COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA
ATIVIDADE:
Compreensão
de texto
No seu livro NAME
abra na página 69 e faça a leitura do texto “A casa de Dona Rata” para fazer os
exercícios 29 até o exercício 38, que começam na página 69 até o início da
página 71.
Agora
aproveitando o texto vamos aprender mais uma classe gramatical, que é a preposição. A preposição tem a função
de ligar palavras dentro de uma frase, como por exemplo da preposição com na frase Eu fui à padaria com
minha mãe. Agora volte ao texto e identifique as preposições no texto e
sublinhe cada uma que encontrar. Abaixo uma vídeo aula para ajudar nos seus
estudos.
VÍDEO AULA:
DATA 22/06/2020 (2ª Feira) 5º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: Matemática
ATIVIDADE:
1-
Páginas 1171 a 175 do
livro Name.
Medida de tempo e média aritmética
Média
aritmética simples é utilizada em casos nos quais o valor numérico não
apresenta nenhuma repetição. Para calcular o valor da média aritmética simples,
devemos realizar o somatório de todos os elementos e dividir essa soma pela
quantidade de elementos.
Exemplo:
Num bimestre o aluno tirou as seguintes notas nas
provas de Matemática: 8 na prova mensal, 4 na prova bimestral e 7 na prova de
recuperação. Qual será sua média final?
Para isso bastamos somar as três provas que dará um total de 19 pontos, em seguida dividiremos por 3. A média final será de 6,3. Fazendo a aproximação, esse aluno ficará com média 6 em Matemática.
Observação:
Leia as explicações do livro NAME antes de executar
as atividades. Para os alunos
que já realizaram as páginas acima, favor fazer uma revisão do conteúdo para a
correção de algum possível erro.
DATA 22/06/2020 (2ª Feira) 5º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
ATIVIDADE: Livro NAME: Capítulo
4 “O circo”
Leitura de imagens - páginas 36 e 37: Observe as imagens e
a música da sessão chuva de ideias para responder as questões da página 37.
Observe a obra de arte O circo, de Georges Seurat e
responda a questão da página 38 (descrever todos os elementos da imagem).
DATA 23/06/2020 (3ª Feira)
5º
ANO
E.M.”Coronel Domingos Ferreira”
Monte Mor, 23 de junho de 2020
Hoje é terça-feira
O dia está _________________
Nome:___________________
Bom dia!
“Gratidão meu Deus pela alegria de acordar e poder
recomeçar!”
COMPONENTE CURRICULAR: Matemática
ATIVIDADE:
Resolva com atenção as situações-problemas:
DATA 23 / 06 /2020 (3ª Feira) 5º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: História
ATIVIDADE: Vamos
revisar o período de Independência do Brasil, assista o vídeo e consulte seu
caderno e livros para responder os exercícios no CADERNO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES NAME da página 92 até a
página 95.
Vídeo Aula: https://www.youtube.com/watch?v=CEuuVvLa64s
DATA 23/06/2020 (3ª Feira) 5º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: Educação
Física
Nesta aula, vamos conhecer um pouco sobre as danças de rua
pelo mundo.
ATIVIDADE:
1 – Na primeira aula
sobre esse tema, o texto estudado mencionou alguns estilos de danças de rua. A
proposta é que hoje você pesquise um pouco mais esses 2 estilos: Locking,
Popping. Procure textos, ilustrações, e vídeos diferentes dessas danças. Quanto mais fontes você encontrar, fica mais
fácil para entender. Com a pesquisa, você precisa conhecer:
·
Qual a origem, um pouco da história, e passos
básicos.
2 - Nos vídeos
abaixo, o coreógrafo faz uma breve explicação sobre os estilos pesquisados, e
serve como um complemento. Lembre-se que primeiro você precisa ter pesquisado
mais sobre esses estilos.
·
Popping - https://www.youtube.com/watch?v=K6fHrLRq5aY
·
Locking –
https://www.youtube.com/watch?v=UyElHIZlUvE
3 – Vamos para prática? Lembre-se que o objetivo é experimentar
e conhecer. Abaixo tem dois tutoriais bem fáceis para você praticar. Gostou?
Pesquise outros vídeos como esse, pois tem muitos.
Tutorial popping
Tutorial Locking https://www.youtube.com/watch?v=7TxsvlEgIdk
DATA 24 / 06 /2020 (4ª Feira) 5º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa
ATIVIDADE: Fazer os exercícios no CADERNO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES NAME da página 6 até a
página 9.
COMPONENTE CURRICULAR: Geografia
ATIVIDADE:
Fazer
os exercícios no livro NAME página
280, leitura sobre tecnologia na página 281 e tente jogar Batalha Naval conforme as instruções nas
páginas 282 e 283.
DATA 24 / 06 /2020 (4ª Feira) 5º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
A ORIGEM DO CIRCO
ATIVIDADE: Leia o texto da
página 39, para registrar
suas percepções sobre a história do circo e seus personagens, em seguida faça
um desenho sobre qualquer personagem do circo.
DATA 25/06/2020 (5ª Feira) 5º ANO
E.M.
“Coronel Domingos
Monte Mor, 25 de junho de 2020
Hoje é quinta-feira
O dia está ___________________
Nome:______________________
Bom dia!
“Deus
abençoe o seu dia grandemente.”
COMPONENTE CURRICULAR: Matemática
Atividades:
1- Resolução
de situações-problemas com atenção:
Relações Ecológicas
Nenhum ser vivo é capaz de viver isoladamente, isto é, sem se relacionar
com nenhum organismo. Eles sempre estabelecem relações, sejam com seres da
mesma espécie, sejam com espécies diferentes. Essas relações podem ser
benéficas aos organismos, não causar nenhum prejuízo ou ganho, ou ainda
provocar danos a um dos envolvidos.
O que são relações ecológicas?
→ Relações ecológicas são interações entre os seres
vivos de uma comunidade. As relações podem ocorrer entre indivíduos de
uma mesma população ou entre indivíduos de populações diferentes, promovendo
uma conexão entre diferentes espécies.
O que são relações intraespecíficas e
interespecíficas?
Dependendo dos indivíduos envolvidos em
uma relação ecológica, podemos classificá-la em intraespecífica ou
interespecífica. Nas relações intraespecíficas, as interações ocorrem entre
organismos de uma mesma espécie, como pode ser observado na sociedade das
abelhas. Nas relações interespecíficas, por sua vez, as interações
ocorrem entre indivíduos de espécies diferentes, como pode ser observado nos
casos de comensalismo e mutualismo.
Mapa Mental: Relações Ecológicas
O que são relações harmônicas e
desarmônicas?
As relações podem ser classificadas, de
acordo com as vantagens e prejuízos resultantes da interação, em harmônicas ou
positivas e desarmônicas ou negativas. Nas relações harmônicas ou
positivas, observa-se que todos os organismos envolvidos são
beneficiados ou apenas um deles obtém vantagem, mas sem prejudicar o outro. Esse
é o caso, por exemplo, do comensalismo, em que organismos de espécies
diferentes interagem e apenas um é beneficiado, sem haver prejuízo para o
outro.
Não pare agora... Tem mais depois da
publicidade ;)
Nas relações desarmônicas ou
negativas, um dos envolvidos sofre prejuízo com essa interação, havendo
apenas um beneficiado. Como exemplo desse tipo de relação ecológica, podemos
citar o predatismo, em que um organismo serve de alimento para outro. Nesse
caso, um organismo é claramente prejudicado.
Quais são as principais relações
ecológicas?
Os seres vivos estabelecem diferentes relações ecológicas. Veja as
principais:
Vale destacar que as relações
ecológicas podem sofrer variações de acordo com o autor estudado, sendo
necessário, portanto, atenção. O inquilinismo, por exemplo, é uma associação estabelecida entre
espécies diferentes em que um serve de abrigo ou suporte para outro. Essa
associação pode ser observada entre árvores e orquídeas que se estabelecem em
seus troncos. Alguns autores não veem o inquilinismo como uma relação
diferenciada, sendo considerada por eles como um tipo de comensalismo.
O mutualismo também é uma relação
ecológica que pode ter diferença de definição de um autor para outro. Enquanto
muitos consideram que a interação no mutualismo é sempre obrigatória, alguns a
classificam como obrigatória ou facultativa. O mutualismo facultativo surge
como uma substituição para a relação anteriormente conhecida como protocooperação.
Muitos animais competem por território e alimento
Atividades:
Páginas 85 e 86 do Caderno de Atividades Complementares.
DATA 26 /06 /2020 (6ª FEIRA ) 5º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa
ATIVIDADE:
Pesquise em todo conteúdo abordado em seu caderno, livros e faça os exercícios
propostos no seu caderno:
a) Dê
exemplo de duas frases com preposição diferente e as sublinhe.
b) Escreva
uma frase com um verbo que demonstre ação.
c) Uma
frase com um verbo que expresse fenômeno natural.
d) Uma
outra frase com um verbo que apresente sentido de estado do sujeito.
e) Conte
uma fábula criada por você seguindo os princípios de introdução, desenvolvimento
e conclusão.
COMPONENTE CURRICULAR: INGLÊS
ATIVIDADE:
1.
Estabeleça
a relação entre as palavras e depois encontre-as no caça-palavras. Bons
estudos!
(a) chips ( )biscoitos
(b)sandwiches ( )suco
(c ) apple ( )bolo
(d) cake ( )cachorro quente
(e) juice ( )refrigerante
(f ) soft
drink ( )salgadinhos
(g )hot dog ( )sanduíches
(h ) cookies ( )maçã
DATA 26/06/2020 (6ª Feira) 5º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: Educação
Física
ATIVIDADE:
1 – Como continuação da aula anterior, vamos pesquisar mais
2 estilos muito conhecidos de danças de rua. A proposta de hoje é o Breaking, e
o Freestyle. Lembre-se que na pesquisa deve conter:
·
Qual a origem, um pouco da história, e passos
básicos.
2 – No vídeo abaixo,
o coreógrafo faz uma breve explicação sobre o Breaking, e serve como um
complemento. Lembre-se que primeiro você precisa ter pesquisado sobre esse estilo.
·
Breaking - https://youtu.be/FanwQ46qIDU
3 – Vamos para prática? Lembre-se que o objetivo é experimentar e conhecer. Abaixo tem o tutorial do Breaking para você praticar. Gostou? Pesquise outros vídeos como esse, pois tem muitos.
4 – O Freestyle, como o nome já diz é um estilo livre que
usa os diversos passos das danças de rua. O vídeo abaixo é apenas uma ideia
para assistir e ver essa liberdade de estilo. É um ritmo contagiante, e você
pode arriscar uns passos depois.