Data: 20 / 07 / 2020 (2ª feira) 4º Ano
Componente curricular: Língua Portuguesa
Cabeçalho
(copiar no caderno)
E.M.Coronel Domingos Ferreira.
Monte Mor, 20 de julho de 2020.
Hoje é segunda-feira.
Nome completo:
Professora: ________________ . 4º Ano _____ .
à Atividade
Observe a obra de arte, “Iracema”, de Antônio Parreiras, óleo sobre tela,
1909.
Responda às
questões com respostas completas.
1) O que você acha que a mulher da imagem está fazendo?
__________________________________________________
__________________________________________________
2)Que elementos da obra indicam o lugar onde ela
está?
_________________________________________________
__________________________________________________
3)Ela parece triste ou feliz? Justifique sua resposta.
__________________________________________________
4)Que elementos do quadro indicam quem é a mulher retratada.
___________________________________________________________________
5) Quem é o autor dessa obra?
_____________________________________________________
_____________________________________________________
6)
Qual é o título da obra?
____________________________________________________
_____________________________________________________
7) Quais materiais o autor usou na produção? E qual é ano em que abra foi pintada?
_____________________________________________________
_____________________________________________________
8) Produza
um texto narrativo sobre a imagem. (Faça no caderno)
DATA 20/07/2020 (Segunda-feira) 4º s ANOS
COMONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
ATIVIDADE 1: Escreva como se lê os números. Siga o exemplo:
997 Novecentos e noventa e sete
765 _________________________________________________________
538 _________________________________________________________
5.403 _______________________________________________________
10.340 ______________________________________________________
12.205_______________________________________________________
11.268_______________________________________________________
13.658_______________________________________________________
23.776_______________________________________________________
35.903_______________________________________________________
ATIVIDADE 2: Decomponha os números seguindo o exemplo:
1.865 ____________________________________________________________
3.541 ____________________________________________________________
5.789 ____________________________________________________________
8.473 ____________________________________________________________
7.214 ____________________________________________________________
6.329 ____________________________________________________________
2.926 ____________________________________________________________
10.250 ___________________________________________________________
COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
ATIVIDADE: Livro NAME: Observe
as fotografias da página 66 e perceba como os fotógrafos trabalham com a
perspectiva (impressão de profundidade, que já estudamos anteriormente). Muitas
pessoas tiram fotos assim, para parecerem que são mágicas.
·
Responda à questão 6 e 7 das páginas 66 e 67.
· Se for possível, tente criar uma foto como as que você conheceu no livro, veja as instruções na página 67.
DATA 21/07/2020 (Terça-feira) 4º s ANOS
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
CABEÇALHO (COPIAR NO
CADERNO)
E. M. “Coronel Domingos Ferreira”.
Monte Mor, 21 de julho de 2020.
Hoje é terça-feira.
Nome completo:________________________________ 4º Ano ______
Professora: ______________________________________.
Números romanos |
ATIVIDADE
1:
Represente em números romanos. Observe a tabela acima.
a)
21 ___________
b)
248 __________
c)
57 ___________
d)
73 ___________
e)
400 __________
f)
123 __________
g)
500 __________
h)
900 __________
i)
473 __________
j)
15 ___________
k)
176 __________
l)
96 ___________
m) 343
__________
n)
43 ___________
o)
550 __________
p) 10 ___________
ATIVIDADE
2: Descubra
a regra e continue completando:
VI |
5
+ 1= 6 |
XII |
|
CX |
|
CXX |
|
MC |
|
IV |
5 – 1= 4 |
IX |
|
XC |
|
CM |
|
DCC |
|
ATIVIDADE
3: Escreva
os números romanos por extenso:
a) XXXVII _____________________________________________________________
b)
LXXV
______________________________________________________________
c)
CXXIII
______________________________________________________________
d) CCXLIV ____________________________________________________________
e) MMXX _____________________________________________________________
f)
XXI
________________________________________________________________
g)
IXX
________________________________________________________________
h) MMCLIII ____________________________________________________________
DATA 21 / 07 / 2020 (3ª Feira) 4º ANO
COMPONENTE
CURRICULAR: HISTÓRIA
Para responder as
questões abaixo consulte o Livro NAME Capítulos 3 e 4.
1 – As roupas das pessoas
que viviam em Portugal eram iguais ou diferentes das que vemos atualmente?
_____________________________________________________
Cite um motivo dessa maneira de se vestirem dos portugueses:
___________________________________________________
2 – O alimento mais raro que os portugueses consumiam era:
( ) arroz
( ) pão
( ) carne
3- Qual era a principal dificuldade de se ter uma boa higiene no século xv?
( ) A água era suja, por
isso não tomavam banho
( ) O sabão era caro e as
doenças se espalhavam com facilidade.
( ) O sabão era feito em casa, mas as doenças eram constantes.
4 – Principais fatores que influenciaram para a expansão marítima acontecer:
( ) A distância de Portugal
entre os Oceanos Atlântico e Pacífico.
( ) A localização de
Portugal em uma península banhada pelo Atlântico, com o apoio do rei.
( ) O rei soberano, não permitiu a navegação, por acreditar que não havia outras terras em outros lugares.
5
– Qual era o principal motivo pelo qual portugueses a saiam para o mar?
__________________________________________________________
DATA 21 / 07 / 2020 (3ª Feira) 4º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física
ATIVIDADE:
Nesta aula vamos ver um pouquinho de um jogo muito popular,
a bolinha de gude. Para esta aula, você
precisa arrumar pelo menos uma bolinha para fazer os jogos.
1 – Conhecida como Amarelinha Africana, a brincadeira chama Teca-Teca, e difere da amarelinha que conhecemos. Não existe competição, e utiliza-se música, acontecendo em vários festivais na África. É uma brincadeira que exige coordenação e ritmo, principalmente quando tem mais pessoas. Algumas variações podem ser observadas nas figuras abaixo com uma, duas, ou quatro pessoas; mas uma bastante utilizada é em fila, e conforme a pessoa avança as fileiras vai entrando outra atrás.
Observe o vídeo a seguir, que o grupo demonstra algumas
variações, inclusive com a música acima.
3- Agora vamos à pratica. Você pode desenhar a amarelinha
no chão com giz, ou usar fita, jornais, e até mesmo a marcação dos pisos como
algumas crianças brincam em suas casas. Se tiver mais alguém para fazer com
você seria legal e divertido, senão tente executar sozinho mesmo.
Data: 22 / 07 / 2020 (4ª feira) 4º Ano
Componente curricular: Língua Portuguesa
Cabeçalho
(copiar no caderno)
E.M.Coronel Domingos Ferreira.
Monte Mor, 22 de julho de 2020.
Hoje é quarta-feira.
Nome completo:
Professora: ________________
. 4º Ano _____ .
à Atividade
Leia o texto abaixo.
As minhocas
As minhocas são muito importantes para o homem. As minhocas abrem
caminhos na terra cavando túneis. Com essa atividade elas ajudam a manter a
qualidade do solo – a terra fica mais ventilada, fértil e produtiva. Assim,
elas fazem muito bem para a terra e para o plantio. Por isso, em muitos
lugares, elas são vendidas para o uso na agricultura.
(Revista Semanal da Lição de Casa. São Paulo: Klick. Editora, n.º 21, p. 4-5. Adaptado.)
1) Que tipo de
texto é esse? Para que ele serve?
_______________________________________________
______________________________________________
2) Qual é o assunto do texto?
______________________________________________
______________________________________________
3) Qual é a utilidade da minhoca para o
solo?
_________________________________________________
_________________________________________________
4) Como fica a terra com o trabalho da
minhoca?
___________________________________________________
__________________________________________________
5) Tendo o
texto como base, responda: você acredita que o solo é
melhor
com minhocas ou sem minhocas?
___________________________________________________
___________________________________________________
6) Retire do texto: (não repita as palavras)
cinco
substantivos genéricos ___________________________
substantivos
específicos_______________________________
cinco
verbos______________________________________
duas palavras monossílabas____________________________
duas palavras dissílabas_______________________________
duas trissílabas______________________________________
duas polissílabas ____________________________________
5) Reescreva estas frases
no futuro. Não esqueça que no futuro os verbos terminam em ÃO.
a) As minhocas são muito importantes para o homem.
___________________________________________________
b) As minhocas abrem caminhos na terra cavando túneis.
______________________________________________________
______________________________________________________
c) Elas ajudam a manter a qualidade do
solo. ______________________________________________________
d) A terra fica mais ventilada,
fértil e produtiva.
______________________________________________________
______________________________________________________
e) Elas fazem muito bem para a terra e
para o plantio. ______________________________________________________
f) Elas são vendidas para o uso na
agricultura.
______________________________________________________
______________________________________________________
6) Depois que escreveu as
frases no futuro, você percebeu que, o texto “As minhocas”, está escrito
no presente. Agora, copie-o no passado. Não esqueça que no passado, os verbos
terminam em AM. (Faça no caderno)
DATA 22 /07/ 2020 (4ª
Feira) 4º ANO
COMPONENTE
CURRICULAR: GEOGRAFIA
Observe as imagens abaixo e responda as questões 1,2 ,3 e 4.
1) Atualmente, como são feito a maioria dos mapas?
______________________________________________________
2) Cite
uma diferença entre a foto vertical e a foto oblíqua da cidade do Rio de
Janeiro:
_________________________________________________________
_________________________________________________________
3) Qual a imagem em que melhor visualiza os morros e o
mar? justifique:
_________________________________________________________
4) Qual é o profissional, que após receber as informações, elabora o mapa da área desejada?
__________________________________________________________
COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
ATIVIDADES COMPLEMENTARES- páginas 97 e 98.
Página 97: desenhe ou cole a imagem de uma paisagem, depois escreva as sensações que tem ao observá-la.
Página 98: desenhe pessoas, ou recorte de revistas e jornais, para colar nas duas paisagens da página 98, sempre obedecendo as regras da perspectiva (as pessoas que estão no começo da paisagem maiores e as outras vão diminuindo gradualmente até a linha do Horizonte).
DATA 23/07/2020 (Quinta-feira) 4ºs ANOS
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
CABEÇALHO (COPIAR NO CADERNO)
E. M. “Coronel Domingos
Ferreira”.
Monte Mor, 23 de julho de 2020.
Hoje é quinta-feira.
Nome completo: ___________________4º Ano
______
Professora: ________________________________.
ATIVIDADE 1: Resolva
os probleminhas no caderno com atenção. Não se esqueça de registrar o cálculo e dar a
resposta ao problema.
A)
Henrique
tem 176 bolinhas. Seu amigo tem 37 a menos. Quantas bolinhas tem o amigo de
Henrique?
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
B)
Em uma
loja de brinquedos foram feitos três centenas de brinquedos. Já foram vendidos
127. Quantos brinquedos ainda restam?
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
C) Em um saco havia 76 laranjas. 22 caíram pelo caminho. Quantas laranjas sobraram?
-------------------------------------------------------------------------------------------------
D) Chegaram para a lanchonete 432 latas de milho. Foram usadas 218 latas. Quantas ainda faltam consumir?
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
E)
Comprei um
álbum para colar 250 figurinhas. Já tenho 26. Quantas figurinhas faltam para
completar o álbum?
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
ATIVIDADE
2:
Observe o gráfico de brinquedos de Higor. Cada
barra corresponde a um brinquedo.
Agora responda:
a)
Quantas bolas Higor têm?
______________________________________________________________
b)
Quantos carrinhos?
______________________________________________________________
c)
Quantos jogos?
______________________________________________________________
d) Quantos
jogos Higor têm a mais que bolas? Registre o cálculo para responder a pergunta.
_______________________________________________________________
e) Quantos
carrinhos faltam para Higor ficar com a mesma quantidade que tem de jogos? Registre
o cálculo para responder a pergunta.
_______________________________________________________________
f) Higor tem quantos brinquedos no
total? Registre o cálculo para responder a pergunta.
_______________________________________________________________
g)
Marque a resposta certa. Para agrupar uma dezena de brinquedos de Higor é só
adicionar:
( ) jogos e bolas.
( ) carrinhos e bolas.
( ) carrinhos e jogos.
DATA 23 / 07 / 2020 (5ª Feira) 4º ANO
COMPONENTE
CURRICULAR: CIÊNCIAS
Para responder as
questões abaixo consulte o Livro NAME Capítulos 3.
1- Complete
a frase escrevendo
nas lacunas as
palavras em destaque.
VULCÂNICA
– ATMOSFERA – FOGO – PRIMITIVO - METEORITOS
- TÓXICOS
Os cientistas acreditam que o planeta Terra _________________ era comparável a uma bola de _________________ muito quente , ardendo em brasa, com grande atividade ________________, bombardeada por ______________,cercada por uma massa de gases _____________ e vapor de água. Não havia água nem oxigênio na ______________Terrestre.
2- Aos poucos
o planeta Terra primitivo
foi se resfriando
formando ...
a ( ) A era
do gelo.
b ( ) A era
dos dinossauros.
c ( ) A
crosta terrestre.
d ( ) As geleiras.
3-
Você acredita que
seria possível existir
alguma forma de
vida no planeta
Terra primitivo? Justifique
sua resposta.
________________________________________________________
4- Que seres
vivos surgiram na
terra há 230
milhões de anos.
________________________________________________________
5-
Observe as imagens
de fósseis, e
escreva o nome de
quais seres vivos
elas se referem.
_________________ ________________ ______________
6- Para ser
considerado um fóssil
os vestígios de
seres vivos encontrados
tem que ter
mais de:
a ( ) 100 anos.
b ( ) 1000
anos.
c ( ) 10 000 anos.
d ( ) 100 000 anos.
7-
Na pesquisa de
um fóssil é necessário
muito cuidado, os fósseis
são frágeis e
as rochas a
sua volta devem
ser retiradas com
muita delicadeza. Escreva o
nome de três
instrumentos utilizados neste
trabalho.
______________________________________________________
Data: 24 / 07 / 2020 (6ª feira) 4º Ano
Componente curricular: Língua Portuguesa
Cabeçalho (copiar no caderno)
E.M.Coronel Domingos Ferreira.
Monte Mor, 24 de julho de 2020.
Hoje é sexta-feira.
Nome completo:
Professora: ________________ . 4º Ano _____ .
à Atividade:
Leia o texto.
§ Produção de texto: Reescrita – diálogo. (Faça no caderno)
Reescreva essa fala do Menino
Maluquinho em um diálogo narrativo. Não esqueça que um diálogo narrativo
apresenta parágrafo e travessão!
*NOTA:
Não esqueça de iniciar a produção com letra maiúscula, fazer parágrafo e colocar
pontuação adequada.
§
ATIVIDADE:
1. Primeiramente, assista ao vídeo:
2. Em seguida, observe os exemplos e escreva uma frase para cada palavra. Em caso de dúvidas, consulte o livro de inglês, página 22.
Exemplos:
I like
banana. (Eu gosto de banana).
I prefer
apple. (Eu prefiro maça).
My favorite fruit is guava. (Minha fruta favorita é goiaba).
I don’t
like pear. (Eu não gosto de pera).
a. Grapes
R: ____________________________________________
b.
Beet
R:
_____________________________________________
c.
Potato
R:
_____________________________________________
d.
Cabbage
R:
_____________________________________________
e.
Strawberry
R: _____________________________________________
f.
Lettuce
R:
____________________________________________
3.
Relacione
as imagens com o vocabulário em inglês.
DATA 24/07/2020 (4ª Feira) 4º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física
ATIVIDADE:
Nessa
aula vamos falar um pouco sobre pipas. Em um dia normal de aula teríamos muitas
coisas para ver e fazer na escola, mas em casa podemos pesquisar um pouco e
conhecer. A pipa é um brinquedo lindo que deixa o céu colorido, além de ser
delicioso e relaxante soltar pipa. No Brasil é muito popular e faz parte do
folclore, e com certeza marcou a infância de muita gente. Aqui não dá para
colocarmos tantas fotos, então pesquise na internet e veja cada modelo lindo e
criativo, de todos os tipos e tamanhos, e também de outros países que usam as
pipas em eventos culturais.
1 – Vamos ler algumas curiosidades sobre a pipa. Cada
trecho foi retirado de um site que você pode entrar e conhecer mais.
O que é pipa?
A pipa ou papagaio de papel, também chamada de papagaio, pandorga ou raia, é um brinquedo que voa baseado na oposição entre a força do vento e a da corda segurada pelo operador.
O que faz a pipa
subir?
Como a pipa chegou ao Brasil?
Quando e onde surgiu a pipa?
2 – Tipos de pipas
·
uru - pipa que não tem rabiola e também em sua
fabricação só utiliza duas taletas (varetas) em forma de cruz e é totalmente
encapada.
·
Raia - não utiliza rabiola e tem formato de
losango.
·
Cafifa - espécie de raia, muito parecido com a
pipa.
·
Peixinho - raia pequena com rabiola
·
Capucheta -
pipa sem varetas.
·
E muitos outros.
3 – Agora vamos construir uma pipa? Essa aula será repartida em duas partes,
então hoje vamos começar fazendo o modelo mais simples, que basta você tem em
casa jornal velho e qualquer tipo de linha. A capucheta. Abaixo tem uma foto de como fazer, e se você
tem acesso fácil à internet assista o tutotial da escola de pipeiros que ensina
a capucheta original.
Vídeo: