quarta-feira, 29 de julho de 2020

SEMANA 14 - 03/08 A 07/08

 OBSERVAÇÃO : SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS, AS ATIVIDADES NÃO PRECISAM SER IMPRESSAS E NÃO HÁ NECESSIDADE DE COPIAR AS QUESTÕES, OS ALUNOS DEVERÃO COLOCAR NO CADERNO O CABEÇALHO A DATA E A DISCIPLINA, O NÚMERO DA QUESTÃO E A RESPOSTA DA QUESTÃO MENCIONADA.


DATA   03 / 08  /2020  (2ª Feira)                                  5º ANO  
 

E.M.”Coronel Domingos Ferreira”

Monte Mor, 03 de Agosto de 2020

Hoje é segunda-feira

O dia está _________________

Nome:___________________

Bom dia!                                                                                   

ORIENTAÇÃO: Senhores responsáveis, peça para que o(a) aluno(a) leia com atenção e faça as atividades. Caso ele(a) ainda não faça a leitura, ajude-o(a) a entender a tarefa e o(a) acompanhe.

 

COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa

ATIVIDADE: Leia o texto abaixo com bastante atenção:

A LEBRE E A TARTARUGA

A lebre vivia a se gabar de que era o mais veloz de todos os animais. Até o dia em que encontrou a tartaruga.

– Eu tenho certeza de que, se apostarmos uma corrida, serei a vencedora – desafiou a tartaruga.

A lebre caiu na gargalhada.

– Uma corrida? Eu e você? Essa é boa!

– Por acaso você está com medo de perder? – perguntou a tartaruga.

– É mais fácil um leão cacarejar do que eu perder uma corrida para você – respondeu a lebre.

No dia seguinte a raposa foi escolhida para ser a juíza da prova. Bastou dar o sinal da largada para a lebre disparar na frente a toda velocidade. A tartaruga não se abalou e continuou na disputa. A lebre estava tão certa da vitória que resolveu tirar uma soneca.

"Se aquela molenga passar na minha frente, é só correr um pouco que eu a ultrapasso" – pensou.

A lebre dormiu tanto que não percebeu quando a tartaruga, em sua marcha vagarosa e constante, passou.

Quando acordou, continuou a correr com ares de vencedora. Mas, para sua surpresa, a tartaruga, que não descansara um só minuto, cruzou a linha de chegada em primeiro lugar.

Desse dia em diante, a lebre tornou-se o alvo das chacotas da floresta.

Quando dizia que era o animal mais veloz, todos se lembravam de uma certa tartaruga...

La Fontaine

Moral: Quem segue devagar e com constância sempre chega à frente.

Após a leitura atenciosa - se precisar releia - responda o que se pede em cada item abaixo:

1- Transcreva as falas da tartaruga e a lebre em seu caderno. (Não se esqueça dos sinais de pontuação).

2 - Explique com suas palavras a moral do texto.


DATA 03/08/2020  (2ª Feira)                                5º ANO                                                                                                

COMPONENTE CURRICULAR: Matemática

ATIVIDADE:

Expressões numéricas:

Para resolver uma expressão numérica corretamente precisa seguir as seguintes regras:

1-    Parênteses ( ) – em primeiro ligar resolver as operações que estiverem dentro dos parênteses;

2-    Resolver as operações de adição ou subtração na ordem em que aparecem primeiro.

 

Veja o exemplo:

 

27 + (56-38) – 35 =

27 + 18 – 35 =

45 – 35 =

10

1-    Resolva as expressões numéricas abaixo, seguindo as regras acima:




DATA:03/08/2020 ( segunda- feira1h)

 

5° ano – EF I

 

COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

MODERNISMO E FOLCLORE

Essa obra é do Modernismo Brasileiro, mais especificamente da artista Tarsila de Amaral, do Movimento Pau-Brasil. 

Esse movimento visava o resgate da cultura brasileira por meio da arte. Tarsila do Amaral fez isso registrando contos e lendas que faziam parte do seu imaginário infantil, como vemos na pintura abaixo:




A Cuca, 1924

A CUCA

A Cuca se originou através de outra lenda: a Coca, uma tradição trazida para o Brasil na época da colonização. Segundo a lenda, a Cuca é uma velha feia que tem forma de jacaré e que rouba as crianças desobedientes, sendo usado por muitas vezes como uma forma de fazer medo em crianças que não querem dormir.

ATIVIDADE PRÁTICA: FOLCLORE BRASILEIRO

Assim como Tarsila do Amaral, a proposta é fazer um desenho baseado em uma manifestação do nosso folclore: faça uma cena com a personagem Cuca.


DATA 04/08/2020  (3ª Feira)                                        5º ANO                                                                                                

E.M.”Coronel Domingos Ferreira”

Monte Mor, 04 de agosto de 2020

Hoje é terça-feira

O dia está _________________

Nome:___________________

Bom dia!

“Deus, dai-me ânimo, paciência e fé, para enfrentar qualquer tempestade que vier. Amém!”

 

ATIVIDADES:


DATA  04 / 08  /2020  (3ª Feira)                                5º ANO                                                                                                

COMPONENTE CURRICULAR: História

ATIVIDADE: Leia o texto abaixo e faça os exercícios propostos:

Os estados modernos começaram a surgir no século XV (15), com a centralização e a unificação do poder nas mãos das monarquias. Portugal foi um dos primeiros Estados europeus a se unificar, o que lhe permitiu sair à frente na concorrência por territórios e riqueza.

No fim do século XV (15) e início do XVI (16), o Estado português havia se tornado um império marítimo e comercial, estabelecendo colônias e feitorias na Ásia, África e América. Esse domínio favoreceu relações comerciais e trocas culturais entre diferentes sociedades

O território que hoje forma o Brasil era a parte americana desse império. Quando os portugueses chegaram a ele, em 1500, buscavam riquezas e recursos naturais que pudessem ser explorados para aumentar a renda da coroa portuguesa e gerar lucros para os mercadores. Na época, as riquezas mais cobiçadas eram metais preciosos, como o ouro e a prata.

A exploração do pau-brasil - O pau-brasil era a principal riqueza extraída da colônia nos primeiros trinta anos da ocupação portuguesa. A árvore, também conhecida como pau-de-tinta ou ibirapitanga, como denominava os indígenas que habitavam o território, era muito valorizada na Europa.

As drogas do sertão - Outra riqueza também explorada pelos portugueses no período da colonização foram as drogas do sertão, nome dado aos produtos que não existiam na Europa, como cacau, canela, cravo, baunilha e guaraná.

Fonte: ALVES, Alexandre. OLIVEIRA, Leticia Ligamundo 5º ano. 1ª ed. São Paulo, 2017

1- Por que Portugal saiu na frente na concorrência por territórios e riquezas?

2 - Onde o estado português estabeleceu colônias e feitorias?

3 - Complete as frases de acordo com o texto.

a)     O território que hoje forma o ______________ era a parte desse ________________________.

b)    Na época, as __________________ mais ____________________ eram metais preciosos como _____________ e a ________________.

4- Coloque V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas:

a-( ) O pau-brasil também era conhecido como pau-de-tinta e ibirapitanga.

b-( ) O pau-brasil não era uma árvore nativa da mata atlântica.

c-( ) Os índios faziam a parte mais pesada do trabalho.

5- No período da colonização, qual outra riqueza era explorada e quais eram esses produtos?

DATA 04/08/2020  (3ª Feira)                                           5º ANO                                                                                                

COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física

ATIVIDADE:

Nas próximas aulas, vamos conhecer e experimentar alguns jogos de tabuleiro.

1 – O primeiro jogo será a Mancala, então vamos ler um pouquinho sobre ela.

 

Mancala é uma família de jogos de tabuleiro jogada ao redor do mundo, jogos de semeadura ou jogos de contagem e captura. Os jogos dessa família mais conhecidos no mundo ocidental são o OwareKalahSungkaOmweso e Bao. Jogos de mancala possuem um papel importante em muitas sociedades africanas e asiáticas, comparável ao do Xadrez no Ocidente. Alguns artigos dizem ter vestígios da mancala a 7.000 anos, e mais de 200 variações na forma de se jogar. Alguns nomes associados à Mancala são:

·         Wari é o nome dado ao Mancala jogado no Sudão, Gâmbia, Senegal e Haiti;

·         Aware, no Burkina, ex-Alto Volta;

·         Adi, no Benin;

·         Baulé, na Costa do Marfim, Filipinas e Ilhas Sonda;

·         Ayo, na Nigéria;

·         Adi, no Brasil.

Tem muito mais informações sobre a mancala, mas com tantas variações é preciso pesquisar. Esse pequeno texto foi tirado dos sites: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mancala e http://www.clickideia.com.br/blog/blog/mancala-um-jogo-de-raciocinio-logico/

2 -  Construindo o tabuleiro.  Tem muitas forma de fazer o tabuleiro, desde covinhas no chão de terra, esculpidos na madeira, potinhos de iogurte, caixa de ovos, etc.  O mais simples é pegar uma folha de papel, desenhar 6 círculos de cada lado para cada jogador, e em cada extremidade da folha desenhar um circulo maior, ou oval, como no desenho abaixo. Você também vai precisar de 48 sementes, ou grãos de feijão, milho, ou até mesmo bolinhas de papel picado.


3 – Agora vamos jogar. Essas são apenas algumas regrinhas bem básicas para começar a brincar.

São 2 jogadores. Serão colocadas 4 sementes em cada covinha, menos nas das extremidades marcadas como mancala A e B.  Decida quem começa o jogo. Na sua vez de jogar, escolhe uma cova, pega todas as sementes dela, e vai semeando nas covas seguintes, no sentido anti-horário como no desenho, até acabar as sementes que estão na sua mão.  Quando a semente cair na sua mancala, ela será a sua colheita, ou seja seu ponto, e não é pra pegar essas. Se o jogador tiver muitas sementes nas mãos, ele continua semeando mesmo que seja nas covas do adversário, mas só não deposita na mancala dele. Ganha quem colher mais sementes.

 

DATA   05  / 08 /2020  (4ª Feira)                                   5º ANO       

E.M.”Coronel Domingos Ferreira”

Monte Mor, 05 de agosto de 2020

Hoje é quarta-feira

O dia está _________________

Nome:___________________

Bom dia!                                                                                     

COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa

ATIVIDADE:  Ainda sobre o texto da última aula: A lebre e a tartaruga, vamos fazer mais algumas atividades:

1 - O que você achou da atitude da lebre nessa fala: “...– É mais fácil um leão cacarejar do que eu perder

uma corrida para você – respondeu a lebre.” ? Explique

2 - Porque você acha que a tartaruga conseguiu vencer a corrida?

3 - Pesquise no texto as seguintes palavras:

a)    Exemplos de verbos no presente:

b)    Exemplos de verbos no futuro:

c)    Exemplos de verbos no passado:

d)    Uma frase que dá ideia de condição:

COMPONENTE CURRICULAR: Geografia

ATIVIDADE: Leia com atenção os textos e responda as questões:

AS FUNÇÕES DAS CIDADES

Muitas cidades que se formam com base no desenvolvimento de atividades econômicas em diferentes momentos, ainda hoje, mantêm as funções que motivaram sua fundação.

A cidade de Santos, por exemplo, ainda tem suas principais atividades econômicas dependentes do papel desempenhado pelo porto. Atualmente, o porto de Santos é o que apresenta maior diversidade de importações (quando o produto é comprado de outro país) e exportações (quando o produto é vendido para outro país) do Brasil, movimentando produtos das indústrias mecânica, química, de alimentos e bebidas, entre outras. Também são importantes cidades portuárias brasileiras: Itajaí (SC), Paranaguá (PR) e Vitória (ES).

O Brasil tem também inúmeras cidades turísticas, seja pela importância histórica, seja pelas características naturais. Nelas, o turismo é uma das principais fontes de renda. São exemplos: Rio de Janeiro (RJ), Bonito (MS), Lençóis (BA), Parintins (AM), Gramado (RS), entre outras cidades.

Existem ainda as cidades industriais. Como o nome sugere, a indústria exerce importante papel na economia dessas cidades. São exemplos: Camaçari (BA), Cubatão (SP) e Volta Redonda (RJ).

Fonte: SILVA, L. Aprender juntos: 6ª ed. São Paulo:sm,2017

Complete as frases:

a) A cidade que atrai frequentemente grande número de pessoas para conhecer suas belezas naturais é considerada uma cidade ____________________

b) b) As cidades que apresentam grandes diversidades de importações e exportações são consideradas cidades ____________________________

c) O  _______________ é um local que apresenta maior diversidade de importação, a exemplo temos o ___________ de Santos, ainda tem suas principais atividades econômicas dependentes do papel desempenhado por ele.

d) Sabemos que ______________ é quando o produto é comprado de outro país, já ____________ é o termo designado quando o produto é vendido a outro país, ambos desenvolvem várias áreas industriais do Brasil.



DATA:05/08/2020 ( quarta- feira1h)

 

5° ano – EF I

 

COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

Assista ao vídeo abaixo para realizar a atividade:

Esta é uma coletânea de algumas lendas brasileiras mais conhecidas.

ATIVIDADE: FOLCLORE BRASILEIRO

Após assistir ao vídeo, desenho em seu caderno a lenda que você mais gostou (o personagem principal, o cenário onde acontece a história) e capriche.


DATA 06/08/2020  (5ª Feira)                                           5º ANO                                                                         

COMPONENTE CURRICULAR: Matemática

E.M. “Coronel Domingos Ferreira”

Monte Mor, 06 de agosto de 2020

Hoje é quinta-feira

O dia está _____________________

Nome: ________________________

Bom dia!

“Que o nosso dia seja de paz, amor, saúde, fé e o mais importante, a presença de Deus!”

 

ATIVIDADE:


DATA 06/08/2020  (5ª Feira)                           5º ANO                                                                  

COMPONENTE CURRICULAR:  Ciências

Fazer uma pesquisa sobre os CINCO SENTIDO, mitos ou verdades:

DATA   07  /08 /2020  (6ª Feira)                           5º ANO             

 COMPONENTE CURRICULAR: Matemática

E.M. “Coronel Domingos Ferreira”

Monte Mor, 07 de agosto de 2020

Hoje é sexta-feira

O dia está _____________________

Nome: ________________________

Bom dia!                                                                                  

COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa

ATIVIDADE: Elabore um texto de 10 a 15 linhas sobre o tema abaixo:

Você costuma seguir em frente quando tem algum problema igual a tartaruga ou você acha que é melhor do que os outros?

 

Vídeos aula de revisão:

>>

>>

SEMPRE ASSISTA OS VÍDEOS COM O SEU MATERIAL EM MÃOS E ACOMPANHANDO O EXERCÍCIOS, PARE O VÍDEO QUANDO NECESSÁRIO!

 DATA 07/08/2020  (6ª Feira)                           5º ANO                                                                  

COMPONENTE CURRICULAR:  INGLÊS

ATIVIDADE:

1.    Pegue seu livro de inglês e estude as páginas 25, 26 e 27.

2.    Em seguida, encontre os animais no caça-palavras.



1.    Desembarelhe as letras e escreva os animais em inglês.


1.      Relacione o vocabulário abaixo.


(a)   Goat                           (      ) 0velha

 

(b)   Cow                            (      ) Galo

 

(c)    Sheep                        (      ) Cabra

 

(d)   Rooster                     (      ) Vaca


DATA 07/08/2020  (6ª Feira)                                         5º ANO                                                                                                

COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física

ATIVIDADE:

1 –  O jogo de tabuleiro de hoje é um jogo muito simples de se jogar, mas não se engane, precisa de raciocínio. O jogo se chama Tsoro Yematatu. Vamos ler um pouco sobre ele.

Histórico: Tsoro tem origem no Zimbábue, um país no sul da África e deve seu nome a um complexo de construções antigas chamado de Grande Zimbábue ou “Grande Casa de Pedra” onde viviam os antigos governantes de um grande império conhecido por suas ricas minas de ouro. Tsoro Yematatu significa “jogo de pedra jogado com três” e era jogado pelas crianças de Zimbábue, como o nome do jogo sugere, com pedras em tabuleiros desenhados no chão de terra. Hoje as crianças usam tampinhas de garrafas, comuns também por lá, mas continuam desenhando o tabuleiro no chão de terra.

Fonte: http://iffmauricio.pbworks.com/w/file/fetch/119289630/Tsoro%20Yematatu.pdf

2 – Vamos construir  o tabuleiro.  Você vai precisar de uma folha de papel, 6 tampinhas de garrafa, sendo 3 de cada cor, régua, e lápis ou caneta para desenhar e enfeirar como quiser.



3 – Como se joga:

Decida quem começa o jogo. Em seguida, uma vez de cada jogador, coloca-se a peça sobre um dos pontos do tabuleiro. Após colocar as peças, o objetivo é conseguir formar uma linha de 3 peças da mesma cor. Na sua vez, movimente uma das peças para o ponto vazio. Você também pode pular uma peça para o ponto vazio, desde que esteja na mesma linha. Quando conseguir firmar uma linha de 3, vence a partida.  O vídeo abaixo pode ser acessado em caso de dúvida.