E.M.”Coronel Domingos Ferreira”
Monte Mor, 03 de Agosto de 2020
Hoje é segunda-feira
O dia está _________________
Nome:___________________
Bom dia!
ORIENTAÇÃO: Senhores responsáveis, peça
para que o(a) aluno(a) leia com atenção e faça as atividades. Caso ele(a) ainda
não faça a leitura, ajude-o(a) a entender a tarefa e o(a) acompanhe.
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa
ATIVIDADE:
Leia
o texto abaixo com bastante atenção:
A
LEBRE E A TARTARUGA
A
lebre vivia a se gabar de que era o mais veloz de todos os animais. Até o dia
em que encontrou a tartaruga.
– Eu
tenho certeza de que, se apostarmos uma corrida, serei a vencedora – desafiou a
tartaruga.
A
lebre caiu na gargalhada.
– Uma
corrida? Eu e você? Essa é boa!
– Por
acaso você está com medo de perder? – perguntou a tartaruga.
– É
mais fácil um leão cacarejar do que eu perder uma corrida para você – respondeu
a lebre.
No dia
seguinte a raposa foi escolhida para ser a juíza da prova. Bastou dar o sinal
da largada para a lebre disparar na frente a toda velocidade. A tartaruga não
se abalou e continuou na disputa. A lebre estava tão certa da vitória que
resolveu tirar uma soneca.
"Se
aquela molenga passar na minha frente, é só correr um pouco que eu a
ultrapasso" – pensou.
A
lebre dormiu tanto que não percebeu quando a tartaruga, em sua marcha vagarosa
e constante, passou.
Quando
acordou, continuou a correr com ares de vencedora. Mas, para sua surpresa, a
tartaruga, que não descansara um só minuto, cruzou a linha de chegada em
primeiro lugar.
Desse
dia em diante, a lebre tornou-se o alvo das chacotas da floresta.
Quando
dizia que era o animal mais veloz, todos se lembravam de uma certa tartaruga...
La Fontaine
Moral: Quem
segue devagar e com constância sempre chega à frente.
Após a
leitura atenciosa - se precisar releia - responda o que se pede em cada item
abaixo:
1-
Transcreva as falas da tartaruga e a lebre em seu caderno. (Não se esqueça dos
sinais de pontuação).
2 -
Explique com suas palavras a moral do texto.
DATA 03/08/2020 (2ª Feira) 5º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: Matemática
ATIVIDADE:
Expressões
numéricas:
Para resolver uma expressão
numérica corretamente precisa seguir as seguintes regras:
1-
Parênteses ( ) – em
primeiro ligar resolver as operações que estiverem dentro dos parênteses;
2-
Resolver as operações
de adição ou subtração na ordem em que aparecem primeiro.
Veja o
exemplo:
27 + (56-38) –
35 =
27 +
18 – 35 =
45 –
35 =
10
1- Resolva as expressões numéricas abaixo, seguindo as regras acima:
DATA:03/08/2020 ( segunda- feira1h) |
|
5° ano – EF I |
COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
MODERNISMO E FOLCLORE
Essa obra é do Modernismo Brasileiro, mais especificamente da artista Tarsila de
Amaral, do Movimento Pau-Brasil.
Esse movimento visava o resgate da cultura
brasileira por meio da arte. Tarsila do Amaral fez isso registrando contos e
lendas que faziam parte do seu imaginário infantil, como vemos na pintura
abaixo:
A Cuca, 1924 |
A CUCA
A Cuca se originou
através de outra lenda: a Coca, uma tradição trazida para o Brasil na
época da colonização. Segundo a lenda, a Cuca é uma velha feia
que tem forma de jacaré e que rouba as crianças desobedientes, sendo usado por
muitas vezes como uma forma de fazer medo em crianças que não querem dormir.
ATIVIDADE
PRÁTICA: FOLCLORE BRASILEIRO
Assim como Tarsila do Amaral, a proposta é fazer um desenho baseado em uma manifestação do nosso folclore: faça uma cena com a personagem Cuca.
DATA 04/08/2020 (3ª Feira) 5º ANO
E.M.”Coronel Domingos Ferreira”
Monte Mor, 04 de agosto de 2020
Hoje é terça-feira
O dia está _________________
Nome:___________________
Bom dia!
“Deus, dai-me ânimo, paciência e fé,
para enfrentar qualquer tempestade que vier. Amém!”
DATA 04 / 08
/2020 (3ª Feira) 5º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: História
ATIVIDADE: Leia
o texto abaixo e faça os exercícios propostos:
Os
estados modernos começaram a surgir no século XV (15), com a centralização e a
unificação do poder nas mãos das monarquias. Portugal foi um dos primeiros
Estados europeus a se unificar, o que lhe permitiu sair à frente na
concorrência por territórios e riqueza.
No fim
do século XV (15) e início do XVI (16), o Estado português havia se tornado um
império marítimo e comercial, estabelecendo colônias e feitorias na Ásia,
África e América. Esse domínio favoreceu relações comerciais e trocas culturais
entre diferentes sociedades
O
território que hoje forma o Brasil era a parte americana desse império. Quando
os portugueses chegaram a ele, em 1500, buscavam riquezas e recursos naturais
que pudessem ser explorados para aumentar a renda da coroa portuguesa e gerar
lucros para os mercadores. Na época, as riquezas mais cobiçadas eram metais
preciosos, como o ouro e a prata.
A exploração do pau-brasil - O
pau-brasil era a principal riqueza extraída da colônia nos primeiros trinta
anos da ocupação portuguesa. A árvore, também conhecida como pau-de-tinta ou
ibirapitanga, como denominava os indígenas que habitavam o território, era
muito valorizada na Europa.
As drogas do sertão -
Outra riqueza também explorada pelos portugueses no período da colonização
foram as drogas do sertão, nome dado aos produtos que não existiam na Europa,
como cacau, canela, cravo, baunilha e guaraná.
Fonte: ALVES, Alexandre. OLIVEIRA, Leticia
Ligamundo 5º ano. 1ª ed. São Paulo, 2017
1- Por
que Portugal saiu na frente na concorrência por territórios e riquezas?
2 -
Onde o estado português estabeleceu colônias e feitorias?
3 -
Complete as frases de acordo com o texto.
a)
O
território que hoje forma o ______________ era a parte desse
________________________.
b)
Na época, as __________________ mais
____________________ eram metais preciosos como _____________ e a
________________.
4-
Coloque V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas:
a-( )
O pau-brasil também era conhecido como pau-de-tinta e ibirapitanga.
b-( )
O pau-brasil não era uma árvore nativa da mata atlântica.
c-( )
Os índios faziam a parte mais pesada do trabalho.
5- No período da colonização, qual outra riqueza era explorada e quais eram esses produtos?
DATA 04/08/2020 (3ª Feira) 5º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física
ATIVIDADE:
Nas próximas aulas, vamos conhecer e experimentar alguns
jogos de tabuleiro.
1 – O
primeiro jogo será a Mancala, então vamos ler um pouquinho sobre ela.
Mancala é
uma família de jogos de tabuleiro jogada ao redor do
mundo, jogos de semeadura ou jogos de contagem e captura.
Os jogos dessa família mais conhecidos
no mundo ocidental são o Oware, Kalah, Sungka, Omweso e Bao. Jogos de mancala possuem um
papel importante em muitas sociedades africanas e asiáticas,
comparável ao do Xadrez no Ocidente. Alguns artigos dizem ter vestígios da
mancala a 7.000 anos, e mais de 200 variações na forma de se jogar. Alguns
nomes associados à Mancala são:
·
Wari
é o nome dado ao Mancala jogado no Sudão, Gâmbia, Senegal e Haiti;
·
Aware,
no Burkina, ex-Alto Volta;
·
Adi,
no Benin;
·
Baulé,
na Costa do Marfim, Filipinas e Ilhas Sonda;
·
Ayo,
na Nigéria;
·
Adi,
no Brasil.
Tem muito mais informações sobre a mancala, mas com tantas variações é preciso pesquisar. Esse pequeno texto foi tirado dos sites: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mancala e http://www.clickideia.com.br/blog/blog/mancala-um-jogo-de-raciocinio-logico/
2 - Construindo o
tabuleiro. Tem muitas forma de fazer o
tabuleiro, desde covinhas no chão de terra, esculpidos na madeira, potinhos de
iogurte, caixa de ovos, etc. O mais
simples é pegar uma folha de papel, desenhar 6 círculos de cada lado para cada
jogador, e em cada extremidade da folha desenhar um circulo maior, ou oval,
como no desenho abaixo. Você também vai precisar de 48 sementes, ou grãos de
feijão, milho, ou até mesmo bolinhas de papel picado.
3 – Agora vamos jogar. Essas são apenas algumas regrinhas
bem básicas para começar a brincar.
São 2 jogadores. Serão colocadas 4 sementes em cada
covinha, menos nas das extremidades marcadas como mancala A e B. Decida quem começa o jogo. Na sua vez de
jogar, escolhe uma cova, pega todas as sementes dela, e vai semeando nas covas
seguintes, no sentido anti-horário como no desenho, até acabar as sementes que
estão na sua mão. Quando a semente cair
na sua mancala, ela será a sua colheita, ou seja seu ponto, e não é pra pegar
essas. Se o jogador tiver muitas sementes nas mãos, ele continua semeando mesmo
que seja nas covas do adversário, mas só não deposita na mancala dele. Ganha
quem colher mais sementes.
DATA 05 / 08 /2020 (4ª Feira) 5º ANO
E.M.”Coronel Domingos Ferreira”
Monte Mor, 05 de agosto de 2020
Hoje é quarta-feira
O dia está _________________
Nome:___________________
Bom dia!
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa
ATIVIDADE: Ainda sobre o texto da última aula: A lebre e a tartaruga, vamos fazer mais
algumas atividades:
1 - O que você achou da
atitude da lebre nessa fala: “...– É mais fácil um leão cacarejar do que eu
perder
uma corrida para você –
respondeu a lebre.” ? Explique
2 - Porque você acha que a
tartaruga conseguiu vencer a corrida?
3 - Pesquise no texto as
seguintes palavras:
a)
Exemplos de verbos no presente:
b)
Exemplos de verbos no futuro:
c)
Exemplos de verbos no passado:
d)
Uma frase que dá ideia de condição:
COMPONENTE CURRICULAR: Geografia
ATIVIDADE:
Leia
com atenção os textos e responda as questões:
AS
FUNÇÕES DAS CIDADES
Muitas
cidades que se formam com base no desenvolvimento de atividades econômicas em
diferentes momentos, ainda hoje, mantêm as funções que motivaram sua fundação.
A
cidade de Santos, por exemplo, ainda tem suas principais atividades econômicas
dependentes do papel desempenhado pelo porto. Atualmente, o porto de Santos é o
que apresenta maior diversidade de importações (quando o produto é comprado de
outro país) e exportações (quando o produto é vendido para outro país) do
Brasil, movimentando produtos das indústrias mecânica, química, de alimentos e
bebidas, entre outras. Também são importantes cidades portuárias brasileiras:
Itajaí (SC), Paranaguá (PR) e Vitória (ES).
O
Brasil tem também inúmeras cidades turísticas, seja pela importância histórica,
seja pelas características naturais. Nelas, o turismo é uma das principais
fontes de renda. São exemplos: Rio de Janeiro (RJ), Bonito (MS), Lençóis (BA),
Parintins (AM), Gramado (RS), entre outras cidades.
Existem
ainda as cidades industriais. Como o nome sugere, a indústria exerce importante
papel na economia dessas cidades. São exemplos: Camaçari (BA), Cubatão (SP) e
Volta Redonda (RJ).
Fonte: SILVA, L. Aprender juntos: 6ª ed. São
Paulo:sm,2017
Complete as frases:
a) A cidade que atrai frequentemente grande
número de pessoas para conhecer suas belezas naturais é considerada uma cidade
____________________
b) b) As cidades que apresentam grandes diversidades
de importações e exportações são consideradas cidades
____________________________
c)
O _______________ é um local que
apresenta maior diversidade de importação, a exemplo temos o ___________ de
Santos, ainda tem suas principais atividades econômicas dependentes do papel
desempenhado por ele.
d)
Sabemos que ______________ é quando o produto é comprado de outro país, já
____________ é o termo designado quando o produto é vendido a outro país, ambos
desenvolvem várias áreas industriais do Brasil.
DATA:05/08/2020 ( quarta- feira1h) |
|
5° ano – EF I |
COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
Assista ao vídeo abaixo para realizar a atividade:
Esta é uma coletânea de algumas lendas brasileiras mais
conhecidas.
ATIVIDADE: FOLCLORE BRASILEIRO
Após assistir ao vídeo, desenho em seu caderno a lenda que
você mais gostou (o personagem principal, o cenário onde acontece a história) e
capriche.
DATA 06/08/2020 (5ª Feira) 5º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: Matemática
E.M. “Coronel Domingos Ferreira”
Monte Mor, 06 de agosto de 2020
Hoje é quinta-feira
O dia está _____________________
Nome: ________________________
Bom dia!
“Que o nosso dia seja de paz, amor, saúde, fé e o mais importante, a
presença de Deus!”
ATIVIDADE:
DATA 06/08/2020 (5ª Feira) 5º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: Ciências
DATA 07 /08 /2020 (6ª Feira) 5º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: Matemática
E.M. “Coronel Domingos Ferreira”
Monte Mor, 07 de agosto de 2020
Hoje é sexta-feira
O dia está _____________________
Nome: ________________________
Bom dia!
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa
ATIVIDADE:
Elabore um texto de 10 a 15 linhas sobre o tema abaixo:
Você
costuma seguir em frente quando tem algum problema igual a tartaruga ou você
acha que é melhor do que os outros?
Vídeos
aula de revisão:
>>
>>
SEMPRE ASSISTA OS VÍDEOS COM O SEU MATERIAL EM MÃOS E ACOMPANHANDO O
EXERCÍCIOS, PARE O VÍDEO QUANDO NECESSÁRIO!
DATA 07/08/2020 (6ª Feira) 5º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: INGLÊS
ATIVIDADE:
1.
Pegue
seu livro de inglês e estude as páginas 25, 26 e 27.
2.
Em
seguida, encontre os animais no caça-palavras.
1.
Desembarelhe
as letras e escreva os animais em inglês.
1.
Relacione o vocabulário abaixo.
(a)
Goat ( ) 0velha
(b)
Cow ( ) Galo
(c)
Sheep ( ) Cabra
(d)
Rooster ( ) Vaca
DATA 07/08/2020 (6ª Feira) 5º
ANO
COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física
ATIVIDADE:
1 – O jogo de
tabuleiro de hoje é um jogo muito simples de se jogar, mas não se engane,
precisa de raciocínio. O jogo se chama Tsoro Yematatu. Vamos ler um pouco sobre
ele.
Histórico: Tsoro tem origem no Zimbábue, um país no sul da
África e deve seu nome a um complexo de construções antigas chamado de Grande
Zimbábue ou “Grande Casa de Pedra” onde viviam os antigos governantes de um
grande império conhecido por suas ricas minas de ouro. Tsoro Yematatu significa
“jogo de pedra jogado com três” e era jogado pelas crianças de Zimbábue, como o
nome do jogo sugere, com pedras em tabuleiros desenhados no chão de terra. Hoje
as crianças usam tampinhas de garrafas, comuns também por lá, mas continuam
desenhando o tabuleiro no chão de terra.
Fonte: http://iffmauricio.pbworks.com/w/file/fetch/119289630/Tsoro%20Yematatu.pdf
2 – Vamos construir
o tabuleiro. Você vai precisar de
uma folha de papel, 6 tampinhas de garrafa, sendo 3 de cada cor, régua, e lápis
ou caneta para desenhar e enfeirar como quiser.
3 – Como se joga:
Decida quem começa o jogo. Em seguida, uma vez de cada
jogador, coloca-se a peça sobre um dos pontos do tabuleiro. Após colocar as
peças, o objetivo é conseguir formar uma linha de 3 peças da mesma cor. Na sua
vez, movimente uma das peças para o ponto vazio. Você também pode pular uma
peça para o ponto vazio, desde que esteja na mesma linha. Quando conseguir
firmar uma linha de 3, vence a partida.
O vídeo abaixo pode ser acessado em caso de dúvida.