segunda-feira, 20 de julho de 2020

Semana 12 - de 20 a 24/7 - EJA Alfabetização

Atenção aos comandos

LEIA O TEXTO - atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

CORREÇÃO COMO SUA ATIVIDADE DEVERIA ESTAR NO CADERNO: revise com atenção.



Segunda-feira, dia 20____________


Língua Portuguesa__________________________

ATIVIDADE 1: 


  1. SEPARE AS PALAVRAS EM SÍLABAS:

JABUTICABA =

JENIPAPO =

JACARÉ =

JUJUBA =

JOGO =

JILÓ =

 

  1. LEIA AS PALAVRAS E SEPARE-AS EM GRUPOS:

JABUTICABA – JOANA – JIBÓIA – JOÃO – CAJU – JAVALI -

 JUCA – JABUTI – JACA 

FRUTAS:

ANIMAIS:

PESSOAS:



  1. COMPLETE AS FRASES COM AS PALAVRAS ABAIXO:

             CAJUADA – JIBÓIA – JÓIA – JIPE

 

MAMÃE COMPROU UMA LINDA ___________.

TENHO MUITO MEDO DE ________________.

JULIA BEBEU A  ________________________.

O PNEU DO ________________ FUROU.



ATIVIDADE 2: CORREÇÃO DAS ATIVIDADES DA AULA DO DIA 13/07:

  1. RESPOSTA PESSOAL. VAMOS CORRIGIR ASSIM QUE POSSÍVEL.

 

  1. SEPARE AS PALAVRAS EM GRUPOS:

ALIMENTOSCANJICA – BOLO – PIPOCA – AMENDOIM - QUENTÃO

OBJETOSBALÃO – CANECA – ROJÃO – CHAPÉU - BANDEIRINHA

 

 

  1. ESCREVA O ALFABETO E SEPARE EM VOGAIS E CONSOANTES:

    A – B – C – D – E – F – G – H – I – J – K – L – M – N – O – P – Q – R – S – T – U – V – W – X – Y – Z

     VOGAIS: A – E – I – O – U

     CONSOANTES:  B – C – D –  F – G – H – J – K – L – M – N – P – Q – R – S – T – V – W – X – Y – Z





Matemática___________________________

ATIVIDADE 1: VAMOS MULTIPLICAR (CONTINHA DE VEZES):


OBSERVE:

3 + 3 = 6     ADIÇÃO

LEITURA: TRÊS MAIS TRÊS É IGUAL A SEIS.


VEJA NA MULTIPLICAÇÃO COMO FICA:

            2 X 3 = 6

LEITURA: DUAS VEZES TRÊS É IGUAL A SEIS.

            RELEMBRE OS SINAIS MATEMÁTICOS:

+ MAIS

X VEZES

= IGUAL

 

                            AGORA, RESOLVA:

        ADIÇÃO:                                 MULTIPLICAÇÃO:

            0 + 0 =                                               2 X 0 =

            1 + 1 =                                               2 X 1 =

            2 + 2 =                                               2 X 2 =

            3 + 3 =                                               2 X 3 =

            4 + 4 =                                               2 X 4 =

            5 + 5 =                                               2 X 5 =

            6 + 6 =                                               2 X 6 =

            7 + 7 =                                               2 X 7 =

            8 + 8 =                                               2 X 8 =

            9 + 9 =                                               2 X 9 =

        10 + 10 =                                             2 X 10 =





ATIVIDADE 2: CORREÇÃO DAS ATIVIDADES DA AULA DO DIA 13/07;
  1. ESCREVA O ORDINAL QUE VEM ANTES E O QUE VEM DEPOIS.

ANTES

 

DEPOIS

10º

12º

13º

14º

16º

17º

18º

 

  1. DESENHE 5 PEIXES EM FILA. PINTE CADA PEIXE DE ACORDO COM O QUE SE PEDE:

a.    O 1º DE AZUL.

b.    O 3º DE AMARELO.

c.    O 5º DE VERMELHO.

d.    O 4º DE VERDE.

e.    O 2º DE ROSA.




Terça-feira, dia 21______________


Geografia____________________________

ATIVIDADE 1:  LEIA NOVAMENTE O TEXTO: O DESPERDÍCIO E O MEIO AMBIENTE E RESOLVA AS QUESTÕES:


  1. QUANTO TEMPO VOCÊ GASTA PARA:

a.    TOMAR BANHO?

R:

b.    ESCOVAR OS DENTES?

R:

c.    DAR BANHO NO CACHORRO?

R:

 

  1. AGORA, CONSULTE O TEXTO E VERIFIQUE SE VOCÊ DESPERDIÇA ÁGUA.

     R:

 

 

ALÉM DA ÁGUA, É GRANDE O DESPERDÍCIO DE ENERGIA ELÉTRICA.

 

 

 

                                                                                                                                                               

 

3. EM SUA CASA:

a.    A TELEVISÃO FICA LIGADA SEM QUE NINGUÉM  ESTEJA ASSISTINDO?

                  R:

b.    OS CÔMODOS FICAM COM A LUZ ACESA QUANDO NÃO HÁ NINGUÉM?

R:

c.    LIGA-SE O FERRO PARA PASSAR UMA ÚNICA PEÇA DE ROUPA?

R:

IMPORTANTE: É DEVER DE TODOS CUIDAR DO MEIO AMBIENTE!


NÃO HÁ ATIVIDADES PARA CORREÇÃO DA AULA DO DIA 14/07.




História______________________________

ATIVIDADE 1:   FAMÍLIA.

1.    ESCREVA UM POUCO SOBRE VOCÊ:

a.    EU VIVO COM ____________________.

b.    A PESSOA MAIS VELHA DA MINHA CASA  É ___________________ E A MAIS NOVA É ________________________.

c.    O QUE ME FAZ FELIZ É _________________________.

d.    O QUE ME DEIXA TRISTE É  _____________________.

 

2.    COMO É A SUA VIDA FAMILIAR.

FAÇA UM X NAS RESPOSTAS CERTAS:

(   ) AS PESSOAS COLABORAM UMAS COM AS OUTRAS.

(   ) DIFICILMENTE SE ENCONTRAM.

(   ) GOSTAM MUITO DE FICAR JUNTOS.

(   ) NÃO DISCUTEM PROBLEMAS.

(   ) FAZEM PASSEIOS JUNTOS.



ATIVIDADE 2: CORREÇÃO DAS ATIVIDADES DA AULA DO DIA 14/07:

  1. QUANDO FOI SANCIONADO O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE?

R: DIA 13 DE JULHO DE 1990.

  1. QUANTOS ANOS JÁ SE PASSARAM DESDE A CRIAÇÃO DO ESTATUTO?

R: 30 ANOS.

  1. COPIE DO ARTIGO 4º AS PALAVRAS QUE RESUMEM OS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE.

R: VIDA, SÁUDE, ALIMENTAÇÃO, EDUCAÇÃO, ESPORTE, LAZER, PROFISSIONALIZAÇÃO, CULTURA, DIGNIDADE, RESPEITO, LIBERDADE, CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA.




Educação Física_______________________

FIQUE   ATENTO   ÀS   TURMAS:
TURMA   1,   MAIORES   DE   18   ANOS.
TURMA   2,   MENORES   DE   18   ANOS,   SEM   AFASTAMENTO.


ATIVIDADE   TURMA   1: alongamento sentado


O alongamento colabora para o bem estar do nosso corpo e até melhora a postura. Convide alguém para fazer com você ou imagine que estamos aí para te fazer companhia! Vamos lá.
Vamos fazer as posturas da imagem abaixo, temos que ficar na posição contando até 15. Vamos lá?!
Um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete, oito, nove, dez!!!!!


Vamos fazer exercícios e alongamento para o corpo que podem ser realizados em casa.


PDF link - https://www.youtube.com/watch?v=xcM3aaBl-8U



Quarta-feira, dia 22______________

 
Língua Portuguesa______________________

ATIVIDADE 1: 


  1. COMPLETE AS PALAVRAS COM JA – JE – JI – JO – JU:

___ CA

___ ITO

___ ULA

___TO

CA___

LO___

A___ DOU

TI___ LO

 

  1. CIRCULE AS PALAVRAS QUE NÃO PERTENCEM AO GRUPO:

JUJUBA

FEIJÃO

JANELA

JABUTICABA

JABUTI

JACARÉ

JIBÓIA

JIPE

 

  1. COMPLETE AS FRASES COM AS PALAVRAS:

         PIJAMA – LOJA – JUJUBA

 

JÚLIA COMEU TODA A ______________ DO PACOTE.

O ____________ DO JULIO É NOVO.

JUCA AJUDA O PAPAI NA _______________.

 

  1. ADIVINHA: PALAVRA COMEÇADA COM A LETRA J:

            VERDE NASCI, BRANCO É MEU ESTADO, VISTO-ME DE LUTO PARA MORRER ARREBENTADA.

            QUEM EU SOU? 



ATIVIDADE 2: CORREÇÃO DAS ATIVIDADES DA AULA DO DIA 15/07:

 

  1. JUNTE AS SÍLABAS E FORME PALAVRAS:

JA + CA = JACA

JA + BÁ = JABÁ

JA + CA + RÉ = JACARÉ

 

JE + CA = JECA

JE + GUE =  JEGUE

JE + JUM = JEJUM

 

 

JI + LÓ = JILÓ

JI + PE = JIPE

JI + BÓI + A = JIBÓIA

 

JO + E + LHO = JOELHO

JO + GO = JOGO

JO + GA + DOR = JOGADOR

 

JU + DÔ = JUDÔ

JU + DEU = JUDEU

JU + BA = JUBA

 

 

 

  1. EM CADA GRUPO TEM UMA PALAVRA QUE NÃO PERTENCE A ELE. CIRCULE-A.

 

R: JIPE – JAULA - JÓIA

 

  1. DESCUBRA AS PALAVRAS. AS SÍLABAS ESTÃO FORA DE ORDEM:


    JO    LO                    BU     TI               LÓ   

     TI                          JA                             JI

 

TIJOLO              JABUTI                     JILÓ




Matemática____________________________

ATIVIDADE 1: 


1.    PINTE  DA MESMA COR OS RESULTADOS IGUAIS:

2 X 6 =

               

10 + 10 =

 

2 X 9 =

 

6 + 6 =

  

2 X 3 =

 

9 + 9 =

 

2 X 10 =

 

3 + 3 =

 

 

 

2.    COLOQUE O RESULTADO DAS MULTIPLICAÇÕES:

 

     0                     1               2                 3

  X 2                X 2           X 2              X 2     




 4                    5                6                 7

  X 2                X 2            X 2              X 2   



 

  8                    9            10

   X 2                X 2           X 2   





3.    ESCREVA COMO SE LÊ:

0 –

2 –

4 –

6 –

8 –

10 –

12 –

14 –

16 –

18 –

20 –


ATIVIDADE 2: CORREÇÃO DAS ATIVIDADES DA AULA DO DIA 15/07: 

 

1.    ESCREVA O NOME DOS DIAS DA SEMANA:

DOMINGO

SEGUNDA-FEIRA

TERÇA-FEIRA

QUARTA-FEIRA

QUINTA-FEIRA

SEXTA-FEIRA

SÁBADO

 

 

2.    DÊ O ANTECESSOR (VEM ANTES) E O SUCESSOR (VEM DEPOIS) DOS NÚMEROS:

39

40

41

33

34

35

66

67

68

74

75

76

28

29

30

82

83

84

 


 


3.    FAÇA UM    TRIÂNGULO NO NÚMERO MAIOR:

      53  –  29  –  72  –  47  –  81  –  69

 

 

4.    ESCREVA OS NÚMEROS DO MENOR PARA O MAIOR, ORDEM CRESCENTE:

     21 – 78 – 89 – 12 – 54 – 60 – 11 – 70 – 30

 

RESPOSTA: 11 – 12 - 21 – 30 – 54 – 60 – 70 - 78 – 89



Quinta-feira, dia 23_____________

 
Ciências_____________________________

ATIVIDADE 1: LEIA NOVAMENTE O TEXTO FASES DA VIDA E RESOLVA AS ATIVIDADES:


  1. ESCREVA O NOME DAS QUATRO FASES DO DESENVOLVIMENTO HUMANO.

R:

 

  1. O QUE OS SERES HUMANOS NECESSITAM TER EM TODAS AS FASES DA VIDA?

R:

 

 

  1. EM QUE FASE DA VIDA VOCÊ SE ENCONTRA? COMO VOCÊ SE SENTE?

R:


NÃO HÁ ATIVIDADES PARA CORREÇÃO DA AULA DO DIA 16/07.



Arte________________________________

ATIVIDADE: O Circo


O circo é uma das mais antigas artes de espetáculo do mundo.

Nos circos tradicionais, os espetáculos acontecem sob uma enorme tenda de lona. Na parte central do circo há o picadeiro, lugar onde os artistas se apresentam. Ao redor do picadeiro fica a arquibancada, onde a plateia se diverte.

O espetáculo circense reúne um conjunto de artistas, com diferentes habilidades, como mágico, malabarista, equilibrista, trapezista, bailarina, palhaço, entre outros.



COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.


1. O que é o circo?
____________________________


2.  Desenhe, em seu caderno, um personagem que você conhece do circo.



Sexta-feira, dia 24_____________

 
Língua Portuguesa____________________

ATIVIDADE 1: 

  1. LEIA E CANTE A MÚSICA:

                    SEU JUCA

A MENINA QUE ESTÁ NA RODA

É UMA GATA ESPICHADA.

TEM A BOCA DE JACARÉ

E A SAIA REMENDADA.

 

LÁ VEM SEU JUCA – CA

DE PERNA TORTA – TA

DANÇANDO A VALSA – SA

COM A MARICOTA – TA.

 

 

  1. RESPONDA DE ACORDO COM O TEXTO:

a.    ONDE A MENINA ESTÁ?

R:

 

b.    COMO É A BOCA DA MENINA?

R:

c.    COM QUEM SEU JUCA DANÇOU?

                 R:

d.    QUAL É O TÍTULO DO TEXTO?

R:


 

  1. QUANTAS LETRAS TÊM?

MARICOTA = _____           REMENDADA = ____

 


  1. JUNTE AS SÍLABAS E FORME PALAVRAS.

JA + PÃO =

JA + BÁ =

GA + LÃO =

GA + TÃO =



ATIVIDADE 2: CORREÇÃO DAS ATIVIDADES DA AULA DO DIA 17/07:

1.    COPIE E LEIA COM ATENÇÃO. GRIFE AS PALAVRAS COM J:

J DE JACA, JAVALI,

JIBÓIA, JUÁ, JASMIM.

JARDINEIROJOANINHA

ENTRE AS FLORES DO JARDIM.

 

2.    COPIE DO TEXTO AS PALAVRAS ESCRITAS COM J QUE SEJAM:

FRUTAS: JACA - JUÁ

FLOR; JASMIM

ANIMAL: JAVALI – JIBÓIA - JOANINHA

 

3.    LEIA E SEPARE AS PALAVRAS EM  GRUPOS DE ACORDO COM A LETRA INICIAL:

GELÉIA – JILÓ – JEGUE – GIRASSOL – JIPE – GILETE – GEMA –

                                       JEITOSO – GINÁSIO – JERIMUM

 

G

J

GELÉIA

JILÓ

GIRASSOL

JEGUE

GILETE

JIPE

GEMA

JEITOSA

GINÁSIO

JERIMUM

 

 

CORREÇÃO DA AULA DO SÁBADO DIA 18/07;

  1. CIRCULE O NOME DE UMA FLOR:

R: HORTÊNSIA.

  1. CIRCULE O NOME DE UM ANIMAL:

R: HIENA

 

  1. SEPARE AS PALAVRAS EM SÍLABAS:

HUMANO – HU – MA - NO

HÁLITO – HÁ – LI - TO

HOSPITAL – HOS – PI - TAL

HUMOR – HU - MOR

HOTEL – HO - TEL

HOJE – HO - JE





Matemática__________________________

ATIVIDADE 1:  APRENDA MAIS: DOBRO.


PARA ACHAR O DOBRO DE UM NÚMERO BASTA MULTIPLICÁ-LO POR 2.

            VEJA:

TENHO 3 REAIS     -    QUERO O DOBRO:

                        2 X 3 = 6

 

  1. OBSERVE E CONTINUE:

O DOBRO DE 2 É 4          2 X 2 = 4

O  DOBRO DE 4 É 8

O DOBRO DE 5 É 10

O DOBRO DE 7 É 14

O DOBRO DE 9 É 18

 

  1. RESOLVA AS SITUAÇÕES:


a.    JÚLIA TEM 8 ANOS. JOANA TEM O DOBRO DA IDADE DE JÚLIA. QUAL É A IDADE DE JOANA? (FAZER A CONTA)

                 R: JOANA TEM _____ ANOS

 

b.    EM UMA GARAGEM CABE 6 CARROS. EM OUTRA HÁ  O DOBRO. QUANTOS CARROS HÁ NESSA GARAGEM? (FAZER A CONTA)

                 R: HÁ _____ CARROS NESSA GARAGEM.



ATIVIDADE 2: CORREÇÃO DAS ATIVIDADES DA AULA DO DIA 17/07:

1.    DA SUA CASA ATÉ A ESCOLA GABI ANDA 42 METROS. QUANTO ANDARÁ PARA IR E VOLTAR?

  42      

+ 42

  8 4

R: ANDARÁ 84 METROS.

2.    UM FAZENDEIRO TINHA 34 PORCOS. COMPROU MAIS UMA DÚZIA. COM QUANTOS PORCOS FICOU?

   34

+ 12

   46

            R: FICOU COM 46 PORCOS.

 

3.    DUDA TINHA 65 REAIS. COMPROU UM PRESENTE POR 20 REAIS. COM QUANTO ELA FICOU?

  65

- 20

  45

R: FICOU COM 45 REAIS.

 

4.    NO INÍCIO DA VIAGEM, O TREM TRANSPORTAVA 78 PESSOAS JÁ DESCERAM 13. QUANTAS PESSOAS FICARAM NO TREM?

   78

-  13

   65

            R: FICARAM 65 PESSOAS.

 

 

CORREÇÃO DAS ATIVIDADES DA AULA DE SÁBADO DIA 18/07:

1.    ARME E EFETUE AS ADIÇÕES:

 

52 + 16 = 68

   52

+ 16

  68

 

38 + 41 = 79

   38

+ 41

  79

 

64 + 20 = 84

   64

+ 20

  84

 

70 + 18 = 88

   70

+ 18

  88

 

 

35 + 2 =  37

   35

+ 02

  37

 

 

2.    ARME E EFETUE AS SUBTRAÇÕES:

76 – 24 = 52

   76

-  24

  52

 

84 – 12 = 72

   84

-  12

  72

 

68 – 20 = 48

   68

-  20

  48

 

43 – 13 = 30

   43

-  13

  30

 

59 – 2 = 37

   59

-  02

  37

 

3.    DESENHE: FIGURAS GEOMÉTRICAS:

RESPOSTA:


QUADRADO

CÍRCULO

 ⚫

RETÂNGULO

TRIÂNGULO


----------------



Termo 1__________

Responda, clicando no link abaixo, a participação nessas aulas


Fique bem, fique em casa!