Atenção aos comandos do que precisa ser feito para não copiar mais que o necessário. Não precisa copiar tudo!
LEIA O TEXTO
Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
COPIE NO CADERNO
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
CORREÇÃO
COMO SUA ATIVIDADE DEVERIA ESTAR NO CADERNO: revise com atenção.
COMO SUA ATIVIDADE DEVERIA ESTAR NO CADERNO: revise com atenção.
Segunda-feira, dia 3___
Conheça os gestores da EM Coronel Domingos Ferreira
Joly, Diretora de Escola e Sandra, Vice-diretora.
Link PDF - https://www.youtube.com/watch?v=jmWtAkLr1jg&t=4s
Franco Moraes, Coordenador da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Link PDF - https://www.youtube.com/watch?v=T_FSnIdSeP4
Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo
ATIVIDADE: acolhimento com recepção dos alunos com vídeo do professor, vídeo sobre a disciplina e atividade de reflexão pessoal.
Olá, eu sou a professora Marta!
Link PDF - https://www.youtube.com/watch?v=swgPyp5zfMw
Por que estudar a Língua Portuguesa?
Link PDF - https://www.youtube.com/watch?v=c4tg612X_YQ
Matemática______Estimativa: 2h de estudo
ATIVIDADE: acolhimento com recepção dos alunos com vídeo do professor, vídeo sobre a disciplina e atividade de reflexão pessoal.
Nesse momento de pandemia que ainda estamos vivendo, faz-se necessário, de nossas casas, respeitarmos o distanciamento social e ainda não é possível voltarmos de forma presencial para a nossa escola.
Porém, acreditando que é necessário dar continuidade aos nossos estudos, começamos hoje de forma online o semestre. A seguir um vídeo de apresentação.
Olá, eu sou o professor Renato Elias!
Também gostaria de deixar algumas dicas de estudo que você pode copiar em seu caderno.
1. Tenha um espaço próprio para estudar.
2. O material deve estar em ordem, antes e depois das tarefas.
3. Escolha um lugar para guardar o material adequadamente.
4. Estabeleça horário para os seus estudos.
5. Colabore e auxilie seus colegas em suas dúvidas. Você também vai precisar deles.
6. Crie o habito de estudar todos os dias, participando ativamente dos grupos de whatsapp.
7. Esteja presente nas aulas online. A sequência e a continuidade dos estudos são fundamentais para a sua aprendizagem.
8. Tire sempre as dúvidas com o seu professor ou com os seus colegas.
9. Respeite a todos e a si mesmo nos grupos.
10. Procure mesmo na quarentena adotar hábitos saudáveis.
Dicas extraídas do caderno M9 - Ginásio Carioca
VÍDEO COM ORIENTAÇÃO DE COMO ORGANIZAR O CADERNO
Link PDF - https://www.youtube.com/watch?v=jwNX5dGJWRg
5 MOTIVOS pra você gostar de MATEMÁTICA
Link PDF - https://www.youtube.com/watch?v=ZP4yLygS2J4
Terça-feira, dia 4___
Geografia______Estimativa: 1h30 de estudo
ATIVIDADE: acolhimento com recepção dos alunos com vídeo do professor, vídeo sobre a disciplina e atividade de reflexão pessoal.
Por que estudar Geografia?
Link PDF - https://www.youtube.com/watch?v=QfymF1JJdTk
NO CADERNO
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Responda: Você percebe a geografia em seus afazeres diários em casa ou no trabalho? Quais?
ATIVIDADE: acolhimento com recepção dos alunos com vídeo do professor, vídeo sobre a disciplina e atividade de reflexão pessoal.
Link PDF - https://www.youtube.com/watch?v=QfymF1JJdTk
NO CADERNO
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Responda:
Você percebe a geografia em seus afazeres diários em casa ou no trabalho? Quais?
História______Estimativa: 1h30 de estudo
ATIVIDADE: acolhimento com recepção dos alunos com vídeo do professor, vídeo sobre a disciplina e atividade de reflexão pessoal.
Olá, eu sou a professora Lívia!
Educação Física__Estimativa: 1h de estudo
FIQUE ATENTO ÀS TURMAS:
TURMA 1, MAIORES DE 18 ANOS.
TURMA 2, MENORES DE 18 ANOS, SEM AFASTAMENTO.
ATIVIDADE: acolhimento com recepção dos alunos com vídeo do professor, vídeo sobre a disciplina e atividade de reflexão pessoal.
Olá, eu sou o professor Pedro!
O professor vai se apresentar por áudio no grupo do WhatsApp.
Por que estudar Educação Física?
Link PDF - https://www.youtube.com/watch?v=VVFcICvz6YY
NO CADERNO
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Responda:
Como você tem cuidado do seu corpo e e da sua saúde? Se preocupa com sua alimentação? Tem feito algum esporte?
Quarta-feira, dia 5___
Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo
ATIVIDADE: Roteiro de estudo e organização do material escolar.
LEIA O TEXTO
Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
Vamos nos organizar antes de iniciarmos os estudos
1. Estabeleça uma rotina de estudos, utilize um local tranquilo e procure fazer as atividades sempre no mesmo horário;
2. Aproveite o horário em que o grupo fica aberto para tirar as suas dúvidas;
3. Organize o material (caderno, lápis, canetas, borracha etc);
4. Organize seu caderno, separe as disciplinas;
5. Estude todos os dias (um pouco por dia já é suficiente);
6. Procure concluir as atividades na mesma semana. Se acumular lições ficará mais difícil concluir;
7. Pergunte sempre que tiver dúvidas. Lembre-se de que estou aqui para ajudá-lo;
8. Revise sempre os conteúdos. Ainda tem dúvidas? Pergunte;
9. Faça outras leituras. Escolha assuntos de seu interesse e leia sobre eles;
10. Tenha bom ânimo!
LEIA O TEXTO
Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
Os quatro pilares de uma educação para o século XXI e suas implicações na prática pedagógicaZuleide Blanco Rodrigues*
[..]A seguir, é apresentada uma síntese dos quatro pilares para a educação no século XXI.
Aprender a conhecer – É necessário tornar prazeroso o ato de compreender, descobrir, construir e reconstruir o conhecimento para que não seja efêmero, para que se mantenha ao longo do tempo e para que valorize a curiosidade, a autonomia e a atenção permanentemente. É preciso também pensar o novo, reconstruir o velho e reinventar o pensar.
Aprender a fazer – Não basta preparar-se com cuidados para inserir-se no setor do trabalho. A rápida evolução por que passam as profissões pede que o indivíduo esteja apto a enfrentar novas situações de emprego e a trabalhar em equipe, desenvolvendo espírito cooperativo e de humildade na reelaboração conceitual e nas trocas, valores necessários ao trabalho coletivo. Ter iniciativa e intuição, gostar de uma certa dose de risco, saber comunicar-se e resolver conflitos e ser flexível. Aprender a fazer envolve uma série de técnicas a serem trabalhadas.
Aprender a conviver – No mundo atual, este é um importantíssimo aprendizado por ser valorizado quem aprende a viver com os outros, a compreendê-los, a desenvolver a percepção de interdependência, a administrar conflitos, a participar de projetos comuns, a ter prazer no esforço comum.
Aprender a ser – É importante desenvolver sensibilidade, sentido ético e estético, responsabilidade pessoal, pensamento autônomo e crítico, imaginação, criatividade, iniciativa e crescimento integral da pessoa em relação à inteligência. A aprendizagem precisa ser integral, não negligenciando nenhuma das potencialidades de cada indivíduo.
ATIVIDADE: Roteiro de estudo e organização do material escolar.
LEIA O TEXTO
Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
Vamos nos organizar antes de iniciarmos os estudos
1. Estabeleça uma rotina de estudos, utilize um local tranquilo e procure fazer as atividades sempre no mesmo horário;
2. Aproveite o horário em que o grupo fica aberto para tirar as suas dúvidas;
3. Organize o material (caderno, lápis, canetas, borracha etc);
4. Organize seu caderno, separe as disciplinas;
5. Estude todos os dias (um pouco por dia já é suficiente);
6. Procure concluir as atividades na mesma semana. Se acumular lições ficará mais difícil concluir;
7. Pergunte sempre que tiver dúvidas. Lembre-se de que estou aqui para ajudá-lo;
8. Revise sempre os conteúdos. Ainda tem dúvidas? Pergunte;
9. Faça outras leituras. Escolha assuntos de seu interesse e leia sobre eles;
10. Tenha bom ânimo!
Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
Os quatro pilares de uma educação para o século XXI e suas implicações na prática pedagógica
Zuleide Blanco Rodrigues*
[..]
A seguir, é apresentada uma síntese dos quatro pilares para a educação no século XXI.
Aprender a conhecer – É necessário tornar prazeroso o ato de compreender, descobrir, construir e reconstruir o conhecimento para que não seja efêmero, para que se mantenha ao longo do tempo e para que valorize a curiosidade, a autonomia e a atenção permanentemente. É preciso também pensar o novo, reconstruir o velho e reinventar o pensar.
Aprender a fazer – Não basta preparar-se com cuidados para inserir-se no setor do trabalho. A rápida evolução por que passam as profissões pede que o indivíduo esteja apto a enfrentar novas situações de emprego e a trabalhar em equipe, desenvolvendo espírito cooperativo e de humildade na reelaboração conceitual e nas trocas, valores necessários ao trabalho coletivo. Ter iniciativa e intuição, gostar de uma certa dose de risco, saber comunicar-se e resolver conflitos e ser flexível. Aprender a fazer envolve uma série de técnicas a serem trabalhadas.
Aprender a conviver – No mundo atual, este é um importantíssimo aprendizado por ser valorizado quem aprende a viver com os outros, a compreendê-los, a desenvolver a percepção de interdependência, a administrar conflitos, a participar de projetos comuns, a ter prazer no esforço comum.
Aprender a ser – É importante desenvolver sensibilidade, sentido ético e estético, responsabilidade pessoal, pensamento autônomo e crítico, imaginação, criatividade, iniciativa e crescimento integral da pessoa em relação à inteligência. A aprendizagem precisa ser integral, não negligenciando nenhuma das potencialidades de cada indivíduo.
Matemática______Estimativa: 2h de estudo
ATIVIDADE: Nesta aula vamos assistir a um vídeo sobre como a Matemática é importante em nosso cotidiano.
PDF link - https://www.youtube.com/watch?v=AJ72gvtOgdY
Atividade 1: Agora gostaria que você gravasse um áudio, um vídeo ou escrevesse um breve relato no caderno falando sobre sua experiência de vida, qual sua profissão e como você utiliza a Matemática no seu cotidiano? Porque está na Educação de Jovens e Adultos e o que pensa para o futuro?
Envie-me e vamos “bater um papo” em grupo para entender os rumos do nosso trabalho.
ATIVIDADE: Nesta aula vamos assistir a um vídeo sobre como a Matemática é importante em nosso cotidiano.
PDF link - https://www.youtube.com/watch?v=AJ72gvtOgdY
Atividade 1: Agora gostaria que você gravasse um áudio, um vídeo ou escrevesse um breve relato no caderno falando sobre sua experiência de vida, qual sua profissão e como você utiliza a Matemática no seu cotidiano? Porque está na Educação de Jovens e Adultos e o que pensa para o futuro?
Envie-me e vamos “bater um papo” em grupo para entender os rumos do nosso trabalho.
Quinta-feira, dia 6___
Ciências______Estimativa: 1h30 de estudo
ATIVIDADE: acolhimento com recepção dos alunos com vídeo do professor, vídeo sobre a disciplina e atividade de reflexão pessoal.
Olá, Sou Franco, Coordenador, substituindo a professora de Ciências.
PDF link - https://www.youtube.com/watch?v=T_FSnIdSeP4
Vem conhecer um jeito novo de aprender Ciências aqui no Ciência do Q?!
PDF link - https://www.youtube.com/watch?v=uDYL6yiFicw
Qual a importância de aprender ciência??
PDF link - https://www.youtube.com/watch?v=t-J21PO8n5g
NO CADERNO
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Responda:
'A fé ajuda a viver, a ciência salva vidas'. Uma não deve ser o oposto da outra, e sim uma complementar a outra. Você acredita na ciência ou tem medo dela? Por que?
Inglês______Estimativa: 1h de estudo
ATIVIDADE: acolhimento com recepção dos alunos com vídeo do professor, vídeo sobre a disciplina e atividade de reflexão pessoal.
10 MOTIVOS PARA APRENDER INGLÊS HOJE
Link PDF - https://www.youtube.com/watch?v=Jxnp2hrtL5g
NO CADERNO
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Responda: Você já estudou inglês? O que você acha de falar e entender inglês? Tem medo ou vergonha de ter que falar ou de não entender?
10 MOTIVOS PARA APRENDER INGLÊS HOJE
Link PDF - https://www.youtube.com/watch?v=Jxnp2hrtL5g
NO CADERNO
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Responda:
Você já estudou inglês? O que você acha de falar e entender inglês? Tem medo ou vergonha de ter que falar ou de não entender?
Arte______Estimativa: 1h de estudo
ATIVIDADE: acolhimento com recepção dos alunos com vídeo do professor, vídeo sobre a disciplina e atividade de reflexão pessoal.
Olá, sou a professora Natália!
PDF link - https://www.youtube.com/watch?v=hHfro2G01ys
NO CADERNO
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Faça um texto que conte um pouco da sua relação com arte: as linguagens artísticas, como o teatro, a dança, a música, as artes visuais e audiovisual, ou até mesmo o artesanato.
Sexta-feira, dia 7___
Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo
ATIVIDADE: Sinais de pontuação (revisão)
Um ponto faz toda diferençaLeia atentamente o enunciado abaixo e acrescente uma vírgula a ele:“Se o homem soubesse o valor que tem a mulher andaria de quatro a sua procura.”Você percebeu alguma mudança de sentido no conteúdo do enunciado? R:
RevisandoOs principais sinais de pontuação utilizados no português são:Vírgula, Ponto e vírgula;Ponto final.Dois pontos:Ponto de exclamação!Ponto de interrogação? Reticências...Aspas “ ”Travessão -
COPIE NO CADERNO
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Responda:1. Você sabe qual a função dos sinais de pontuação? Comente.2. Crie uma frase para cada sinal de pontuação, ou seja, nove frases.
ATIVIDADE: Sinais de pontuação (revisão)
Um ponto faz toda diferença
Leia atentamente o enunciado abaixo e acrescente uma vírgula a ele:
“Se o homem soubesse o valor que tem a mulher andaria de quatro a sua procura.”
Você percebeu alguma mudança de sentido no conteúdo do enunciado? R:
Revisando
Os principais sinais de pontuação utilizados no português são:
Vírgula,
Ponto e vírgula;
Ponto final.
Dois pontos:
Ponto de exclamação!
Ponto de interrogação?
Reticências...
Aspas “ ”
Travessão -
COPIE NO CADERNO
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Responda:
1. Você sabe qual a função dos sinais de pontuação? Comente.
2. Crie uma frase para cada sinal de pontuação, ou seja, nove frases.
Matemática______Estimativa: 2h de estudo
ATIVIDADE: Aproveitando esta primeira semana, gostaria de observar um pouco do conhecimento básico de vocês em Matemática.
A seguir seguem algumas questões que podem sem copiadas no caderno, mas que precisam ser respondidas online através de um formulário que você irá acessar clicando neste link:
1 - Assinale a alternativa correspondente à solução da expressão abaixo:
-2 x √9 - √49 =
( ) –13( ) –1( ) 1( ) 13
2 - Assinale a alternativa que representa a dízima periódica da fração abaixo:
7/3
( ) 1,333...( ) 2,333...( ) 7,333...( ) 0,7333
3 - Três camisetas custam R$48,00. Quanto deverei pagar se comprar 12 camisetas?
4 - Qual o perímetro do terreno apresentado abaixo?
5 - Helena saiu para fazer compras com R$ 500,00 na carteira. Gastou no supermercado R$ 338,00 e no açougue R$ 56,00. Após essas compras, com quantos reais ficou Helena?
6 - Leandro possui uma coleção de 441 chaveiros e resolveu guardá-los em quantidades iguais separando os mesmos em 7 caixas. Quantos chaveiros serão guardados em cada caixa?
7 - Se uma dúzia tem 12 ovos. Quantos ovos existem em 24 dúzias?
8 - Determine o valor de cada potência apresentada a seguire marque a alternativa correta:
2³ 3² 3⁴ 2020¹ ( ) 6, 6, 12, 1( ) 6, 9, 12, 2020( ) 8, 6, 64, 1( ) 8, 9, 64, 2020
9 - Em determinada loja, uma geladeira estava sendo vendida conforme o anúncio abaixo. Quanto será pago nesta geladeira caso o cliente decida pagar a geladeira à vista?
10 - Dona Lourdes estava com saldo positivo de R$500,00. Precisou retirar de sua conta um valor de R$380,00 e pagou uma conta de R$220,00. Qual o saldo final de Dona Lourdes?
ATIVIDADE: Aproveitando esta primeira semana, gostaria de observar um pouco do conhecimento básico de vocês em Matemática.
A seguir seguem algumas questões que podem sem copiadas no caderno, mas que precisam ser respondidas online através de um formulário que você irá acessar clicando neste link:
1 - Assinale a alternativa correspondente à solução da expressão abaixo:
-2 x √9 - √49 =
( ) –13
( ) –1
( ) 1
( ) 13
2 - Assinale a alternativa que representa a dízima periódica da fração abaixo:
7/3
( ) 1,333...
( ) 2,333...
( ) 7,333...
( ) 0,7333
3 - Três camisetas custam R$48,00. Quanto deverei pagar se comprar 12 camisetas?
4 - Qual o perímetro do terreno apresentado abaixo?
5 - Helena saiu para fazer compras com R$ 500,00 na carteira. Gastou no supermercado R$ 338,00 e no açougue R$ 56,00. Após essas compras, com quantos reais ficou Helena?
6 - Leandro possui uma coleção de 441 chaveiros e resolveu guardá-los em quantidades iguais separando os mesmos em 7 caixas. Quantos chaveiros serão guardados em cada caixa?
7 - Se uma dúzia tem 12 ovos. Quantos ovos existem em 24 dúzias?
8 - Determine o valor de cada potência apresentada a seguire marque a alternativa correta:
2³ 3² 3⁴ 2020¹
( ) 6, 6, 12, 1
( ) 6, 9, 12, 2020
( ) 8, 6, 64, 1
( ) 8, 9, 64, 2020
9 - Em determinada loja, uma geladeira estava sendo vendida conforme o anúncio abaixo. Quanto será pago nesta geladeira caso o cliente decida pagar a geladeira à vista?
10 - Dona Lourdes estava com saldo positivo de R$500,00. Precisou retirar de sua conta um valor de R$380,00 e pagou uma conta de R$220,00. Qual o saldo final de Dona Lourdes?
----------------
8o ano__________
Fique bem, fique em casa!