domingo, 21 de junho de 2020

Semana 8 - de 22 a 27/6 - 7o ano EJA

Atenção aos comandos
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.


Segunda-feira, dia 22____


Língua Portuguesa__________________

ATIVIDADE: História em quadrinhos.

Atenção: Responda as questões no caderno de maneira simples e objetiva. Não precisa copiar as perguntas. Caso não consiga responder alguma, não se preocupe.


Leia a seguinte história do Menino Maluquinho e divirta-se com as invenções desse personagem. 
 
(ZIRALDO. As melhores tiradas do Menino Maluquinho. São Paulo. Melhoramentos, 2000).


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. O personagem principal dessa história vive um conflito (situação de dúvida). Qual é esse conflito?
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2. O Menino Maluquinho, ao escolher o boné, acaba optando por um visual mais antigo ou mais moderno? Por que você acha que ele fez essa opção?
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3. Ao usar o boné por cima da panela, o que o personagem demonstra? 
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5. Em sua opinião, Maluquinho gosta de ser quem é?
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(Oliveira, Tania Amaral. Tecendo linguagens: língua portuguesa: 6º ano/ Tania Amaral Oliveira, Lucy                     Aparecida Melo Araújo. -5. ed. –Barueri [SP]: IBEP, 2018). 


Matemática_______________________

ATIVIDADE: Atividade sobre a pandemia da covid-19.


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

1. Abaixo, são apresentados dois boletins sobre os dados da covid-19 em nosso município. Cada boletim traz os resultados de maneira fácil para o cidadão acompanhar a evolução dos casos da doença no município.  Observe e responda o que se pede:

 
 

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

a) Quantos exames foram realizados até o dia 07 de junho?
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b) Quantos exames foram realizados até o dia 14 de junho?
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c) Qual a diferença entre a quantidade de exames realizados nestas duas semanas, isto é, quantos exames a mais foram realizados?
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d) Determine quantos exames são realizados em média por dia em nosso município. Para isso basta efetuar a divisão do total de exames realizados na última semana por sete.
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e) Para chegar ao total de exames realizados, devemos efetuar a soma entre os casos negativos, os casos positivos e aqueles que aguardam o resultado. Faça a verificação para cada boletim comprovando a veracidade das informações fornecidas.
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f) Qual a quantidade de casos positivos registrados apenas na última semana em nosso município? 
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g) Para chegar ao total de casos positivos, devemos efetuar a soma entre os curados, os óbitos, aqueles que estão em internação hospitalar e aqueles que estão em quarentena domiciliar. Faça a verificação para cada boletim comprovando a veracidade das informações prestadas.
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Terça-feira, dia 23_____


Geografia_______________________

Atividade: LEIA O TEXTO  e após a leitura responda as questões


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

Tipos de agricultura
Tipos de agricultura constituem formas de cultivo ou produção agrícola que se baseiam nas condições do ambiente, adequando-se, então, às características e necessidades para a produção.

Tipos de agricultura correspondem a diferentes maneiras de produção agrícola, as quais se adequam às características do ambiente no qual serão realizadas. Essas características podem ser a formação vegetal que constitui o local, as condições climáticas do ambiente, o relevo, a compistemas agrícolas.

As atividades agrícolas que correspondem a todas as fases de plantio (preparação, correção, adubação, plantio, colheita e venda) dividem-se em dois tipos, geralmente segundo o tamanho da área e da produtividade alcançada:

1. Agricultura intensiva: corresponde à prática agrícola com altos índices de produtividade e capital investido. Conta com mão de obra qualificada, um alto nível de mecanização e tecnologia. Há rotação de culturas e uso intenso de fertilizantes e insumos, que colaboram para o aumento da produção. As áreas destinadas a essa produção possuem custo elevado. As sementes usadas no plantio passam por rigorosa seleção. É comum o esgotamento dos solos em razão de seu uso permanente. A produção é destinada para a exportação.

2. Agricultura extensiva: esse tipo de sistema agrícola não conta com muito capital investido. Não há emprego de tecnologias avançadas, portanto, a mão de obra é rudimentar e pouco qualificada. Como não há muita exploração das terras, a produtividade é baixa. Não é comum o uso de adubos e fertilizantes. Também não há correção dos solos, contando então apenas com a fertilidade natural dele. A mão de obra do homem sobrepõe-se à mecanização. A produção é voltada para o mercado interno.

Quais são os tipos de agricultura existentes?

Agricultura familiar (tradicional)
Esse tipo de agricultura corresponde à produção agrícola desenvolvida por famílias, cujo rendimento é voltado para a subsistência delas. Essas famílias geralmente moram nas terras em que desenvolvem o cultivo. A mão de obra utilizada normalmente é do próprio núcleo familiar. Não há uso de fertilizantes no solo nem mesmo técnicas para correção. O terreno voltado para esse tipo de agricultura, de modo geral, é pequeno, e a produção é diversificada. A agricultura familiar representa cerca de 80% da produção mundial de alimentos, portanto, é de extrema importância para a economia.

Agricultura comercial (moderna)
A agricultura comercial, ou moderna, é voltada para o abastecimento do mercado externo e conta com o uso de tecnologias para aumentar a produtividade.*

Esse tipo de agricultura corresponde à monocultura, ou seja, é cultivado um único produto agrícola. Essa produção é feita em grandes extensões de terra e sua produção é voltada para o abastecimento do mercado externo geralmente. Em virtude da intensa mecanização, esse tipo de agricultura possui altos índices de produtividade. Empregam-se máquinas e tecnologias para aumentar o rendimento do cultivo. A agricultura comercial provoca alguns impactos negativos no meio ambiente, como desmatamento, esgotamento dos solos e uso excessivo de fertilizantes e produtos químicos.
 
A agricultura sustentável promove o cultivo de produtos visando ao menor impacto ambiental possível.

Esse tipo de agricultura corresponde a produções alternativas para preservar o meio ambiente e gerar um impacto negativo mínimo. Contudo, não deixa de ser um tipo de produção agrícola voltado para a comercialização e obtenção de lucro. A agricultura sustentável desenvolve ações como a diminuição do uso de adubos e fertilizantes, captação e reúso da água e o não uso de pesticidas. Esse tipo de agricultura investe em qualificação da mão de obra. É dividido em algumas correntes:

Agricultura orgânica ou biológica
Agricultura orgânica não utiliza agrotóxicos, portanto, produz alimentos com alto nível nutritivo, visando ao bem-estar dos seres vivos. 
 
Esse tipo de agricultura constitui uma produção que se preocupa com a saúde e bem-estar de quem a consome. Há preocupação com o uso do solo, bem como a sua manutenção. Não utiliza agrotóxicos ou pesticidas, visando a um produto de qualidade e nutritivo. Os recursos hídricos são usados de maneira racional, evitando o desperdício. Assim, não há contaminação do solo ou lençol freático por meio de produtos químicos e também não há esgotamento dos recursos hídricos. O comprometimento com a sustentabilidade é uma das premissas desse tipo de agricultura. A produção geralmente apresenta um valor maior no mercado dada a maior garantia em relação à manutenção da saúde.

Agricultura natural
Esse tipo de agricultura caracteriza-se por utilizar tecnologias alternativas para a produção para aproveitar ao máximo os recursos naturais, explorando a potencialidade do solo e o que ele tem a oferecer. É também caracterizado por explorar as condições do ambiente, como insolação, clima, recursos hídricos e relevo. A ideia da agricultura natural é recuperar o solo após a produção, tornando-o novamente produtivo. Isso é feito por meio de ações como o uso de compostos naturais, adubos verdes, controle natural das pragas, entre outras técnicas. O objetivo é obter uma produção racional e duradoura, buscando a harmonia entre os seres vivos e o meio ambiente e que promova o desenvolvimento sustentável.

Permacultura 
Permacultura utiliza os recursos naturais de maneira sustentável, pensando no equilíbrio energético entre os seres vivos e o meio ambiente.

Permacultura refere-se à agricultura permanente, termo criado em 1978 por Bill Mollison, cientista e naturalista, que designa uma ciência cujo objetivo é a permanência do ser humano na Terra. Esse tipo de agricultura caracteriza-se por compreender a ecologia, utilizar os recursos naturais de maneira racional e pela prática do desenvolvimento sustentável. Possui três princípios básicos: cuidar da terra, cuidar do futuro e cuidar das pessoas.

A permacultura une as práticas tradicionais agrícolas com ideias novas, estabelecendo uma integração entre homem e meio ambiente de forma equilibrada. As principais práticas da permacultura são: banheiro seco (visa à diminuição do uso de água e tratamento das fezes); horta mandala (produção de alimentos de maneira sustentável) e minhocário (produção de húmus).

A agricultura pode dividir-se em diferentes tipos de produção, que se adequam às características do ambiente. 

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. Chamamos de sistemas agrícolas:
a) as formas de divisão de glebas, em relação às culturas desenvolvidas.
b) o sistema de distribuição dos cultivos, em relação ao solo e todos os produtos agrícolas.
c) as formas de financiamento da produção e da comercialização dos produtos agrícolas.
d) os sistemas planejados de produção agrícola.
e) o conjunto de técnicas empregadas para obtenção da produção agropastoril.

2. O aumento crescente da demanda por produtos livres de agrotóxicos tem impulsionado a agricultura orgânica no Brasil. Esse sistema agrícola que se apoia no manejo sustentável dispensa o uso de agrotóxicos sintéticos, privilegia a preservação ambiental, a biodiversidade, os ciclos biológicos e a qualidade de vida do homem. Com uma área plantada de 842 mil hectares, o setor movimentou cerca de US$ 1 bilhão em 2003. O país tem 19 mil propriedades e 174 processadoras espalhadas em diversas regiões. 
(Disponível em: www.agricultura.gov. br. Acesso em: 19 Jun. 2005.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre agricultura, considere as afirmativas a seguir.

I. Na agricultura orgânica, a forma de produzir demanda uma maior utilização de mão de obra para colocar em prática o controle biológico e o manejo integrado de pragas, constituindo-se em alternativa para o desenvolvimento da agricultura familiar.
II. O crescimento do mercado para os produtos orgânicos não se limita ao Brasil, o que tem permitido aos agricultores aumentar a receita, por unidade de produção, a uma razão superior à da agricultura convencional.
III. O crescimento do número de propriedades rurais em que se pratica a agricultura orgânica invalida o debate sobre os impactos do consumo de agrotóxicos no Brasil.
IV. O sistema de agricultura orgânica é impraticável nas pequenas propriedades rurais, pois a eliminação do uso de fertilizantes e de pesticidas químicos proporciona um aumento dos custos de produção, o que, consequentemente, diminui a renda da unidade produtiva agrícola.

Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e II.
b) II e III.
c) III e IV.
d) I, II e IV.
e) I, III e IV. 


3. Defina agricultura de subsistência, agricultura comercial, agricultura orgânica;
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4. O que é permacultura e qual é o objetivo da permacultura?
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História_________________________

Professora Lívia Sgarbosa
ORIENTAÇÕES: 
- Antes de iniciar a atividade registre no seu caderno a pauta e a data de hoje. É muito importante neste momento que o seu caderno esteja organizado e com todo conteúdo que vamos estudar.
- Pauta: CRISE NO FEUDALISMO
- Orientações, registe os textos no seu caderno de História, isso facilita sua organização, bem como contribui para a fixação e entendimento dos conteúdos tratados.
- Após o registro, leia novamente o texto com calma. Copie e responda as questões em seu caderno.


CRISE NO FEUDALISMO
Com a diminuição das invasões, a partir do século XI, um novo  modo  de  vida estabilizou-se. A produção de alimentos aumentou desde então, graças à ampliação das terras cultivadas e à melhoria dos instrumentos de trabalho.

Milhares de hectares de florestas foram derrubados para aumentar a área de terras aráveis e de pastagens, e para extrair a
madeira, principal combustível de uso doméstico e matéria-prima para construção de pontes, casas, armazéns e fortalezas.

Como já vimos, essa estabilidade trouxe um certo progresso: crescimento das vilas e cidades, aumento da população e fortalecimento das atividades comerciais graças à produção de alguns excedentes. Entretanto, as riquezas produzidas por este progresso continuaram sendo apropriadas pelos senhores.

Como todo modo de vida baseado na exploração do homem pelo homem, o sistema feudal não foi capaz de melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores.
A expansão demográfica (crescimento da população) foi maior que a expansão da agricultura. As técnicas agrícolas precárias levaram ao esgotamento das terras, e a falta de terras férteis provocou o fim da expansão das áreas plantadas.

Com isso, a partir dos séculos XIV e XV, guerras, fome e epidemias, como a peste negra, espalharam-se com rapidez, atingindo, principalmente, a população trabalhadora.

Para manter seu nível de vida durante essa crise, os senhores feudais aumentaram as exigências sobre os camponeses, cobrando cada vez mais tributos e aumentando sua jornada de trabalho. Por isso, em vários locais da Europa, os camponeses se revoltaram contra a exploração a que estavam sendo submetidos. A estabilidade feudal foi destruída por guerras, fomes, doenças e revoltas camponesas.

O poder dos senhores feudais foi profundamente abalado, facilitando a centralização do poder político nas mãos de reis absolutistas e a ocorrência das crises que provocaram o fim do feudalismo.


LEIA O TEXTO E RESPONDA AS QUESTÕES PROPOSTAS:

1) Liste os acontecimentos que desencaderam a Crise no Feudalismo.
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2) Relacione: Crise no Feudalismo e Renascimento Comercial e Urbano
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Educação Física__________________

FIQUE   ATENTO   ÀS   TURMAS:
TURMA   1,   MAIORES   DE   18   ANOS.
TURMA   2,   MENORES   DE   18   ANOS,   SEM   AFASTAMENTO.


ATIVIDADE   TURMA   1: alongamento

O alongamento colabora para o bem estar do nosso corpo e até melhora a postura. Convide alguém para fazer com você ou imagine que estamos aí para te fazer companhia! Vamos lá.

Vamos fazer as posturas da imagem abaixo, temos que ficar na posição contando até 10. Vamos lá?!

Um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete, oito, nove, dez!!!!!



ATIVIDADE  TURMA  2: xadrez

Olá! Hoje vamos aprender ou relembrar jogos de tabuleiro.


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

O xadrez
“Xadrez é uma batalha entre dois exércitos: o branco e o preto. Eles têm de lutar um contra o outro para cercar o rei inimigo e dominar seu reino. A primeira pessoa que consegue fazer isso ganha a partida com um “xeque-mate”.

O xadrez existe há centenas de anos e suas táticas não foram esgotadas por completo. Uma das razões que fazem o jogo ser tão fantástico!

Esse jogo apareceu na Índia, aproximadamente no ano 500 a.C. (antes do nascimento de Cristo). Depois os persas o descobriram e também começaram a praticá-lo. Até o século XII, ainda não tinha chegado à Europa. As partidas competitivas tiveram início mais ou menos em 1800, mesma época em que o xadrez se tornou esporte”.   
CHEVANTES, Sabrina. Xadrez para crianças.
1.ed. São Paulo: Publifolinha,2014.8.

O jogo é composto por 32 peças ao total, sendo elas:

 


Vídeo História do XADREZ

Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link - https://www.youtube.com/watch?v=J95yEVoTI3g

Dica:  Existem diversas formas de jogar xadrez online ou nas plataformas digitais acessando sites ou baixando  jogos através de tablets, computadores, celulares etc.


Quarta-feira, dia 24_____


Língua Portuguesa_________________

ATIVIDADE: Tela.


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

Na história em quadrinhos que trabalhamos na aula anterior, o Menino Maluquinho observa-se atentamente no espelho. Agora você vai conhecer uma obra de arte que retrata uma situação semelhante. Antes, porém, responda às perguntas a seguir.


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1. Para você, o que é uma obra artística? Dê exemplo de alguma obra que você conhece.
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2. Você sabe o que é autorretrato? O que essa palavra significa?
A tela abaixo é um autorretrato. Autorretrato é o retrato que uma pessoa faz de si mesma em forma de desenho, pintura, gravura ou descrição escrita ou oral. Por ser a representação que o artista faz de si mesmo, ele registra o modo como se vê ou como gostaria de ser visto. Observe:

3. Pela imagem, podemos deduzir se o artista está sério ou à vontade; se é jovem, triste, calmo etc.? Que expressões ele transmite a você?
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4. Você gostou do quadro? 
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5. Como você se vê fisicamente? Explique.
_______________________


6. E interiormente; psicologicamente? Explique.
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(Oliveira, Tania Amaral. Tecendo linguagens: língua portuguesa: 6º ano/ Tania Amaral Oliveira, Lucy Aparecida Melo Araújo. -5. ed. –Barueri [SP]: IBEP, 2018). 


Matemática_______________________

ATIVIDADE: Leitura de tabela e construção de gráficos


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

Observe a tabela a seguir com as informações de casos confirmados em nosso município 

Data

Casos Confirmados

14/04

01

21/04

03

22/04

05

27/04

07

07/05

09

11/05

12

14/05

15

17/05

17

18/05

20

21/05

27

25/05

33

26/05

35

29/05

41

31/05

50

01/06

60

02/06

65

03/06

69

04/06

72

05/06

79

06/06

80

07/06

82

09/06

92

10/06

105

11/06

110

12/06

115

14/06

119


Use uma folha de sulfite e reproduza o eixo abaixo em seu caderno. A seguir, com as informações apresentadas nesta tabela, construa um gráfico representando a curva da covid-19 em Monte Mor



Compare seu gráfico com as curvas apresentadas abaixo:


Que conclusão é possível fazer sobre o achatamento da curva em nossa cidade? Podemos afirmar que ela já chegou ao topo?
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Quinta-feira, dia 25____


Ciências________________________

ATIVIDADE: leitura e interpretação de texto informativo.


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

PANDEMIA DE CORONAVÍRUS
Colocar 20 crianças numa sala de aula implica em 808 contatos cruzados em dois dias, alerta universidade
Grupo de especialistas em planejamento da Universidade de Granada estima os riscos da retomada das aulas em setembro na Espanha e pede uma organização que pense "além do primeiro dia"
JAVIER ARROYO
Granada - 17 JUN 2020 - 18:46 BRT

O fim progressivo da quarentena na Europa levanta dúvidas sobre como proceder. Entre os dilemas que mais preocupam está o retorno das crianças e jovens às aulas, previsto para setembro na Espanha. A ministra da Educação espanhola, Isabel Celaá, anunciou há alguns dias que o Governo não considerava necessário o uso de máscaras ou a manutenção de uma distância física mínima nos primeiros quatro anos do ensino fundamental, pois são grupos assimiláveis como famílias ou que mantêm convivência. No entanto, os cálculos matemáticos de pesquisadores da Universidade de Granada (UGR) apresentam resultados que contradizem a ideia de um pequeno grupo familiar.

Supondo uma família espanhola média, composta por dois adultos e 1,5 filhos menores ―dado usado nas operações matemáticas, assumindo que há 10 alunos com um irmão na sala de aula e outros 10 são filhos únicos―, no primeiro dia de aula cada aluno será exposto a 74 pessoas. Isso ocorrerá exclusivamente se não houver contato com alguém fora da sala de aula e da casa da família.

"No segundo dia", explica Alberto Aragón, coordenador do projeto, "a interação chegaria a 808 pessoas, considerando exclusivamente as relações sem distanciamento nem máscara da própria classe e as das classes de irmãos e irmãs". A projeção em papel excede 15.000 contatos em três dias.

Se o número de crianças na sala de aula subir para 25, como muitos Governos autônomos espanhóis anunciaram, porque se trata da proporção habitual, o número de pessoas envolvidas aumentaria para 91 no primeiro dia e 1.228 no segundo. O contágio de uma pessoa desse grupo acarreta um risco automático para todo o grupo, portanto, espera-se que qualquer situação de alerta leve ao fechamento da sala ou mesmo de toda a escola, se houver espaços ou professores em comum.

No entanto, a realidade é que nenhum desses cenários está sendo considerado no planejamento de retorno às aulas no momento. Para Alberto Aragón, professor da UGR e especialista em organização de empresas e planejamento, a preparação para a volta em setembro não é só insuficiente, mas também foi deixada nas mãos das escolas, algo que “obviamente” excede sua capacidade organizacional e de recursos.
[...]

Comparação com outros países
A comparação com outros países também é interessante. Dinamarca e Israel, que já retornaram às aulas, servem como modelo de estudo. No caso da Dinamarca, “com um bom planejamento e recursos suficientes”, diz Aragón, as classes são agora com 10 alunos, que saem de cinco em cinco para o recreio e com uma organização temporal e espacial que minimiza os contatos. “Eles estão se saindo bem e reduziram o risco ao mínimo.” No caso de Israel, com um modelo de retorno semelhante ao previsto para a Espanha, “nos primeiros dois ou três dias, 100 escolas tiveram que ser fechadas”. Muitas vezes, segundo o professor, mais por prevenção por causa de tosses ou febres do que por doença.


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. Supondo uma família espanhola média, composta por dois adultos e 1,5 filhos menores ―dado usado nas operações matemáticas, assumindo que há 10 alunos com um irmão na sala de aula e outros 10 são filhos únicos―, no primeiro dia de aula cada aluno será exposto a quantas pessoas?
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2. "No segundo dia", explica Alberto Aragón, coordenador do projeto, "a interação chegaria a quantas pessoas?
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3. Se o número de crianças na sala de aula subir para 25, como muitos Governos autônomos espanhóis anunciaram, porque se trata da proporção habitual, o número de pessoas envolvidas aumentaria para quantas pessoas no primeiro dia? E no segundo?
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4. Se a preparação para a volta às aulas for deixada nas mãos das escolas você acha que há capacidade organizacional e de recursos.
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5. Quais as alterações estruturais e organizacionais que você acha que devem ser feitas na escola para receber o aluno com segurança?
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Inglês__________________________

ATIVIDADE: Palavras e frases que todo aluno deve saber em inglês! Qual é o significado?


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. Faça a tradução:

a) Thank you 
_________________________

b) Excuse me 
_________________________

c) I am sorry 
_________________________

d) Please 
_________________________

e) My name is John. 
_________________________ 

f) Nice to meet you 
_________________________ 

g) How are you? 
_________________________ 

h) How old are you? 
_________________________


2. Escreva as frases abaixo em ingles:

Eu estou ótimo (a) = _________________________________________

Eu estou excelente = _________________________________________

Eu estou de boa (expressão) = ______________________________________

Eu estou mais ou menos = ______________________________________________

Eu não estou bem = _____________________________________________

Eu estou péssimo = _______________________________________________

Eu estou com fome = ________________________________________________

Eu estou com sede = ______________________________________________

Eu estou cansado (a) = ____________________________________________

Eu estou exausto (a) = __________________________________________

Eu estou com sono = ___________________________________________


Arte___________________________

ATIVIDADE: Danças circulares brasileiras


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

No Brasil as danças circulares que correm pelas manifestações populares se destacam pelo ambiente familiar que se desenvolvem. As coreografias, formações, musicalidade e instrumentos utilizados são repassados de pai para filho com o objetivo de perpetuação da prática cultural. Entre as mais estudadas de destacam:

Ciranda
É um tipo de dança e música de Pernambuco, originária da região Nordeste e mais predominante na região de Itamaracá. É praticada pelas mulheres de pescadores que cantam e dançam esperando seus maridos regressarem do mar. Caracteriza-se pela formação de uma grande roda, geralmente nas praias ou praças, onde os integrantes dançam ao som de ritmo lento e repetido. O ritmo, quaternário composto, lento, com o compasso bem marcado pelos instrumentos – com um toque forte do zabumba (ou bumbo), e acompanhado pelo tarol, o ganzá, o maracá, é coreografado pelo movimento dos cirandeiros. São utilizados basicamente instrumentos de percussão.

Cirandeiros

Quadrilha
A quadrilha junina, matuta ou caipira é uma dança típica das festas juninas, dançada, principalmente, na região Nordeste do Brasil. É originária de velhas danças populares de áreas rurais da França (Normandia) e da Inglaterra. Os passos e a movimentação dos pares da quadrilha são realizados em subgrupo, rodas e filas. A música da orquestra normalmente é composta, por zabumba ou bumbo, sanfona e triângulo. Os ritmos mais tocados são: forró, xote, coco, baião, xaxado e vaneirão.
 
Quadrilha

Samba de Roda
O samba de roda recebeu a influência portuguesa e no Brasil teve a introdução da viola e do pandeiro. Acompanhado por atabaques, ganzá, reco-reco, viola e violão, o solista entoa cantigas, seguido em coro pelo grupo a dançar. Ligado ao culto de orixás e caboclos, à capoeira, o samba de roda é misto de música, dança, poesia e festa que se revela em duas formas características: o samba chula e o samba corrido.

A chula
É uma forma de poesia, é declamada pelo solista, enquanto o grupo escuta atento e se rendendo aos encantos da dança. Após o término do pronunciamento, quando um participante por vez adentra o meio da roda ao som da batucada regida por palmas. Já no corrido, o samba toma conta da roda ao mesmo tempo em que dois solistas e o coral se alternam no canto. Também conhecida como Umbigada – porque cada participante, ao sair da roda, convida um novo para a dança dando-lhe um “encontrão de barriga” 
 
Umbigada

Pau-de-fita
Ou dança das fitas é uma dança folclórica coreografada originária da Europa. A coreografia desenvolve-se como uma ciranda de participantes que orbitam ao redor de um mastro central afixado no chão – dança de roda conforme figura 10. No topo do mastro são presas as pontas de longas fitas coloridas, cuja extremidade pendente é sustentada por cada dançante. Durante a dança e a movimentação dos dançarinos em translação e em zigue-zague em torno do mastro central, as fitas vão sendo trançadas, encurtando a parte pendente até que fique impossível prosseguir. Faz-se após o movimento contrário, destrançando as fitas. Há variações na música e instrumentos por causa da regionalização. No Brasil tem grande popularidade durante as festas de Reis, do Divino, do Natal, do Ano-bom. Também é encontrada em vários pontos do país, recebendo nomes diversos: trancelim (Crato - Ceará) e dança-do-trancelim (Cariri, Ceará), dança-das-fitas (São Paulo), dança-da-trança, dança-do-mastro ou trança-fita (Minas Gerais), vilão (Pernambuco e interior de Minas Gerais).

Segundo o folclorista Luís da Câmara Cascudo, é também conhecido como trançado, engenho ou moinho. Também chamada jardineira e trança esta dança se disseminou nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, dançada especialmente durante festejos de origem açoriana, gaúcha, alemã e festas juninas. Em Santa Catarina é sempre precedida pela jardineira; no Rio Grande do Sul é dançada juntamente com a jardineira e o boizinho. No Rio Grande do Norte aparece no final do bumba-meu-boi, com o nome de engenho-de-fitas. Na Amazônia é parte da dança-do-tipiti. A dança de pau-de-fita tem como instrumentos principais a gaita gaúcha e as violas.
Pau-de-fita


NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

De acordo com as informações e as imagens acima, descreva cada tipo de dança folclórica circular:

1. Ciranda:

2. Quadrilha:

3. Samba de roda:

4. Chula ou umbigada:

5. Pau-de-fita:

Sexta-feira, dia 26_____


Língua Portuguesa_______________

ATIVIDADE: Prática de escrita.

Vou te entrevistar, fazendo as perguntas a seguir. Lembre-se: resposta curta e objetiva e, caso não consiga responder alguma, não se preocupe.

1. Dados pessoais
Qual é o seu nome? __________________________
Tem algum apelido? Qual? Gosta dele? __________________________
Local de nascimento: __________________________
Data de nascimento: __________________________
Local onde mora: __________________________
Nome do pai: __________________________
Nome da mãe: __________________________


2. Características físicas
Cor dos olhos: __________________________
Cor dos cabelos: __________________________
Altura: __________________________
Peso: __________________________


3. Preferências e perspectivas
Do que você mais gosta?
__________________________

O que detesta?
__________________________

Qual é o seu esporte preferido?
__________________________

Quais são os seus artistas ou esportistas preferidos?
__________________________

Tem algum medo?
__________________________

Qual é o seu maior sonho?
__________________________

(Silva, Antonio de Siqueira e. Língua portuguesa, 6° ano / Antonio de Siqueira e Silva, Rafael Bertolin. - 3. ed. - São Paulo: IBEP, 2013). 

Você pode, você consegue! 
https://www.mundodasmensagens.com/mensagens-apoio/



Matemática_____________________

ATIVIDADE: Calculo de porcentagem


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

Vamos realizar mais alguns exercícios sobre o cálculo de porcentagem, que foi o assunto abordado na semana anterior:

Observe o exemplo:

a) Um fogão que custa R$850,00 está na promoção com um desconto de 12% se comprado à vista. Quanto irá pagar pelo fogão uma pessoa que optar por comprar este fogão com o desconto à vista?

Resposta: 

Sabemos que 12% = 0,12
Para calcular o valor do desconto, devemos multiplicar o valor do fogão pela porcentagem. Caso necessite, use a calculadora. A seguir, para calcular o valor do fogão à vista, devemos subtrair o valor do desconto do valor do fogão. Assim temos: 
 
A pessoa irá pagar o valor de R$ 748,00 se comprar o fogão à vista 

Agora, responda no caderno: 

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. Um produto custa R$750,00. Na promoção Black Friday ele estará com um desconto de 40%. Qual será o valor do desconto? E o valor do produto com desconto?


2. Na escolinha de futebol há 80 meninos. Determine quantos meninos torcem pelo Corinthians, sabendo que estes correspondem à 45% dos alunos da escolinha.


3. A mensalidade do colégio do meu filho é R$450,00. A escola informou que na rematrícula, haverá um aumento de 16% sobre o valor atual da mensalidade. Com este aumento, qual será o novo valor a ser pago nesta mensalidade?


4. Observe o anúncio:
Qual o valor a ser pago na TV se um cliente optar por efetuar o pagamento à vista?


5. DESAFIO
Determine a massa da esfera e do cubo nas balanças abaixo:

 


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7o ano__________

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Fique bem, fique em casa!