domingo, 21 de junho de 2020

Semana 8 - de 22 a 27/6 - 9o ano EJA

Atenção aos comandos
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
CORREÇÃO revise sua atividade com atenção. 

Segunda-feira, dia 22____


Língua Portuguesa__________________

ATIVIDADE: Correção da atividade da semana 7 (15 a 19/6)


CORREÇÃO revise sua atividade com atenção. 

Atividades com descritores 
1) A ideia defendida no texto é comprovada pela descoberta da desidratação de alimentos.
2) O argumento que sustenta a tese de que os golfinhos podem ser pessoas é uma pessoa é uma ser autônomo e ciente de sua identidade.  
3) A ideia defendida pelo autor é a de que a criatividade e a participação devem fazer parte do presente.
4) A informação principal no texto é a de que o ator precisa ser alegre.
5) Uma das informações principais no texto é a de que vários animais viajaram pelo espaço como astronautras.

Correção da Atividade de Compreensão e interpretação textual.
a) Procure saber o significado da palavra Desiderata e escreva-o. 
Aquilo que é objeto de desejo, ambição, vontade, anseio; aspiração.

b) O Poema Desiderata, conhecido mundialmente, tem uma história interessante. Pesquise e escreva resumidamente o que descobriu.
O poema “Desiderata” foi escrito em 1927 pelo poeta americano Max Ehrmann (1872-1945). Existe um mal entendido a respeito da autoria do poema, algumas publicações atribuem-na a um autor hindu desconhecido. Em alguns livros de referência, “Desiderata” é ainda amiúde considerado como tendo sido “achado” na velha St. Paul s Church, em Baltimore, e que data de 1692. Entretanto, ele foi realmente escrito por Max Ehrmann, (1872-1945) que registrou o copyright em 1927; o copyright foi renovado em 1954 por Bertha K. Ehrmann.                                                   https://www.revistaprosaversoearte.com/

c) Qual é a temática de cada texto?
A temática é a mesma: uma proposta de como se deve viver.

d) Identifique pelo menos uma semelhança e uma diferença entre os Pontos de Vista
A semelhança é que ambos fazem propostas de como se deve viver.  O primeiro faz sugestões de como viver de modo harmônico e sereno; já o segundo valoriza um modo de vida mais livre, mais voltado para a aventura e o prazer, sem tantas regras e preceitos: essa é uma diferença essencial entre os textos.
Fonte: livro didático Novas Palavras

Atividade de Produção textual: Assista ao Vídeo de apoio (Encceja 2020)


Correção das produções no Grupo de Whatsapp



Matemática_______________________

ATIVIDADE: Cálculo do termo desconhecido.


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

Números inteiros.

Números decimais.

Frações

Vimos que:
X +8 = 10 equivale a  x = 10 – 8. Logo: x = 2
Observe: 8 somando “passa” subtraindo.

X – 7 = 12 equivale a x = 12 + 7. Logo x = 19
Observe: 7 subtraindo “passa” somando.

2 . x = 10 equivale a x = 10 : 2 . Logo  x = 5
Observe: 2 multiplicando “passa” dividindo.

X : 3 = 4 equivale a   x = 4 x 3. Logo x = 12
Observe: 3 dividindo “passa” multiplicando.


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1) Calcule o valor do termo desconhecido.
a) X + 3 = 5
b) X + 10 = 20
c) x + 2 = 15
d) x + 8 = 20
e) x – 7 = 3
f) x – 10 = 0
g) 3x = 18


2) Calcule o valor do termo desconhecido.
a) 11x = 55
b) X : 5 = 2
c) X : 12 = 1
d) 2x – 7 = 3
e) X – 12 = 30 
f) 5x = 40
g) 13x = 13


3)  Traduza para linguagem matemática.

a) Seis mais quatro é igual a dez.
Resposta = 6 + 4 = 10

b) O dobro de dois é quatro:
Resposta:______________

c) O triplo de quatro é doze:
Resposta:______________

d) Um número mais dois é cinco:
Resposta:______________

e) Um número menos oito é três:
Resposta:______________
f) O dobro  de um número mais oito é trinta:
Resposta:______________

g) O triplo de um número é doze:
Resposta:_________________


Terça-feira, dia 23_____


Geografia_______________________

ATIVIDADE: Leia o texto e copie as questões e responda no caderno


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

África 
África é um dos seis continentes do mundo, sendo o terceiro maior em extensão territorial. O território estende-se por mais de 30 milhões de km2, ocupando, aproximadamente, 20% da área continental da Terra. No continente vivem mais de um bilhão de habitantes, fazendo dele o segundo mais populoso entre os demais.

A África é conhecida pela sua pluralidade étnica e cultural, e, por meio de uma história milenar, é capaz de contar a história de toda a humanidade. Apesar da enorme riqueza do continente, muitos países africanos apresentam baixos índices de desenvolvimento, com diversos problemas sociais, como a miséria, baixa qualidade de vida, subnutrição e o analfabetismo.

Os países africanos dividem-se em duas principais regiões — o Norte da África e a África subsaariana — e também se distribuem em:
África Central
África Meridional
África Setentrional
África Ocidental
África Oriental

Continente

África

Gentílico

Africano

Extensão territorial

30.221.532 km2

População

1.225.080.510 habitantes

Densidade demográfica

36,4 hab/km2

Idioma

Na África são faladas mais de mil línguas africanas, além de idiomas como o Árabe, Inglês, Francês, Português, Espanhol, Africanêr, entre outros.

Países

54 países e 7 territórios independentes

Maior país

Argélia

Menos país

Seicheles



Mapa da África



Países da África e suas capitais
A África é composta por 54 países, sendo 48 continentais e 6 insulares.
África do Sul (Cidade do Cabo)
Angola (Luanda)
Argélia (Argel)
Benin (Porto Novo)
Botsuana (Gaborone)
Burquina Faso (Ouagadougou)
Burundi (Gitega)
Camarões (Yaoundé)
Chade (N'djamena)
Costa do Marfim (Abidjan)
Djibouti (Djibouti)
Egito (Cairo)
Eritreia (Asmara)
Etiópia (Addis Abeba)
Gabão (Libreville)
Gâmbia (Banjul)
Gana (Acra)
Guiné (Conacri)
Guiné-Bissau (Bissau)
Guiné Equatorial (Malabo)
Ilhas de Madagascar (Antananarivo)
Ilhas de Cabo Verde (Cidade de Praia)
Ilha de Comores (Moroni)
Ilhas São Tomé e Príncipe (São Tomé)
Ilhas Seychelles (Victoria)
Lesoto (Maseru)
Libéria (Monróvia)
Líbia (Trípoli)
Malaui (Lilongwe)
Mali (Bamako)
Marrocos (Rabat)
Mauritânia (Nouakchott)
Moçambique (Maputo)
Namíbia (Windhoek)
Níger (Niamey)
Nigéria (Abuja)
Quênia (Nairobi)
República Centro-Africana (Bangui)
República Democrática do Congo (Kinshasa)
República do Congo (Brazzaville)
República de Maurício (Port Louis)
Ruanda (Kigali)
Senegal (Dacar)
Serra Leoa (Freetown)
Somália (Mogadíscio)
Eswatini (Lobamba)
Sudão (Cartum)
Sudão do Sul (Juba)
Tanzânia (Dodoma)
Togo (Lomé)
Tunísia (Tunes)
Uganda (Kampala)
Zâmbia (Lusaka)
Zimbábue (Harare)

A África é um país?
Não, a África não é um país e sim um continente. Essa pergunta, apesar de parecer óbvia, implica uma questão bastante comum entre a maioria das pessoas: referir-se ao território africano como homogêneo. E não, ele não é. A África é uma das regiões mais diversas do mundo, em termos culturais, religiosos, étnicos, políticos e geográficos.

Na África existe um país chamado África do Sul. Este é responsável por cerca de um quinto da economia do continente.

Regiões da África
Sabemos que o continente africano apresenta grande biodiversidade, assim como uma extensa diversidade cultural, étnica, religiosa e política. Assim, para facilitar a análise e observação de algumas áreas, o continente foi dividido em cinco regiões:


1) África Central
Abrange os territórios dos seguintes países: República Centro-Africana, República Democrática do Congo, Angola, Chade, Camarões e República do Congo. Essa região limita-se com o Oceano Atlântico, a oeste, e regiões montanhosas, a leste. É atravessada por diversos rios, apresenta altas temperaturas, umidade do ar elevada, predominância de clima tropical e presença das savanas.

2) África Meridional 
Abrange os territórios dos seguintes países: África do Sul, Botsuana, Comores, Lesoto, Malawi, Moçambique, Namíbia, Eswatini, Zâmbia e Zimbábue. Essa região caracteriza-se pela presença de planaltos; clima tropical, desértico e mediterrâneo; e vegetação de savanas, estepes e florestas. Parte dela é rica em minérios como ouro, cobre e crômio. Em outras partes, é praticada a agricultura, como as plantações de cana-de-açúcar, café e fumo.

3) África Setentrional
Abrange os territórios dos seguintes países: Argélia, Egito, Líbia, Marrocos, Sudão e Tunísia, sendo a maior região do continente em termos de área. A população distribui-se de forma heterogênea pela área, concentrando-se nas porções de maior umidade.

Nessa região, também chamada Norte da África, há uma grande concentração de minérios voltados para o mercado de exportação, ao passo que a agropecuária é pouco desenvolvida, devido às suas condições naturais. Apenas no Vale do Rio Nilo é que a agricultura desenvolve-se, devido à grande fertilidade do solo, graças às cheias do rio.

4) África Ocidental
Abrange os territórios dos seguintes países: Benin, Burkina, Faso, Cabo Verde, Costa do Marfim, Gabão, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Libéria, Mali, Mauritânia, Níger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa, São Tomé e Príncipe, e Togo. Localiza-se entre o deserto do Saara e o golfo da Guiné.

A África Ocidental caracteriza-se pela predominância de clima equatorial, vegetação representada pelas savanas e florestas. A população concentra-se especialmente nas regiões ao sul, pois no Saara as condições geográficas não são atrativos populacionais. Nessa área a agricultura é uma das atividades econômicas praticadas, com destaque para o cultivo de cana-de-açúcar, cacau e banana.

5) África Oriental
Abrange os territórios dos seguintes países: Burundi, Djinouti, Eritreia, Etiópia, Quênia, Ruanda, Ilhas de Madagascar, Seychelles, Somália, Tanzânia e Uganda. Localiza-se entre a região da bacia hidrográfica do Congo e o Oceano Índico.

A África Oriental caracteriza-se pela presença de formações montanhosas, vulcões e lagos. O clima predominante é o tropical, e a vegetação é dos tipos equatorial, savana e estepes, com áreas desérticas.

A economia da região baseia-se na agricultura com o cultivo de café e algodão, voltado ao mercado de exportação. Essa região apresenta baixos índices de desenvolvimento humano e diversos problemas sociais.

História da África
A África é o berço da humanidade, pois há indícios de que o continente foi o primeiro a ser habitado por humanos. Nele foram encontrados diversos fósseis que comprovam essa teoria e também possibilitaram o estudo da evolução humana. Estima-se que a porção norte do continente seja a mais antiga do mundo, na qual se estabeleceu os povos egípcios.

O continente foi colonizado por povos europeus, como os espanhóis, portugueses e franceses. Muitos africanos foram arrancados e levados de seus países para outras partes do mundo pelos europeus, a fim de realizarem o trabalho escravo.

Assim a África foi dividida ao longo da sua colonização, segundo os interesses dos colonizadores, que ignoraram a realidade e identidade dos povos, agrupando-os em tribos com disparidades culturais. Foi após a Segunda Guerra Mundial que as colônias africanas iniciaram o seu processo de independência. Contudo, o continente ainda vive diversos conflitos territoriais e religiosos.

População e idiomas
Vivem no continente mais de um bilhão de habitantes. No entanto e apesar do alto contingente, a África apresenta distribuição desigual da população, devido às condições geográficas que desfavorecem a ocupação das áreas.

O continente africano convive com grandes problemas de ordem social. Muitos países apresentam baixos Índices de Desenvolvimento Humano. Grande parte da população de alguns países convive com baixa qualidade de vida, fome e miséria. As taxas de natalidade e mortalidade são muito altas, enquanto a expectativa de vida é baixa.

Há uma grande diversidade cultural no continente, o qual possui várias etnias, tradições, religiões e línguas. Além das milhares de línguas africanas, falam-se as línguas trazidas pelos colonizadores, como o Francês, Inglês e Português. Essa última é falada por cinco países: Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Moçambique e Angola. Recentemente Guiné Equatorial também adotou o idioma. Caso tenha curiosidade sobre esse tema, leia nosso texto: População africana.

O continente africano apresenta, em quase todo o seu território, planaltos com, aproximadamente, 750 metros de altitude limitados por escarpas.

Na região do deserto do Saara (região setentrional), encontra-se o planalto setentrional por onde percorre o Rio Nilo. Na região leste, encontra-se grandes montanhas como o Kilimanjaro e o Monte Quênia. Já na parte meridional, encontra-se a cadeia do Cabo, com altitude que ultrapassa 3400 metros.

Clima
O território africano é bastante diverso em termos climáticos. Podemos encontrar áreas com predomínio do clima equatorial, outras de clima tropical, assim como há também regiões de clima desértico e mediterrâneo. O clima equatorial é registrado na região ocidental; o tropical, na região central e sul; o desértico, na região setentrional, assim como o clima mediterrâneo. 

Economia
Índices econômicos e de desenvolvimento humano apontam que o continente africano é o mais pobre entre os continentes. Muitos países são considerados subdesenvolvidos.

A economia africana é baseada, principalmente, no setor primário, com o extrativismo e a agropecuária. O continente é rico em minerais como ouro e diamante. Em alguns países também são encontrados petróleo e gás natural. A exploração de recursos naturais é feita pelos europeus e também pelos norte-americanos, o que impede o desenvolvimento do país com base em suas próprias riquezas.

Vegetação
A savana é a vegetação predominante no continente africano.
No continente africano, podem ser encontradas faixas de floresta equatorial; savanas que predominam na maior parte do continente; vegetação mediterrânea; e estepes. Caso tenha maior interesse sobre o clima e a vegetação africanos, leia nosso texto: Aspectos naturais da África.

O extrativismo animal e vegetal também destaca-se. Já no que tange à agropecuária, a agricultura realizada em alguns lugares é para subsistência e, em outros, para fim comercial.

Os principais cultivos para subsistência são: mandioca, milho, inhame e sorgo. Já dos cultivos voltados para o mercado destacam-se algodão, cacau, café e amendoim. Em relação à pecuária, a criação de gado ganha destaque em diversas áreas. A criação de ovelha também é comum no sul do continente.


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1.O mapa-múndi abaixo apresenta todos os continentes destacados em cores distintas. Marque a alternativa que corresponde à cor do continente africano no mapa.

a) Vermelho
b) Amarelo
c) Verde
d) Azul
e) Preto


2. Analise as alternativas sobre o continente africano e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
(     ) Com extensão territorial de 30,1 milhões de quilômetros quadrados, a África é o maior continente do planeta.
(     ) O continente africano é subdivido em África Mediterrânea e África Subsaariana, sendo o islamismo o divisor cultural e o deserto do Saara a barreira natural.
(     ) Vários países da África apresentam problemas socioeconômicos: baixo IDH, elevadas taxas de mortalidade infantil, baixa expectativa de vida, altos índices de analfabetismo e subnutrição.
(     ) A linha do Equador corta o continente africano na porção centro-sul, fazendo com que todo o território pertença ao Hemisfério Setentrional.
(     ) São países que integram o continente africano: África do Sul, Nigéria, Camarões, Jamaica, Angola e Somália.


3. O continente Africano é dividido em várias regiões, quais são elas?
______________________________


4. Escreva 10 nomes de países africanos com suas devidas capitais;
______________________________



História_________________________

Professora Lívia Sgarbosa
ORIENTAÇÕES:  CRISE DE 1929
- Antes de iniciar a atividade registre no seu caderno a pauta e a data de hoje. 
- É muito importante neste momento que o seu caderno esteja organizado e com todo conteúdo que vamos estudar.
- Pauta: 

DESTA VEZ VOCÊS NÃO PRECISAM COPIAR, APENAS LEIAM E TIREM AS INFORMAÇÕES PARA RESPONDER AS QUESTÕES NO CADERNO.
ESSE TEXTO COMPLEMENTA O ASSUNTO TRATADO NA SEMANA ANTERIOR:


A CRISE MUNDIAL DE 29
O ano de 1929 foi um ano de crise mundial. O Brasil sofreu muito as conseqüências desta crise. Os Estados Unidos eram os maiores produtores de artigos industrializados do mundo, assim como os maiores compradores de café do Brasil.

No final dos anos vinte, a indústria norte-americana cresceu muito, produzindo muito mais do que poderia vender. Logo, os prejuízos foram maiores do que os lucros, gerando a falência da maioria das fábricas e o desemprego, quando ocorreu a famosa “quebra da Bolsa de Nova Iorque”. Se não vendiam, os norte- americanos não tinham lucro, logo, não podiam comprar. Com isso, deixaram de comprar o café brasileiro. Se a situação para os cafeicultores já estava ruim antes da crise de 1929, com ela, os cafeicultores tiveram muito prejuízo. O governo federal não tinha mais recursos para comprar dos cafeicultores o café excedente (de acordo com o Convênio de Taubaté), nem tinha onde estocar tanto café. Milhares de sacas de café eram queimadas pelo governo, enquanto os cafeicultores sofriam com a crise econômica.

LEIA O TEXTO E RESPONDA AS QUESTÕES:

1) O que foi a Crise de 1929?
____________________________


2) Como a Crise de 1929 atingiu o Brasil?
____________________________


3) Qual foi a alternativa que o Brasil encontrou para aliviar os efeitos da Crise?
____________________________



Educação Física__________________

FIQUE   ATENTO   ÀS   TURMAS:
TURMA   1,   MAIORES   DE   18   ANOS.
TURMA   2,   MENORES   DE   18   ANOS,   SEM   AFASTAMENTO.


ATIVIDADE   TURMA   1: alongamento

O alongamento colabora para o bem estar do nosso corpo e até melhora a postura. Convide alguém para fazer com você ou imagine que estamos aí para te fazer companhia! Vamos lá.

Vamos fazer as posturas da imagem abaixo, temos que ficar na posição contando até 10. Vamos lá?!

Um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete, oito, nove, dez!!!!!




ATIVIDADE  TURMA  2: xadrez

Olá! Hoje vamos aprender ou relembrar jogos de tabuleiro.


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

O xadrez
“Xadrez é uma batalha entre dois exércitos: o branco e o preto. Eles têm de lutar um contra o outro para cercar o rei inimigo e dominar seu reino. A primeira pessoa que consegue fazer isso ganha a partida com um “xeque-mate”.

O xadrez existe há centenas de anos e suas táticas não foram esgotadas por completo. Uma das razões que fazem o jogo ser tão fantástico!

Esse jogo apareceu na Índia, aproximadamente no ano 500 a.C. (antes do nascimento de Cristo). Depois os persas o descobriram e também começaram a praticá-lo. Até o século XII, ainda não tinha chegado à Europa. As partidas competitivas tiveram início mais ou menos em 1800, mesma época em que o xadrez se tornou esporte”.   
CHEVANTES, Sabrina. Xadrez para crianças.
1.ed. São Paulo: Publifolinha,2014.8.

O jogo é composto por 32 peças ao total, sendo elas:

 


Vídeo História do XADREZ

Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link - https://www.youtube.com/watch?v=J95yEVoTI3g

Dica:  Existem diversas formas de jogar xadrez online ou nas plataformas digitais acessando sites ou baixando  jogos através de tablets, computadores, celulares etc.


Quarta-feira, dia 24_____


Língua Portuguesa_________________

ATIVIDADE: Leitura, compreensão e análise textual com descritores. Descritor:  Identificar a tese de um texto. (Encontrar a ideia central defendida pelo autor de um texto, observando os recursos utilizados para influenciar o leitor).


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

1. Leia o texto abaixo e responda o que se pede:

Regime, ginástica e cama
A falta de sono adequado é, definitivamente, um fator de risco isolado para o ganho de peso.

A matemática da perda de peso é simples. O consumo de calorias deve ser inferior ao total de energia gasta pelo organismo. Nos últimos cinco anos, porém, uma série de estudos vem demonstrando que um terceiro fator deve ser incluído na equação do emagrecimento - o sono. Como a má alimentação e o sedentarismo, uma sucessão de noites mal dormidas pode condenar ao fracasso qualquer luta contra a balança.

A pesquisa mais recente e uma das mais intrigantes sobre o assunto foi publicada na revista científica americana Annals of Internal Medicine. Conduzida por médicos da Universidade de Chicago, ela demonstrou que, em períodos de pouco sono, a queima de gordura corporal é 55% menor e a perda de massa magra, 60% maior.

"Perder massa magra significa perder músculos, e isso é ruim porque leva à desaceleração do metabolismo e faz com que a pessoa ganhe peso com mais facilidade", diz o endocrinologista Walmir Coutinho, presidente eleito da Associação Internacional para o Estudo da Obesidade. Em outras palavras: dormir pouco favorece o efeito sanfona, a grande questão de quem tenta se livrar dos quilos em excesso.
MAGALHÃES. Naiara. Veja. 20 out. 2010. p. 160. Fragmento. (P090591ES_SUP)

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Nesse texto, a ideia principal defendida pelo autor é que a

A) Falta de sono está relacionada ao ganho de peso.
B) Má alimentação derruba a luta contra a balança.
C) Perda de massa magra é maior com pouco sono.
D) Perda de massa magra desacelera o metabolismo.


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2. Qual é a temática do texto acima?
________________________


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

3. Leia o texto abaixo e responda:
Elegância 1, racismo 0
O paradoxo costuma rondar sistemas democráticos. Até que ponto se pode tolerar a intolerância, ser liberal com quem pretende demolir as liberdades, assegurar os direitos dos que não os reconhecem?

Em alguns casos, a dúvida se resolve facilmente. Criminaliza-se a tentativa de derrubar pela força um governo legítimo. Atentados terroristas recebem sanções severas, não importando a fundamentação política que possam ter.

Nos chamados crimes de opinião, todavia, o debate se torna mais complexo. Poucas coisas são mais repugnantes e estúpidas do que o preconceito racial, e têm sido frequentes manifestações desse tipo nos estádios de futebol.

Do Reino Unido ao Peru, do Japão ao Brasil, registram-se atos de insulto a jogadores afrodescendentes por parte de alguns (ou muitos) torcedores que estão prontos a aplaudir o jogador negro ou mulato quando estes fazem gols para seus times de dileção.

Várias iniciativas se tomam para punir os responsáveis. Uma equipe peruana foi condenada a pagar multa (meros US$ 12 mil) depois de seus torcedores terem emitido gritos de "macaco" para agredir o jogador Tinga, do Cruzeiro. No Brasil, um time gaúcho perdeu nove pontos e foi rebaixado pelo fato de seus fãs terem atirado bananas contra um árbitro.

A questão é saber se punições como essas cumprem um papel determinante, pedagógico e civilizatório, no sentido de modificar a mentalidade do torcedor racista.

A repressão a um sentimento, por mais odioso que seja, não o desarma. Pode-se desencorajar, pela lei, certos comportamentos que o manifestem de forma explícita. Seu fundo de ressentimento e destrutividade permanece e pode até fermentar, depois de recalcado.

Não poderia ser mais educativa – no que teve de superioridade, humor e indiferença – a reação do brasileiro Daniel Alves, que soberanamente comeu a banana que lhe fora atirada.

Uma agência publicitária tomou daí a inspiração, a pedido do atacante Neymar, também hostilizado nos campos espanhóis, para campanha contra o racismo.

"Somos todos macacos", diz o slogan, obtendo a adesão de inúmeras celebridades.

Torna-se moda, nas redes sociais, divulgar fotos com a fruta em mãos; o insulto se neutraliza, o agressor se desconcerta, o símbolo inverte o sentido.

É no campo das formas de expressão que o embate se leva a efeito. Gesto contra gesto, solidariedade contra particularismo, ironia contra estupidez: ainda que essa luta jamais tenha fim, é bom que seu lado mais inteligente tenha, também, as armas mais inteligentes a seu dispor.

“A repressão a um sentimento, por mais odioso que seja, não o desarma. Pode-se desencorajar, pela lei, certos comportamentos que o manifestem de forma explícita. Seu fundo de ressentimento e destrutividade permanece e pode até fermentar, depois de recalcado.”
Editorial Folha de S.Paulo, 1 de maio de 2014 

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
O texto propõe uma reflexão.

Escreva (V) para a informação que comprove essa afirmação e (F) para a informação que contraria a afirmação.
(    ) O sentimento de quem é vítima do racismo.
(    ) O valor das multas cobradas por crimes racistas.
(    ) A lei, que não considera o racismo como um crime.
(    ) A validade das punições dadas a pessoas racistas.



Matemática_______________________

ATIVIDADE: revisão de conteúdo.


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1) De acordo com o cartaz do açougue , calcule quantos reais custam:
Coxão Mole: R$ 23,45
Costela: R$ 15,90
Picanha: R$ 35,98
Alcatra: R$ 26,99
Filé-Mignon R$ 35,55
a) 4 kg de alcatra: Resposta_________________
b) 3,5 kg de costela: Resposta__________________
c) 3 Kg de coxão mole: Resposta_________________
d) 1,6 kg de picanha: Resposta___________________


2)  Marta preparou 7,8 L de suco e dividiu essa quantidade igualmente em 4 jarras com capacidade para 2 L cada. Observação: 1L = 1000 ml
a) Em cada jarra, foram despejados quantos litros de suco? Resposta:________
b) Que quantidade de suco, em litros, faltou ser despejada em cada jarra para que ela ficasse completamente cheia? Resposta________________
c) No máximo, quantos copos com capacidade para 200 mL Marta pode encher com o suco contido em cada jarra? Resposta:_______


3)   Observe os preços do posto Amazonas:
Etanol R$ 2,25
Gasolina R$ 4,55
Óleo Diesel R$ 3,25
a) Com R$  50,00 pode colocar quantos litros de etanol? Resposta:___________
b) Com R$ 100,00 pode colocar quantos litros de gasolina? Resposta: _________


4) Quantos minutos equivalem a 2,35 horas?
a) 140 minutos
b) 141 minutos
c) 142 minutos 
d) 143 minutos


Quinta-feira, dia 25____


Ciências________________________

ATIVIDADE: leitura e interpretação de texto informativo.


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

PANDEMIA DE CORONAVÍRUS
Colocar 20 crianças numa sala de aula implica em 808 contatos cruzados em dois dias, alerta universidade
Grupo de especialistas em planejamento da Universidade de Granada estima os riscos da retomada das aulas em setembro na Espanha e pede uma organização que pense "além do primeiro dia"
JAVIER ARROYO
Granada - 17 JUN 2020 - 18:46 BRT

O fim progressivo da quarentena na Europa levanta dúvidas sobre como proceder. Entre os dilemas que mais preocupam está o retorno das crianças e jovens às aulas, previsto para setembro na Espanha. A ministra da Educação espanhola, Isabel Celaá, anunciou há alguns dias que o Governo não considerava necessário o uso de máscaras ou a manutenção de uma distância física mínima nos primeiros quatro anos do ensino fundamental, pois são grupos assimiláveis como famílias ou que mantêm convivência. No entanto, os cálculos matemáticos de pesquisadores da Universidade de Granada (UGR) apresentam resultados que contradizem a ideia de um pequeno grupo familiar.

Supondo uma família espanhola média, composta por dois adultos e 1,5 filhos menores ―dado usado nas operações matemáticas, assumindo que há 10 alunos com um irmão na sala de aula e outros 10 são filhos únicos―, no primeiro dia de aula cada aluno será exposto a 74 pessoas. Isso ocorrerá exclusivamente se não houver contato com alguém fora da sala de aula e da casa da família.

"No segundo dia", explica Alberto Aragón, coordenador do projeto, "a interação chegaria a 808 pessoas, considerando exclusivamente as relações sem distanciamento nem máscara da própria classe e as das classes de irmãos e irmãs". A projeção em papel excede 15.000 contatos em três dias.

Se o número de crianças na sala de aula subir para 25, como muitos Governos autônomos espanhóis anunciaram, porque se trata da proporção habitual, o número de pessoas envolvidas aumentaria para 91 no primeiro dia e 1.228 no segundo. O contágio de uma pessoa desse grupo acarreta um risco automático para todo o grupo, portanto, espera-se que qualquer situação de alerta leve ao fechamento da sala ou mesmo de toda a escola, se houver espaços ou professores em comum.

No entanto, a realidade é que nenhum desses cenários está sendo considerado no planejamento de retorno às aulas no momento. Para Alberto Aragón, professor da UGR e especialista em organização de empresas e planejamento, a preparação para a volta em setembro não é só insuficiente, mas também foi deixada nas mãos das escolas, algo que “obviamente” excede sua capacidade organizacional e de recursos.
[...]

Comparação com outros países
A comparação com outros países também é interessante. Dinamarca e Israel, que já retornaram às aulas, servem como modelo de estudo. No caso da Dinamarca, “com um bom planejamento e recursos suficientes”, diz Aragón, as classes são agora com 10 alunos, que saem de cinco em cinco para o recreio e com uma organização temporal e espacial que minimiza os contatos. “Eles estão se saindo bem e reduziram o risco ao mínimo.” No caso de Israel, com um modelo de retorno semelhante ao previsto para a Espanha, “nos primeiros dois ou três dias, 100 escolas tiveram que ser fechadas”. Muitas vezes, segundo o professor, mais por prevenção por causa de tosses ou febres do que por doença.


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. Supondo uma família espanhola média, composta por dois adultos e 1,5 filhos menores ―dado usado nas operações matemáticas, assumindo que há 10 alunos com um irmão na sala de aula e outros 10 são filhos únicos―, no primeiro dia de aula cada aluno será exposto a quantas pessoas?
_____________________________


2. "No segundo dia", explica Alberto Aragón, coordenador do projeto, "a interação chegaria a quantas pessoas?
_____________________________


3. Se o número de crianças na sala de aula subir para 25, como muitos Governos autônomos espanhóis anunciaram, porque se trata da proporção habitual, o número de pessoas envolvidas aumentaria para quantas pessoas no primeiro dia? E no segundo?
_____________________________


4. Se a preparação para a volta às aulas for deixada nas mãos das escolas você acha que há capacidade organizacional e de recursos.
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5. Quais as alterações estruturais e organizacionais que você acha que devem ser feitas na escola para receber o aluno com segurança?
_____________________________



Inglês__________________________

ATIVIDADE 1: CORREÇÃO DA ATIVIDADE ANTERIOR. 
1. Letra B – O preconceito racial.
2. Letra A – Todas as pessoas têm um lado bom e um lado ruim.
3. Letra A – keyboard\piano
Letra B – harmony
Letra C - together


ATIVIDADE 2: 

1. Observe, traduza no caderno e estude o vocabulário presente na imagem. Em seguida, responda a pergunta. 


2. How are you feeling today? Como você está se sentindo hoje?
_____________________________


3. Complete com am, is, are:
a) I _____ a student.
b) You _____ a teacher.
c) He _____ a bad boy.
d) They _____ dentists.
e) It _____ a cat.
f) He _____ a good boy.
g) She _____ a good girl.
h) She _____ my friend.


4. Complete com os pronome I, we, he, she , it:
a) _____ are students.
b) _____ is a tree.
c) _____ am a teacher.
d) _____ is a dog.
e) _____ are a doctors.


5. Substitua os nomes pelos pronomes he, she , it, they:
a)Peter is a good student.
_____ is a good student.

b)Neila is a good student.
_____ is a good student.

c)The cat is an animal.
_____ is an animal.

d)The girls are nice.
_____ are nice.



Arte___________________________

ATIVIDADE: arte da improvisação – Teatro


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

Commedia Dell'Arte
Características: A grande diferença entre a commedia dell’arte e o teatro que estava sendo produzido na renascença é justamente o caráter popular que ele possui.

Ou seja, enquanto o teatro renascentista estava apoiado nos ideais clássicos, a commedia dell’arte esteve oposto ao modelo erudito.

Além de seu caráter popular ele era também itinerante, ou seja, a companhia teatral apresentava em diversas cidades.

Muitas companhias teatrais fizeram sucesso atraindo o público, até mesmo os da alta classe. As companhias que mais se destacaram foram: Gelosi, Confidenti, Fedeli.

Seus atores se apresentavam em locais públicos, sejam nas ruas ou praças. Os palcos eram improvisados e o esquema de apresentação estava baseado na improvisação e espontaneidade de seus atores.

Por esse motivo ficou também conhecida pelo nome: “Commedia All’Improviso” (Comédia do Improviso).

Personagens principais:
Arlecchino (Arlequim): principal figura da commedia dell'arte. Arlequim era um servo e palhaço trapalhado, ágil e malandro.

Colombina: era uma criada graciosa, inteligente, ágil e habilidosa. Trata-se da única criada feminina, namorada de Arlequim. Era também reconhecida pelos nomes: Esmeraldina, Diamantina, Pasquela, Ricciolina, Coralina, Argentina e Franceschina.

Pedrollino ( Pierrô): também chamado de Pedro ou Pierrot, era um servo fiel e honesto.

Assista o vídeo a seguir para entender melhor sobre Commedia Dell’Arte. 

PDF link - https://youtu.be/iLyRmVUy1co 


NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Em seguida, em seu caderno, crie uma história simples com o romance dos três personagens principais (Arlequim, Pierrô e Colombina).


Sexta-feira, dia 26_____


Língua Portuguesa_______________

ATIVIDADE: Leitura, compreensão e análise textual com descritores. Descritor: Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.¹
¹ Localizar o ponto de vista do autor sobre determinado assunto e os argumentos que ele usa para sustentar sua posição.


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

1. Leia o texto abaixo para responder à questão:
Lembrar e esquecer
[...]
Antes da era digital, buscar dados sobre um indivíduo era tarefa árdua, exigindo cansativas visitas a arquivos públicos, por exemplo. Hoje, quase tudo está ao alcance de algumas teclas do computador.

A Corte de Justiça da União Europeia [...] determinou que um site de pesquisas apague dados considerados “inadequados, irrelevantes ou não mais relevantes” de seus resultados de busca quando um cidadão assim o solicitar.
[...]

São pelo menos dois os princípios em choque. De um lado estão os direitos do indivíduo. Se até crimes graves prescrevem, sendo “esquecidos”, por que erros menores ou deslizes involuntários deveriam ser constantemente relembrados?

Do outro lado, está o direito do público à informação. Se os dados divulgados correspondem à verdade, é legítimo exigir que sejam apagados? Isso não seria falsificar a história? [...]
Editorial/folhapress.editorial-lembra-e-esquecer
Fonte: Descritores Prova Brasil Pearson 9º ano

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Do ponto de vista do autor, assegurando-se os direitos do indivíduo,
A) Os crimes mais graves devem prescrever.
B) O cidadão tem direito a inventar sua história na internet.
C) O público deve ter direito à informação de todos os indivíduos.
D) O cidadão pode ter direito a apagar, da internet, pequenos erros.


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

2. Leia o texto para responder à questão
Se não fosse assim
O passado é nebuloso; e o futuro, imprevisível. Mas naqueles anos 1960, nós, os jovens, queríamos traçar os caminhos da humanidade com nossas próprias mãos. [...]

As universidades [...] foram caladas, milhares de alunos e professores conheceram os porões onde se tentava obter, por meio de torturas, o nome de pessoas e organizações que procuravam levar de volta o Brasil à vida democrática. [...]

Sofremos até hoje os prejuízos políticos e morais da ditadura. Nossa democracia engatinha, com mil deficiências, e temos muito ainda a andar para que ela seja, pelo menos, razoável. E para aqueles que tanto falam em corrupção, é bom lembrar que ela, a corrupção, medra sobretudo quando as bocas estão todas caladas, e os criminosos sentem-se impunes. O terreno fica livre para os aproveitadores de sempre.
Disponível em:<http://www.cartacapital.com.br/se-não-fosse-assim...
Fonte: Descritores Prova Brasil Pearson 9º ano

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

De acordo com o autor, a corrupção torna-se forte diante
A) Do poder da democracia.
B) Dos criminosos que são presos.
C) Do silêncio do povo e da impunidade.
D) Das manifestações de jovens revolucionários.


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

3. Justifique sua resposta com passagem do texto.
_______________________________________ 


Vídeo de apoio Encceja 2020




Matemática_____________________

ATIVIDADE: revisão de conteúdo.


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1) Uma pesquisa com 600 pessoas concluiu que ¾ delas são esportistas e 2/5 dos esportistas praticam futebol. Qual é o número de pessoas que praticam futebol?
Resposta: __________________


2) Em uma biblioteca há 600 livros. Quantos livros são 2/5 dessa biblioteca?
Resposta: __________________


3) Um homem possui 18 filhos. Se 2/9 são homens, quantos são os homens?
Resposta: __________________


4) Pitágoras devia R$ 600,00. Se ele pagar 2/3 dessa dívida, quanto ainda ficará devendo?
Resposta: __________________


5) A expressão 5.(a + b) é equivalente a

a) 5a + b     b) a + 5b        c) 5a + 5b        d) a + b


Números inteiros.

6) Copie e complete a tabela:

:

-3

-2

-1

+1

+2

+3

+4

+5

-3

 

 

 

 

 

 

 

 

-2

 

 

 

 

 

 

 

 

-1

 

 

 

 

 

 

 

 

0

 

 

 

 

 

 

 

 

+1

 

 

 

 

 

 

 

 

+2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



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9o ano__________

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