Segunda-feira, dia 20____________
ATIVIDADE: Correção das aulas anteriores - Texto “O
que é preconceito?
Aula - 13/07/20
1. Qual é o sentido da palavra
“diminui” no primeiro parágrafo?
R. Menospreza, deprecia
a outra pessoa.
2. Que tipos de preconceito estão
relacionados no segundo parágrafo?
R. Cor, local de nascimento, classe
social, aparência ou sexo.
3. Algumas “brincadeiras” ou
piadas são preconceituosas? Por quê?
R. Por que, por trás de uma
“brincadeira”, sempre há intenção de ofensa, de preconceito.
4.
Explique, com suas palavras, o último parágrafo de texto.
R.
Resposta Pessoal.
Aula - 15/07/20
Produção de texto
Resposta:
Para esta atividade, espera-se uma reflexão sobre o tema preconceito e a
produção de um texto relatando alguma experiência vivida, por você, de maneira
preconceituosa ou por alguma outra pessoa conhecida.
ATIVIDADE:
Correção da avaliação mensal
Finalizando as atividades do
primeiro semestre, faça a correção da avaliação em seu caderno, esclarecendo as
dúvidas.
1 - Leia os números egípcios abaixo e represente-os usando algarismos indo-arábicos.
2 - Use a escrita romana para registrar:
a) Um número maior que 30 e menor que 60.
35 = XXXV
b) Um número que esteja entre 90 e 100.
95 = XCV
c) Um número entre 2.000 e 4.000.
3000 = MMM
3
- Escreva usando algarismos indo-arábicos o ano contido em cada informação a
seguir.
a)
A cidade de Monte Mor foi fundada no dia 24 de março de MDCCCLXXI.
1000 + 500 + 300 + 50 + 20 + 1 = 1871
b)
O professor de Matemática nasceu em MCMLXXX
na cidade de Mira Estrela.
1000 + 900 + 50 + 30 = 1980
4 - A população de uma cidade é de um milhão, trezentos e oito mil e quarenta e sete habitantes. Utilizando algarismos, o total de habitantes dessa cidade é:
(a) 1 308 407
(X) 1 308
047
(c) 1 308 470
(d) 1 380 047
5 - Numa farmácia, um medicamento foi embalado
em caixas onde cabem 1000, 100, 10 e 1 unidade. O total de caixas utilizadas
aparece na figura a seguir:
Quantas unidades desse medicamento foram embaladas? (0,3)
2 x 1000 + 3 x 100 + 6 x 10 + 4 x 1 =
2000 + 30 + 60 + 4 =
2.364
6 - Usando os algarismos 5, 7 e 9 escreva todos
os números de três algarismos possíveis de se formar sem repetir os algarismos.
Pinte o maior de vermelho e o menor de azul.
Terça-feira, dia 21______________
ORIENTAÇÕES:
-
Antes de iniciar a atividade registre no seu caderno a pauta e a data de hoje. É muito importante neste momento que o seu
caderno esteja organizado e com todo conteúdo que vamos estudar.
-
Pauta: EGITO
-
Nome e sala
-
Registre todas as questões de revisão em seu caderno
EGITO
https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/conheca-5-livros-para-entender-egito-antigo.phtml
C O R R E Ç Ã O
SEMANA 29/06 a 03/07/2020
1.
Faça
um resumo do que foi apresentado no vídeo sobre o Egito.
2.
Comente
as causas do Egito ser rico e poderoso.
R.: para realizar a
questão 1 você deveria (e deve) assistir o vídeo recomendado, assim como para
responder a questão 2.
As
respostas não são curtas, uma vez que se trata de um resumo.
Poucos
responderam todas as causas, que fizeram do Egito um lugar rico e poderoso. Se
sua resposta estiver errada ou muito curta, assista, novamente, o vídeo e
refaça as questões no caderno.
Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=gm8eEJ8q3u8
SEMANA 06 a 10/07/2020
RESPONDA AS QUESTÕES COM BASE NA LEITURA DO TEXTO:
1) QUAL A LOCALIZAÇÃO
GEOGRÁFICA DO EGITO?
Resp.: O Egito está situado no Nordeste da África em meio a dois imensos desertos : o da Líbia e o da Arábia. O Antigo Egito possuía um território estreito e comprido que compreendia duas grandes regiões: o Alto Egito (região do vale) e o Baixo Egito região do Delta do Nilo.
2) EXPLIQUE A FORMAÇÃO
DO ESTADO NO EGITO ANTIGO.
Resp.: Era composto por Nomos,
que eram conjuntos de aldeias governadas pelos nomarcas, nome dado aos chefes
mais poderosos. Com o tempo, as disputas entre os nomarcas por poder e
terras geraram guerras e alianças entre eles. Alguns deles, ao vencerem os
demais, tornavam-se reis, passando a controlar vários “nomos”.
Surgiram então no Egito reinos que foram ficando cada vez maiores, até
resumirem a dois: o Alto Egito (no vale do Nilo) e o Baixo Egito (no Delta do
Nilo) .
Por volta do ano 3200 a.C., o rei Menés, do Alto Egito (no vale do Nilo), conquistou o Baixo Egito (no delta do Nilo), unificando os dois reinos. Menés tornou-se então o primeiro faraó (nome que se dava ao rei entre os egípcios) e o fundador da primeira dinastia (sucessão de reis pertencentes a uma mesma família).
3) RESUMA A
PERIODIZAÇÃO DA HISTÓRIA EGÍPCIA.
Resp.: Antigo Império - Durante a maior parte deste longo período, os faraós conseguiram impor sua autoridade ao reino e, auxiliados por seus funcionários, coordenaram a construção de grandes obras públicas, entre elas as pirâmides de Quéops, Quéfren e Miquerinos.
Médio Império: neste período os egípcios expandiram seu território em direção ao Sul, conquistando a Núbia. Os hicsos, povo originário da Ásia Central, invadiram o Egito, e o conquistou. O domínio dos hicsos em território egípcio durou mais de 150 anos.
Novo Império: Este período inicia-se com a expulsão dos hicsos. Amósis, o líder militar da luta contra o invasor, inaugurou uma nova dinastia. Os faraós do Novo Império organizaram um poderoso exército com cavalaria e carros de combate e adotaram uma política expansionista. Pela força, reconquistaram a Núbia, ocuparam a Síria, a Fenícia e a Palestina e estenderam seus domínios até o rio Eufrates. Depois de efetuar estas conquistas, o governo egípcio passou a exigir pesados impostos dos povos dominados. Essa situação provocou revoltas sociais dentro do Egito, o que, somado às sublevações dos povos conquistados contra a cobrança de impostos abusivos, acabou debilitando o poder do faraó. A partir do século VIII a.C., o Egito foi sucessivamente invadido por núbios, assírios e persas, até que, em 332 a.C. foi conquistado por Alexandre Magno.
SEMANA 13 a 17/07/2020
Responda de acordo com o texto
1) Como o Faraó era
considerado no Egito Antigo?
Resp.: Ele era considerado um deus vivo, filho do Sol (Amon-Rá) e encarnação do deus-falcão (Hórus). Toda a felicidade dependia do dele, seu poder era ilimitado e era o pai e a mãe dos seres humanos.
2) O que Faraó
ostentava em sua cabeça e qual o significado?
Resp.: O Faraó ostentava em sua cabeça uma coroa, que junto com o cetro, representavam sua autoridade.
3) Quem tinha o direito
de receber (ficar) com os impostos cobrados? Por quê?
Resp.: o Faraó, porque ele era considerado o dono de todas as terras do Egito e por causa disso, tinha o direito de receber impostos (pagos em produtos) das aldeias.
4) Que tipo de governo
possuía o Egito?
Resp.: Governo Teocrático, onde o poder religioso e político se misturavam.
5) Observe a pirâmide
representando a estrutura da sociedade egípcia. Depois, explique,
resumidamente, quem eram:
a) Sacerdotes e Nobres
Sacerdotes: detinham muito poder,
administravam todos os bens que os fiéis e o próprio Estado ofereciam aos
deuses e tinham muita influência junto ao faraó. Enriqueciam porque ficavam com
parte das oferendas feitas pela população aos deuses, além de serem dispensados
do pagamento de impostos. Nobres: descendentes das famílias mais
importantes dos antigos nomos. Cuidavam da administração das províncias ou
ocupavam os postos mais altos do exército.
b) Escribas: dominavam a difícil escrita
egípcia, encarregavam-se da cobrança dos impostos, da organização das leis e
dos decretos e da fiscalização da atividade econômica em geral.
c) Camponeses e
escravos: chamados no Egito de felás, constituíam a imensa maioria da população.
Trabalhavam nas propriedades do faraó e dos sacerdotes e tinham o direito de
conservar para si apenas uma pequena parte dos produtos colhidos. Eram também
obrigados a trabalhar na construção de obras públicas grandiosas, como abertura
de estradas, limpeza de canais, transportes de pedras necessárias às grandes
obras, como túmulos, templos e palácios.
Os Escravos: geralmente estrangeiros e prisioneiros de guerra, também compunham a base da sociedade. Trabalhavam, principalmente, nas minas e pedreiras do Estado, nas terras reais e nos templos. Muitas vezes faziam parte do exército em época de guerra e eram utilizados como escravos domésticos.
6) Como era praticado o
comércio?
Resp.: O comércio era feito à base de trocas, mas limitava-se ao pequeno comércio e à permutação de artigos de luxo com o exterior.
7) Como se chamavam os
caracteres que os egípcios usavam para escrever e onde eram utilizados?
Resp.: eram chamados de hieróglifos e eram usados, geralmente, em inscrições oficiais e sagradas gravadas em pedra.
8) A religião dos
egípcios era: ( ) monoteísta / ( X )
politeísta.
Monoteísta – crença em um só deus.
Politeísta – crença em vários deuses.
9) Na crença egípcia,
para onde iam as almas dos mortos? Como os corpos eram preservados?
Resp.: a alma abandonava o corpo na hora da morte, mas retornava a ele no outro mundo, e teria de comparecer perante o tribunal de Osíris, deus dos mortos.
10) Como era o processo
de mumificação dos corpos pelos egípcios?
Resp.: O processo de mumificação se iniciava com a retirada dos órgãos internos, que eram guardados em vasos. Apenas o coração era deixado, por ser considerado o centro da vida. Na sequência, o corpo era tratado com resinas e óleos especiais para que fosse preservado. No final, os egípcios envolviam o corpo com tiras de linho e o colocavam no caixão. Esse processo durava aproximadamente setenta dias.
Quarta-feira, dia 22______________
ATIVIDADE:
Correção da aula anterior – História em Quadrinhos – “Irado”.
Aula - 17/07/2020
1. Os personagens estão numa festa. Que festa é
essa?
R. Festa
junina.
2. Na história em quadrinhos que você leu, a
expressão “Irado!” aparece no título e no quinto quadrinho com o sentido de
a) Sensacional.
b) Revoltante.
c) Medonho.
d) Curioso.
3.
No terceiro quadrinho, a fala da personagem indica ao leitor que
a) as crianças desconhecem a
participação do Maluquinho na brincadeira.
b)
as crianças surpreendem o maluquinho na brincadeira do touro.
c)
os adultos descobrem o truque do personagem Maluquinho.
d)
os adultos tentam esconder as aventuras do Maluquinho.
4. Maluquinho não caiu do touro mecânico porque
a) a torcida o estimulou.
b)
guardou chicletes no bolso de trás.
c) o touro mecânico movimentou-se devagar.
d) desenvolveu a habilidade com treinamento.
5. Que outro título você daria para a história
em quadrinhos?
R. O Menino Maluquinho e o touro mecânico.
ATIVIDADE:
Continuação
da correção da avaliação mensal e início da correção da avaliação final
7 - Este gráfico apresenta o número de pacientes que foram vacinados contra certa doença num posto de saúde durante um final de semana.
a) Quantos pacientes no total
receberam a vacina no sábado e no domingo?
Sábado: 34 + 28 = 62
Domingo: 43 + 56 = 99
b) Quantos adultos foram vacinados no final de semana?
Sábado: 34
Domingo: 43
43 + 34 = 77 adultos
8 - Fabrício tinha R$ 300,00
para pagar as suas contas.
R$ 117,00 de energia
elétrica,
R$ 58,00 de água,
R$ 88,00 de internet.
O restante queria usar para fazer algumas compras. Determine quanto lhe restou para isso.
9 - Complete os espaços lembrando-se dos conceitos de sucessor e antecessor.
10 - Sem considerar o banco do motorista, um ônibus tem um banco de cinco lugares e vinte e cinco bancos de dois lugares. Viajam nele 83 passageiros. Sabendo que todos os bancos estão ocupados por apenas um passageiro em cada banco, quantos passageiros viajam em pé?
Um banco de 5 lugares = 1 x 5 = 5
Vinte e cinco bancos de dois lugares = 25 x 2 = 50
Total de lugares: 5 + 50 = 55
Passageiros em pé: 83 – 55 = 28
Resposta: Viajavam 28 passageiros de pé.
PROVA FINAL
1 - Durante a quarentena muitas pessoas procuram praticar a solidariedade. Uma igreja já conseguiu distribuir 35 cestas básicas àqueles que estão sem renda por não poderem trabalhar. Se cada cesta básica pesa 18 kg, quantos quilos de alimentos a igreja já arrecadou no total?
2 - Dona Maria é uma das mulheres responsáveis pelo sustento da família que recebeu um auxílio do governo no valor de R$1.200,00. Ela vai utilizar este valor para efetuar o pagamento das contas mensais.
R$
92,00 de energia elétrica,
R$
77,00 de água,
R$
80,00 de internet,
R$
700,00 de aluguel.
a) Qual o valor total das
contas que dona Maria deve pagar?
b) Quanto sobrará do benefício recebido por ela?
Quinta-feira, dia 23_____________
a. (FATO) estudos já comprovaram que o novo coronavírus pode sobreviver (e muito) em diversos tipos diferentes de objetos e superfícies.
b. (FAKE) o mercado pode higienizar todas as embalagens. E muitas outras pessoas podem ter manipulado o produto antes de você. Não é preciso higienizar!
c. (FATO) ao tossir, nada de colocar a mão na boca, já que colocamos a mão em praticamente tudo! Use a dobra do antebraço ou lenço descartável que é mais sucesso.
d. (FATO) podemos demorar até 14 dias para desenvolver os sintomas e, nesse período, podemos transmitir a doença. Os portadores assintomáticos do vírus já respondem por 50% das transmissões.
e. (FATO) animais domésticos, como gatos, têm vírus, mas não podem transmitir! Segundo estudo chinês, nenhum dos testados teve carga viral suficiente para desenvolver ou transmitir a doença. Jamais abandone o seu pet!
2. Leia:
A conquista sobre o meio ambiente não se faz apenas em nome da sobrevivência, mas na busca de lucros e acúmulo de dinheiro.
O corte de árvores, a caçada de animais e a busca de minerais resultam mais da cobiça do que da sobrevivência. A natureza já não é tanto uma dádiva de Deus, mas uma mercadoria.
RAMINELLI, R. A natureza na colonização do Brasil. In: REIGOTA, M. (Org.). Verde cotidiano: o meio ambiente em discussão. Rio de Janeiro: Mauad, 2008.
A análise do texto demonstra que, na transição de sua relação com os recursos naturais, o homem abandonou o princípio da:
A) apropriação da natureza.
B) exploração para acúmulo.
C) produção para subsistência.
D) satisfação das necessidades.
3. Leia
[...] Para ser considerada potável, a água tem que atender a determinados requisitos quanto a sua natureza física, química e biológica.
Requisitos físicos: Não possuir cheiro algum (inodora), nem sabor (insípida) e nem cor (incolor). A poluição causa alterações físicas na água, que podem ser notadas no cheiro, na cor e o pior, no sabor da água.
Mas o que provoca essas alterações nos aspectos físicos da água? A decomposição da matéria orgânica lançada nos rios, isto é, animais ou plantas apodrecidas podem alterar o cheiro da água. E mais: o esgoto, óleo queimado, produtos de limpeza (detergentes), etc. Quando a água apresentar aspecto leitoso em sua cor, ou cor escura acinzentada, corre o risco de conter restos industriais. Essa coloração na água é chamada de turvação ou turbidez. [...]
Por Líria Alves Graduada em Química.
Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/quimica/poluicao-agua.htm>. Acesso em 26 mai 2020
Complete os espaços em branco:
a. A água inodora não tem: CHEIRO
b. A água insípida não tem: SABOR/GOSTO
c. A água incolor não tem: COR
4. O que provoca alterações nos aspectos físicos da água?
A decomposição da matéria orgânica lançada nos rios, isto é, animais ou plantas apodrecidas podem alterar o cheiro da água. E mais: o esgoto, óleo queimado, produtos de limpeza (detergentes), etc.
1.Peter is: (Peter tem
a) Twelve years old.
b) Thirteen years old
c)Fourteen years old.
d)Sixteen years old.
2.In this family there are five people: ( Nesta família há 5 pessoas.)
a)Five
b)Six
c)Seven
d)Eight
3 – Complete com A or An
A)
A teacher
B)
A wife
C)
An aeroplane
D)
An hospital
E)
A Shop
F)
A credit card
4. Faça os cálculos e escreva o nome dos números em inglês:
a. 1+20= twenty-one
b. 35-20=fifteen
c. 10+2= twelve
d. 2 x 5= ten
e. 27+7= thirty-four
f.12+4=sixteen
5. Escreva os sete dias da semana em Inglês .
Sunday-Monday-Tuesday-Wednesday-Thursday-FridaySexta-feira, dia 24_____________
ATIVIDADE: Correção da Avaliação Bimestral
1. Leio o texto e responda as questões.
Paraipaba - Ceará, 06 de julho de 2016.
Querido diário!
Lembro-me que o dia mais marcante da minha vida foi nas férias, em Paraipaba: a
final do Campeonato Paraipabense. Ali vivi um momento inesquecível e único.
Quando entrei no estádio e vi aquela multidão de pessoas nas arquibancadas,
senti um friozinho na barriga. Meu coração batia fortemente e estava com muita
vergonha, pois jogar naquele lugar, com tanta gente me olhando, precisava de
coragem.
Começou o jogo. Levamos um gol logo no início da partida. O treinador
permanecia muito chateado, pois estávamos perdendo. Mas finalmente conseguimos
empatar. A torcida vibrava e nos pedia mais gols. Faltava pouco tempo para
terminar o jogo quando aproveitei um lance e fiz o gol da vitória. A alegria
dos membros do time e dos torcedores nas arquibancadas foi intensa. Todos
comemoravam aquela vitória. Eu me senti um verdadeiro herói.
Naquele dia, ganhamos troféu e medalhas. Foi tão marcante aquele momento que quando me lembro, hoje, ainda fico extasiado.
Antônio Caio dos Santos
(Escola João Moreira Barroso, setembro de 2017.
Vieira, Antônio Caio dos Santos. Professor F. Maurício Araújo)
1. A
finalidade do texto é:
a) apresentar
dados relevantes do futebol brasileiro.
b) registrar algo agradável vivenciado pelo autor.
c) relatar
acontecimentos marcantes de vários personagens.
d) defender
uma opinião.
2. Na frase
“... pois jogar naquele lugar, com tanta gente...”, a
expressão destacada se refere a
a) Paraipaba.
b)
arquibancadas.
c) estádio.
d) campeonato.
3. Por que o personagem
sentiu um friozinho na barriga?
Resposta: Sentiu
o friozinho na barriga por ter entrado no estádio e vir aquela multidão de
pessoas nas arquibancadas.
4. O que o
narrador-personagem quis dizer ao falar “meu coração batia fortemente”?
Resposta. Estava agitado, emocionado, com medo,
enfim, sentindo várias sensações boas e ruins ao mesmo tempo, além de muita
vergonha, pois jogar naquele lugar, com tanta gente lhe olhando, precisava de
coragem.
5. Como foi
comemorada a vitória no campeonato pelo personagem e pelos seus companheiros de
futebol?
Resposta: Foi
comemorada junto com a alegria dos membros do time e dos torcedores nas
arquibancadas.
ATIVIDADE:
Continuação
da correção da avaliação final
3 - Escreva utilizando
algarismos:
a) Dezesseis mil cento
e trinta:
16.130
b) Oito milhões, cento
e quatro mil, duzentos e dezesseis:
8.104.216
c) Quatrocentos e um:
401
d) Dez mil e vinte:
10.020
4 - Uma
indústria, necessitando contratar mão de obra, elaborou um gráfico no qual
apresenta a distribuição das vagas que precisa preencher. Porém, ficou faltando
especificar o percentual de vagas para operador de máquinas.
Determine a porcentagem referente ao cargo de operador de máquinas que está faltando no gráfico.
Total da porcentagem do gráfico: 100%
Total de porcentagem apresentada: 32% + 10% + 22% = 64%
Operador de máquinas: 100% – 64% = 36%
5 - Gustavo quer fazer uma cerca ao redor de seu terreno para colocar algumas cabeças de gado. O espaço do terreno disponível tem a forma retangular com as seguintes medidas:
Quantos
metros de arame Gustavo irá utilizar, sabendo que cada lado do terreno terá 3
fios de arame.
6 - Determine o valor de cada potência apresentada a seguir:
a) 23 = 2 x 2 x 2 = 8
b) 132 = 13 x 13 = 169
c) 34 = 3 x 3 x 3 x 3 = 81
d)
20201 = 2020
7 - Assinale a alternativa correta:
(A) 26 é múltiplo de 4.
(B) 15 é divisível por 2.
(X) 42 é divisível por 7.
(D) 24 é múltiplo de 5.
7 x 6 = 42, então 42 é divisível por 7
8 - Marque a alternativa correta: os números 15 e 20 são:
(A) divisíveis por 2.
(B) divisíveis por 3.
(C) divisíveis por 4.
(X) divisíveis por 5.
3 x 5 = 15 e 4
x 5 = 20, então 15 e 20 são divisíveis por 5
9 - Assinale a alternativa onde todos os números são primos:
(A) 1, 2, 3 e 4
(B) 2, 3, 4 e 5.
(C) 1,
2, 3 e 5
(X) 2, 3, 5 e 7
1 e 4 não
são primos.
10 - Elabore um problema de aplicação utilizando a operação de divisão.
A
secretaria da saúde dispõe de 20.000 doses de vacina para distribuir igualmente
a 8 postos de saúde. Quantas doses de vacina receberá cada posto?