sexta-feira, 26 de junho de 2020

SEMANA DE 29 DE JUNHO A 03 DE JULHO

OBSERVAÇÃO : SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS, AS ATIVIDADES NÃO PRECISAM SER IMPRESSAS E NÃO HÁ NECESSIDADE DE COPIAR AS QUESTÕES, OS ALUNOS DEVERÃO COLOCAR NO CADERNO O CABEÇALHO A DATA E A DISCIPLINA, O NÚMERO DA QUESTÃO E A RESPOSTA DA QUESTÃO MENCIONADA.


DATA  29 / 06 /2020  (2ª Feira)                                     5º ANO        
                     
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa           

Cabeçalho (copiar no caderno)

E.M.Coronel Domingos Ferreira.

Monte Mor, 29 de junho de 2020.

Hoje é segunda-feira.

Nome completo:               

Professora:  ________________ .   5º Ano ­­­_____ .


                                                        

ORIENTAÇÃO: Senhores responsáveis, peça para que o(a) aluno(a) leia com atenção e faça as atividades. Caso ele(a) ainda não faça a leitura, ajude-o(a) a entender a tarefa e o(a) acompanhe.

Faça estes exercícios no seu caderno de casa:

ATIVIDADE: 1) Félix acostumou ficar muito tempo conversando com amigos na internet, devido a isso adquiriu alguns hábitos que não são bons, então ele tem algumas dificuldades para escrever, abaixo há algumas frases escritas pelo Félix, marque as palavras erradas e ajude-o reescrevendo as frases inteiras de forma correta:

a)   Minha mae foi ao mercado cmgo:

b)   Eu istava istudando no cuarto.

c)   Kero ir para kaza:

d)   Tbm gostu de futibol.

e)   Eu já truxe a bola xeia.

f)     Meu irmãu quebrou a chícara.

g)   Eu não intendi bem o que vc dise.

h)   E agora  tendeu?

i)     Concerteza ele não quiz fazer issu.

j)     Vou fazer uma viajem bein sedo.

k)   Estou con cede.

l)     Está tudo bein con voçê?

m) Meus amigus estavão jogamdo futbol com migo.

n)   Pq naum pode brincar oge?

 

2) Leia com atenção um trecho da Lei nº 8.069/90 que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA:

Art. 4º - É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

         A) Em relação ao direito à alimentação, responda:

a) Algumas pessoas gostam de salada e legumes, outras preferem bife e batata frita. Cada um tem suas preferências na hora de comer. Pensando nisso, quais são os alimentos que você mais gosta?

b) Você já ouviu alguém dizer que para crescer é preciso se alimentar bem? O que isso significa?

c) Escreva um cardápio saudável para o almoço. Peça ajuda à mamãe ou responsável.

d) Na escola, que alimentos você mais gosta de comer?

 


                                  https://www.youtube.com/watch?v=UmYrApzqUIE

DATA 29/06/2020  (2ª Feira)             5º ANO                                                                                              

COMPONENTE CURRICULAR: Matemática

         Sistema de Numeração Decimal

O sistema de numeração decimal é de base 10, ou seja utiliza 10 algarismos (símbolos) diferentes para representar todos os números.

Formado pelos algarismos 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, é um sistema posicional, ou seja, a posição do algarismo no número modifica o seu valor.

É o sistema de numeração que nós usamos. Ele foi concebido pelos hindus e divulgado no ocidente pelos árabes, por isso, é também chamado de "sistema de numeração indo-arábico".


Evolução do sistema de numeração decimal

Características

·         Possui símbolos diferentes para representar quantidades de 1 a 9 e um símbolo para representar a ausência de quantidade (zero).

·         Como é um sistema posicional, mesmo tendo poucos símbolos, é possível representar todos os números.

·         As quantidades são agrupadas de 10 em 10, e recebem as seguintes denominações:

10 unidades = 1 dezena
10 dezenas = 1 centena
10 centenas = 1 unidade de milhar, e assim por diante

Exemplos



Ordens e Classes

No sistema de numeração decimal cada algarismo representa uma ordem, começando da direita para a esquerda e a cada três ordens temos uma classe.

Para fazer a leitura de números muito grandes, dividimos os algarismos do número em classes (blocos de 3 ordens), colocando um ponto para separar as classes, começando da direita para a esquerda.

Exemplos

1) 57283

Primeiro, separamos os blocos de 3 algarismos da direita para a esquerda e colocamos um ponto para separar o número: 57. 283.

No quadro acima vemos que 57 pertence a classe dos milhares e 283 a classe das unidades simples. Assim, o número será lido como: cinquenta e sete mil, duzentos e oitenta e três.

2) 12839696

Separando os blocos de 3 algarismos temos: 12.839.696

O número então será lido como: doze milhões, oitocentos e trinta e nove mil, seiscentos e noventa e seis.

     

 Atividades:

Numeração decimal - Ordens e classes - Valor absoluto e relativo

1. Observe os números abaixo e informe o valor relativo e o valor absoluto dos algarismos destacados:

a. 975
b. 8642
c. 32785
d. 424893

 

2. Quantas classes têm estes números? 
a. 739254: ______ e. 257984: ______
b. 258785875: ______ f. 65345279: ______
c. 45137: ______ g. 467392: ______
d. 25168: ______ h. 20142: ______

 

3. Informe quantas ordens tem estes números: 
a. 9549: ______
b. 259743: ______
c. 12752: ______
d. 8456821: ______
e. 168125437: ______

4. Observe o número 7865 e responda às questões: 
a. Quantos algarismos? ______
b. Quantas classes? ______
c. Quantas ordens? ______
d. Qual é o algarismo de 4ª ordem? ______
e. Qual é o algarismo de centena simples? ______

 

5. Escreva os números correspondentes: 
a. vinte e dois mil, duzentos e quarenta e seis:
b. cinco milhões:
c. cinco bilhões, cento e quarenta e dois milhões e cem mil:
d. cento e quarenta e seis milhões, duzentos e vinte e seis mil:

 

6. Represente os números no quadro-valor-de-lugar:

 


 

7. Escreva por extenso os números do exercício 6.

8. Represente os números de diferentes maneiras, como fizemos em nossas aulas: (1,0)
a. 1.234
No número 1.234 há ______ grupo de 1.000,

______ grupos de 100,

______ grupos de 10

e ______ grupos de 1.
Complete: 1.000 + ________ + ________ + ________ = ________
Escreva por extenso o número 1.234:

b. 3.874
No número 3.874 há ______ grupos de 1.000,

______ grupos de 100,

______ grupos de 10

e ______ grupos de 1.
Complete: 3.000 + ________ + ________ + ________ = ________

Escreva por extenso o número 3.874:


COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

ATIVIDADE I: Livro NAME: auto avaliação.

Leia o tópico Organização das páginas 44 e 45 e responda o que aprendeu, colorindo com as cores pedidas na atividade.

ATIVIDADE II: em seu caderno, desenhe o que mais gostou dos capítulos trabalhados.

 

DATA 30/06/2020  (3ª Feira)                                 5º ANO                                                                                                

E.M.”Coronel Domingos Ferreira”

Monte Mor, 30 de junho de 2020

Hoje é terça-feira

O dia está _________________

Nome:___________________

Bom dia!

“ Onde há Deus, nada falta!”

COMPONENTE CURRICULAR: Matemática

ATIVIDADE:

1-   Páginas 57 a 60 do Livro de Atividades Complementares

Nessas páginas vocês vão resolver atividades com a classe dos bilhões, multiplicações e divisões.


DATA  30 / 06 /2020  (3ª Feira)                            5º ANO                                                                                                

COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA

ATIVIDADE: 1) UM DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS É TER UM NOME E UMA NACIONALIDADE.

DIREITOS DAS CRIANÇAS:

Nenhuma criança é melhor ou pior que a outra por causa de suas características físicas, condição social, religião, cor de pele, nacionalidade... Todas as crianças são iguais e devem receber os mesmos cuidados.

Responda:

a)   Qual é o seu nome completo? R.________________

b)   Em que cidade você nasceu? R.______

c)   Qual é o seu país? R.______

d)   Você compreende o porque, no mundo todo, estamos vivendo em isolamento social? Já pensou que estamos cuidando uns dos outros? R. ______

e)   Faça um desenho bem bonito, demonstrando a solidariedade entre as pessoas.


DATA 30/06/2020  (3ª Feira)                                 5º ANO                                                                                                

COMPONENTE CURRICULAR: EDUCAÇÃO FÍSICA

ATIVIDADE:

1 – Vamos pesquisar e responder:

a-    O que são os jogos e brincadeiras populares?

b-    Qual a importância desses jogos na cultura popular?

 

2 – Os jogos populares foram retratados em diversas pinturas ao longo da história. Na pintura abaixo, identifique quantas brincadeiras você conseguir. Quanto mais encontrar, melhor. Quando não conseguir encontrar mais nenhuma, ai mostre pra mais alguém ver se encontra alguma que você não percebeu.

https://santhatela.com.br/wp-content/uploads/2020/01/bruegel-jogos-infantis-d.jpg

 

 

3 -  Escolha 5 jogos populares que você conhece, anote o nome e descreva como se joga.

4 – Pesquisa: Pergunte a 5 adultos de idades diferentes um jogo de rua ou brincadeira popular que gostava de jogar, como ele aprendeu, se na rua ou na escolha, e como ele brincava daquele jogo. É uma delícia aprender sobre jogos e ouvir essas histórias.

 

DATA  01 / 07 /2020  (4ª Feira)                                       5º ANO                                                                                                

COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA

ATIVIDADE:  1) Complete as frases abaixo com os verbos entre parênteses ( ) conjugando no tempo e pessoa correta conforme o exemplo a seguir:

Exemplo: Ontem eu     sonhei     com você e não queria acordar. (sonhar)

a)   Amanhã ____________ para a praia. (ir)

b)   Todos os dias __________ minhas lições de casa. (fazer)

c)   Usar máscara ________ importante para prevenir-se. (usar)

d)   Quando nós ___________ precisamos proteger a boca. (tossir)

e)   Eles ________ fazendo exercícios. (estar)

f)     Ontem ________ muito na minha cidade. (chover)

 

2) A frase “O uso da máscara é importante para prevenir a si mesmo e aos outros.” pode ser escrita de outra maneira de modo que não perca o sentido. Assinale a opção que está com o sentido mais próximo:

a)   Usar máscara é importante para me proteger.

b)   A máscara protege a mim e aos outros também.

c)   Fazer uso da máscara é fundamental para prevenir a você mesmo e também às outras pessoas.

d)   Usar uma máscara pode ser importante para as pessoas.

e)   O uso de máscara só é importante porque protege a mim mesmo e outras pessoas.

 

Vídeo aula:


COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA

ATIVIDADE: 1) Sabemos que no nosso calendário todo ano possui 12 meses, sendo assim, escreva os meses do ano de forma sequencial.

a)   Agora envolva o mês que é comemorado o seu aniversário e sublinhe o mês em que estamos.

 

b)   Ao lado de cada mês escreva o número de dias que este mês possui.

 

c)   De acordo com o mês atual, ou seja, o mês em que estamos, escreva o número de vezes que teremos cada dia da semana, lembrando que são sete os dias da semana.

 

2) Quantas estações do ano temos no Brasil?

 

a)   Qual a estação do ano que estamos?

 

b)   Explique algumas características de cada estação do ano.

 

3) Quais são as semelhanças com os números abaixo, o que você acha que significam?

 

2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 2020

 

a)   Muito bem, já que você entende que são números referentes aos anos do nosso calendário, então aponte o ano que você nasceu.

 

b)   Agora sinalize pintando o ano que estamos.

 

c)   Por fim faça uma subtração do ano que nós estamos pelo ano que você nasce. E veja o que acontece e escreva o que entendeu nesse processo.

 

4) Explique com suas palavras como podemos encontrar um local, uma localização?

 

5) Dê exemplos de alguns instrumentos (pelo menos dois) que podem ser usados para encontrar um lugar.

6) Explique com suas palavras o porquê do nome dos seguintes pontos cardeais:

NE (Nordeste):

NO (Noroeste):

SE (Sudeste):

SO (Sudoeste):

Onde o sol nasce costuma-se chamar nascente, e onde ele some podemos chamar poente. Peço que faça uma pesquisa nos seus livros ou na internet e diga em poucas palavras, segundo sua localização (Brasil), em qual ponto cardeal aproximado nasce e põe-se o sol.

 

7) Pesquise e explique se o sol nasce sempre no mesmo ponto.


DATA  01 / 07 /2020  (4ª Feira)                 5º ANO                                                                                     

COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

ATIVIDADE: Livro NAME: Observe as imagens da seção “Conversa vai, conversa vem” para responder a atividade de verdadeiro e falso da página 41.

ATIVIDADE: Livro NAME: Assista o vídeo abaixo para responder a pesquisa da página 42, sobre o palhaço Piolin.




DATA 03/07/2020  (5ª Feira)                                   5º ANO                                                                        

 E.M. “Coronel Domingos

Monte Mor, 03 de julho de 2020

Hoje é quinta-feira

O dia está ___________________

Nome:______________________

Bom dia!

“Não olhe para o tamanho dos problemas. Olhe sim, para o tamanho do seu Deus!”

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

Atividades:

1-   Resolução de situações-problemas com atenção:



COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS

         

             Atividade:

             Páginas 87 e 88 do Caderno de Atividades Complementares.

            Rever o texto da aula passada para a realização das atividades.


DATA   03   /07 /2020  (6ª Feira)                                       5º ANO                                                                                                

COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa

ATIVIDADE: Faça uma redação de 10 linhas contando como é o seu dia e não deixe de escrever como tem aproveitado esse tempo de estudos em casa.

2) Complete com Por que, porque, por quê ou porquê.

a)   Quero ir à feira ____________ estou com vontade de comer pastel.

b)   Temos que usar máscara _____________?

c)   Em momentos de crise temos que lembrar o _______________ de fazer sempre o certo.

d)   Obedecer sempre é bom _____________ evita consequências ruins.

e)   _______________ prevenir é melhor que remediar?

f)     Esther sempre foi próspera e tem uma vida satisfatória _________________ sempre andou no caminho da retidão, fazendo o certo não há _____________ não acontecer coisas boas.

Pequena revisão:

     O “porque” junto indica causa, motivo, justificativa ou explicação, também usado nas respostas. Um exemplo: "Eu não fui porque estava doente".;

     Por que” para perguntas diretas - “Por que você não foi?". Também pode embutir a palavra ‘razão’ ou a palavra ‘motivo’”, exemplo: “Você sabe por que eu ajo assim” que é o mesmo que dizer “Você sabe por qual razão eu ajo assim” ou “Você sabe por qual motivo eu ajo assim”.

     O “por quê” separado e com acento é usado antes de uma pausa na fala ou na escrita, ou seja, no final da frase, precisa ter um ponto final, um ponto de interrogação… Exemplo: “Por quê?”.  Assim, quando há um “por que” separado encerrando uma frase, ele ganha o acento e passa a ser “por quê”.

     "Porquê" junto com acento é sinônimo da palavra "motivo". Exemplo: “Qual é o porquê de tanta tristeza?". É o mesmo que perguntar “Qual é o motivo de tanta tristeza?".


DATA:  03 -07-2020 (6ª - SEXTA-FEIRA)                              5º ANO

COMPONENTE CURRICULAR: INGLÊS

 ATIVIDADE:

1.   Primeiramente, estude o vocabulário do livro de inglês, página 16. Faça os exercícios da página 17.

2.   Observe a imagem abaixo e preencha os números com as palavras do quadro.



DATA 30/06/2020  (3ª Feira)                                              5º ANO                                                                                                

COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física

ATIVIDADE:

1 – Vamos pesquisar e responder:

a-    O que são os jogos e brincadeiras populares?

b-    Qual a importância desses jogos na cultura popular?

 

2 – Os jogos populares foram retratados em diversas pinturas ao longo da história. Na pintura abaixo, identifique quantas brincadeiras você conseguir. Quanto mais encontrar, melhor. Quando não conseguir encontrar mais nenhuma, ai mostre pra mais alguém ver se encontra alguma que você não percebeu.

https://santhatela.com.br/wp-content/uploads/2020/01/bruegel-jogos-infantis-d.jpg

 

3 -  Escolha 5 jogos populares que você conhece, anote o nome e descreva como se joga.

4 – Pesquisa: Pergunte a 5 adultos de idades diferentes um jogo de rua ou brincadeira popular que gostava de jogar, como ele aprendeu, se na rua ou na escolha, e como ele brincava daquele jogo. É uma delícia aprender sobre jogos e ouvir essas histórias.