OBSERVAÇÃO : SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS, AS ATIVIDADES NÃO PRECISAM SER IMPRESSAS E NÃO HÁ NECESSIDADE DE COPIAR AS QUESTÕES, OS ALUNOS DEVERÃO COLOCAR NO CADERNO O CABEÇALHO A DATA E A DISCIPLINA, O NÚMERO DA QUESTÃO E A RESPOSTA DA QUESTÃO MENCIONADA.
|
Data: 01/ 06 / 2020 (2ª feira) 4º Ano
Componente
curricular: Língua Portuguesa
Cabeçalho
(copiar no caderno)
E.M.Coronel Domingos Ferreira.
Monte Mor, 01 de jnho de 2020.
Hoje é segunda-feira.
Nome completo:
Professora: ________________ . 4º Ano _____ .
à Atividade 1: Livro NAME – Caderno de Atividades
Complementares, páginas 83, 84, 85, 86, 87
88.
§ Página 83. Leia o texto sobre a bandeira brasileira.
§ Página 84. Leia o texto e responda as
questões 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23.
§ Página 87 e 88. Ortografia CA, CE, CI, CO, CU e
QUA, QUE, QUI.
DATA 01/06/2020 (Segunda-feira) 4º s ANOS
COMPONENTE CURRICULAR: Matemática
ATIVIDADE 1: Resolva
as atividades das páginas 153 e 154 do Livro Name.
ATIVIDADE 2: Caderno de Atividades Complementares Name.
ü Página
51: Leia com atenção os probleminhas e resolva-os no próprio
livro. Não se esqueça de registrar as operações e a resposta dos problemas.
ATIVIDADE 3: Convide um de seus familiares para realizar o
jogo Responda
rápido proposto na seção Vamos jogar no
Livro Name – página 155. Leiam com atenção as regras do jogo e se divirtam.
ü O
objetivo desse jogo é promover um estudo lúdico das tabuadas e desenvolver a
ideia da divisão como operação inversa da multiplicação.
DATA: 01/06/2020 (segunda- feira 1h)
|
4°ano – EF I
|
COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
ATIVIDADE: Livro NAME: Observe e
leia o texto sobre a escultura Maman da página 26, em seguida desenhe-a
na página 27. Imagine que está abaixo da escultura, desenhe a partir desse
ponto de vista, não se esqueça de desenhar o céu no fundo.
Observe outro ponto de vista para desenhar a proposta, ser
vista de baixo.
DATA 02/06/2020 (Terça-feira) 4º s ANOS
COMPONENTE
CURRICULAR: Matemática
CABEÇALHO (COPIAR NO
CADERNO)
E. M. “Coronel Domingos Ferreira”.
Monte Mor, 02 de junho de 2020.
Hoje é terça-feira.
Nome completo:_____________ 4º Ano
______
Professora: ________________.
ATIVIDADE
1: Copiar
e responder no caderno às perguntas propostas na seção Chuva de Ideias. Livro
Name, página 157. (Capítulo 4. LOCALIZAÇÃO, MEDIDAS E DINHEIRO).
ATIVIDADE 2: Faça a
leitura da página 158 (Localização) com atenção e
resolva as atividades das páginas 159,
160 e 161 atividade 4. (As atividades deverão ser feitas no próprio livro)
DATA 02 / 06 / 2020 (3ª Feira) 4º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA
COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA
ATIVIDADE: Leia o
texto abaixo com atenção (não é
necessário copiar no caderno)
Vamos recordar o que aprendemos nas aulas
anteriores e dar continuidade no conhecimento histórico.
Falamos dos povos que habitavam o Brasil,
quando os portugueses aqui chegaram no ano 1500; os índios. No segundo texto o
assunto foi: sobre cientistas, sítios arqueológicos. Locais onde os povos mais
antigos que os índios deixaram marcas de sua história. Hoje vamos estudar sobre
outros povos, que viveram aqui neste continente imenso que chamamos de: continente Americano dividido em três
partes: América Central, América do Norte e América do Sul onde vivemos. E cada uma dessas nações indígena
possuíam sua cultura seu modo de viver e de se vestir diferentes. Os Apaches e
os Cheyennes viveram na América do Norte. Eram guerreiros e caçadores. Na
América Central viveram povos Maias, Incas e Astecas. Os Astecas e os Incas
eram povos muito inteligentes e modernos para sua época; conheciam a técnica da
irrigação para cultivar alimentos. Construíram grandes monumentos históricos
existentes até os dias atuais nas cidades: Tikal na Guatemala e Machu Picchu
localizado na cordilheira dos Andes no Peru.
OBSERVAÇÃO: COPIE AS QUESTÕES E RESPONDA
NO CADERNO
1) Quais foram os principais
assuntos das aulas anteriores?
2)
Qual é nome do continente que vivemos e em quantas partes ele está dividido?
3)
Escreva o nome de cada uma das partes do continente Americano.
4)
Quais nações viveram na América do Norte?
5) As
atividades que os Apaches e Cheyennes praticavam eram:
6)
Nações que conheciam a técnica de irrigação:
7)
Cidades das Construções dos Astecas e Incas:
DATA 02/06/2020 (3ª Feira) 4º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física (não é necessário copiar no caderno)
ATIVIDADE:
1 – Vamos assistir os vídeos de duas apresentações de ginástica, e preste atenção quando os atletas são chamados, antes de iniciarem suas sequências, eles se apresentam erguendo a mão e mantendo uma postura por alguns segundos.
2- Primeiro vamos relembrar os movimentos que fizemos nas aulas anteriores: vela, ponte, avião, tripé que é a parada com apoio da cabeça, estrela , rolamento de frente e costas, e parada de mão. Se você não lembra pelos nomes, visite as fotos nas aulas anteriores, ou de uma espiada no google. Agora o exercício é tentar unir dois movimentos diferentes e tentar executar. Você escolhe quais você acha mais fácil juntar. Abaixo são apenas exemplos:
a) Comece fazendo o avião e desce no rolamento de frente (cambalhota)
b) Da ponte tente ir para parada de mão
c) Da estrela termina parando no avião
d) Começando na vela, encolhendo as pernas faz o rolamento de costas
3- Agora você vai montar um trabalho para a próxima aula. Pode começar colocando a ideia no papel, depois use o restante da aula para testar. Você vai montar uma sequência de ginástica com os movimentos que você mais aprendeu e consegue fazer. Tente variar alguns movimentos diferentes dentro da sequência, podendo repetir. Você pode colocar uma música que você goste. Você pode praticar nos outros dias e apresentar na próxima aula. Bom trabalho.
Data: 03/ 06 / 2020 (4ª feira) 4º Ano
Componente
curricular: Língua Portuguesa
Cabeçalho
(copiar no caderno)
E.M.Coronel Domingos Ferreira.
Monte Mor, 03 de jnho de 2020.
Hoje é quarta-feira.
Nome completo:
Professora: ________________
. 4º Ano _____ .
à Atividade 1: Livro NAME – Caderno de Atividades
Complementares, página 18.
§ Produção de texto, ‘Descritivo’. Siga as orientações do livro. (realizar no livro).
DATA 03 /06/ 2020 (4ª
Feira) 4º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA
ATIVIDADES: Ponto de vista
Visão vertical: É uma visão acima da área em
questão, isto é,de cima para baixo.
ATIVIDADE 1: Observe os desenhos e responda:
a) Qual desenho representa o prédio visto de cima
e de lado? Como se chama esse ponto de
vista?
______________________________________________
b) Qual desenho representa o prédio visto de
cima para baixo? Como se chama esse ponto de vista?
______________________________________________________________________
ATIVIDADE 2: Escolha um objeto (
eletrodoméstico, brinquedo, enfeite...) de desenhe-o do ponte de vista oblíqua
e ponto de vista vertival.
DATA 03 /06/ 2020 (4ª Feira) 4º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
Leia o texto antes de realizar a atividade. Mestre Aleijadinho
Aleijadinho. Aleijadinho (1730-1814) foi um
escultor, entalhador, carpinteiro e arquiteto do Brasil colonial. Ele é
considerado o maior representante do barroco mineiro, sendo conhecido por suas
esculturas em pedra-sabão, entalhes em madeira, altares e igrejas.
ATIVIDADE: Livro NAME
Leitura de imagens – Capítulo 3 “O mestre Aleijadinho”: observe atentamente as
imagens das páginas 28 e 29 para responder às questões da seção”Chuva de
ideias” da página 29. Responder no caderno.
COMPONENTE
CURRICULAR: Matemática
CABEÇALHO (COPIAR
NO CADERNO)
E. M. “Coronel Domingos
Ferreira”.
Monte Mor, 04 de junho de 2020.
Hoje é quinta-feira.
Nome completo: ____________________4º Ano
Professora:_____________________.
ATIVIDADE
1:
Acesse os links abaixo para aprender mais sobre Medidas de
comprimento:
ATIVIDADE 2: Leia e faça as atividades do Livro Name – páginas
161 e 162 sobre Medidas de comprimento.
ü Resolva
as atividades do Livro Name, páginas 163 e 164 sobre perímetro.
DATA 04 / 06 / 2020 (5ª Feira) 4º
ANO
COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS
ATIVIDADE: Leia o texto com atenção (não precisa copiar
o texto no caderno)
Revisão de ciências
O sistema solar.
Dentro do universo está a nossa galáxia, a via – láctea, e
dentro desta está o sistema solar. O sistema solar é o conjunto de planetas que
incluem a terra, todos esses planetas orbitam o sol.
o sistema solar é composto por:
§ Oito planetas:
Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
§ O Sol que é nossa
estrela mais próxima, e o centro do nosso sistema solar.
§ Satélites naturais,
como as luas.
§ Satélites
artificiais, como os de telefonia e TV a cabo.
§ Cometas
§ Asteróides.
Existem dois tipos de corpos celestes: os que possuem luz
própria, como as estrelas e os que não têm luz própria como os planetas.
Fora do sistema solar temos muitas estrelas e a mais
próxima é o sol.
O Sol é o centro do nosso sistema solar, e todos os
planetas giram em torno dele. Esse movimento que os planetas fazem em torno do
Sol chama-se órbita.
Para observar o espaço o homem criou vários inventos como:
lunetas, telescópios, planetários, naves espaciais, sondas, satélites
artificiais e viagens espaciais.
O planeta terra não fica
parado ele tem dois movimentos principais, a rotação e a translação.
O movimento da terra em volta dela mesma é chamado rotação (a
rotação leva 24 horas) e o movimento da terra em torno do sol é chamado translação (a
translação leva 365 dias ou 1 ano).
A terra não fica sempre
em pé, ela tem uma inclinação que se modifica no decorrer do ano, esse movimento
chama-se inclinação sazonal. Essa diferença de inclinação dita
as estações do ano, essa mudança entre as estações não ocorre de maneira suave.
Os seres vivos se adaptam a essas variações sazonais (climáticas).
Os homens são seres
basicamente diurnos (que trabalham melhor durante a manhã), porém quando
necessário pode se adaptar ao modo vespertino (que trabalham melhor durante a
tarde ou noite). O homem é um dos poucos animais que consegue se adaptar, os
animais costumam ser ou são matutinos, vespertinos ou noturnos. Estes ritmos de
hábitos em relação ao dia e noite chama-se ritmos circadianos.
Após a leitura do texto, responda as
questões abaixo e escreva a resposta em seu caderno
1)
Quantos planetas compõem o sistema solar?
2)
Quais são os planetas que compõem o sistema solar?
3)
Como se chama o planeta que habitamos?
4)
Qual é o maior planeta do sistema solar?
5)
Como se chama a estrela central do sistema solar?
6)
Qual é o planeta mais próximo do sol?
7)
Qual é o planeta mais distante do sol?
8)
Qual é a posição da Terra em relação ao sol?
9)
Qual planeta possui anéis?
10)
Como se chama o satélite natural da Terra?
11)
Faça uma ilustração do sistema solar
DATA 05 / 06 / 2020 (6ª Feira) 4º ANO
Componente curricular: Língua Portuguesa
Cabeçalho
(copiar no caderno)
E.M.Coronel Domingos Ferreira.
Monte Mor, 05 de junho de 2020.
Hoje é sexta-feira.
Nome completo:
Professora: ________________
. 4º Ano _____ .
Atividade 1: Livro NAME – teoria, páginas 78, 79, 80, 81, 82 e 83 até o item E. Leitura de textos.
§ Leia com atenção os textos para responder as questões 9, 10, 11, 12,
13 14.
DATA:
05 -06-2020 (6ª - SEXTA-FEIRA) 4º ANO
Componente curricular: Inglês
ATIVIDADE:
1.
Reproduza o quadro abaixo em seu caderno. Em
seguida, preencha-o. Em caso de dúvidas, consulte o caderno e o livro de
inglês.
DEMONSTRATIVE PRONOUNS
|
SINGULAR OU PLURAL
|
USADO PARA LONGE OU PERTO
|
TRADUÇÃO
|
THIS
|
|||
THESE
|
|||
THAT
|
|||
THOSE
|
DATA 05/06/2020 (6ª Feira) 4º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: Educação
Física (não é necessário copiar no caderno)
Hoje vamos encerrar essa parte da
ginástica, então temos duas atividades.
ATIVIDADE:
1 – Essa atividade serve como alongamento e aquecimento para
sua apresentação. É um desafio muito simples e legal para ver o que você
consegue fazer. A figura abaixo tem 31 posições. Você vai escolher quais você
quiser, de acordo com sua condição, e tente fazer o mais parecido com a imagem.
Das 31 posições, escolha apenas 10.
2 – Agora é a hora da sua apresentação. Você vai executar a
sequência que elaborou e treinou na aula anterior. Seria legal se você
conseguir reunir os pais, ou as pessoas que moram com você e apresentar para
eles. Se não der, faça sozinho mesmo, e use a imaginação como se estivesse na
escola apresentando para os colegas. Também pode fotografar sua apresentação
para mostrar quando voltarmos. Boa sorte.