sábado, 1 de agosto de 2020

Semana 1 - de 3 a 7/8 - 7o ano EJA

Atenção aos comandos do que precisa ser feito para não copiar mais que o necessário. Não precisa copiar tudo!


LEIA O TEXTO
Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

COPIE NO CADERNO
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

CORREÇÃO
COMO SUA ATIVIDADE DEVERIA ESTAR NO CADERNO: 
revise com atenção.



Segunda-feira, dia 3___

Conheça os gestores da EM Coronel Domingos Ferreira


Joly, Diretora de Escola e Sandra, Vice-diretora.

Link PDF - https://www.youtube.com/watch?v=jmWtAkLr1jg&t=4s


Franco Moraes, Coordenador da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Link PDF - https://www.youtube.com/watch?v=T_FSnIdSeP4



Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo

ATIVIDADE: acolhimento com recepção dos alunos com vídeo do professor, vídeo sobre a disciplina e atividade de reflexão pessoal.

Olá, eu sou a professora Sandra Elise!



Por que estudar a Língua Portuguesa?



Matemática______Estimativa: 2h de estudo

ATIVIDADE: acolhimento com recepção dos alunos com vídeo do professor, vídeo sobre a disciplina e atividade de reflexão pessoal.


Nesse momento de pandemia que ainda estamos vivendo, faz-se necessário, de nossas casas, respeitarmos o distanciamento social e ainda não é possível voltarmos de forma presencial para a nossa escola.

Porém, acreditando que é necessário dar continuidade aos nossos estudos, começamos hoje de forma online o semestre. A seguir um vídeo de apresentação.


Olá, eu sou o professor Renato Elias!



Também gostaria de deixar algumas dicas de estudo que você pode copiar em seu caderno.

1. Tenha um espaço próprio para estudar.

2. O material deve estar em ordem, antes e depois das tarefas.

3. Escolha um lugar para guardar o material adequadamente.

4. Estabeleça horário para os seus estudos.

5. Colabore e auxilie seus colegas em suas dúvidas. Você também vai precisar deles.

6. Crie o habito de estudar todos os dias, participando ativamente dos grupos de whatsapp.

7. Esteja presente nas aulas online. A sequência e a continuidade dos estudos são fundamentais para a sua aprendizagem.

8. Tire sempre as dúvidas com o seu professor ou com os seus colegas.

9. Respeite a todos e a si mesmo nos grupos.

10. Procure mesmo na quarentena adotar hábitos saudáveis.

Dicas extraídas do caderno M9 - Ginásio Carioca


VÍDEO COM ORIENTAÇÃO DE COMO ORGANIZAR O CADERNO



5 MOTIVOS pra você gostar de MATEMÁTICA



Terça-feira, dia 4___


Geografia______Estimativa: 1h30 de estudo

ATIVIDADE: acolhimento com recepção dos alunos com vídeo do professor, vídeo sobre a disciplina e atividade de reflexão pessoal.

Olá, eu sou a professora Rosinei!



Por que estudar Geografia?




NO CADERNO
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Responda: 
Você percebe a geografia em seus afazeres diários em casa ou no trabalho? Quais? 


História______Estimativa: 1h30 de estudo

ATIVIDADE: acolhimento com recepção dos alunos com vídeo do professor, vídeo sobre a disciplina e atividade de reflexão pessoal.

Olá, eu sou a professora Lívia!



Educação Física__Estimativa: 1h de estudo

FIQUE   ATENTO   ÀS   TURMAS:
TURMA   1,   MAIORES   DE   18   ANOS.
TURMA   2,   MENORES   DE   18   ANOS,   SEM   AFASTAMENTO.


ATIVIDADE: acolhimento com recepção dos alunos com vídeo do professor, vídeo sobre a disciplina e atividade de reflexão pessoal.

Olá, eu sou o professor Pedro!

O professor vai se apresentar por áudio no grupo do WhatsApp.


Por que estudar Educação Física?



NO CADERNO
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Responda: 
Como você tem cuidado do seu corpo e e da sua saúde? Se preocupa com sua alimentação? Tem feito algum esporte? 


Quarta-feira, dia 5___


Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo

PAUTA: 
Data: 05/08/2020
Componente curricular: Português

Atividade:  Apresentação dos alunos à professora.

1. Clique no link abaixo e responda ao questionário.



Matemática______Estimativa: 2h de estudo

ATIVIDADE: Nesta aula vamos assistir a um vídeo sobre como a Matemática é importante em nosso cotidiano. 





Atividade 1: Agora gostaria que você gravasse um áudio, um vídeo ou escrevesse um breve relato no caderno falando sobre sua experiência de vida, qual sua profissão e como você utiliza a Matemática no seu cotidiano? Porque está na Educação de Jovens e Adultos e o que pensa para o futuro?

Envie-me e vamos “bater um papo” em grupo para entender os rumos do nosso trabalho.



Quinta-feira, dia 6___


Ciências_____Estimativa: 1h30 de estudo

ATIVIDADE: acolhimento com recepção dos alunos com vídeo do professor, vídeo sobre a disciplina e atividade de reflexão pessoal.

Olá, Sou Franco, Coordenador, substituindo a professora de Ciências.



Vem conhecer um jeito novo de aprender Ciências aqui no Ciência do Q?!



Qual a importância de aprender ciência??

PDF link - https://www.youtube.com/watch?v=t-J21PO8n5g


NO CADERNO
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Responda: 
'A fé ajuda a viver, a ciência salva vidas'. Uma não deve ser o oposto da outra, e sim uma complementar a outra. Você acredita na ciência ou tem medo dela? Por que?


Inglês______Estimativa: 1h de estudo

ATIVIDADE: acolhimento com recepção dos alunos com vídeo do professor, vídeo sobre a disciplina e atividade de reflexão pessoal.

Olá, eu sou a professora Deise!



10 MOTIVOS PARA APRENDER INGLÊS HOJE


NO CADERNO
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Responda: 
Você já estudou inglês? O que você acha de falar e entender inglês? Tem medo ou vergonha de ter que falar ou de não entender?


Arte______Estimativa: 1h de estudo

ATIVIDADE: acolhimento com recepção dos alunos com vídeo do professor, vídeo sobre a disciplina e atividade de reflexão pessoal.

Olá, sou a professora Natália!



Por que devemos estudar arte?



NO CADERNO
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Faça um texto que conte um pouco da sua relação com arte: as linguagens artísticas, como o teatro, a dança, a música, as artes visuais e audiovisual, ou até mesmo o artesanato. 


Sexta-feira, dia 7___


Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo

PAUTA: 
Data: 07/08/2020
Componente curricular: Português

Atividade:  Gênero textual – música e interpretação do texto.

LEIA O TEXTO
Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Música 1
Farol 
Vitor Kley

O mesmo céu que chove é o mesmo céu que faz… sol
Quando a escuridão vier te abraçar, encontre o seu farol
E você é o meu, o o o o o
E você é o meu, o o o o o
Quando a solidão for te encontrar, crie asas e comece a voar
Temos o mundo inteiro a descobrir
Sei que é difícil de entender, mas a vida é feita para se viver
Abra um sorriso e faça alguém sorrir
O mesmo céu que chove é o mesmo céu que faz sol
Quando a escuridão vier te abraçar, encontre o seu farol
E você é o meu, o o o o o
E você é o meu, o o o o o
E você é o meu, o o o o o
E você é o meu

Vitor Kley. https://www.letras.mus.br/vitor-kley/farol/


LEIA O TEXTO
Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Música 2: 
Tá Escrito 
Banda Revelação

Quem cultiva a semente do amor
Segue em frente e não se apavora
Se na vida encontrar dissabor
Vai saber esperar a sua hora
Quem cultiva a semente do amor
Segue em frente e não se apavora
Se na vida encontrar dissabor
Vai saber esperar a sua hora
Às vezes a felicidade demora a chegar
Aí é que a gente não pode deixar de sonhar
Guerreiro não foge da luta, não pode correr
Ninguém vai poder atrasar quem nasceu pra vencer
É dia de sol, mas o tempo pode fechar
A chuva só vem quando tem que molhar
Na vida é preciso aprender
Se colhe o bem que plantar
É Deus quem aponta a estrela que tem que brilhar
Erga essa cabeça, mete o pé e vai na fé
Manda essa tristeza embora
Basta acreditar que um novo dia vai raiar
Sua hora vai chegar!
Erga essa cabeça, mete o pé e vai na fé
Manda essa tristeza embora
Basta acreditar que um novo dia vai raiar
Sua hora vai chegar!

Revelação. https://www.letras.mus.br/revelacao/1567662/


NO CADERNO
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Atenção: Responda as questões no caderno de maneira simples e objetiva. Não precisa copiar as perguntas. 

Após realizar a leitura e a escuta das canções acima, responda às questões abaixo:

1) Qual é o tema proposto na música 1?

 
2) Qual é o tema proposto na música 2?


3) Cite os aspectos que se assemelham nos dois texto.

 
4) Você concorda com as ideias transmitidas nos versos da música 1: “Temos o mundo inteiro a descobrir” e “a vida é feita para se viver”? Comente.


5) A canção 2 traz um conselho para quem  quer superar as dificuldades impostas pela vida. Qual é esse conselho? Você acredita ser esse o requisito básico para superação dos problemas? Comente.

 
6) De acordo com a canção 2 se a felicidade demorar a chegar o que devemos fazer?

 
8) Ainda de acordo com a canção 2, se a tristeza aparecer o que devemos fazer?

 
Referência:
Disponível em: https://acessaber.com.br/atividades/interpretacao-de-texto-musicas-otimistas-8o-ao-9o-ano/#more-26264. Acesso em: 29/07/2020.
Com carinho, professora Sandra!



Matemática______Estimativa: 2h de estudo

ATIVIDADE: Aproveitando esta primeira semana, gostaria de observar um pouco do conhecimento básico de vocês em Matemática. 


A seguir seguem algumas questões que podem sem copiadas no caderno, mas que precisam ser respondidas online através de um formulário que você irá acessar clicando neste link:


1 - Escreva usando algarismos: dois milhões, duzentos e trinta e cinco mil, quatrocentos e vinte e sete.


2 - Escreva como se lê: 24.076 


3 - Observe os números escritos por Renata: 
1,25   -    1,2     -   1,02    -     1,05    -     1,5                
Escreva os números em ordem crescente: 


4 - Qual o perímetro do terreno apresentado abaixo?


5 - Helena saiu para fazer compras com R$ 500,00 na carteira. Gastou no supermercado R$ 338,00 e no açougue R$ 56,00. Após essas compras, com quantos reais ficou Helena?


6 - Leandro possui uma coleção de 441 chaveiros e resolveu guardá-los em quantidades iguais separando os mesmos em 7 caixas. Quantos chaveiros serão guardados em cada caixa?


7 - Se uma dúzia tem 12 ovos. Quantos ovos existem em 24 dúzias?


8 - Determine o valor de cada potência apresentada a seguire marque a alternativa correta:

2³   3²   3   2020¹

(   ) 6, 6, 12, 1
(   ) 6, 9, 12, 2020
(   ) 8, 6, 64, 1
(   ) 8, 9, 64, 2020


9 - Em determinada loja, uma geladeira estava sendo vendida conforme o anúncio abaixo. Quanto será pago nesta geladeira caso o cliente decida pagar a geladeira à vista?


10 - Dona Lourdes estava com saldo positivo de R$500,00. Precisou retirar de sua conta um valor de R$380,00 e pagou uma conta de R$220,00. Qual o saldo final de Dona Lourdes?

 ----------------



7o ano__________



Fique bem, fique em casa!