quarta-feira, 24 de junho de 2020

SEMANA DE 29 DE JUNHO A 03 DE JULHO

OBSERVAÇÃO : SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS, AS ATIVIDADES NÃO PRECISAM SER IMPRESSAS E NÃO HÁ NECESSIDADE DE COPIAR AS QUESTÕES, OS ALUNOS DEVERÃO COLOCAR NO CADERNO O CABEÇALHO A DATA E A DISCIPLINA, O NÚMERO DA QUESTÃO E A RESPOSTA DA QUESTÃO MENCIONADA.

Data: 29/ 06 / 2020 (2ª feira)                           Ano

COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA  PORTUGUESA

Cabeçalho (copiar no caderno)

E.M.Coronel Domingos Ferreira.

Monte Mor, 29 de junho de 2020.

Hoje é segunda-feira.

Nome completo:               

Professora:  ________________ .   4º Ano ­­­_____ .

à Atividade 1

Leia o poema.

Brinquedo de passar anel 

Passa anel, passa segredo

na brincadeira inocente.

Na Ana Paula? No Zezeca?

Em que mão escondo o beijo

que meu olho quase estala

nesse olhar de encantamento?

               Elza Beatriz. Caderno de segredos. São Paulo: FTD, 1994.

§  Agora responda as questões com respostas completas.

 

1)     No poema são empregados dois nomes de pessoas: Ana Paula e Zezeca. Por que devemos

escrever esses nomes com INICIO de letra maiúscula?

 

2)     Faça uma lista, com o nome de todos os alunos da sua sala, colocando-os na ordem

alfabética. NÃO esqueça, nomes específicos (próprios), são escritos com letra inicial maiúscula.


3)    Retire do texto três substantivos genéricos (comuns).

 

4) Verbos são palavras que indicam ação. No poema há quatro verbos. Identifique-os e retire-os.

 

 

5) Escreva o diminutivos destas palavras. ANEL / SEGREDO / BRINCADEIRA / PAULA / MÃO /

BEIJO /OLHAR / OLHO / INOCENTE / ZEZECA.

 

6)  Escreva o aumentativo destas palavras: ANEL / MÃO / BEIJO / OLHO / OLHAR.

 

7) Transforme esse texto poema em um texto narrativo. Para isso você pode iniciar seu texto dizendo:   Este poema refere-se à brincadeira Passa anel... Neste poema é citado a brincadeira ...

Este poema fala sobre a brincadeira ... Não coloque diálogo para facilitar a produção. Faça no caderno.


DATA 29/06/2020 (Segunda-feira)                                  4º s ANOS                                 

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

ATIVIDADE 1: Copie e resolva os probleminhas no caderno.

Não se esqueça de registrar as continhas e colocar a resposta nos probleminhas.

A)   Um livro tem 394 páginas, Fernando já leu 156. Quantas páginas ele ainda precisa ler para terminar seu livro?

-----------------------------------------------------------------------------------------

B)   Quando Amanda nasceu à mãe dela tinha 29 anos. Hoje Amanda está completando 10 anos.

Quantos anos a mãe de Amanda tem?

---------------------------------------------------------------------------------------

C)   Em uma escola o total de alunos é de 236, sabemos que desse total, 127 são meninas.

Quantos meninos estudam nesta escola?

---------------------------------------------------------------------------------------

D)   Quando um adulto está em repouso, seu coração bate 63 vezes por minuto.

 Quantas vezes o coração desta pessoa baterá em 5 minutos?

----------------------------------------------------------------------------------------

E)   Um carteiro precisa entregar 280 cartas. Ele já conseguiu entregar 94 cartas em um mesmo edifício.

Quantas cartas ainda faltam ser entregues?

--------------------------------------------------------------------------------------

F)   A soma de dois números resulta em 567, sabendo-se que o menor valor deles é maior que 282.

Qual são estes números?

-------------------------------------------------------------------------------------

G)  Graça comprou 3 brinquedos, que custaram R$32,50 cada, para presentear seus 3 sobrinhos.

Quanto dinheiro ela gastou?

----------------------------------------------------------------------------------------

DATA: 29/06/2020 ( segunda- feira)


COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

ATIVIDADE: Livro NAME: Brincadeira da estátua – página 41: chame alguém, em casa, para fazer a brincadeira da estátua.

Você já deve conhecer essa brincadeira, mas veja também as orientações da página 41.

Observe bem as poses ao final da brincadeira e desenhe quem dançou com você, na pose que mais gostou a página 42.

 

Você pode usar a música “Estátua” da Xuxa que segue no link abaixo:

                                         https://youtu.be/b1dYkXjj-1o

Se preferir, você pode também fazer uma pose em frente ao espelho e desenha- lá em seu caderno.

 

DATA 30/06/2020 (Terça-feira)                                        4º s ANOS                                                                                               

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

CABEÇALHO (COPIAR NO CADERNO)

E. M. “Coronel Domingos Ferreira”.

Monte Mor, 30 de junho de 2020.

Hoje é terça-feira.

Nome completo:____________________________4º Ano ______

Professora: _______________________________.

 

ATIVIDADE 1: Resolva as multiplicações no caderno e tire a PROVA REAL (Operação inversa) . 

Se necessário acesse o link  https://www.youtube.com/watch?v=u3UiqdWije0  e assista um vídeo sobre continhas de multiplicação.

        A)   124 x 2 =

            

 

 

 

PROVA REAL

       B)   378 x 3 =

 

 

 

 

PROVA REAL

      C)   524 x 4 =

 

            

 

 

 

PROVA REAL

      D)   125 x 6 =

 

 

 

 

 

 

 

PROVA REAL





DATA  30 / 06 / 2020  (3ª Feira)                                          4º ANO                                                                                                

COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA

Reescreva o texto abaixo em seu caderno , substituindo os desenhos pelas palavras. Cuidado com a pontuação, os parágrafos, a ortografia e a caligrafia. Se quiser assista ao vídeo sobre os Índios no Brasil:

https://www.youtube.com/watch?v=11m2BTJm-kY


DATA 30/06/2020  (3ª Feira)                                4º ANO                                                                                                

COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física

ATIVIDADE:

1 – Vamos pesquisar e responder:

a-    O que são os jogos e brincadeiras populares?

b-    Qual a importância desses jogos na cultura popular?

 

2 – Os jogos populares foram retratados em diversas pinturas ao longo da história. Na pintura abaixo, identifique quantas brincadeiras você conseguir. Quanto mais encontrar, melhor. Quando não conseguir encontrar mais nenhuma, ai mostre pra mais alguém ver se encontra alguma que você não percebeu.

 
https://santhatela.com.br/wp-content/uploads/2020/01/bruegel-jogos-infantis-d.jpg

3 -  Escolha 5 jogos populares que você conhece, anote o nome e descreva como se joga.

4 – Pesquisa: Pergunte a 5 adultos de idades diferentes um jogo de rua ou brincadeira popular que gostava de jogar, como ele aprendeu, se na rua ou na escolha, e como ele brincava daquele jogo. É uma delícia aprender sobre jogos e ouvir essas histórias.

  

Data: 01 / 07 / 2020 (4ª feira)                            4º   Ano

COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA  PORTUGUESA

Cabeçalho (copiar no caderno)

E.M.Coronel Domingos Ferreira.

Monte Mor, 01 de julho de 2020.

Hoje  é quarta-feira.

Nome completo:               

Professora:  ________________ .   4º Ano ­­­_____ .

 

à Atividade 1

 

1) Escreva o que se pede usando a letra maiúscula onde for necessário.

 

a. Nome dos pais.

_________________________________________________________

b. Nomes de materiais que você usa na escola.

__________________________________________________________

c. Os nomes de seus irmãos.

__________________________________________________________

d. Nomes de animais de que você gosta.

 _________________________________________________________

e. O nome da rua, do município  e do bairro onde você mora.

 __________________________________________________________

f. O nome do seu estado, a região em que ele se localiza e o seu país.

 ___________________________________________________________

 

2) Leia as frases e complete com as vogais ou consoantes minúsculas ou maiúsculas.

 

a. _______  odrigo  _______ inha  _______ ma  _______ ipa  do _______ almeiras.

b. ____ aceió  é _______ ma _______ inda  _______ idade.

c. ____imi é um  _______ato _______uito _______ofo.

d. ____edro _____ó _____argava a _____ola na _____ora de __ormir.

e. A _______ãe de _______etícia chama-se _______raça.

 

3) ESCREVA estes nomes na ordem do alfabeto.

 borracha                 caderno             grafite         livro            régua          estojo                  

 


apagador      mochila       lápis      canetinha       giz de cera


4) Junte as sílabas que correspondem aos números e descubra algumas palavras.

 

1

2

3

4

5

6

7

8

ão

em

pen

al

ci

ce

ru

ar

9

10

11

12

13

14

15

16

lho

cam

leo

pe

te

ó

fa

pe

 

a. 2 + 12 + 5 + 9 = ________________________d. 3 + 13 + 8 =_____________________

b. 4 + 15 + 6 =  _________________________   e. 10 + 12 + 1 =_____________________

c. 14 + 11 =  ___________________________   f. 12 + 7 =_________________________

 

5) Complete as frases com as palavras do quadro com as vogais E ou I. Consulte um dicionário.


 CRANEO  OU CRANIO


a. O cérebro fica no _____________________________________.

 

SABONETI OU SABONETE 


b.
Gosto de tomar banho com  _______________________neutro.


 ALFACI OU ALFACE

c. Mamãe sempre faz salada com  _______________________.

 

6) Leia as palavras abaixo e separe-as de acordo com a escrita. Lembre-se que, nem sempre o que está na sua cabeça é a  escrita   correta, pois  falamos  de  um  jeito  e escrevemos  de  outro. Para  escrever  corretamente   consulte   um  dicionário.

 

PRIVILÉGIO                 ABACAXI

 

PAI                                         SABONETE

COUVE        

 

PELE                  COLOQUE

 

EMPECILHO

IMPERADOR

                                                        SAI


PALAVRAS COM E

PALAVRAS COM I

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

7) Complete as frases com a resposta correta. Lembre-se que, nem sempre o que está na sua cabeça é a escrita correta, pois falamos de um jeito e escrevemos de outro. Para escrever corretamente consulte um dicionário.

 muchila     ou  mochila

a. Levei todos os livros na  _________________________________ 

tabuada   ou   taboada

 b. Tenho que estudar a  ___________________________       de multiplicar.

  bozina  ou    buzina

c. A __________________________________do carro do meu tio quebrou.

cabelu   ou cabelo

d. A professora cortou o   _____________________________bem curtinho.

 tribo  ou   tribu

e. Será que ainda existe ________________________________ no Brasil?

 bonitu ,  bonito  ou  bunitu

f. Meu irmãozinho é muito _____________________________________ .

 mulequi, muleque, moleque ou molequi

 g. Aquele   _______________________________________      é estudioso.

 cozido,   cuzido ou  cuzidu

 h. O arroz já está ______________________________ .

8) Procure no dicionário dois significados para cada palavra abaixo e forme uma frase. Não pesquise na internet, pois o dicionário traz a ordem alfabética e a internet não.

 

MOLEQUE SIGNIFICADO_______________________________________

 

FRASE ______________________________________________________

 

COZIDO SIGNIFICADO _________________________________________

 

FRASE_______________________________________________________

 

9)Leia as palavras e escreva nos quadrinhos os encontros consonantais. Lembre-se: encontro consonantal são duas consoante juntas formando apenas um som.

 

FLANELA __________   BICICLETA_________OBJETO____________


 PLANTA____________ RÍTMO____________GLOBO____________


 

10)Separe as sílabas das palavras com os seguintes encontros consonantais.

BIBLIOTECA    SUBMARINO   PROBLEMA  TRATADO  RITMO     ADVOGADO

QUADRADO      OBJETO   ARTISTA CLIMA       ABSOLUTO       GRAVETO

 

NA MESMA SÍLABA

EM SÍLABAS SEPARADAS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 DATA 01 /07/ 2020  (4ª Feira)              4º ANO                                                                                                

COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA

Disputa por território

           Conflitos e disputas por território. No mundo acontecem, tanto entre países quanto entre grupos de pessoas de um mesmo país, muitos conflitos e disputas pela posse de terras ou de territórios. Um exemplo de disputa entre países é a que ocorre entre a Venezuela e a Guiana por um território chamado Essequibo, localizado na Guiana. Um exemplo de disputa entre grupos de um mesmo país acontece no Brasil, entre indígenas e não indígenas. Ocorre, geralmente, em terras ainda não demarcadas pelo governo brasileiro como terras indígenas. Muitos conflitos, porém, ocorrem em terras já consideradas como terras indígenas. Um caso que está sendo investigado é o da Terra indígena Arariboia, no estado do Maranhão, onde cerca de 12 mil pessoas dos Guajajara e 80 do grupo isolado dos AwáGuajá vivem, e que teve metade de sua área destruída por um incêndio. Esses conflitos e disputas, muitas vezes, não são resolvidos pacificamente. Incêndio Terra Indígena Arariboia

a) Os indígenas precisam de terra para viver. Por quê?


b) Em sua opinião, os indígenas têm direito a terras? Por quê? 

 

c) Por que você acha que outros grupos gostariam de possuir as terras que são consideradas como terras indígenas?


DATA 01 /07/ 2020  (4ª Feira)              4º ANO      

COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

ATIVIDADE I: Livro NAME: auto avaliação.

Leia o tópico Organização das páginas 44 e 45 e responda o que aprendeu, colorindo com as cores pedidas na atividade.

ATIVIDADE II: em seu caderno, desenhe o que mais gostou dos capítulos trabalhados.

 

DATA 02/07/2020 (Quinta-feira)                                     4ºs ANOS                                                                                                

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

CABEÇALHO (COPIAR NO CADERNO)

E. M. “Coronel Domingos Ferreira”.

Monte Mor, 02 de julho de 2020.

Hoje é quinta-feira.

Nome completo: _________________________º Ano ______

Professora: _________________________________________.

 

ATIVIDADE 1: Resolva as divisões no caderno e tire a prova real (Operação inversa).

 

   

     A)   24 ÷ 2 =

 

 

 

 

 

 

PROVA REAL

 

     B)   84 ÷ 4 =

 

 

 

 

 

PROVA REAL

 

     C)   125 ÷ 5 =

 

 

 

 

 

PROVA REAL

 

     D)   366 ÷ 6 =

 

 

 

 

 

 

PROVA REAL

 

ATIVIDADE 2: Resolva os probleminhas de divisão no caderno.

 

Não se esqueça de registrar as continhas e dar resposta ao problema.

 

A)   Dona Laura  comprou 96 metros de tecido para costurar igualmente 6 vestidos.

Quantos metros de tecido terá cada vestido?


B)   Em uma floricultura tem 455 mudas de rosas para vender igualmente para 5 clientes.

Quantas mudas irá receber cada cliente?


 

C)   Em uma peça de cetim de 27 metros, quantos pedaços de 3 metros há?


_____________________________________________________________ 

D)   Em uma excursão com a turma da escola, 135 alunos foram distribuídos igualmente em 5 ônibus.

Quantos alunos fora em cada ônibus?

_______________________________________________________________

DATA  02 / 07 / 2020  (5ª Feira)                                         4º ANO                                                                                                

COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS

. ATIVIDADE: Leia o texto, observe as imagens e responda as perguntas:

Fósseis: registros da história da vida na Terra

        A paleontologia é a ciência que estuda os fósseis. Os fósseis são restos ou vestígios da atividade de seres vivos que viveram há muito tempo e ficaram preservados em rochas. A fossilização é o conjunto de processos que permitem a formação de um fóssil. O meio onde se forma um fóssil, para uma melhor conservação, deve ser desprovido de oxigênio (anaeróbio), já que a oxidação contribui muito para a degradação orgânica. O clima deve ser frio, pois a ação dos microrganismos decompositores diminui muito em temperaturas baixas.

  a)   Defina fóssil.

____________________________________________________________________

  b) Defina fossilização.

____________________________________________________

  c) A fossilização é um fenômeno raro na natureza? Dê a sua opinião a esta afirmativa.

_____________________________________________________

  d) Escreva uma condição vantajosa para fossilização.

_____________________________________________________

Data: 03 / 07 / 2020 (6ª feira)                                     4º   Ano

COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA  PORTUGUESA

Cabeçalho (copiar no caderno)

E.M.Coronel Domingos Ferreira.

Monte Mor, 03 de julho de 2020.

Hoje  é sexta-feira.

Nome completo:               

Professora:  ________________ .   4º Ano ­­­_____ .

à Atividade 1

1)Forme palavras com os encontros consonantais a seguir e escreva-as.

 

AÇO     AVO      UTA          ATO           AÇA           ILO        ADE    AMA

BR_______________________________________

CR_______________________________________

DR_______________________________________

FR_______________________________________

GR_______________________________________

PR________________________________________

TR_______________________________________

 


2)Leia a parlenda com atenção e siga os comandos abaixo:

 

Parlenda do folclore brasileiro.

Comprei uma cadeira

pra comadre se sentar.

A comadre se sentou,

a cadeira esborrachou.

Coitada da comadre                                                               

foi parar no corredor.

 

a. Retire do texto todas as palavras iniciadas pela letra “c” e escreva abaixo.

 ______________________________________________

 

b. Entre as palavras acima, apenas uma não possui a mesma característica que as outras.

Qual a palavra e por que ela é diferente das do grupo?

_____________________________________________

c. Quanto ao número de sílabas, como podemos classificar as palavras que fazem parte do mesmo grupo?_______________________________________________ 

d. Releia a parlenda,  e retire palavras  dela e coloque-as no lugar adequado.

 

monossílabas___________________________

 

dissílabas_______________________________ 

                                       

trissílabas_______________________________

 

polissílabas______________________________

 

3)Dê o masculino de:

comadre__________madrinha____________mãe ________________

filha______________garota______________moleca _____________

vaca_____________ elefoa ______________menina ______________

madre ___________ leoa ______________   égua ________________

 

3)Complete as frases de acordo com a ortografia que se pede. Consulte um dicionário.

 

a. A atendente trocou os   ______________________________  (palavra que tenha x com

som de z).

 

b. O computador veio dentro da    ________________  (palavra que tenha x com som de ch).

 

c. Karina __________________   presentes para todos (palavra escrita com x, mas com som de s).

 

d. Ele derramou um produto ______________________________________   no mar (palavra escrita

com x, mas com som de cs).

 

Data: 03 / 07 / 2020 (6ª feira)                                     4º   Ano

COMPONENTE CURRICULAR: INGLÊS

ATIVIDADE:

1.     Procure as palavras abaixo no caça-palavras. Estude o vocabulário da página 14 e 15 do livro de inglês e faça os exercícios da página 16.

 

DATA 03/07/2020  (6ª Feira)                                        4º ANO                                                                                                

COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física

ATIVIDADE:

1 – Você conhece o jogo Betes? Também conhecido como jogo de taco, tacobol, e por ai vai. Os nomes e as regras variam muito de acordo com a região que é jogado. A tarefa nessa primeira parte é você conhecer o jogo.

a-   Se você tem acesso a internet, procure alguns vídeos no youtube, tem alguns muito legais

b-   Se você não tem acesso a internet, então pesquise perguntando para algumas pessoas de idades diferentes, algum amigo ou parente que more em outra região e pergunte se conhece, se jogou, contar como jogava.

2 – Agora vamos identificar os materiais usados no jogo:

3 – Pense e reflita se onde você mora, é possível jogar betes? Pense nas questões de espaço, trânsito, materiais, etc

4 – Vamos fazer um pouco de exercício? Se você tiver onde e como jogar, ótimo, então divida as duplas e jogue. Mas se você está em casa e não tem como jogar, então vamos adaptar alguns movimentos, para quando for possível jogar.

Materiais: você precisa de um bastão, cabo de vassoura, ou algo que de para usar como taco. Uma latinha ou garrafa pet, e uma bolinha de tênis, borracha, meia, até mesmo de jornal amassado.

a-   Coloque a latinha a uma distância e tente acertá-la lançando a bolinha.

b-   Com o taco, coloque a bolinha no chão e tente bater nela.

c-   Jogue a bolinha para cima, e tente rebater com o taco. Mas nessa atividade cuidado não acertar onde não deve. Não precisa ser forte, é apenas para acertar a bolinha.

d-   Se tiver alguém para ajudar, peça para a pessoa jogar a bolinha e você tentar rebater, depois inverta, um tenta acertar a latinha e outro defender com o taco.