Atenção aos comandos do que precisa ser feito para não copiar mais que o necessário. Não precisa copiar tudo!
LEIA O TEXTO
Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
COPIE NO CADERNO
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
CORREÇÃO
COMO SUA ATIVIDADE DEVERIA ESTAR NO CADERNO: revise com atenção.
COMO SUA ATIVIDADE DEVERIA ESTAR NO CADERNO: revise com atenção.
Segunda-feira, dia 3___
Conheça os gestores da EM Coronel Domingos Ferreira
Joly, Diretora de Escola e Sandra, Vice-diretora.
Link PDF - https://www.youtube.com/watch?v=jmWtAkLr1jg&t=4s
Franco Moraes, Coordenador da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Link PDF - https://www.youtube.com/watch?v=T_FSnIdSeP4
Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo
ATIVIDADE: acolhimento com recepção dos alunos com vídeo do professor, vídeo sobre a disciplina e atividade de reflexão pessoal.
Por que estudar a Língua Portuguesa?
Link PDF - https://www.youtube.com/watch?v=c4tg612X_YQ
Matemática______Estimativa: 2h de estudo
ATIVIDADE: acolhimento com recepção dos alunos com vídeo do professor, vídeo sobre a disciplina e atividade de reflexão pessoal.
Nesse momento de pandemia que ainda estamos vivendo, faz-se necessário, de nossas casas, respeitarmos o distanciamento social e ainda não é possível voltarmos de forma presencial para a nossa escola.
Porém, acreditando que é necessário dar continuidade aos nossos estudos, começamos hoje de forma online o semestre. A seguir um vídeo de apresentação.
Olá, eu sou o professor Renato Elias!
Também gostaria de deixar algumas dicas de estudo que você pode copiar em seu caderno.
1. Tenha um espaço próprio para estudar.
2. O material deve estar em ordem, antes e depois das tarefas.
3. Escolha um lugar para guardar o material adequadamente.
4. Estabeleça horário para os seus estudos.
5. Colabore e auxilie seus colegas em suas dúvidas. Você também vai precisar deles.
6. Crie o habito de estudar todos os dias, participando ativamente dos grupos de whatsapp.
7. Esteja presente nas aulas online. A sequência e a continuidade dos estudos são fundamentais para a sua aprendizagem.
8. Tire sempre as dúvidas com o seu professor ou com os seus colegas.
9. Respeite a todos e a si mesmo nos grupos.
10. Procure mesmo na quarentena adotar hábitos saudáveis.
Dicas extraídas do caderno M9 - Ginásio Carioca
VÍDEO COM ORIENTAÇÃO DE COMO ORGANIZAR O CADERNO
Link PDF - https://www.youtube.com/watch?v=jwNX5dGJWRg
5 MOTIVOS pra você gostar de MATEMÁTICA
Link PDF - https://www.youtube.com/watch?v=ZP4yLygS2J4
Terça-feira, dia 4___
Geografia______Estimativa: 1h30 de estudo
ATIVIDADE: acolhimento com recepção dos alunos com vídeo do professor, vídeo sobre a disciplina e atividade de reflexão pessoal.
Por que estudar Geografia?
Link PDF - https://www.youtube.com/watch?v=QfymF1JJdTk
NO CADERNO
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Responda: Você percebe a geografia em seus afazeres diários em casa ou no trabalho? Quais?
ATIVIDADE: acolhimento com recepção dos alunos com vídeo do professor, vídeo sobre a disciplina e atividade de reflexão pessoal.
Link PDF - https://www.youtube.com/watch?v=QfymF1JJdTk
NO CADERNO
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Responda:
Você percebe a geografia em seus afazeres diários em casa ou no trabalho? Quais?
História______Estimativa: 1h30 de estudo
ATIVIDADE: acolhimento com recepção dos alunos com vídeo do professor, vídeo sobre a disciplina e atividade de reflexão pessoal.
Olá, eu sou a professora Lívia!
Educação Física__Estimativa: 1h de estudo
FIQUE ATENTO ÀS TURMAS:
TURMA 1, MAIORES DE 18 ANOS.
TURMA 2, MENORES DE 18 ANOS, SEM AFASTAMENTO.
ATIVIDADE: acolhimento com recepção dos alunos com vídeo do professor, vídeo sobre a disciplina e atividade de reflexão pessoal.
Olá, eu sou o professor Pedro!
O professor vai se apresentar por áudio no grupo do WhatsApp.
Por que estudar Educação Física?
Link PDF - https://www.youtube.com/watch?v=VVFcICvz6YY
NO CADERNO
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Responda:
Como você tem cuidado do seu corpo e e da sua saúde? Se preocupa com sua alimentação? Tem feito algum esporte?
Quarta-feira, dia 5___
Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo
PAUTA: Data: 05/08/2020Componente curricular: Português
Atividade: Apresentação dos alunos à professora.
1. Clique no link abaixo e responda ao questionário.
PAUTA:
Data: 05/08/2020
Componente curricular: Português
Atividade: Apresentação dos alunos à professora.
1. Clique no link abaixo e responda ao questionário.
Matemática______Estimativa: 2h de estudo
ATIVIDADE: Nesta aula vamos assistir a um vídeo sobre como a Matemática é importante em nosso cotidiano.
PDF link - https://www.youtube.com/watch?v=AJ72gvtOgdY
Atividade 1: Agora gostaria que você gravasse um áudio, um vídeo ou escrevesse um breve relato no caderno falando sobre sua experiência de vida, qual sua profissão e como você utiliza a Matemática no seu cotidiano? Porque está na Educação de Jovens e Adultos e o que pensa para o futuro?
Envie-me e vamos “bater um papo” em grupo para entender os rumos do nosso trabalho.
ATIVIDADE: Nesta aula vamos assistir a um vídeo sobre como a Matemática é importante em nosso cotidiano.
PDF link - https://www.youtube.com/watch?v=AJ72gvtOgdY
Atividade 1: Agora gostaria que você gravasse um áudio, um vídeo ou escrevesse um breve relato no caderno falando sobre sua experiência de vida, qual sua profissão e como você utiliza a Matemática no seu cotidiano? Porque está na Educação de Jovens e Adultos e o que pensa para o futuro?
Envie-me e vamos “bater um papo” em grupo para entender os rumos do nosso trabalho.
Quinta-feira, dia 6___
Ciências_____Estimativa: 1h30 de estudo
ATIVIDADE: acolhimento com recepção dos alunos com vídeo do professor, vídeo sobre a disciplina e atividade de reflexão pessoal.
Olá, Sou Franco, Coordenador, substituindo a professora de Ciências.
PDF link - https://www.youtube.com/watch?v=T_FSnIdSeP4
Vem conhecer um jeito novo de aprender Ciências aqui no Ciência do Q?!
PDF link - https://www.youtube.com/watch?v=uDYL6yiFicw
Qual a importância de aprender ciência??
PDF link - https://www.youtube.com/watch?v=t-J21PO8n5g
NO CADERNO
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Responda:
'A fé ajuda a viver, a ciência salva vidas'. Uma não deve ser o oposto da outra, e sim uma complementar a outra. Você acredita na ciência ou tem medo dela? Por que?
Inglês______Estimativa: 1h de estudo
ATIVIDADE: acolhimento com recepção dos alunos com vídeo do professor, vídeo sobre a disciplina e atividade de reflexão pessoal.
Olá, eu sou a professora Deise!
Link PDF - https://youtu.be/7gz0kaj-UZY
10 MOTIVOS PARA APRENDER INGLÊS HOJE
Link PDF - https://www.youtube.com/watch?v=Jxnp2hrtL5g
Olá, eu sou a professora Deise!
Link PDF - https://youtu.be/7gz0kaj-UZY
10 MOTIVOS PARA APRENDER INGLÊS HOJE
Link PDF - https://www.youtube.com/watch?v=Jxnp2hrtL5g
NO CADERNO
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Responda:
Você já estudou inglês? O que você acha de falar e entender inglês? Tem medo ou vergonha de ter que falar ou de não entender?
Arte______Estimativa: 1h de estudo
ATIVIDADE: acolhimento com recepção dos alunos com vídeo do professor, vídeo sobre a disciplina e atividade de reflexão pessoal.
Olá, sou a professora Natália!
PDF link - https://www.youtube.com/watch?v=hHfro2G01ys
NO CADERNO
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Faça um texto que conte um pouco da sua relação com arte: as linguagens artísticas, como o teatro, a dança, a música, as artes visuais e audiovisual, ou até mesmo o artesanato.
Sexta-feira, dia 7___
Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo
PAUTA: Data: 07/08/2020Componente curricular: Português
Atividade: Gênero textual – música e interpretação do texto.
LEIA O TEXTO
Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
Música 1Farol Vitor Kley
O mesmo céu que chove é o mesmo céu que faz… solQuando a escuridão vier te abraçar, encontre o seu farolE você é o meu, o o o o oE você é o meu, o o o o oQuando a solidão for te encontrar, crie asas e comece a voarTemos o mundo inteiro a descobrirSei que é difícil de entender, mas a vida é feita para se viverAbra um sorriso e faça alguém sorrirO mesmo céu que chove é o mesmo céu que faz solQuando a escuridão vier te abraçar, encontre o seu farolE você é o meu, o o o o oE você é o meu, o o o o oE você é o meu, o o o o oE você é o meu
Vitor Kley. https://www.letras.mus.br/vitor-kley/farol/
LEIA O TEXTO
Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
Música 2: Tá Escrito Banda Revelação
Quem cultiva a semente do amorSegue em frente e não se apavoraSe na vida encontrar dissaborVai saber esperar a sua horaQuem cultiva a semente do amorSegue em frente e não se apavoraSe na vida encontrar dissaborVai saber esperar a sua horaÀs vezes a felicidade demora a chegarAí é que a gente não pode deixar de sonharGuerreiro não foge da luta, não pode correrNinguém vai poder atrasar quem nasceu pra vencerÉ dia de sol, mas o tempo pode fecharA chuva só vem quando tem que molharNa vida é preciso aprenderSe colhe o bem que plantarÉ Deus quem aponta a estrela que tem que brilharErga essa cabeça, mete o pé e vai na féManda essa tristeza emboraBasta acreditar que um novo dia vai raiarSua hora vai chegar!Erga essa cabeça, mete o pé e vai na féManda essa tristeza emboraBasta acreditar que um novo dia vai raiarSua hora vai chegar!
Revelação. https://www.letras.mus.br/revelacao/1567662/
NO CADERNO
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Atenção: Responda as questões no caderno de maneira simples e objetiva. Não precisa copiar as perguntas.
Após realizar a leitura e a escuta das canções acima, responda às questões abaixo:
1) Qual é o tema proposto na música 1?
2) Qual é o tema proposto na música 2?
3) Cite os aspectos que se assemelham nos dois texto.
4) Você concorda com as ideias transmitidas nos versos da música 1: “Temos o mundo inteiro a descobrir” e “a vida é feita para se viver”? Comente.
5) A canção 2 traz um conselho para quem quer superar as dificuldades impostas pela vida. Qual é esse conselho? Você acredita ser esse o requisito básico para superação dos problemas? Comente.
6) De acordo com a canção 2 se a felicidade demorar a chegar o que devemos fazer?
8) Ainda de acordo com a canção 2, se a tristeza aparecer o que devemos fazer?
Referência:Disponível em: https://acessaber.com.br/atividades/interpretacao-de-texto-musicas-otimistas-8o-ao-9o-ano/#more-26264. Acesso em: 29/07/2020.Com carinho, professora Sandra!
PAUTA:
Data: 07/08/2020
Componente curricular: Português
Atividade: Gênero textual – música e interpretação do texto.
LEIA O TEXTO
Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
Música 1
Farol
Vitor Kley
O mesmo céu que chove é o mesmo céu que faz… sol
Quando a escuridão vier te abraçar, encontre o seu farol
E você é o meu, o o o o o
E você é o meu, o o o o o
Quando a solidão for te encontrar, crie asas e comece a voar
Temos o mundo inteiro a descobrir
Sei que é difícil de entender, mas a vida é feita para se viver
Abra um sorriso e faça alguém sorrir
O mesmo céu que chove é o mesmo céu que faz sol
Quando a escuridão vier te abraçar, encontre o seu farol
E você é o meu, o o o o o
E você é o meu, o o o o o
E você é o meu, o o o o o
E você é o meu
Vitor Kley. https://www.letras.mus.br/vitor-kley/farol/
LEIA O TEXTO
Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
Música 2:
Tá Escrito
Banda Revelação
Quem cultiva a semente do amor
Segue em frente e não se apavora
Se na vida encontrar dissabor
Vai saber esperar a sua hora
Quem cultiva a semente do amor
Segue em frente e não se apavora
Se na vida encontrar dissabor
Vai saber esperar a sua hora
Às vezes a felicidade demora a chegar
Aí é que a gente não pode deixar de sonhar
Guerreiro não foge da luta, não pode correr
Ninguém vai poder atrasar quem nasceu pra vencer
É dia de sol, mas o tempo pode fechar
A chuva só vem quando tem que molhar
Na vida é preciso aprender
Se colhe o bem que plantar
É Deus quem aponta a estrela que tem que brilhar
Erga essa cabeça, mete o pé e vai na fé
Manda essa tristeza embora
Basta acreditar que um novo dia vai raiar
Sua hora vai chegar!
Erga essa cabeça, mete o pé e vai na fé
Manda essa tristeza embora
Basta acreditar que um novo dia vai raiar
Sua hora vai chegar!
Revelação. https://www.letras.mus.br/revelacao/1567662/
NO CADERNO
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Atenção: Responda as questões no caderno de maneira simples e objetiva. Não precisa copiar as perguntas.
Após realizar a leitura e a escuta das canções acima, responda às questões abaixo:
1) Qual é o tema proposto na música 1?
2) Qual é o tema proposto na música 2?
3) Cite os aspectos que se assemelham nos dois texto.
4) Você concorda com as ideias transmitidas nos versos da música 1: “Temos o mundo inteiro a descobrir” e “a vida é feita para se viver”? Comente.
5) A canção 2 traz um conselho para quem quer superar as dificuldades impostas pela vida. Qual é esse conselho? Você acredita ser esse o requisito básico para superação dos problemas? Comente.
6) De acordo com a canção 2 se a felicidade demorar a chegar o que devemos fazer?
8) Ainda de acordo com a canção 2, se a tristeza aparecer o que devemos fazer?
Referência:
Disponível em: https://acessaber.com.br/atividades/interpretacao-de-texto-musicas-otimistas-8o-ao-9o-ano/#more-26264. Acesso em: 29/07/2020.
Com carinho, professora Sandra!
Matemática______Estimativa: 2h de estudo
ATIVIDADE: Aproveitando esta primeira semana, gostaria de observar um pouco do conhecimento básico de vocês em Matemática.
A seguir seguem algumas questões que podem sem copiadas no caderno, mas que precisam ser respondidas online através de um formulário que você irá acessar clicando neste link:
1 - Escreva usando algarismos: dois milhões, duzentos e trinta e cinco mil, quatrocentos e vinte e sete.
2 - Escreva como se lê: 24.076
3 - Observe os números escritos por Renata: 1,25 - 1,2 - 1,02 - 1,05 - 1,5 Escreva os números em ordem crescente:
4 - Qual o perímetro do terreno apresentado abaixo?
5 - Helena saiu para fazer compras com R$ 500,00 na carteira. Gastou no supermercado R$ 338,00 e no açougue R$ 56,00. Após essas compras, com quantos reais ficou Helena?
6 - Leandro possui uma coleção de 441 chaveiros e resolveu guardá-los em quantidades iguais separando os mesmos em 7 caixas. Quantos chaveiros serão guardados em cada caixa?
7 - Se uma dúzia tem 12 ovos. Quantos ovos existem em 24 dúzias?
8 - Determine o valor de cada potência apresentada a seguire marque a alternativa correta:
2³ 3² 3⁴ 2020¹
( ) 6, 6, 12, 1( ) 6, 9, 12, 2020( ) 8, 6, 64, 1( ) 8, 9, 64, 2020
9 - Em determinada loja, uma geladeira estava sendo vendida conforme o anúncio abaixo. Quanto será pago nesta geladeira caso o cliente decida pagar a geladeira à vista?
10 - Dona Lourdes estava com saldo positivo de R$500,00. Precisou retirar de sua conta um valor de R$380,00 e pagou uma conta de R$220,00. Qual o saldo final de Dona Lourdes?
ATIVIDADE: Aproveitando esta primeira semana, gostaria de observar um pouco do conhecimento básico de vocês em Matemática.
A seguir seguem algumas questões que podem sem copiadas no caderno, mas que precisam ser respondidas online através de um formulário que você irá acessar clicando neste link:
1 - Escreva usando algarismos: dois milhões, duzentos e trinta e cinco mil, quatrocentos e vinte e sete.
2 - Escreva como se lê: 24.076
3 - Observe os números escritos por Renata:
1,25 - 1,2 - 1,02 - 1,05 - 1,5
Escreva os números em ordem crescente:
4 - Qual o perímetro do terreno apresentado abaixo?
5 - Helena saiu para fazer compras com R$ 500,00 na carteira. Gastou no supermercado R$ 338,00 e no açougue R$ 56,00. Após essas compras, com quantos reais ficou Helena?
6 - Leandro possui uma coleção de 441 chaveiros e resolveu guardá-los em quantidades iguais separando os mesmos em 7 caixas. Quantos chaveiros serão guardados em cada caixa?
7 - Se uma dúzia tem 12 ovos. Quantos ovos existem em 24 dúzias?
8 - Determine o valor de cada potência apresentada a seguire marque a alternativa correta:
2³ 3² 3⁴ 2020¹
( ) 6, 6, 12, 1
( ) 6, 9, 12, 2020
( ) 8, 6, 64, 1
( ) 8, 9, 64, 2020
9 - Em determinada loja, uma geladeira estava sendo vendida conforme o anúncio abaixo. Quanto será pago nesta geladeira caso o cliente decida pagar a geladeira à vista?
10 - Dona Lourdes estava com saldo positivo de R$500,00. Precisou retirar de sua conta um valor de R$380,00 e pagou uma conta de R$220,00. Qual o saldo final de Dona Lourdes?
----------------
7o ano__________
Fique bem, fique em casa!