sábado, 1 de agosto de 2020

Semana 1 - de 3 a 7/8 - 9o ano EJA

Atenção aos comandos do que precisa ser feito para não copiar mais que o necessário. Não precisa copiar tudo!


LEIA O TEXTO
Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

COPIE NO CADERNO
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

CORREÇÃO
COMO SUA ATIVIDADE DEVERIA ESTAR NO CADERNO: 
revise com atenção.



Segunda-feira, dia 3___

Conheça os gestores da EM Coronel Domingos Ferreira


Joly, Diretora de Escola e Sandra, Vice-diretora.

Link PDF - https://www.youtube.com/watch?v=jmWtAkLr1jg&t=4s


Franco Moraes, Coordenador da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Link PDF - https://www.youtube.com/watch?v=T_FSnIdSeP4



Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo

ATIVIDADE: acolhimento com recepção dos alunos com vídeo do professor, vídeo sobre a disciplina e atividade de reflexão pessoal.

Olá, eu sou a professora Marta!



Por que estudar a Língua Portuguesa?




Matemática______Estimativa: 2h de estudo

ATIVIDADE: acolhimento com recepção dos alunos com vídeo do professor, vídeo sobre a disciplina e atividade de reflexão pessoal.

Olá, eu sou o professor Vandersi!

O professor vai se apresentar por áudio no grupo do WhatsApp


Também gostaria de deixar algumas dicas de estudo que você pode copiar em seu caderno.

1. Tenha um espaço próprio para estudar.

2. O material deve estar em ordem, antes e depois das tarefas.

3. Escolha um lugar para guardar o material adequadamente.

4. Estabeleça horário para os seus estudos.

5. Colabore e auxilie seus colegas em suas dúvidas. Você também vai precisar deles.

6. Crie o habito de estudar todos os dias, participando ativamente dos grupos de whatsapp.

7. Esteja presente nas aulas online. A sequência e a continuidade dos estudos são fundamentais para a sua aprendizagem.

8. Tire sempre as dúvidas com o seu professor ou com os seus colegas.

9. Respeite a todos e a si mesmo nos grupos.

10. Procure mesmo na quarentena adotar hábitos saudáveis.

Dicas extraídas do caderno M9 - Ginásio Carioca


VÍDEO COM ORIENTAÇÃO DE COMO ORGANIZAR O CADERNO



5 MOTIVOS pra você gostar de MATEMÁTICA




A importância de cada um no grupo e o respeito



Terça-feira, dia 4___


Geografia______Estimativa: 1h30 de estudo

ATIVIDADE: acolhimento com recepção dos alunos com vídeo do professor, vídeo sobre a disciplina e atividade de reflexão pessoal.

Olá, eu sou a professora Rosinei!


Por que estudar Geografia?



NO CADERNO
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Responda: 
Você percebe a geografia em seus afazeres diários em casa ou no trabalho? Quais? 


História______Estimativa: 1h30 de estudo

ATIVIDADE: acolhimento com recepção dos alunos com vídeo do professor, vídeo sobre a disciplina e atividade de reflexão pessoal.

Olá, eu sou a professora Lívia!




Educação Física__Estimativa: 1h de estudo

FIQUE   ATENTO   ÀS   TURMAS:
TURMA   1,   MAIORES   DE   18   ANOS.
TURMA   2,   MENORES   DE   18   ANOS,   SEM   AFASTAMENTO.


ATIVIDADE: acolhimento com recepção dos alunos com vídeo do professor, vídeo sobre a disciplina e atividade de reflexão pessoal.

Olá, eu sou o professor Pedro!

O professor vai se apresentar por áudio no grupo do WhatsApp.


Por que estudar Educação Física?



NO CADERNO
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Responda: 
Como você tem cuidado do seu corpo e e da sua saúde? Se preocupa com sua alimentação? Tem feito algum esporte? 


Quarta-feira, dia 5___


Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo

ATIVIDADE: Roteiro de estudo e organização do material escolar.


LEIA O TEXTO
Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Vamos nos organizar antes de iniciarmos os estudos

1. Estabeleça uma rotina de estudos, utilize um local tranquilo e procure fazer as atividades sempre no mesmo horário; 

2. Aproveite o horário em que o grupo fica aberto para tirar as suas dúvidas;

3. Organize o material (caderno, lápis, canetas, borracha etc);

4. Organize seu caderno, separe as disciplinas;

5. Estude todos os dias (um pouco por dia já é suficiente);

6. Procure concluir as atividades na mesma semana. Se acumular lições ficará mais difícil concluir;

7. Pergunte sempre que tiver dúvidas. Lembre-se de que estou aqui para ajudá-lo;

8. Revise sempre os conteúdos. Ainda tem dúvidas? Pergunte;

9. Faça outras leituras. Escolha assuntos de seu interesse e leia sobre eles;

10. Tenha bom ânimo! 



LEIA O TEXTO
Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Os quatro pilares de uma educação para o século XXI e suas implicações na prática pedagógica
Zuleide Blanco Rodrigues*

[..]
A seguir, é apresentada uma síntese dos quatro pilares para a educação no século XXI.

Aprender a conhecer – É necessário tornar prazeroso o ato de compreender, descobrir, construir e reconstruir o conhecimento para que não seja efêmero, para que se mantenha ao longo do tempo e para que valorize a curiosidade, a autonomia e a atenção permanentemente. É preciso também pensar o novo, reconstruir o velho e reinventar o pensar.

Aprender a fazer – Não basta preparar-se com cuidados para inserir-se no setor do trabalho. A rápida evolução por que passam as profissões pede que o indivíduo esteja apto a enfrentar novas situações de emprego e a trabalhar em equipe, desenvolvendo espírito cooperativo e de humildade na reelaboração conceitual e nas trocas, valores necessários ao trabalho coletivo. Ter iniciativa e intuição, gostar de uma certa dose de risco, saber comunicar-se e resolver conflitos e ser flexível. Aprender a fazer envolve uma série de técnicas a serem trabalhadas.

Aprender a conviver – No mundo atual, este é um importantíssimo aprendizado por ser valorizado quem aprende a viver com os outros, a compreendê-los, a desenvolver a percepção de interdependência, a administrar conflitos, a participar de projetos comuns, a ter prazer no esforço comum.

Aprender a ser – É importante desenvolver sensibilidade, sentido ético e estético, responsabilidade pessoal, pensamento autônomo e crítico, imaginação, criatividade, iniciativa e crescimento integral da pessoa em relação à inteligência. A aprendizagem precisa ser integral, não negligenciando nenhuma das potencialidades de cada indivíduo.


Matemática______Estimativa: 2h de estudo

ATIVIDADE: revisão e diagnósticos.


Faça os cálculos necessários e, em seu caderno, anote o número da questão e a resposta certa. Depois envie as respostas pelo link:


1)  Uma fábrica produziu 2515 peças. Houve um defeito nas máquinas e 975 saíram com defeito. Quantas peças foram produzidas sem defeito?
a) 1640
b) 1541
c) 1415
d) 1540

2) Qual é o valor da expressão numérica?
30 + 12 - 25 - 7 + 12
a) 23
b) 2
c) 25
d )30

3) Dada a expressão numérica a seguir determine o seu valor:
( 3 x 7 + 2 x 15 ) x ( 81  - 4 x 20 )
a) 531
b) 51
c) 513
d) 58

4) Uma pizza foi dividida em 12 pedaços iguais. Carlos comeu 4 pedaços, Maria comeu 5 e Pedro o restante. Que fração de Pizza cada um comeu?

a) 4/12,   5/12  e  4/12
b) 4/12,    5/12 e  3/12
c) 4/12,    4/12 e  5/12

5) Quantas moedas de 25 centavos equivalem a R$21,25?
a) 90
b) 86
c) 85
d) 100



Quinta-feira, dia 6___


Ciências______Estimativa: 1h30 de estudo

ATIVIDADE: acolhimento com recepção dos alunos com vídeo do professor, vídeo sobre a disciplina e atividade de reflexão pessoal.

Olá, Sou Franco, Coordenador, substituindo a professora de Ciências.



Vem conhecer um jeito novo de aprender Ciências aqui no Ciência do Q?!



Qual a importância de aprender ciência??

PDF link - https://www.youtube.com/watch?v=t-J21PO8n5g


NO CADERNO
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Responda: 
'A fé ajuda a viver, a ciência salva vidas'. Uma não deve ser o oposto da outra, e sim uma complementar a outra. Você acredita na ciência ou tem medo dela? Por que?



Inglês_______Estimativa: 1h de estudo

9o A - Professora Deise

ATIVIDADE: acolhimento com recepção dos alunos com vídeo do professor, vídeo sobre a disciplina e atividade de reflexão pessoal.

Olá, sou a professora Deise!



10 MOTIVOS PARA APRENDER INGLÊS HOJE



NO CADERNO
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Responda: 
Você já estudou inglês? O que você acha de falar e entender inglês? Tem medo ou vergonha de ter que falar ou de não entender?


9o B - Professora Beth

ATIVIDADE: acolhimento com recepção dos alunos com vídeo do professor, vídeo sobre a disciplina e atividade de reflexão pessoal.

Olá, sou a professora Elisabeth!



10 MOTIVOS PARA APRENDER INGLÊS HOJE



NO CADERNO
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Responda: 
Você já estudou inglês? O que você acha de falar e entender inglês? Tem medo ou vergonha de ter que falar ou de não entender?


Arte_________Estimativa: 1h de estudo

ATIVIDADE: acolhimento com recepção dos alunos com vídeo do professor, vídeo sobre a disciplina e atividade de reflexão pessoal.


Olá, sou a professora Natália!



Por que devemos estudar arte?



NO CADERNO
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Faça um texto que conte um pouco da sua relação com arte: as linguagens artísticas, como o teatro, a dança, a música, as artes visuais e audiovisual, ou até mesmo o artesanato. 


Sexta-feira, dia 7___


Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo

ATIVIDADE: Leitura e análise superficial de texto. Objetivo desta atividade: compreender a temática, objetivo e identificar o gênero textual. Vamos ler o texto abaixo para responder ao que se pede.


LEIA O TEXTO
Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

A disciplina do amor
Lygia Fagundes Telles

Foi na França, durante a Segunda Grande guerra: um jovem tinha um cachorro que todos os dias, pontualmente, ia esperá-lo voltar do trabalho. Postava-se na esquina, um pouco antes das seis da tarde. Assim que via o dono, ia correndo ao seu encontro e na maior alegria acompanhava-o com seu passinho saltitante de volta à casa. A vila inteira já conhecia o cachorro e as pessoas que passavam faziam-lhe festinhas e ele correspondia, chegava até a correr todo animado atrás dos mais íntimos. Para logo voltar atento ao seu posto e ali ficar sentado até o momento em que seu dono apontava lá longe. Mas eu avisei que o tempo era de guerra, o jovem foi convocado. Pensa que o cachorro deixou de esperá-lo? Continuou a ir diariamente até a esquina, fixo o olhar naquele único ponto, a orelha em pé, atenta ao menor ruído que pudesse indicar a presença do dono bem-amado. Assim que anoitecia, ele voltava para casa e levava sua vida normal de cachorro, até chegar o dia seguinte. Então, disciplinadamente, como se tivesse um relógio preso à pata, voltava ao posto de espera. O jovem morreu num bombardeio, mas no pequeno coração do cachorro não morreu a esperança. Quiseram prendê-lo, distraí-lo. Tudo em vão. Quando ia chegando aquela hora ele disparava para o compromisso assumido, todos os dias.

Todos os dias, com o passar dos anos (a memória dos homens!) as pessoas foram se esquecendo do jovem soldado que não voltou. Casou-se a noiva com um primo. Os familiares voltaram-se para outros familiares. Os amigos para outros amigos. Só o cachorro já velhíssimo (era jovem quando o jovem partiu) continuou a esperá-lo na sua esquina. As pessoas estranhavam, mas quem esse cachorro está esperando?

…Uma tarde (era inverno) ele lá ficou, o focinho voltado para aquela direção.


COPIE NO CADERNO
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. Você gostou do texto? 
2. Você conhece outros textos da autora?
3. Em sua opinião, qual seria o objetivo da autora ao narrar este conto? 
4. Você conseguiu identificar o tema (assunto) do texto? Qual é?
5. A que gênero textual pertence o texto? Comprove sua resposta com passagem do texto?
Bom retorno a todos!

Matemática______Estimativa: 2h de estudo

ATIVIDADE: revisão e diagnósticos.


Faça os cálculos necessários e, em seu caderno, anote o número da questão e a resposta certa. Depois envie as respostas pelo link:


1)  Quantos minutos há em 5 horas?
a) 360
b) 280
c) 300
d) 600

2) Um caminhão suporta cargas de até 3000 quilos .Qual é o maior número de caixas que ele pode transportar ,se cada uma delas pesam 120 quilos?
a) 25
b) 26
c) 27
d)  28

3) Senhor Antônio tinha um saldo bancário positivo de R$ 200,00.
No dia 10/02 pagou energia elétrica R$ 50,00.
No dia 12/02 pagou água R$ 70,00.
No dia 15/02 pagou telefone R$ 140,00.
No dia 20/02 recebeu vale salário R$ 800,00.
No dia 21/02 pagou aluguel R$ 600,00.

Qual é o saldo final do Sr. Antônio?
a) R$150,00
b) R$ 140,00
c) R$ 130,00
d) R$ 180,00

4) Qual a diferença entre o preço à vista e a prazo de um rádio que custa R$280,00 à vista, e a prazo são 24 prestações de R$ 18,00?

5) Com os dedos sobre o pescoço, um menino está sentindo as batidas do coração. Se o coração dele dá 68 batidas por minuto, quantas batidas vai dar em uma hora?



 ----------------

9o ano__________



Fique bem, fique em casa!