domingo, 21 de junho de 2020

Semana 8 - de 22 a 27/6 - 8o ano EJA

Atenção aos comandos
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
CORREÇÃO revise sua atividade com atenção. 

Segunda-feira, dia 22____


Língua Portuguesa__________________

ATIVIDADE: Correção das atividades da semana anterior.

CORREÇÃO revise sua atividade com atenção. 

Texto: Cobrança, Moacyr Scliar
1. Trata-se de um cobrador que tenta receber uma dívida.
2. Que naquela casa mora uma pessoa que não quitou uma dívida.
3. Os sinais de pontuação usados nos diálogos são os Dois-pontos e travessão.
4. O fato de o marido ser o cobrador, e insistir em cobrar a própria esposa.
5. O texto é uma crônica.
6. A crônica é um texto narrativo, leve, curto e trata de assuntos do cotidiano.

Textos: Desiderata e Instantes

a) Procure saber o significado da palavra Desiderata e escreva-o. 
Aquilo que é objeto de desejo, ambição, vontade, anseio; aspiração.

b) O Poema Desiderata, conhecido mundialmente, tem uma história interessante. Pesquise e escreva resumidamente o que descobriu.
O poema “Desiderata” foi escrito em 1927 pelo poeta americano Max Ehrmann (1872-1945). Existe um mal entendido a respeito da autoria do poema, algumas publicações atribuem-na a um autor hindu desconhecido. Em alguns livros de referência, “Desiderata” é ainda amiúde considerado como tendo sido “achado” na velha St. Paul s Church, em Baltimore, e que data de 1692. Entretanto, ele foi realmente escrito por Max Ehrmann, (1872-1945) que registrou o copyright em 1927; o copyright foi renovado em 1954 por Bertha K. Ehrmann.  https://www.revistaprosaversoearte.com 

c) Qual é o assunto do poema Desiderata?
É uma proposta de como se deve viver.  Vive de modo sereno, harmônico.

d) De que trata o poema Instantes?
Também traz a proposta de como se deve viver, porém de forma mais aventureira, mais livre.

e) Os dois textos possuem semelhanças. Identifique uma semelhança entre eles.
As semelhanças é que ambos fazem propostas de como se deve viver. 


Matemática_______________________

ATIVIDADE: Atividade sobre a pandemia da covid-19.


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

1. Abaixo, são apresentados dois boletins sobre os dados da covid-19 em nosso município. Cada boletim traz os resultados de maneira fácil para o cidadão acompanhar a evolução dos casos da doença no município.  Observe e responda o que se pede:

 
 

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

a) Quantos exames foram realizados até o dia 07 de junho?
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b) Quantos exames foram realizados até o dia 14 de junho?
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c) Qual a diferença entre a quantidade de exames realizados nestas duas semanas, isto é, quantos exames a mais foram realizados?
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d) Determine quantos exames são realizados em média por dia em nosso município. Para isso basta efetuar a divisão do total de exames realizados na última semana por sete.
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e) Para chegar ao total de exames realizados, devemos efetuar a soma entre os casos negativos, os casos positivos e aqueles que aguardam o resultado. Faça a verificação para cada boletim comprovando a veracidade das informações fornecidas.
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f) Qual a quantidade de casos positivos registrados apenas na última semana em nosso município? 
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g) Para chegar ao total de casos positivos, devemos efetuar a soma entre os curados, os óbitos, aqueles que estão em internação hospitalar e aqueles que estão em quarentena domiciliar. Faça a verificação para cada boletim comprovando a veracidade das informações prestadas.
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Terça-feira, dia 23_____


Geografia_______________________

ATIVIDADE: Leia o texto e responda as questões


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

Usinas de eletricidade 
Usinas elétricas são instalações industriais designadas para a geração de energia elétrica. As usinas elétricas utilizam geradores que são capazes de converter a energia mecânica proveniente de alguma força motriz externa em energia elétrica.

Os geradores presentes nas usinas elétricas são máquinas capazes de rotacionar em altas velocidades. Em seu interior, há grandes ímãs e uma espira (um enrolamento de fios com grande número de voltas). Quando há movimento relativo entre o campo magnético dos imãs e a espira, ocorre o surgimento de uma corrente elétrica. Tal corrente elétrica é coletada e depois distribuída para indústrias, áreas rurais e residências, por meio de fios condutores de alta tensão.

termo usinas elétricas abrange todos os tipos de usinas que produzem eletricidade, como as usinas hidrelétricas, termoelétricas, solares, eólicas, nucleares, entre outras.

Como funcionam as usinas elétricas?
Apesar de existirem diferentes tipos de usinas elétricas, quase todas produzem eletricidade segundo o mesmo princípio físico: indução eletromagnética, também conhecida como lei de Faraday-Lenz.

Essa lei estabelece que, sempre que houver uma variação no fluxo de campo magnético, uma corrente elétrica induzida deverá surgir, para compensar essa variação. Em termos práticos, o movimento rotacional de uma bobina envolta por poderosos ímãs faz com que o fluxo de campo magnético varie com o tempo, com isso, uma grande corrente elétrica flui pela espira. Todas as usinas elétricas que transformam o movimento em eletricidade funcionam por esse princípio.

Uma das poucas usinas elétricas que produz energia por meio de um fenômeno físico, que não a indução eletromagnética, é a usina solar do tipo fotovoltaica. Nesse tipo de usina, a energia das ondas eletromagnéticas emitidas pelo Sol é diretamente convertida em corrente elétrica por um grande número de placas solares.

Usinas elétricas no Brasil
O Brasil conta com diversos tipos de usinas voltadas para a produção de energia elétrica. Dentre elas, a usina hidrelétrica é, de longe, a mais popular, em razão do enorme potencial hidráulico do país. Esse tipo de usina é acionada pelo movimento de queda das águas de rios represados. Em seguida, vêm as usinas termoelétricas, cuja energia é provida pela queima de gás natural ou carvão mineral; e, por fim, as usinas nucleares, que geram energia elétrica a partir do calor liberado pela fissão de átomos pesados, como o Urânio.

Tipos de usinas de eletricidade
De acordo com o tipo de matriz energética, da qual uma usina elétrica extrai a sua energia, é possível caracterizar essa última em diferentes tipos. Confira alguns dos mais importantes tipos de energia e a sua definição, bem como os nomes dados às usinas que os exploram, a fim de obter-se energia elétrica:

 - Energia hidráulica: é a energia potencial gravitacional contida nas massas de água que apresentem uma altura, ou desnível. Durante a queda d'água, essa energia é convertida em energia cinética, movimentando os geradores das usinas. Esse tipo de energia é explorado pelas usinas hidrelétricas e maremotrizes.

 - Energia térmica: está diretamente relacionada à temperatura de um sistema. Quanto maior é a temperatura de um sistema, maior será a força com que as suas moléculas atingem as fronteiras que o circunda. Assim, essa forma de energia torna possível movimentar grandes turbinas geradoras usando o vapor d'água, por exemplo. As usinas termoelétricas e geotérmicas fazem uso desse tipo de energia por meio da queima do carvão mineral e pelo aproveitamento dos jatos de vapor emitidos pelos gêiseres, respectivamente.

 - Energia solar: é proveniente da radiação eletromagnética emitida pelo Sol. Essa energia pode ser usada para produzir um grande aumento na temperatura de água, a fim de evaporá-la e impulsionar grandes turbinas. Outro uso da energia solar consiste em convertê-la diretamente em energia elétrica usando painéis solares, por meio de um fenômeno chamado efeito fotoelétrico. As usinas que fazem uso desse tipo de energia são as usinas solares dos tipos termossolares e fotovoltaicas.


Usinas solares, como a da foto, são uma das aplicações tecnológicas do efeito fotoelétrico.

 - Energia eólica: é o nome que se dá para a energia cinética dos ventos. Esse tipo de energia produz a rotação de moinhos, o movimento de embarcações etc. As usinas que fazem uso direto desse tipo de energia, por meio de grandes cataventos, são as usinas eólicas.

 - Energia nuclear: é obtida por meio da fissão nuclear de átomos pesados e instáveis, como o Urânio. Durante a fissão nuclear, parte da massa dos átomos é convertida em uma imensa quantidade de energia, essa energia é usada para aquecer a água, que se evapora sob altas pressões e, quando liberada, produz a rotação de turbinas geradoras.

Como funciona a usina hidrelétrica
As usinas hidrelétricas funcionam por meio da repressão de um grande volume de água. Geralmente, a profundidade dos rios represados pode chegar à casa das centenas de metros. Tamanha medida faz com que a água adquira uma grande energia potencial gravitacional. Ao abrirem-se as comportas dessas usinas, a água adquire energia cinética rapidamente, e a sua passagem, através das turbinas geradoras, produz energia elétrica.
 

1 — Reservatório
2 — Barragem
3 — Turbina
4 — Gerador
5 — Transformador
6 — Distribuição

A corrente elétrica que é produzida pelos geradores das usinas hidrelétricas é chamada de corrente alternada, pois o seu sentido é rapidamente invertido, com frequência de 60 Hz. No momento de sua geração, essa corrente elétrica tem intensidade muito alta, por isso, a fim de evitar-se grandes perdas da energia produzida, ela é direcionada para um conjunto de transformadores que a abaixa para menores intensidades, reduzindo as perdas decorrentes do efeito Joule. Para tanto, essa corrente elétrica tem o seu potencial elétrico elevado para valores de alta tensão.

Usinas hidrelétricas no Brasil
O Brasil é o terceiro país com o maior potencial hídrico do mundo. As usinas hidrelétricas correspondem a mais de 60% de toda a energia elétrica gerada em território brasileiro. É o tipo de usina mais comum no país, devido à sua abundância de rios com grande potencial hidráulico.
Confira uma lista com as maiores usinas hidrelétricas do Brasil, seguida de sua produção energética, em MW (megaWats):
 - Usina hidrelétrica de Itaipu — 14000 MW
 - Usina hidrelétrica de Belo Monte — 11233 MW
 - Usina hidrelétrica de São Luiz do Tapajós — 8381 MW
 - Usina hidrelétrica de Tucuruí — 8370 MW

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), considera-se usinas hidrelétricas aquelas instalações geradoras de energia, capazes de produzir potências superiores a 1 MW. No Brasil, há um total de 217 usinas com tais especificações. Considera-se, no entanto, como centrais geradoras hidrelétricas, as instalações cuja potência é menor que 1 MW. Existem cerca de 698 instalações desse tipo em território nacional.



As turbinas geradoras das usinas hidrelétrica são formadas por enormes enrolamentos de fios e ímãs potentes.

Como funciona a usina termoelétrica
As usinas termoelétricas produzem energia elétrica por meio do aquecimento da água e consequente movimentação de pás dos geradores em caldeiras, onde se queimam produtos altamente combustíveis, como carvão mineral, madeira, gás natural, óleo diesel e outros. Existem, no entanto, alguns tipos de usinas termoelétricas que não queimam combustíveis, como o caso das usinas termossolares, que concentram a luz solar em grandes reservatórios de água usando um conjunto de espelhos côncavos
 

As usinas termossolares usam a luz do Sol para produzir a evaporação de grandes massas de água e mover turbinas geradoras.

Usinas termoelétricas do Brasil
As usinas termoelétricas são muito comuns no Brasil em razão do seu baixo custo. Pouco mais de 24% de toda a energia elétrica gerada no Brasil são originadas desse tipo de usina. Até o ano de 2019, o Brasil conta com um número de 3008 usinas termoelétricas, capazes de gerar cerca de 40.000 MW de potência.

Como funciona a usina nuclear
A usina nuclear utiliza a energia que é produzida pela fissão dos átomos de Urânio para aquecer grandes massas de água e mover as turbinas dos geradores, assim como fazem as usinas termoelétricas. No entanto, diferentemente das usinas termoelétricas, as usinas nucleares não podem ser simplesmente desligadas, uma vez que a reação nuclear que produz a energia dessas usinas é uma reação em cadeia que não pode ser interrompida.
De fato, o que ocorre é que, periodicamente, são inseridas grandes barras com pastilhas de alguns elementos químicos, capazes de absorver o grande número de nêutrons emitidos pelas fissões nucleares no interior de seus reatores. Com isso, há uma drástica diminuição da quantidade de energia liberada a cada segundo.
 

 
As grandes chaminés características das usinas nucleares fazem parte de seu sistema de resfriamento e não emitem poluição.

Usinas nucleares do Brasil
Existem somente duas usinas nucleares em funcionamento no Brasil que, juntas, produzem cerca de 1,2% de toda a energia elétrica nacional, gerando cerca de 2007 MW de potência. Ambas encontram-se no estado do Rio de Janeiro, em Angra dos Reis. Uma terceira unidade, conhecida como Angra-3, que se encontra em processo de construção, deverá ter uma potência de aproximadamente 1350 MW.

As usinas hidrelétricas fazem uso da energia potencial gravitacional da queda d'água para gerarem energia elétrica. 


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. Quais são os tipos de usinas de eletricidade que existem?
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2. Como funciona uma usina hidrelétrica?
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3. Quantas usinas nucleares existem no Brasil, em que cidade e estado se localizam?
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4. A economia moderna depende da disponibilidade de muita energia em diferentes formas, para funcionar e crescer. No Brasil, o consumo total de energia pelas indústrias cresceu mais de quatro vezes no período entre 1970 e 2005. Enquanto os investimentos em energias limpas e renováveis, como solar e eólica, ainda são incipientes, ao se avaliar a possibilidade de instalação de usinas geradoras de energia elétrica, diversos fatores devem ser levados em consideração, tais como os impactos causados ao ambiente e às populações locais.

Em uma situação hipotética, optou-se por construir uma usina hidrelétrica em região que abrange diversas quedas d’água em rios cercados por mata, alegando-se que causaria impacto ambiental muito menor que uma usina termelétrica. Entre os possíveis impactos da instalação de uma usina hidrelétrica nessa região, inclui-se:
A) a poluição da água por metais da usina.
B) a destruição do habitat de animais terrestres.
C) o aumento expressivo na liberação de CO2 para a atmosfera.
D) o consumo não renovável de toda água que passa pelas turbinas
E) o aprofundamento no leito do rio, com a menor deposição de resíduos no trecho de rio anterior à represa.



História_________________________

Professora Lívia Sgarbosa
ORIENTAÇÕES: 
- Antes de iniciar a atividade registre no seu caderno a pauta e a data de hoje. É muito importante neste momento que o seu caderno esteja organizado e com todo conteúdo que vamos estudar.
- Pauta: A COLONIZAÇÃO PORTUGUESA NO BRASIL
- Orientações, registe os textos no seu caderno de História, isso facilita sua organização, bem como contribui para a fixação e entendimento dos conteúdos tratados.
- Após o registro, leia novamente o texto com calma. Copie e responda as questões em seu caderno.

A COLONIZAÇÃO PORTUGUESA NO BRASIL
Bem, você mora no Brasil, e provavelmente nasceu aqui. Sabe que o Brasil é um país que tem aproximadamente 180 milhões de habitantes e mais de 08 milhões e 500 mil Km2.

A língua que você fala é a portuguesa – herança cultural do colonizador português. Os usos e costumes que você pratica são resultados da mistura de várias culturas, principalmente indígena, africana, européia e asiática.

Bem, oficialmente, os portugueses chegaram no Brasil durante a expansão marítima, nos fins do século XV, sob o comando de Pedro Álvares Cabral, no dia 22 de abril de 1500.

Nos primeiros anos, após a chegada de Cabral, a preocupação dos portugueses foi a de extrair pau-brasil, com o auxílio dos índios para mandar à Europa, onde a madeira era negociada.

Mas, a prioridade dos portugueses era continuar explorando e vendendo as especiarias (cravo, pimenta, canela...) da Índia, na Europa.

A bem da verdade os portugueses não se animaram muito com a nova possessão.
Justificavam que uma terra que só tinha pau-brasil e aves exóticas não proporcionaria os mesmos lucros que as especiarias da Índia - no Oriente.

Assim, somente a partir de 1530, quando as especiarias deram sinal de esgotamento, é que a Coroa Portuguesa iniciou de fato a colonização do Brasil.
Portugal, um pequeno país, se vê diante da tarefa de ocupar uma colônia gigantesca como o Brasil!

Quanto custaria isso em gente e em dinheiro?
Ciente disso, o rei de Portugal, D. João III, encontra uma saída para não arcar com as despesas da colonização. Sabendo que os nobres portugueses sonhavam em possuir grandes extensões de terra, decidiu em 1534, dividir o Brasil em 15 grandes faixas de terras (mapa ao lado) e entregá-las à senhores de razoáveis condições financeiras.

Surgiram as capitanias hereditárias.
O nobre donatário recebia apenas o direito de posse, mas não se tornava proprietário da capitania – o proprietário era o rei. Se a administração da capitania fosse boa, seria transferida hereditariamente aos herdeiros do donatário. Se fosse ruim, o rei dava a posse para outro nobre.

Bem, os nobres gastariam muito dinheiro para montar a produção açucareira, construir engenhos e portos, transferir os colonizadores para o continente americano, lutar contra índios e piratas, enquanto o rei ficava na confortável posição de cobrador de impostos sobre as atividades econômicas implantadas na Colônia.

A maioria das capitanias fracassou por vários motivos: poucos investimentos (por falta de recursos ou de interesse dos donatários), freqüentes ataques dos indígenas, grande distância entre as povoações e entre o Brasil e Portugal.

Dessa forma, somente as capitanias de Pernambuco e São Vicente deram lucros, porque seus donatários souberam resistir aos ataques indígenas e investiram muito dinheiro para dotar as capitanias de engenho, bois, instrumentos agrícolas, soldados etc. O rei de Portugal não desistiu das capitanias, mas resolveu melhorar o sistema. Para controlar os donatários e ajudá-los na colonização, D. João III nomeou, em 1548, um governador-geral para o Brasil, que era um representante do rei na colônia, a quem os donatários e todos os colonos deviam obedecer. A instalação do governo-geral significou a centralização administrativa da colônia. O primeiro governador-geral Tomé de Sousa, fundou Salvador, a primeira cidade e capital do Brasil. Trouxe gado e instalou vários engenhos de cana-de-açúcar.

A colonização do Brasil compreendia a fixação de colonos na terra e uma produção que atendesse ao mercado europeu, com fins lucrativos.

Assim, a colonização no Brasil teve a cultura da cana-de-açúcar como o seu primeiro produto agrícola, e para produzir açúcar, foram trazidos negros da África como mão-de-obra. A produção deveria ser em grande escala, pois este produto era raro na Europa e, portanto, caro.

LEIA O TEXTO E RESPONDA AS QUESTÕES:

1) Portugal decide efetivamente ocupar a colônia portuguesa na América, somente em 1530. Explique com suas palavras, o motivo.
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2) Explique o foram as Capitanias hereditárias e o Governo Geral
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Educação Física__________________

FIQUE   ATENTO   ÀS   TURMAS:
TURMA   1,   MAIORES   DE   18   ANOS.
TURMA   2,   MENORES   DE   18   ANOS,   SEM   AFASTAMENTO.


ATIVIDADE   TURMA   1: alongamento

O alongamento colabora para o bem estar do nosso corpo e até melhora a postura. Convide alguém para fazer com você ou imagine que estamos aí para te fazer companhia! Vamos lá.

Vamos fazer as posturas da imagem abaixo, temos que ficar na posição contando até 10. Vamos lá?!

Um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete, oito, nove, dez!!!!!




ATIVIDADE  TURMA  2: xadrez

Olá! Hoje vamos aprender ou relembrar jogos de tabuleiro.


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

O xadrez
“Xadrez é uma batalha entre dois exércitos: o branco e o preto. Eles têm de lutar um contra o outro para cercar o rei inimigo e dominar seu reino. A primeira pessoa que consegue fazer isso ganha a partida com um “xeque-mate”.

O xadrez existe há centenas de anos e suas táticas não foram esgotadas por completo. Uma das razões que fazem o jogo ser tão fantástico!

Esse jogo apareceu na Índia, aproximadamente no ano 500 a.C. (antes do nascimento de Cristo). Depois os persas o descobriram e também começaram a praticá-lo. Até o século XII, ainda não tinha chegado à Europa. As partidas competitivas tiveram início mais ou menos em 1800, mesma época em que o xadrez se tornou esporte”.   
CHEVANTES, Sabrina. Xadrez para crianças.
1.ed. São Paulo: Publifolinha,2014.8.

O jogo é composto por 32 peças ao total, sendo elas:

 


Vídeo História do XADREZ

Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link - https://www.youtube.com/watch?v=J95yEVoTI3g

Dica:  Existem diversas formas de jogar xadrez online ou nas plataformas digitais acessando sites ou baixando  jogos através de tablets, computadores, celulares etc.


Quarta-feira, dia 24____

Língua Portuguesa_________________

ATIVIDADE: Leitura, compreensão e análise textual com descritores. Descritor:  Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
(Por meio deste descritor, o aluno deverá estabelecer a relação entre o ponto de vista do autor sobre um determinado assunto e os argumentos que sustentam esse posicionamento).


1. Leia o texto abaixo e escreva nas lacunas: (V) para a(s) resposta(s) que considerar correta(s) e  (F) para a(s)resposta(s) que considerar incorreta(s):

LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

O namoro na adolescência
Um namoro, para acontecer de forma positiva, precisa de vários ingredientes: a começar pela família, que não seja muito rígida e atrasada nos seus valores, seja conversável, e, ao mesmo tempo, tenha limites muito claros de comportamento. O adolescente precisa disto, para se sentir seguro. 

O outro aspecto tem a ver com o próprio adolescente e suas condições internas, que determinarão suas necessidades e a própria escolha. São fatores inconscientes, que fazem com que a Mariazinha se encante com o jeito tímido do João e não dê pelota para o herói da turma, o Mário. Aspectos situacionais, como a relação harmoniosa ou não entre os pais do adolescente, também influenciarão o seu namoro. 

Um relacionamento em que um dos parceiros vem de um lar em crise, é, de saída, dose de leão para o outro, que passa a ser utilizado como anteparo de todas as dores e frustrações. Geralmente, esta carga é demais para o outro parceiro, que também enfrenta suas crises pelas próprias condições de adolescente. Entrar em contato com a outra pessoa, senti-la, ouvi-la, depender dela afetivamente e, ao mesmo tempo, não massacrá-la de exigências, e não ter medo de se entregar, é tarefa difícil em qualquer idade. Mas é assim que começa este aprendizado de relacionar-se afetivamente e que vai durar a vida toda.
SUPLICY, Marta. A condição da mulher. São Paulo: Brasiliense, 1984.

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Para um namoro acontecer de forma positiva, o adolescente precisa do apoio da família.
O argumento que defende essa ideia é:
(   ) A família impede as frustrações.
(   ) A família tem uma relação harmoniosa.
(   ) O adolescente segue o exemplo da família.
(   ) O apoio da família dá segurança ao jovem.


2. Leia o texto abaixo e responda.

LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

Ajude a salvar nossas crianças
Denatran investe R$ 12,6 milhões em campanha educativa
O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) lançou no dia 12 de outubro, durante a XII Meia Maratona Internacional, no Rio de Janeiro, a Campanha “Ajude a salvar nossas crianças. Cuide delas no trânsito”. O evento, organizado pelo Denatran, que contou com a participação de personagens infantis, como Branca de Neve, o Lobo Mau e a Chapeuzinho Vermelho, protagonistas da campanha, atraiu mais de duas mil pessoas ao local.

A campanha será veiculada até dia 11 de novembro e tem o objetivo de chamar a atenção de mães, pais e responsáveis sobre os cuidados que devem ser observados para a segurança das crianças no trânsito.

De acordo com as estatísticas do Departamento, 21.199 crianças de 0 a 12 anos foram vítimas em acidentes de trânsito ocorridos no País em 20006. Desse total, 818 morreram. O Denatran, com recursos do Fundo Nacional de Segurança e Educação para o Trânsito (Funset), investiu R$12,6 milhões para a veiculação de quatro filmes em emissoras de TV, spots de rádios, outdoor, busdoors, folderes e cartazes. O material impresso será encaminhado aos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e às Secretarias de Educação.
Ministério da saúde. Disponível em http://portal.saude.gov.br

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Quais elementos presentes no texto justificam a tese (ponto de vista).
A) A participação de personagens infantis como protagonistas.
B) A morte de crianças que usam o cinto de segurança.
C) As estatísticas do Denatran sobre os acidentes de trânsito envolvendo crianças de 0 a 12 anos.
D) O grande investimento do governo em pesquisas e propagandas.


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

3. Complete conforme o exemplo:
Tema é assunto de que trata o texto.
Tese é _________________________
Argumento é ____________________






Matemática_______________________

ATIVIDADE: Leitura de tabela e construção de gráficos


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

Observe a tabela a seguir com as informações de casos confirmados em nosso município 

Data

Casos Confirmados

14/04

01

21/04

03

22/04

05

27/04

07

07/05

09

11/05

12

14/05

15

17/05

17

18/05

20

21/05

27

25/05

33

26/05

35

29/05

41

31/05

50

01/06

60

02/06

65

03/06

69

04/06

72

05/06

79

06/06

80

07/06

82

09/06

92

10/06

105

11/06

110

12/06

115

14/06

119


Use uma folha de sulfite e reproduza o eixo abaixo em seu caderno. A seguir, com as informações apresentadas nesta tabela, construa um gráfico representando a curva da covid-19 em Monte Mor




Compare seu gráfico com as curvas apresentadas abaixo:


Que conclusão é possível fazer sobre o achatamento da curva em nossa cidade? Podemos afirmar que ela já chegou ao topo?
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Quinta-feira, dia 25____


Ciências________________________

ATIVIDADE: leitura e interpretação de texto informativo.


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

PANDEMIA DE CORONAVÍRUS
Colocar 20 crianças numa sala de aula implica em 808 contatos cruzados em dois dias, alerta universidade
Grupo de especialistas em planejamento da Universidade de Granada estima os riscos da retomada das aulas em setembro na Espanha e pede uma organização que pense "além do primeiro dia"
JAVIER ARROYO
Granada - 17 JUN 2020 - 18:46 BRT

O fim progressivo da quarentena na Europa levanta dúvidas sobre como proceder. Entre os dilemas que mais preocupam está o retorno das crianças e jovens às aulas, previsto para setembro na Espanha. A ministra da Educação espanhola, Isabel Celaá, anunciou há alguns dias que o Governo não considerava necessário o uso de máscaras ou a manutenção de uma distância física mínima nos primeiros quatro anos do ensino fundamental, pois são grupos assimiláveis como famílias ou que mantêm convivência. No entanto, os cálculos matemáticos de pesquisadores da Universidade de Granada (UGR) apresentam resultados que contradizem a ideia de um pequeno grupo familiar.

Supondo uma família espanhola média, composta por dois adultos e 1,5 filhos menores ―dado usado nas operações matemáticas, assumindo que há 10 alunos com um irmão na sala de aula e outros 10 são filhos únicos―, no primeiro dia de aula cada aluno será exposto a 74 pessoas. Isso ocorrerá exclusivamente se não houver contato com alguém fora da sala de aula e da casa da família.

"No segundo dia", explica Alberto Aragón, coordenador do projeto, "a interação chegaria a 808 pessoas, considerando exclusivamente as relações sem distanciamento nem máscara da própria classe e as das classes de irmãos e irmãs". A projeção em papel excede 15.000 contatos em três dias.

Se o número de crianças na sala de aula subir para 25, como muitos Governos autônomos espanhóis anunciaram, porque se trata da proporção habitual, o número de pessoas envolvidas aumentaria para 91 no primeiro dia e 1.228 no segundo. O contágio de uma pessoa desse grupo acarreta um risco automático para todo o grupo, portanto, espera-se que qualquer situação de alerta leve ao fechamento da sala ou mesmo de toda a escola, se houver espaços ou professores em comum.

No entanto, a realidade é que nenhum desses cenários está sendo considerado no planejamento de retorno às aulas no momento. Para Alberto Aragón, professor da UGR e especialista em organização de empresas e planejamento, a preparação para a volta em setembro não é só insuficiente, mas também foi deixada nas mãos das escolas, algo que “obviamente” excede sua capacidade organizacional e de recursos.
[...]

Comparação com outros países
A comparação com outros países também é interessante. Dinamarca e Israel, que já retornaram às aulas, servem como modelo de estudo. No caso da Dinamarca, “com um bom planejamento e recursos suficientes”, diz Aragón, as classes são agora com 10 alunos, que saem de cinco em cinco para o recreio e com uma organização temporal e espacial que minimiza os contatos. “Eles estão se saindo bem e reduziram o risco ao mínimo.” No caso de Israel, com um modelo de retorno semelhante ao previsto para a Espanha, “nos primeiros dois ou três dias, 100 escolas tiveram que ser fechadas”. Muitas vezes, segundo o professor, mais por prevenção por causa de tosses ou febres do que por doença.


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. Supondo uma família espanhola média, composta por dois adultos e 1,5 filhos menores ―dado usado nas operações matemáticas, assumindo que há 10 alunos com um irmão na sala de aula e outros 10 são filhos únicos―, no primeiro dia de aula cada aluno será exposto a quantas pessoas?
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2. "No segundo dia", explica Alberto Aragón, coordenador do projeto, "a interação chegaria a quantas pessoas?
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3. Se o número de crianças na sala de aula subir para 25, como muitos Governos autônomos espanhóis anunciaram, porque se trata da proporção habitual, o número de pessoas envolvidas aumentaria para quantas pessoas no primeiro dia? E no segundo?
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4. Se a preparação para a volta às aulas for deixada nas mãos das escolas você acha que há capacidade organizacional e de recursos.
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5. Quais as alterações estruturais e organizacionais que você acha que devem ser feitas na escola para receber o aluno com segurança?
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Inglês__________________________

ATIVIDADE: 


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1) SPECIAL ACTIVITY
As vogais sumiram! Siga as dicas lá debaixo para solucionar esse PUZZLE!

1) M__S___C
● You love to listen! (Você ama escutar!)

2) P___N___ ___PPL____
● It’s a fruit. (É uma fruta)

3) B___ ____R
● It’s an animal. (É um animal)

4) N___N___T____ ___N
● It’s a number. (É um número)

5) M___N___CR___FT
● It’s a game. (É um jogo)

6) BR____D  P___TT
● It’s an actor. (É um ator)

7) B____ ____TL____S
● It’s a band. (É uma banda)

8) ____ P___RTM____NT
● It’s a place where you can live. (É um lugar que você pode morar)


2. Faça a relação utilizando as letras de cada expressão:

a)Nice to meet you.
b) What is your name?
c) I am July.
d) My name is Jhon.

(    ) Qual é o seu nome?
(    ) Meu nome é Jhon.
(    ) Prazer em conhecê-lo.
(    ) Eu sou July.


3.Ordene as palavras e forme frases:

a) your name is What?
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b) meet you Nice to.
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c) classroom What your is?
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d) name is My Peter.
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Arte___________________________

ATIVIDADE: Arte e religiosidade


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

A arte já foi muito utilizada para representar crenças – mesmo muito antes do cristianismo surgir. Muitos pesquisadores acreditam que as pinturas rupestres são religiosas. Isto é, essas pinturas, feitas em cavernas, montanhas e paredões, tinham motivos espirituais.

Mais que ajudar a representar os atributos de alguma determinada crença, a arte tem particularidades que ajudam a aproximá-la da religião. Por exemplo, algumas pinturas rupestres são geometrias abstratas; por mais que pareça que não representam nada, elas podem indicar conceitos através da repetição ou transformação de elementos desenhados.

Algo que pode parecer óbvio, mas é extremamente importante, é a sobrevivência da arte: enquanto um profeta é mortal, a obra de arte pode durar para sempre. Esse é um dos motes para a construção dos monumentos do Egito Antigo, como as pirâmides e a esfinge. Sendo imortais como a alma, as obras transmitiriam para sempre a história, a crença e os atributos dos profetas e monarcas.

Todavia, nem sempre a proximidade entre arte e religião quer dizer concordância – muitas vezes, um dos principais atributos da arte se vira contra a religião: a criticidade. Nesses casos, a arte pode ser até antirreligiosa.

Os antigos acreditavam muito no politeísmo, ou seja, acreditar em vários deuses. Os egípcios são exemplos ovos que seguiam essa crença, além de acreditarem na vida após a morte.

Assista ao vídeo abaixo: Grandes civilizações - O antigo Egito




NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Em seu caderno, escreva a relação da arte e da religiosidade tratada pelos antigos egípcios. Em seguida faça um desenho do que mais chamou sua atenção nos vídeos.


Sexta-feira, dia 26_____


Língua Portuguesa_______________

ATIVIDADE: Leitura, compreensão e análise textual com descritores.
Descritor:  Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la. (Por meio deste descritor, o aluno deverá estabelecer a relação entre o ponto de vista do autor sobre um determinado assunto e os argumentos que sustentam esse posicionamento).


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

1. Leia com atenção o texto abaixo para responder à questão:
Viver bem com pouco
Foi-se a era de esbanjar. 
A nova ordem global impõe consumir com parcimônia e priorizar a recompensa emocional.

O americano David Bruno é hoje o maior divulgador do lema “pouco é bom”. Ele ficou famoso por manter um blog no qual vai se despedindo de tudo o que juntou na vida – até que consiga viver com apenas 100 objetos (leia nas próximas páginas). A visão é parecida com a do Movimento Viridiano, um grupo de ecologistas (viridiano vem de verde) criado há dez anos pelo jornalista Bruce Sterling, de São Franciso. Sterling prega a valorização dos objetos que têm maior presença no nosso dia a dia, caso do colchão, onde todos deveriam passar oito horas diárias, ou um terço da vida. O mesmo vale para os sapatos e a cadeira de trabalho, que devem ser confortáveis o suficiente para não causar incômodo algum. Em relação ao automóvel, a filosofia viridiana afirma que ele deve ser relegado a um segundo plano, uma vez que é usado em deslocamentos curtos, poucas vezes ao dia.

Abrir mão do carro ou de outros bens que pareciam imprescindíveis pode ser mais fácil do que parece. 
VERA, Andrés; MASSON, Celso; VICARIA, Luciana. Viver bem com pouco. Revista Época.

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

O argumento que defende a tese de se viver bem com pouco é:
A) Valorizar apenas objetos que tenham presença no cotidiano, com destaque para o conforto, evitando o acúmulo de itens.
B) Fazer parte do Movimento Viridiano.
c) Somente valorizar os objetos que não sejam confortáveis.
D) Deixar de usar o carro.

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

2. Qual é a ideia principal (tese) defendida no texto acima? 
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LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

3. Leia o texto abaixo para responder à questão:
Amor à primeira vista
Papel, plástico, alumínio. Modernas embalagens industrializadas são essencialmente confeccionadas com essas três matérias-primas. Mas o resultado está longe de ser monótono.

Desde que os especialistas em vendas descobriram que a embalagem é um dos primeiros fatores que influenciam a escolha do consumidor, ela passou a ser estudada com mais atenção. Atualmente, estampa cores fortes, letras garrafais e formatos curiosos na tentativa de chamar a atenção nas prateleiras dos supermercados. Produtos infantis, por exemplo, apelam para  desenhos animados ou super-heróis da moda para derrubar a concorrência. Provavelmente é o
caso do achocolatado que você toma de manhã, do queijinho suíço do meio da tarde e até mesmo da sopinha da noite.

Essas embalagens despertam o interesse dos consumidores muitas vezes, eles levam o produto para casa mais porque gostaram de sua roupagem do que pelo fato de apreciarem o conteúdo. [...]
https://libanioabgo.files.wordpress.com

Um argumento que sustenta a tese de que a embalagem agora é uma forma de conquistar o consumidor é que os consumidores são atraídos pela embalagem.

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Você concorda com essa afirmação? Justifique sua resposta.
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Matemática_____________________

ATIVIDADE: Revisão geral de conteúdos


1. Observe a sequência de pontos obtidos por Corona em um jogo de cartas: ganhou 20, perdeu 16, ganhou 32, perdeu 19, ganhou 35, ganhou 44, perdeu 12, perdeu 15, perdeu 13 e ganhou 28. Ela montou uma expressão para determinar sua pontuação final.

Copie no caderno a expressão e resolva para Corona, determinando quantos pontos ela fez: 

 


2. Griselda ganhou um cartão presente de R$800,00 no dia dos namorados. Comprou online os seguintes itens: 

  
Qual foi o valor gasto por Griselda e quanto sobrou ainda do seu cartão presente?


3. Indique usando a simbologia e calcule:

a) a raiz quadrada de 81

b) a raiz quadrada de 225

c) a raiz quadrada de 36

d) a raiz quadrada de 961

4. Wesley comprou uma moto que custou R$2.400,00. Ele deu 50% do valor de entrada e o restante ele dividiu em 6 prestações. Qual será o valor de cada prestação?

5. DESAFIO
Determine a massa da esfera e do cubo nas balanças abaixo:




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8o ano__________

Responda, clicando no link abaixo, a participação nessas aulas


Fique bem, fique em casa!