sexta-feira, 19 de junho de 2020

SEMANA DE 22 A 26 DE JUNHO

OBSERVAÇÃO : SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS, AS ATIVIDADES NÃO PRECISAM SER IMPRESSAS E NÃO HÁ NECESSIDADE DE COPIAR AS QUESTÕES, OS ALUNOS DEVERÃO COLOCAR NO CADERNO O CABEÇALHO A DATA E A DISCIPLINA, O NÚMERO DA QUESTÃO E A RESPOSTA DA QUESTÃO MENCIONADA.

DATA 22/06/2020  (2ª Feira)                         5º ANO               

COMPONENTE CURRICULAR:  LÍNGUA PORTUGUESA

·        CABEÇALHO (copiar no caderno)

E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”
MONTE MOR, 22 DE JUNHO DE  2020
HOJE É SEGUNDA-FEIRA
O DIA ESTÁ __________________________
NOME ________________________________________ 5º ANO _____
PROFESSORA__________________________________


ATIVIDADE: Compreensão de texto

No seu livro NAME abra na página 69 e faça a leitura do texto “A casa de Dona Rata” para fazer os exercícios 29 até o exercício 38, que começam na página 69 até o início da página 71.

Agora aproveitando o texto vamos aprender mais uma classe gramatical, que é a preposição. A preposição tem a função de ligar palavras dentro de uma frase, como por exemplo da preposição com na frase Eu fui à padaria com minha mãe. Agora volte ao texto e identifique as preposições no texto e sublinhe cada uma que encontrar. Abaixo uma vídeo aula para ajudar nos seus estudos.

VÍDEO AULA:


DATA 22/06/2020  (2ª Feira)                                         5º ANO                                                                                                

COMPONENTE CURRICULAR: Matemática

ATIVIDADE:

1-   Páginas 1171 a 175 do livro Name.

         Medida de tempo e média aritmética

        Média aritmética simples é utilizada em casos nos quais o valor numérico não apresenta nenhuma repetição. Para calcular o valor da média aritmética simples, devemos realizar o somatório de todos os elementos e dividir essa soma pela quantidade de elementos.

      Exemplo: Num bimestre o aluno tirou as seguintes notas nas provas de Matemática: 8 na prova mensal, 4 na prova bimestral e 7 na prova de recuperação. Qual será sua média final?

      Para isso bastamos somar as três provas que dará um total de 19 pontos, em seguida dividiremos por 3. A média final será de 6,3. Fazendo a aproximação, esse aluno ficará com média 6 em Matemática.

Observação: Leia as explicações do livro NAME antes de executar as atividades.  Para os alunos que já realizaram as páginas acima, favor fazer uma revisão do conteúdo para a correção de algum possível erro.

DATA 22/06/2020  (2ª Feira)                                         5º ANO 


COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
 

ATIVIDADE: Livro NAME: Capítulo 4 “O circo”

Leitura de imagens - páginas 36 e 37: Observe as imagens e a música da sessão chuva de ideias para responder as questões da página 37.

Observe a obra de arte O circo, de Georges Seurat e responda a questão da página 38 (descrever todos os elementos da imagem).

 

DATA 23/06/2020  (3ª Feira)                                                    5º ANO                                                                                                

E.M.”Coronel Domingos Ferreira”

Monte Mor, 23 de junho de 2020

Hoje é terça-feira

O dia está _________________

Nome:___________________

Bom dia!

“Gratidão meu Deus pela alegria de acordar e poder recomeçar!”


COMPONENTE CURRICULAR: Matemática


ATIVIDADE:

Resolva com atenção as situações-problemas:



DATA  23 / 06 /2020  (3ª Feira)                                            5º ANO                                                                                                

COMPONENTE CURRICULAR: História

ATIVIDADE: Vamos revisar o período de Independência do Brasil, assista o vídeo e consulte seu caderno e livros para responder os exercícios no CADERNO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES NAME da página 92 até a página 95.

Vídeo Aula:

            Vídeo Aula: https://www.youtube.com/watch?v=CEuuVvLa64s


DATA 23/06/2020  (3ª Feira)                             5º ANO                                                                                                

COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física

 

Nesta aula, vamos conhecer um pouco sobre as danças de rua pelo mundo.

ATIVIDADE:

1 –  Na primeira aula sobre esse tema, o texto estudado mencionou alguns estilos de danças de rua. A proposta é que hoje você pesquise um pouco mais esses 2 estilos: Locking, Popping. Procure textos, ilustrações, e vídeos diferentes dessas danças.  Quanto mais fontes você encontrar, fica mais fácil para entender. Com a pesquisa, você precisa conhecer:

·        Qual a origem, um pouco da história, e passos básicos.

2 -   Nos vídeos abaixo, o coreógrafo faz uma breve explicação sobre os estilos pesquisados, e serve como um complemento. Lembre-se que primeiro você precisa ter pesquisado mais sobre esses estilos.

·        Popping - https://www.youtube.com/watch?v=K6fHrLRq5aY

·        Locking –  https://www.youtube.com/watch?v=UyElHIZlUvE

 

3 – Vamos para prática? Lembre-se que o objetivo é experimentar e conhecer. Abaixo tem dois tutoriais bem fáceis para você praticar. Gostou? Pesquise outros vídeos como esse, pois tem muitos.

Tutorial popping   https://www.youtube.com/watch?v=6Uc4Id4TmsI 


Tutorial Locking   https://www.youtube.com/watch?v=7TxsvlEgIdk



DATA 24 / 06 /2020  (4ª Feira)                                              5º ANO                                                                                                

COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa

ATIVIDADE:  Fazer os exercícios no CADERNO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES NAME da página 6 até a página 9.

 

COMPONENTE CURRICULAR: Geografia

ATIVIDADE: Fazer os exercícios no livro NAME página 280, leitura sobre tecnologia na página 281 e tente jogar Batalha Naval conforme as instruções nas páginas 282 e 283.


DATA 24 06 /2020  (4ª Feira)                                              5º ANO 

COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

A ORIGEM DO CIRCO

ATIVIDADE: Leia o texto da página 39, para registrar suas percepções sobre a história do circo e seus personagens, em seguida faça um desenho sobre qualquer personagem do circo.


DATA 25/06/2020  (5ª Feira)                                         5º ANO        

 E.M. “Coronel Domingos

Monte Mor, 25 de junho de 2020

Hoje é quinta-feira

O dia está ___________________

Nome:______________________

Bom dia!

“Deus abençoe o seu dia grandemente.”

 

COMPONENTE CURRICULAR: Matemática

Atividades:

1-   Resolução de situações-problemas com atenção:

 

 COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS

Relações Ecológicas

Nenhum ser vivo é capaz de viver isoladamente, isto é, sem se relacionar com nenhum organismo. Eles sempre estabelecem relações, sejam com seres da mesma espécie, sejam com espécies diferentes. Essas relações podem ser benéficas aos organismos, não causar nenhum prejuízo ou ganho, ou ainda provocar danos a um dos envolvidos.

O que são relações ecológicas?

→ Relações ecológicas são interações entre os seres vivos de uma comunidade. As relações podem ocorrer entre indivíduos de uma mesma população ou entre indivíduos de populações diferentes, promovendo uma conexão entre diferentes espécies.

O que são relações intraespecíficas e interespecíficas?

Dependendo dos indivíduos envolvidos em uma relação ecológica, podemos classificá-la em intraespecífica ou interespecífica. Nas relações intraespecíficas, as interações ocorrem entre organismos de uma mesma espécie, como pode ser observado na sociedade das abelhas. Nas relações interespecíficas, por sua vez, as interações ocorrem entre indivíduos de espécies diferentes, como pode ser observado nos casos de comensalismo e mutualismo.

Mapa Mental: Relações Ecológicas

















O que são relações harmônicas e desarmônicas?

As relações podem ser classificadas, de acordo com as vantagens e prejuízos resultantes da interação, em harmônicas ou positivas e desarmônicas ou negativas. Nas relações harmônicas ou positivas, observa-se que todos os organismos envolvidos são beneficiados ou apenas um deles obtém vantagem, mas sem prejudicar o outro. Esse é o caso, por exemplo, do comensalismo, em que organismos de espécies diferentes interagem e apenas um é beneficiado, sem haver prejuízo para o outro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nas relações desarmônicas ou negativas, um dos envolvidos sofre prejuízo com essa interação, havendo apenas um beneficiado. Como exemplo desse tipo de relação ecológica, podemos citar o predatismo, em que um organismo serve de alimento para outro. Nesse caso, um organismo é claramente prejudicado.

Quais são as principais relações ecológicas?

Os seres vivos estabelecem diferentes relações ecológicas. Veja as principais:

Vale destacar que as relações ecológicas podem sofrer variações de acordo com o autor estudado, sendo necessário, portanto, atenção. inquilinismo, por exemplo, é uma associação estabelecida entre espécies diferentes em que um serve de abrigo ou suporte para outro. Essa associação pode ser observada entre árvores e orquídeas que se estabelecem em seus troncos. Alguns autores não veem o inquilinismo como uma relação diferenciada, sendo considerada por eles como um tipo de comensalismo.

O mutualismo também é uma relação ecológica que pode ter diferença de definição de um autor para outro. Enquanto muitos consideram que a interação no mutualismo é sempre obrigatória, alguns a classificam como obrigatória ou facultativa. O mutualismo facultativo surge como uma substituição para a relação anteriormente conhecida como protocooperação.



Muitos animais competem por território e alimento 

Atividades:

Páginas 85 e 86 do Caderno de Atividades Complementares.


DATA   26 /06 /2020  (6ª FEIRA )                 5º ANO                                                                                                

COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa

ATIVIDADE: Pesquise em todo conteúdo abordado em seu caderno, livros e faça os exercícios propostos no seu caderno:

a)   Dê exemplo de duas frases com preposição diferente e as sublinhe.

b)   Escreva uma frase com um verbo que demonstre ação.

c)   Uma frase com um verbo que expresse fenômeno natural.

d)   Uma outra frase com um verbo que apresente sentido de estado do sujeito.

e)   Conte uma fábula criada por você seguindo os princípios de introdução, desenvolvimento e conclusão.

 

 DATA: 26-06-2020 (6ª - SEXTA-FEIRA)                            5º AN0

COMPONENTE CURRICULAR: INGLÊS 

ATIVIDADE:


1.   Estabeleça a relação entre as palavras e depois encontre-as no caça-palavras. Bons estudos!

 

                    (a) chips                                         (     )biscoitos

                    (b)sandwiches                                (     )suco

                    (c ) apple                                        (     )bolo

                    (d) cake                                          (     )cachorro quente

                    (e) juice                                          (     )refrigerante

                    (f ) soft drink                                  (     )salgadinhos

                    (g )hot dog                                      (     )sanduíches

                    (h ) cookies                                    (     )maçã

 

 

DATA 26/06/2020  (6ª Feira)                              5º ANO                                                                                                

COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física

ATIVIDADE:

1 – Como continuação da aula anterior, vamos pesquisar mais 2 estilos muito conhecidos de danças de rua. A proposta de hoje é o Breaking, e o Freestyle. Lembre-se que na pesquisa deve conter:

·        Qual a origem, um pouco da história, e passos básicos.

2 –  No vídeo abaixo, o coreógrafo faz uma breve explicação sobre o Breaking, e serve como um complemento. Lembre-se que primeiro você precisa ter pesquisado  sobre esse estilo.

 

·        Breaking - https://youtu.be/FanwQ46qIDU

 


3 – Vamos para prática? Lembre-se que o objetivo é experimentar e conhecer. Abaixo tem o tutorial do Breaking para você praticar. Gostou? Pesquise outros vídeos como esse, pois tem muitos.

                                         https://youtu.be/BonajVkVaEA

 

4 – O Freestyle, como o nome já diz é um estilo livre que usa os diversos passos das danças de rua. O vídeo abaixo é apenas uma ideia para assistir e ver essa liberdade de estilo. É um ritmo contagiante, e você pode arriscar uns passos depois.

 

                                        
                                         https://www.youtube.com/watch?v=XPmBnnon0Ek