quarta-feira, 15 de julho de 2020

SEMANA 12 - 20/07 A 24/7

OBSERVAÇÃO : SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS, AS ATIVIDADES NÃO PRECISAM SER IMPRESSAS E NÃO HÁ NECESSIDADE DE COPIAR AS QUESTÕES, OS ALUNOS DEVERÃO COLOCAR NO CADERNO O CABEÇALHO A DATA E A DISCIPLINA, O NÚMERO DA QUESTÃO E A RESPOSTA DA QUESTÃO MENCIONADA.

Data: 20 / 07 / 2020 (2ª feira)                                     Ano

Componente curricular: Língua  Portuguesa

Cabeçalho (copiar no caderno)

E.M.Coronel Domingos Ferreira.

Monte Mor, 20  de julho de 2020.

Hoje é segunda-feira.

Nome completo:               

Professora:  ________________ .   4º Ano ­­­_____ .

 

à Atividade

 

Observe a obra de arte, “Iracema”, de Antônio Parreiras, óleo sobre tela, 1909.



Responda às questões com respostas completas.

 

1) O que você acha que a mulher da imagem está fazendo?

__________________________________________________

__________________________________________________

2)Que elementos da obra indicam o lugar onde ela está?

 _________________________________________________

__________________________________________________

3)Ela parece triste ou feliz? Justifique sua resposta.

__________________________________________________

4)Que elementos do quadro indicam quem é a mulher retratada.

___________________________________________________________________ 

5) Quem é o autor dessa obra?

_____________________________________________________

_____________________________________________________

6) Qual é o título da obra?

____________________________________________________

_____________________________________________________

7) Quais materiais o autor usou na produção? E qual é ano em que abra foi pintada? 

_____________________________________________________

_____________________________________________________

8) Produza um texto narrativo sobre a  imagem. (Faça no caderno)

 

DATA 20/07/2020 (Segunda-feira)                               4º s ANOS                                 

COMONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA


ATIVIDADE 1: Escreva como se lê os números. Siga o exemplo:

  1. 997  Novecentos e noventa e sete

  2. 765 _________________________________________________________

  3. 538 _________________________________________________________

  4. 5.403 _______________________________________________________

  5. 10.340 ______________________________________________________

  6. 12.205_______________________________________________________

  7. 11.268_______________________________________________________

  8. 13.658_______________________________________________________

  9. 23.776_______________________________________________________

  10. 35.903_______________________________________________________

ATIVIDADE 2: Decomponha os números seguindo o exemplo:



  1. 1.865 ____________________________________________________________

  2. 3.541 ____________________________________________________________

  3. 5.789 ____________________________________________________________

  4. 8.473 ____________________________________________________________

  5. 7.214 ____________________________________________________________

  6. 6.329 ____________________________________________________________

  7. 2.926 ____________________________________________________________

  8. 10.250 ___________________________________________________________


COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

ATIVIDADE: Livro NAME: Observe as fotografias da página 66 e perceba como os fotógrafos trabalham com a perspectiva (impressão de profundidade, que já estudamos anteriormente). Muitas pessoas tiram fotos assim, para parecerem que são mágicas.

·        Responda à questão 6 e 7 das páginas 66 e 67.

·        Se for possível, tente criar uma foto como as que você conheceu no livro, veja as instruções na página 67.


DATA 21/07/2020 (Terça-feira)                           4º s ANOS                                                                                               

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

CABEÇALHO (COPIAR NO CADERNO)

E. M. “Coronel Domingos Ferreira”.

Monte Mor, 21 de julho de 2020.

Hoje é terça-feira.

Nome completo:________________________________ 4º Ano ______

Professora: ______________________________________.

Números romanos

ATIVIDADE 1:

 


Represente em números romanos. Observe a tabela acima.

a)    21 ___________

b)   248 __________

c)    57 ___________

d)   73 ___________

e)    400 __________

f)     123 __________

g)   500 __________

h)   900 __________

i)     473 __________

j)     15 ___________

k)    176 __________

l)     96 ___________

m)  343 __________

n)   43 ___________

o)   550 __________

p)   10 ___________

ATIVIDADE 2: Descubra a regra e continue completando:

 

VI

5 + 1= 6

XII

 

CX

 

CXX

 

MC

 

IV

5 – 1= 4

IX

 

XC

 

CM

 

DCC

 

                                                        


ATIVIDADE 3: Escreva os números romanos por extenso:

a)    XXXVII _____________________________________________________________

b)   LXXV ______________________________________________________________

c)    CXXIII ______________________________________________________________

d)   CCXLIV ____________________________________________________________

e)    MMXX _____________________________________________________________

f)     XXI ________________________________________________________________

g)   IXX ________________________________________________________________

h)   MMCLIII ____________________________________________________________

DATA  21 / 07 / 2020  (3ª Feira)                                               4º ANO                                                                                                

COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA

Para  responder  as  questões  abaixo consulte o Livro NAME Capítulos 3 e 4.

1 – As roupas das pessoas que viviam em Portugal eram iguais ou diferentes das que vemos atualmente?

_____________________________________________________

Cite um motivo dessa maneira de se vestirem dos portugueses:

 ___________________________________________________


2 – O alimento mais raro que os portugueses consumiam era:

(    ) arroz             

(    ) pão               

(    ) carne

3- Qual era a principal dificuldade de se ter uma boa higiene no século xv?

(   ) A água era suja, por isso não tomavam banho

(   ) O sabão era caro e as doenças se espalhavam com facilidade.

(   ) O sabão era feito em casa, mas as doenças eram constantes.

4 – Principais fatores que influenciaram para a expansão marítima acontecer:

(   ) A distância de Portugal entre os Oceanos Atlântico e Pacífico.

(   ) A localização de Portugal em uma península banhada pelo Atlântico, com o apoio do rei.

(   ) O rei soberano, não permitiu a navegação, por acreditar que não havia outras terras em outros lugares.

5 – Qual era o principal motivo pelo qual portugueses a saiam para o mar?  

 __________________________________________________________

DATA  21 / 07 / 2020  (3ª Feira)                                               4º ANO 

COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física

ATIVIDADE:

Nesta aula vamos ver um pouquinho de um jogo muito popular, a bolinha de gude.  Para esta aula, você precisa arrumar pelo menos uma bolinha para fazer os jogos.

 

1 – Conhecida como Amarelinha Africana, a brincadeira chama Teca-Teca, e difere da amarelinha que conhecemos. Não existe competição, e utiliza-se música, acontecendo em vários festivais na África. É uma brincadeira que exige coordenação e ritmo, principalmente quando tem mais pessoas. Algumas variações podem ser observadas nas figuras abaixo com uma, duas, ou quatro pessoas; mas uma bastante utilizada é em fila, e conforme a pessoa avança as fileiras vai entrando outra atrás.

volta, 2- Os comandos nessas brincadeiras em grupo pode ser combinados com a direção que vão seguir; também tem os comandos enquanto estão pulando e falando por exemplo, frente, atrás, lado, lado, volta, frente, gira, etc E a opção de música: Minuê, minuê, le gusta la dance. Le gusta la dancê, la dança, minuê.

Observe o vídeo a seguir, que o grupo demonstra algumas variações, inclusive com a música acima.

 

3- Agora vamos à pratica. Você pode desenhar a amarelinha no chão com giz, ou usar fita, jornais, e até mesmo a marcação dos pisos como algumas crianças brincam em suas casas. Se tiver mais alguém para fazer com você seria legal e divertido, senão tente executar sozinho mesmo.

Data: 22 / 07 / 2020 (4ª feira)                                 4º   Ano

Componente curricular: Língua  Portuguesa

Cabeçalho (copiar no caderno)

E.M.Coronel Domingos Ferreira.

Monte Mor, 22 de julho de 2020.

Hoje  é quarta-feira.

Nome completo:               

Professora:  ________________ .   4º Ano ­­­_____ .

 

à Atividade

Leia o texto abaixo.

As minhocas 

As minhocas são muito importantes para o homem. As minhocas abrem caminhos na terra cavando túneis. Com essa atividade elas ajudam a manter a qualidade do solo – a terra fica mais ventilada, fértil e produtiva. Assim, elas fazem muito bem para a terra e para o plantio. Por isso, em muitos lugares, elas são vendidas para o uso na agricultura.

(Revista Semanal da Lição de Casa. São Paulo: Klick. Editora, n.º 21, p. 4-5. Adaptado.)

1) Que tipo de texto é esse? Para que ele serve?

_______________________________________________ 

______________________________________________

2) Qual é o assunto do texto?

______________________________________________

______________________________________________

3) Qual é a utilidade da minhoca para o solo?

_________________________________________________

_________________________________________________

4) Como fica a terra com o trabalho da minhoca?

___________________________________________________

__________________________________________________

5) Tendo o  texto como base, responda: você acredita que o solo é

melhor com minhocas ou sem minhocas?

___________________________________________________

___________________________________________________

6) Retire do texto: (não repita as palavras)

cinco substantivos genéricos ___________________________

 

substantivos específicos_______________________________

 

cinco verbos_______________________­­­­­_______________

 

duas palavras monossílabas____________________________

duas palavras dissílabas_______________________________

duas trissílabas______________________________________

duas polissílabas ____________________________________

5) Reescreva estas frases no futuro. Não esqueça que no futuro os verbos terminam em ÃO.

 

a) As minhocas são muito importantes para o homem.

___________________________________________________

b) As minhocas abrem caminhos na terra cavando túneis.

______________________________________________________

______________________________________________________

c) Elas ajudam a manter a qualidade do solo. ______________________________________________________

d) A terra fica mais ventilada, fértil e produtiva.

______________________________________________________

______________________________________________________

e) Elas fazem muito bem para a terra e para o plantio. ______________________________________________________

f) Elas são vendidas para o uso na agricultura.

______________________________________________________

______________________________________________________

6) Depois que escreveu as frases no futuro, você percebeu que, o texto “As minhocas”, está escrito no presente. Agora, copie-o no passado. Não esqueça que no passado, os verbos terminam em AM. (Faça no caderno)

  


DATA 22 /07/ 2020  (4ª Feira)                                          4º ANO                                                                                          

COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA

Observe as imagens abaixo e responda as questões  1,2 ,3 e 4.


FOTO  OBLÍQUA  DA  PAISAGEM DO RIO  DE  JANEIRO

 


FOTO  VERTICAL  DA  PAISAGEM  DO RIO  DE  JANEIRO

 


MAPA DO  RIO  DE  JANEIRO


1) Atualmente, como são feito a maioria dos mapas?

______________________________________________________

2) Cite uma diferença entre a foto vertical e a foto oblíqua da cidade do Rio de Janeiro:

_________________________________________________________

_________________________________________________________  

3) Qual a  imagem em que melhor visualiza os morros e o mar? justifique:

_________________________________________________________ 

4) Qual é o profissional, que após receber as informações, elabora o mapa da área desejada?

__________________________________________________________

COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

ATIVIDADES COMPLEMENTARES- páginas 97 e 98.

Página 97: desenhe ou cole a imagem de uma paisagem, depois escreva as sensações que tem ao observá-la.

Página 98: desenhe pessoas, ou recorte de revistas e jornais, para colar nas duas paisagens da página 98, sempre obedecendo as regras da perspectiva (as pessoas que estão no começo da paisagem maiores e as outras vão diminuindo gradualmente até a linha do Horizonte).

DATA 23/07/2020 (Quinta-feira)                                       4ºs ANOS                                                                                                

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

CABEÇALHO (COPIAR NO CADERNO)

E. M. “Coronel Domingos Ferreira”.

Monte Mor, 23 de julho de 2020.

Hoje é quinta-feira.

Nome completo: ___________________4º Ano ______

Professora: ________________________________.

 

ATIVIDADE 1: Resolva os probleminhas no caderno com atenção. Não se esqueça de registrar o cálculo e dar a resposta ao problema.

 

A)   Henrique tem 176 bolinhas. Seu amigo tem 37 a menos. Quantas bolinhas tem o amigo de Henrique?

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

B)   Em uma loja de brinquedos foram feitos três centenas de brinquedos. Já foram vendidos 127. Quantos brinquedos ainda restam?

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

C)   Em um saco havia 76 laranjas. 22 caíram pelo caminho. Quantas laranjas sobraram?

-------------------------------------------------------------------------------------------------

D)   Chegaram para a lanchonete 432 latas de milho. Foram usadas 218 latas. Quantas ainda faltam consumir?

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

E)   Comprei um álbum para colar 250 figurinhas. Já tenho 26. Quantas figurinhas faltam para completar o álbum?

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

ATIVIDADE 2: Observe o gráfico de brinquedos de Higor. Cada barra corresponde a um brinquedo.

 

                                                                                                        

Agora responda:

a) Quantas bolas Higor têm?

______________________________________________________________

b) Quantos carrinhos?

______________________________________________________________

c) Quantos jogos?

______________________________________________________________

d) Quantos jogos Higor têm a mais que bolas? Registre o cálculo para responder a pergunta.

_______________________________________________________________

e) Quantos carrinhos faltam para Higor ficar com a mesma quantidade que tem de jogos? Registre o cálculo para responder a pergunta.

_______________________________________________________________

f) Higor tem quantos brinquedos no total? Registre o cálculo para responder a pergunta.

_______________________________________________________________

g) Marque a resposta certa. Para agrupar uma dezena de brinquedos de Higor é só adicionar:

(    ) jogos e bolas.

(    ) carrinhos e bolas.

(    ) carrinhos e jogos.

DATA  23 / 07 / 2020  (5ª Feira)                              4º ANO                                                                                                

COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS

Para  responder  as  questões  abaixo consulte o Livro NAME Capítulos 3.

1- Complete  a  frase  escrevendo  nas  lacunas  as  palavras  em  destaque.

VULCÂNICA – ATMOSFERA – FOGO – PRIMITIVO - METEORITOS  - TÓXICOS

   

               Os  cientistas  acreditam  que  o  planeta  Terra  _________________ era  comparável  a  uma  bola  de _________________  muito  quente , ardendo  em  brasa, com  grande  atividade ________________, bombardeada  por  ______________,cercada  por  uma  massa  de  gases _____________  e  vapor  de  água.  Não  havia  água  nem  oxigênio  na ______________Terrestre.

2- Aos  poucos  o planeta   Terra  primitivo  foi  se  resfriando  formando  ...

a (   ) A era  do  gelo.

b (   ) A era  dos  dinossauros.

c (   ) A  crosta  terrestre.

d (   ) As  geleiras.

3- Você  acredita  que  seria  possível  existir  alguma  forma  de  vida  no  planeta  Terra  primitivo?  Justifique  sua  resposta.

________________________________________________________

4- Que  seres  vivos   surgiram  na  terra  há  230  milhões  de  anos.

________________________________________________________

5- Observe  as  imagens  de  fósseis,  e  escreva o  nome  de  quais  seres  vivos  elas  se  referem.

       

          





_________________          ________________             ______________ 

6- Para  ser  considerado  um  fóssil  os  vestígios  de  seres  vivos  encontrados  tem  que  ter  mais  de:

a (   ) 100 anos.

b (   ) 1000  anos.

c (   ) 10 000 anos.

d (   ) 100 000 anos.

 

7- Na  pesquisa  de  um  fóssil é  necessário  muito  cuidado, os  fósseis  são  frágeis  e  as  rochas   a  sua  volta  devem  ser  retiradas  com  muita  delicadeza. Escreva  o  nome  de  três  instrumentos  utilizados  neste  trabalho.

______________________________________________________

Data: 24 / 07 / 2020 (6ª feira)                                 Ano

Componente curricular: Língua  Portuguesa

Cabeçalho (copiar no caderno)

E.M.Coronel Domingos Ferreira.

Monte Mor, 24 de julho de 2020.

Hoje  é sexta-feira.

Nome completo:               

Professora:  ________________ .   4º Ano ­­­_____ .

à Atividade:

Leia o texto.

 

 

§  Produção de texto: Reescrita – diálogo. (Faça no caderno) 

Reescreva essa fala do Menino Maluquinho em um diálogo narrativo. Não esqueça que um diálogo narrativo apresenta parágrafo e travessão!

*NOTA: Não esqueça de iniciar a produção com letra maiúscula, fazer parágrafo e colocar pontuação adequada.


§  

ATIVIDADE:

1.   Primeiramente, assista ao vídeo:



2.   Em seguida, observe os exemplos e escreva uma frase para cada palavra. Em caso de dúvidas, consulte o livro de inglês, página 22.

Exemplos:

I like banana. (Eu gosto de banana).

 I prefer apple. (Eu prefiro maça).

 My favorite fruit is guava. (Minha fruta favorita é goiaba).

 I don’t like pear. (Eu não gosto de pera).

a.   Grapes

 

R: ____________________________________________

b.   Beet

 

R: _____________________________________________

 c.   Potato

 

R: _____________________________________________

 d.   Cabbage

 

R: _____________________________________________

 e.   Strawberry

 

R: _____________________________________________

 f.     Lettuce

 

R: ____________________________________________

 3.   Relacione as imagens com o vocabulário em inglês.

  

 

 DATA 24/07/2020  (4ª Feira)                   4º ANO                                                                                                

COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física

ATIVIDADE:

Nessa aula vamos falar um pouco sobre pipas. Em um dia normal de aula teríamos muitas coisas para ver e fazer na escola, mas em casa podemos pesquisar um pouco e conhecer. A pipa é um brinquedo lindo que deixa o céu colorido, além de ser delicioso e relaxante soltar pipa. No Brasil é muito popular e faz parte do folclore, e com certeza marcou a infância de muita gente. Aqui não dá para colocarmos tantas fotos, então pesquise na internet e veja cada modelo lindo e criativo, de todos os tipos e tamanhos, e também de outros países que usam as pipas em eventos culturais.

 

1 – Vamos ler algumas curiosidades sobre a pipa. Cada trecho foi retirado de um site que você pode entrar e conhecer mais.

O que é pipa?

A pipa ou papagaio de papel, também chamada de papagaio, pandorga ou raia, é um brinquedo que voa baseado na oposição entre a força do vento e a da corda segurada pelo operador.

 O que faz a pipa subir?

Existe uma camada superior na forma convexa e uma inferior que pode ser côncava ou reta. Quando o ar passa mais rápido por cima, a pressão do ar na parte de cima é menor. Então a pressão na parte inferior empurra a pipa para cima, assim a pipa voa. Conforme o ângulo, o ar passar mais ou menos rápido na pipa.

Como a pipa chegou ao Brasil?

Nós brasileiros conhecemos as pipas através dos colonizadores portugueses por volta de 1596. ... As pessoas saem cedo de casa, com um farnel na mão e a pipa pendurada nas costas, e seguem para os cerros da região, longe dos fios que fazem a transmissão de energia, para dedicar-se ao esporte.

Quando e onde surgiu a pipa?

As primeiras pipas surgiram há cerca de 3 mil anos, provavelmente na China. As varetas de bambu eram recobertas de seda. ... Em 1752, nas colônias inglesas da América do Norte que depois se tornaram os Estados Unidos, o filósofo e cientista Benjamin Franklin soltou uma pipa presa a uma chave durante uma tempestade.

2 – Tipos de pipas

·        uru - pipa que não tem rabiola e também em sua fabricação só utiliza duas taletas (varetas) em forma de cruz e é totalmente encapada.

·        Raia - não utiliza rabiola e tem formato de losango.

·        Cafifa - espécie de raia, muito parecido com a pipa.

·        Peixinho - raia pequena com rabiola

·        Capucheta - pipa sem varetas.

·        E muitos outros.

3 – Agora vamos construir uma pipa?  Essa aula será repartida em duas partes, então hoje vamos começar fazendo o modelo mais simples, que basta você tem em casa jornal velho e qualquer tipo de linha. A capucheta.  Abaixo tem uma foto de como fazer, e se você tem acesso fácil à internet assista o tutotial da escola de pipeiros que ensina a capucheta original.

Vídeo: