segunda-feira, 20 de julho de 2020

Semana 12 - de 20 a 24/7 - 6o ano EJA

Atenção aos comandos

LEIA O TEXTO - atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

CORREÇÃO COMO SUA ATIVIDADE DEVERIA ESTAR NO CADERNO: revise com atenção.



Segunda-feira, dia 20____________


Língua Portuguesa__________________________

ATIVIDADE: Correção das aulas anteriores - Texto “O que é preconceito?

Aula - 13/07/20

1. Qual é o sentido da palavra “diminui” no primeiro parágrafo?

R. Menospreza, deprecia a outra pessoa.

 

2. Que tipos de preconceito estão relacionados no segundo parágrafo?

R. Cor, local de nascimento, classe social, aparência ou sexo.

 

3. Algumas “brincadeiras” ou piadas são preconceituosas? Por quê?

R. Por que, por trás de uma “brincadeira”, sempre há intenção de ofensa, de preconceito.

4. Explique, com suas palavras, o último parágrafo de texto.

R. Resposta Pessoal.

Aula - 15/07/20

Produção de texto

Resposta:

Para esta atividade, espera-se uma reflexão sobre o tema preconceito e a produção de um texto relatando alguma experiência vivida, por você, de maneira preconceituosa ou por alguma outra pessoa conhecida.




Matemática___________________________

ATIVIDADE: Correção da avaliação mensal

Finalizando as atividades do primeiro semestre, faça a correção da avaliação em seu caderno, esclarecendo as dúvidas.

1 - Leia os números egípcios abaixo e represente-os usando algarismos indo-arábicos.

 

2 - Use a escrita romana para registrar:

a) Um número maior que 30 e menor que 60.

35 = XXXV

b) Um número que esteja entre 90 e 100.

95 = XCV

c) Um número entre 2.000 e 4.000.

3000 = MMM

 

3 - Escreva usando algarismos indo-arábicos o ano contido em cada informação a seguir.

a) A cidade de Monte Mor foi fundada no dia 24 de março de MDCCCLXXI

1000 + 500 + 300 + 50 + 20 + 1 = 1871

b) O professor de Matemática nasceu em MCMLXXX na cidade de Mira Estrela.

1000 + 900 + 50 + 30 = 1980

 

4 - A população de uma cidade é de um milhão, trezentos e oito mil e quarenta e sete habitantes. Utilizando algarismos, o total de habitantes dessa cidade é: 

(a) 1 308 407           

(X) 1 308 047          

(c) 1 308 470                       

(d) 1 380 047


5 - Numa farmácia, um medicamento foi embalado em caixas onde cabem 1000, 100, 10 e 1 unidade. O total de caixas utilizadas aparece na figura a seguir:

Quantas unidades desse medicamento foram embaladas? (0,3)

2 x 1000 + 3 x 100 + 6 x 10 + 4 x 1 =

2000   +    30       +       60     +     4 =

                          2.364


6 - Usando os algarismos 5, 7 e 9 escreva todos os números de três algarismos possíveis de se formar sem repetir os algarismos. Pinte o maior de vermelho e o menor de azul.




Terça-feira, dia 21______________


Geografia____________________________

ATIVIDADE: correção e revisão da prova.


CORREÇÃO COMO SUA ATIVIDADE DEVERIA ESTAR: revise com atenção.



1:CENTRO-OESTE
2:NORDESTE
3:NORTE
4:SUDESTE
5:SUL

2.A REGIÃO QUE POSSUI A MAIOR EXTENSÃO TERRITORIAL É A REGIÃO NORTE.

3.A REGIÃO MAIS POPULOSA DO BRASIL É A REGIÃO SUDESTE.

4.O BRASIL POSSUI 26 ESTADOS MAIS O DISTRITO FEDERAL

5.LUGAR É A PARTE DELIMITADA DE UM ESPAÇO ,REGIÃO, LOCAL OU SÍTIO. 



História______________________________

ORIENTAÇÕES:

- Antes de iniciar a atividade registre no seu caderno a pauta e a data de hoje. É muito importante neste momento que o seu caderno esteja organizado e com todo conteúdo que vamos estudar.

- Pauta: EGITO

- Nome e sala

- Registre todas as questões de revisão em seu caderno

 

EGITO

https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/conheca-5-livros-para-entender-egito-antigo.phtml

C O R R E Ç Ã O

SEMANA 29/06 a 03/07/2020

1.    Faça um resumo do que foi apresentado no vídeo sobre o Egito.

 

2.    Comente as causas do Egito ser rico e poderoso.

 

R.: para realizar a questão 1 você deveria (e deve) assistir o vídeo recomendado, assim como para responder a questão 2.

As respostas não são curtas, uma vez que se trata de um resumo.

Poucos responderam todas as causas, que fizeram do Egito um lugar rico e poderoso. Se sua resposta estiver errada ou muito curta, assista, novamente, o vídeo e refaça as questões no caderno.

Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=gm8eEJ8q3u8

 SEMANA 06 a 10/07/2020

RESPONDA AS QUESTÕES COM BASE NA LEITURA DO TEXTO:

1) QUAL A LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA DO EGITO?

Resp.: O Egito está situado no Nordeste da África em meio a dois imensos desertos : o da Líbia e o da Arábia. O Antigo Egito possuía um território estreito e comprido que compreendia duas grandes regiões: o Alto Egito (região do vale) e o Baixo Egito região do Delta do Nilo.

2) EXPLIQUE A FORMAÇÃO DO ESTADO NO EGITO ANTIGO.

Resp.: Era composto por Nomos, que eram conjuntos de aldeias governadas pelos nomarcas, nome dado aos chefes mais poderosos. Com o tempo, as disputas entre os nomarcas por poder e terras geraram guerras e alianças entre eles. Alguns deles, ao vencerem os demais, tornavam-se reis, passando a controlar vários “nomos”.

Surgiram então no Egito reinos que foram ficando cada vez maiores, até resumirem a dois: o Alto Egito (no vale do Nilo) e o Baixo Egito (no Delta do Nilo) .

Por volta do ano 3200 a.C., o rei Menés, do Alto Egito (no vale do Nilo), conquistou o Baixo Egito (no delta do Nilo), unificando os dois reinos. Menés tornou-se então o primeiro faraó (nome que se dava ao rei entre os egípcios) e o fundador da primeira dinastia (sucessão de reis pertencentes a uma mesma família).

3) RESUMA A PERIODIZAÇÃO DA HISTÓRIA EGÍPCIA.

Resp.: Antigo Império - Durante a maior parte deste longo período, os faraós conseguiram impor sua autoridade ao reino e, auxiliados por seus funcionários, coordenaram a construção de grandes obras públicas, entre elas as pirâmides de Quéops, Quéfren e Miquerinos.

Médio Império:  neste período os egípcios expandiram seu território em direção ao Sul, conquistando a Núbia. Os hicsos, povo originário da Ásia Central, invadiram o Egito, e o conquistou. O domínio dos hicsos em território egípcio durou mais de 150 anos.

Novo Império: Este período inicia-se com a expulsão dos hicsos. Amósis, o líder militar da luta contra o invasor, inaugurou uma nova dinastia. Os faraós do Novo Império organizaram um poderoso exército com cavalaria e carros de combate e adotaram uma política expansionista. Pela força, reconquistaram a Núbia, ocuparam a Síria, a Fenícia e a Palestina e estenderam seus domínios até o rio Eufrates. Depois de efetuar estas conquistas, o governo egípcio passou a exigir pesados impostos dos povos dominados. Essa situação provocou revoltas sociais dentro do Egito, o que, somado às sublevações dos povos conquistados contra a cobrança de impostos abusivos, acabou debilitando o poder do faraó. A partir do século VIII a.C., o Egito foi sucessivamente invadido por núbios, assírios e persas, até que, em 332 a.C. foi conquistado por Alexandre Magno.

SEMANA 13 a 17/07/2020 

Responda de acordo com o texto

1) Como o Faraó era considerado no Egito Antigo?

Resp.: Ele era considerado um deus vivo, filho do Sol (Amon-Rá) e encarnação do deus-falcão (Hórus). Toda a felicidade dependia do dele, seu poder era ilimitado e era o pai e a mãe dos seres humanos.

2) O que Faraó ostentava em sua cabeça e qual o significado?

Resp.: O Faraó ostentava em sua cabeça uma coroa, que junto com o cetro, representavam sua autoridade.

3) Quem tinha o direito de receber (ficar) com os impostos cobrados? Por quê?

Resp.: o Faraó, porque ele era considerado o dono de todas as terras do Egito e por causa disso, tinha o direito de receber impostos (pagos em produtos) das aldeias.

4) Que tipo de governo possuía o Egito?

Resp.: Governo Teocrático, onde o poder religioso e político se misturavam.

5) Observe a pirâmide representando a estrutura da sociedade egípcia. Depois, explique, resumidamente, quem eram:

a) Sacerdotes e Nobres

Sacerdotes: detinham muito poder, administravam todos os bens que os fiéis e o próprio Estado ofereciam aos deuses e tinham muita influência junto ao faraó. Enriqueciam porque ficavam com parte das oferendas feitas pela população aos deuses, além de serem dispensados do pagamento de impostos. Nobres: descendentes das famílias mais importantes dos antigos nomos. Cuidavam da administração das províncias ou ocupavam os postos mais altos do exército.

b) Escribas: dominavam a difícil escrita egípcia, encarregavam-se da cobrança dos impostos, da organização das leis e dos decretos e da fiscalização da atividade econômica em geral.

c) Camponeses e escravos: chamados no Egito de felás, constituíam a imensa maioria da população. Trabalhavam nas propriedades do faraó e dos sacerdotes e tinham o direito de conservar para si apenas uma pequena parte dos produtos colhidos. Eram também obrigados a trabalhar na construção de obras públicas grandiosas, como abertura de estradas, limpeza de canais, transportes de pedras necessárias às grandes obras, como túmulos, templos e palácios.

Os Escravos: geralmente estrangeiros e prisioneiros de guerra, também compunham a base da sociedade. Trabalhavam, principalmente, nas minas e pedreiras do Estado, nas terras reais e nos templos. Muitas vezes faziam parte do exército em época de guerra e eram utilizados como escravos domésticos.

6) Como era praticado o comércio?

Resp.: O comércio era feito à base de trocas, mas limitava-se ao pequeno comércio e à permutação de artigos de luxo com o exterior.

7) Como se chamavam os caracteres que os egípcios usavam para escrever e onde eram utilizados?

Resp.: eram chamados de hieróglifos e eram usados, geralmente, em inscrições oficiais e sagradas gravadas em pedra.

8) A religião dos egípcios era: (     ) monoteísta  /   (  X  ) politeísta.

Monoteísta – crença em um só deus.

Politeísta – crença em vários deuses.

9) Na crença egípcia, para onde iam as almas dos mortos? Como os corpos eram preservados?

Resp.: a alma abandonava o corpo na hora da morte, mas retornava a ele no outro mundo, e teria de comparecer perante o tribunal de Osíris, deus dos mortos.

10) Como era o processo de mumificação dos corpos pelos egípcios?

Resp.: O processo de mumificação se iniciava com a retirada dos órgãos internos, que eram guardados em vasos. Apenas o coração era deixado, por ser considerado o centro da vida. Na sequência, o corpo era tratado com resinas e óleos especiais para que fosse preservado. No final, os egípcios envolviam o corpo com tiras de linho e o colocavam no caixão. Esse processo durava aproximadamente setenta dias.




Educação Física_______________________

FIQUE   ATENTO   ÀS   TURMAS:
TURMA   1,   MAIORES   DE   18   ANOS.
TURMA   2,   MENORES   DE   18   ANOS,   SEM   AFASTAMENTO.


ATIVIDADE   TURMA   1: alongamento sentado


O alongamento colabora para o bem estar do nosso corpo e até melhora a postura. Convide alguém para fazer com você ou imagine que estamos aí para te fazer companhia! Vamos lá.
Vamos fazer as posturas da imagem abaixo, temos que ficar na posição contando até 15. Vamos lá?!
Um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete, oito, nove, dez!!!!!


Vamos fazer exercícios e alongamento para o corpo que podem ser realizados em casa.




ATIVIDADE  TURMA  2: alongamento

O alongamento colabora para o bem estar do nosso corpo e até melhora a postura. Convide alguém para fazer com você ou imagine que estamos aí para te fazer companhia! Vamos lá.
Vamos fazer as posturas da imagem abaixo, temos que ficar na posição contando até 15. Vamos lá?!
Um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete, oito, nove, dez!!!!!



Se possível, assista ao vídeo Série de alongamento para fazer em casa, do canal Portal Coop.






Quarta-feira, dia 22______________

 
Língua Portuguesa______________________

ATIVIDADE: Correção da aula anterior – História em Quadrinhos – “Irado”.

Aula - 17/07/2020

1. Os personagens estão numa festa. Que festa é essa?

R. Festa junina.

 

2. Na história em quadrinhos que você leu, a expressão “Irado!” aparece no título e no quinto quadrinho com o sentido de

a)  Sensacional.

b)  Revoltante.

c)  Medonho.

d)  Curioso.

 

3. No terceiro quadrinho, a fala da personagem indica ao leitor que

a) as crianças desconhecem a participação do Maluquinho na brincadeira.

b) as crianças surpreendem o maluquinho na brincadeira do touro.

c) os adultos descobrem o truque do personagem Maluquinho.

d) os adultos tentam esconder as aventuras do Maluquinho.

 

4. Maluquinho não caiu do touro mecânico porque

a) a torcida o estimulou.

b) guardou chicletes no bolso de trás.

c) o touro mecânico movimentou-se devagar.

d) desenvolveu a habilidade com treinamento.

 

5. Que outro título você daria para a história em quadrinhos?

R. O Menino Maluquinho e o touro mecânico.




Matemática____________________________

ATIVIDADE: Continuação da correção da avaliação mensal e início da correção da avaliação final

7 - Este gráfico apresenta o número de pacientes que foram vacinados contra certa doença num posto de saúde durante um final de semana.


a) Quantos pacientes no total receberam a vacina no sábado e no domingo?

Sábado: 34 + 28 = 62

Domingo: 43 + 56 = 99

b) Quantos adultos foram vacinados no final de semana?

Sábado: 34

Domingo: 43

43 + 34 = 77 adultos

 

8 - Fabrício tinha R$ 300,00 para pagar as suas contas.

R$ 117,00 de energia elétrica,

R$ 58,00 de água,             

R$ 88,00 de internet.

 

O restante queria usar para fazer algumas compras.  Determine quanto lhe restou para isso.


9 - Complete os espaços lembrando-se dos conceitos de sucessor e antecessor. 


10 - Sem considerar o banco do motorista, um ônibus tem um banco de cinco lugares e vinte e cinco bancos de dois lugares. Viajam nele 83 passageiros. Sabendo que todos os bancos estão ocupados por apenas um passageiro em cada banco, quantos passageiros viajam em pé?

Um banco de 5 lugares = 1 x 5 = 5

Vinte e cinco bancos de dois lugares = 25 x 2 = 50

Total de lugares: 5 + 50 = 55

Passageiros em pé: 83 – 55 = 28

Resposta: Viajavam 28 passageiros de pé.

 

PROVA FINAL

1 - Durante a quarentena muitas pessoas procuram praticar a solidariedade. Uma igreja já conseguiu distribuir 35 cestas básicas àqueles que estão sem renda por não poderem trabalhar. Se cada cesta básica pesa 18 kg, quantos quilos de alimentos a igreja já arrecadou no total?

 

2 - Dona Maria é uma das mulheres responsáveis pelo sustento da família que recebeu um auxílio do governo no valor de R$1.200,00. Ela vai utilizar este valor para efetuar o pagamento das contas mensais.

R$ 92,00 de energia elétrica,

R$ 77,00 de água,             

R$ 80,00 de internet,

R$ 700,00 de aluguel.

 

a) Qual o valor total das contas que dona Maria deve pagar?

b) Quanto sobrará do benefício recebido por ela?




Quinta-feira, dia 23_____________

 
Ciências_____________________________

ATIVIDADE: correção e revisão da prova.


CORREÇÃO COMO SUA ATIVIDADE DEVERIA ESTAR: revise com atenção.

1. De acordo com as notícias e informações estudadas escreva FATO ou FAKE nas explicações abaixo:

a. (FATO) estudos já comprovaram que o novo coronavírus pode sobreviver (e muito) em diversos tipos diferentes de objetos e superfícies.

b. (FAKE) o mercado pode higienizar todas as embalagens. E muitas outras pessoas podem ter manipulado o produto antes de você. Não é preciso higienizar!

c. (FATO) ao tossir, nada de colocar a mão na boca, já que colocamos a mão em praticamente tudo! Use a dobra do antebraço ou lenço descartável que é mais sucesso.

d. (FATO) podemos demorar até 14 dias para desenvolver os sintomas e, nesse período, podemos transmitir a doença. Os portadores assintomáticos do vírus já respondem por 50% das transmissões.

e. (FATO) animais domésticos, como gatos, têm vírus, mas não podem transmitir! Segundo estudo chinês, nenhum dos testados teve carga viral suficiente para desenvolver ou transmitir a doença. Jamais abandone o seu pet!



2. Leia:
A conquista sobre o meio ambiente não se faz apenas em nome da sobrevivência, mas na busca de lucros e acúmulo de dinheiro.

O corte de árvores, a caçada de animais e a busca de minerais resultam mais da cobiça do que da sobrevivência. A natureza já não é tanto uma dádiva de Deus, mas uma mercadoria.

RAMINELLI, R. A natureza na colonização do Brasil. In: REIGOTA, M. (Org.). Verde cotidiano: o meio ambiente em discussão. Rio de Janeiro: Mauad, 2008.

A análise do texto demonstra que, na transição de sua relação com os recursos naturais, o homem abandonou o princípio da:

A) apropriação da natureza.
B) exploração para acúmulo.
C) produção para subsistência.
D) satisfação das necessidades.



3. Leia
[...] Para ser considerada potável, a água tem que atender a determinados requisitos quanto a sua natureza física, química e biológica.

Requisitos físicos: Não possuir cheiro algum (inodora), nem sabor (insípida) e nem cor (incolor). A poluição causa alterações físicas na água, que podem ser notadas no cheiro, na cor e o pior, no sabor da água.

Mas o que provoca essas alterações nos aspectos físicos da água? A decomposição da matéria orgânica lançada nos rios, isto é, animais ou plantas apodrecidas podem alterar o cheiro da água. E mais: o esgoto, óleo queimado, produtos de limpeza (detergentes), etc. Quando a água apresentar aspecto leitoso em sua cor, ou cor escura acinzentada, corre o risco de conter restos industriais. Essa coloração na água é chamada de turvação ou turbidez. [...]

Por Líria Alves Graduada em Química.
Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/quimica/poluicao-agua.htm>. Acesso em 26 mai 2020


Complete os espaços em branco:
a. A água inodora não tem: CHEIRO
b. A água insípida não tem: SABOR/GOSTO
c. A água incolor não tem: COR



4. O que provoca alterações nos aspectos físicos da água?
A decomposição da matéria orgânica lançada nos rios, isto é, animais ou plantas apodrecidas podem alterar o cheiro da água. E mais: o esgoto, óleo queimado, produtos de limpeza (detergentes), etc.



Inglês_______________________________

ATIVIDADE: correção e revisão da prova 9o ano A.


CORREÇÃO COMO SUA ATIVIDADE DEVERIA ESTAR: revise com atenção.

Peter´s Family
Hi, my name is Peter. I am twelve years old. I´m from in Albany city. This is a photo of my family. This is my father. His name is Paul. My mother´s  name is Caterine. This is my sister. Her name is Sandra. Her nickname is San. The young boy is my brother. His name is Daniel.

1.Peter is: (Peter tem

a) Twelve years old.

b) Thirteen years old

c)Fourteen years old.

d)Sixteen years old.


2.In this family there are five people: ( Nesta família há  5  pessoas.)

a)Five

b)Six

c)Seven

d)Eight


3 – Complete com  A or An

A)    A teacher

B)   A wife

C)   An aeroplane

D)  An hospital

E)   A  Shop

F)   A credit card


4. Faça os cálculos e escreva o nome dos números em inglês:

a. 1+20= twenty-one

b. 35-20=fifteen

c. 10+2= twelve

d. 2 x 5= ten                                                                   

e. 27+7= thirty-four

f.12+4=sixteen


5. Escreva os sete dias da semana em Inglês . 

Sunday-Monday-Tuesday-Wednesday-Thursday-Friday




Arte________________________________

ATIVIDADE: O Circo


O circo é uma das mais antigas artes de espetáculo do mundo.

Nos circos tradicionais, os espetáculos acontecem sob uma enorme tenda de lona. Na parte central do circo há o picadeiro, lugar onde os artistas se apresentam. Ao redor do picadeiro fica a arquibancada, onde a plateia se diverte.

O espetáculo circense reúne um conjunto de artistas, com diferentes habilidades, como mágico, malabarista, equilibrista, trapezista, bailarina, palhaço, entre outros.



COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.


1. O que é o circo?
____________________________


2.  Desenhe, em seu caderno, um personagem que você conhece do circo.




Sexta-feira, dia 24_____________

 
Língua Portuguesa____________________

ATIVIDADE: Correção da Avaliação Bimestral

1.  Leio o texto e responda as questões.

Paraipaba - Ceará, 06 de julho de 2016.

Querido diário!

            Lembro-me que o dia mais marcante da minha vida foi nas férias, em Paraipaba: a final do Campeonato Paraipabense. Ali vivi um momento inesquecível e único. Quando entrei no estádio e vi aquela multidão de pessoas nas arquibancadas, senti um friozinho na barriga. Meu coração batia fortemente e estava com muita vergonha, pois jogar naquele lugar, com tanta gente me olhando, precisava de coragem.

            Começou o jogo. Levamos um gol logo no início da partida. O treinador permanecia muito chateado, pois estávamos perdendo. Mas finalmente conseguimos empatar. A torcida vibrava e nos pedia mais gols. Faltava pouco tempo para terminar o jogo quando aproveitei um lance e fiz o gol da vitória. A alegria dos membros do time e dos torcedores nas arquibancadas foi intensa. Todos comemoravam aquela vitória. Eu me senti um verdadeiro herói.

            Naquele dia, ganhamos troféu e medalhas. Foi tão marcante aquele momento que quando me lembro, hoje, ainda fico extasiado.

Antônio Caio dos Santos 

(Escola João Moreira Barroso, setembro de 2017. Vieira, Antônio Caio dos Santos. Professor F. Maurício Araújo)

 

1. A finalidade do texto é:

a) apresentar dados relevantes do futebol brasileiro.

b) registrar algo agradável vivenciado pelo autor.

c) relatar acontecimentos marcantes de vários personagens.

d) defender uma opinião.

 

2. Na frase “... pois jogar naquele lugar, com tanta gente...”, a expressão destacada se refere a

a) Paraipaba.

b) arquibancadas.

c) estádio.

d) campeonato.

 

3. Por que o personagem sentiu um friozinho na barriga?

Resposta: Sentiu o friozinho na barriga por ter entrado no estádio e vir aquela multidão de pessoas nas arquibancadas.

 

4. O que o narrador-personagem quis dizer ao falar “meu coração batia fortemente”?

 

Resposta. Estava agitado, emocionado, com medo, enfim, sentindo várias sensações boas e ruins ao mesmo tempo, além de muita vergonha, pois jogar naquele lugar, com tanta gente lhe olhando, precisava de coragem.

 

5. Como foi comemorada a vitória no campeonato pelo personagem e pelos seus companheiros de futebol?

Resposta: Foi comemorada junto com a alegria dos membros do time e dos torcedores nas arquibancadas. 




Matemática__________________________

ATIVIDADE: Continuação da correção da avaliação final

3 - Escreva utilizando algarismos:

 

a) Dezesseis mil cento e trinta:

 16.130

b) Oito milhões, cento e quatro mil, duzentos e dezesseis:

 8.104.216

c) Quatrocentos e um:

 401

d) Dez mil e vinte:

 10.020

4 - Uma indústria, necessitando contratar mão de obra, elaborou um gráfico no qual apresenta a distribuição das vagas que precisa preencher. Porém, ficou faltando especificar o percentual de vagas para operador de máquinas.

Determine a porcentagem referente ao cargo de operador de máquinas que está faltando no gráfico.

Total da porcentagem do gráfico: 100%

Total de porcentagem apresentada: 32% + 10% + 22% = 64%

Operador de máquinas: 100% – 64% = 36%

 

5 - Gustavo quer fazer uma cerca ao redor de seu terreno para colocar algumas cabeças de gado. O espaço do terreno disponível tem a forma retangular com as seguintes medidas:

Quantos metros de arame Gustavo irá utilizar, sabendo que cada lado do terreno terá 3 fios de arame.



6 - Determine o valor de cada potência apresentada a seguir:

a) 23 = 2 x 2 x 2 = 8

b) 132 = 13 x 13 = 169

c) 34 = 3 x 3 x 3 x 3 = 81

d) 20201 = 2020

 

7 - Assinale a alternativa correta:

(A) 26 é múltiplo de 4.

(B) 15 é divisível por 2.

(X) 42 é divisível por 7.

(D) 24 é múltiplo de 5.

7 x 6 = 42, então 42 é divisível por 7

 

8 - Marque a alternativa correta: os números 15 e 20 são:

(A) divisíveis por 2.

(B) divisíveis por 3.

(C) divisíveis por 4.

(X) divisíveis por 5.

3 x 5 = 15 e 4 x 5 = 20, então 15 e 20 são divisíveis por 5

 

9 - Assinale a alternativa onde todos os números são primos:

(A) 1, 2, 3 e 4

(B) 2, 3, 4 e 5.

(C) 1, 2, 3 e 5

(X) 2, 3, 5 e 7

1 e 4 não são primos.

 

10 - Elabore um problema de aplicação utilizando a operação de divisão.

A secretaria da saúde dispõe de 20.000 doses de vacina para distribuir igualmente a 8 postos de saúde. Quantas doses de vacina receberá cada posto?





 ----------------



6o ano__________

Responda, clicando no link abaixo, a participação nessas aulas


Fique bem, fique em casa!