sexta-feira, 26 de junho de 2020

Semana 9 - de 29/6 a 4/7 - 9o ano EJA

Atenção aos comandos

LEIA O TEXTO - atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

CORREÇÃO COMO SUA ATIVIDADE DEVERIA ESTAR NO CADERNO: revise com atenção.


Segunda-feira, dia 29____


Língua Portuguesa__________________


ATIVIDADE: Correção da atividade da semana 7 (15 a 19/6)

CORREÇÃO COMO SUA ATIVIDADE DEVERIA ESTAR NO CADERNO: revise com atenção.

Atividades com descritores

1. Nesse texto, a ideia principal defendida pelo autor no texto Regime, ginástica e cama:

A) Falta de sono está relacionada ao ganho de peso     

2. Qual é a temática do texto acima? Perda de peso resulta da interação entre dieta, atividade física e sono.

3. O texto propõe uma reflexão.

Escreva (V) para a informação que comprove essa afirmação e (F) para a informação que contraria a afirmação.

(  F ) O sentimento de quem é vítima do racismo.

(  F ) O valor das multas cobradas por crimes racistas.

(  F ) A lei, que não considera o racismo como um crime.

(  V ) A validade das punições dadas a pessoas racistas.


1. Do ponto de vista do autor do texto Lembrar e esquecer, assegurando-se os direitos do indivíduo,

D) O cidadão pode ter direito a apagar, da internet, pequenos erros.


2. De acordo com o autor do texto Se não fosse assim, a corrupção torna-se forte diante

C) Do silêncio do povo e da impunidade.


3. Justifique sua resposta com passagem do texto.

“...a corrupção, medra sobretudo quando as bocas estão todas caladas, e os criminosos sentem-se impunes.”



Matemática_______________________

ATIVIDADE: 


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1 .Quais são os números naturais que estão compreendidos entre:
76 e 79?
Resposta:________________
50 e 54?
Resposta:________________


2. Um capítulo de um livro de matemática vai do início da página 27 até o fim da página 46. Quantas são as páginas desse capítulo? Resposta:_________________


3. Fernanda tem 5 irmãos. Marcos tem 4 irmãos. Fernanda, marcos e os irmãos ambos somam: Resposta:__________________


4. 0x72 e 0:78 são, respectivamente, iguais a:
Resposta:_________________


5. Simplifique, se possível, as frações a seguir: 
a) 2/8=
b) 30/6=
c) 20/8=
d) 102/200=
e) 1/2=


Terça-feira, dia 30_____


Geografia_______________________

ATIVIDADE: Leia o texto e copie as questões e responda  no caderno


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Oceania
A Austrália, além de ser o maior país em dimensões territoriais, é também o mais desenvolvido econômico e socialmente, possuindo o terceiro maior Índice de Desenvolvimento Humano do planeta. Sidney, é a maior, mais populosa e mais desenvolvida cidade do continente. Por essas razões, muitas pessoas o denominam por Australásia.

A Oceania é um continente localizado ao sudeste da Ásia, banhado pelos oceanos Índico e Pacífico. É o menor dentre os continentes, o mais isolado e, por isso, o último a ser descoberto e conquistado pelos europeus, sendo por isso chamado de “novíssimo mundo”.

A maior parte de suas terras, cerca de 94%, é território da Austrália, sendo a única porção de terras de dimensões continentais desse local. Os outros 6% estão divididos em milhares e milhares de ilhas. No total, são 14 países e 38 milhões de habitantes, distribuídos em uma área de 8.480.000 km².

A porção de ilhas que compõe a Oceania é regionalizada em Melanésia, Micronésia e Polinésia. Em tradução literal, esses nomes significam, respectivamente, “ilhas habitadas por negros”, “pequenas ilhas” e “muitas ilhas”. Observe o mapa abaixo para conferir essa divisão:


Divisão regional da Oceania

O continente é considerado de formação geológica recente, de forma que grande parte do seu relevo é de origem vulcânica e sofreu em menor escala as ações dos agentes externos de transformação do solo e das rochas. Por se encontrar no limite entre duas placas tectônicas, inúmeras regiões apresentam registros de terremotos.

Por se tratar de um conjunto de ilhas, a maioria dos animais da Oceania é endêmica, ou seja, só existem nesse lugar do mundo, sendo, por isso, ameaçados constantemente de extinção. Dentre eles, podemos destacar o Canguru e o Demônio da Tasmânia.

A maioria das ilhas e locais que fazem parte desse continente é de grande beleza, com paisagens verdadeiramente exuberantes. Não por acaso, a principal atividade econômica da maioria desses países é o turismo. Outras atividades importantes são a pesca e a agricultura.


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.


1.O mapa-múndi a seguir apresenta todos os continentes destacados em cores diferentes. Marque a alternativa que corresponde à cor da Oceania no referido mapa.



a) Vermelho

b) Amarelo

c) Preto

d) Verde

e) Azul


2.Analise as afirmativas e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

(    ) Com 8,5 milhões de quilômetros quadrados de extensão, a Oceania é o menor continente terrestre.

(    ) A Oceania é um continente formado por uma massa continental (Austrália) e por vários grupos de ilhas localizadas no oceano Atlântico.

(    ) Com exceção da Nova Zelândia e Austrália, a economia dos países da Oceania baseia-se nas atividades primárias.

(    ) A Oceania está localizada totalmente ao sul da linha do Equador, pertencendo, portanto, somente ao Hemisfério meridional.


3. Totalizando 14 nações, a Oceania é o menor continente do planeta Terra. A maioria dos seus países possui pouca representatividade no cenário internacional, entretanto, duas nações da Oceania apresentam elevadas médias de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Marque a alternativa que indica os países mais desenvolvidos desse continente.

a) Austrália e Samoa

b) Indonésia e Malásia

c) Nova Zelândia e Papua Nova Guiné

d) Austrália e Tuvalu

e) Austrália e Nova Zelândia


4. A Oceania apresenta três conjuntos de ilhas, quais são elas?

____________________________



História_________________________

Professora Lívia Sgarbosa

ORIENTAÇÕES:  A DECADÊNCIA DA REPÚBLICA VELHA E A REVOLUÇÃO DE 1930

- Antes de iniciar a atividade registre no seu caderno a pauta e a data de hoje.

- É muito importante neste momento que o seu caderno esteja organizado e com todo conteúdo que vamos estudar.

- Pauta:

DESTA VEZ VOCÊS NÃO PRECISAM COPIAR, APENAS LEIAM E TIREM AS INFORMAÇÕES PARA RESPONDER AS QUESTÕES NO CADERNO.

ESSE TEXTO COMPLEMENTA O ASSUNTO TRATADO NA SEMANA ANTERIOR:

 

A DECADÊNCIA DA REPÚBLICA VELHA E A REVOLUÇÃO DE 1930

A crise econômica teve reflexos na política. Enfraquecidos pelos movimentos tenentistas dos anos vinte e pelo descontentamento popular, a aliança entre paulistas e mineiros estava abalada. Conforme acordo, o presidente Washington Luís havia sido indicado pelos paulistas, portanto, o candidato a presidente nas eleições de 1930 deveria ser indicado pelos mineiros. O Partido Republicano Paulista indicou um candidato seu, Júlio Prestes, causando revolta entre os mineiros, que se aliaram à oposição. Estava rompida a política do café-com-leite.

Os mineiros se aliaram aos gaúchos e nordestinos, formando um grande bloco de pequenos partidos regionais, chamado Aliança Liberal, que tinha como candidato o gaúcho Getúlio Vargas.

As campanhas foram marcadas por muita violência. Enquanto Júlio Prestes prometia tirar o Brasil da crise, Getúlio Vargas denunciava a corrupção e as mentiras dos governos passados, comprometidos com os interesses dos cafeicultores.

As eleições aconteceram em clima de tensão. Apurados os votos, Júlio Prestes foi declarado eleito, o que causou revolta em vários pontos do país.


A REVOLUÇÃO DE 1930

Chamamos de Revolução de 1930 o conjunto dos fatos que levou Getúlio Vargas a assumir a presidência da República.

Várias agitações ocorreram por todo país, acusando o governo federal de ter cometido fraudes nas apurações. Numa manifestação no estado da Paraíba, o candidato a vice-presidente pela chapa de Getúlio Vargas, João Pessoa, foi assassinado. Este fato aumentou ainda mais as tensões políticas.

Temendo uma guerra civil, os generais Tasso Fragoso e Mena Barreto tomaram o poder dias antes da posse de Júlio Prestes e entregaram o governo do Brasil a Getúlio Vargas.

Chegava ao fim o domínio político dos cafeicultores e iniciou-se um longo período em que o Brasil teve Getúlio Vargas à frente do governo.

 

O GOVERNO PROVISÓRIO – 1930 - 1934

Getúlio Vargas, ao assumir o poder, declarou que estaria governando o Brasil temporariamente, até que a situação “entrasse nos eixos”. É importante lembrar que Getúlio recebeu o apoio de militares, operários, donos de fábricas, grandes proprietários de terra do Nordeste, de Minas Gerais e do sul do país (Getúlio era gaúcho), em oposição aos cafeicultores paulistas e seus aliados.

Entre as primeiras medidas de Getúlio, destacam-se:

Nomeou interventores nos governos estaduais: Getúlio substituiu por interventores de sua confiança, os governadores de estado eleitos, que o haviam apoiado no processo revolucionário.

Dissolveu o Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado): Getúlio suspendeu as atividades dos deputados e senadores da República.

Suspendeu a Constituição republicana de 1891: Getúlio suspendeu a Constituição, com a promessa de convocar novas eleições para deputados e senadores em breve, que formariam uma Assembléia Nacional Constituinte, encarregada de elaborar novas leis para o Brasil.

Sem Constituição (que é a lei máxima de um país) e sem deputados (encarregados da elaboração das leis), todo o poder do país ficou centralizado nas mãos de Getúlio Vargas. Isso causou descontentamento em alguns setores da população, principalmente entre os cafeicultores paulistas, que eram inimigos de Vargas.

Ao entregar o governo do Estado de São Paulo a um militar (tenente João Alberto), Getúlio causou revolta entre os industriais e comerciantes paulistas, que esperavam indicar um representante de seu partido (o PD — Partido Democrático, que havia apoiado Getúlio) para o cargo de governador.

Sentindo-se traídos, os representantes do PD uniram-se ao PRP (Partido Republicano Paulista, formado por cafeicultores), formando a Frente Única Paulista — a FUP. A Frente passou a exigir do governo federal maior autono- mia para os estados (principalmente São Paulo), a nomeação de um interventor “paulista e civil” para chefiar o governo do estado e a convocação imediata de eleições para a formação de uma Assembléia Nacional Constituinte para a elaboração de uma nova Constituição.

Getúlio Vargas cedeu às pressões e indicou Pedro de Toledo (que era paulista e civil) como interventor e anunciou a convocação de novas eleições. Mesmo assim, continuavam as manifestações contrárias a Getúlio.


PRODUZA UM RESUMO EM TÓPICOS SOBRE DESCREVENDO:

- Os motivos da Revolução de 1930

- As características do Governo Provisório

- A Guerra Civil entre SP e o Governo Federal



Educação Física__________________

FIQUE   ATENTO   ÀS   TURMAS:
TURMA   1,   MAIORES   DE   18   ANOS.
TURMA   2,   MENORES   DE   18   ANOS,   SEM   AFASTAMENTO.


ATIVIDADE   TURMA   1: alongamento

O alongamento colabora para o bem estar do nosso corpo e até melhora a postura. Convide alguém para fazer com você ou imagine que estamos aí para te fazer companhia! Vamos lá.

Vamos fazer as posturas da imagem abaixo, temos que ficar na posição contando até 10. Vamos lá?!

Um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete, oito, nove, dez!!!!!




ATIVIDADE  TURMA  2: BASQUETE 3 X 3

REGRAS E DIFERENÇAS DO 3 X 3  PARA O BASQUETE USUAL

BASQUETE 3X3 NO BRASIL

Uma das novidades das Olimpíadas de Tóquio, em 2020 será o Basquete 3 x 3.

Esse esporte surgiu a partir da prática nas ruas e tem como características principais, a disputa acirrada no placar e a participação dos jogadores com jogadas e dribles de efeito, sempre ao som de muito hip hop e apresentações de danças.

Mas como é possível inserir esse esporte nas aulas de educação física? Quais são as reais possibilidades e os benefícios?

Faça uma pesquisa sobre a realização das olimpíadas de Tóquio. Ela foi adiada? Isso ocorreu em algum outro momento da história?

Assista esse vídeo e conheça mais um pouco do basquete 3x3

Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link - https://www.youtube.com/watch?v=iSuvDfSEUv8

Como o nome sugere, no 3x3 cada equipe é composta por três jogadores em quadra, mais um substituto. O jogo é disputado em uma área menor (15m x 11m) que funciona como metade da quadra padrão, com uma só cesta, mantendo as marcações originais. As regras, no entanto, mudam: o que em um jogo normal é uma bola que vale três pontos, no 3x3 são pontuados dois. Ganha a equipe que marcar 21 pontos primeiro ou a que estiver com maior número de cestas feitas ao final de 10 minutos.

Cada uma possui 12 segundos para executar suas jogadas e marcar sua pontuação, que pode variar entre lances de dois pontos (atrás da linha demarcada), e um ponto (dentro da linha ou lances livres, semelhantes ao do basquete convencional). Em caso de empate, a disputa vai para uma prorrogação, onde a primeira equipe a marcar dois pontos é a vencedora.

No Brasil, a ANB3x3 (Associação Nacional de Basquete 3×3) é a maior organizadora de torneios oficiais da modalidade. Três campeonatos oficiais da organização classificam para as etapas do FIBA 3x3 World Tour, o Mundial do esporte. O primeiro evento teste de 3x3 organizado pela Fiba aconteceu em 2007, durante os Asian Indoor Games (Jogos Asiáticos em Local Coberto, na tradução livre), em Macau, na China.

A Fiba permite que atletas profissionais do basquete convencional participem dos torneios de 3x3, ainda que nenhuma grande estrela tenha participado até o momento. É provável que, com a entrada da modalidade no programa olímpico, a popularidade do basquete de rua cresça em todos os países. O melhor jogador do mundo de 3x3 é um sérvio: Dusan Domovic Bulut, bicampeão mundial em 2012 e 2016, chamado pelo comitê olímpico de "Stephen Curry do 3×3".


Quarta-feira, dia 1_____


Língua Portuguesa_________________

ATIVIDADE: Leitura, compreensão e análise textual com descritores. (Tópico IV Coerência e coesão no processamento do texto). Descritor: Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto¹.

¹ - O aluno deverá desenvolver a habilidade de distinguir no texto as informações mais importantes das que servem apenas como exemplos e acessórios para ilustrar ou reafirmar a ideia central.


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

1. Leia o texto abaixo para responder ao que se pede:

A obesidade mórbida foi responsável pela rejeição de um quarto dos professores reprovados no último concurso do governo do Estado de São Paulo, no fim de 2013, para a educação básica.

De 11.858 docentes aprovados e que passaram pela avaliação de saúde, 155 foram considerados inaptos nas perícias, sendo 30 (25%) deles recusados por obesidade. [...]

Outras doenças também fazem com que professores aprovados fiquem pelo caminho. Entre elas estão nódulos em cordas vocais, [...] câncer, diabetes grave e [...] diminuição da capacidade auditiva. [...]

Em nota, o sindicato se posiciona contra as reprovações e entende que a obesidade não poderia ser motivo para reprovar professores.


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

a) Qual a informação principal que constitui o assunto da notícia? _________________________

b) Qual é a informação secundária presente no texto? ­­­­­­__________________________________


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

2. Leia o texto abaixo e responda à questão:

É possível comer fruta no pé pelas ruas de São Paulo

Não parece, mas São Paulo pode se um pomar. Olhando com cuidado nas ruas, não é raro deparar com frutas como amora, goiaba etc.

Buscar frutas em espaços públicos pode ser também uma forma de descobrir espécies nativas. [...]

Para quem quiser conhecer frutas nativas, o ambientalista Ricardo Cardim indica passeios no Instituto Butantan e no parque do Jaraguá, onde se encontram cambucá e cabeludinha.

Na hora de colher frutas direto do pé, na cidade, valem algumas precauções. [...]

Disponível em http//wwwfolhauol.com.br e possível comer fruta no pé pelas ruas de São Paulo


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

O texto apresenta como assunto principal a informação de que

a) São Paulo é uma cidade interessante para se passear.

b) Existem muitas árvores contaminadas nas ruas de São Paulo.

c) Se pode andar em São Paulo e comer frutas de árvores da rua.

d) É possível conhecer frutas nativas do País ao se visitar o Butantan.


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

3. Cite uma informação secundária pressente no texto acima.___________________________



Matemática_______________________


ATIVIDADE: 


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1) Se Maria gastou em compras 1/3 de 1/4 de R$ 300, quanto sobrou desse total? Resposta:_____


2) Qual é a alternativa que representa o número 0,65 na forma de fração?
a. 65/10
b. 65/100
c. 65/1000
d. 65/10000


3) Qual é a alternativa que representa a soma dos números decimais 0,65 e 0,15?
a. 0,70
b. 0,77
c. 0,67
d. 1,00


4) Usando os símbolos > (maior) e < (menor), compare os números inteiros a seguir:
a) –15 ____ + 15
b) –100 ___ – 99
c) + 58 ___ +124
d) + 1000 ___ + 99


5) Escreva os números inteiros: 
a) Compreendidos entre 1 e 7_________________
b) Compreendidos entre −3 e 3_______________
c) Compreendidos entre −4 e 2________________
d) Compreendidos entre −2 e 4_________________


6) Considere os números: 0, 5, 7, −5 , − 7. 
A) Qual é o maior? _____________
B) Qual é o menor? ______________


Quinta-feira, dia 2____


Ciências________________________

ATIVIDADE: Leia o texto e copie as questões e responda  no caderno


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Irmãs decidem abandonar cidade após serem acusadas de espalhar covid-19

Em 11 de junho, as irmãs Dalylla Lopes, de 27 anos, Talytta, 22, e Samylla, 21, se mudaram de Alto Araguaia, cidade mato-grossense localizada na divisa com Goiás. Elas afirmam que deixaram a cidade em que nasceram para buscar um pouco de paz, em meio à maior tragédia da família, causada pelo novo coronavírus.

Seis dias antes, a mãe delas, Lígia Suely Lopes, de 42 anos, morreu em decorrência da covid-19. No fim de maio, as irmãs haviam perdido o avô materno, Joaquim de Oliveira, de 74 anos, para a mesma doença.

"Tem sido o período mais difícil das nossas vidas", resume Dalylla à BBC News Brasil. Ela contraiu a covid-19 e se recuperou, assim como outros quatro familiares.

Os casos na família foram os primeiros diagnósticos de covid-19 no município de 17,5 mil habitantes. Atualmente, mais de um mês depois, Alto Araguaia tem 23 casos confirmados e três mortes, incluindo as de Lígia e Joaquim.

Em meio à doença causada pelo novo coronavírus, a família passou a receber comentários e acusações nas redes sociais. "Disseram que fomos as responsáveis por levar o vírus para a nossa cidade. Recebemos muitas críticas. Isso tudo é muito triste", comenta Dalylla.

As irmãs relatam que as diversas críticas que recebem têm tornado o atual período ainda mais difícil. "Estamos vivendo à base de remédios para dormir. A nossa vida nunca vai ser a mesma. Além das perdas, precisamos lidar com a falta de empatia das pessoas. Toda hora recebemos algum comentário maldoso nas redes sociais", lamenta Talytta.

O primeiro caso confirmado em Alto Araguaia
As irmãs contam que a tragédia teve início após a primeira semana de maio, depois que Dalylla visitou uma amiga, em uma cidade vizinha. "Foi uma infelicidade muito grande. Eu estava de folga e decidi encontrá-la", conta Dalylla.
[...]
Ela comenta que foi à casa da amiga junto com o filho caçula, de nove meses. "Não era um churrasco ou uma festa. Era apenas um encontro de amigas", argumenta. No local, também havia uma outra mulher. "Ela era colega da minha amiga e tinha acabado de chegar do Sul do país. Ela deveria estar em quarentena, porque tinha voltado de viagem, mas estava lá."

"Essa conhecida brincou com o meu filho durante o encontro. Pode ser que nesse momento ela tenha passado o vírus para ele", diz Dalylla.
[...]

'Me sinto culpada'
Ao comentar sobre as mortes do avô e da mãe, Dalylla admite que se sente culpada. "É um culpa que vou ter sempre comigo, porque eu fui à casa da minha amiga aquele dia. Me sinto culpada porque isso custou a vida do meu avô e da minha mãe. Me sinto culpada por estar viva. É uma sensação muito ruim", relata, aos prantos.

"Eu sei que não fiz por querer. Não fui para uma festa ou para um churrasco, como vejo muitas pessoas fazendo com frequência. Mas eu não deveria ter saído aquele dia. A minha cabeça está bagunçada. Eu fiquei ruim e me recuperei. Mas o meu avô não conseguiu se recuperar. A minha mãe, que cuidou de todos nós, também não. É muito difícil", diz Dalylla, em meio às lágrimas.
[...]

A mudança
As irmãs contam que passaram a receber diversas críticas em Alto Araguaia,[...].

"Falta muita empatia. Aquela cidade, infelizmente, se tornou um peso para a gente. As pessoas nos olhavam com muito preconceito por lá, como se a gente tivesse culpa de cada caso de covid-19. Mas nós nos isolamos logo no começo e informamos as pessoas com quem tivemos contato", diz Talytta.

"Há uma rodovia movimentada que passa pela cidade, a BR-364, e por isso sempre há gente de outros lugares por ali. Hoje, já existem pessoas contaminadas que nunca tiveram contato com a gente. Mas ainda assim, pensam que somos as únicas responsáveis pelo vírus por lá", afirma Talytta.

Assim como as irmãs, é comum que os primeiros diagnósticos em determinadas localidades sejam apontados por moradores como os responsáveis por levar o vírus para uma região. Porém, estudos sobre o novo coronavírus apontam que é difícil definir o primeiro caso em um lugar. Isso porque pode haver, por exemplo, pessoas com sintomas leves que transmitem o vírus, mas não procuram ajuda médica por acreditar que se trata de um resfriado comum. Desta forma, não entram para as estatísticas sobre a covid-19.[...]



COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.


1. Elas afirmam que deixaram a cidade em que nasceram para buscar um pouco de paz. Qual o motivo das irmãs decidirem deixar sua cidade natal?
_____________________________



2. O texto apresenta dois problemas de saúde. Primeiro, o viral: coronavírus. Qual o outro problema de saúde que 'as irmãs' podem desenvolver?
_____________________________



3. "É um culpa que vou ter sempre comigo, porque eu fui à casa da minha amiga aquele dia. Me sinto culpada porque isso custou a vida do meu avô e da minha mãe. [...]" 
Na sua opinião, uma pessoa que não sabe se tem o coronavírus deve se sentir culpada pela infecção de outras pessoas?
_____________________________



4. "Falta muita empatia. Aquela cidade, infelizmente, se tornou um peso para a gente. As pessoas nos olhavam com muito preconceito"[...]
Existem vários preconceitos, dentre eles o medo de doenças. O é preciso estudar para não ter medo de uma pessoa doente? Se um doente diz que não há risco em estar perto dele, devemos acreditar?
_____________________________
 


Inglês__________________________

ATIVIDADE 1: 

CORREÇÃO COMO SUA ATIVIDADE DEVERIA ESTAR NO CADERNO: revise com atenção.

Scared – assustado
Happy – feliz
Sad – triste
Angry – bravo
Excited – animada
Worried – preocupada
Surprised – surpreso
Silly – bobo
Frustrated – frustrada

Resposta da questão
I am feeling happy (ou outro sentimento do quadro). 


ATIVIDADE 2: 


NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. Leia, traduza e estude o vocabulário do quadro abaixo sobre informações pessoais. Em seguida, relacione as colunas de cima com a de baixo. 

City – hobby – last name – 

country – nationality – zip code – 

age – nickname – full name – 

address -  Telephone number - 

(a) Last Name
(b) Nickname
(c) Age
(d) Hobby
(e) Country
(f) City
(g) Zip Code

(     ) 10 years old
(     ) São Paulo
(     ) Bia
(     ) 01365- 414
(     ) Lima
(     ) Brazil
(     ) Collecting dolls

2. Passe as frases abaixo para as formas interrogativa e negativa

Exemplo 
a) You are a dentist. 
Forma interrogativa - Are you a dentist?    
Forma negativa - You are not a dentist. 

b) You are a prince.
__________________________
__________________________

c) She is a princess.
__________________________
__________________________

d) He is a doctor.
__________________________
__________________________

e) We are students.
__________________________
__________________________
 
f)You are teacher.
__________________________
__________________________

g) It is a castle. 
__________________________
__________________________


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Text – Sport life

Ted, Bob, Mary and Jane like sports.
They are at the club now.
Ted likes football and Mary likes basketball.
Jane likes tennis and Bob likes volleyball.
And you? What is your favorite sports?

Qual será o significado das palavras like e likes? 
Trata-se do verbo to like = gostar, conjugado no presente simples.


3. Traduza texto em seu caderno.
___________________________


4. Compreensão do texto: 

a). Ted, Bob, Mary and Jane:
(  ) like music (  ) like sports 

b) Ted likes: 
(  ) football (  ) volleybal 

c) Mary likes 
(  )basketball (  ) tennis 

d) Jane likes 
(  ) tennis (  ) football 

e) Bob likes 
(  )basketball (  ) volleyball



Arte___________________________

ATIVIDADE: Intervenção artística


A intervenção artística consiste em uma manifestação que usa a arte e é concretizada em zonas urbanas. São organizadas por grupos de artistas que objetivam a transmissão de uma determinada mensagem, ou seja, é uma arte que busca questionamento e transformação.

É feita uma espécie de interação com um objeto artístico de um local específico ou de um local público visando fazer novas percepções sobre a arte. É uma intervenção visual que tenta atingir a população próxima. 

Veja a imagem e responda às questões:



NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. Descreva qual o objetivo (mensagem) da intervenção acima.

2. Desenhe, em seu caderno, uma ideia de intervenção urbana.



Sexta-feira, dia 3_____


Língua Portuguesa_______________

ATIVIDADE: Leitura, compreensão e análise textual com descritores. Descritor: Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto¹.

¹ - O aluno deverá desenvolver a habilidade de distinguir no texto as informações mais importantes das que servem apenas como exemplos e acessórios para ilustrar ou reafirmar a ideia central.


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

22 DE SETEMBRO DE 1872.

 O Jornal do Comércio publicou há dias uma interessante notícia, que talvez escapasse à atenção do leitor.

Noticiou o Jornal que o Mikado (soberano espiritual do Japão) promulgara uma nova religião, formada do resumo e extrato de várias seitas do país.

Deve ser um singular povo, o japonês. Receber uma religião pelo Diário Oficial, como quem recebe uma nova tarifa da alfândega, é levar o culto da administração muito mais longe do que um povo do nosso conhecimento. Deita-se um homem acreditando que a gula é um pecado mortal e que as boas obras são necessárias à salvação.

No dia seguinte, entre o café e o charuto, noticia-lhe o Boletim das Leis que a gula passa a ser um pecado meramente venial, em certos casos uma ação indiferente, em alguns — raríssimos — um feito virtuoso, e que, a respeito das boas obras, são elas tão necessárias à salvação como duas apólices a um defunto, tudo com a rubrica de Sua Majestade.

Bem vejo que a religião assim constituída é essencialmente progressiva, e não haveria razão para que não entrasse no programa dos partidos constitucionais se o Japão os houvesse no sentido em que os tem a civilização do ocidente. [...]

ASSIS, Machado de.22 de setembro de 1872.In: Badaladas


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. Para complementar sua crítica ao fato de uma nova religião ter sido noticiada no jornal, o autor compara

a) A notícia a um noticiário econômico.

b) A religião noticiada ao pecado da gula.

c) Esse ato de noticiar a um pecado mortal.

d) A noticia ao ato de tomar café e fumar charuto.

 

LEIA O TEXTO - atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Leia a passagem abaixo retirada do conto A mulher de preto, Machado de Assis, para responder à questão:

A primeira vez que o Dr. Estêvão Soares falou ao deputado Meneses foi no Teatro Lírico no tempo da memorável luta entre lagruístas e chartonistas. Um amigo comum os apresentou ao outro. No fim da noite separaram-se oferecendo cada um deles os seus serviços e trocando os respectivos cartões de visita.

Só dous meses depois encontraram-se outra vez.

Estêvão Soares teve de ir à casa de um ministro de Estado para saber de uns papéis relativos a um parente da província, e aí encontrou o deputado Meneses, que acabava de ter uma conferência política.

Houve sincero prazer em ambos encontrando-se pela segunda vez; e Meneses arrancou de Estêvão a promessa de que iria à casa dele daí a poucos dias.

ASSIS, Machado de, A mulher de preto. In: contos fluminenses


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

2. O trecho do conto retrata:

a) O trabalho de Estêvão Soares.

b) A beleza de ir ao Teatro Lírico.

c) O possível início de uma amizade.

d) A bonita amizade entre três pessoas.:


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Leia o fragmento do romance Casa Velha, em seguida informe com V (informação verdadeira) e F (informação falsa):

Aqui está o que contava, há muitos anos, um velho cônego da Capela Imperial:

- Não desejo ao meu maior inimigo o que me aconteceu no mês de abril de 1839. Tinha-me dado na cabeça escrever uma obra política, história do reinado de D.Pedro I. Até então desperdiçara algum talento em décimas e sonetos, muitos artigos de periódicos, e alguns sermões, que cedia a outros, depois que reconheci que não tinha os dons indispensáveis ao púlpito. No mês de agosto de 1838 li as Memórias que outro padre, Luís Gonçalves dos Santos, o padre Perereca chamado, escreveu do tempo do rei, e foi esse livro que me meteu em brios. Achei-o seguramente medíocre, e quis mostrar que um membro da igreja brasileira podia fazer coisa melhor. [...]

ASSIS, Machado de, Casa velha. Vida Editora, 2011


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

3. Percebe-se no texto que a intenção do Cônego era escrever

(     )  bem assim como o padre Luís Gonçalves dos Santos, o padre Perereca.

(     )  sobre o tempo do rei, mas diferente do outro padre.

(     )  sobre as Memórias de Luís Gonçalves dos Santos.

(     ) críticas e sonetos e artigos

(     ) críticas sobre  religião.

(     ) bem, porque queria mostrar que podia fazer melhor que o padre Perereca.



Matemática_____________________

ATIVIDADE: 


1) Qual a resposta da equação 10x-12+10=+18-20 ?
Resposta:____________


2) Uma Escola tem 18 turmas e cada comporta, no máximo 34 alunos. Para o ano de 2014, foram preenchidas todas as vagas, e a direção da escola conseguiu organizar as turmas em três períodos, com quantidades iguais de alunos e sem sobrar nenhum. O total de alunos de cada período é:
A) 18
B) 194
C) 204
D) 228


3) Efetuando (−4) ∙ (−6): (−3)obtemos:
A) −8
B) −6
C) 6
D) 8


4) Qual das seguintes expressões tem um valor diferente do das quatro restantes?
a) 20 . 10 + 20 . 10 
b) (20 : 10) . (20 . 10)
c) (20 . 10 . 20) : 10 
d) 20 . (10 + 10)
e) (20 : 10) . (20 + 10)


5) A um número foi somado 7854 e o resultado obtido foi 20000. Que número é esse?
a) 1006
b) 10056
c) 12454
d) 12146
e) 15004


Sábado, dia 4_____

ATIVIDADE: avaliação.




----------------



9o ano__________

Responda, clicando no link abaixo, a participação nessas aulas


Fique bem, fique em casa!