E.M.”Coronel Domingos Ferreira”
Monte Mor, 03 de Agosto de 2020
Hoje é segunda-feira
O dia está _________________
Nome:___________________
Bom dia!
ORIENTAÇÃO: Senhores responsáveis, peça para que o(a) aluno(a) leia com atenção e faça as atividades. Caso ele(a) ainda não faça a leitura, ajude-o(a) a entender a tarefa e o(a) acompanhe.
Componente curricular: Língua Portuguesa
à Atividade
DATA 03/08/2020 (Segunda-feira)
4º s ANOS
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
ATIVIDADE 1: Resolva
os probleminhas no caderno com atenção. Não se esqueça de registrar o cálculo e dar a
resposta ao problema.
a) Márcia comprou 98 engradados de suco para seu bar.
Cada engradado contém meia dúzia de latas. Quantas latas há ao todo?
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
b) Guilherme ganhou 75 cartelinhas com selos. Cada
cartela vem com 5 selos. Quantos selos ele ganhou?
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
c) Em um canil os cachorros consomem 47 quilos de
ração por dia. Em 15 dias quantos quilos são consumidos?
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
d) Dona Maria recebeu 8 dúzias de banana. Já vendeu 3
dúzias. Quantas bananas foram vendidas?
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
e) Em uma estante com 3 prateleiras havia 32 livros
em cada uma. Foram retirados 21 livros. Quantos livros ficaram na estante?
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
f) Se
Pedro ganhou uma dezena de figurinhas e João ganhou o dobro, quantas
figurinhas Pedro e João têm juntos?
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
g) Um ônibus partiu com 40 passageiros. Em um ponto, subiram 8 e, em outro ponto, desceram 11. O ônibus chegou ao ponto final com quantos passageiros?
COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
FOLCLORE BRASILEIRO
O Dia do Folclore é
celebrado anualmente em 22
de agosto, mas o que é o FOLCLORE?
Folclore
é a cultura de um povo, o conjunto das tradições culturais dos conhecimentos,
crenças, costumes, danças, canções e lendas dos indivíduos de determinada nação
ou localidade.
O
termo folclore se originou através de um neologismo criado pelo britânico
William John Thoms, que uniu as palavras inglesas folk (que significa
“povo”) e lore (que
quer dizer “conhecimento”). Assim, folclore ganha o significado literal de
“conhecimento do povo” ou “aquilo que o povo faz”.
O
folclore brasileiro é muito rico, seja pelas tradições populares, rituais,
música, remédios, comidas típicas, festividades, lendas e etc, que são a base
da cultura do povo brasileiro.
O
Saci-Pererê, o Curupira, o Boitatá, o Boto Cor de Rosa, a Mula-Sem-Cabeça, e
muitos outros personagens, por exemplo, tornam o folclore do Brasil único.
ATIVIDADE: desenho, em seu caderno, um personagem do folclore brasileiro que você mais gosta
DATA 04/08/2020 (Terça-feira) 4º s ANOS
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
CABEÇALHO (COPIAR NO CADERNO)
E. M. “Coronel Domingos Ferreira”.
Monte Mor, 04 de agosto de 2020.
Hoje é terça-feira.
Nome completo:______________________________ 4º Ano ______
Professora: ______________________________________.
ATIVIDADE 1: Arme, efetue as operações e tire a prova real. Se possível acesse o link
a) 759- 124=
b) 521-56=
c) 678-43=
d) 834 – 235=
e) 934 – 29=
f) 1.095 – 36 =
g) 1.325 – 239 =
h) 1.580 – 328=
i) 2.849- 1.324 =
j) 5.489- 3.264 =
DATA 04 / 08 / 2020 (3ª Feira) 4º ANO
COMPONENTE
CURRICULAR: HISTÓRIA
Para responder as
questões abaixo consulte o Livro NAME Capítulos 3 e 4.
1: Complete as frases abaixo, utilizando
as palavras abaixo:
ÁFRICA -
PORTUGUESES - VASCO
DA GAMA Os ______________________ iniciaram a expansão marítima pela costa da _________________, chegando às __________________ . ____________________ estabeleceu este caminho pelo mar. No entanto, a expedição liderada por __________________________, acabou se afastando da costa africana e chegou às terras brasileiras. 2: Quem foi o
responsável pela expedição que desembarcou nas terras americanas em 1492,
pensando ter chegado às Índias? DATA 04/08/2020 (3ª Feira) 4º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física
ATIVIDADE: Nas próximas aulas, vamos conhecer e experimentar alguns
jogos de tabuleiro. 1 – O
primeiro jogo será a Mancala, então vamos ler um pouquinho sobre ela.
Mancala é uma família de jogos de tabuleiro jogada ao redor do mundo, jogos de semeadura ou jogos de contagem e captura. Os jogos dessa família mais conhecidos no mundo ocidental são o Oware, Kalah, Sungka, Omweso e Bao. Jogos de mancala possuem um papel importante em muitas sociedades africanas e asiáticas, comparável ao do Xadrez no Ocidente. Alguns artigos dizem ter vestígios da mancala a 7.000 anos, e mais de 200 variações na forma de se jogar. Alguns nomes associados à Mancala são: ·
Wari
é o nome dado ao Mancala jogado no Sudão, Gâmbia, Senegal e Haiti; · Aware,
no Burkina, ex-Alto Volta; · Adi,
no Benin; · Baulé,
na Costa do Marfim, Filipinas e Ilhas Sonda; · Ayo,
na Nigéria; ·
Adi,
no Brasil. Tem muito mais informações sobre a mancala, mas com tantas variações é preciso pesquisar. Esse pequeno texto foi tirado dos sites:
2 - Construindo o tabuleiro. Tem muitas forma de fazer o tabuleiro, desde covinhas no chão de terra, esculpidos na madeira, potinhos de iogurte, caixa de ovos, etc. O mais simples é pegar uma folha de papel, desenhar 6 círculos de cada lado para cada jogador, e em cada extremidade da folha desenhar um circulo maior, ou oval, como no desenho abaixo. Você também vai precisar de 48 sementes, ou grãos de feijão, milho, ou até mesmo bolinhas de papel picado. 3 – Agora vamos jogar. Essas são apenas algumas regrinhas
bem básicas para começar a brincar. São 2 jogadores. Serão colocadas 4 sementes em cada
covinha, menos nas das extremidades marcadas como mancala A e B. Decida quem começa o jogo. Na sua vez de
jogar, escolhe uma cova, pega todas as sementes dela, e vai semeando nas covas
seguintes, no sentido anti-horário como no desenho, até acabar as sementes que
estão na sua mão. Quando a semente cair
na sua mancala, ela será a sua colheita, ou seja seu ponto, e não é pra pegar
essas. Se o jogador tiver muitas sementes nas mãos, ele continua semeando mesmo
que seja nas covas do adversário, mas só não deposita na mancala dele. Ganha
quem colher mais sementes.
Data: 05 / 08 / 2020 (4ª feira) 4º Ano Componente curricular: Língua Portuguesa Cabeçalho
(copiar no caderno) E.M.Coronel Domingos Ferreira. Monte Mor, 05 de agosto de 2020. Hoje é quarta-feira. Nome completo: Professora: ________________
. 4º Ano _____ .
à Atividade: Livro – Caderno de Atividades Complementares. Página 29. DATA 05 /08/ 2020 (4ª
Feira) 4º ANO COMPONENTE
CURRICULAR: GEOGRAFIA Para responder as
questões abaixo consulte o Livro NAME Capítulos 3 e 4, ou pesquise na internet. 1) Mapa que
representa o espaço do mundo todo, em um plano, chama-se:
( ) planta
( ) continentes
( ) planisfério 2) Qual o nome
do Município que você
mora? _________________________________________________________________ 3) Seu
Município fica em
que Unidade Federativa? _________________________________________________________________ 4) Escreva o nome de 10 bairros que tem em seu
Município. _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ 5) Escreva
o nome de todas as
cidades que fazem
limite com a
cidade onde você
mora? __________________________________________________________________ __________________________________________________________________
__________________________________________________________________
|