quarta-feira, 29 de julho de 2020

SEMANA 14 - 03/08 A 07/08


OBSERVAÇÃO : SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS, AS ATIVIDADES NÃO PRECISAM SER IMPRESSAS E NÃO HÁ NECESSIDADE DE COPIAR AS QUESTÕES, OS ALUNOS DEVERÃO COLOCAR NO CADERNO O CABEÇALHO A DATA E A DISCIPLINA, O NÚMERO DA QUESTÃO E A RESPOSTA DA QUESTÃO MENCIONADA.

DATA   03 / 08  /2020  (2ª Feira)                                  4º ANO  
 

E.M.”Coronel Domingos Ferreira”

Monte Mor, 03 de Agosto de 2020

Hoje é segunda-feira

O dia está _________________

Nome:___________________

Bom dia!                                                                                   

ORIENTAÇÃO: Senhores responsáveis, peça para que o(a) aluno(a) leia com atenção e faça as atividades. Caso ele(a) ainda não faça a leitura, ajude-o(a) a entender a tarefa e o(a) acompanhe.

Componente curricular: Língua  Portuguesa

à Atividade


Livro – Caderno de Atividades Complementares. Páginas 27 e 28.


DATA 03/08/2020 (Segunda-feira)                               4º s ANOS                                 

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

 

ATIVIDADE 1: Resolva os probleminhas no caderno com atenção. Não se esqueça de registrar o cálculo e dar a resposta ao problema.

 

a) Márcia comprou 98 engradados de suco para seu bar. Cada engradado contém meia dúzia de latas. Quantas latas há ao todo?

 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------

b) Guilherme ganhou 75 cartelinhas com selos. Cada cartela vem com 5 selos. Quantos selos ele ganhou?

 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------

c) Em um canil os cachorros consomem 47 quilos de ração por dia. Em 15 dias quantos quilos são consumidos?

 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------

d) Dona Maria recebeu 8 dúzias de banana. Já vendeu 3 dúzias. Quantas bananas foram vendidas?

 -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

e) Em uma estante com 3 prateleiras havia 32 livros em cada uma. Foram retirados 21 livros. Quantos livros ficaram na estante?

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

f) Se Pedro ganhou uma dezena de figurinhas e João ganhou o dobro, quantas

figurinhas Pedro e João têm juntos?

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

g) Um ônibus partiu com 40 passageiros. Em um ponto, subiram 8 e, em outro ponto, desceram 11. O ônibus chegou ao ponto final com quantos passageiros?


COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

FOLCLORE BRASILEIRO

Dia do Folclore é celebrado anualmente em 22 de agosto, mas o que é o FOLCLORE?

Folclore é a cultura de um povo, o conjunto das tradições culturais dos conhecimentos, crenças, costumes, danças, canções e lendas dos indivíduos de determinada nação ou localidade.

O termo folclore se originou através de um neologismo criado pelo britânico William John Thoms, que uniu as palavras inglesas folk (que significa “povo”) e lore (que quer dizer “conhecimento”). Assim, folclore ganha o significado literal de “conhecimento do povo” ou “aquilo que o povo faz”.

O folclore brasileiro é muito rico, seja pelas tradições populares, rituais, música, remédios, comidas típicas, festividades, lendas e etc, que são a base da cultura do povo brasileiro.

O Saci-Pererê, o Curupira, o Boitatá, o Boto Cor de Rosa, a Mula-Sem-Cabeça, e muitos outros personagens, por exemplo, tornam o folclore do Brasil único.

 

ATIVIDADE: desenho, em seu caderno, um personagem do folclore brasileiro que você mais gosta


DATA 04/08/2020 (Terça-feira)                           4º s ANOS                                                                                         

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

CABEÇALHO (COPIAR NO CADERNO)

E. M. “Coronel Domingos Ferreira”.

Monte Mor, 04 de agosto de 2020.

Hoje é terça-feira.

Nome completo:______________________________ 4º Ano ______

Professora: ______________________________________.

 

ATIVIDADE 1: Arme, efetue as operações e tire a prova real. Se possível acesse o link


https://www.youtube.com/watch?v=7_BdJaajTvs e assista a um vídeo sobre a Operação Inversa (Prova real) da subtração.

a) 759- 124=

b) 521-56=

c) 678-43=

d) 834 – 235=

e) 934 – 29=

f) 1.095 – 36 =

g) 1.325 – 239 =

h) 1.580 – 328=

i) 2.849- 1.324 =

j) 5.489- 3.264 =

DATA  04 / 08 / 2020  (3ª Feira)                                          4º ANO                                                                                                

COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA

Para  responder  as  questões  abaixo consulte o Livro NAME Capítulos 3 e 4.

 1: Complete as frases abaixo, utilizando as palavras abaixo:

 ÍNDIAS    -    PEDRO  ALVARES  CABRAL 

ÁFRICA   -    PORTUGUESES      -   VASCO  DA  GAMA


Os ______________________ iniciaram  a  expansão  marítima  pela  costa da _________________, chegando às _­­­­­­_________________ .

 ____________________   estabeleceu  este  caminho  pelo   mar.

 No entanto, a expedição liderada por  __________________________, acabou se afastando da costa africana e chegou às terras brasileiras.


2:  Quem foi o responsável pela expedição que desembarcou nas terras americanas em 1492, pensando ter chegado às Índias?

DATA 04/08/2020  (3ª Feira)                                 4º ANO                                                                                                

COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física

 ATIVIDADE:

Nas próximas aulas, vamos conhecer e experimentar alguns jogos de tabuleiro.

1 – O primeiro jogo será a Mancala, então vamos ler um pouquinho sobre ela.

 

Mancala é uma família de jogos de tabuleiro jogada ao redor do mundo, jogos de semeadura

 ou jogos de contagem e captura. Os jogos dessa família mais conhecidos no 

mundo ocidental são o OwareKalahSungkaOmweso e Bao. Jogos de mancala possuem um papel 

importante em muitas sociedades africanas e asiáticas, comparável ao do Xadrez no Ocidente.

 Alguns artigos dizem ter vestígios da mancala a 7.000 anos, e mais de 200 variações na 

forma de se jogar. Alguns nomes associados à Mancala são:

·         Wari é o nome dado ao Mancala jogado no Sudão, Gâmbia, Senegal e Haiti;

·       Aware, no Burkina, ex-Alto Volta;

·     Adi, no Benin;

·      Baulé, na Costa do Marfim, Filipinas e Ilhas Sonda;

·      Ayo, na Nigéria;

·         Adi, no Brasil.

Tem muito mais informações sobre a mancala, mas com tantas variações é preciso pesquisar. Esse pequeno texto foi tirado dos sites:

 

2 -  Construindo o tabuleiro.  Tem muitas forma de fazer o tabuleiro, desde covinhas no chão de terra, esculpidos na madeira, potinhos de iogurte, caixa de ovos, etc.  O mais simples é pegar uma folha de papel, desenhar 6 círculos de cada lado para cada jogador, e em cada extremidade da folha desenhar um circulo maior, ou oval, como no desenho abaixo. Você também vai precisar de 48 sementes, ou grãos de feijão, milho, ou até mesmo bolinhas de papel picado.


3 – Agora vamos jogar. Essas são apenas algumas regrinhas bem básicas para começar a brincar.

São 2 jogadores. Serão colocadas 4 sementes em cada covinha, menos nas das extremidades marcadas como mancala A e B.  Decida quem começa o jogo. Na sua vez de jogar, escolhe uma cova, pega todas as sementes dela, e vai semeando nas covas seguintes, no sentido anti-horário como no desenho, até acabar as sementes que estão na sua mão.  Quando a semente cair na sua mancala, ela será a sua colheita, ou seja seu ponto, e não é pra pegar essas. Se o jogador tiver muitas sementes nas mãos, ele continua semeando mesmo que seja nas covas do adversário, mas só não deposita na mancala dele. Ganha quem colher mais sementes.

 

Data: 05 / 08 / 2020 (4ª feira)                                4º   Ano

Componente curricular: Língua  Portuguesa

Cabeçalho (copiar no caderno)

E.M.Coronel Domingos Ferreira.

Monte Mor, 05 de agosto de 2020.

Hoje  é quarta-feira.

Nome completo:               

Professora:  ________________ .   4º Ano ­­­_____ .

 

à Atividade:  Livro – Caderno de Atividades Complementares. Página 29. 


DATA 05 /08/ 2020  (4ª Feira)                                            4º ANO                                                                                                

COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA

Para  responder  as  questões  abaixo consulte o Livro NAME Capítulos 3 e 4, ou pesquise na internet.

1)  Mapa que representa o espaço do mundo todo, em um plano, chama-se:

 

(   ) planta                                 

(   ) continentes                               

(   )  planisfério

2) Qual  o  nome  do Município  que  você  mora?

_________________________________________________________________

3) Seu   Município  fica  em  que  Unidade Federativa?

_________________________________________________________________

4) Escreva o nome de 10 bairros que tem em seu Município.

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

5) Escreva  o  nome  de todas as  cidades   que  fazem  limite  com  a  cidade  onde  você  mora?

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

DATA:05/08/2020 ( quarta- feira1h)

 

4° ano – EF I


COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

FOLCLORE BRASILEIRO

O NEGRINHO DO PASTOREIO

Assista ao vídeo abaixo, para realizar a atividade:

ATIVIDADE: Após assistir ao vídeo que conta lenda do NEGRINHO DO PASTOREIO, escreva com suas palavras, a história dessa lenda e ilustre (desenhe), em seu caderno.


DATA 06/08/2020 (Quinta-feira)                                    4ºs ANOS                                                                                         

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

CABEÇALHO (COPIAR NO CADERNO)

E. M. “Coronel Domingos Ferreira”.

Monte Mor, 06 de agosto de 2020.

Hoje é quinta-feira.

Nome completo: _________________________4º Ano ______

Professora: ____________________________

 

ATIVIDADE 1: Observe:


0

1

2

3

4

5

6

7

8

9

 

Após observar a sequência de números acima, procure, entre eles, os números que você pode usar para cada situação apresentada. Não se esqueça de registrar a continha.

 

a) Procure na sequência acima dois números diferentes com soma 10.

_______________________________________________________

b) Procure na sequência acima três números diferentes com soma 10.

_______________________________________________________

c) Procure na sequência acima quatro números diferentes com soma 10.

_______________________________________________________

 

ATIVIDADE 2: Observe o gráfico abaixo para obter as informações numéricas  necessárias para resolver os problemas a seguir. Cada quadrinho colorido indica 1 aluno: os quadradinhos na cor azul representam os meninos, os quadradinhos  na cor vermelha representam as meninas.

a) Quantos meninos estudam no 4º ano A?

______________________________________________________________________________

b) Quantas meninas estudam no 4º ano A?

______________________________________________________________________________

c) Quantos alunos estudam, no total, no 4º ano A?

______________________________________________________________________________

d) Quantos meninos estudam no 4º ano B?

______________________________________________________________________________

e) Quantas meninas estudam no 4º ano B?

______________________________________________________________________________

f) Quantos alunos estudam, no total, no 4º ano B?

______________________________________________________________________________

g) Quantas meninas o 4º ano A tem a mais que meninos?

______________________________________________________________________________

h) No 4º ano B, quantos meninos tem a mais que meninas?

______________________________________________________________________________

i) Qual é o total de meninas somando as duas turmas?

______________________________________________________________________________

j) Qual é o total de meninos somando as duas turmas?

______________________________________________________________________________

k) Qual é o total de alunos somando as duas turmas?

______________________________________________________________________________


ATIVIDADE 3: Observe a imagem e responda, quantas flores há no jardim abaixo. 

Registre uma continha para responder a pergunta.

Elabore uma situação-problema utilizando a imagem acima. Seja bem criativo!

_____________________________________________________________________

DATA  06 / 08 / 2020  (QUINTA-FEIRA)    4º ANO                                                                                                

COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS

Para  responder  as  questões  abaixo consulte o Livro NAME Capítulo 4.

1- O consumo de energia elétrica tem aumentado no comércio, nas indústrias e nas residências. Para economizar energia elétrica, precisamos  seguir orientações importantes. A figura abaixo é conhecida como o selo  do PROCEL e identifica aparelhos elétricos que consomem  menos energia.




A partir do texto acima, marque a opção que apresenta uma atitude que contribui para a diminuição do consumo de energia elétrica.

a (   ) Evitar o uso de lâmpadas fluorescentes.

b (   ) Deixar a porta da geladeira aberta.

c (   ) Dormir com a televisão ligada.

d (   ) Comprar aparelhos elétricos identificados com o selo do Procel.

2- De acordo com o que você estudou, escreva V para as frases verdadeiras e F para as falsas.

 

(    ) Um ímã tem dois pólos: o norte e o sul.

(    ) Pólos diferentes se atraem; e  pólos iguais se repelem.

(    ) A capacidade que um ímã tem de atrair objetos de ferro é chamado de campo magnético.

(   ) O instrumento em que se aplica o ímã e que serve para nos orientar na superfície da Terra é a bússola.

(   ) Os pólos( norte e sul )  de um ímã comportam-se de maneiras iguais quando são aproximados.


Data: 07 / 08 / 2020 (6ª feira)                                 4º   Ano

Componente curricular: Língua  Portuguesa

Cabeçalho (copiar no caderno)

E.M.Coronel Domingos Ferreira.

Monte Mor, 07 de agosto de 2020.

Hoje  é sexta-feira.

Nome completo:               

Professora:  ________________ .   4º Ano ­­­_____ .

 

à Atividade

à Caderno de Atividades Complementares. Página 30.


Data: 07 / 08 / 2020 (6ª feira)                                 4º   Ano

Componente curricular: INGLÊS

ATIVIDADE:

1.    Leia e observe as páginas 24 e 25 do livro de inglês. Preste atenção nas imagens e palavras que já aprendeu. Faça os exercícios das páginas 26 e 27.

2.    Trace uma linha ligando as palavras e imagens abaixo.




Utlize as palavras do quadro para nomear as imagens. Atenção, porque NÃO serão usadas todas as palavras.



Desembalhe as letras e escreva corretamente as palavras em inglês.

 

a.    D L E S I - _______________________________

 

b.    K  O S O P – S  E  U  H  O - _________________________

 

c.    R E C A O L U S - ___________________


DATA 07/08/2020  (6ª Feira)                                   4º ANO                                                                                                

COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física

ATIVIDADE:

1 –  O jogo de tabuleiro de hoje é um jogo muito simples de se jogar, mas não se engane, precisa de raciocínio. O jogo se chama Tsoro Yematatu. Vamos ler um pouco sobre ele.

Histórico: Tsoro tem origem no Zimbábue, um país no sul da África e deve seu nome a um complexo de construções antigas chamado de Grande Zimbábue ou “Grande Casa de Pedra” onde viviam os antigos governantes de um grande império conhecido por suas ricas minas de ouro. Tsoro Yematatu significa “jogo de pedra jogado com três” e era jogado pelas crianças de Zimbábue, como o nome do jogo sugere, com pedras em tabuleiros desenhados no chão de terra. Hoje as crianças usam tampinhas de garrafas, comuns também por lá, mas continuam desenhando o tabuleiro no chão de terra.

Fonte: http://iffmauricio.pbworks.com/w/file/fetch/119289630/Tsoro%20Yematatu.pdf

 

2 – Vamos construir  o tabuleiro.  Você vai precisar de uma folha de papel, 6 tampinhas de garrafa, sendo 3 de cada cor, régua, e lápis ou caneta para desenhar e enfeirar como quiser.


3 – Como se joga:

Decida quem começa o jogo. Em seguida, uma vez de cada jogador, coloca-se a peça sobre um dos pontos do tabuleiro. Após colocar as peças, o objetivo é conseguir formar uma linha de 3 peças da mesma cor. Na sua vez, movimente uma das peças para o ponto vazio. Você também pode pular uma peça para o ponto vazio, desde que esteja na mesma linha. Quando conseguir firmar uma linha de 3, vence a partida.  O vídeo abaixo pode ser acessado em caso de dúvida.