Cabeçalho (copiar no caderno)
E.M.Coronel Domingos Ferreira.
Monte Mor, 29 de junho de 2020.
Hoje é segunda-feira.
Nome completo:
Professora: ________________ . 5º Ano _____ .
ORIENTAÇÃO: Senhores responsáveis, peça para que o(a) aluno(a) leia com atenção e faça as atividades. Caso ele(a) ainda não faça a leitura, ajude-o(a) a entender a tarefa e o(a) acompanhe.
Faça estes exercícios no seu caderno de casa:
ATIVIDADE:
1) Félix acostumou ficar muito tempo conversando
com amigos na internet, devido a isso adquiriu alguns hábitos que não são bons,
então ele tem algumas dificuldades para escrever, abaixo há algumas frases
escritas pelo Félix, marque as palavras erradas e ajude-o reescrevendo as
frases inteiras de forma correta:
a)
Minha mae foi ao
mercado cmgo:
b)
Eu istava
istudando no cuarto.
c)
Kero ir para
kaza:
d)
Tbm gostu de
futibol.
e)
Eu já truxe a
bola xeia.
f)
Meu irmãu quebrou
a chícara.
g)
Eu não intendi
bem o que vc dise.
h)
E agora tendeu?
i)
Concerteza ele
não quiz fazer issu.
j)
Vou fazer uma
viajem bein sedo.
k)
Estou con cede.
l)
Está tudo bein
con voçê?
m) Meus amigus estavão jogamdo futbol com migo.
n)
Pq naum pode
brincar oge?
2)
Leia com atenção um trecho da Lei nº 8.069/90
que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA:
Art. 4º - É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
A) Em relação ao direito à alimentação,
responda:
a) Algumas pessoas gostam de salada e legumes, outras preferem bife e batata frita. Cada um tem suas preferências na hora de comer. Pensando nisso, quais são os alimentos que você mais gosta?
b) Você já ouviu
alguém dizer que para crescer é preciso se alimentar bem? O que isso significa?
c) Escreva um
cardápio saudável para o almoço. Peça ajuda à mamãe ou responsável.
d) Na escola, que
alimentos você mais gosta de comer?
DATA 29/06/2020 (2ª Feira) 5º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: Matemática
Sistema de Numeração Decimal
O sistema
de numeração decimal é de base 10, ou seja utiliza 10 algarismos (símbolos)
diferentes para representar todos os números.
Formado
pelos algarismos 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, é um sistema posicional, ou
seja, a posição do algarismo no número modifica o seu valor.
É o
sistema de numeração que nós usamos. Ele foi concebido pelos hindus e divulgado
no ocidente pelos árabes, por isso, é também chamado de "sistema de
numeração indo-arábico".
Evolução do sistema de
numeração decimal
Características
·
Possui símbolos diferentes para representar quantidades de 1 a 9
e um símbolo para representar a ausência de quantidade (zero).
·
Como é um sistema posicional, mesmo tendo poucos símbolos, é
possível representar todos os números.
·
As quantidades são agrupadas de 10 em 10, e recebem as seguintes
denominações:
Exemplos
Ordens e Classes
No sistema de numeração decimal cada algarismo representa uma ordem, começando da direita para a esquerda e a cada três ordens temos uma classe.
Para fazer
a leitura de números muito grandes, dividimos os algarismos do número em
classes (blocos de 3 ordens), colocando um ponto para separar as classes,
começando da direita para a esquerda.
Exemplos
1) 57283
Primeiro,
separamos os blocos de 3 algarismos da direita para a esquerda e colocamos um
ponto para separar o número: 57. 283.
No quadro
acima vemos que 57 pertence a classe dos milhares e 283 a classe das unidades
simples. Assim, o número será lido como: cinquenta e sete mil, duzentos e
oitenta e três.
2)
12839696
Separando
os blocos de 3 algarismos temos: 12.839.696
O número então será lido como: doze milhões, oitocentos e trinta
e nove mil, seiscentos e noventa e seis.
Atividades:
Numeração decimal -
Ordens e classes - Valor absoluto e relativo
1. Observe os números
abaixo e informe o valor relativo e o valor absoluto dos algarismos destacados:
6. Represente os
números no quadro-valor-de-lugar:
7. Escreva por
extenso os números do exercício 6.
______ grupos de 100,
______ grupos de 10
______ grupos de 100,
______ grupos de 10
COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
ATIVIDADE I: Livro NAME: auto
avaliação.
Leia o tópico Organização das páginas 44 e 45 e
responda o que aprendeu, colorindo com as cores pedidas na atividade.
ATIVIDADE II: em seu
caderno, desenhe o que mais gostou dos capítulos trabalhados.
DATA 30/06/2020 (3ª Feira)
5º
ANO
E.M.”Coronel Domingos Ferreira”
Monte Mor, 30 de junho de 2020
Hoje é terça-feira
O dia está _________________
Nome:___________________
Bom dia!
“ Onde há Deus, nada falta!”
COMPONENTE CURRICULAR: Matemática
ATIVIDADE:
1-
Páginas 57 a 60 do Livro de Atividades Complementares
Nessas páginas
vocês vão resolver atividades com a classe dos bilhões, multiplicações e
divisões.
DATA 30 / 06 /2020 (3ª Feira) 5º ANO
COMPONENTE
CURRICULAR: HISTÓRIA
ATIVIDADE: 1) UM DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS É TER UM NOME E UMA
NACIONALIDADE.
DIREITOS DAS
CRIANÇAS:
Nenhuma criança é melhor ou pior que a outra por
causa de suas características físicas, condição social, religião, cor de pele,
nacionalidade... Todas as crianças são iguais e devem receber os mesmos
cuidados.
Responda:
a)
Qual é o seu nome
completo? R.________________
b)
Em que cidade
você nasceu? R.______
c)
Qual é o seu
país? R.______
d)
Você compreende o
porque, no mundo todo, estamos vivendo em isolamento social? Já pensou que
estamos cuidando uns dos outros? R. ______
e)
Faça um desenho
bem bonito, demonstrando a solidariedade entre as pessoas.
DATA 30/06/2020 (3ª Feira)
5º
ANO
COMPONENTE CURRICULAR: EDUCAÇÃO
FÍSICA
ATIVIDADE:
1 – Vamos pesquisar e responder:
a- O que
são os jogos e brincadeiras populares?
b- Qual a
importância desses jogos na cultura popular?
2 – Os jogos populares foram retratados em diversas
pinturas ao longo da história. Na pintura abaixo, identifique quantas
brincadeiras você conseguir. Quanto mais encontrar, melhor. Quando não
conseguir encontrar mais nenhuma, ai mostre pra mais alguém ver se encontra
alguma que você não percebeu.
https://santhatela.com.br/wp-content/uploads/2020/01/bruegel-jogos-infantis-d.jpg
3 - Escolha 5 jogos
populares que você conhece, anote o nome e descreva como se joga.
4 – Pesquisa: Pergunte a 5 adultos de idades diferentes um
jogo de rua ou brincadeira popular que gostava de jogar, como ele aprendeu, se
na rua ou na escolha, e como ele brincava daquele jogo. É uma delícia aprender
sobre jogos e ouvir essas histórias.
DATA 01 / 07 /2020 (4ª Feira) 5º ANO
COMPONENTE
CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA
ATIVIDADE: 1)
Complete as frases abaixo com os verbos entre
parênteses ( ) conjugando no tempo e pessoa correta conforme o exemplo a
seguir:
Exemplo: Ontem eu sonhei
com você e não queria
acordar. (sonhar)
a)
Amanhã
____________ para a praia. (ir)
b)
Todos os dias
__________ minhas lições de casa. (fazer)
c)
Usar máscara
________ importante para prevenir-se. (usar)
d)
Quando nós
___________ precisamos proteger a boca. (tossir)
e)
Eles ________
fazendo exercícios. (estar)
f)
Ontem ________
muito na minha cidade. (chover)
2) A
frase “O uso da máscara é importante
para prevenir a si mesmo e aos outros.” pode ser escrita de outra
maneira de modo que não perca o sentido. Assinale a opção que está com o
sentido mais próximo:
a)
Usar máscara é
importante para me proteger.
b)
A máscara protege
a mim e aos outros também.
c)
Fazer uso da
máscara é fundamental para prevenir a você mesmo e também às outras pessoas.
d)
Usar uma máscara
pode ser importante para as pessoas.
e)
O uso de máscara
só é importante porque protege a mim mesmo e outras pessoas.
Vídeo aula:
COMPONENTE
CURRICULAR: GEOGRAFIA
ATIVIDADE:
1) Sabemos que no nosso calendário todo ano possui
12 meses, sendo assim, escreva os meses do ano de forma sequencial.
a)
Agora envolva o
mês que é comemorado o seu aniversário e sublinhe o mês em que estamos.
b)
Ao lado de cada
mês escreva o número de dias que este mês possui.
c)
De acordo com o
mês atual, ou seja, o mês em que estamos, escreva o número de vezes que teremos
cada dia da semana, lembrando que são sete os dias da semana.
2)
Quantas estações do ano temos no Brasil?
a)
Qual a estação do
ano que estamos?
b)
Explique algumas
características de cada estação do ano.
3)
Quais são as semelhanças com os números abaixo, o que você acha que significam?
2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 2020
a)
Muito bem, já que
você entende que são números referentes aos anos do nosso calendário, então
aponte o ano que você nasceu.
b)
Agora sinalize
pintando o ano que estamos.
c)
Por fim faça uma
subtração do ano que nós estamos pelo ano que você nasce. E veja o que acontece
e escreva o que entendeu nesse processo.
4) Explique
com suas palavras como podemos encontrar um local, uma localização?
5)
Dê exemplos de alguns instrumentos (pelo menos dois) que podem ser usados para
encontrar um lugar.
6)
Explique com suas palavras o porquê do nome dos seguintes pontos cardeais:
NE (Nordeste):
NO (Noroeste):
SE (Sudeste):
SO (Sudoeste):
Onde o sol nasce
costuma-se chamar nascente, e onde ele some podemos chamar poente. Peço que
faça uma pesquisa nos seus livros ou na internet e diga em poucas palavras,
segundo sua localização (Brasil), em qual ponto cardeal aproximado nasce e
põe-se o sol.
7) Pesquise e explique se o sol nasce sempre no mesmo ponto.
DATA 01 / 07 /2020 (4ª Feira) 5º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
ATIVIDADE: Livro NAME: Observe
as imagens da seção “Conversa vai, conversa vem” para responder a atividade de
verdadeiro e falso da página 41.
ATIVIDADE: Livro NAME: Assista
o vídeo abaixo para responder a pesquisa da página 42, sobre o palhaço
Piolin.
DATA 03/07/2020 (5ª Feira) 5º ANO
E.M.
“Coronel Domingos
Monte Mor, 03 de julho de 2020
Hoje é quinta-feira
O dia está ___________________
Nome:______________________
Bom dia!
“Não
olhe para o tamanho dos problemas. Olhe sim, para o tamanho do seu Deus!”
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
Atividades:
1- Resolução
de situações-problemas com atenção:
COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS
Atividade:
Páginas 87 e 88 do Caderno de
Atividades Complementares.
Rever o texto da aula passada para
a realização das atividades.
DATA 03 /07 /2020 (6ª Feira) 5º ANO
COMPONENTE
CURRICULAR: Língua Portuguesa
ATIVIDADE: Faça
uma redação de 10 linhas contando como é o seu dia e não deixe de escrever como
tem aproveitado esse tempo de estudos em casa.
2) Complete com Por que, porque, por quê ou porquê.
a) Quero
ir à feira ____________ estou com vontade de comer pastel.
b) Temos
que usar máscara _____________?
c) Em
momentos de crise temos que lembrar o _______________ de fazer sempre o certo.
d) Obedecer
sempre é bom _____________ evita consequências ruins.
e) _______________
prevenir é melhor que remediar?
f) Esther
sempre foi próspera e tem uma vida satisfatória _________________ sempre andou
no caminho da retidão, fazendo o certo não há _____________ não acontecer
coisas boas.
Pequena
revisão:
●
O “porque” junto
indica causa, motivo, justificativa ou explicação, também usado nas respostas.
Um exemplo: "Eu não fui porque estava doente".;
●
“Por que” para
perguntas diretas - “Por que você não foi?". Também pode embutir a palavra
‘razão’ ou a palavra ‘motivo’”, exemplo: “Você sabe por que eu ajo
assim” que é o mesmo que dizer “Você sabe por qual razão eu ajo assim” ou “Você
sabe por qual motivo eu ajo assim”.
● O “por quê” separado e com acento é usado
antes de uma pausa na fala ou na escrita, ou seja, no final da frase, precisa
ter um ponto final, um ponto de interrogação… Exemplo: “Por quê?”. Assim, quando há um “por que” separado
encerrando uma frase, ele ganha o acento e passa a ser “por quê”.
●
"Porquê"
junto com acento é sinônimo da palavra "motivo". Exemplo: “Qual é o
porquê de tanta tristeza?". É o mesmo que perguntar “Qual é o motivo de
tanta tristeza?".
DATA: 03 -07-2020 (6ª - SEXTA-FEIRA) 5º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: INGLÊS
ATIVIDADE:
1.
Primeiramente,
estude o vocabulário do livro de inglês, página 16. Faça os exercícios da
página 17.
2.
Observe
a imagem abaixo e preencha os números com as palavras do quadro.
DATA 30/06/2020 (3ª Feira) 5º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: Educação
Física
ATIVIDADE:
1 – Vamos pesquisar e responder:
a- O que
são os jogos e brincadeiras populares?
b- Qual a
importância desses jogos na cultura popular?
2 – Os jogos populares foram retratados em diversas
pinturas ao longo da história. Na pintura abaixo, identifique quantas
brincadeiras você conseguir. Quanto mais encontrar, melhor. Quando não
conseguir encontrar mais nenhuma, ai mostre pra mais alguém ver se encontra
alguma que você não percebeu.
https://santhatela.com.br/wp-content/uploads/2020/01/bruegel-jogos-infantis-d.jpg
3 - Escolha 5 jogos
populares que você conhece, anote o nome e descreva como se joga.
4 – Pesquisa: Pergunte a 5 adultos de idades diferentes um
jogo de rua ou brincadeira popular que gostava de jogar, como ele aprendeu, se
na rua ou na escolha, e como ele brincava daquele jogo. É uma delícia aprender
sobre jogos e ouvir essas histórias.
DATA 30/06/2020 (3ª Feira) 5º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: Educação
Física
ATIVIDADE:
1 – Vamos pesquisar e responder:
a- O que
são os jogos e brincadeiras populares?
b- Qual a
importância desses jogos na cultura popular?
2 – Os jogos populares foram retratados em diversas pinturas ao longo da história. Na pintura abaixo, identifique quantas brincadeiras você conseguir. Quanto mais encontrar, melhor. Quando não conseguir encontrar mais nenhuma, ai mostre pra mais alguém ver se encontra alguma que você não percebeu.
https://santhatela.com.br/wp-content/uploads/2020/01/bruegel-jogos-infantis-d.jpg
3 - Escolha 5 jogos
populares que você conhece, anote o nome e descreva como se joga.
4 – Pesquisa: Pergunte a 5 adultos de idades diferentes um
jogo de rua ou brincadeira popular que gostava de jogar, como ele aprendeu, se
na rua ou na escolha, e como ele brincava daquele jogo. É uma delícia aprender
sobre jogos e ouvir essas histórias.