Segunda-feira, dia 29____
ATIVIDADE:
Correção das atividades da semana anterior.
1. Para um namoro acontecer de forma positiva, o adolescente precisa do apoio da família. O argumento que defende essa ideia é
D) O apoio
da família dá segurança ao jovem.
2. Ajude a salvar nossas crianças. Quais elementos presentes no texto justificam
a tese (ponto de vista).
C) As
estatísticas do Denatran sobre os acidentes de trânsito envolvendo crianças de
0 a 12 anos.
3. Complete conforme
o exemplo:
Tema é assunto de que trata o texto.
Tese é o ponto de vista do autor sobre o tema.
Argumentos são fatos e dados que servirão para ajudar a justificar
as ideias que ele irá desenvolver.
Viver bem
com pouco. Foi-se a era de esbanjar.
1. O argumento que defende a tese de se viver bem com pouco é:
A) Valorizar apenas
objetos que tenham presença no cotidiano, com destaque para o conforto,
evitando o acúmulo de itens.
2. Qual é a ideia
principal (tese) defendida no texto acima? É possível
viver bem com pouco.
3. Um argumento que sustenta a tese de que a embalagem agora é uma forma de conquistar o consumidor é que
D) Os consumidores são atraídos pela embalagem.
ATIVIDADE:
Pensamento
Algébrico
1. Complete as lacunas com números inteiros, de modo que as igualdades sejam verdadeiras. Podemos ter números positivos, negativos ou zero.
2. Douglas resolveu brincar de manter a balança em equilíbrio. Observe!
3. Observe as três primeiras imagens de uma sequência numérica utilizando pequenos cubinhos:
a) Complete a tabela com a quantidade de cubinhos da sequência apresentada:
b) Tente descobrir quantos cubinhos terá na décima imagem desta sequência.
4. Observe a sequência de imagens apresentadas a seguir e responda o que se pede:
a) Qual é a próxima figura da sequência?
b) Que característica você observou na sequência?
c) Qual é figura existente na posição 10?
DESAFIO
Nos quadrados mágicos, podemos observar padrões. Utilizando, apenas,
números de 3 a 11, sem repetição, complete o quadrado mágico abaixo.
Terça-feira, dia 30_____
ATIVIDADE: Leia o texto e copie as questões e responda no caderno
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
Efeito estufa
O efeito estufa é um fenômeno
natural de extrema importância para a existência de vida na Terra. É
responsável por manter as
temperaturas médias globais, evitando que haja grande amplitude térmica e possibilitando o
desenvolvimento dos seres vivos.
Esse fenômeno, no entanto, tem
sido agravado pela ação antrópica, que tem elevado as emissões
de gases de efeito estufa à atmosfera, provocando alterações climáticas em todo
o planeta. Essa grande concentração de gases dificulta que o calor seja
devolvido ao espaço, aumentando, consequentemente, as temperaturas do planeta.
Como funciona o efeito estufa?
Em decorrência
da grande concentração de gases de efeito estufa na atmosfera, a energia solar
refletida pela superfície encontra dificuldades para dispersar-se no espaço,
ficando aprisionada.
O Sol emite calor à Terra.
Parte desse calor é absorvida pela superfície terrestre e pelos oceanos, outra
parte é devolvida ao espaço. Contudo, uma parcela da radiação solar irradiada
pela superfície fica retida na atmosfera em decorrência da presença de gases de efeito estufa, que impedem que esse calor
seja devolvido totalmente ao espaço. Dessa forma, mantém-se o equilíbrio
energético e evitam-se grandes amplitudes térmicas.
Para
exemplificar melhor, imagine um carro estacionado em um dia bastante
ensolarado. Os raios solares atravessam os vidros e aquecem o interior do
veículo. O calor tende a ser devolvido para fora do carro, saindo pelo vidro,
contudo encontra dificuldades. Assim, parte do calor fica retido no interior do
carro, mantendo-o aquecido.
Fazendo uma analogia, os gases de efeito estufa presentes na atmosfera funcionam como o vidro do carro, permitindo a entrada da radiação solar e dificultando que toda ela seja devolvida ao espaço.
Em decorrência
da grande concentração de gases de efeito estufa na atmosfera, a energia solar
refletida pela superfície encontra dificuldades para dispersar-se no espaço,
ficando aprisionada.
Gases de efeito estufa
Existem
quatro principais gases de efeito estufa. São eles:
É o gás de maior abundância na atmosfera.
A queima de combustíveis fósseis é uma das principais atividades
responsáveis por emitir esse gás. Desde a era industrial, a quantidade de
dióxido de carbono na atmosfera aumentou, aproximadamente, 35%. |
|
É o segundo
gás que mais contribui para o aumento das temperaturas globais, com poder 21
vezes maior que o dióxido de carbono. Aproximadamente 60% da emissão de
metano provém de ações humanas ligadas a aterros sanitários e lixões. Além
disso, é eliminado por meio da digestão de ruminantes. |
|
Óxido
nitroso |
Pode ser
emitido à atmosfera por meio de bactérias no solo ou no oceano. Atividades
agrícolas, como uso de fertilizantes nitrogenados, também são fontes desse
gás. O óxido nitroso pode colaborar cerca de 298 vezes mais que o dióxido de
carbono para o aumento das temperaturas. |
Gases
fluoretados |
Os gases
fluoretados são produzidos pelo homem a fim de atender às necessidades
industriais. São exemplos desses gases: hidrofluorcarbonetos, usados em
sistemas de aquecimento e refrigeração; hexafluoreto de enxofre, usado na
indústria eletrônica; perfluorcarbono, emitido na produção de alumínio; e os
clorofluorcarbonos (CFCs), responsáveis pela destruição da camada de ozônio. |
Vapor
d'água |
Bastante
presente na atmosfera, é responsável por mais da metade do efeito estufa. O
vapor d'água capta o calor irradiado pela superfície terrestre,
distribuindo-o para todas as direções e aquecendo a superfície. |
Mapa Mental: Efeito Estufa
Mapa Mental: Efeito Estufa
O balanço: em 2050, as emissões de CO2
vinculadas ao consumo de energia (que não contam com o desmatamento e outras
emissões da agricultura) poderiam ser reduzidas em 45% com relação a 2010 (de
22,3 bilhões de toneladas para 12,3 bilhões de toneladas), com uma redução de
56% por habitante”.
(Revista Exame. Um mundo com menos carbono em 2050 é possível, diz relatório. 09 de junho de 2014).
1. A preocupação de reduzir-se a emissão
de certos gases, com destaque para o CO2, deve-se ao fato de esses,
segundo a teoria do efeito estufa:
a) intensificarem a dispersão dos
raios solares antes que eles alcancem a superfície.
b) contribuírem para uma maior
conservação de radiação solar na atmosfera.
c) aumentarem as temperaturas em
razão da diminuição da concentração média de oxigênio no ar.
d) diminuírem as condições ideais
para a manutenção de toda e qualquer forma de vida sobre a Terra.
e) intervirem sobre o espaço
geográfico em razão da menor disponibilidade de fontes de energia
renováveis.
2. Observe a imagem e responda a questão:
O efeito estufa, segundo as teorias
mais aceitas pela comunidade científica, vem contribuindo para a elevação média
das temperaturas no planeta. Esse fenômeno é um processo:
a) natural, porém intensificado pela
ação humana.
b) artificial, ou seja, resultado
direto da interferência antrópica sobre o meio.
c) recente, não havendo registros de
sua existência em épocas geológicas antigas.
d) natural, sem relação com as
práticas sociais.
3. Defina o que é efeito estufa;
_________________________
4. Quais
são os 4 gases principais do efeito estufa?
Professora
Lívia Sgarbosa
ORIENTAÇÕES:
- Antes de iniciar a atividade registre no seu caderno
a pauta e a data de hoje. É muito importante neste momento que o seu caderno
esteja organizado e com todo conteúdo que vamos estudar.
- Pauta: ESCRAVISMO
- Orientações, registe os textos no seu caderno de
História, isso facilita sua organização, bem como contribui para a fixação e
entendimento dos conteúdos tratados.
- Após o registro, leia novamente o texto com calma.
Copie e responda as questões em seu caderno.
ESCRAVISMO
O sistema econômico montado na América foi o
escravista.
O escravismo é um sistema social e econômico no qual o agente de produção é predominantemente o escravo, que é comercializado, sendo vendido, comprado ou trocado como uma mercadoria ou objeto.
Os
motivos da utilização da mão-de-obra escrava na América foram:
escravismo proporcionou a montagem do tráfico
internacional de escravos gerando lucros fabulosos aos traficantes;
os escravos supriam a mão-de-obra no trabalho
dentro das colônias em lugar dos colonizadores europeus.
O escravismo, na época moderna, não era uma
novidade, pois já havia escravidão entre povos da Antigüidade, como por
exemplo, entre os gregos e romanos.
O escravismo era aceito e justificado pela
Igreja e pela sociedade como uma prática normal e lucrativa,
pois, tanto os traficantes como à Igreja
ganhavam grandes porcentagens com o tráfico de negros.
A igreja impedia que o índio fosse
escravizado, pois estava interessada em sua catequese e como mão-de-obra nas
aldeias jesuítas, mas, ao mesmo tempo, continuava justificando a escravidão do
negro.
Assim, os
colonizadores, utilizavam o negro como escravo, aumentando o volume do tráfico africano e
conseqüentemente as vantagens e lucros obtidos por quem promovia esse comércio.
Escravidão
e preconceito persistem no século XXI.
A proteção ao índio era relativa, pois ao mesmo tempo em que se proibia legalmente a sua escravização, o governo permitia que a mesma ocorresse através das “guerras justas”.
...e o
que eram essas “guerras justas?”
Aquelas
feitas com licença do rei ou do governador-geral contra os povos indígenas que
combatiam os portugueses, impediam o comércio ou que fizessem aliança com
outras nações européias. Os índios capturados nessas guerras justas eram
levados para aldeias de repartição e distribuídos entre os colonos por tempo
determinado”. (Azanha, G. Senhores
destas terras. Atual, 1991).
Os padres jesuítas eram grandes defensores da não escravização do índio pelos colonos, no entanto, os jesuítas faziam uso da mão-de-obra indígena para os diversos trabalhos nas missões, além de desestruturarem a sua cultura quando lhes impunham os costumes e a religião do colonizador português, através das catequeses.
Reação
Negra e Indígena ao Escravismo
Tanto o índio como o negro foi dominado e
escravizado pelos brancos europeus. Os negros foram trazidos
do Continente Africano, pela força, para servir de mão-de-obra escrava
no trabalho braçal na lavoura, minas
e serviços domésticos.
Desde a captura na África, já eram separados
de suas famílias e nações para que chegassem na América desunidos e sem
disposição de reagir ao cativeiro. Eram transportados para o Brasil nos porões
dos navios negreiros também chamados “navios tumbeiros”, nas piores condições
possíveis, o que provocava a morte de mais de 50% dos negros durante as
viagens, entretanto, nem negros e nem índios aceitaram passivamente essa
dominação.
O desmonte da cultura indígena e da cultura
negra africana, além de outros motivos, ocorreu porque o colonizador português
não permitiu a manifestação religiosa desses povos.
Índios: o colonizador português foi
introduzindo ao cotidiano novos conceitos religiosos que foram impostos como
parte da salvação de suas almas.
Negros: apesar da proibição de culto
religioso, feita pelo colonizador branco português, criaram uma mistura da
religião africana com a religião católica como forma de burlar essa proibição.
Com a colonização, os portugueses impuseram tanto aos índios, quanto aos negros, sua forma de organização social, econômica e política. O índio, mesmo reagindo, foi sendo exterminado ou se misturando à cultura branca. O negro fugia para os quilombos; entretanto, se recapturado, era levado de volta aos engenhos e forçado a se adaptar culturalmente, ou morria, devido aos castigos físicos.
Responda em seu caderno:
1) 1. O
que é escravismo?
_________________________
2) 2. Quais
os motivos da utilização da mão de obra escravizada na América?
________________________
3) 3. O que
você acha da chamada “guerra justa” defendida durante a colonização do Brasil?
________________________
O alongamento colabora para o bem estar do nosso corpo e até melhora a postura. Convide alguém para fazer com você ou imagine que estamos aí para te fazer companhia! Vamos lá.
Vamos fazer as posturas da imagem abaixo, temos que ficar na posição contando até 10. Vamos lá?!
Um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete, oito, nove, dez!!!!!
ATIVIDADE TURMA 2: BASQUETE 3 X 3
REGRAS E DIFERENÇAS DO 3 X 3 PARA O BASQUETE USUAL
BASQUETE 3X3 NO BRASIL
Uma das novidades das Olimpíadas de Tóquio, em 2020 será o Basquete 3 x 3.
Esse esporte surgiu a partir da prática nas ruas e tem como características principais, a disputa acirrada no placar e a participação dos jogadores com jogadas e dribles de efeito, sempre ao som de muito hip hop e apresentações de danças.
Mas como é possível inserir esse esporte nas aulas de educação física? Quais são as reais possibilidades e os benefícios?
Faça uma pesquisa sobre a realização das olimpíadas de Tóquio. Ela foi adiada? Isso ocorreu em algum outro momento da história?
Assista esse vídeo e conheça mais um pouco do basquete 3x3
Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link - https://www.youtube.com/watch?v=iSuvDfSEUv8
Como o nome sugere, no 3x3 cada equipe é composta por três jogadores em quadra, mais um substituto. O jogo é disputado em uma área menor (15m x 11m) que funciona como metade da quadra padrão, com uma só cesta, mantendo as marcações originais. As regras, no entanto, mudam: o que em um jogo normal é uma bola que vale três pontos, no 3x3 são pontuados dois. Ganha a equipe que marcar 21 pontos primeiro ou a que estiver com maior número de cestas feitas ao final de 10 minutos.
Cada uma possui 12 segundos para executar suas jogadas e marcar sua pontuação, que pode variar entre lances de dois pontos (atrás da linha demarcada), e um ponto (dentro da linha ou lances livres, semelhantes ao do basquete convencional). Em caso de empate, a disputa vai para uma prorrogação, onde a primeira equipe a marcar dois pontos é a vencedora.
No Brasil, a ANB3x3 (Associação Nacional de Basquete 3×3) é a maior organizadora de torneios oficiais da modalidade. Três campeonatos oficiais da organização classificam para as etapas do FIBA 3x3 World Tour, o Mundial do esporte. O primeiro evento teste de 3x3 organizado pela Fiba aconteceu em 2007, durante os Asian Indoor Games (Jogos Asiáticos em Local Coberto, na tradução livre), em Macau, na China.
A Fiba permite que atletas profissionais do basquete convencional participem dos torneios de 3x3, ainda que nenhuma grande estrela tenha participado até o momento. É provável que, com a entrada da modalidade no programa olímpico, a popularidade do basquete de rua cresça em todos os países. O melhor jogador do mundo de 3x3 é um sérvio: Dusan Domovic Bulut, bicampeão mundial em 2012 e 2016, chamado pelo comitê olímpico de "Stephen Curry do 3×3".
Quarta-feira, dia 1_____
ATIVIDADE: Leitura, compreensão e análise textual com
descritores. Descritor: Diferenciar as partes principais
das secundárias em um texto.¹
¹ - Por meio deste
descritor, o aluno deverá distinguir a importância entre as informações principais
e secundárias para o entendimento global de um texto. Nem todas as informações
ou ideias são equivalentes, ou seja, há nitidamente uma hierarquia (ordem)
entre elas, que podem ser usadas apenas para ilustrar ou simplificar o que é
dito.
1. LEIA O TEXTO - atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
Leia o texto abaixo e responda o que se pede:
Não
nascemos sabendo
Nós, humanos e humanas, somos portadores de um “defeito” natural que acaba por se tornar nossa maior vantagem: não nascemos sabendo!
Por isso, do nascimento ao final da existência individual, aprendemos (e ensinamos) sem parar; o que caracteriza um ser humano é a capacidade de inventar, criar, inovar e isso é resultado do fato de não nascermos já prontos e acabados. Aprender sempre é o que mais impede que nos tornemos prisioneiros de situações que, por serem inéditas, não saberíamos enfrentar.
Aqueles entre nós que imaginarem que nada mais precisam aprender ou, pior ainda, não têm mais idade para aprender, estão-se enclausurando dentro de um limite que desumaniza e, ao mesmo tempo, torna frágil a principal habilidade humana: a audácia de escapar daquilo que parece não ter saída.
A educação é vigorosa quando dá sentido grupal às ações individuais, isto é, quando se coloca a serviço das finalidades e intenções de um grupo ou uma sociedade; uma educação que sirva apenas ao âmbito individual perde impulso na estruturação da vida coletiva, pois, afinal de contas, ser humano é ser junto, e aquilo que aprendemos e ensinamos tem de ter como meta principal tornar a comunidade na qual vivemos mais apta e fortalecida. [...]
Quem não estiver aberto a mudanças e comprometido com questões de novos aprendizados estará fadado ao insucesso profissional e pessoal. Vale sempre lembrar a frase do fictício detetive chinês Charlie Chan: “Mente humana é como pára-quedas; funciona melhor aberta” [...].
Mario Sergio Cortella
Fonte: http://www.abrhba.com.br/artigos/naonascemossabendo.htm - Acesso
em: 10/03/03.
1. A ideia central do texto é:
a) Que a
característica do ser humano é a capacidade de inventar.
b) Que o ser humano
não nasce sabendo e que pode sempre aprender.
c) Que o ser humano
tem habilidade de aprender.
d) Que o ser humano tem capacidade de repassar seu aprendizado à comunidade.
2. Leia o texto abaixo e responda.
“No Antigo Egito, o gato foi honrado e enaltecido, sendo considerado como um animal santo. Nesta mesma época, a gata transformou-se na representação da Deusa Bastet, fêmea do deus Sol Rá. [...] Na Europa, o gato se desenvolveu com as conquistas romanas. Ele foi admirado pela sua beleza e dupla personalidade (ora um selvagem independente, ora um animal doce e afável), e apreciado ainda no século XI quando o rato negro invadiu a Europa. No século XIII desenvolveram-se as superstições e o gato passou de criatura adorada a infernal, associada aos cultos pagãos e à feitiçaria. A igreja lhe virou as costas. [...] No século XVIII ele voltou majestoso e em perfeito acordo com os poetas, pintores e escritores que prestam homenagem à graça e à beleza de seu corpo.”
Fonte: Revista DC. Diário
Catarinense, 25 de abril 1999.
2. A informação principal que se destaca no texto é:
a) A trajetória do gato ao longo da história.
b) Justificar a importância dos gatos e dos ratos.
c) Descrever a história dos ratos ao longo dos
tempos.
d) Citar superstições acerca dos gatos.
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
3. Leia o
texto abaixo para responder à questão
INDICADOR INÉDITO AVALIA RISCO DE MORTE
PARA ADOLESCENTES EM 267
CIDADES DO PAÍS
O Índice de Homicídios na Adolescência (IHA) foi desenvolvido para medir o impacto da violência nesse grupo social, monitorar o fenômeno e avaliar a aplicação de políticas públicas. Brasília, 21 de julho – Foi divulgado, nesta terça-feira (21/7), o Índice de Homicídios na Adolescência (IHA), que apresenta o risco sofrido por adolescentes, entre 12 e 18 anos, de ser vítimas de assassinato nas grandes cidades brasileiras.
Segundo a análise, os homicídios representam 46% de todas as causas de mortes dos cidadãos brasileiros nesse faixa etária. O IHA foi desenvolvido no âmbito do Programa Redução da Violência Letal contra Adolescentes e Jovens, uma iniciativa coordenada pelo Observatório de Favelas e realizada em conjunto com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR) e o Laboratório de Análise da Violência da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (LAVUerj).
Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unioeste_port_pdp_emilia_lujan.pdf>. Acesso em: 24 maio de 2019.
a) Qual
informação, você considera ser a principal?
______________________
b) Há
informações secundárias? Se sim, cite uma.
______________________
1. Magda foi ao supermercado comprar desinfetante para usar em uma faxina. Ela encontrou duas embalagens, de uma mesma marca, como podemos ver abaixo.
a) Comprando a embalagem maior, quanto custa cada 100 ml?
b) Comprando a embalagem maior, quanto custa cada 50 ml?
c) Comprando a embalagem menor, quanto custa cada 50 ml?
d) Comprando a embalagem menor, quanto custa cada 100 ml?
e) É mais
vantajoso comprar qual das duas embalagens?
2. Gisele
pretende fazer um saboroso bolo para o aniversário da sua irmã. Veja abaixo a
receita:
Miriam quer fazer um bolo grande, aumentando, proporcionalmente, a quantidade de ingredientes. Se ela utilizar uma dúzia e meia de ovos, qual a quantidade de coco ralado necessária?
3. Observe o seguinte
anúncio no Mercado Livre:
Luciana tem uma loja e revende cada calça com valor de R$ 59,00.
a) Qual o valor do lucro obtido por Luciana em cada calça vendida?
b) Quantas calças ela deverá vender para obter um lucro de R$600,00?
4. Uma pessoa comprou uma dúzia de enfeites e pagou R$ 18,24 pela
compra. Quanto deverá pagar uma pessoa que comprar 25 enfeites?
DESAFIO: Um pacote contém 15 biscoitos e pesa 180 gramas. Se 48 gramas de biscoito correspondem a 72 calorias, quantas calorias tem cada biscoito?
a) 24 calorias.
b) 30 calorias.
c) 36 calorias.
d) 90 calorias.
Quinta-feira, dia 2____
Sexta-feira, dia 3_____
ATIVIDADE: Leitura, compreensão e análise textual com descritores. Descritor: Estabelecer relação causa/consequência¹ entre partes e
elementos do texto².
¹ - Por meio deste descritor, o aluno deverá achar os motivos que geram os
fatos de uma história e o resultado destes para ela.
² - Por meio deste descritor, o aluno deverá localizar os elementos que se
organizam durante o desenvolvimento do texto e as informações que aparecem em
uma história.
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
Leia com atenção o
texto abaixo para responder à questão:
O
surdo aprende diferente
O
surdo não adquire de forma natural a língua falada, e a sua aquisição jamais
ocorre da mesma forma como acontece com a criança ouvinte. Esse processo exige
um trabalho formal e sistemático. Os surdos, por serem incapazes de ouvir seus
pais, correm o risco de ficar seriamente atrasados na compreensão da língua, a
menos que providências sejam tomadas. E ser deficiente de linguagem, para um
ser humano, é uma grande lacuna.
Segundo
Sacks, chega a ser uma calamidade, porque é por meio da língua que nos
comunicamos livremente com nossos semelhantes, adquirimos e compartilhamos informações.
Se não pudermos fazer isso, ficamos incapacitados e isolados.
Pesquisas
realizadas em várias cidades do Brasil chegaram à triste conclusão de que o
oralismo, ainda utilizado em muitas escolas, não apresenta resultados
satisfatórios para o desenvolvimento da linguagem do surdo. Além disso, o
oralismo só é capaz de perceber 20% da mensagem, através da leitura labial.
O
bilinguismo busca respeitar o surdo na questão do processo de aquisição da sua língua
natural, tendo como pressuposto básico que o surdo deve adquirir como língua materna
e primeira língua (L1) a língua de sinais e, como segunda língua (L2), a língua
oficial de seu país; no nosso caso a Língua Portuguesa.
Fonte: Revista Mundo Jovem julho de 2008 página 3, fragmento.
1. Segundo o texto apresentado, o surdo não adquire a linguagem da mesma forma que o ouvinte. O processo exige um trabalho formal e sistematizado. Qual a consequência quando não há este trabalho?
a) O surdo corre o risco de ficar
seriamente atrasado na compreensão da língua.
b) O surdo não poderá fazer a
leitura labial.
c) O surdo terá grandes problemas
com o bilinguismo e com o oralismo.
d) O surdo será incapaz de
compreender as mensagens através da leitura labial.
O
socorro
Ele foi cavando, cavando, cavando, pois sua profissão - coveiro - era cavar. Mas, de repente, na distração do ofício que amava, percebeu que cavara demais. Tentou sair da cova e não conseguiu sair. Gritou. Ninguém atendeu. Gritou mais forte. Ninguém veio.
Enlouqueceu de gritar, cansou de esbravejar, desistiu com a noite. Sentou-se no fundo da cova, desesperado.
A noite chegou, subiu, fez-se o silêncio das horas tardias. Bateu o frio da madrugada e, na noite escura, não se ouvia um som humano, embora o cemitério estivesse cheio de pipilos e coaxares naturais dos matos. Só um pouco depois da meia-noite é que lá vieram uns passos. Deitado no fundo da cova o coveiro gritou. Os passos se aproximaram. Uma cabeça ébria lá em cima, perguntou o que havia: O que é que há?
O coveiro então gritou
desesperado: “Tire-me daqui, por favor. Estou com um frio terrível!” “Mas
coitado!” - condoeu-se o bêbado. “Tem toda razão de estar com frio. Alguém
tirou a terra de você, meu pobre mortinho!” E, pegando a pá, encheu-a de terra
e pôs-se a cobri-lo cuidadosamente.
Moral: Nos momentos graves é
preciso verificar muito bem para quem se apela.
Fonte: FERNANDES, Millôr. Fábulas
fabulosas. Rio de Janeiro: Nórdica, 1991.
2. O motivo (a causa) pelo qual o coveiro não conseguiu sair do
buraco foi que:
a) Distraiu-se tanto com seu
trabalho que cavou demais.
b) Anoiteceu rapidamente e ele
sentiu medo de sair dali.
c) Estava com muito frio e
precisava de um lugar para dormir.
d) Por mais que gritasse, ninguém
atendeu seu pedido.
Leia o poema abaixo e marque V
(para as afirmações verdadeiras) e F (para as informações falsas):
Motivo
Eu canto porque o instante existe
E a minha vida está completa
Não sou alegre nem sou triste:
Sou poeta
MEIRELES, Cecília. Poesias completas
3. O fato (motivo) que ocasiona o cantar é:
a) ( ) apenas porque a vida está completa.
b) ( ) a existência do instante e a vida estar
completa.
c) ( ) a autora ser poeta.
d) ( ) a autora não ser alegre e nem triste.
Fonte.: cadernos da Prova Brasil, atividades com descritores
ATIVIDADE: Representação e
interpretação de dados
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
1. O resultado de uma pesquisa, realizada entre os jovens de uma escola, está representado na tabela abaixo. Cada aluno escolheu apenas um tipo de bebida.
a) Qual o total de jovens entrevistados?
b) Que bebida corresponde a, aproximadamente, 30% da preferência entre os jovens?
c) Qual o gráfico, a seguir, que corresponde às informações da tabela?
2. O gráfico abaixo mostra a quantidade de alunos matriculados na turma 1 703 de uma escola municipal, organizados por sexo e idade.
Pode-se afirmar que, nessa turma, estão matriculados:
(A) 30
alunos.
(B) 28
alunos.
(C) 14
alunos.
(D) 8 alunos.
3. Veja, na tabela a seguir, o resultado de um levantamento que Ana realizou, no condomínio em que mora, a respeito de como homens e mulheres distribuem seu tempo ao longo do dia:
O gráfico que corresponde à tabela é:
FONTE: Ginásio Carioca
Apostila Matemática - 7.º Ano
4.º BIMESTRE