segunda-feira, 1 de junho de 2020

SEMANA DE 01 A 05 DE JUNHO


OBSERVAÇÃO : SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS, AS ATIVIDADES NÃO PRECISAM SER IMPRESSAS E NÃO HÁ NECESSIDADE DE COPIAR AS QUESTÕES, OS ALUNOS DEVERÃO COLOCAR NO CADERNO O CABEÇALHO A DATA E A DISCIPLINA, O NÚMERO DA QUESTÃO E A RESPOSTA DA QUESTÃO MENCIONADA.


Data: 01/ 06 / 2020 (2ª feira)          4º   Ano

Componente curricular: Língua  Portuguesa

Cabeçalho (copiar no caderno)

E.M.Coronel Domingos Ferreira.
Monte Mor, 01 de jnho de 2020.
Hoje  é segunda-feira.
Nome completo:               
Professora:  ________________ .   4º Ano ­­­_____ .


à Atividade 1: Livro NAME – Caderno de Atividades Complementares,  páginas 83, 84, 85, 86, 87 
88.
§  Página 83. Leia o  texto sobre a bandeira brasileira.
§  Página 84. Leia o texto e responda as questões 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23.

§  Página 87 e 88. Ortografia CA, CE, CI, CO, CU e QUA, QUE, QUI.

DATA 01/06/2020 (Segunda-feira)                                  4º s ANOS                                 

COMPONENTE CURRICULAR: Matemática



ATIVIDADE 1: Resolva as atividades das páginas 153 e 154 do Livro Name.

ATIVIDADE 2:   Caderno de Atividades Complementares Name.

ü  Página 51: Leia com atenção os probleminhas e resolva-os no próprio livro. Não se esqueça de registrar as operações e a resposta dos problemas.

ATIVIDADE 3:  Convide um de seus familiares para realizar o jogo Responda rápido proposto na seção Vamos jogar no Livro Name – página 155. Leiam com atenção as regras do jogo e se divirtam.

ü  O objetivo desse jogo é promover um estudo lúdico das tabuadas e desenvolver a ideia da divisão como operação inversa da multiplicação.


DATA: 01/06/2020 (segunda- feira 1h)
4°ano – EF I


COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

ATIVIDADE: Livro NAME: Observe e leia o texto sobre a escultura Maman da página 26, em seguida desenhe-a na página 27. Imagine que está abaixo da escultura, desenhe a partir desse ponto de vista, não se esqueça de desenhar o céu no fundo.



Observe outro ponto de vista para desenhar a proposta, ser vista de baixo.

                                 

DATA 02/06/2020 (Terça-feira)     4º s ANOS                                                                                          

COMPONENTE CURRICULAR: Matemática


CABEÇALHO (COPIAR NO CADERNO)



E. M. “Coronel Domingos Ferreira”.

Monte Mor, 02 de junho de 2020.

Hoje é terça-feira.

Nome completo:_____________ 4º Ano ______
 Professora: ________________.

ATIVIDADE 1: Copiar e responder no caderno às perguntas propostas na seção Chuva de Ideias. Livro Name, página 157.  (Capítulo 4. LOCALIZAÇÃO, MEDIDAS E DINHEIRO).
ATIVIDADE 2: Faça a leitura da página  158  (Localização)  com atenção e resolva as atividades das páginas 159, 160 e 161 atividade 4. (As atividades deverão ser feitas no próprio livro)

DATA  02 / 06 / 2020  (3ª Feira)      4º ANO                                                                                                
COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA

ATIVIDADE: Leia o texto abaixo com atenção (não é necessário copiar no caderno)

     Vamos recordar o que aprendemos nas aulas anteriores e dar continuidade no conhecimento histórico.

     Falamos dos povos que habitavam o Brasil, quando os portugueses aqui chegaram no ano 1500; os índios. No segundo texto o assunto foi: sobre cientistas, sítios arqueológicos. Locais onde os povos mais antigos que os índios deixaram marcas de sua história. Hoje vamos estudar sobre outros povos, que viveram aqui neste continente imenso que chamamos de: continente Americano dividido em três partes: América Central, América do Norte e América do Sul onde vivemos. E cada uma dessas nações indígena possuíam sua cultura seu modo de viver e de se vestir diferentes. Os Apaches e os Cheyennes viveram na América do Norte. Eram guerreiros e caçadores. Na América Central viveram povos Maias, Incas e Astecas. Os Astecas e os Incas eram povos muito inteligentes e modernos para sua época; conheciam a técnica da irrigação para cultivar alimentos. Construíram grandes monumentos históricos existentes até os dias atuais nas cidades: Tikal na Guatemala e Machu Picchu localizado na cordilheira dos Andes no Peru.

OBSERVAÇÃO: COPIE AS QUESTÕES E RESPONDA NO CADERNO

1) Quais foram os principais assuntos das aulas anteriores?
2) Qual é nome do continente que vivemos e em quantas partes ele está dividido?
3) Escreva o nome de cada uma das partes do continente Americano.
4) Quais nações viveram na América do Norte?
5) As atividades que os Apaches e Cheyennes praticavam eram:
6) Nações que conheciam a técnica de irrigação:
7) Cidades das Construções dos Astecas e Incas:

DATA 02/06/2020  (3ª Feira)                4º ANO                                                                                      
COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física   (não é necessário copiar no caderno)

ATIVIDADE:

1 – Vamos assistir os vídeos de duas apresentações de ginástica, e preste atenção quando os atletas são chamados, antes de iniciarem suas sequências, eles se apresentam erguendo a mão e mantendo uma postura por alguns segundos.



2- Primeiro vamos relembrar os movimentos que fizemos nas aulas anteriores: vela, ponte, avião, tripé que é a parada com apoio da cabeça, estrela , rolamento de frente e costas, e parada de mão. Se você não lembra pelos nomes, visite as fotos nas aulas anteriores, ou de uma espiada no google.  Agora o exercício é tentar unir dois movimentos diferentes e tentar executar. Você escolhe quais você acha mais fácil juntar. Abaixo são apenas exemplos:

a)    Comece fazendo o avião e desce no rolamento de frente (cambalhota)
b)    Da ponte tente ir para parada de mão
c)    Da estrela termina parando no avião
d)    Começando na vela, encolhendo as pernas faz o rolamento de costas

3- Agora você vai montar um trabalho para a próxima aula. Pode começar colocando a ideia no papel, depois use o restante da aula para testar. Você vai montar uma sequência de ginástica com os movimentos que você mais aprendeu e consegue fazer. Tente variar alguns movimentos diferentes dentro da sequência, podendo repetir.  Você pode colocar uma música que você goste. Você pode praticar nos outros dias e apresentar na próxima aula. Bom trabalho.





Data: 03/ 06 / 2020 (4ª feira)                 4º   Ano

Componente curricular: Língua  Portuguesa

Cabeçalho (copiar no caderno)
E.M.Coronel Domingos Ferreira.
Monte Mor, 03 de jnho de 2020.
Hoje  é quarta-feira.
Nome completo:               
Professora:  ________________ .   4º Ano ­­­_____ .

à Atividade 1: Livro NAME – Caderno de Atividades Complementares,  página 18.
§  Produção de texto, ‘Descritivo’. Siga as orientações do livro. (realizar no livro).

DATA 03 /06/ 2020  (4ª Feira)       4º ANO                                                                                                
COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA
ATIVIDADES: Ponto de vista

Visão oblíqua : É a visão obtida ao observarmos uma área de cima e lateralmente, de forma inclinada.





Visão vertical:  É uma visão acima da área em questão, isto é,de cima para baixo.

                       
               
ATIVIDADE 1: Observe os desenhos e responda:

a) Qual desenho representa o prédio visto de cima e de lado? Como se chama esse ponto  de vista?
 ______________________________________________

b) Qual desenho representa o prédio visto de cima para baixo? Como se chama esse ponto de vista?

______________________________________________________________________

ATIVIDADE 2: Escolha um objeto ( eletrodoméstico, brinquedo, enfeite...) de desenhe-o do ponte de vista oblíqua e ponto de vista vertival.


 DATA 03 /06/ 2020  (4ª Feira)            4º ANO                                                  
COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

Leia o texto antes de realizar a atividade. Mestre Aleijadinho

Aleijadinho. Aleijadinho (1730-1814) foi um escultor, entalhador, carpinteiro e arquiteto do Brasil colonial. Ele é considerado o maior representante do barroco mineiro, sendo conhecido por suas esculturas em pedra-sabão, entalhes em madeira, altares e igrejas.



ATIVIDADE: Livro NAME Leitura de imagens – Capítulo 3 “O mestre Aleijadinho”: observe atentamente as imagens das páginas 28 e 29 para responder às questões da seção”Chuva de ideias” da página 29. Responder no caderno.

DATA 04/06/2020 (Quinta-feira)   4ºs ANOS                                                                                          
COMPONENTE CURRICULAR: Matemática
CABEÇALHO  (COPIAR NO CADERNO)
E. M. “Coronel Domingos Ferreira”.
Monte Mor, 04 de junho de 2020.
Hoje é quinta-feira.
Nome completo: ____________________4º Ano 
Professora:_____________________.

ATIVIDADE 1: Acesse os  links  abaixo para aprender mais sobre Medidas de comprimento:
                                https://www.youtube.com/watch?v=iZjhFGH_-eM

                                https://www.youtube.com/watch?v=6rMzfcy6J5I
ATIVIDADE 2:  Leia e faça as atividades do Livro Name – páginas 161 e 162 sobre Medidas de comprimento.

ATIVIDADE 3:  Acesse o link abaixo para compreender melhor sobre perímetro:
                         https://www.youtube.com/watch?v=2YquGwSSnlA
ü  Resolva as atividades do Livro Name, páginas 163 e 164 sobre perímetro.

DATA  04 / 06 / 2020  (5ª Feira)                          4º ANO                                                                                                
COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS
ATIVIDADE:  Leia o texto com atenção (não precisa copiar o texto no caderno)
Revisão de ciências
O sistema solar.
   Dentro do universo está a nossa galáxia, a via – láctea, e dentro desta está o sistema solar. O sistema solar é o conjunto de planetas que incluem a terra, todos esses planetas orbitam o sol.
   o sistema solar é composto por:
§ Oito planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
§  O Sol que é nossa estrela mais próxima, e o centro do nosso sistema solar.
§  Satélites naturais, como as luas.
§  Satélites artificiais, como os de telefonia e TV a cabo.
§  Cometas
§  Asteróides.
   Existem dois tipos de corpos celestes: os que possuem luz própria, como as estrelas e os que não têm luz própria como os planetas.
   Fora do sistema solar temos muitas estrelas e a mais próxima é o sol.
   O Sol é o centro do nosso sistema solar, e todos os planetas giram em torno dele. Esse movimento que os planetas fazem em torno do Sol chama-se órbita.
   Para observar o espaço o homem criou vários inventos como: lunetas, telescópios, planetários, naves espaciais, sondas, satélites artificiais e viagens espaciais.
   O planeta terra não fica parado ele tem dois movimentos principais, a rotação e a translação. O movimento da terra em volta dela mesma é chamado rotação (a rotação leva 24 horas) e o movimento da terra em torno do sol é chamado translação (a translação leva 365 dias ou 1 ano).
   A terra não fica sempre em pé, ela tem uma inclinação que se modifica no decorrer do ano, esse movimento chama-se inclinação sazonal. Essa diferença de inclinação dita as estações do ano, essa mudança entre as estações não ocorre de maneira suave. Os seres vivos se adaptam a essas variações sazonais (climáticas).
   Os homens são seres basicamente diurnos (que trabalham melhor durante a manhã), porém quando necessário pode se adaptar ao modo vespertino (que trabalham melhor durante a tarde ou noite). O homem é um dos poucos animais que consegue se adaptar, os animais costumam ser ou são matutinos, vespertinos ou noturnos. Estes ritmos de hábitos em relação ao dia e noite chama-se ritmos circadianos.

Após a leitura do texto, responda as questões abaixo e escreva a resposta em seu caderno
1) Quantos planetas compõem o sistema solar?
2) Quais são os planetas que compõem o sistema solar?
3) Como se chama o planeta que habitamos?
4) Qual é o maior planeta do sistema solar?
5) Como se chama a estrela central do sistema solar?
6) Qual é o planeta mais próximo do sol? 
7) Qual é o planeta mais distante do sol?
8) Qual é a posição da Terra em relação ao sol?
9) Qual planeta possui anéis?
10) Como se chama o satélite natural da Terra?

11) Faça uma ilustração do sistema solar
DATA  05 / 06 / 2020  (6ª Feira)         4º ANO       

Componente curricular: Língua  Portuguesa

Cabeçalho (copiar no caderno)

E.M.Coronel Domingos Ferreira.
Monte Mor, 05 de junho de 2020.
Hoje  é sexta-feira.
Nome completo:               
Professora:  ________________ .   4º Ano ­­­_____ .


Atividade 1: Livro NAME – teoria,  páginas 78, 79, 80, 81, 82  e 83 até o item E. Leitura de textos.
§  Leia com atenção os textos para responder as questões 9, 10, 11, 12, 13  14.


DATA:  05 -06-2020 (6ª - SEXTA-FEIRA)          4º ANO

Componente curricular: Inglês

ATIVIDADE:

1.      Reproduza o quadro abaixo em seu caderno. Em seguida, preencha-o. Em caso de dúvidas, consulte o caderno e o livro de inglês.

 

DEMONSTRATIVE PRONOUNS

SINGULAR OU PLURAL

USADO PARA LONGE OU PERTO

TRADUÇÃO

THIS

 

 

 

THESE

 

 

 

THAT

 

 

 

THOSE

 

 

 


 


DATA 05/06/2020  (6ª Feira)                                               4º ANO                                                                                                

COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física (não é necessário copiar no caderno)



Hoje vamos encerrar essa parte da ginástica, então temos duas atividades.

ATIVIDADE:

1 – Essa atividade serve como alongamento e aquecimento para sua apresentação. É um desafio muito simples e legal para ver o que você consegue fazer. A figura abaixo tem 31 posições. Você vai escolher quais você quiser, de acordo com sua condição, e tente fazer o mais parecido com a imagem. Das 31 posições, escolha apenas 10.


2 – Agora é a hora da sua apresentação. Você vai executar a sequência que elaborou e treinou na aula anterior. Seria legal se você conseguir reunir os pais, ou as pessoas que moram com você e apresentar para eles. Se não der, faça sozinho mesmo, e use a imaginação como se estivesse na escola apresentando para os colegas. Também pode fotografar sua apresentação para mostrar quando voltarmos. Boa sorte.