domingo, 28 de junho de 2020

Semana 9 - de 29/6 a 4/7 - EJA Turma 2

Atenção aos comandos

LEIA O TEXTO - atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

CORREÇÃO COMO SUA ATIVIDADE DEVERIA ESTAR NO CADERNO: revise com atenção.


Segunda-feira, dia 29____


Língua Portuguesa__________________

ATIVIDADE 1: correção da interpretação do texto Festas Juninas

CORREÇÃO COMO SUA ATIVIDADE DEVERIA ESTAR NO CADERNO: revise com atenção.

1. No mês de junho.

2. Do folclore brasileiro.

3.
a) Danças: quadrilha, baião, forró
b) Comidas: amendoim torrado, batata doce, bolo de fubá, canjica, pé de moleque, milho verde, pipoca, cocada, pamonha
c) Bebidas: quentão, vinho quente, cachaça, caipirinha
d) Brincadeiras: pesca, correio do amor, delegacia do amor, pau de sebo, leilão
e) Roupas: vestido de chita, chapéu de palha, camisa xadrez, calça remendada

4.
( X ) bandeirinhas
(   ) pisca-pisca
( X ) fogueira
(   ) sinos
( X ) fogos
(   ) confete

5. Porque eles são perigosos e podem causar incêndios.

6. O texto tem  10  parágrafos.



ATIVIDADE 2: interpretação de texto 

LEIA O TEXTO - atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Os fascinantes fogos
Os fogos de artifício são fascinantes. Ainda mais aqueles que têm cores e soltam estrelinhas. Existem, porém, muitos perigos escondidos atrás do brilho das festas juninas, e o fogo é uma ameaça para a segurança de todos, adultos ou crianças. Assim, todos os cuidados devem ser tomados. 

Até a estrelinha, aparentemente inofensiva, é perigosa. Um movimento brusco pode provocar a queda de brasas nos braços e pernas e machucar. O cuidado com os olhos é o mais importante. 

O divertido busca-pé (que as meninas odeiam) também é responsável por muitos acidentes graves. Como ele sai sem rumo, não se pode imaginar onde vai parar. E o mais grave: ele só apaga quando a sua carga de pólvora acaba. É um risco sério para os olhos de quem solta e de pessoas que estão perto. 

O barulho que as bombinhas fazem é igual ao perigo que elas representam. Se estourarem nas mãos, podem provocar ferimentos e graves queimaduras. 

Já os rojões são tão perigosos que foram até proibidos. 

As fogueiras são divertidas e aquecem, mas também representam perigos que devem ser evitados.


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.


1. Os fogos de artifício mais fascinantes são: 
(     ) os que fazem barulho
(     ) os que têm cores e soltam estrelinhas
(     ) as bombinhas

2. Os fogos que podem machucar os braços, as pernas e os olhos são:
(     ) as bombinhas
(     ) os rojões
(     ) as estrelinhas

3. O fogo de artifício que é um sério risco para os olhos de quem solta e para as pessoas que estão perto é:
(     ) o busca-pé
(     ) o rojão
(     ) a estrelinha

4. Os fogos de artifício que têm barulho igual ao perigo que representam pois podem provocar ferimentos e graves queimaduras são:
(     ) as bombinhas
(     ) os rojões
(     ) as estrelinhas

5. O fogo de artifício que foi proibido por ser muito perigoso é:
(     ) a bombinha
(     ) o rojão
(     ) o busca-pé

6. Os fogos de artifício são uma ameaça para a segurança:
(     ) de adultos
(     ) de crianças
(     ) de adultos e crianças



Matemática_______________________

ATIVIDADE 1: correção.

CORREÇÃO COMO SUA ATIVIDADE DEVERIA ESTAR NO CADERNO: revise com atenção.

1.
a) 958
b) 241
c) 386 – 958 - 412
d) 241 – 593 - 605

2. 958 + 605 = 1.563

3. 386 – 241 = 145

4. Coloque os numerais em ordem:
a) 241- 386 – 412 – 593 - 605 - 958
b) 958 – 605 -  593 – 412 – 386 - 241

5.
386: trezentos e oitenta e seis 
241: duzentos e quarenta e um
958: novecentos e cinquenta e oito
593: quinhentos e noventa e três
605: seiscentos e cinco
412: quatrocentos e doze


ATIVIDADE 2: 

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

 

Classe das unidades simples

3ª ordem

2ª ordem

1ª ordem

Centena

Dezena

Unidade

3

9

1

 


1- Quantas ordens ele tem?______________

2- Quantas classes ele tem?______________

3- Que algarismo ocupa a ordem da dezena?_____

4- Que algarismo ocupa a 3ª ordem?_____

5- Como é chamada a ordem ocupada pelo algarismo 1?______________

6- O antecessor (que vem antes) desse numeral é o _________ e o sucessor (que vem depois) é o __________.

7- Escreva por extenso o nome desse numeral:
391_________________________

8- Esse numeral é par ou ímpar?______________

9- Escreva todos os numerais possíveis usando todos os algarismos do numeral:
391, 319 _____________________

10-Dê o valor absoluto e o valor relativo de cada algarismo do numeral:


Terça-feira, dia 30_____


Geografia_______________________

ATIVIDADE:  Releia os textos Recursos naturais. 

https://alunosonline.uol.com.br/geografia/recursos-naturais.html

https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/recursos-naturais.html                       


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Recursos naturais
Recursos naturais são todos os elementos da natureza que podem ser utilizados pelas atividades humanas para o desenvolvimento das atividades econômicas, como as florestas, o solo, a energia solar, o movimento dos ventos, os animais, os vegetais, os minérios, a água.

Os recursos naturais são de fundamental importância para as sociedades, mas podem esgotar-se caso não sejam utilizados corretamente.

Os recursos naturais são classificados em renováveis e não renováveis. Os recursos naturais renováveis são aqueles que apresentam a capacidade de se recompor naturalmente ou com o auxílio das atividades humanas, como as florestas, a água, os solos, os ventos e a luz solar. 

Os recursos naturais não renováveis são aqueles que, em um curto ou longo prazo, terão a sua disponibilidade na natureza esgotada, como o carvão mineral, o alumínio, o ouro, o cobre, o ferro e o petróleo. 

É importante lembrar que, no entanto, a forma indiscriminada e indevida com que os seres humanos muitas vezes utilizam os elementos da natureza contribui para que os recursos fiquem cada vez mais escassos.

São exemplos de uso indevido dos recursos naturais: a poluição das águas, a não preservação do solo (que o torna improdutivo) e o desmatamento das florestas.

Portanto, o mais importante é o desenvolvimento de alternativas econômicas e sociais que visem à construção de sociedades economicamente sustentáveis.


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1- Os recursos naturais são utilizados pelas atividades ______________ para o desenvolvimento das atividades ___________________.


2- Escreva os exemplos citados no texto de:
a) Recursos naturais renováveis:
__________________________

b) Recursos naturais não renováveis: 
__________________________


3- Escreva os exemplos citados no texto de uso indevido dos recursos naturais: ______________________________________________________________



História_________________________

ATIVIDADE: Releia o texto 9 curiosidades sobre o pau-brasil, a árvore que dá nome ao nosso país. 

Copie o resumo no caderno e responda as perguntas.

9 curiosidades sobre o pau-brasil, árvore que dá nome ao nosso país

1- Características: Chega a ter entre 10 a 15 metros de altura. Possui um tronco reto e relativamente fino, com uma coloração cinza-escura. Dá flores amarelas e um extrato interior capaz de gerar uma tinta vermelha.

2- Nome antigo e nova nomenclatura: Ibirapitanga e pau-brasil.

3- Violino: Em 1775, descobriu-se que o pau-brasil era excelente para o feitio de arco de violino.

4- Data nacional: 3 de maio é a data oficial da árvore, que é a única protegida por lei.

5- Boa para a saúde: Acredita-se que a árvore possa ser antineoplásica, ou seja, capaz de combater alguns tipos de tumores.

6- Pena de morte: Cortar uma árvore de pau-brasil podia ser motivo de pena de morte durante o final dos anos 1700.

7- Nome de vilas: Em nosso país são encontrados diversos vilarejos chamados de Pau-Brasil.

8- Extinção: Em 1928, acreditava-se que não havia mais nenhuma árvore de pau-brasil crescendo espontaneamente em território nacional. Nesse ano, entretanto, um estudante de Agronomia encontrou uma única árvore florescendo em uma área que acabou se tornando a Estação Ecológica da Tapacurá.

9- Economia: O primeiro grande ciclo econômico do Brasil foi às custas de nossa madeira símbolo: muitos se tornaram ricos com o extrativismo que durou até 1875, exportando o pau-brasil para a fabricação de corantes, a construção naval e a marcenaria de luxo.


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.


1- Quantos metros de altura o pau-brasil chega a ter?
_______________________


2- Qual era o nome do pau-brasil antigamente?
_______________________


3- Qual é data oficial do pau-brasil?
_______________________


4- O pau-brasil foi a primeira riqueza do Brasil. Para que era usado?
_______________________



Educação Física__________________

FIQUE   ATENTO   ÀS   TURMAS:
TURMA   1,   MAIORES   DE   18   ANOS.
TURMA   2,   MENORES   DE   18   ANOS,   SEM   AFASTAMENTO.


ATIVIDADE   TURMA   1: alongamento

O alongamento colabora para o bem estar do nosso corpo e até melhora a postura. Convide alguém para fazer com você ou imagine que estamos aí para te fazer companhia! Vamos lá.

Vamos fazer as posturas da imagem abaixo, temos que ficar na posição contando até 10. Vamos lá?!

Um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete, oito, nove, dez!!!!!


 

ATIVIDADE  TURMA  2: BASQUETE 3 X 3

REGRAS E DIFERENÇAS DO 3 X 3  PARA O BASQUETE USUAL

BASQUETE 3X3 NO BRASIL

Uma das novidades das Olimpíadas de Tóquio, em 2020 será o Basquete 3 x 3.

Esse esporte surgiu a partir da prática nas ruas e tem como características principais, a disputa acirrada no placar e a participação dos jogadores com jogadas e dribles de efeito, sempre ao som de muito hip hop e apresentações de danças.

Mas como é possível inserir esse esporte nas aulas de educação física? Quais são as reais possibilidades e os benefícios?

Faça uma pesquisa sobre a realização das olimpíadas de Tóquio. Ela foi adiada? Isso ocorreu em algum outro momento da história?

Assista esse vídeo e conheça mais um pouco do basquete 3x3


Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link - https://www.youtube.com/watch?v=iSuvDfSEUv8

Como o nome sugere, no 3x3 cada equipe é composta por três jogadores em quadra, mais um substituto. O jogo é disputado em uma área menor (15m x 11m) que funciona como metade da quadra padrão, com uma só cesta, mantendo as marcações originais. As regras, no entanto, mudam: o que em um jogo normal é uma bola que vale três pontos, no 3x3 são pontuados dois. Ganha a equipe que marcar 21 pontos primeiro ou a que estiver com maior número de cestas feitas ao final de 10 minutos.

Cada uma possui 12 segundos para executar suas jogadas e marcar sua pontuação, que pode variar entre lances de dois pontos (atrás da linha demarcada), e um ponto (dentro da linha ou lances livres, semelhantes ao do basquete convencional). Em caso de empate, a disputa vai para uma prorrogação, onde a primeira equipe a marcar dois pontos é a vencedora.

No Brasil, a ANB3x3 (Associação Nacional de Basquete 3×3) é a maior organizadora de torneios oficiais da modalidade. Três campeonatos oficiais da organização classificam para as etapas do FIBA 3x3 World Tour, o Mundial do esporte. O primeiro evento teste de 3x3 organizado pela Fiba aconteceu em 2007, durante os Asian Indoor Games (Jogos Asiáticos em Local Coberto, na tradução livre), em Macau, na China.

A Fiba permite que atletas profissionais do basquete convencional participem dos torneios de 3x3, ainda que nenhuma grande estrela tenha participado até o momento. É provável que, com a entrada da modalidade no programa olímpico, a popularidade do basquete de rua cresça em todos os países. O melhor jogador do mundo de 3x3 é um sérvio: Dusan Domovic Bulut, bicampeão mundial em 2012 e 2016, chamado pelo comitê olímpico de "Stephen Curry do 3×3".



Quarta-feira, dia 1_____


Língua Portuguesa_________________

ATIVIDADE 1: correção da produção de texto.

A produção de texto será corrigida em momento oportuno.


ATIVIDADE 2: Produção de texto

Observe a sequência e escreva um texto. 
Não se esqueça de colocar: 
- Como o menino conseguiu o balão e como o balão era
- Quando ele soltou o balão
- Onde o balão foi parar
- O que aconteceu quando o balão caiu



Matemática_______________________

ATIVIDADE 1: correção

CORREÇÃO COMO SUA ATIVIDADE DEVERIA ESTAR NO CADERNO: revise com atenção.

1- Alimentos.

2- Higiene.

3- 572 – 139=433

4- 485 + 572 + 314 + 139 + 268 = 1.778

5- 
Alimentos – diversos – bebidas – limpeza - higiene

6-
485: quatrocentos e oitenta e cinco
572: quinhentos e setenta e dois
314: trezentos e catorze
139: cento e trinta e nove
268: duzentos e sessenta e oito



ATIVIDADE 2: 

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1- Para o aniversário de Luciana, sua mãe comprou 1 centena de bolas brancas, 7 dezenas de bolas vermelhas e 45 bolas verdes. Quantas bolas ela comprou ao todo?

2- Regina tem em sua biblioteca 574 livros. Ela vai doar 232 para sua escola. Quantos livros ficarão na biblioteca de Regina?

3- Para fazer um doce, Estela comprou 2 sacos de maçãs com 18 maçãs cada um. Quantas maçãs Estela comprou?

4- Marta comprou um rádio e uma bicicleta por R$355,00. O rádio custou R$150,00. Quanto custou a bicicleta?

5- Valéria ganhou  5 caixas de bombons. Em cada caixa havia 21 bombons. Quantos bombons ela ganhou?

6- Marcelo tinha R$150,00 e ganhou R$75,00 em seu aniversário. Com quanto ficou?

Quinta-feira, dia 2____


Ciências________________________

ATIVIDADE 1: correção

CORREÇÃO COMO SUA ATIVIDADE DEVERIA ESTAR NO CADERNO: revise com atenção.

1- 
( B ) doenças
( C ) força e energia
( A ) crescimento

2- 
( V ) arroz
( A ) ovo
( M ) água
( A ) mel
( V ) feijão
( A ) leite
( V ) frutas
( A ) queijo
( A ) carne
( M ) sal
( V ) verduras
( V ) legumes

3-  
(     ) 1 litro
( X ) 2 litros
(     ) 3 litros

4-
a) doenças.
b) fortes e sadias e têm disposição.
c) fracas e doentes e estão sempre cansadas.


ATIVIDADE 2: Alimentos 

LEIA O TEXTO - atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Classificação dos alimentos

Alimentos construtores: favorecem o crescimento e repõem o que foi gasto pelo corpo com o trabalho, o estudo, os exercícios físicos etc.

Eles são ricos em proteínas.

Exemplos de alimentos ricos em proteínas: carnes, leite, queijo, ovos, feijão, peixe, ervilha, soja.

Alimentos energéticos: fornecem energia e calor ao corpo para que ele realize suas atividades: trabalhar, estudar, praticar esportes, brincar etc.

Eles são ricos em açúcares, amido e gorduras.

Exemplos de alimentos ricos em açúcares: mel, açúcar, doces, frutas, beterraba, cana-de-açúcar. 

Exemplos de alimentos ricos em amido: mandioca, pão, milho, batata, arroz.

Exemplos de alimentos ricos em gorduras: leite, banha, toicinho, óleo, manteiga, margarina.

Alimentos reguladores: regulam o funcionamento do organismo (corpo) e ajudam a evitar doenças.

Eles são ricos em vitaminas e sais minerais. 

Exemplos de alimentos ricos em vitaminas: frutas, carne, ovos, verduras, legumes, leite.

Exemplos de alimentos ricos em sais minerais: água, queijo, leite, feijão, peixe, sal, fígado de boi.


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1- Relacione os tipos de alimentos, suas funções e onde são encontrados:
( C ) construtores
( E ) energéticos
( R ) reguladores

(    ) fornecem energia e calor ao corpo para que ele realize suas atividades
(    ) regulam o funcionamento do corpo e ajudam a evitar doenças
(    ) favorecem o crescimento e repõem o que foi gasto pelo corpo

(    ) vitaminas e sais minerais
(    ) proteínas
(    ) açúcares, amido e gorduras


2- Escreva dois exemplos de alimentos que você costuma consumir que contém:

a) Proteínas: 
________________________

b) Açúcares: 
________________________

c) Amido: 
________________________

d) Gorduras: 
________________________

e) Vitaminas: 
________________________

f) Sais minerais: 
________________________



Arte___________________________



A dança, Henri Matisse


NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. Há cores na imagem? Quais?
2. As cores são claras, escuras, quentes ou frias?
3. Como são as linhas?
4. E as formas?
5. Tem texturas? Quais?
6. E sobre os temas? A imagem é figurativa ou abstrata? Qual é o significado para você?
7. Como você acha que ela foi produzida, quais materiais e processos foram usados?
8. Qual foi a linguagem utilizada (fotografia, pintura, desenho, gravura)?
9. Faça um desenho de releitura das formas dos movimentos observados.


Sexta-feira, dia 3_____


Língua Portuguesa_______________

ATIVIDADE 1: correção da produção de texto.

1. Relacione cada palavra a seu grau diminutivo:
( D ) fiapo
( G ) ilhota
( J ) palacete
( M) rodela
( P ) sineta
( A ) animalejo
( E ) frangote
( I  ) maleta
( K ) pelica
( C ) chuvisco
( Q ) soneca
( B ) burrico
( F ) gotícula
( H ) lugarejo
( N ) ruela
( R ) vilarejo
( L ) riacho
( O) saleta

2. Relacione cada palavra a seu grau aumentativo:
( K ) fogaréu
( I  ) corpanzil
( E ) canzarrão
( A ) animalão
( P ) narigão
( M ) manzorra
( J ) festança
( G ) colheraça
( D ) cabeçorra
( O ) muralha
( L ) homenzarrão
( R ) vozeirão
( N ) montanha
( H ) copázio
( F ) chapelão
( B ) barcaça
( Q ) pernaça
( C  ) bocarra


ATIVIDADE 2: Substantivo primitivo e derivado

LEIA O TEXTO - atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Substantivo primitivo é aquele que não vem de nenhuma outra palavra. Ele dá origem a outras palavras. Exemplo: sorvete

Substantivo derivado é aquele que vem de outra palavra. Ele se origina, se forma de outra palavra. Exemplo: sorveteria

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.


1. Escreve substantivo primitivo que deu origem aos substantivos derivados:
a) Floresta, florista, floricultura, florescer: __________
b) Pedrada, pedreira, pedreiro, pedregulho:__________
c) Ferreiro, ferroso, férrea, ferradura, ferrugem: __________
d) Bananeira, bananada, bananal: __________
e) Roseira, roseiral, rosado: __________
f) Padeiro, padaria, panificadora: __________


2. Relacione a palavra primitiva com a palavra derivada:
( A ) caju
( B ) sorvete
( C ) limão
( D ) vidro
( E ) borracha
( F ) feijão

(     ) limonada
(     ) cajueiro
(     ) vidraçaria
(     ) feijoada
(     ) sorveteria
(     ) borracharia

Matemática_____________________

ATIVIDADE 1: correção

CORREÇÃO COMO SUA ATIVIDADE DEVERIA ESTAR NO CADERNO: revise com atenção.

1-
510 – 520 530 - 540 – 550 – 560 – 570 – 580 – 590 - 600
350 – 400 – 450 – 500 -550 - 600 – 650 - 700 - 750 -  800
720 – 740 – 760 – 780 – 800 – 820 – 840 – 860 – 880 - 900

2-
325 + 246 = 571
350 + 289 =639 
437 + 385=822
546 + 167 = 713

354 – 126 =228 
468 – 297 = 171
523 – 216 = 307
645 – 350 = 295

213 x 4 = 852 
280 x 3 = 840
426 x 2 = 852
358 x 2 = 716

12 : 2 = 6
14 : 2 = 7
16 : 2 = 8
18 : 2 = 9


ATIVIDADE 2: 4ª ordem: unidade de milhar

LEIA O TEXTO - atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Cada três ordens formam uma classe.

A 1ª classe de um número é chamada classe das unidades simples. Ela é formada pelas três primeiras ordens: unidade, dezena e centena. 

Exemplo: O numeral 999 tem três algarismos, portanto ele tem três ordens e uma classe. 

Quando somamos uma unidade ao maior numeral de três algarismos, veja o que acontece: 

Classe dos milhares

Classe das  unidades simples

4ª ordem

3ª ordem

2ª ordem

1ª ordem

Unidade

Centena

Dezena

Unidade

 

9

9

9

 

 

 

+1

1

0

0

0


O resultado é o numeral 1.000 ( um mil ), que é sucessor de 999.

1.000 tem quatro algarismos, portanto ele tem quatro ordens. A 4ª ordem é chamada unidade de milhar. 

Assim, surge uma nova classe: a classe dos milhares.


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1- Continue escrevendo o nome dos numerais:

1.000 : um mil
2.000: dois mil
3.000: _________________
4.000: _________________
5.000: _________________
6.000: _________________
7.000: _________________
8.000: _________________
9.000: _________________


2- Complete com o antecessor e o sucessor:

  999, 1.000, 1001
_____, 2.000, _____
_____, 3.000, _____
_____, 4.000, _____
_____, 5.000, _____
_____, 6.000, _____
_____, 7.000, _____
_____, 8.000, _____
_____, 9.000, _____


Sábado, dia 4_____


Língua Portuguesa_______________

ATIVIDADE: interpretação de texto.


Releia o texto Festa Junina, de Lucina M. M. Passos, e responda:

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada. 

1- Escreva: 
a) O título do poema: ________________________
b) O número de versos: ______________________
c) O número de estrofes: _____________________
d) O nome da autora: ________________________


2- Relacione os sinônimos do poema:
( A ) desafio
( B ) folia
( C ) ilumina
( D ) junina
( E ) quadrilha

(     ) clareia
(     ) dança de festa junina
(     ) discussão cantada
(     ) animação
(     ) do mês de junho


3- Copie do poema a palavra que rima com:
a) ilumina: _________________________
b) dançando: _______________________
c) brigando: ________________________
d) animada: ________________________
e) alegria: _________________________


4- Relacione os personagens com o que eles fizeram (fazem):
( A ) Zeca e Maricota
( B ) Manoel Banguela
( C ) Zé do Brejo e João da Grota

(     ) toca sanfona.
(     ) cantam desafio.
(     ) dançam quadrilha.


5- Que comidas comuns em festas juninas são citadas no poema?
__________________________


6- Quem pisca, pisca de alegria?
__________________________


7- Quem é convidada para cair na folia?
__________________________



Matemática__________________________

ATIVIDADE: números pares


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1- Escreva os números pares (terminados em 0, 2, 4, 6, 8) de:
180 a 200:
_________________________________ 

400 a 420:
_________________________________ 


2- Escreva os números ímpares (terminados em 1, 3, 5, 7, 9) de:
201 a 221:
_________________________________ 

931 a 951:
_________________________________ 



----------------



Termo 2__________

Responda, clicando no link abaixo, a participação nessas aulas


Fique bem, fique em casa!