sexta-feira, 26 de junho de 2020

Semana 9 - de 29/6 a 4/7 - 8o ano EJA

Atenção aos comandos

LEIA O TEXTO - atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

CORREÇÃO COMO SUA ATIVIDADE DEVERIA ESTAR NO CADERNO: revise com atenção.


Segunda-feira, dia 29____


Língua Portuguesa__________________

ATIVIDADE: Correção das atividades da semana anterior.

CORREÇÃO COMO SUA ATIVIDADE DEVERIA ESTAR NO CADERNO: revise com atenção.

1. Para um namoro acontecer de forma positiva, o adolescente precisa do apoio da família. O argumento que defende essa ideia é

D) O apoio da família dá segurança ao jovem.


2. Ajude a salvar nossas crianças. Quais elementos presentes no texto justificam a tese (ponto de vista).

C) As estatísticas do Denatran sobre os acidentes de trânsito envolvendo crianças de 0 a 12 anos.


3. Complete conforme o exemplo:

Tema é assunto de que trata o texto.

Tese é o ponto de vista do autor sobre o tema.

Argumentos são fatos e dados que servirão para ajudar a justificar as ideias que ele irá desenvolver.


Viver bem com pouco. Foi-se a era de esbanjar.

1. O argumento que defende a tese de se viver bem com pouco é:

A) Valorizar apenas objetos que tenham presença no cotidiano, com destaque para o conforto, evitando o acúmulo de itens.


2. Qual é a ideia principal (tese) defendida no texto acima? É possível viver bem com pouco.


3. Um argumento que sustenta a tese de que a embalagem agora é uma forma de conquistar o consumidor é que

D) Os consumidores são atraídos pela embalagem.




Matemática_______________________

ATIVIDADE: Pensamento Algébrico

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. Complete as lacunas com números inteiros, de modo que as igualdades sejam verdadeiras. Podemos ter números positivos, negativos ou zero.



2. Douglas resolveu brincar de manter a balança em equilíbrio. Observe!



3. Observe as três primeiras imagens de uma sequência numérica utilizando pequenos cubinhos:


a) Complete a tabela com a quantidade de cubinhos da sequência apresentada:


b) Tente descobrir quantos cubinhos terá na décima imagem desta sequência.

 

4. Observe a sequência de imagens apresentadas a seguir e responda o que se pede:


a) Qual é a próxima figura da sequência?

b) Que característica você observou na sequência?

c) Qual é figura existente na posição 10?


DESAFIO

Nos quadrados mágicos, podemos observar padrões. Utilizando, apenas, números de 3 a 11, sem repetição, complete o quadrado mágico abaixo.




Terça-feira, dia 30_____


Geografia_______________________

ATIVIDADE: Leia o texto e copie as questões e responda  no caderno


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.



Efeito estufa

O efeito estufa é um fenômeno natural de extrema importância para a existência de vida na Terra. É responsável por manter as temperaturas médias globais, evitando que haja grande amplitude térmica e possibilitando o desenvolvimento dos seres vivos.


Esse fenômeno, no entanto, tem sido agravado pela ação antrópica, que tem elevado as emissões de gases de efeito estufa à atmosfera, provocando alterações climáticas em todo o planeta. Essa grande concentração de gases dificulta que o calor seja devolvido ao espaço, aumentando, consequentemente, as temperaturas do planeta.


Como funciona o efeito estufa?



 

Em decorrência da grande concentração de gases de efeito estufa na atmosfera, a energia solar refletida pela superfície encontra dificuldades para dispersar-se no espaço, ficando aprisionada.


O Sol emite calor à Terra. Parte desse calor é absorvida pela superfície terrestre e pelos oceanos, outra parte é devolvida ao espaço. Contudo, uma parcela da radiação solar irradiada pela superfície fica retida na atmosfera em decorrência da presença de gases de efeito estufa, que impedem que esse calor seja devolvido totalmente ao espaço. Dessa forma, mantém-se o equilíbrio energético e evitam-se grandes amplitudes térmicas.


Para exemplificar melhor, imagine um carro estacionado em um dia bastante ensolarado. Os raios solares atravessam os vidros e aquecem o interior do veículo. O calor tende a ser devolvido para fora do carro, saindo pelo vidro, contudo encontra dificuldades. Assim, parte do calor fica retido no interior do carro, mantendo-o aquecido.

Fazendo uma analogia, os gases de efeito estufa presentes na atmosfera funcionam como o vidro do carro, permitindo a entrada da radiação solar e dificultando que toda ela seja devolvida ao espaço.

Em decorrência da grande concentração de gases de efeito estufa na atmosfera, a energia solar refletida pela superfície encontra dificuldades para dispersar-se no espaço, ficando aprisionada.



Gases de efeito estufa

Existem quatro principais gases de efeito estufa. São eles:

Dióxido de carbono

É o gás de maior abundância na atmosfera. A queima de combustíveis fósseis é uma das principais atividades responsáveis por emitir esse gás. Desde a era industrial, a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera aumentou, aproximadamente, 35%.

Gás metano

É o segundo gás que mais contribui para o aumento das temperaturas globais, com poder 21 vezes maior que o dióxido de carbono. Aproximadamente 60% da emissão de metano provém de ações humanas ligadas a aterros sanitários e lixões. Além disso, é eliminado por meio da digestão de ruminantes.

Óxido nitroso

Pode ser emitido à atmosfera por meio de bactérias no solo ou no oceano. Atividades agrícolas, como uso de fertilizantes nitrogenados, também são fontes desse gás. O óxido nitroso pode colaborar cerca de 298 vezes mais que o dióxido de carbono para o aumento das temperaturas.

Gases fluoretados

Os gases fluoretados são produzidos pelo homem a fim de atender às necessidades industriais. São exemplos desses gases: hidrofluorcarbonetos, usados em sistemas de aquecimento e refrigeração; hexafluoreto de enxofre, usado na indústria eletrônica; perfluorcarbono, emitido na produção de alumínio; e os clorofluorcarbonos (CFCs), responsáveis pela destruição da camada de ozônio.

Vapor d'água

Bastante presente na atmosfera, é responsável por mais da metade do efeito estufa. O vapor d'água capta o calor irradiado pela superfície terrestre, distribuindo-o para todas as direções e aquecendo a superfície.



Mapa Mental: Efeito Estufa




Mapa Mental: Efeito Estufa

 


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

“Algo de concreto na mesa de negociações sobre as mudanças climáticas: um relatório, entregue nesta terça-feira ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, mostra pela primeira vez como 15 dos países mais poluidores, entre eles a China e os Estados Unidos, podem se 'descarbonizar', ou seja, reduzir a concentração de carbono de suas atividades, até 2050 […].

O balanço: em 2050, as emissões de CO2 vinculadas ao consumo de energia (que não contam com o desmatamento e outras emissões da agricultura) poderiam ser reduzidas em 45% com relação a 2010 (de 22,3 bilhões de toneladas para 12,3 bilhões de toneladas), com uma redução de 56% por habitante”.

(Revista Exame. Um mundo com menos carbono em 2050 é possível, diz relatório. 09 de junho de 2014).


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. A preocupação de reduzir-se a emissão de certos gases, com destaque para o CO2, deve-se ao fato de esses, segundo a teoria do efeito estufa:

a) intensificarem a dispersão dos raios solares antes que eles alcancem a superfície.

b) contribuírem para uma maior conservação de radiação solar na atmosfera.

c) aumentarem as temperaturas em razão da diminuição da concentração média de oxigênio no ar.

d) diminuírem as condições ideais para a manutenção de toda e qualquer forma de vida sobre a Terra.

e) intervirem sobre o espaço geográfico em razão da menor disponibilidade de fontes de energia renováveis. 


2. Observe a imagem e responda a questão:

O efeito estufa, segundo as teorias mais aceitas pela comunidade científica, vem contribuindo para a elevação média das temperaturas no planeta. Esse fenômeno é um processo:

a) natural, porém intensificado pela ação humana.

b) artificial, ou seja, resultado direto da interferência antrópica sobre o meio.

c) recente, não havendo registros de sua existência em épocas geológicas antigas.

d) natural, sem relação com as práticas sociais.


3. Defina o que é efeito estufa;

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4. Quais são os 4 gases principais do efeito estufa?


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História_________________________

Professora Lívia Sgarbosa

ORIENTAÇÕES:

- Antes de iniciar a atividade registre no seu caderno a pauta e a data de hoje. É muito importante neste momento que o seu caderno esteja organizado e com todo conteúdo que vamos estudar.

- Pauta: ESCRAVISMO

- Orientações, registe os textos no seu caderno de História, isso facilita sua organização, bem como contribui para a fixação e entendimento dos conteúdos tratados.

- Após o registro, leia novamente o texto com calma. Copie e responda as questões em seu caderno.

 

ESCRAVISMO

O sistema econômico montado na América foi o escravista.

O escravismo é um sistema social e econômico no qual o agente de produção é predominantemente o escravo, que é comercializado, sendo vendido, comprado ou trocado como uma mercadoria ou objeto.

Os motivos da utilização da mão-de-obra escrava na América foram:

escravismo proporcionou a montagem do tráfico internacional de escravos gerando lucros fabulosos aos traficantes;

os escravos supriam a mão-de-obra no trabalho dentro das colônias em lugar dos colonizadores europeus.

O escravismo, na época moderna, não era uma novidade, pois já havia escravidão entre povos da Antigüidade, como por exemplo, entre os gregos e romanos.

O escravismo era aceito e justificado pela Igreja e pela sociedade como uma prática normal e lucrativa,

pois, tanto os traficantes como à Igreja ganhavam grandes porcentagens com o tráfico de negros.

A igreja impedia que o índio fosse escravizado, pois estava interessada em sua catequese e como mão-de-obra nas aldeias jesuítas, mas, ao mesmo tempo, continuava justificando a escravidão do negro.

Assim, os colonizadores, utilizavam o negro como escravo, aumentando o volume do tráfico africano  e

conseqüentemente     as vantagens e lucros obtidos por quem promovia esse comércio.

Escravidão e preconceito persistem no século XXI.

A proteção ao índio era relativa, pois ao mesmo tempo em que se proibia legalmente a sua escravização, o governo permitia que a mesma ocorresse através das “guerras justas”.

...e o que eram essas “guerras justas?”

 Aquelas feitas com licença do rei ou do governador-geral contra os povos indígenas que combatiam os portugueses, impediam o comércio ou que fizessem aliança com outras nações européias. Os índios capturados nessas guerras justas eram levados para aldeias de repartição e distribuídos entre os colonos por tempo determinado”. (Azanha, G. Senhores destas terras. Atual, 1991).

Os padres jesuítas eram grandes defensores da não escravização do índio pelos colonos, no entanto, os jesuítas faziam uso da mão-de-obra indígena para os diversos trabalhos nas missões, além de desestruturarem a sua cultura quando lhes impunham os costumes e a religião do colonizador português, através das catequeses.

Reação Negra e Indígena ao Escravismo

Tanto o índio como o negro foi dominado e escravizado pelos brancos europeus. Os negros foram  trazidos  do Continente Africano, pela força, para servir de mão-de-obra escrava no trabalho braçal na lavoura, minas  e  serviços domésticos.

Desde a captura na África, já eram separados de suas famílias e nações para que chegassem na América desunidos e sem disposição de reagir ao cativeiro. Eram transportados para o Brasil nos porões dos navios negreiros também chamados “navios tumbeiros”, nas piores condições possíveis, o que provocava a morte de mais de 50% dos negros durante as viagens, entretanto, nem negros e nem índios aceitaram passivamente essa dominação.

O desmonte da cultura indígena e da cultura negra africana, além de outros motivos, ocorreu porque o colonizador português não permitiu a manifestação religiosa desses povos.

Índios: o colonizador português foi introduzindo ao cotidiano novos conceitos religiosos que foram impostos como parte da salvação de suas almas.

Negros: apesar da proibição de culto religioso, feita pelo colonizador branco português, criaram uma mistura da religião africana com a religião católica como forma de burlar essa proibição.

Com a colonização, os portugueses impuseram tanto aos índios, quanto aos negros, sua forma de organização social, econômica e política. O índio, mesmo reagindo, foi sendo exterminado ou se misturando à cultura branca. O negro fugia para os quilombos; entretanto, se recapturado, era levado de volta aos engenhos e forçado a se adaptar culturalmente, ou morria, devido aos castigos físicos.


Responda em seu caderno:

1) 1.  O que é escravismo?

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2) 2.  Quais os motivos da utilização da mão de obra escravizada na América?

________________________
 

3) 3.   O que você acha da chamada “guerra justa” defendida durante a colonização do Brasil?

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Educação Física__________________

FIQUE   ATENTO   ÀS   TURMAS:
TURMA   1,   MAIORES   DE   18   ANOS.
TURMA   2,   MENORES   DE   18   ANOS,   SEM   AFASTAMENTO.


ATIVIDADE   TURMA   1: alongamento

O alongamento colabora para o bem estar do nosso corpo e até melhora a postura. Convide alguém para fazer com você ou imagine que estamos aí para te fazer companhia! Vamos lá.

Vamos fazer as posturas da imagem abaixo, temos que ficar na posição contando até 10. Vamos lá?!

Um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete, oito, nove, dez!!!!!




ATIVIDADE  TURMA  2: BASQUETE 3 X 3

REGRAS E DIFERENÇAS DO 3 X 3  PARA O BASQUETE USUAL

BASQUETE 3X3 NO BRASIL

Uma das novidades das Olimpíadas de Tóquio, em 2020 será o Basquete 3 x 3.

Esse esporte surgiu a partir da prática nas ruas e tem como características principais, a disputa acirrada no placar e a participação dos jogadores com jogadas e dribles de efeito, sempre ao som de muito hip hop e apresentações de danças.

Mas como é possível inserir esse esporte nas aulas de educação física? Quais são as reais possibilidades e os benefícios?

Faça uma pesquisa sobre a realização das olimpíadas de Tóquio. Ela foi adiada? Isso ocorreu em algum outro momento da história?

Assista esse vídeo e conheça mais um pouco do basquete 3x3

Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link - https://www.youtube.com/watch?v=iSuvDfSEUv8

Como o nome sugere, no 3x3 cada equipe é composta por três jogadores em quadra, mais um substituto. O jogo é disputado em uma área menor (15m x 11m) que funciona como metade da quadra padrão, com uma só cesta, mantendo as marcações originais. As regras, no entanto, mudam: o que em um jogo normal é uma bola que vale três pontos, no 3x3 são pontuados dois. Ganha a equipe que marcar 21 pontos primeiro ou a que estiver com maior número de cestas feitas ao final de 10 minutos.

Cada uma possui 12 segundos para executar suas jogadas e marcar sua pontuação, que pode variar entre lances de dois pontos (atrás da linha demarcada), e um ponto (dentro da linha ou lances livres, semelhantes ao do basquete convencional). Em caso de empate, a disputa vai para uma prorrogação, onde a primeira equipe a marcar dois pontos é a vencedora.

No Brasil, a ANB3x3 (Associação Nacional de Basquete 3×3) é a maior organizadora de torneios oficiais da modalidade. Três campeonatos oficiais da organização classificam para as etapas do FIBA 3x3 World Tour, o Mundial do esporte. O primeiro evento teste de 3x3 organizado pela Fiba aconteceu em 2007, durante os Asian Indoor Games (Jogos Asiáticos em Local Coberto, na tradução livre), em Macau, na China.

A Fiba permite que atletas profissionais do basquete convencional participem dos torneios de 3x3, ainda que nenhuma grande estrela tenha participado até o momento. É provável que, com a entrada da modalidade no programa olímpico, a popularidade do basquete de rua cresça em todos os países. O melhor jogador do mundo de 3x3 é um sérvio: Dusan Domovic Bulut, bicampeão mundial em 2012 e 2016, chamado pelo comitê olímpico de "Stephen Curry do 3×3".



Quarta-feira, dia 1_____


Língua Portuguesa_________________

ATIVIDADE: Leitura, compreensão e análise textual com descritores. Descritor:  Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto.¹
¹ - Por meio deste descritor, o aluno deverá distinguir a importância entre as informações principais e secundárias para o entendimento global de um texto. Nem todas as informações ou ideias são equivalentes, ou seja, há nitidamente uma hierarquia (ordem) entre elas, que podem ser usadas apenas para ilustrar ou simplificar o que é dito.

1.  LEIA O TEXTO - atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.


Leia o texto abaixo e responda o que se pede:
       

Não nascemos sabendo

Nós, humanos e humanas, somos portadores de um “defeito” natural que acaba por se tornar nossa maior vantagem: não nascemos sabendo!

Por isso, do nascimento ao final da existência individual, aprendemos (e ensinamos) sem parar; o que caracteriza um ser humano é a capacidade de inventar, criar, inovar e isso é resultado do fato de não nascermos já prontos e acabados. Aprender sempre é o que mais impede que nos tornemos prisioneiros de situações que, por serem inéditas, não saberíamos enfrentar.

Aqueles entre nós que imaginarem que nada mais precisam aprender ou, pior ainda, não têm mais idade para aprender, estão-se enclausurando dentro de um limite que desumaniza e, ao mesmo tempo, torna frágil a principal habilidade humana: a audácia de escapar daquilo que parece não ter saída.

A educação é vigorosa quando dá sentido grupal às ações individuais, isto é, quando se coloca a serviço das finalidades e intenções de um grupo ou uma sociedade; uma educação que sirva apenas ao âmbito individual perde impulso na estruturação da vida coletiva, pois, afinal de contas, ser humano é ser junto, e aquilo que aprendemos e ensinamos tem de ter como meta principal tornar a comunidade na qual vivemos mais apta e fortalecida. [...]

Quem não estiver aberto a mudanças e comprometido com questões de novos aprendizados estará fadado ao insucesso profissional e pessoal. Vale sempre lembrar a frase do fictício detetive chinês Charlie Chan: “Mente humana é como pára-quedas; funciona melhor aberta” [...].

Mario Sergio Cortella

Fonte: http://www.abrhba.com.br/artigos/naonascemossabendo.htm - Acesso em: 10/03/03.


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. A ideia central do texto é:

a) Que a característica do ser humano é a capacidade de inventar.

b) Que o ser humano não nasce sabendo e que pode sempre aprender.

c) Que o ser humano tem habilidade de aprender.

d) Que o ser humano tem capacidade de repassar seu aprendizado à comunidade.



LEIA O TEXTO - atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

2.  Leia o texto abaixo e responda.

“No Antigo Egito, o gato foi honrado e enaltecido, sendo considerado como um animal santo. Nesta mesma época, a gata transformou-se na representação da Deusa Bastet, fêmea do deus Sol Rá. [...] Na Europa, o gato se desenvolveu com as conquistas romanas. Ele foi admirado pela sua beleza e dupla personalidade (ora um selvagem independente, ora um animal doce e afável), e apreciado ainda no século XI quando o rato negro invadiu a Europa. No século XIII desenvolveram-se as superstições e o gato passou de criatura adorada a infernal, associada aos cultos pagãos e à feitiçaria. A igreja lhe virou as costas. [...] No século XVIII ele voltou majestoso e em perfeito acordo com os poetas, pintores e escritores que prestam homenagem à graça e à beleza de seu corpo.”

Fonte: Revista DC. Diário Catarinense, 25 de abril 1999.


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

2.  A informação principal que se destaca no texto é:

a) A trajetória do gato ao longo da história.

b) Justificar a importância dos gatos e dos ratos.

c) Descrever a história dos ratos ao longo dos tempos.

d) Citar superstições acerca dos gatos.

 

LEIA O TEXTO - atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

3.  Leia o texto abaixo para responder à questão

INDICADOR INÉDITO AVALIA RISCO DE MORTE PARA ADOLESCENTES EM 267

CIDADES DO PAÍS

O Índice de Homicídios na Adolescência (IHA) foi desenvolvido para medir o impacto da violência nesse grupo social, monitorar o fenômeno e avaliar a aplicação de políticas públicas. Brasília, 21 de julho – Foi divulgado, nesta terça-feira (21/7), o Índice de Homicídios na Adolescência (IHA), que apresenta o risco sofrido por adolescentes, entre 12 e 18 anos, de ser vítimas de assassinato nas grandes cidades brasileiras.

Segundo a análise, os homicídios representam 46% de todas as causas de mortes dos cidadãos brasileiros nesse faixa etária. O IHA foi desenvolvido no âmbito do Programa Redução da Violência Letal contra Adolescentes e Jovens, uma iniciativa coordenada pelo Observatório de Favelas e realizada em conjunto com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR) e o Laboratório de Análise da Violência da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (LAVUerj).

Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unioeste_port_pdp_emilia_lujan.pdf>. Acesso em: 24 maio de 2019.


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

a)  Qual informação, você considera ser a principal?
______________________

b)  Há informações secundárias? Se sim, cite uma.
 
______________________




Matemática_______________________

ATIVIDADE: Razões e proporções

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. Magda foi ao supermercado comprar desinfetante para usar em uma faxina. Ela encontrou duas embalagens, de uma mesma marca, como podemos ver abaixo.


a) Comprando a embalagem maior, quanto custa cada 100 ml?

b) Comprando a embalagem maior, quanto custa cada 50 ml?

c) Comprando a embalagem menor, quanto custa cada 50 ml?

d) Comprando a embalagem menor, quanto custa cada 100 ml?

e) É mais vantajoso comprar qual das duas embalagens?

 

2. Gisele pretende fazer um saboroso bolo para o aniversário da sua irmã. Veja abaixo a receita:

Miriam quer fazer um bolo grande, aumentando, proporcionalmente, a quantidade de ingredientes. Se ela utilizar uma dúzia e meia de ovos, qual a quantidade de coco ralado necessária?

 

3. Observe o seguinte anúncio no Mercado Livre:


Luciana tem uma loja e revende cada calça com valor de R$ 59,00.

a) Qual o valor do lucro obtido por Luciana em cada calça vendida?

b) Quantas calças ela deverá vender para obter um lucro de R$600,00?

 

4. Uma pessoa comprou uma dúzia de enfeites e pagou R$ 18,24 pela compra. Quanto deverá pagar uma pessoa que comprar 25 enfeites?

 

DESAFIO: Um pacote contém 15 biscoitos e pesa 180 gramas. Se 48 gramas de biscoito correspondem a 72 calorias, quantas calorias tem cada biscoito?

a) 24 calorias.

b) 30 calorias.

c) 36 calorias.

d) 90 calorias.




Quinta-feira, dia 2____


Ciências________________________

ATIVIDADE: Leia o texto e copie as questões e responda  no caderno


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Irmãs decidem abandonar cidade após serem acusadas de espalhar covid-19

Em 11 de junho, as irmãs Dalylla Lopes, de 27 anos, Talytta, 22, e Samylla, 21, se mudaram de Alto Araguaia, cidade mato-grossense localizada na divisa com Goiás. Elas afirmam que deixaram a cidade em que nasceram para buscar um pouco de paz, em meio à maior tragédia da família, causada pelo novo coronavírus.

Seis dias antes, a mãe delas, Lígia Suely Lopes, de 42 anos, morreu em decorrência da covid-19. No fim de maio, as irmãs haviam perdido o avô materno, Joaquim de Oliveira, de 74 anos, para a mesma doença.

"Tem sido o período mais difícil das nossas vidas", resume Dalylla à BBC News Brasil. Ela contraiu a covid-19 e se recuperou, assim como outros quatro familiares.

Os casos na família foram os primeiros diagnósticos de covid-19 no município de 17,5 mil habitantes. Atualmente, mais de um mês depois, Alto Araguaia tem 23 casos confirmados e três mortes, incluindo as de Lígia e Joaquim.

Em meio à doença causada pelo novo coronavírus, a família passou a receber comentários e acusações nas redes sociais. "Disseram que fomos as responsáveis por levar o vírus para a nossa cidade. Recebemos muitas críticas. Isso tudo é muito triste", comenta Dalylla.

As irmãs relatam que as diversas críticas que recebem têm tornado o atual período ainda mais difícil. "Estamos vivendo à base de remédios para dormir. A nossa vida nunca vai ser a mesma. Além das perdas, precisamos lidar com a falta de empatia das pessoas. Toda hora recebemos algum comentário maldoso nas redes sociais", lamenta Talytta.

O primeiro caso confirmado em Alto Araguaia
As irmãs contam que a tragédia teve início após a primeira semana de maio, depois que Dalylla visitou uma amiga, em uma cidade vizinha. "Foi uma infelicidade muito grande. Eu estava de folga e decidi encontrá-la", conta Dalylla.
[...]
Ela comenta que foi à casa da amiga junto com o filho caçula, de nove meses. "Não era um churrasco ou uma festa. Era apenas um encontro de amigas", argumenta. No local, também havia uma outra mulher. "Ela era colega da minha amiga e tinha acabado de chegar do Sul do país. Ela deveria estar em quarentena, porque tinha voltado de viagem, mas estava lá."

"Essa conhecida brincou com o meu filho durante o encontro. Pode ser que nesse momento ela tenha passado o vírus para ele", diz Dalylla.
[...]

'Me sinto culpada'
Ao comentar sobre as mortes do avô e da mãe, Dalylla admite que se sente culpada. "É um culpa que vou ter sempre comigo, porque eu fui à casa da minha amiga aquele dia. Me sinto culpada porque isso custou a vida do meu avô e da minha mãe. Me sinto culpada por estar viva. É uma sensação muito ruim", relata, aos prantos.

"Eu sei que não fiz por querer. Não fui para uma festa ou para um churrasco, como vejo muitas pessoas fazendo com frequência. Mas eu não deveria ter saído aquele dia. A minha cabeça está bagunçada. Eu fiquei ruim e me recuperei. Mas o meu avô não conseguiu se recuperar. A minha mãe, que cuidou de todos nós, também não. É muito difícil", diz Dalylla, em meio às lágrimas.
[...]

A mudança
As irmãs contam que passaram a receber diversas críticas em Alto Araguaia,[...].

"Falta muita empatia. Aquela cidade, infelizmente, se tornou um peso para a gente. As pessoas nos olhavam com muito preconceito por lá, como se a gente tivesse culpa de cada caso de covid-19. Mas nós nos isolamos logo no começo e informamos as pessoas com quem tivemos contato", diz Talytta.

"Há uma rodovia movimentada que passa pela cidade, a BR-364, e por isso sempre há gente de outros lugares por ali. Hoje, já existem pessoas contaminadas que nunca tiveram contato com a gente. Mas ainda assim, pensam que somos as únicas responsáveis pelo vírus por lá", afirma Talytta.

Assim como as irmãs, é comum que os primeiros diagnósticos em determinadas localidades sejam apontados por moradores como os responsáveis por levar o vírus para uma região. Porém, estudos sobre o novo coronavírus apontam que é difícil definir o primeiro caso em um lugar. Isso porque pode haver, por exemplo, pessoas com sintomas leves que transmitem o vírus, mas não procuram ajuda médica por acreditar que se trata de um resfriado comum. Desta forma, não entram para as estatísticas sobre a covid-19.[...]



COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.


1. Elas afirmam que deixaram a cidade em que nasceram para buscar um pouco de paz. Qual o motivo das irmãs decidirem deixar sua cidade natal?
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2. O texto apresenta dois problemas de saúde. Primeiro, o viral: coronavírus. Qual o outro problema de saúde que 'as irmãs' podem desenvolver?
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3. "É um culpa que vou ter sempre comigo, porque eu fui à casa da minha amiga aquele dia. Me sinto culpada porque isso custou a vida do meu avô e da minha mãe. [...]" 
Na sua opinião, uma pessoa que não sabe se tem o coronavírus deve se sentir culpada pela infecção de outras pessoas?
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4. "Falta muita empatia. Aquela cidade, infelizmente, se tornou um peso para a gente. As pessoas nos olhavam com muito preconceito"[...]
Existem vários preconceitos, dentre eles o medo de doenças. O é preciso estudar para não ter medo de uma pessoa doente? Se um doente diz que não há risco em estar perto dele, devemos acreditar?
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Inglês__________________________

ATIVIDADE: Você já parou para pensar como tudo seria triste se o mundo não fosse colorido? Vamos relembrar  agora algumas cores em inglês para colorir a nossa aula.


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. Complete a sentença com a sua respectiva cor:
a) The dog is brown 
b) The orange is _______________________
c) The birds are _______________________
d) The eggs are _______________________
e) The rose is _______________________
f) The bananas are _______________________
g) The chocolate bar is _______________________
h) The cap is _______________________


2. Passe as frases abaixo para o inglês, como no exemplo dado: 
As meninas são bonitas.  The girls are beautiful. 

a) O gato é preto.  ________________ 
b) O cachorro é branco. ___________________
c) O elefante é marrom. ____________________ 
d) A maçã é verde. ____________________ 
e) Os pirulitos são vermelhos. _______________________
f) As casas são azuis. _________________ 
g) O carro é verde escuro. _____________________ 



Arte___________________________

ATIVIDADE: Releitura


Releitura. É ler novamente, é uma nova interpretação, feita com estilo próprio, mas sem fugir ao tema original. Uma boa releitura irá depender de uma boa compreensão na leitura da obra, pois é preciso interpretar bem aquilo que se vê e exercitar a criatividade.


NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Em seu caderno, faça uma releitura de uma obra de arte do gênero retrato, de qualquer época. Não esqueça de escrever o nome da obra em que você se inspirou.

Veja alguns exemplos:




Sexta-feira, dia 3_____


Língua Portuguesa_______________

ATIVIDADE: Leitura, compreensão e análise textual com descritores. Descritor:  Estabelecer relação causa/consequência¹ entre partes e elementos do texto².
¹ - Por meio deste descritor, o aluno deverá achar os motivos que geram os fatos de uma história e o resultado destes para ela.
² - Por meio deste descritor, o aluno deverá localizar os elementos que se organizam durante o desenvolvimento do texto e as informações que aparecem em uma história.


LEIA O TEXTO
 - atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Leia com atenção o texto abaixo para responder à questão:

O surdo aprende diferente

O surdo não adquire de forma natural a língua falada, e a sua aquisição jamais ocorre da mesma forma como acontece com a criança ouvinte. Esse processo exige um trabalho formal e sistemático. Os surdos, por serem incapazes de ouvir seus pais, correm o risco de ficar seriamente atrasados na compreensão da língua, a menos que providências sejam tomadas. E ser deficiente de linguagem, para um ser humano, é uma grande lacuna.

Segundo Sacks, chega a ser uma calamidade, porque é por meio da língua que nos comunicamos livremente com nossos semelhantes, adquirimos e compartilhamos informações. Se não pudermos fazer isso, ficamos incapacitados e isolados.

Pesquisas realizadas em várias cidades do Brasil chegaram à triste conclusão de que o oralismo, ainda utilizado em muitas escolas, não apresenta resultados satisfatórios para o desenvolvimento da linguagem do surdo. Além disso, o oralismo só é capaz de perceber 20% da mensagem, através da leitura labial.

O bilinguismo busca respeitar o surdo na questão do processo de aquisição da sua língua natural, tendo como pressuposto básico que o surdo deve adquirir como língua materna e primeira língua (L1) a língua de sinais e, como segunda língua (L2), a língua oficial de seu país; no nosso caso a Língua Portuguesa.

Fonte: Revista Mundo Jovem julho de 2008 página 3, fragmento.


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. Segundo o texto apresentado, o surdo não adquire a linguagem da mesma forma que o ouvinte. O processo exige um trabalho formal e sistematizado. Qual a consequência quando não há este trabalho?

a) O surdo corre o risco de ficar seriamente atrasado na compreensão da língua.

b) O surdo não poderá fazer a leitura labial.

c) O surdo terá grandes problemas com o bilinguismo e com o oralismo.

d) O surdo será incapaz de compreender as mensagens através da leitura labial.


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

O socorro

Ele foi cavando, cavando, cavando, pois sua profissão - coveiro - era cavar. Mas, de repente, na distração do ofício que amava, percebeu que cavara demais. Tentou sair da cova e não conseguiu sair. Gritou. Ninguém atendeu. Gritou mais forte. Ninguém veio.

Enlouqueceu de gritar, cansou de esbravejar, desistiu com a noite. Sentou-se no fundo da cova, desesperado.

A noite chegou, subiu, fez-se o silêncio das horas tardias. Bateu o frio da madrugada e, na noite escura, não se ouvia um som humano, embora o cemitério estivesse cheio de pipilos e coaxares naturais dos matos. Só um pouco depois da meia-noite é que lá vieram uns passos. Deitado no fundo da cova o coveiro gritou. Os passos se aproximaram. Uma cabeça ébria lá em cima, perguntou o que havia: O que é que há?

O coveiro então gritou desesperado: “Tire-me daqui, por favor. Estou com um frio terrível!” “Mas coitado!” - condoeu-se o bêbado. “Tem toda razão de estar com frio. Alguém tirou a terra de você, meu pobre mortinho!” E, pegando a pá, encheu-a de terra e pôs-se a cobri-lo cuidadosamente.

Moral: Nos momentos graves é preciso verificar muito bem para quem se apela.

 Fonte: FERNANDES, Millôr. Fábulas fabulosas. Rio de Janeiro: Nórdica, 1991.


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

2.  O motivo (a causa) pelo qual o coveiro não conseguiu sair do buraco foi que:

a) Distraiu-se tanto com seu trabalho que cavou demais.

b) Anoiteceu rapidamente e ele sentiu medo de sair dali.

c) Estava com muito frio e precisava de um lugar para dormir.

d) Por mais que gritasse, ninguém atendeu seu pedido.


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Leia o poema abaixo e marque V (para as afirmações verdadeiras) e F (para as informações falsas):

Motivo

Eu canto porque o instante existe

E a minha vida está completa

Não sou alegre nem sou triste:

Sou poeta

MEIRELES, Cecília. Poesias completas


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3. O fato (motivo) que ocasiona o cantar é:

a) (    ) apenas porque a vida está completa.

b) (    ) a existência do instante e a vida estar completa.

c) (    ) a autora ser poeta.

d) (    ) a autora não ser alegre e nem triste.

Fonte.: cadernos da Prova Brasil, atividades com descritores



Matemática_____________________

ATIVIDADE: Representação e interpretação de dados

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.


1. O resultado de uma pesquisa, realizada entre os jovens de uma escola, está representado na tabela abaixo. Cada aluno escolheu apenas um tipo de bebida.


a) Qual o total de jovens entrevistados?

b) Que bebida corresponde a, aproximadamente, 30% da preferência entre os jovens?

c) Qual o gráfico, a seguir, que corresponde às informações da tabela?




2. O gráfico abaixo mostra a quantidade de alunos matriculados na turma 1 703 de uma escola municipal, organizados por sexo e idade.


Pode-se afirmar que, nessa turma, estão matriculados:

(A) 30 alunos.

(B) 28 alunos.

(C) 14 alunos.

(D) 8 alunos.

 

3. Veja, na tabela a seguir, o resultado de um levantamento que Ana realizou, no condomínio em que mora, a respeito de como homens e mulheres distribuem seu tempo ao longo do dia:


O gráfico que corresponde à tabela é:



FONTE: Ginásio Carioca

Apostila Matemática - 7.º Ano

4.º BIMESTRE


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8o ano__________

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