segunda-feira, 22 de junho de 2020

Semana 8 - de 22 a 27/6 - EJA Turma 2

Atenção aos comandos
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.


Segunda-feira, dia 22____


Língua Portuguesa__________________

ATIVIDADE: leia o texto e responda as questões


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

Festas juninas
No mês de junho são realizadas as festas juninas.

As festas juninas fazem parte do folclore brasileiro.

Nas festas juninas há danças, comidas e bebidas típicas, brincadeiras.

As danças comuns em festas juninas são a quadrilha, o baião e o forró.

As comidas típicas são deliciosas. São elas: amendoim torrado, batata doce, bolo de fubá, canjica, pé de moleque, milho verde, pipoca, cocada, pamonha.

As bebidas espantam o frio. São elas: quentão, vinho quente, cachaça, caipirinha.

As brincadeiras animam a festa. São elas: pesca, correio do amor, delegacia do amor, pau de sebo, leilão.

Nas festas juninas, as pessoas se vestem à moda caipira. Elas usam vestido de chita, chapéu de palha, camisa xadrez, calça remendada.

Além disso, nas festas juninas, não podem faltar a fogueira, os fogos de artifício e as bandeirinhas coloridas.

O que não se deve ter nas festas juninas são os balões. Eles são perigosos e podem causas incêndios.


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.


1- Em que mês são realizadas as festas juninas? ________________________



2- De que as festas juninas fazem parte? ______________________________



3- Conforme a tradição das festas juninas, copie do texto o nome de duas:

a) Danças : _________________________
b) Comidas: _________________________
c) Bebidas: _________________________
d) Brincadeiras: _________________________
e) Roupas: _________________________



4- Nas festas juninas não pode faltar:
(     ) bandeirinhas
(     ) pisca-pisca
(     ) fogueira
(     ) sinos
(     ) fogos
(     ) confete


5- Por que não se deve soltar balões nas festas juninas?
_____________________________________________________________



6- O texto tem _______ parágrafos.



Matemática_______________________

ATIVIDADE: 


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Observe os numerais e responda:

386 – 241 – 958 – 593 – 605 – 412


1- Escreva:
a) O maior deles: ________
b) O menor deles: ________
c) Os pares: _____________________
d) Os ímpares: _____________________


2- Some (+) os dois numerais maiores.


3- Subtraia (-) os dois numerais menores.


4- Coloque os numerais em ordem:
a) Crescente: __________________________________________________
b) Decrescente: ________________________________________________


5- Escreva por extenso o nome de cada numeral:
386: __________________________________________________________
241: __________________________________________________________
958: __________________________________________________________
593: __________________________________________________________
605: __________________________________________________________
412: __________________________________________________________



Terça-feira, dia 23_____


Geografia_______________________

ATIVIDADE: leia o texto.


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

Recursos naturais
Os recursos naturais são de fundamental importância para as sociedades, mas podem esgotar-se caso não sejam utilizados corretamente.

Podemos chamar de recursos naturais todos os elementos disponibilizados pela natureza que podem ser utilizados pelas atividades humanas. Dessa forma, as florestas, o solo, a energia solar, o movimento dos ventos, os animais, os vegetais, os minérios, a água e muitos outros são recursos naturais, pois a sociedade utiliza-os economicamente.

Inicialmente, o ser humano mantinha uma relação de equilíbrio com a natureza. Porém, com o tempo, foram sendo desenvolvidas técnicas de acúmulo e plantio que permitiram ao homem que fizesse maiores transformações sobre o meio e também sobre o espaço geográfico. Foi no período Neolítico que a agricultura constituiu-se, formando as bases estruturais para que se firmassem as primeiras civilizações.

Existem diferentes formas de aproveitar os recursos naturais, tais como: a prática da agricultura, caça, pesca, extrativismo mineral e vegetal, entre outras atividades socioeconômicas.

A extração do látex da seringueira: um exemplo de extrativismo vegetal
Com o passar dos milênios, as diferentes técnicas foram aprimorando-se, e as sociedades foram desenvolvendo formas de apropriar-se mais e melhor dos elementos da natureza, o que intensificou a exploração dos recursos naturais. Essa utilização cada vez maior desses recursos poderá, futuramente, resultar em sua extinção.

Para melhor entender essa questão, os recursos naturais são classificados em renováveis e não renováveis:

Os recursos naturais renováveis, como o próprio nome indica, são aqueles que são inesgotáveis (como a luz solar e os ventos) ou aqueles que possuem capacidade de renovação, seja pela natureza (a água, por exemplo), seja pelos seres humanos (os vegetais cultivados na agricultura).

Já os recursos naturais não renováveis são aqueles que não possuem capacidade de renovar-se ou que a renovação é muito lenta, levando milhares de anos para ser concluída. É o caso do petróleo, que leva um longo período geológico para formar-se, mas é retirado rapidamente graças ao desenvolvimento de técnicas específicas. Os minérios em geral (ouro, cobre, ferro e outros) são exemplos de recursos não renováveis que podem esgotar-se no futuro.

É válido lembrar que até mesmo alguns dos recursos renováveis poderão se tornar mais escassos caso sejam utilizados indevidamente. A água, mesmo se renovando, pode acabar, pois o ser humano só pode consumir a água potável, que se diminui cada vez mais com a poluição dos rios e dos recursos hídricos em geral. O solo, por sua vez, caso não seja preservado, também pode tornar-se improdutivo. As florestas sofrem com o avanço do desmatamento pelo mundo, de modo a prejudicar ainda mais a disponibilidade dos bens por elas fornecidos.




História_________________________

ATIVIDADE: leitura do texto.


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

9 CURIOSIDADES SOBRE O PAU-BRASIL, A ÁRVORE QUE DÁ NOME AO NOSSO PAÍS
 03/05/2017
 DIEGO DENCK
 SAÚDE/BEM-ESTAR
1. Características
O pau-brasil (Paubrasilia echinata) chega a ter entre 10 e 15 metros de altura e era muito abundante na Mata Atlântica na época de nosso descobrimento pelos portugueses. Ele possui um tronco reto e relativamente fino, com uma coloração cinza-escura. A árvore dá flores amarelas e um extrato interior capaz de gerar uma tinta vermelha.

2. Nome antigo e nova nomenclatura
Antigamente, ela se chamava ibirapitanga em tupi-gurani, onde “ybirá” significa “árvore” e “pintanga” representa “vermelho”. Quando os colonizadores descobriram o nosso país, eles se referiram à árvore como “bersil”, que significava “brasa” na época. Aos poucos, ela acabou sendo chamada de pau-brasil, mas também é conhecida como pau-vermelho, pau-de-pernambuco, arabutã, ibirapitã, muirapiranga, orabutã, pau-rosado e pau-de-tinta.

3. Violino
Em 1775, descobriu-se que o pau-brasil era excelente para o feitio de arcos de violino. Foi nesse ano que François Tourte criou, em Paris, o primeiro arco com essa madeira, dando-lhe o nome de Fernambouc, por ter colhido matéria-prima no estado de Pernambuco. Até hoje, são exportadas madeiras de pau-brasil para a Alemanha, a França e os Estados Unidos com a finalidade de virar instrumentos que chegam a custar US$ 10 mil!

4. Data nacional
Por mais de 375, o extrativismo do pau-brasil aconteceu em todo o país, até que a árvore foi declarada patrimônio nacional em 1978, através da Lei nº 6.607, que ainda estipulou o dia 3 de maio como a data oficial da árvore, que é a única protegida por lei em terras tupiniquins. Também se tentou declarar o ipê-amarelo como a flor nacional, mas isso não foi aprovado pela Câmara dos Deputados.

5. Boa para a saúde?
Na Universidade Federal de Pernambuco, um longo estudo sobre as propriedades medicinais do pau-brasil continua em curso. Acredita-se que a árvore possa ser antineoplásica, ou seja, capaz de combater alguns tipos de tumores. Em estudo com ratos, a incidência da doença diminuiu em até 87%.

6. Pena de morte
Cortar uma árvore de pau-brasil podia ser motivo de pena de morte durante o final dos anos 1700. Mesmo assim, muitas pessoas ainda o vendiam ao preço de 240 réis por quintal, principalmente no estado do Espírito Santo. O quintal era uma unidade de peso que seria equivalente a cerca de 60 quilos nos dias de hoje.

7. Nome de vilas
O botânico Francismar Francisco Alves Aguiar realizou uma expedição em 1981 na qual encontrou diversos vilarejos chamados de Pau-Brasil em nosso país. Em um deles, a 100 quilômetros de Vitória (ES), a árvore curiosamente não existe mais, em virtude de sua extração descontrolada.

8. Extinção
Em 1928, acreditava-se que não havia mais nenhuma árvore de pau-brasil crescendo espontaneamente em território nacional. Nesse ano, entretanto, um estudante de Agronomia encontrou uma única árvore florescendo em uma área que acabou se tornando a Estação Ecológica da Tapacurá, administrada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco.

9. Economia
O primeiro grande ciclo econômico do Brasil foi às custas de nossa madeira-símbolo: muitos se tornaram ricos com o extrativismo que durou até 1875, exportando o pau-brasil para a fabricação de corantes, a construção naval e a marcenaria de luxo. Em 1605, apenas 105 após o descobrimento do Brasil pelos portugueses, já se falava em medidas de proteção, mas elas nunca surtiram muito efeito.




Educação Física__________________

FIQUE   ATENTO   ÀS   TURMAS:
TURMA   1,   MAIORES   DE   18   ANOS.
TURMA   2,   MENORES   DE   18   ANOS,   SEM   AFASTAMENTO.


ATIVIDADE   TURMA   1: alongamento

O alongamento colabora para o bem estar do nosso corpo e até melhora a postura. Convide alguém para fazer com você ou imagine que estamos aí para te fazer companhia! Vamos lá.

Vamos fazer as posturas da imagem abaixo, temos que ficar na posição contando até 10. Vamos lá?!

Um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete, oito, nove, dez!!!!!



ATIVIDADE  TURMA  2: xadrez

Olá! Hoje vamos aprender ou relembrar jogos de tabuleiro.


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

O xadrez
“Xadrez é uma batalha entre dois exércitos: o branco e o preto. Eles têm de lutar um contra o outro para cercar o rei inimigo e dominar seu reino. A primeira pessoa que consegue fazer isso ganha a partida com um “xeque-mate”.

O xadrez existe há centenas de anos e suas táticas não foram esgotadas por completo. Uma das razões que fazem o jogo ser tão fantástico!

Esse jogo apareceu na Índia, aproximadamente no ano 500 a.C. (antes do nascimento de Cristo). Depois os persas o descobriram e também começaram a praticá-lo. Até o século XII, ainda não tinha chegado à Europa. As partidas competitivas tiveram início mais ou menos em 1800, mesma época em que o xadrez se tornou esporte”.   
CHEVANTES, Sabrina. Xadrez para crianças.
1.ed. São Paulo: Publifolinha,2014.8.

O jogo é composto por 32 peças ao total, sendo elas:

 


Vídeo História do XADREZ

Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link - https://www.youtube.com/watch?v=J95yEVoTI3g

Dica:  Existem diversas formas de jogar xadrez online ou nas plataformas digitais acessando sites ou baixando  jogos através de tablets, computadores, celulares etc.


Quarta-feira, dia 24_____


Língua Portuguesa_________________

ATIVIDADE: Produção de texto


Observe a sequência 

Escreva um texto em seu caderno.
NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.



Matemática_______________________

ATIVIDADE:


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Observe a tabela com o número de mercadorias vendidas em um supermercado em um final de semana e responda:

Diversos

485

Alimentos

572

Bebidas

314

Higiene

139

Limpeza

268



1- Qual mercadoria foi a mais vendida? _____________________________________

2- Qual mercadoria foi a menos vendida? ___________________________________

3- Qual a diferença entre a mercadoria mais vendida e a menos vendida? _________



4- Qual o total de mercadorias vendidas?
_________________________



5- Escreva os nomes das mercadorias em ordem decrescente de vendas (da maior para a menor):
_________________________



6- Escreva por extenso o nome dos numerais:

485: _________________________

572: _________________________

314: _________________________

139: _________________________

268: _________________________



Quinta-feira, dia 25____


Ciências________________________

ATIVIDADE: leia o texto e responda as questões.


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

Os alimentos
Todos os seres vivos precisam de alimentos.

Os alimentos são muito importantes porque ajudam no crescimento, evitam doenças, dão força e energia para que possamos trabalhar, estudar e fazer outras atividades.

Origem dos alimentos
Os alimentos podem ter origem vegetal, animal ou mineral.

• Alimentos de origem vegetal: laranja, morango, banana, pera, cenoura, beterraba, batata, verduras, feijão, ervilha, pimentão, arroz, milho, mandioca, maçã, uva.

• Alimentos de origem animal: frango, peixe, carne, salsicha, linguiça, leite, ovos, queijo, mel.

• Alimentos de origem mineral: água e sal.
                      
A água é indispensável ao nosso corpo. Nós necessitamos de mais ou menos dois litros de água por dia, mas não precisamos beber toda essa água. Parte dela entra no nosso corpo junto com os alimentos. 

A falta ou o excesso de alimentação pode causar doenças. 

As pessoas bem alimentadas são fortes e sadias e têm disposição. 

As pessoas mal alimentadas são fracas e doentes e estão sempre cansadas.


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1- Os alimentos: 
( A ) ajudam no
( B ) evitam
( C ) dão

(     ) doenças
(     ) força e energia
(     ) crescimento



2- Classifique os alimentos de acordo com a sua origem colocando:
( V ) para vegetal, ( A ) para animal e ( M ) para mineral.

(     ) arroz
(     ) ovo
(     ) água
(     ) mel
(     ) feijão
(     ) leite
(     ) frutas
(     ) queijo
(     ) carne
(     ) sal
(     ) verduras
(     ) legumes



3- A quantidade de água que uma pessoa precisa beber por dia aproximadamente é: 
(     ) 1 litro
(     ) 2 litros
(     ) 3 litros



4- Complete as frases com: fortes, fracas, doenças, doentes, sadias, cansadas, disposição.

a) A falta ou o excesso de alimentação pode causar __________________.
b) As pessoas bem alimentadas são ______________ e ______________ e têm _________________.
c) As pessoas mal alimentadas são ______________ e ______________ e estão sempre __________________.



Arte___________________________

ATIVIDADE: LEITURA DE IMAGEM:


Preste atenção na obra de Tarsila que teria sido inspirada em fazenda de Indaiatuba


NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. Há cores na imagem? Quais?
__________________________

2. As cores são claras, escuras, quentes ou frias? Quais?
__________________________

3. Como são as linhas?
__________________________

4. E as formas? Quais você reconhece?
__________________________

5. Tem texturas? Quais?
__________________________

6. E sobre os temas? A imagem é figurativa ou abstrata? Qual é o significado para você?
__________________________

7. Como você acha que ela foi produzida, quais materiais e processos foram usados?
__________________________

8. Qual foi a linguagem utilizada (fotografia, pintura, desenho, gravura)?
__________________________


Sexta-feira, dia 26_____


Língua Portuguesa_______________

ATIVIDADE: leia o texto e responda as questões.


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

Grau do substantivo
O substantivo tem dois graus: o aumentativo e o diminutivo.

Eles indicam as variações de tamanho dos seres (pessoas, animais e coisas ).

Exemplo: casebre – casa – casarão

A palavra casa está na forma normal e indica um ser de tamanho normal.

A palavra casebre está no grau diminutivo e indica um ser de tamanho menor do que o normal.

A palavra casarão está no grau aumentativo e indica um ser de tamanho maior do que o normal.


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1- Relacione cada palavra a seu grau diminutivo:

( A ) animal
( B ) burro
( C ) chuva
( D ) fio
( E ) frango
( F ) gota
( G ) ilha
( H ) lugar
( I ) mala
( J ) palácio
( K ) pele
( L ) rio
( M ) roda
( N ) rua
( O ) sala
( P ) sino
( Q ) sono
( R ) vila

(     ) fiapo
(     ) ilhota
(     ) palacete
(     ) rodela
(     ) sineta
(     ) animalejo
(     ) frangote
(     ) maleta
(     ) pelica
(     ) chuvisco
(     ) soneca
(     ) burrico
(     ) gotícula
(     ) lugarejo
(     ) ruela
(     ) vilarejo
(     ) riacho
(     ) saleta


2- Relacione cada palavra a seu grau aumentativo:

( A ) animal
( B ) barca
( C ) boca
( D ) cabeça
( E ) cão
( F ) chapéu
( G ) colher
( H ) copo
( I ) corpo
( J ) festa
( K ) fogo
( L ) homem
( M ) mão
( N ) monte
( O ) muro
( P ) nariz
( Q ) perna
( R) voz

(     ) fogaréu
(     ) corpanzil
(     ) canzarrão
(     ) animalão
(     ) narigão
(     ) manzorra
(     ) festança
(     ) colheraça
(     ) cabeçorra
(     ) muralha
(     ) homenzarrão
(     ) vozeirão
(     ) montanha
(     ) copázio
(     ) chapelão
(     ) barcaça
(     ) pernaça
(     ) bocarra


Matemática_____________________

ATIVIDADE: 


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1- Complete as sequências:

510 – 520 – 530 _________________
____________________________ 600

350 – 400 – 450 _________________
____________________________ 800

720 – 740 – 760 _________________
____________________________ 900



2- Resolva as operações:

325 + 246 = __________
350 + 289 = __________
437 + 385 = __________
546 + 167 = __________

354 – 126 = __________
468 – 297 = __________
523 – 216 = __________
645 – 350 = __________

213 x 4 = __________
280 x 3 = __________
426 x 2 = __________
358 x 2 = __________

12 : 2 = __________
14 : 2 = __________
16 : 2 = __________
18 : 2 = __________


Sábado, dia 27____


Língua Portuguesa_______________

ATIVIDADE 1: leitura e cópia de texto


Festa Junina
Lucina M. M. Passos.

A fogueira está queimando
toda a noite se ilumina.
Alegria, minha gente,
vamos à festa junina!

O Zeca e a Maricota
a quadrilha estão dançando,
enquanto o Manuel Banguela
a sanfona vai tocando.

- Zé do Brejo e João da Grota
estão xingando e brigando?
- Nada disso! É desafio
que os dois estão cantando.

Vamos saltar a fogueira
que a festa está animada!
Quem quer estourar pipoca
e comer batata assada?

Lá no céu as estrelinhas
Piscam, piscam de alegria,
convidando a lua cheia
para cair na folia. 



Matemática_____________________

ATIVIDADE 1: sequências numéricas


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Escreva as sequências numéricas:

1- De 1 em 1, de 501 a 510.
501, 502, ______________________________


2- De 2 em 2, de 902 a 920.
902, 904, ____________________________________


3- De 3 em 3, de 603 a 630.
 603, 606, ____________________________________


4- De 4 em 4, de 704 a 740.
704, 708, ____________________________________


5- De 5 em 5, de 405 a 450.
405, 410, ____________________________________


6- De 6 em 6, de 106 a 160.
106, 112, ____________________________________


7- De 7 em 7, de 207 a 270.
207, 214, ____________________________________


8- De 8 em 8, de 308 a 380.
308, 316, ____________________________________


9- De 9 em 9, de 809 a 890.
809, 818, ____________________________________


----------------



Termo 2__________

Responda, clicando no link abaixo, a participação nessas aulas


Fique bem, fique em casa!