segunda-feira, 22 de junho de 2020

Semana 8 - de 22 a 27/6 - EJA Alfabetização

Atenção aos comandos
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.


Segunda-feira, dia 22____


Língua Portuguesa__________________

ATIVIDADE: 


1. LEIA E DESCUBRA QUE LETRAS A PESSOA QUE ESCREVEU O BILHETE TROCA.
FOFÓ MARIA,
COLOQUEI VARINHA DE MILHO NA LISTA DE COMPRAS. 
ESTOU LOUCO PARA COMER BOLO DE VUBÁ.
SEU NETO: CAIO



2. AGORA, QUE VOCÊ DESCOBRIU AS LETRAS QUE ELE TROCA, REESCREVA CORRETAMENTE O BILHETE NO SEU CADERNO.



3. DE ACORDO COM O BILHETE RESPONDA:

a. QUEM ENVIOU O BILHETE?
_________________________

b. QUEM RECEBEU O BILHETE? 
_________________________

c. O QUE O MENINO QUERIA? 
_________________________



4. AS FRASES ESTÃO COM AS PALAVRAS FORA DE ORDEM. ORDENE-AS ESCREVENDO CORRETAMENTE:

 VIÚVO. É AVÔ MEU
 SUCO UVA. FEZ FÁBIO DE
 CAIU VACA A VALETA. NA



Matemática_______________________

ATIVIDADE: FAÇA NO CADERNO.


1. ESCREVA OS NÚMEROS NA ORDEM CRESCENTE (DO MENOR PARA O MAIOR):

94 – 13 – 63 – 28 – 84 – 50


2. ESCREVA OS NÚMEROS NA ORDEM DECRESCENTE (DO MAIOR PARA O MENOR):

51 – 36 – 64 – 12 – 75 – 40

3. SEPARE OS NÚMEROS EM PARES E ÍMPARES:

87  –   48  –  19  –  21  –  60  –  36  

PARES:_________________________

ÍMPARES:_______________________


4. HORA DE SOMAR:

D  U
2   4 +
1   3 


D  U
6   0 +
3   7 


D  U
3   6 +
0   2 


D  U
4   1 +
5   6 


D  U
4   8 -
2   3 


D  U
5   7 -
3   5 


D  U
3   2 -
1   2 


D  U
8   6 -
2   1 



Terça-feira, dia 23_____


Geografia_______________________

ATIVIDADE: LEIA NOVAMENTE O TEXTO, “AS ESTAÇÕES DO ANO” (DA AULA ANTERIOR DO DIA 16/06) E FAÇA O QUE SE PEDE.


1. RELACIONE AS ESTAÇÕES DO ANO COM SUA PRINCIPAL CARACTERÍSTICA:

(A) PRIMAVERA
(B) VERÃO
(C) OUTONO
(D) INVERNO

(   ) FRIO
(   ) FLORES
(   ) CALOR
(   ) FRUTAS



2. COMPLETE CORRETAMENTE:

A PRIMAVERA COMEÇA EM SETEMBRO E TERMINA EM __________________.

O VERÃO COMEÇA EM DEZEMBRO E TERMINA EM ______________________.

O OUTONO COMEÇA EM MARÇO E TERMINA EM ________________________.

O INVERNO COMEÇA EM JUNHO E TERMINA EM ________________________.



3. EM QUAL ESTAÇÃO DO ANO NÓS ESTAMOS?
___________________________.



4. O QUE VOCÊ GOSTA DE FAZER NESSA ESTAÇÃO DO ANO?
___________________________.



5. QUAL É A ESTAÇÃO DO ANO QUE VOCÊ PREFERE? POR QUÊ?
___________________________.




História_________________________

ATIVIDADE: FAMÍLIA

A FAMÍLIA
UMA FAMÍLIA SE FORMA QUANDO DUAS PESSOAS RESOLVEM VIVER JUNTAS E TER FILHOS.

HÁ FAMÍLIAS GRANDES E FAMÍLIAS PEQUENAS.

A ÁRVORE GENEALÓGICA APRESENTA AS PESSOAS QUE COMPÕEM UM AGRUPAMENTO FAMILIAR, MOSTRANDO A RELAÇÃO DE PARENTESCO EMTRE ELAS.


ESCREVA O NOME DAS PESSOAS DE SUA FAMÍLIA. SE NECESSÁRIO, PEÇA AJUDA A UMA PESSOA QUE MORA COM VOCÊ.

MINHA FAMÍLIA

AVÓS PATERNOS

AVÔ:

AVÓ:



AVÓS MATERNOS

AVÔ:

AVÓ:
 

MEUS PAIS

PAPAI:

MAMÃE:



MEUS IRMÃOS

IRMÃOS:

IRMÃS:


EU:



Educação Física__________________

FIQUE   ATENTO   ÀS   TURMAS:
TURMA   1,   MAIORES   DE   18   ANOS.
TURMA   2,   MENORES   DE   18   ANOS,   SEM   AFASTAMENTO.


ATIVIDADE   TURMA   1: ALONGAMENTO

O ALONGAMENTO COLABORA PARA O BEM ESTAR DO NOSSO CORPO E ATÉ MELHORA A POSTURA. CONVIDE ALGUÉM PARA FAZER COM VOCÊ OU IMAGINE QUE ESTAMOS AÍ PARA TE FAZER COMPANHIA! VAMOS LÁ.

VAMOS FAZER AS POSTURAS DA IMAGEM ABAIXO, TEMOS QUE FICAR NA POSIÇÃO CONTANDO ATÉ 10. VAMOS LÁ?!

UM, DOIS, TRÊS, QUATRO, CINCO, SEIS, SETE, OITO, NOVE, DEZ!!!!!




Quarta-feira, dia 24_____


Língua Portuguesa_________________

ATIVIDADE: NO CADERNO.


1. COPIE E COLOQUE O TIL (~) NAS PALAVRAS E LEIA- AS:

CAIO – MAO – PAO – CHAO – 

ANAO – BALAO – CORAÇAO – 

NAO – MAMAO – BACAO


2. DESCUBRA O SEGREDO:
(UMA LETRA EM CADA QUADRADO).


COM P COME-SE TODOS OS DIAS 

 

 

 


COM M ACENO PARA VOCÊ

 

 

 

COM C MELHOR AMIGO DO HOMEM  

 

 

 

COM S É MUITO SADIO  

 

 

 


ESSAS PALAVRAS TÊM _______ SÍLABAS E ________ LETRAS.



3. COMPLETE AS FRASES COM AS PALAVRAS ABAIXO:

QUENTÃO – MAÇÃ – CHAPÉU

COMPREI UMA_____________ DO AMOR.
MEU ______________ É DE PALHA.
O ________________ESTÁ MUITO QUENTE.



4. COPIE AS PALAVRAS QUE ESTÃO NO DIMINUTIVO (PEQUENO).

SAPINHO – BICO – PATINHO – 

ÁGUA – GATINHA – PIPOCA –
 
ROJÃO – DANCINHA – 

BALINHA – DANÇA


5. ESCREVA NO MASCULINO FORMANDO O PAR:

 A GALINHA = ________________
 A TIA = _____________________
 A RAINHA = _________________
 A MAMÃE = _________________
 A VIÚVA= ___________________
 A VOVÓ = ___________________



Matemática_______________________

ATIVIDADE: VAMOS RECORDAR!

PARA MEDIR A MASSA DE ALGUMA COISA, UTILIZAMOS O QUILOGRAMA.

NA LINGUAGEM POPULAR, A PALAVRA PESO É USADA COMO SINÔNIMO DE MASSA, E QUILOGRAMA É CHAMADO DE QUILO (Kg).

UM QUILOGRAMA TEM 1.000 GRAMAS (g)

ASSIM REPRESENTADO: 1 QUILOGRAMA = 1 Kg


1. DE ACORDO COM AS INFORMAÇÕES A SEGUIR, CALCULE A DIFERENÇA (CONTINHA DE MENOS) ENTRE O “PESO” DOS SEGUINTES ANIMAIS:

COIOTE

CACHORRO

MACACO

34 Kg

55 Kg

87 Kg






a. MACACO E COIOTE.

b. CACHORRO E COIOTE.

c. MACACO E CACHORRO.



2. ASSINALE COM X O QUE PODEMOS COMPRAR POR QUILOS.

(   ) ELÁSTICO

(   ) FEIJÃO

(   ) LEITE

(   ) MACARRÃO

(   ) TECIDO

(   ) CARNE


Quinta-feira, dia 25____


Ciências________________________

ATIVIDADE: LEIA NOVAMENTE O TEXTO DA AULA PASSADA (18/06), SOBRE O CORPO HUMANO E FAÇA O QUE SE PEDE:


1. COMPLETE AS FRASES DE ACORDO COM O TEXTO.

a. O CORPO HUMANO POSSUI CABEÇA, __________________ E _______________.

b. NA CABEÇA ESTÃO SITUADOS ______________________.

c. NO TRONCO FICAM ________________________________.

d. OS MEMBROS SUPERIORES SÃO _______________________________________.

e. OS MEMBROS INFERIORES SÃO ________________________________________.



2. CIRCULE AS PALAVRAS QUE MOSTRAM O QUE VOCÊ PODE FAZER SEM USAR AS MÃOS:

QUEBRAR PEDRAS – FALAR – PENSAR – ESCREVER – CANTAR – 

COZINHAR CHORAR – COLOCAR ANEL – ESCUTAR - ASSOBIAR


3. ASSINALE COM X O QUE VOCÊ PODE FAZER COM UMA SÓ MÃO:

(    ) AMARRAR O SAPATO
(    ) SEGURAR O GUARDA-CHUVA
(    ) COLOCAR A CHAVE NA PORTA
(    ) ENFIAR A LINHA NA AGULHA


4. ASSINALE COM X O QUE VOCÊ PODE FAZER USANDO AS PERNAS:

(    ) CHUTAR BOLA
(    ) COMER
(    ) ANDAR DE BICICLETA
(    ) CANTAR
(    ) IR A ESCOLA
(    ) ESCREVER



Arte___________________________

ATIVIDADE: LEITURA DE IMAGEM:


PRESTE ATENÇÃO NA OBRA DE TARSILA QUE TERIA SIDO INSPIRADA EM FAZENDA DE INDAIATUBA


NO CADERNO - ATIVIDADE DE ESCRITA, DESENHO E RESOLUÇÃO QUE SERÁ CORRIGIDA/REVISADA.

1. HÁ CORES NA IMAGEM? QUAIS?
__________________________

2. AS CORES SÃO CLARAS, ESCURAS, QUENTES OU FRIAS? QUAIS?
__________________________

3. COMO SÃO AS LINHAS?
__________________________

4. E AS FORMAS? QUAIS VOCÊ RECONHECE?
__________________________

5. TEM TEXTURAS? QUAIS?
__________________________

6. E SOBRE OS TEMAS? A IMAGEM É FIGURATIVA OU ABSTRATA? QUAL É O SIGNIFICADO PARA VOCÊ?
__________________________

7. COMO VOCÊ ACHA QUE ELA FOI PRODUZIDA, QUAIS MATERIAIS E PROCESSOS FORAM USADOS?
__________________________

8. QUAL FOI A LINGUAGEM UTILIZADA (FOTOGRAFIA, PINTURA, DESENHO, GRAVURA)?
__________________________


Sexta-feira, dia 26_____


Língua Portuguesa_______________

ATIVIDADE: PEGADINHA DA FESTA JUNINA.


1. ESCREVA USANDO UMA LETRA EM CADA QUADRINHO:

a. USO NA CABEÇA PARA ENFEITAR COM 6 LETRAS:

 

 

 

 

 

 


b. FICO ACESA A NOITE INTEIRA COM 8 LETRAS:

 

 

 

 

 

 

 

 


c. VOU SUBINDO, SUBINDO, MAS SOU PERIGOSO COM 5 LETRAS:

 

 

 

 

 




2. COMPLETE A MÚSICA COM AS PALAVRAS QUE FALTAM:

    BALÃO – SABÃO – MÃO – CASA – BALÃO

CAI, CAI, ___________________.
CAI, CAI, ___________________.
AQUI NA MINHA _____________.
NÃO CAI NÃO.
NÃO CAI NÃO.
CAI NA ________ DO __________.



3. SEPARE AS PALAVRAS EM SÍLABAS:

 PIPOCA = ____________________

 CANJICA = ___________________

 PAÇOCA = ___________________
 
 BALÃO = _____________________
 
 COCADA = ___________________
 
 QUENTÃO = __________________

 FESTA = _____________________




4.  COPIE AS PALAVRAS QUE ESTÃO NO AUMENTATIVO (GRANDE).

        AMIGO – COELHÃO – 

        GATO – AMIGÃO – COELHO – 

           GATÃO –  PEIXE – CAVALÃO – 

                    PEIXÃO – CAVALO


5. COPIE A PALAVRA QUE NÃO PERTENCE AO GRUPO:

VIOLA
VIOLÃO
VACA
VIOLINO
FABIANA 
FAFÁ
FÁTIMA
FEDIDA



Matemática_____________________

ATIVIDADE: 


1. ESCREVA SE OS NÚMEROS SÃO PARES OU ÍMPARES:
17 –
21 –
34 –
42 – 
18 –
63 –



2. ESCREVA OS NÚMEROS CONTANDO DE:

a. 2 EM 2 ATÉ 20:
b. 3 EM 3 ATÉ 30:
c. 4 EM 4 ATÉ 40:
d. 5 EM 5 ATÉ 50:
e. 10 EM 10 ATÉ 100:



3. VAMOS RELEMBRAR!

COMPLETE AS AFIRMAÇÕES:
1 DEZENA DE BANANAS SÃO ______BANANAS.
1 DÚZIA DE LARANJAS SÃO ______ LARANJAS.
1 DEZENA E MEIA DE MAÇÃS SÃO ______MAÇÃS.
1 DÚZIA E MEIA DE GOIABAS SÃO _____ GOIABAS.
3 DÚZIAS DE MEXERICAS SÃO _____MEXERICAS.



4. UM CARTEIRO SAIU DO CORREIO COM 87 CARTAS. JÁ ENTREGOU 52. QUANTAS TEM AINDA PARA ENTREGAR? (FAZER A CONTA)

R: TEM _____ CARTAS PARA ENTREGAR.



5. MARIA TEM 23 QUILOGRAMAS E ANA, 14. QUANTOS QUILOGRAMAS TERÃO AS DUAS SE SUBIREM JUNTAS NUMA BALANÇA?(FAZER A CONTA)

R: TERÃO______QUILOGRAMAS JUNTAS.



Sábado, dia 27_____


Língua Portuguesa_______________

ATIVIDADE 1: AUMENTATIVO.


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

1. LEIA O TEXTO COM ATENÇÃO! VEJA O AUMENTATIVO.

ESSA NÃO
PATO GRANDE É PATÃO.
RATO GRANDE É RATÃO.
SAPO GRANDE É SAPÃO.
GATO GRANDE É GATÃO.

AGORA PRESTE ATENÇÃO
QUANDO O LEÃO É GRANDE.
NÃO PODE SER UM LE  ÃO
POIS UM LEÃO GRANDE
É MESMO UM  LE - ÃO - ZÃO!


2. PASSE AS FRASES PARA O AUMENTATIVO:

a. O CACHORRO PEGOU O OSSO.
R:

b. O HOMEM PESCOU UM PEIXE.
R:

c. O MENINO BATEU O PÉ NO CARRO.
R:

d. COMI UM PEDAÇO DE BOLO.
R:


3. COMPLETE:
BODE GRANDE É ______________.
MENINA GRANDE É ____________.
VACA GRANDE É ______________.
PRATO GRANDE É _____________.
GALINHA GRANDE É ___________.


Matemática_____________________

ATIVIDADE 1: 


NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. DESCUBRA O  VALOR QUE CADA ESPAÇO REPRESENTA PARA O RESULTADO FICAR CERTO: 

D

U


 

6

1

 

5

9




+






D

U

 

3

4

 

6

8




+







D

U

   2

 

 

3

3

5





+






D

U

5

 

 

6

8

6




+






D

U

    4

 

 

1

9

8





+






D

U


 

1

2

 

4

4




+






2. RESOLVA AS SITUAÇÕES DE  SUBTRAÇÃO:

 

 

D

U

    5

8

1

3

 

 




-






D

U

7

3

4

1

 

 




-






D

U

8

7

3

0

 

 




-






D

U

    3

8

2

8

 

 




-






D

U

4

7

 

5

 

 




-






D

U

9

4

2

1

 

 




-







----------------



Termo 1__________

Responda, clicando no link abaixo, a participação nessas aulas


Fique bem, fique em casa!