segunda-feira, 13 de julho de 2020

Semana 11 - de 13 a 18/7 - EJA Turma 2

Atenção aos comandos

LEIA O TEXTO - atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

CORREÇÃO COMO SUA ATIVIDADE DEVERIA ESTAR NO CADERNO: revise com atenção.



Segunda-feira, dia 13____________


Língua Portuguesa__________________________

ATIVIDADE 1: leitura e interpretação de texto.


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

O lobo e o cão
Um lobo e um cão se encontraram num caminho. Disse o lobo:
- Companheiro, você está com ótimo aspecto: gordo, o pelo lustroso... Estou até com inveja!
- Ora, faça como eu – respondeu o cão. – Arranje um bom amo. Eu tenho comida na hora certa, sou bem tratado... Minha única obrigação é latir à noite, quando aparecem ladrões. Venha comigo e você terá o mesmo tratamento.
O lobo achou ótima ideia e se puseram a caminho. 
Mas, de repente, o lobo reparou numa coisa.
- O que é isso no seu pescoço, amigo? Parece um pouco esfolado... – observou ele.
- Bem – disse o cão – isso é da coleira. Sabe? Durante o dia, meu amo me prende com uma coleira, que é para eu não assustar as pessoas que vêm visitá-lo.
O lobo se despediu do amigo ali mesmo:
- Vamos esquecer – disse ele. – Prefiro minha liberdade à sua fartura. 


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1- Onde o lobo e o cão se encontraram?
_________________________________________________________

2- Qual era o ótimo aspecto do cão?
________________________________________________________

3- Qual era a única obrigação do cão?
_______________________________________________________

4- O que o lobo viu no cão que o fez desistir de acompanhá-lo?
_______________________________________________________

5- A marca no pescoço do cão era de uma _____________ que o seu amo usava para prendê-lo para que ele não assustasse as _____________ quando viessem visitá-lo. 

6- O lobo se despediu do amigo. Preferiu a sua ___________ do que a ________ do cão.

7- A frase que melhor representa a moral da história é:
(      ) A inveja é a origem de todas as desgraças
(      ) Antes faminto, mas livre, do que gordo, mas cativo
(      ) Às vezes, o que é precioso para um não tem valor para outro 

8- O texto tem _________ parágrafos.




ATIVIDADE 2: correção

CORREÇÃO COMO SUA ATIVIDADE DEVERIA ESTAR NO CADERNO: revise com atenção.

O galo e a raposa
O galo e as galinhas viram que lá longe vinha uma raposa. Empoleiraram-se na árvore mais próxima, para escapar da inimiga.
Com sua esperteza, a raposa chegou perto da árvore e se dirigiu a eles: 
- Ora, meus amigos, podem descer daí. Não sabem que foi decretada a paz entre os animais? Desçam e vamos festejar esse dia tão feliz!
Mas o galo, que também não era tolo, respondeu:
- Que boas notícias! Mas estou vendo daqui de cima alguns cães que estão chegando. Decerto eles também vão querer festejar.
A raposa mais que depressa foi saindo:
- Olha, é melhor que eu vá andando. Os cães podem não saber da novidade e querer me atacar.


1- O que o galo e as galinhas fizeram quando viram que lá longe vinha uma raposa?
(    ) Foram encontrá-la.
( X ) Empoleiraram-se na árvore.
(    ) Saíram correndo.

2- A raposa disse que tinha sido decretada a paz entre os animais.

3- O galo não acreditou na raposa. O que fez?
(    ) Desceu da árvore e foi embora.
(    ) Mais que depressa saiu correndo.
( X ) Avisou que alguns cães estavam chegando.

4- A raposa resolveu:
( X ) sair mais que depressa.
(    ) esperar para festejar a paz entre eles.
(    ) subir na árvore.


5- A raposa teve medo que os cães:
(    ) não quisessem festejar.
(    ) subissem na árvore.
( X ) quisessem atacá-la.

6- A frase que melhor representa a moral da história é:
( X ) É preciso ter cuidado com amizades repentinas.
(    ) Uma boa ação se paga com outra.
(    ) Diante de uma perigo maior, é melhor esquecer as pequenas rivalidades.

7- O texto tem:
(    ) 4 parágrafos.
( X ) 7 parágrafos.
(     ) 3 parágrafos.




Matemática___________________________

ATIVIDADE 1: Classes numéricas


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Observe o numeral e responda:

Classe dos milhares

Classe das unidades simples

4ª ordem

3ª ordem

2ª ordem

1ª ordem

Unidade

Centena

Dezena

Unidade

3

7

2

8



COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1- Quantas ordens ele tem?______________

2- Quantas classes ele tem?______________

3- Que algarismo ocupa a ordem da centena?_____

4- Que algarismo ocupa a 1ª ordem?_____

5- Como é chamada a ordem ocupada pelo algarismo 2?______________

6- Que ordem o algarismo 3 ocupa? ______________

7- O antecessor (que vem antes) desse numeral é o _________ e o sucessor (que vem depois) é o __________.

8- Escreva por extenso o nome desse numeral:
3.728____________________________________________________________


9- Dê o valor absoluto e o valor relativo de cada algarismo do numeral:

3:                     7:                      2:                      8:




ATIVIDADE 2: correção


CORREÇÃO COMO SUA ATIVIDADE DEVERIA ESTAR NO CADERNO: revise com atenção.

1- Escreva qual é a ordem ocupada pelo algarismo 2 nos numerais e o nome que essa ordem recebe:

3.528: 2ª ordem – dezena
4.192: 1ª ordem   unidade
2.897:4ª ordem unidade  de milhar
1.263:3ª ordem centena

2- Assinale os numerais que têm o algarismo 5 ocupando a ordem da unidade de milhar:

(    ) 1.954
(    ) 6.571
(  X ) 5.289
(    ) 7.325
(    ) 2.458
(  X ) 5.143
(    ) 4.532
(    ) 3.865

3- Escreva o número de ordens e de classes de cada numeral:
24: 2 ordens e 1 classe
351:  3  ordens e  1  classe
6:  1  ordem e  1  classe
2.897:  4  ordens e  2  classes

4- Escreva o menor e o maior numeral usando os algarismos:
3, 6, 2, 7: 2.367, 7.632
7, 2, 8, 9: 2.789, 9.872
4, 5, 8, 1: 1.458, 8.541


Terça-feira, dia 14______________


Geografia____________________________

ATIVIDADE 1: leia o texto e responda às questões


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

O planeta Terra
A Terra é o planeta em que vivemos.
A Terra tem forma arredondada e é levemente achatada nos polos: Polo Norte e Polo Sul.
Os polos estão sempre cobertos por gelo porque são as partes menos aquecidas pelo Sol.
O homem, os animais e as plantas vivem na superfície da Terra ou superfície terrestre.
A superfície da Terra é formada por uma parte sólida e por uma parte líquida e é envolvida por uma camada de ar.
A parte sólida da Terra é formada pelos continentes, pelas ilhas e pelo fundo dos oceanos, dos mares, dos rios e dos lagos.
A parte sólida da Terra é chamada litosfera. 
A Terra tem seis continentes: América, África, Ásia, Europa, Oceania e Antártida. 
O Brasil fica na América do Sul.
A parte líquida da Terra é formada pelos oceanos, mares, rios e lagos.
A parte líquida da Terra é chamada hidrosfera. 
A Terra tem cinco oceanos: Atlântico, Índico, Pacífico, Glacial Ártico e Glacial Antártico.
O Brasil é banhado pelo Oceano Atlântico. 
A Terra é envolvida por uma camada de ar chamada atmosfera. 
Na superfície da Terra existe maior quantidade de água do que de terra.


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1- A Terra tem forma:
(     ) redonda e achatada nos polos
(     ) arredondada e achatada nos polos
(     ) arredondada e chata nos polos


2- Parte formada pelos continentes, pelas ilhas e pelo fundo dos oceanos, mares, rios e lagos:
(     ) atmosfera
(     ) hidrosfera
(     ) litosfera

3- Parte formada pelos oceanos, mares, rios e lagos:
(     ) atmosfera
(     ) hidrosfera
(     ) litosfera

4- Camada de ar que envolve a Terra:
(     ) atmosfera
(     ) hidrosfera
(     ) litosfera

5- Continente no qual se localiza o Brasil:
(     ) Asiático
(     ) Africano
(     ) Americano

6- Oceano que banha o Brasil:
(     ) Atlântico
(     ) Índico
(     ) Pacífico

7- No planeta Terra há:
(     ) cinco continentes e cinco oceanos
(     ) cinco continentes e seis oceanos
(     ) seis continentes e cinco oceanos

8- Na superfície terrestre existe maior quantidade de:
(     ) terra
(     ) água




ATIVIDADE 2: correção


CORREÇÃO COMO SUA ATIVIDADE DEVERIA ESTAR NO CADERNO: revise com atenção.

O Brasil e a América do Sul
O Brasil está localizado na parte sul do continente americano, isto é, na América do Sul e é banhado pelo Oceano Atlântico. 
O continente americano é formado pelas três Américas: América do Norte, América Central e América do Sul.
O Brasil é o maior país da América do Sul, ocupando uma área de 8.511.965km².
O Brasil faz limite com quase todos os países da América do Sul, menos com o Chile e o Equador. 
Os vizinhos do Brasil são: 
*ao norte: Guiana Francesa, Suriname, Guiana e Venezuela. 
*a noroeste: Colômbia.
*a oeste: Peru e Bolívia.
*a sudoeste: Paraguai e Argentina.
*ao sul: Uruguai.
*a sudeste, leste e nordeste: Oceano Atlântico. 
As terras brasileiras são mais largas ao norte e mais estreitas ao sul.


1- Em que parte do continente americano o Brasil está localizado?
(    ) Norte
( X ) Sul
(    ) Leste
(    ) Oeste

2- O Brasil é banhado pelo oceano:
( X ) Atlântico
(    ) Índico
(    ) Pacífico

3- A área ocupada pelo Brasil é de ____________km ².
(    ) 8.511.695
(    ) 8.511.956
( X ) 8.511.965

4- Os dois países da América do Sul que o Brasil não faz limite são:
(    ) Paraguai e Chile
(    ) Equador e Paraguai
( X ) Chile e Equador

5- As terras brasileiras são:
(    ) estreitas ao norte e largas ao sul
( X ) largas ao norte e estreitas ao sul
(    ) de extensão semelhante, do norte ao sul




História______________________________

ATIVIDADE 1: Releia o texto Capitanias hereditárias e responda:


Capitanias Hereditárias
Em 1530, Martim Afonso de Sousa deu início à colonização do Brasil. Colonizar a imensa terra porém, não era tarefa simples. 
As expedições enviadas ao Brasil estavam dando muita despesa e Portugal atravessava uma difícil situação econômica nessa época. Portanto tinha poucos recursos para continuar a colonização da nossa terra. 
Por isso, o rei de Portugal, na época D. João III, resolveu dividir as terras brasileiras em quinze lotes (partes) que receberam o nome de capitanias hereditárias, porque passavam, por herança, de pai para filho.
As pessoas que receberam as capitanias eram chamadas donatários. 
O rei doou as capitanias a doze donatários, pessoas de sua confiança que deveriam administrar a terra com os próprios recursos.
O sistema de capitanias hereditárias não deu resultado. 
A maioria das capitanias fracassou.
Somente as capitanias de São Vicente e Pernambuco progrediram.


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1- Nome dado aos lotes de terra nos quais o Brasil foi dividido:
(     ) expedições
(     ) capitanias
(     ) donatários

2- Número de lotes:
(     ) 12
(     ) 13
(     ) 15

3- Pessoas que receberam os lotes de terra no Brasil:
(     ) expedições
(     ) capitanias
(     ) donatários

4- Número de pessoas que receberam os lotes:
(     ) 12
(     ) 13
(     ) 15

5- As capitanias eram chamadas hereditárias porque passavam por herança:
(     ) de pai para filho
(     ) do filho para o pai
(     ) do rei para os donatários

6- A maioria das capitanias:
(     ) progrediu
(     ) fracassou
(     ) evoluiu

7- As capitanias que progrediram foram:
(     ) São Paulo e Pernambuco
(     ) São Vicente e Pernambuco
(     ) São Paulo e São Vicente  



ATIVIDADE 2: correção


CORREÇÃO COMO SUA ATIVIDADE DEVERIA ESTAR NO CADERNO: revise com atenção.

1- Em quantos lotes de terra o Brasil foi dividido?
Em quinze lotes.

2- Como se chamavam esses lotes?
Capitanias hereditárias.

3- Por que as capitarias eram chamadas hereditárias? 
Porque passavam, por herança, de pai para filho.

4- Como eram chamadas as pessoas que receberam as capitanias?
Donatários.

5- O número de pessoas que receberam as capitanias era doze.

6- O que aconteceu com a maioria das capitanias?
Fracassou.

7- As capitanias que progrediram foram São Vicente e Pernambuco.




Educação Física_______________________

FIQUE   ATENTO   ÀS   TURMAS:
TURMA   1,   MAIORES   DE   18   ANOS.
TURMA   2,   MENORES   DE   18   ANOS,   SEM   AFASTAMENTO.


ATIVIDADE   TURMA   1: O QUE É ALONGAMENTO? 

O alongamento é um grupo de exercícios físicos que visa à preservação e o aperfeiçoamento do grau de flexibilidade muscular, a prática do mesmo favorece o estiramento das fibras musculares, contribuindo para que o seu comprimento aumente. Isso ocorre devido o aumento da temperatura dos músculos, quanto mais se alonga um determinado músculo maior será o fluxo da articulação controlada por ele e melhor será a sua flexibilidade. São inúmeros os benefícios do alongamento, tanto para os atletas como para os sedentários, desde que seja feito corretamente e de preferência com a supervisão de um profissional da área. Suas vantagens são: 

QUAIS OS BENEFÍCIOS DO ALONGAMENTO? 

Proporciona o bem estar físico e mental do praticante; 
• Estimula o desenvolvimento da percepção do próprio corpo; 
• Reduz a probabilidade de desenvolver lesões musculares; 
• Restringe os riscos de disfunções da coluna; 
• Melhora a postura; 
• Diminui a tensão muscular; 
• Estimula o cérebro a liberar a serotonina, o hormônio do bem estar; 
• Diminui a incidência de cãibras. 

Alongar o corpo também trará benefícios aos órgãos internos, pois essa prática massageia os rins, fígado, intestino e pâncreas. Além disso, estimula a circulação do sangue e dos nutrientes no organismo. Porém, o hábito de alongar-se tem que ser constante e adequado para desfrutar dos benefícios citados.





Quarta-feira, dia 15______________

 
Língua Portuguesa______________________

ATIVIDADE 1: Produção de texto

Observe os desenhos e escreva um texto utilizando todos eles
 





ATIVIDADE 2: correção

As produções de texto serão corrigidas em momento oportuno.




Matemática____________________________

ATIVIDADE 1: Numerais romanos


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Numerais romanos
Dos antigos sistemas de numeração, o dos romanos foi o mais difundido. 
Ainda hoje é utilizado para numerar capítulos de livros e indicar datas em monumentos, horas em mostradores de relógios, séculos, datas históricas, títulos de reis e papas etc.
Para escrever os numerais romanos usamos sete letras maiúsculas do alfabeto.

1 5 10 50 100 500 1000
I V X L C D M


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Copie os numerais romanos no caderno: 

1 = I
2 = II
3 = III
4 = IV
5 = V
6 = VI
7 = VII
8 = VIII
9 = IX
10 = X
20 = XX
30 = XXX
40 = XL
50 = L
60 = LX
70 = LXX
80 = LXXX
90 = XC
100 = C
200 = CC
300 = CCC
400 = CD
500 = D
600 = DC
700 = DCC
800 = DCCC
900 = CM
1.000 = M
2.000 = MM
3.000 = MMM




ATIVIDADE 2: correção


CORREÇÃO COMO SUA ATIVIDADE DEVERIA ESTAR NO CADERNO: revise com atenção.

1- Complete com o antecessor e o sucessor:

2.593   2.594   2.595
3.280   3.281   3.282
5.436   5.437   5.438
7.627   7.628   7.629
8.145   8.146   8.147

2- Complete com > (maior) ou < (menor):

1.586  >  1.568
2.621  >  2.612
4.218  <  4.281
6.873  >  6.837
9.467  <  9.476


3- Complete com = (igual) ou ≠ (diferente):

1.743 ≠ 1U + 7 D + 4C + 3 Um
2.678  = 2.000 + 600 + 70 + 8
4.186 ≠ 4 + 10 + 800 + 6.000
6.915  = 6.000 + 900 + 10 + 5
9.524  = 9Um + 5C + 2D + 4U

4- Escreva os numerais correspondentes a:
 
Cinco mil e oitenta e sete: 5.087
Sete mil, duzentos e sessenta: 7.260
Um mil, quatrocentos e três: 1.403
Oito mil, cento e vinte: 8.120
Dois mil, oitocentos e nove: 2.809



Quinta-feira, dia 16_____________

 
Ciências_____________________________

ATIVIDADE 1: Releia o texto Alimentação sadia e responda:


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Alimentação Saudável
Quando a alimentação é boa, as pessoas têm disposição para o trabalho, para os estudos, para praticar esportes, para passear etc. 

Comer muito não significa que você está bem alimentado.

Para ter uma boa alimentação é preciso: 
-comer alimentos nutritivos, variados, frescos, saudáveis e em quantidade suficiente.
-comer muitas frutas e verduras cruas.
-evitar doces, massas, refrigerantes e enlatados em excesso. 
-evitar alimentos fritos e gordurosos.
-tomar muita água, leite e sucos naturais.
-usar muitos alimentos frescos.
-cozinhar os vegetais durante pouco tempo, usando, de preferência, apenas o vapor de água.
-mastigar bem os alimentos, sem muita pressa.
-tomar mais sucos naturais que refrigerantes.
-procurar fazer as refeições em horários regulares.

É preciso também, ter certos cuidados com os alimentos, para que eles não prejudiquem a nossa saúde. Portanto, devemos:

-conservar os alimentos em lugares frescos.
-proteger os alimentos de moscas, baratas, ratos, poeira etc.
-lavar bem os alimentos (frutas, verduras e legumes), antes de consumi-los.
-ferver o leite de bebê-lo.
-cozinhar, fritar ou assar bem as carnes antes de comê-las.
-beber somente água tratada e filtrada ou fervida.
-não utilizar alimentos com a data de validade vencida.
-não utilizar produtos enlatados em que as embalagens estiverem estufadas ou enferrujadas. 
-lavar as mãos antes das refeições.                                                                             
-escovar os dentes depois de cada refeição.



ATIVIDADE 2: Coloque ( C ) certo ou ( E ) errado:


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1- (     ) Comer bem é comer muito, não importa o que.
2- (     ) Deve-se comer alimentos nutritivos, variados, frescos, saudáveis e em quantidade suficiente.
3- (     ) As frutas e as verduras devem ser bem cozidas para comer.
4- (     ) Deve-se evitar doces, massas, refrigerantes e enlatados em excesso.
5- (     ) As gorduras e frituras devem ser evitadas.
6- (     ) Deve-se tomar pouca água, leite e sucos naturais.
7- (     ) Deve-se usar muitos alimentos frescos.
8- (     ) Deve-se cozinhar os vegetais por bastante tempo e em bastante água.
9- (     ) Os alimentos devem ser bem mastigados, sem muita pressa.
10- (     ) Deve-se tomar mais refrigerante que sucos naturais.
11- (     ) Os horários das refeições devem ser irregulares.
12- (     ) Os alimentos devem ser conservados em lugares quentes.
13- (     ) Os alimentos devem ser protegidos de moscas, baratas, ratos, poeira etc.
14- (     ) As frutas, as verduras e os legumes devem ser bem lavados antes de serem consumidos.
15- (     ) O leite pode ser consumido sem ser fervido.
16- (     ) As carnes não precisam ser bem cozidas, fritas ou assadas para serem consumidas.
17- (     ) Deve-se beber somente água tratada e filtrada ou fervida.
18- (     ) A data de validade dos alimentos não precisa ser considerada.
19- (     ) Não utilizar produtos enlatados com as embalagens estufadas ou enferrujadas.
20- (     ) As mãos devem ser lavadas apenas depois das refeições.
21- (     ) Os dentes devem ser escovados antes de cada refeição.




Arte________________________________

ATIVIDADE: DANÇA TEATRO


Dança teatro- Musical A BELA E A FERA


NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. Escreva o que vê na cena da dança e qual seu tema (assunto).

2. Desenhe, em seu caderno, uma releitura da dança do musical A BELA E A FERA.



Sexta-feira, dia 17_____________

 
Língua Portuguesa____________________

ATIVIDADE 1: Substantivos concretos e abstratos


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Substantivos concretos e abstratos
Substantivos concretos indicam seres que têm existência própria. São os nomes de pessoas, animais, lugares, plantas, minerais, objetos. Exemplos: criança, pássaro, escola, flor.
Substantivos abstratos indicam seres que não têm existência própria, ou seja, não existem por si mesmos. Eles dependem de outros seres para existir. São os nomes de ações, estados de um ser, qualidades, sentimentos. Exemplos: estudo, beleza, delicadeza, alegria.

 
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1- Coloque ( C ) para substantivo concreto e ( A ) para substantivo abstrato:
(     ) homem
(     ) bondade
(     ) frio
(     ) cachorro
(     ) tristeza
(     ) montanha
(     ) ódio
(     ) pobreza
(     ) casa
(     ) preguiça
(     ) atenção
(     ) livro
(     ) calor
(     ) mulher
(     ) saudade
(     ) árvore
(     ) cansaço
(     ) amizade
(     ) gato
(     ) riqueza
(     ) água
(     ) loja
(     ) inveja
(     ) pedra
(     ) ciúme
(     ) amor
(     ) rio
(     ) esperteza



2- Complete as frases com os substantivos abstratos:

delicadeza, fraqueza, admiração, sonho, paciência, agilidade, facilidade e obediência
 
a) Ele fez as atividades com _____________________, pois eram fáceis.

b) Ela tinha ___________________ pelos colegas, pois eles eram admiráveis.

c) Devemos ter ______________________  com os outros, isto é, ser pacientes.

d) Os filhos devem ser obedientes com pais, portanto devem ter ________________________.

e) Ele estava fraco, portanto tinha muita _______________________.

f) Nunca deixe de sonhar, o _____________________ é muito importante.

g) Em tudo o que fazia era muito delicado, pois tinha muita _________________.

h) Era muito ágil nas provas de atletismo, porque tinha muita _____________________.





ATIVIDADE 2: correção

CORREÇÃO COMO SUA ATIVIDADE DEVERIA ESTAR NO CADERNO: revise com atenção.

Substantivo simples e composto
  Substantivo simples é formado por apenas uma palavra. Exemplo: copo, leite, sol.
Substantivo composto é formado por duas ou mais palavras, ligadas ou não por hífen. Exemplo: copo-de-leite, girassol.
Atividades
1- Associe as colunas dos substantivos compostos que são formados sem hífen:
( A ) passatempo
( B ) girassol
( C ) vinagre
( D ) embora
( E ) fidalgo
( F ) hidrelétrica
( G ) petróleo
( H ) planalto
( I ) aguardente
( J ) pernilongo
( K ) pontiagudo

(  F ) hidro + elétrica
(  C ) vinho + acre
(  J  ) perna + longa
( D ) em + boa + hora
( B ) gira + sol
( H ) plano + alto
(  I  ) água + ardente
( A  ) passa + tempo
( E  ) filho + de + algo (alguém)
( G  ) preto + óleo
( K  ) ponta + agudo

2- Escreva os dias da semana que são: 

Substantivos simples: sábado, domingo
Substantivos compostos: segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira




Matemática__________________________

ATIVIDADE 1: Numerais romanos


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1- Decomponha e escreva em numerais romanos:
147 = 100 + 40 + 7 = C XL VII 
256 = 
382 =
425 = 
563 = 
691 = 
739 = 
874 = 
918 =


2- Escreva em numerais romanos de:

1 em 1 de 1 a 10 
__________________________________________________

10 em 10 de 10 a 100 
________________________________________________

100 em 100 de 100 a 1.000 
______________________________________________




ATIVIDADE 2: correção

CORREÇÃO COMO SUA ATIVIDADE DEVERIA ESTAR NO CADERNO: revise com atenção.

1- Componha as ordens:

4Um + 1C + 5D + 0U = 4.150
9Um + 7C + 6D + 8U = 9.768
2Um + 5C + 0D + 7U = 2.507
8Um + 0C + 3D + 5U = 8.035

2- Decomponha em unidades:

1.876 = 1.000 + 800 + 70 + 6
7.049 =  7.000 + 000 + 40 +9
3.260 =  3.000 + 200 + 60 + 0
5.601 =  5.000 + 600 + 00 + 1

3- Escreva o valor absoluto e o valor relativo do algarismo 5 nos numerais:

1.654: 5 – 50
9.587: 5 - 500
2.345: 5 - 5
5.968: 5 - 5.000

4- Dê o valor absoluto e o valor relativo de cada algarismo nos numerais:

4.379:  4-4.000   3-300   7-70   9-9
2.851:  2-2.000   8-800   5-50  1-1



Sábado, dia 18_____________

 
Língua Portuguesa____________________

ATIVIDADE: Escrita de frases


Escreva uma frase para cada desenho. 






Matemática__________________________

ATIVIDADE: Numerais ordinais 


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Os numerais ordinais são empregados para indicar ordem, posição ou lugar. 
1º = primeiro
2º = segundo
3º = terceiro
4º = quarto
5º = quinto
6º = sexto
7º = sétimo
8º = oitavo
9º = nono
10º = décimo
20º = vigésimo
30º = trigésimo
40º = quadragésimo
50º = quinquagésimo
60º = sexagésimo
70º = setuagésimo
80º = octogésimo
90º = nonagésimo
100º = centésimo


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1- Escreva por extenso:

72º: setuagésimo segundo

93º: ____________________

28º: ____________________

69º: ____________________

87º: ____________________



2- Escreva usando algarismos:

Décimo quinto: 15º

Quadragésimo sexto:______ 

Trigésimo oitavo: ______

Vigésimo primeiro: ______

Quinquagésimo quarto: ______



----------------



Termo 2__________

Responda, clicando no link abaixo, a participação nessas aulas


Fique bem, fique em casa!