sexta-feira, 17 de julho de 2020

SEMANA 12 - 20/07 A 24/07

OBSERVAÇÃO : SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS, AS ATIVIDADES NÃO PRECISAM SER IMPRESSAS E NÃO HÁ NECESSIDADE DE COPIAR AS QUESTÕES, OS ALUNOS DEVERÃO COLOCAR NO CADERNO O CABEÇALHO A DATA E A DISCIPLINA, O NÚMERO DA QUESTÃO E A RESPOSTA DA QUESTÃO MENCIONADA.

Data: 20 / 07 / 2020 (2ª feira)                                   5º   Ano

Componente curricular: Língua  Portuguesa

Cabeçalho (copiar no caderno)

E.M.Coronel Domingos Ferreira.

Monte Mor, 20  de julho de 2020.

Hoje é segunda-feira.

Nome completo:               

Professora:  ________________ .   5º Ano ­­­_____ .

DATA  20 / 07 /2020  (2ª Feira)                            5º ANO                                                                                         

ORIENTAÇÃO: Senhores responsáveis, peça para que o(a) aluno(a) leia com atenção e faça as atividades. Caso ele(a) ainda não faça a leitura, ajude-o(a) a entender a tarefa e o(a) acompanhe.

COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa

ATIVIDADE: Leitura e compreensão. Faça as atividades 1 e 2 do seu CADERNO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES NAME®️ na página 23.


DATA 20/07/2020  (2ª Feira)                                       5º ANO                                                                                         

COMPONENTE CURRICULAR: Matemática

ATIVIDADE:



DATA:20/07/2020 ( segunda- feira1h)

 

5° ano – EF I

COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

ATIVIDADES COMPLEMENTARES- páginas 97 e 98.

Página 97: escreva um diálogo dentro dos balões, nos quadros de história em quadrinho, de acordo com a expressão dos personagens.

Página 98: Observe a imagem referente a Pop Art, com a técnica de serigrafia (repetição de imagens, por meio de impressão), e faça nos quadros abaixo uma sequência de uma mesma fruta ou objeto, depois pinte- as de cores diferentes.

DATA 21/07/2020  (3ª Feira)                               5º ANO                                                                                          

E.M.”Coronel Domingos Ferreira”

Monte Mor, 21 de julho de 2020

Hoje é terça-feira

O dia está _________________

Nome:___________________

Bom dia!

“Deus, dai-me ânimo, paciência e fé, para enfrentar qualquer tempestade que vier. Amém!”

ATIVIDADES:

 

 


DATA  21 / 07 /2020  (3ª Feira)                                    5º ANO                                                                                                

COMPONENTE CURRICULAR: História

ATIVIDADE: Abra o seu CADERNO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES NAME®️ na página 103 e faça as atividades 1, 2 e 3.


DATA 21/07/2020  (3ª Feira)                                      5º ANO                                                                                          

COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física

ATIVIDADE:

Nessa aula vamos falar um pouco sobre pipas. Em um dia normal de aula teríamos muitas coisas para ver e fazer na escola, mas em casa podemos pesquisar um pouco e conhecer. A pipa é um brinquedo lindo que deixa o céu colorido, além de ser delicioso e relaxante soltar pipa. No Brasil é muito popular e faz parte do folclore, e com certeza marcou a infância de muita gente. Aqui não dá para colocarmos tantas fotos, então pesquise na internet e veja cada modelo lindo e criativo, de todos os tipos e tamanhos, e também de outros países que usam as pipas em eventos culturais.

 

1 – Vamos ler algumas curiosidades sobre a pipa. Cada trecho foi retirado de um site que você pode entrar e conhecer mais.

O que é pipa?

A pipa ou papagaio de papel, também chamada de papagaio, pandorga ou raia, é um brinquedo que voa baseado na oposição entre a força do vento e a da corda segurada pelo operador.

 O que faz a pipa subir?

Existe uma camada superior na forma convexa e uma inferior que pode ser côncava ou reta. Quando o ar passa mais rápido por cima, a pressão do ar na parte de cima é menor. Então a pressão na parte inferior empurra a pipa para cima, assim a pipa voa. Conforme o ângulo, o ar passar mais ou menos rápido na pipa.

brainly.com.br

Como a pipa chegou ao Brasil?

Nós brasileiros conhecemos as pipas através dos colonizadores portugueses por volta de 1596. ... As pessoas saem cedo de casa, com um farnel na mão e a pipa pendurada nas costas, e seguem para os cerros da região, longe dos fios que fazem a transmissão de energia, para dedicar-se ao esporte.

Quando e onde surgiu a pipa?

As primeiras pipas surgiram há cerca de 3 mil anos, provavelmente na China. As varetas de bambu eram recobertas de seda. ... Em 1752, nas colônias inglesas da América do Norte que depois se tornaram os Estados Unidos, o filósofo e cientista Benjamin Franklin soltou uma pipa presa a uma chave durante uma tempestade.

2 – Tipos de pipas

·        uru - pipa que não tem rabiola e também em sua fabricação só utiliza duas taletas (varetas) em forma de cruz e é totalmente encapada.

·        Raia - não utiliza rabiola e tem formato de losango.

·        Cafifa - espécie de raia, muito parecido com a pipa.

·        Peixinho - raia pequena com rabiola

·        Capucheta - pipa sem varetas.

·        E muitos outros.

3 – Agora vamos construir uma pipa?  Essa aula será repartida em duas partes, então hoje vamos começar fazendo o modelo mais simples, que basta você tem em casa jornal velho e qualquer tipo de linha. A capucheta.  Abaixo tem uma foto de como fazer, e se você tem acesso fácil à internet assista o tutotial da escola de pipeiros que ensina a capucheta original.


DATA 22/07/2020  (4ª Feira)                               5º ANO                                                                                          

E.M.”Coronel Domingos Ferreira”

Monte Mor, 22 de julho de 2020

Hoje é quarta-feira

O dia está _________________

Nome:___________________

Bom dia!

COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa

ATIVIDADE:  No seu CADERNO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES NAME®️ na página 24 e até metade da página 25 faça o exercício sobre sinônimos, que seria exercício 2 da página anterior e também o exercício nº 3. Fique atento que esse exercício tem até a letra ‘f’.

COMPONENTE CURRICULAR: Geografia

ATIVIDADE: Vamos até a página 121 do nosso CADERNO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES NAME®️ e fazer os 5 exercícios desta página e na página 122 as palavras cruzadas, que é o 6º exercício. E assim completamos mais uma atividade.

COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

ATIVIDADE: Livro NAME: Chuva de ideias.

Capítulo 6-  Grafite

·        Observe a imagem das páginas 68 e 69, sobre o grafite do artista kobra.

·        Responda as questões da seção Chuva de Ideias

·        Desenhe em seu caderno, uma paisagem tão colorida quanto as obras do artista Kobra. 


COMPONENTE CURRICULAR: Matemática

E.M. “Coronel Domingos Ferreira”

Monte Mor, 23 de julho de 2020

Hoje é quinta-feira

O dia está _____________________

Nome: ________________________

Bom dia!

“Que o nosso dia seja de paz, amor, saúde, fé e o mais importante, a presença de Deus!”

 

ATIVIDADE:

Números decimais: são números caracterizados por ter uma parte inteira e uma decimal, separadas por uma vírgula. De modo geral dizemos que números decimais não são inteiros, pois eles representam quantidades “quebradas”, ou seja, partes fracionadas de algo inteiro.

 

Números decimais em fração

 

Observe:  0,5 = 1/2   

A partir de uma fração podemos transformar em um número fracionário. Basta dividir o de cima pelo de baixo, ficando assim:

 

1: 2 = 0,5

 

De acordo com a posição da vírgula saberemos qual número fracionário vamos formar. Exemplos:

 

Dois inteiros e cinco décimos = 2,5 = 25/10

Catorze inteiros e vinte centésimos = 14,20 = 142/100

Sete inteiros e treze milésimos = 7,013 = 7013/1000

 

Como vocês podem observar de acordo com as casas depois da vírgula é a fração decimal a ser formada, ou seja, uma casa é décimos; duas casas é centésimos e três casas é milésimos.

 Agora assistam ao vídeo para resolver as atividades das páginas 65 a 68 do Caderno de Atividades Complementares.  


COMPONENTE CURRICULAR : CIÊNCIAS

Atividade: De acordo com o conteúdo trabalhado, resolva as atividades abaixo:


 

DATA   24   /07 /2020  (6ª Feira)                                5º ANO                                                                                                

E.M. “Coronel Domingos Ferreira”

Monte Mor, 24 de julho de 2020

Hoje é sexta-feira

O dia está _____________________

Nome: ________________________

Bom dia!

COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa

ATIVIDADE: Temos uns exercícios bem simples que vamos fazer para completar mais uma de nossa etapa de estudos. Então no nosso CADERNO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES NAME®️ páginas 25 e 26 resolvamos os exercícios de 4 a 6 e só.

Agora vamos umas aulas de revisão e tirar dúvidas que podem ter ficado, e jamais podemos deixar essas dúvidas, devemos eliminar todas as dúvidas e caso tenha necessidade e alguma explicação melhor, qualquer coisa que não entendeu só entrar em contato com seu professor. Por isso temos o WhatsApp para mantermo-nos mais próximos. Fique firme e seja forte!

Vídeo aula de revisão:


Aula sobre subtração:

Classe de palavras:



 

DATA:  24 -07-2020 (6ª - SEXTA-FEIRA)                5º ANO

COMPONENTE CURRICULAR: INGLÊS

ATIVIDADE:

1.   Relacione os hobbies com as palavras do quadro. Coloque o número dentro dos balões. Em caso de dúvidas, consulte o dicionário, livro e internet.

 


DATA 2/07/2020  (6ª Feira)                       5º ANO                                                                                       

COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física

ATIVIDADE:

Nesta aula vamos ver um pouquinho de um jogo muito popular, a bolinha de gude.  Para esta aula, você precisa arrumar pelo menos uma bolinha para fazer os jogos.

 

1 – Conhecida como Amarelinha Africana, a brincadeira chama Teca-Teca, e difere da amarelinha que conhecemos. Não existe competição, e utiliza-se música, acontecendo em vários festivais na África. É uma brincadeira que exige coordenação e ritmo, principalmente quando tem mais pessoas. Algumas variações podem ser observadas nas figuras abaixo com uma, duas, ou quatro pessoas; mas uma bastante utilizada é em fila, e conforme a pessoa avança as fileiras vai entrando outra atrás.


2- Os comandos nessas brincadeiras em grupo pode ser combinados com a direção que vão seguir; também tem os comandos enquanto estão pulando e falando por exemplo, frente, atrás, lado, lado, volta, volta, frente, gira, etc E a opção de música: Minuê, minuê, le gusta la dance. Le gusta la dancê, la dança, minuê.

Observe o vídeo a seguir, que o grupo demonstra algumas variações, inclusive com a música acima.

3- Agora vamos à pratica. Você pode desenhar a amarelinha no chão com giz, ou usar fita, jornais, e até mesmo a marcação dos pisos como algumas crianças brincam em suas casas. Se tiver mais alguém para fazer com você seria legal e divertido, senão tente executar sozinho mesmo.