domingo, 21 de junho de 2020

Semana 8 - de 22 a 27/6 - 6o ano EJA

Atenção aos comandos
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.


Segunda-feira, dia 22____


Língua Portuguesa__________________

ATIVIDADE:  Música – parte I


Atenção: Responda as questões no caderno de maneira simples e objetiva. Não precisa copiar as perguntas. Caso não consiga responder alguma, não se preocupe.

Acesse o link da música e ouça: https://www.youtube.com/watch?v=cMekP6Jm_lY



Conquistando o impossível
(Jamile)
Acredite é hora de vencer 
Essa força vem de dentro de você
Você pode até tocar o céu se crer 
Acredite 
Que nenhum de nós já nasceu com jeito pra super-herói 
Nossos sonhos a gente que constrói 
É vencendo os limites
Escalando as fortalezas
Conquistado o impossível pela fé. 
Campeão, vencedor
Deus dá asas 
Faz seu voo 
Campeão vencedor 
Essa fé que te faz imbatível 
Te mostra o teu valor. 
Tantos recordes você pode quebrar.
As barreiras, você pode ultrapassar e vencer.
Campeão!



COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. Pesquise o significado da palavra campeão e escreva.
__________________________


2. Quantos versos tem o texto? 
__________________________


3. De acordo com o texto, nenhum de nós nascemos com jeito para sermos super-heróis. Você concorda com essa opinião? Por quê?
__________________________


4. Por que algumas pessoas nascem em uma família humilde e conseguem vencer na vida tanto profissional quanto na vida familiar?
__________________________




Matemática_______________________

ATIVIDADE: Atividade sobre a pandemia da covid-19.


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

1. Abaixo, são apresentados dois boletins sobre os dados da covid-19 em nosso município. Cada boletim traz os resultados de maneira fácil para o cidadão acompanhar a evolução dos casos da doença no município.  Observe e responda o que se pede:

 
 

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

a) Quantos exames foram realizados até o dia 07 de junho?
_____________________________


b) Quantos exames foram realizados até o dia 14 de junho?
_____________________________


c) Qual a diferença entre a quantidade de exames realizados nestas duas semanas, isto é, quantos exames a mais foram realizados?
_____________________________


d) Determine quantos exames são realizados em média por dia em nosso município. Para isso basta efetuar a divisão do total de exames realizados na última semana por sete.
_____________________________


e) Para chegar ao total de exames realizados, devemos efetuar a soma entre os casos negativos, os casos positivos e aqueles que aguardam o resultado. Faça a verificação para cada boletim comprovando a veracidade das informações fornecidas.
_____________________________


f) Qual a quantidade de casos positivos registrados apenas na última semana em nosso município? 
_____________________________


g) Para chegar ao total de casos positivos, devemos efetuar a soma entre os curados, os óbitos, aqueles que estão em internação hospitalar e aqueles que estão em quarentena domiciliar. Faça a verificação para cada boletim comprovando a veracidade das informações prestadas.
_____________________________



Terça-feira, dia 23_____


Geografia_______________________

ATIVIDADE: LEIA O TEXTO E RESPONDA AS QUESTÕES:


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

Mapa e as novas tecnologias 
Os mapas são importantes instrumentos para o desenvolvimento de várias ciências e profissões, disciplinas como Geografia, História e Ciências não podem ser executadas sem a utilização desse recurso. Para estabelecer sua importância faz-se necessário a verificação do que significa o mapa.  

Os mapas são representações elaboradas em uma superfície plana (por exemplo, o papel) com linhas imaginárias abordando diferentes temáticas (aspectos físicos, históricos, geopolíticos, econômicos, entre dezenas de outros) e toda superfície terrestre do que existe no real, a partir das informações é possível analisar os dados sem realizar visita de campo. 

A partir dos mapas podemos realizar estudos de todos os aspectos da natureza, relações econômicas, além da configuração de como está estruturado o espaço geográfico, e todas as interações entre o homem e a natureza. 

No decorrer da história os mapas tiveram grandes participações, principalmente no início das navegações europeias, pois através das viagens muitos continentes foram descobertos e posteriormente explorados e habitados, fatos que marcaram o começo da Cartografia Moderna. 

No período das grandes navegações era coletada uma série de informações, dados retirados a partir da descrição dos lugares onde passavam, tais como baías, enseadas, montanhas, rios, clima, dentre outros, além de noções de distâncias, extensões, altitudes, latitudes, e posteriormente as informações eram repassadas aos cartógrafos que elaboravam os mapas, aperfeiçoando cada vez mais a precisão dos dados. 

Os mapas atuais demonstram dados estritamente precisos sobre praticamente todos os lugares do mundo, por mais que as condições sejam adversas, isso se tornou possível através da utilização de modernos instrumentos, específicos para realização de trabalhos cartográficos. Os mapas atuais demonstram dados estritamente precisos sobre praticamente todos os lugares do mundo, por mais que as condições sejam adversas, isso se tornou possível através da utilização de modernos instrumentos, específicos para realização de trabalhos cartográficos.

Os principais instrumentos usados na composição cartográfica são: bússola (criada pelos chineses há 1.800 anos), astrolábio e o quadrante (usados nas grandes navegações, as informações apresentadas nesse tipo mapa representavam de forma precisa informações sobre os litorais), sextante (criado no século XVIII pelos ingleses), o moderno sensoriamento remoto (obtenção de informações através de sensores acoplados em aviões, satélites e balões), foto aérea (são fotos extraídas por meio de câmeras fotográficas fixadas em aviões) e imagens de satélite (produzidas por satélite).


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1.O que são mapas?
_____________________


2.Quem inventou a bússola?
_____________________


3.Quais são os principais instrumentos usados na cartografia?
_____________________


4. O monitoramento por satélites e o GPS (Sistema de Posicionamento Global) são inovações tecnológicas atualmente usadas por órgãos governamentais, agricultura, empresas, pessoas etc. Sobre essa questão, escreva verdadeiro (V) ou falso (F) para os itens abaixo e assinale a alternativa correta:

I.  O GPS é um Sistema de Posicionamento Global constituído por dezenas de satélites que emitem sinais de rádio captados por aparelhos especiais em qualquer ponto da superfície da Terra.
II. O GPS indica ao usuário sua localização em termos de latitude, longitude e altitude.
III. Na agricultura, essas tecnologias podem ser utilizadas a fim de que se obtenha maior produtividade com custos menores.
IV. Essas inovações tecnológicas permitem, por exemplo, detectar e acompanhar a direção e o deslocamento de queimadas e avaliar prejuízos em áreas atingidas por secas ou inundações.

a) VFVV.
b) VVVF.
c) FVVV.
d) VVVV.


5.  
http://www.tudoagora.com.br/noticia/19231/Novelas-da-Globo-Caminho-das-Indias-Melissa-descobre-traicao-de-Ramiro-eagride-Gaby.html - Acesso em: 1 set. 2009

Sobre o GPS, leia as assertivas abaixo e assinale somente as que estão corretas:

I. O GPS é considerado, atualmente, a mais moderna e precisa ferramenta de determinação da posição de um ponto da superfície terrestre. É um termo em inglês que significa Global Positioning System.
II. O GPS permite apenas o monitoramento de deslocamentos realizados em pequenas distâncias de um ponto para outro, em linha reta.
III. O GPS é um instrumento de orientação utilizado apenas em automóveis importados.
IV. O GPS representa uma tecnologia desenvolvida inicialmente para fins bélicos. Foi durante a Guerra do Golfo que sua aplicação obteve sucesso.
V. GPS é um sistema que se baseia na utilização de mapas e cartas milimetricamente representadas em um gráfico de escalas pequenas.

a) Apenas I e IV são corretas.
b) Apenas II e V são corretas.
c) Apenas I e III são corretas.
d) Apenas II e III são corretas.
e) Apenas IV e V são corretas



História_________________________

Professora Lívia Sgarbosa
ORIENTAÇÕES: 
- Antes de iniciar a atividade registre no seu caderno a pauta e a data de hoje. É muito importante neste momento que o seu caderno esteja organizado e com todo conteúdo que vamos estudar.
- Pauta: COMUNIDADES INDÍGENAS
- Orientações: Registre todas as questões de revisão em seu caderno

COMUNIDADES INDÍGENAS: 
No Brasil, as comunidades primitivas permaneciam no estágio do Paleolítico (nômades) e Neolítico (cultivando a terra).

Quando os portugueses chegaram ao Brasil, encontraram povos que viviam de maneira completamente diferente da sua, e em estreito contato e integração com a natureza.

Algumas comunidades indígenas brasileiras ainda possuem características das maneiras de viver dos homens do Paleolítico e do Neolítico.

A produção coletiva do trabalho, a pequena divisão de tarefas e a inexistência de classes sociais são algumas dessas características.

Vivendo da caça e da coleta, algumas tribos adquiriram práticas agrícolas, enquanto outras permaneceram nômades.

Atualmente, existem no Brasil uns 210 mil índios; eles representam 0,11% da população brasileira total. Quando os portugueses chegaram, a situação era outra; calcula-se que havia 5 milhões de índios em nossa terra.

O que teria provocado a violenta redução da população indígena?
Foi a ação do conquistador europeu, no processo de colonização do Brasil.
O conquistador europeu utilizou três tipos de violência contra o índio: militar (guerra), econômica (a escravidão) e cultural (destruição de seu modo de vida).


A difícil sobrevivência do Índio Brasileiro nos dias atuais
Apesar do processo de colonização que escravizou e expulsou o índio de suas terras, ainda existem populações indígenas no Estado de São Paulo.

Atualmente há em nosso Estado três grandes grupos étnicos: Kaingang e Terena no interior, e Guarani no interior e litoral.

Esses três grupos indígenas são semelhantes no que se refere aos efeitos desagregadores pelo contato com os brancos, mas são distintos entre si, pois cada um possui uma história, uma cultura e formas de resistências próprias.

Segundo o antropólogo Roberto Cardoso de Oliveira, os Terena, apesar do impacto da cultura do branco, conseguiram sobreviver culturalmente, tendo havido um aumento populacional em suas aldeias.

Mas em geral os povos indígenas, nos dias atuais, têm encontrado grandes dificuldades para sobreviver na sociedade brasileira contemporânea. Alguns índios já abandonaram totalmente a sua maneira de viver, em razão da perda de suas terras e da destruição da natureza. Eles são obrigados a trabalhar nas cidades próximas, ou então nas grandes fazendas, em troca de pequeno salário.

Aqueles que ainda vivem em suas terras sofrem com as doenças trazidas por garimpeiros, com a poluição dos rios em função do garimpo, com a prostituição e o alcoolismo, que chegam junto com as invasões dos brancos que buscam madeira e territórios para criação de animais.

Assim...
Forçar o índio que ainda vive em regime de comunidade primitiva a adotar o padrão de vida do homem urbano é o mesmo que condená-lo à morte.

O extermínio sistemático dos índios está ligado a várias situações: doença, escravidão, perda da terra e dos costumes.

O direito à sobrevivência do índio brasileiro é uma das grandes questões colocadas para a sociedade brasileira.

Desde a chegada dos primeiros portugueses ao Brasil, os indígenas vêm sofrendo com a perda de suas terras, com doenças transmitidas pelo homem branco, com o desmatamento, que destrói a flora e a fauna e com a perda de sua cultura. Apesar de terem sido criadas reservas indígenas, estas têm sido frequentemente invadidas por garimpeiros e fazendeiros à procura de ouro e de terras.


RESPONDA AS QUESTÕES COM BASE NA LEITURA DO TEXTO:

1) COMO VIVIAM AS COMUNIDADES INDÍGENAS QUANDO OS EUROPEUS CHEGARAM NA AMÉRICA?
__________________________


2) QUAIS SÃO AS CONDIÇÕES DE VIDA DAS COMUNIDADES INDÍGENAS NA ATUALIDADE
__________________________






Educação Física__________________

FIQUE   ATENTO   ÀS   TURMAS:
TURMA   1,   MAIORES   DE   18   ANOS.
TURMA   2,   MENORES   DE   18   ANOS,   SEM   AFASTAMENTO.


ATIVIDADE   TURMA   1: alongamento

O alongamento colabora para o bem estar do nosso corpo e até melhora a postura. Convide alguém para fazer com você ou imagine que estamos aí para te fazer companhia! Vamos lá.

Vamos fazer as posturas da imagem abaixo, temos que ficar na posição contando até 10. Vamos lá?!

Um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete, oito, nove, dez!!!!!



ATIVIDADE  TURMA  2: xadrez

Olá! Hoje vamos aprender ou relembrar jogos de tabuleiro.


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

O xadrez
“Xadrez é uma batalha entre dois exércitos: o branco e o preto. Eles têm de lutar um contra o outro para cercar o rei inimigo e dominar seu reino. A primeira pessoa que consegue fazer isso ganha a partida com um “xeque-mate”.

O xadrez existe há centenas de anos e suas táticas não foram esgotadas por completo. Uma das razões que fazem o jogo ser tão fantástico!

Esse jogo apareceu na Índia, aproximadamente no ano 500 a.C. (antes do nascimento de Cristo). Depois os persas o descobriram e também começaram a praticá-lo. Até o século XII, ainda não tinha chegado à Europa. As partidas competitivas tiveram início mais ou menos em 1800, mesma época em que o xadrez se tornou esporte”.   
CHEVANTES, Sabrina. Xadrez para crianças.
1.ed. São Paulo: Publifolinha,2014.8.

O jogo é composto por 32 peças ao total, sendo elas:

 


Vídeo História do XADREZ

Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link - https://www.youtube.com/watch?v=J95yEVoTI3g

Dica:  Existem diversas formas de jogar xadrez online ou nas plataformas digitais acessando sites ou baixando  jogos através de tablets, computadores, celulares etc.


Quarta-feira, dia 24_____


Língua Portuguesa_________________

ATIVIDADE: Música – parte II

Acesse novamente o link da música e ouça para continuar a responder as questões: https://www.youtube.com/watch?v=cMekP6Jm_lY



Conquistando o impossível
(Jamile)
Acredite é hora de vencer 
Essa força vem de dentro de você
Você pode até tocar o céu se crer 
Acredite 
Que nenhum de nós já nasceu com jeito pra super-herói 
Nossos sonhos a gente que constrói 
É vencendo os limites
Escalando as fortalezas
Conquistado o impossível pela fé. 
Campeão, vencedor
Deus dá asas 
Faz seu voo 
Campeão vencedor 
Essa fé que te faz imbatível 
Te mostra o teu valor. 
Tantos recordes você pode quebrar.
As barreiras, você pode ultrapassar e vencer.
Campeão!



COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. Qual é o seu maior sonho?
_______________________


2. Leia: “Deus dá asas, faz seu voo”. Explique a afirmação contida nesse verso.
_______________________

 
3. Você conhece alguém próximo ou uma celebridade que conquistou “o impossível”? Comente.
_______________________


4. O que devemos fazer para vencer nossos limites?
_______________________

(https://acessaber.com.br/atividades/leitura-e-interpretacao-musica-conquistando-o-impossivel-7o-ao-9o/ Acesso em 17/06/2020



Matemática_______________________

ATIVIDADE: Leitura de tabela e construção de gráficos


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

Observe a tabela a seguir com as informações de casos confirmados em nosso município 

Data

Casos Confirmados

14/04

01

21/04

03

22/04

05

27/04

07

07/05

09

11/05

12

14/05

15

17/05

17

18/05

20

21/05

27

25/05

33

26/05

35

29/05

41

31/05

50

01/06

60

02/06

65

03/06

69

04/06

72

05/06

79

06/06

80

07/06

82

09/06

92

10/06

105

11/06

110

12/06

115

14/06

119


Use uma folha de sulfite e reproduza o eixo abaixo em seu caderno. A seguir, com as informações apresentadas nesta tabela, construa um gráfico representando a curva da covid-19 em Monte Mor



Compare seu gráfico com as curvas apresentadas abaixo:


Que conclusão é possível fazer sobre o achatamento da curva em nossa cidade? Podemos afirmar que ela já chegou ao topo?
_____________________________


Quinta-feira, dia 25____


Ciências________________________

ATIVIDADE: leitura e interpretação de texto informativo.


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

PANDEMIA DE CORONAVÍRUS
Colocar 20 crianças numa sala de aula implica em 808 contatos cruzados em dois dias, alerta universidade
Grupo de especialistas em planejamento da Universidade de Granada estima os riscos da retomada das aulas em setembro na Espanha e pede uma organização que pense "além do primeiro dia"
JAVIER ARROYO
Granada - 17 JUN 2020 - 18:46 BRT

O fim progressivo da quarentena na Europa levanta dúvidas sobre como proceder. Entre os dilemas que mais preocupam está o retorno das crianças e jovens às aulas, previsto para setembro na Espanha. A ministra da Educação espanhola, Isabel Celaá, anunciou há alguns dias que o Governo não considerava necessário o uso de máscaras ou a manutenção de uma distância física mínima nos primeiros quatro anos do ensino fundamental, pois são grupos assimiláveis como famílias ou que mantêm convivência. No entanto, os cálculos matemáticos de pesquisadores da Universidade de Granada (UGR) apresentam resultados que contradizem a ideia de um pequeno grupo familiar.

Supondo uma família espanhola média, composta por dois adultos e 1,5 filhos menores ―dado usado nas operações matemáticas, assumindo que há 10 alunos com um irmão na sala de aula e outros 10 são filhos únicos―, no primeiro dia de aula cada aluno será exposto a 74 pessoas. Isso ocorrerá exclusivamente se não houver contato com alguém fora da sala de aula e da casa da família.

"No segundo dia", explica Alberto Aragón, coordenador do projeto, "a interação chegaria a 808 pessoas, considerando exclusivamente as relações sem distanciamento nem máscara da própria classe e as das classes de irmãos e irmãs". A projeção em papel excede 15.000 contatos em três dias.

Se o número de crianças na sala de aula subir para 25, como muitos Governos autônomos espanhóis anunciaram, porque se trata da proporção habitual, o número de pessoas envolvidas aumentaria para 91 no primeiro dia e 1.228 no segundo. O contágio de uma pessoa desse grupo acarreta um risco automático para todo o grupo, portanto, espera-se que qualquer situação de alerta leve ao fechamento da sala ou mesmo de toda a escola, se houver espaços ou professores em comum.

No entanto, a realidade é que nenhum desses cenários está sendo considerado no planejamento de retorno às aulas no momento. Para Alberto Aragón, professor da UGR e especialista em organização de empresas e planejamento, a preparação para a volta em setembro não é só insuficiente, mas também foi deixada nas mãos das escolas, algo que “obviamente” excede sua capacidade organizacional e de recursos.
[...]

Comparação com outros países
A comparação com outros países também é interessante. Dinamarca e Israel, que já retornaram às aulas, servem como modelo de estudo. No caso da Dinamarca, “com um bom planejamento e recursos suficientes”, diz Aragón, as classes são agora com 10 alunos, que saem de cinco em cinco para o recreio e com uma organização temporal e espacial que minimiza os contatos. “Eles estão se saindo bem e reduziram o risco ao mínimo.” No caso de Israel, com um modelo de retorno semelhante ao previsto para a Espanha, “nos primeiros dois ou três dias, 100 escolas tiveram que ser fechadas”. Muitas vezes, segundo o professor, mais por prevenção por causa de tosses ou febres do que por doença.


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. Supondo uma família espanhola média, composta por dois adultos e 1,5 filhos menores ―dado usado nas operações matemáticas, assumindo que há 10 alunos com um irmão na sala de aula e outros 10 são filhos únicos―, no primeiro dia de aula cada aluno será exposto a quantas pessoas?
_____________________________


2. "No segundo dia", explica Alberto Aragón, coordenador do projeto, "a interação chegaria a quantas pessoas?
_____________________________


3. Se o número de crianças na sala de aula subir para 25, como muitos Governos autônomos espanhóis anunciaram, porque se trata da proporção habitual, o número de pessoas envolvidas aumentaria para quantas pessoas no primeiro dia? E no segundo?
_____________________________


4. Se a preparação para a volta às aulas for deixada nas mãos das escolas você acha que há capacidade organizacional e de recursos.
_____________________________


5. Quais as alterações estruturais e organizacionais que você acha que devem ser feitas na escola para receber o aluno com segurança?
_____________________________


Inglês__________________________

ATIVIDADE: 


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1) Reescreva as frases em inglês .

The banana is yellow. 
__________________________

The skirt is red.
__________________________
 
The orange is orange. 
__________________________

The flower is pink.
__________________________

The tree is green. 
__________________________

The shoes are brown. 
__________________________

The T-shirt are grey. 
__________________________


2. Ligue as colunas com as palavras correspondentes.

(A) Hello
(B) Good afternoon
(C) Good night
(D) Good morning
(E) Good evening

(   ) Bom dia
(   ) Olá
(   ) Boa noite (chegada)
(   ) Boa tarde
(   ) Boa noite (despedida)



Arte___________________________

ATIVIDADE: LEITURA DE IMAGEM:


Preste atenção na obra de Tarsila que teria sido inspirada em fazenda de Indaiatuba


NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. Há cores na imagem? Quais?
__________________________

2. As cores são claras, escuras, quentes ou frias? Quais?
__________________________

3. Como são as linhas?
__________________________

4. E as formas? Quais você reconhece?
__________________________

5. Tem texturas? Quais?
__________________________

6. E sobre os temas? A imagem é figurativa ou abstrata? Qual é o significado para você?
__________________________

7. Como você acha que ela foi produzida, quais materiais e processos foram usados?
__________________________

8. Qual foi a linguagem utilizada (fotografia, pintura, desenho, gravura)?
__________________________


Sexta-feira, dia 26_____


Língua Portuguesa_______________

ATIVIDADE: Prática de escrita.

Após ter ouvido a música “Conquistando o impossível”, da cantora Jamile, reflita sobre a letra e sobre as questões abaixo. 

(Não precisa responder essas questões)

• Como ser um campeão?
• O que devemos fazer para vencer nossos limites?
• Em tempos difíceis como estamos vivendo, o que esperar do futuro?
• Em relação aos estudos, estamos próximos de encerrar um ciclo. Como tem sido estudar em casa, nesse novo método, utilizando as ferramentas da tecnologia?
• Você se considera um campeão e vencedor? Explique.

Atividade

Agora faça um registro, em forma de texto, 8 linhas, sobre sua reflexão das questões propostas acima.

_________________________
_________________________
_________________________
_________________________
_________________________
_________________________
_________________________
_________________________ 

Você pode, você consegue! 
https://www.mundodasmensagens.com/mensagens-apoio/


Matemática_____________________

ATIVIDADE: Revisão geral de conteúdos:

1. Indique usando a simbologia e calcule utilizando a calculadora:

a) a raiz quadrada de 81

b) a raiz quadrada de 225

c) a raiz quadrada de 36

d) a raiz quadrada de 961


2. Mariana comprou quatro panelas e uma frigideira, gastando R$ 212,00 no total. Sabendo que a frigideira custou R$ 36,00, determine quanto custou cada panela, se elas têm o mesmo preço?


3. Uma mesa de pingue-pongue oficial tem a forma de um retângulo que possui 1,52 m de largura e 2,74 m de comprimento. Qual é o seu perímetro? Lembre-se que perímetro é a medida da soma de todos os lados.

 
4. Na rua onde Solange passa pelo seu médico, há 118 imóveis comerciais. Sabendo que a quantidade de imóveis dos dois lados da rua é a mesma, determine quantos imóveis há em cada lado da rua.


5. DESAFIO
Determine a massa da esfera e do cubo nas balanças abaixo:
 



----------------



6o ano__________

Responda, clicando no link abaixo, a participação nessas aulas


Fique bem, fique em casa!