Segunda-feira, dia 29____
Atividades com descritores
1. Nesse texto, a ideia principal defendida pelo autor no texto Regime,
ginástica e cama:
A) Falta de sono está relacionada ao ganho de peso
2. Qual é a temática
do texto acima? Perda de peso resulta da interação
entre dieta, atividade física e sono.
3. O texto propõe uma
reflexão.
Escreva (V) para a
informação que comprove essa afirmação e (F) para a informação que contraria a
afirmação.
( F
) O sentimento de quem é vítima do racismo.
( F
) O valor das multas cobradas por crimes racistas.
( F
) A lei, que não considera o racismo como um crime.
( V ) A validade das punições dadas a pessoas racistas.
1. Do ponto de vista do autor do texto
Lembrar e esquecer, assegurando-se os direitos do indivíduo,
D) O cidadão pode ter direito a apagar, da internet, pequenos
erros.
2. De acordo com o
autor do texto Se não fosse assim, a corrupção torna-se forte diante
C) Do silêncio do povo e da impunidade.
3. Justifique sua
resposta com passagem do texto.
“...a corrupção, medra sobretudo quando as bocas estão todas
caladas, e os criminosos sentem-se impunes.”
Terça-feira, dia 30_____
ATIVIDADE: Leia o texto e copie as questões e responda no caderno
Oceania
A Austrália, além de ser o maior país em dimensões territoriais, é
também o mais desenvolvido econômico e socialmente, possuindo o terceiro maior
Índice de Desenvolvimento Humano do planeta. Sidney, é a maior, mais populosa e
mais desenvolvida cidade do continente. Por essas razões, muitas pessoas o
denominam por Australásia.
A
Oceania é
um continente localizado ao sudeste da Ásia, banhado pelos oceanos Índico e
Pacífico. É o menor dentre os continentes, o mais isolado e, por isso, o último
a ser descoberto e conquistado pelos europeus, sendo por isso chamado de
“novíssimo mundo”.
A maior parte de suas terras, cerca de 94%, é território da Austrália, sendo a única porção de terras de dimensões continentais desse local. Os outros 6% estão divididos em milhares e milhares de ilhas. No total, são 14 países e 38 milhões de habitantes, distribuídos em uma área de 8.480.000 km².
A porção de ilhas que compõe a Oceania é regionalizada em Melanésia, Micronésia e Polinésia. Em tradução literal, esses nomes significam, respectivamente, “ilhas habitadas por negros”, “pequenas ilhas” e “muitas ilhas”. Observe o mapa abaixo para conferir essa divisão:
Divisão regional da
Oceania
O continente é considerado de formação geológica recente, de forma que
grande parte do seu relevo é de origem vulcânica e sofreu em menor escala as
ações dos agentes externos de transformação do solo e das rochas. Por se
encontrar no limite entre duas placas tectônicas, inúmeras regiões apresentam
registros de terremotos.
Por
se tratar de um conjunto de ilhas, a maioria dos animais da Oceania é endêmica,
ou seja, só existem nesse lugar do mundo, sendo, por isso, ameaçados
constantemente de extinção. Dentre eles, podemos destacar o Canguru e o Demônio
da Tasmânia.
A maioria das ilhas e locais que fazem parte desse continente é de grande
beleza, com paisagens verdadeiramente exuberantes. Não por acaso, a principal
atividade econômica da maioria desses países é o turismo. Outras atividades
importantes são a pesca e a agricultura.
1.O mapa-múndi a
seguir apresenta todos os continentes destacados em cores diferentes. Marque a
alternativa que corresponde à cor da Oceania no referido mapa.
a) Vermelho
b) Amarelo
c) Preto
d) Verde
e) Azul
2.Analise as afirmativas e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) Com 8,5 milhões de quilômetros quadrados de extensão, a Oceania é o menor continente terrestre.
( ) A Oceania é um
continente formado por uma massa continental (Austrália) e por vários grupos de
ilhas localizadas no oceano Atlântico.
( ) Com exceção da
Nova Zelândia e Austrália, a economia dos países da Oceania baseia-se nas
atividades primárias.
( ) A Oceania está
localizada totalmente ao sul da linha do Equador, pertencendo, portanto,
somente ao Hemisfério meridional.
3. Totalizando 14
nações, a Oceania é o menor continente do planeta Terra. A maioria dos seus
países possui pouca representatividade no cenário internacional, entretanto,
duas nações da Oceania apresentam elevadas médias de Índice de Desenvolvimento
Humano (IDH). Marque a alternativa que indica os países mais desenvolvidos
desse continente.
a) Austrália e Samoa
b) Indonésia e Malásia
c) Nova Zelândia e Papua Nova Guiné
d) Austrália e Tuvalu
e) Austrália e Nova Zelândia
4. A Oceania
apresenta três conjuntos de ilhas, quais são elas?
Professora Lívia Sgarbosa
ORIENTAÇÕES: A DECADÊNCIA DA REPÚBLICA VELHA E A REVOLUÇÃO DE 1930
-
Antes de iniciar a atividade registre no seu caderno a pauta e a data de hoje.
-
É muito importante neste momento que o seu caderno esteja organizado e com todo
conteúdo que vamos estudar.
- Pauta:
DESTA VEZ VOCÊS NÃO
PRECISAM COPIAR, APENAS LEIAM E TIREM AS INFORMAÇÕES PARA RESPONDER AS QUESTÕES
NO CADERNO.
ESSE
TEXTO COMPLEMENTA O ASSUNTO TRATADO NA SEMANA ANTERIOR:
A DECADÊNCIA DA REPÚBLICA VELHA E A REVOLUÇÃO DE 1930
A crise econômica
teve reflexos na política. Enfraquecidos pelos movimentos tenentistas dos anos
vinte e pelo descontentamento popular, a aliança entre paulistas e mineiros
estava abalada. Conforme acordo, o presidente Washington Luís havia sido
indicado pelos paulistas, portanto, o candidato a presidente nas eleições de 1930
deveria ser indicado pelos mineiros. O Partido Republicano Paulista indicou um
candidato seu, Júlio Prestes, causando revolta entre os mineiros, que se
aliaram à oposição. Estava rompida a política do café-com-leite.
Os mineiros se
aliaram aos gaúchos e nordestinos, formando um grande bloco de pequenos
partidos regionais, chamado Aliança Liberal, que tinha como candidato o gaúcho
Getúlio Vargas.
As campanhas foram
marcadas por muita violência. Enquanto Júlio Prestes prometia tirar o Brasil da
crise, Getúlio Vargas denunciava a corrupção e as mentiras dos governos
passados, comprometidos com os interesses dos cafeicultores.
As eleições
aconteceram em clima de tensão. Apurados os votos, Júlio Prestes foi declarado
eleito, o que causou revolta em vários pontos do país.
A REVOLUÇÃO DE 1930
Chamamos de
Revolução de 1930 o conjunto dos fatos que levou Getúlio Vargas a assumir a
presidência da República.
Várias agitações
ocorreram por todo país, acusando o governo federal de ter cometido fraudes nas
apurações. Numa manifestação no estado da Paraíba, o candidato a
vice-presidente pela chapa de Getúlio Vargas, João Pessoa, foi assassinado.
Este fato aumentou ainda mais as tensões políticas.
Temendo uma guerra
civil, os generais Tasso Fragoso e Mena Barreto tomaram o poder dias antes da
posse de Júlio Prestes e entregaram o governo do Brasil a Getúlio Vargas.
Chegava ao fim o
domínio político dos cafeicultores e iniciou-se um longo período em que o
Brasil teve Getúlio Vargas à frente do governo.
O GOVERNO
PROVISÓRIO – 1930 - 1934
Getúlio Vargas, ao
assumir o poder, declarou que estaria governando o Brasil temporariamente, até
que a situação “entrasse nos eixos”. É importante lembrar que Getúlio recebeu o
apoio de militares, operários, donos de fábricas, grandes proprietários de
terra do Nordeste, de Minas Gerais e do sul do país (Getúlio era gaúcho), em
oposição aos cafeicultores paulistas e seus aliados.
Entre as primeiras
medidas de Getúlio, destacam-se:
Nomeou
interventores nos governos estaduais: Getúlio substituiu por interventores de
sua confiança, os governadores de estado eleitos, que o haviam apoiado no
processo revolucionário.
Dissolveu o
Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado): Getúlio suspendeu as
atividades dos deputados e senadores da República.
Suspendeu a
Constituição republicana de 1891: Getúlio suspendeu a Constituição, com a
promessa de convocar novas eleições para deputados e senadores em breve, que
formariam uma Assembléia Nacional Constituinte, encarregada de elaborar novas leis
para o Brasil.
Sem Constituição (que é a lei máxima de um país) e sem deputados (encarregados da elaboração das leis), todo o poder do país ficou centralizado nas mãos de Getúlio Vargas. Isso causou descontentamento em alguns setores da população, principalmente entre os cafeicultores paulistas, que eram inimigos de Vargas.
Ao entregar o governo do Estado de São Paulo a um militar (tenente João Alberto), Getúlio causou revolta entre os industriais e comerciantes paulistas, que esperavam indicar um representante de seu partido (o PD — Partido Democrático, que havia apoiado Getúlio) para o cargo de governador.
Sentindo-se traídos, os representantes do PD uniram-se ao PRP (Partido Republicano Paulista, formado por cafeicultores), formando a Frente Única Paulista — a FUP. A Frente passou a exigir do governo federal maior autono- mia para os estados (principalmente São Paulo), a nomeação de um interventor “paulista e civil” para chefiar o governo do estado e a convocação imediata de eleições para a formação de uma Assembléia Nacional Constituinte para a elaboração de uma nova Constituição.
Getúlio Vargas cedeu às pressões e indicou Pedro de Toledo (que era paulista e civil) como interventor e anunciou a convocação de novas eleições. Mesmo assim, continuavam as manifestações contrárias a Getúlio.
PRODUZA UM RESUMO EM TÓPICOS
SOBRE DESCREVENDO:
- Os motivos da Revolução de
1930
- As características do Governo
Provisório
- A Guerra Civil entre SP e o Governo Federal
O alongamento colabora para o bem estar do nosso corpo e até melhora a postura. Convide alguém para fazer com você ou imagine que estamos aí para te fazer companhia! Vamos lá.
Vamos fazer as posturas da imagem abaixo, temos que ficar na posição contando até 10. Vamos lá?!
Um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete, oito, nove, dez!!!!!
ATIVIDADE TURMA 2: BASQUETE 3 X 3
REGRAS E DIFERENÇAS DO 3 X 3 PARA O BASQUETE USUAL
BASQUETE 3X3 NO BRASIL
Uma das novidades das Olimpíadas de Tóquio, em 2020 será o Basquete 3 x 3.
Esse esporte surgiu a partir da prática nas ruas e tem como características principais, a disputa acirrada no placar e a participação dos jogadores com jogadas e dribles de efeito, sempre ao som de muito hip hop e apresentações de danças.
Mas como é possível inserir esse esporte nas aulas de educação física? Quais são as reais possibilidades e os benefícios?
Faça uma pesquisa sobre a realização das olimpíadas de Tóquio. Ela foi adiada? Isso ocorreu em algum outro momento da história?
Assista esse vídeo e conheça mais um pouco do basquete 3x3
Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link - https://www.youtube.com/watch?v=iSuvDfSEUv8
Como o nome sugere, no 3x3 cada equipe é composta por três jogadores em quadra, mais um substituto. O jogo é disputado em uma área menor (15m x 11m) que funciona como metade da quadra padrão, com uma só cesta, mantendo as marcações originais. As regras, no entanto, mudam: o que em um jogo normal é uma bola que vale três pontos, no 3x3 são pontuados dois. Ganha a equipe que marcar 21 pontos primeiro ou a que estiver com maior número de cestas feitas ao final de 10 minutos.
Cada uma possui 12 segundos para executar suas jogadas e marcar sua pontuação, que pode variar entre lances de dois pontos (atrás da linha demarcada), e um ponto (dentro da linha ou lances livres, semelhantes ao do basquete convencional). Em caso de empate, a disputa vai para uma prorrogação, onde a primeira equipe a marcar dois pontos é a vencedora.
No Brasil, a ANB3x3 (Associação Nacional de Basquete 3×3) é a maior organizadora de torneios oficiais da modalidade. Três campeonatos oficiais da organização classificam para as etapas do FIBA 3x3 World Tour, o Mundial do esporte. O primeiro evento teste de 3x3 organizado pela Fiba aconteceu em 2007, durante os Asian Indoor Games (Jogos Asiáticos em Local Coberto, na tradução livre), em Macau, na China.
A Fiba permite que atletas profissionais do basquete convencional participem dos torneios de 3x3, ainda que nenhuma grande estrela tenha participado até o momento. É provável que, com a entrada da modalidade no programa olímpico, a popularidade do basquete de rua cresça em todos os países. O melhor jogador do mundo de 3x3 é um sérvio: Dusan Domovic Bulut, bicampeão mundial em 2012 e 2016, chamado pelo comitê olímpico de "Stephen Curry do 3×3".
Quarta-feira, dia 1_____
ATIVIDADE: Leitura, compreensão e análise textual com descritores. (Tópico IV Coerência e coesão no processamento do texto). Descritor: Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto¹.
¹ - O aluno deverá desenvolver a habilidade de distinguir no texto as informações mais importantes das que servem apenas como exemplos e acessórios para ilustrar ou reafirmar a ideia central.
1. Leia o texto abaixo para responder ao que se pede:
A obesidade mórbida foi responsável pela rejeição de um quarto dos professores reprovados no último concurso do governo do Estado de São Paulo, no fim de 2013, para a educação básica.
De 11.858 docentes aprovados e que passaram pela avaliação de saúde, 155 foram considerados inaptos nas perícias, sendo 30 (25%) deles recusados por obesidade. [...]
Outras doenças também fazem com que professores aprovados fiquem pelo caminho. Entre elas estão nódulos em cordas vocais, [...] câncer, diabetes grave e [...] diminuição da capacidade auditiva. [...]
Em nota, o sindicato se posiciona contra as reprovações e entende que a obesidade não poderia ser motivo para reprovar professores.
a) Qual a informação principal que constitui o assunto da notícia? _________________________
b) Qual é a informação secundária presente no texto? __________________________________
2. Leia o texto abaixo e responda à questão:
É possível comer fruta no pé pelas ruas de São Paulo
Não parece, mas São Paulo pode se um pomar. Olhando com cuidado nas ruas, não é raro deparar com frutas como amora, goiaba etc.
Buscar frutas em espaços públicos pode ser também uma forma de descobrir espécies nativas. [...]
Para quem quiser conhecer frutas nativas, o ambientalista Ricardo Cardim indica passeios no Instituto Butantan e no parque do Jaraguá, onde se encontram cambucá e cabeludinha.
Na hora de colher frutas direto do pé, na cidade, valem algumas precauções. [...]
Disponível em http//wwwfolhauol.com.br e possível comer fruta no pé pelas ruas de São Paulo
O texto apresenta como assunto principal a informação de que
a) São Paulo é uma cidade interessante para se passear.
b) Existem muitas árvores contaminadas nas ruas de São Paulo.
c) Se pode andar em São Paulo e comer frutas de árvores da rua.
d) É possível conhecer frutas nativas do País ao se visitar o Butantan.
3. Cite uma informação secundária pressente no texto acima.___________________________
Quinta-feira, dia 2____
Sexta-feira, dia 3_____
ATIVIDADE: Leitura, compreensão e análise textual com descritores. Descritor: Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto¹.
¹ - O aluno deverá desenvolver a habilidade de distinguir no texto as informações mais importantes das que servem apenas como exemplos e acessórios para ilustrar ou reafirmar a ideia central.
22 DE
SETEMBRO DE 1872.
O Jornal do Comércio publicou há dias uma
interessante notícia, que talvez escapasse à atenção do leitor.
Noticiou o Jornal que o Mikado
(soberano espiritual do Japão) promulgara uma nova religião, formada do resumo
e extrato de várias seitas do país.
Deve ser um singular povo, o
japonês. Receber uma religião pelo Diário Oficial, como quem recebe uma nova
tarifa da alfândega, é levar o culto da administração muito mais longe do que
um povo do nosso conhecimento. Deita-se um homem acreditando que a gula é um
pecado mortal e que as boas obras são necessárias à salvação.
No dia seguinte, entre o café e o
charuto, noticia-lhe o Boletim das Leis que a gula passa a ser um pecado
meramente venial, em certos casos uma ação indiferente, em alguns — raríssimos
— um feito virtuoso, e que, a respeito das boas obras, são elas tão necessárias
à salvação como duas apólices a um defunto, tudo com a rubrica de Sua
Majestade.
Bem vejo que a religião assim
constituída é essencialmente progressiva, e não haveria razão para que não
entrasse no programa dos partidos constitucionais se o Japão os houvesse no
sentido em que os tem a civilização do ocidente. [...]
ASSIS, Machado de.22 de setembro de 1872.In: Badaladas
1. Para complementar sua crítica ao fato de uma nova
religião ter sido noticiada no jornal, o
autor compara
a) A notícia a um noticiário
econômico.
b) A religião noticiada ao pecado
da gula.
c) Esse ato de noticiar a um
pecado mortal.
d) A noticia ao ato de tomar café
e fumar charuto.
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
Leia a passagem abaixo retirada
do conto A mulher de preto, Machado de Assis, para responder à questão:
A primeira vez que o Dr. Estêvão
Soares falou ao deputado Meneses foi no Teatro Lírico no tempo da memorável
luta entre lagruístas e chartonistas. Um amigo comum os apresentou ao outro. No
fim da noite separaram-se oferecendo cada um deles os seus serviços e trocando
os respectivos cartões de visita.
Só dous meses depois encontraram-se
outra vez.
Estêvão Soares teve de ir à casa
de um ministro de Estado para saber de uns papéis relativos a um parente da
província, e aí encontrou o deputado Meneses, que acabava de ter uma
conferência política.
Houve sincero prazer em ambos
encontrando-se pela segunda vez; e Meneses arrancou de Estêvão a promessa de
que iria à casa dele daí a poucos dias.
ASSIS, Machado de, A mulher de preto. In: contos fluminenses
2. O trecho do conto retrata:
a) O trabalho de Estêvão Soares.
b) A beleza de ir ao Teatro
Lírico.
c) O possível início de uma
amizade.
d) A bonita amizade entre três
pessoas.:
Leia o fragmento do romance Casa Velha, em seguida informe com V (informação verdadeira) e
F (informação falsa):
Aqui está o que contava, há
muitos anos, um velho cônego da Capela Imperial:
-
Não desejo ao meu maior inimigo o que me aconteceu no mês de abril de 1839.
Tinha-me dado na cabeça escrever uma obra política, história do reinado de
D.Pedro I. Até então desperdiçara algum talento em décimas e sonetos, muitos
artigos de periódicos, e alguns sermões, que cedia a outros, depois que
reconheci que não tinha os dons indispensáveis ao púlpito. No mês de agosto de
1838 li as Memórias que outro padre, Luís Gonçalves dos Santos, o padre
Perereca chamado, escreveu do tempo do rei, e foi esse livro que me meteu em
brios. Achei-o seguramente medíocre, e quis mostrar que um membro da igreja
brasileira podia fazer coisa melhor. [...]
ASSIS, Machado de, Casa velha. Vida Editora, 2011
3. Percebe-se no texto que a intenção do Cônego era escrever
( )
bem assim como o padre Luís Gonçalves dos Santos, o padre Perereca.
( )
sobre o tempo do rei, mas diferente do outro padre.
(
) sobre as Memórias de Luís Gonçalves dos
Santos.
( ) críticas e sonetos e artigos
( ) críticas sobre religião.
( ) bem, porque queria mostrar que podia fazer melhor que o padre Perereca.