: jornais
capital:
hospital:
sinal:
vegetal:
quintal:
varal:
Ex: papel: papéis
pastel:
carretel:
cascavel:
anel:
hotel:
pincel:
Ex: móvel: móveis
túnel:
horrível:
automóvel:
amável:
Ex: funil: funis
gentil:
barril:
infantil:
canil:
fuzil:
anil:
Ex: fácil: fáceis
útil:
ágil:
réptil:
difícil:
Ex: caracol: caracóis
anzol:
girassol:
farol:
lençol:
Ex: azul: azuis
2. Complete com: estamos, vamos, temos, somos, vão, são, têm, estão.
Eu sou. Nós ___________.
Ele é. Eles _____________.
Eu estou. Nós __________.
Ela está. Elas ___________.
Eu tenho. Nós __________.
Ela tem. Elas ___________.
Eu vou. Nós ____________.
Ele vai. Eles ____________.
Matemática_____________________
ATIVIDADE:
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
Escreva as sequências numéricas:
1. De 1 em 1, de 401 a 410.
401, 402, ______________________
2. De 2 em 2, de 802 a 820.
802, 804, ______________________
3. De 3 em 3, de 503 a 530.
503, 506, ______________________
4. De 4 em 4, de 604 a 640.
604, 608, ______________________
5. De 5 em 5, de 305 a 350.
305, 310, ______________________
6. De 6 em 6, de 906 a 960.
906, 912, ______________________
7. De 7 em 7, de 107 a 170.
107, 114, ______________________
8. De 8 em 8, de 208 a 280.
208, 216, ______________________
9. De 9 em 9, de 709 a 790.
709, 718, ______________________
----------------
Termo 2__________
Responda, clicando no link abaixo, a participação nessas aulas
Fique bem, fique em casa!