Data: 29/ 06 / 2020 (2ª feira) 4º Ano
COMPONENTE
CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA
Cabeçalho
(copiar no caderno)
E.M.Coronel Domingos Ferreira.
Monte Mor, 29 de junho de 2020.
Hoje é segunda-feira.
Nome completo:
Professora: ________________ . 4º Ano _____ .
à Atividade 1
Leia o poema.
Brinquedo
de passar anel
Passa anel,
passa segredo
na
brincadeira inocente.
Na Ana
Paula? No Zezeca?
Em que mão
escondo o beijo
que meu
olho quase estala
nesse olhar de encantamento?
Elza Beatriz. Caderno de segredos. São Paulo: FTD, 1994.
§ Agora
responda as questões com respostas completas.
1)
No poema são empregados dois nomes de pessoas: Ana
Paula e Zezeca. Por que devemos
escrever esses nomes com
INICIO de letra maiúscula?
2) Faça uma
lista, com o nome de todos os alunos da sua sala, colocando-os na ordem
alfabética.
NÃO esqueça, nomes específicos (próprios), são escritos com letra
inicial maiúscula.
3) Retire do
texto três substantivos genéricos (comuns).
4) Verbos são
palavras que indicam ação. No poema há quatro verbos. Identifique-os e
retire-os.
5) Escreva o diminutivos destas
palavras. ANEL / SEGREDO / BRINCADEIRA / PAULA / MÃO /
BEIJO /OLHAR / OLHO /
INOCENTE / ZEZECA.
6) Escreva o aumentativo destas palavras: ANEL / MÃO / BEIJO / OLHO / OLHAR.
7) Transforme esse texto poema em um texto narrativo. Para isso você pode iniciar seu texto dizendo: Este poema refere-se à brincadeira Passa anel... Neste poema é citado a brincadeira ...
Este
poema fala sobre a brincadeira ... Não coloque diálogo
para facilitar a produção. Faça no caderno.
COMPONENTE
CURRICULAR: MATEMÁTICA
ATIVIDADE 1: Copie
e resolva os probleminhas no caderno.
Não se
esqueça de registrar as continhas e colocar a resposta nos probleminhas.
A)
Um livro
tem 394 páginas, Fernando já leu 156. Quantas páginas ele ainda precisa ler
para terminar seu livro?
-----------------------------------------------------------------------------------------
B)
Quando
Amanda nasceu à mãe dela tinha 29 anos. Hoje Amanda está completando 10 anos.
Quantos anos a mãe de
Amanda tem?
---------------------------------------------------------------------------------------
C)
Em uma
escola o total de alunos é de 236, sabemos que desse total, 127 são meninas.
Quantos meninos estudam
nesta escola?
---------------------------------------------------------------------------------------
D)
Quando um
adulto está em repouso, seu coração bate 63 vezes por minuto.
Quantas vezes o coração desta pessoa baterá em
5 minutos?
----------------------------------------------------------------------------------------
E)
Um
carteiro precisa entregar 280 cartas. Ele já conseguiu entregar 94 cartas em um
mesmo edifício.
Quantas cartas ainda faltam
ser entregues?
--------------------------------------------------------------------------------------
F)
A soma de
dois números resulta em 567, sabendo-se que o menor valor deles é maior que
282.
Qual são estes números?
-------------------------------------------------------------------------------------
G) Graça comprou 3 brinquedos, que custaram
R$32,50 cada, para presentear seus 3 sobrinhos.
Quanto dinheiro ela gastou?
DATA: 29/06/2020 ( segunda- feira) |
COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
ATIVIDADE: Livro NAME: Brincadeira
da estátua – página 41: chame alguém, em casa, para fazer a brincadeira da
estátua.
Você já deve conhecer essa brincadeira, mas veja também as
orientações da página 41.
Observe bem as poses ao final da brincadeira e desenhe quem
dançou com você, na pose que mais gostou a página 42.
Você pode usar a música “Estátua” da Xuxa que segue no link
abaixo:
Se preferir, você pode também fazer uma pose em frente ao
espelho e desenha- lá em seu caderno.
DATA 30/06/2020 (Terça-feira) 4º s ANOS
COMPONENTE
CURRICULAR: MATEMÁTICA
CABEÇALHO (COPIAR NO
CADERNO)
E. M. “Coronel Domingos Ferreira”.
Monte Mor, 30 de junho de 2020.
Hoje é terça-feira.
Nome completo:____________________________4º Ano ______
Professora: _______________________________.
ATIVIDADE 1: Resolva as multiplicações no caderno e tire a PROVA REAL (Operação inversa) .
Se
necessário acesse o link https://www.youtube.com/watch?v=u3UiqdWije0 e assista um vídeo sobre continhas de
multiplicação.
A)
124 x 2 = |
PROVA
REAL |
B)
378 x 3 = |
PROVA REAL |
C)
524 x 4 = |
PROVA
REAL |
D)
125 x 6 = |
PROVA REAL |
DATA 30 / 06 / 2020 (3ª Feira) 4º ANO
COMPONENTE
CURRICULAR: HISTÓRIA
Reescreva o texto abaixo em seu caderno , substituindo os desenhos pelas palavras. Cuidado com a pontuação, os parágrafos, a ortografia e a caligrafia. Se quiser assista ao vídeo sobre os Índios no Brasil:
https://www.youtube.com/watch?v=11m2BTJm-kY
DATA 30/06/2020 (3ª Feira) 4º
ANO
COMPONENTE CURRICULAR: Educação
Física
ATIVIDADE:
1 – Vamos pesquisar e responder:
a- O que
são os jogos e brincadeiras populares?
b- Qual a
importância desses jogos na cultura popular?
2 – Os jogos populares foram retratados em diversas pinturas ao longo da história. Na pintura abaixo, identifique quantas brincadeiras você conseguir. Quanto mais encontrar, melhor. Quando não conseguir encontrar mais nenhuma, ai mostre pra mais alguém ver se encontra alguma que você não percebeu.
3 - Escolha 5 jogos
populares que você conhece, anote o nome e descreva como se joga.
4 – Pesquisa: Pergunte a 5 adultos de idades diferentes um
jogo de rua ou brincadeira popular que gostava de jogar, como ele aprendeu, se
na rua ou na escolha, e como ele brincava daquele jogo. É uma delícia aprender
sobre jogos e ouvir essas histórias.
Data: 01 / 07 / 2020 (4ª feira) 4º Ano
COMPONENTE
CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA
Cabeçalho
(copiar no caderno)
E.M.Coronel Domingos Ferreira.
Monte Mor, 01 de julho de 2020.
Hoje é quarta-feira.
Nome completo:
Professora: ________________
. 4º Ano _____ .
à Atividade 1
1) Escreva o que se pede usando a letra maiúscula onde for
necessário.
a. Nome dos
pais.
_________________________________________________________
b. Nomes de
materiais que você usa na escola.
__________________________________________________________
c. Os nomes de
seus irmãos.
__________________________________________________________
d. Nomes de
animais de que você gosta.
_________________________________________________________
e. O nome da
rua, do município e do bairro onde você
mora.
__________________________________________________________
f. O nome do seu estado, a região em que ele se localiza e o seu
país.
___________________________________________________________
2) Leia as
frases e complete com as vogais ou consoantes minúsculas ou maiúsculas.
a. _______ odrigo _______ inha _______
ma _______ ipa do _______
almeiras.
b. ____ aceió é _______
ma _______ inda _______ idade.
c. ____imi é um _______ato _______uito _______ofo.
d. ____edro _____ó _____argava a _____ola na _____ora de __ormir.
e. A _______ãe de _______etícia chama-se _______raça.
3) ESCREVA estes nomes na ordem do alfabeto.
apagador mochila lápis canetinha giz de cera
4)
Junte as sílabas que correspondem aos números e descubra algumas palavras.
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
ão |
em |
pen |
al |
ci |
ce |
ru |
ar |
9 |
10 |
11 |
12 |
13 |
14 |
15 |
16 |
lho |
cam |
leo |
pe |
te |
ó |
fa |
pe |
a. 2 + 12 + 5
+ 9 = ________________________d. 3 + 13 + 8 =_____________________
b. 4 + 15 + 6
= _________________________ e. 10 + 12 + 1
=_____________________
c. 14 + 11
= ___________________________ f. 12 + 7 =_________________________
5) Complete as frases com as palavras do quadro com as vogais E ou I.
Consulte um dicionário.
CRANEO OU CRANIO
a. O cérebro
fica no _____________________________________.
|
b. Gosto de
tomar banho com _______________________neutro.
ALFACI OU ALFACE
c. Mamãe
sempre faz salada com _______________________.
6) Leia as palavras abaixo e separe-as de acordo com a escrita. Lembre-se que, nem sempre o que está na sua cabeça é a escrita correta, pois falamos de um jeito e escrevemos de outro. Para escrever corretamente consulte um dicionário.
PRIVILÉGIO ABACAXI
PAI
SABONETE
COUVE
PELE COLOQUE
EMPECILHO
IMPERADOR
SAI
PALAVRAS COM E |
PALAVRAS COM I
|
|
|
7) Complete as frases com a resposta correta. Lembre-se que, nem sempre o que está na sua cabeça é a escrita correta, pois falamos de um jeito e escrevemos de outro. Para escrever corretamente consulte um dicionário.
muchila ou mochila
a. Levei todos os livros na _________________________________
tabuada ou taboada
b. Tenho que estudar a ___________________________ de multiplicar.
bozina ou buzina
c. A __________________________________do carro do
meu tio quebrou.
cabelu ou cabelo
d. A professora cortou o _____________________________bem curtinho.
tribo ou tribu
e.
Será que ainda existe ________________________________
no Brasil?
bonitu , bonito ou bunitu
f. Meu irmãozinho é muito _____________________________________ .
mulequi, muleque, moleque ou molequi
g. Aquele _______________________________________ é estudioso.
cozido, cuzido ou cuzidu
h. O arroz já está ______________________________ .
8) Procure no dicionário dois significados para cada palavra abaixo
e forme uma frase. Não pesquise na
internet, pois o dicionário traz a ordem alfabética e a internet não.
MOLEQUE SIGNIFICADO_______________________________________
FRASE ______________________________________________________
COZIDO SIGNIFICADO _________________________________________
FRASE_______________________________________________________
9)Leia as palavras e escreva nos quadrinhos os encontros
consonantais. Lembre-se: encontro consonantal são duas consoante juntas
formando apenas um som.
|
|
10)Separe as sílabas das palavras com os seguintes encontros
consonantais.
BIBLIOTECA SUBMARINO
PROBLEMA TRATADO RITMO
ADVOGADO
QUADRADO OBJETO ARTISTA
CLIMA ABSOLUTO
GRAVETO
NA MESMA SÍLABA |
EM
SÍLABAS SEPARADAS
|
|
|
DATA 01 /07/ 2020 (4ª Feira) 4º ANO
COMPONENTE
CURRICULAR: GEOGRAFIA
Disputa
por território
Conflitos e disputas por território. No mundo acontecem, tanto entre países quanto entre grupos de pessoas de um
mesmo país, muitos conflitos e disputas pela posse de terras ou de territórios.
Um exemplo de disputa entre países é a que ocorre entre a Venezuela e a Guiana
por um território chamado Essequibo, localizado na Guiana. Um exemplo de
disputa entre grupos de um mesmo país acontece no Brasil, entre indígenas e não
indígenas. Ocorre, geralmente, em terras ainda não demarcadas pelo governo brasileiro
como terras indígenas. Muitos conflitos, porém, ocorrem em terras já
consideradas como terras indígenas. Um caso que está sendo investigado é o da
Terra indígena Arariboia, no estado do Maranhão, onde cerca de 12 mil pessoas
dos Guajajara e 80 do grupo isolado dos AwáGuajá vivem, e que teve metade de
sua área destruída por um incêndio. Esses conflitos e disputas, muitas vezes,
não são resolvidos pacificamente. Incêndio Terra Indígena Arariboia
a) Os indígenas precisam de terra para viver. Por quê?
b) Em sua opinião, os indígenas
têm direito a terras? Por quê?
c) Por que você acha que outros grupos gostariam de possuir as terras que são consideradas como terras indígenas?
DATA 01 /07/ 2020 (4ª Feira) 4º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
ATIVIDADE I: Livro NAME: auto
avaliação.
Leia o tópico Organização das páginas 44 e 45 e
responda o que aprendeu, colorindo com as cores pedidas na atividade.
ATIVIDADE II: em seu
caderno, desenhe o que mais gostou dos capítulos trabalhados.
DATA 02/07/2020 (Quinta-feira)
4ºs ANOS
COMPONENTE
CURRICULAR: MATEMÁTICA
CABEÇALHO (COPIAR NO CADERNO)
E. M. “Coronel Domingos
Ferreira”.
Monte Mor, 02 de julho de 2020.
Hoje é quinta-feira.
Nome completo: _________________________º Ano ______
Professora: _________________________________________.
ATIVIDADE 1: Resolva
as divisões no caderno e tire a prova real (Operação inversa).
A) 24 ÷ 2 =
|
PROVA REAL |
B) 84 ÷ 4 =
|
PROVA REAL |
C) 125 ÷ 5 =
|
PROVA REAL |
D) 366 ÷ 6 =
|
PROVA REAL |
ATIVIDADE 2: Resolva
os probleminhas de divisão no caderno.
Não
se esqueça de registrar as continhas e dar resposta ao problema.
A)
Dona Laura comprou 96 metros de tecido para costurar
igualmente 6 vestidos.
Quantos metros de tecido terá cada vestido?
B)
Em uma floricultura tem 455 mudas de rosas
para vender igualmente para 5 clientes.
Quantas mudas irá receber cada
cliente?
C)
Em uma peça de cetim de 27 metros, quantos
pedaços de 3 metros há?
_____________________________________________________________
D)
Em uma excursão com a turma da escola, 135
alunos foram distribuídos igualmente em 5 ônibus.
Quantos alunos fora em cada ônibus?
_______________________________________________________________
DATA 02 / 07 / 2020 (5ª Feira) 4º ANO
COMPONENTE
CURRICULAR: CIÊNCIAS
. ATIVIDADE: Leia o texto,
observe as imagens e responda as perguntas:
Fósseis: registros da história da vida na Terra
A paleontologia é a ciência que estuda
os fósseis. Os fósseis são restos ou vestígios da atividade de seres vivos que
viveram há muito tempo e ficaram preservados em rochas. A fossilização é o
conjunto de processos que permitem a formação de um fóssil. O meio onde se
forma um fóssil, para uma melhor conservação, deve ser desprovido de oxigênio
(anaeróbio), já que a oxidação contribui muito para a degradação orgânica. O
clima deve ser frio, pois a ação dos microrganismos decompositores diminui muito
em temperaturas baixas.
a) Defina fóssil.
____________________________________________________________________
b) Defina fossilização.
____________________________________________________
c) A fossilização é um fenômeno raro na natureza? Dê a sua
opinião a esta afirmativa.
_____________________________________________________
d) Escreva uma condição vantajosa para fossilização.
_____________________________________________________
Data: 03 / 07 / 2020 (6ª feira) 4º Ano
COMPONENTE
CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA
Cabeçalho
(copiar no caderno)
E.M.Coronel Domingos Ferreira.
Monte Mor, 03 de julho de 2020.
Hoje é sexta-feira.
Nome completo:
Professora: ________________ . 4º Ano _____ .
à Atividade 1
1)Forme palavras com os encontros consonantais a seguir e
escreva-as.
AÇO AVO UTA ATO AÇA ILO ADE AMA
BR_______________________________________
CR_______________________________________
DR_______________________________________
FR_______________________________________
GR_______________________________________
PR________________________________________
TR_______________________________________
|
Parlenda do folclore brasileiro.
Comprei uma cadeira
pra comadre se sentar.
A comadre se sentou,
a cadeira esborrachou.
Coitada da comadre
foi parar no corredor.
a. Retire do
texto todas as palavras iniciadas pela letra “c” e escreva abaixo.
______________________________________________
b. Entre as
palavras acima, apenas uma não possui a mesma característica que as outras.
Qual a palavra e por que ela
é diferente das do grupo?
_____________________________________________
c. Quanto ao número de sílabas, como podemos classificar as palavras que fazem parte do mesmo grupo?_______________________________________________
d. Releia a
parlenda, e retire palavras dela e coloque-as no lugar adequado.
monossílabas___________________________
dissílabas_______________________________
trissílabas_______________________________
polissílabas______________________________
3)Dê o masculino de:
comadre__________madrinha____________mãe ________________
filha______________garota______________moleca _____________
vaca_____________ elefoa ______________menina ______________
madre ___________ leoa ______________ égua
________________
3)Complete as frases de acordo com a ortografia que se pede.
Consulte um dicionário.
a. A atendente
trocou os ______________________________ (palavra
que tenha x com
som de z).
b. O
computador veio dentro da ________________ (palavra que tenha x com som de ch).
c. Karina __________________ presentes
para todos (palavra escrita com x, mas
com som de s).
d. Ele
derramou um produto ______________________________________ no mar (palavra escrita
com x, mas com som de cs).
Data: 03 / 07 / 2020 (6ª feira) 4º Ano
COMPONENTE CURRICULAR: INGLÊS
ATIVIDADE:
1. Procure
as palavras abaixo no caça-palavras. Estude o vocabulário da página 14 e 15 do
livro de inglês e faça os exercícios da página 16.
DATA 03/07/2020 (6ª Feira) 4º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: Educação
Física
ATIVIDADE:
1 – Você conhece o jogo Betes? Também conhecido como jogo
de taco, tacobol, e por ai vai. Os nomes e as regras variam muito de acordo com
a região que é jogado. A tarefa nessa primeira parte é você conhecer o jogo.
a- Se
você tem acesso a internet, procure alguns vídeos no youtube, tem alguns muito
legais
b- Se
você não tem acesso a internet, então pesquise perguntando para algumas pessoas
de idades diferentes, algum amigo ou parente que more em outra região e
pergunte se conhece, se jogou, contar como jogava.
2 – Agora vamos identificar os materiais usados no jogo:
3 – Pense e reflita se onde você mora, é possível jogar
betes? Pense nas questões de espaço, trânsito, materiais, etc
4 – Vamos fazer um pouco de exercício? Se você tiver onde e
como jogar, ótimo, então divida as duplas e jogue. Mas se você está em casa e
não tem como jogar, então vamos adaptar alguns movimentos, para quando for
possível jogar.
Materiais: você precisa de um bastão, cabo de vassoura, ou
algo que de para usar como taco. Uma latinha ou garrafa pet, e uma bolinha de
tênis, borracha, meia, até mesmo de jornal amassado.
a- Coloque
a latinha a uma distância e tente acertá-la lançando a bolinha.
b- Com o
taco, coloque a bolinha no chão e tente bater nela.
c- Jogue
a bolinha para cima, e tente rebater com o taco. Mas nessa atividade cuidado
não acertar onde não deve. Não precisa ser forte, é apenas para acertar a
bolinha.
d- Se
tiver alguém para ajudar, peça para a pessoa jogar a bolinha e você tentar
rebater, depois inverta, um tenta acertar a latinha e outro defender com o
taco.
DATA 03/07/2020 (6ª Feira) 4º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: Educação
Física
ATIVIDADE:
1 – Você conhece o jogo Betes? Também conhecido como jogo
de taco, tacobol, e por ai vai. Os nomes e as regras variam muito de acordo com
a região que é jogado. A tarefa nessa primeira parte é você conhecer o jogo.
a- Se você tem acesso a internet, procure alguns vídeos no youtube, tem alguns muito legais
b- Se
você não tem acesso a internet, então pesquise perguntando para algumas pessoas
de idades diferentes, algum amigo ou parente que more em outra região e
pergunte se conhece, se jogou, contar como jogava.
2 – Agora vamos identificar os materiais usados no jogo:
3 – Pense e reflita se onde você mora, é possível jogar betes? Pense nas questões de espaço, trânsito, materiais, etc
4 – Vamos fazer um pouco de exercício? Se você tiver onde e
como jogar, ótimo, então divida as duplas e jogue. Mas se você está em casa e
não tem como jogar, então vamos adaptar alguns movimentos, para quando for
possível jogar.
Materiais: você precisa de um bastão, cabo de vassoura, ou
algo que de para usar como taco. Uma latinha ou garrafa pet, e uma bolinha de
tênis, borracha, meia, até mesmo de jornal amassado.
a- Coloque
a latinha a uma distância e tente acertá-la lançando a bolinha.
b- Com o
taco, coloque a bolinha no chão e tente bater nela.
c- Jogue
a bolinha para cima, e tente rebater com o taco. Mas nessa atividade cuidado
não acertar onde não deve. Não precisa ser forte, é apenas para acertar a
bolinha.
d- Se
tiver alguém para ajudar, peça para a pessoa jogar a bolinha e você tentar
rebater, depois inverta, um tenta acertar a latinha e outro defender com o
taco.