OBSERVAÇÃO : SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS, AS ATIVIDADES NÃO PRECISAM SER IMPRESSAS E NÃO HÁ NECESSIDADE DE COPIAR AS QUESTÕES, OS ALUNOS DEVERÃO COLOCAR NO CADERNO O CABEÇALHO A DATA E A DISCIPLINA, O NÚMERO DA QUESTÃO E A RESPOSTA DA QUESTÃO MENCIONADA.
E.M.”Coronel Domingos Ferreira”
Monte Mor, 17 de Agosto de 2020
Hoje é segunda-feira
O dia está _________________
Nome:___________________
Bom dia!
ORIENTAÇÃO: Senhores responsáveis, peça para que o(a) aluno(a) leia com atenção e faça as atividades. Caso ele(a) ainda não faça a leitura, ajude-o(a) a entender a tarefa e o(a) acompanhe.
Gente Tem Sobrenome
Coisas gostosas
têm nome Renato é
Aragão, o que faz confusão Quem tem
apelido, Zico, Maguila |
Todas as coisas têm
nome
Casa, janela e jardim
Coisas não têm sobrenome
Mas a gente sim
Todas as flores têm
nome
Rosa, camélia e jasmim
Flores não têm sobrenome
Mas a gente sim
O Chico é Buarque,
Caetano é Veloso
O Ari foi Barroso também
E tem os que são Jorge, tem o Jorge Amado
Tem outro que é o Jorge Ben
Quem tem apelido,
Dedé, Zacarias
Mussum e a Fafá de Belém
Tem sempre um nome e depois do nome
Tem sobrenome também
Todo brinquedo tem
nome
Bola, boneca e patins
Brinquedos não têm sobrenome
Mas a gente sim
Texto Débora Zanelato e ilustração
Rico/Abril Comunicações S/A Texto Débora Zanelato e Juliana
Caldas/Abril Comunicações S/A Composição: Paulo Soledade / Toquinho / Vinícius de Moraes. Se você quiser ouvir essa música na voz de Toquinho, acesse o link abaixo. https://www.youtube.com/watch?v=16Fc2irUHK8 |
1) Na Língua Portuguesa escrita existe dois jeitos de produzir textos: em prosa e em verso.
Chamamos de prosa todos os textos narrativos como contos em geral, textos instrucionais, etc. Em verso, são as canções, os poemas, as quadrinhas, etc. O texto acima está escrito em prosa ou em verso? Justifique sua resposta.
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
2) Quem compôs esse texto? Cite seus nomes.
_______________________________________________________________________________
3) Quantas estrofes têm esse texto? E quantos versos?
______________________________________________________
_______________________________________________________
4) Circule, no texto, os pares de rimas, usando para cada par uma cor diferente. Depois
retire-os e escreva nas linhas abaixo.
____________________________________________________
____________________________________________________
5) Autor é
diferente de cantor. Nesta canção temos os autores e o cantor. Quem canta esta
música?
________________________________________________________________________
6)
Qual é o assunto do texto?
_________________________________________________________________________
7)
Porque é importante termos sobrenome?
___________________________________________________________
____________________________________________________________
8) Retire do texto:
a) Duas palavras oxítonas. (palavras com a última sílaba tônica)
______________________________________________________________________________
c) Duas palavras paroxítonas. (palavras com a penúltima sílaba
tônica)
______________________________________________________________________________
d) Duas palavras proparoxítonas. (palavras com a antepenúltima sílaba tônica)
_____________________________________________________________________________
e) Duas dissílabas. (palavras com duas sílabas)
____________________________________________________________________________
f) Duas trissílabas. (palavras com três sílabas)
___________________________________________________________________________
g) Duas polissílabas. (palavras com quatro ou mais
sílabas)
___________________________________________________________________________
h) Três substantivos específicos (próprio)
___________________________________________________________________________
i) Quatro substantivos genéricos (comuns)
___________________________________________________________________________
j) Quatro
substantivos concretos (nomes de objetos que se pode pegar)
__________________________________________________________________________
DATA 17/08/2020 (Segunda-feira) 4º s ANOS
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
ATIVIDADE 1: Caderno de Atividades Complementares Name - páginas 57 e 58 (SISTEMAS DE NUMERAÇÃO DECIMAL), realizar os exercícios no próprio livro. Não precisa copiar no caderno.
DATA: 17/08/2020 ( segunda- feira1h) |
|
4° ano – EF I |
COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
Intervenção urbana é uma
manifestação artística, geralmente realizada em áreas centrais de grandes
cidades. Consiste em uma interação com um objeto artístico previamente
existente ou com um espaço público, visando colocar em questão as percepções
acerca do objeto artístico.
ATIVIDADE: Observe a instalação da página 74:
·
Escreva
o que entendeu sobre ela.
·
Desenhe-a
em seu caderno.
DATA 18/08/2020 (Terça-feira) 4º s ANOS
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
CABEÇALHO (COPIAR NO
CADERNO)
E. M. “Coronel
Domingos Ferreira”.
Monte Mor, 18 de
agosto de 2020.
Hoje é
terça-feira.
Nome completo:____________________
4º Ano ______
Professora: ____________________________________
ATIVIDADE 1: Caderno
de Atividades Complementares Name - páginas 59 e 60 (SISTEMAS
DE NUMERAÇÃO DECIMAL), realizar os exercícios no próprio livro. Não precisa copiar no caderno.
DATA 18 / 08 / 2020 (3ª Feira) 4º ANO
COMPONENTE
CURRICULAR: HISTÓRIA
Leia com muita atenção os textos a seguir.
A chegada dos portugueses no Brasil
Quando Pedro Alvares
Cabral chegou ao território que hoje se chama Brasil, deu-lhe o nome de Ilha da
Vera Cruz, pois imaginou tratar-se de uma ilha. Nos anos seguintes, os portugueses
organizaram expedições para conhecer melhor essas terra se perceberam que não se
tratava de uma ilha. Então passaram a chama-la de Terra de Santa Cruz. Depois
de alguns anos, com a realização de outras expedições pelo litoral e explorando
o pau-brasil, importante riqueza da
região, os portugueses passaram a chamar a Terra de Santa Cruz, de Terra
Brasilis.
Sabemos que, quando os portugueses chegaram
aqui, em 22/04/1500, essa terra já era habitada.
Não existia o país chamado Brasil, mas existia a terra e os povos que nela
viviam com sua própria cultura, os
índios.
Quando chegaram ao território brasileiro, os europeus encontraram populações que dependiam diretamente da natureza para sobreviver: a caça, a pesca, colheita de frutos e fertilidade da terra. Os portugueses ficaram impressionados com a maneira de os indígenas lidarem com a posse da terra. Ela pertencia a todos os membros da comunidade, e os frutos do trabalho eram repartidos entre eles em uma relação de cooperação.
Com base nos textos acima, responda em seu caderno:
1) Quem foi Pedro Alvares Cabral?
2) Em que época Pedro Alvares Cabral chegou no Brasil?
3) Como eles chegaram em terras brasileiras?
4) O que pensaram quando chegaram aqui?
5) Quais nomes o Brasil teve antes de ser chamado de Brasil?
6) Como viviam as populações encontradas aqui pelos portugueses?
7) Porque os portugueses ficaram impressionados com a maneira de os indígenas lidarem com a posse da terra?
DATA 18/08/2020 (3ª Feira)
4º
ANO
COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física
ATIVIDADE:
1 – Possivelmente você já deve ter jogado um jogo de damas. Como é um jogo muito antigo, mais do que muitos imaginam, e amplamente conhecido, então a primeira atividade é pesquisar na internet, para saber um pouquinho da origem, e como é jogado. E você também pode conversar com seus pais, amigos, e outras pessoas para ver como elas conhecem o jeito de jogar.
2 - A segunda tarefa
é construir um tabuleiro. Mesmo se você tiver um tabuleiro em casa, o objetivo
de construir vai fazer você conhecer melhor o tabuleiro e as casas, direções,
etc que iremos usar em algumas variações das damas.
Material: folhas de sulfite ou papelão, uma caneta, régua,
e tesoura. A régua além de riscar já serve como largura das casas, basta riscar
os dois lados da réguas fazendo 8 fileiras na horizontal, depois 8 na vertical,
formando 64 casas. Depois pinte as casas alternando em pretas e brancas. As peças você pode recortar 12 peças pretas
e 12 peças brancas, ou usar tampinhas.
Obs: guarde esse
material, pois a aula de hoje é apenas uma introdução para a próxima aula.
3 – Agora vamos jogar. A damas é muito simples, e provavelmente você deve saber jogar. Mas se não souber, com certeza alguém em casa sabe para brincar com você.
Se puder assista o tutorial abaixo:
Data: 19 / 08 / 2020 (4ª feira) 4º Ano
Componente curricular: Língua Portuguesa
Cabeçalho
(copiar no caderno)
E.M.Coronel Domingos
Ferreira.
Monte Mor, 19 de agosto
de 2020.
Hoje é quarta-feira.
Nome completo:
Professora: ________________ . 4º Ano _____ .
à Atividade
Como vimos, na língua escrita, temos dois jeitos de produzir textos: em prosa e em verso. Releia o texto “Gente tem sobrenome...”, e o reescreva em texto prosa, isto é, narrativo com suas palavras.
Você pode iniciar seu texto assim: No texto, “Gente tem sobrenome”, diz respeito aos nomes e a importância de termos um sobrenome... Este texto relata a importância de termos um sobrenome ... O texto discorre sobre a importância de termos um sobrenome... O texto narra a importância de termos um sobrenome...
*NOTA:
Não esqueça de iniciar a produção com letra maiúscula, fazer parágrafo, colocar
pontuação adequada e escrever o início,
o meio e o fim.
DATA 19 /08/ 2020 (4ª
Feira) 4º ANO
COMPONENTE
CURRICULAR: GEOGRAFIA
Observe
as imagens e leia o texto:
O que é Relevo?
O relevo é a parte
superficial da litosfera (camada sólida da Terra). É onde as transformações geológicas
se expressam mais nitidamente, sendo também o local de habitação do ser humano
e da maior parte dos animais terrestres. Em síntese, podemos definir o relevo
como o conjunto de formas físicas que compõem a superfície da Terra.
Tipos de relevo
Para melhor estudar e compreender as suas dinâmicas de formação e transformação,
dividiu-se o relevo em alguns tipos principais, com base em suas fisionomias
externas, são eles: montanhas,
planaltos, planícies e depressões.
Montanhas: são formas de relevo que apresentam elevações e altitudes superiores
em comparação com regiões imediatamente vizinhas. Alguns autores afirmam que
uma elevação no relevo só pode ser considerada como formação montanhosa se
possuir mais de 300 metros de altitude em relação ao relevo que se encontrar ao
redor.
Planícies: são áreas mais ou menos planas e que possuem uma altitude menor em
relação às montanhas e aos planaltos. Caracterizam-se pela grande quantidade de
sedimentos acumulados em sua superfície, geralmente trazidos pela água das
chuvas, dos rios ou, no caso das planícies litorâneas, pela água dos oceanos e
dos mares.
Planaltos: algumas vezes chamados de platôs, os planaltos são elevações de
relevo que possuem uma extensão um pouco ampla e a parte mais alta
relativamente plana. Apresentam, em geral, altitudes medianas, sendo menores
que as montanhas e maiores que as planícies.
Depressão: são áreas que apresentam altitudes inferiores em relação ao relevo
circundante (depressão relativa) ou em relação ao nível do mar (depressão
absoluta). Em geral, costuma abranger regiões geologicamente antigas e que,
portanto, sofreram bastante com ações de erosão e sedimentação das rochas e dos
solos, o que se revela em sua superfície geralmente ondulada.
AGORA, RESPONDA NO SEU CADERNO AO QUE SE PEDE:
1. Como podemos definir Relevo?
2. Quais os tipos de relevo?
3. Explique o que são as Planícies?
4. Dê acordo com as figuras acima, dê um exemplo de Montanha.
5. Como os Planaltos podem ser chamados?
DATA: 19/08/2020 ( quarta- feira1h) |
|
4° ano – EF I |
COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
ATIVIDADE: Livro NAME – Produção
de arte com elementos da natureza, página 75.
Obra de arte com materiais da natureza:
Em uma folha sulfite, faça um desenho de sua preferência,
em seguida preencha-o com materiais como terra, folhas, flores etc.
DATA 20/08/2020
(Quinta-feira) 4ºs ANOS
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
CABEÇALHO (COPIAR NO CADERNO)
E. M. “Coronel Domingos Ferreira”.
Monte Mor, 20 de
agosto de 2020.
Hoje é
quinta-feira.
Nome completo:
________________4º Ano ______
Professora: __________________________
ATIVIDADE 1: Arme, efetue as continhas e tire a prova real.
a) 2.308 + 259 = b) 3.592 + 294 =
c) 1.298 + 3.142 = d) 1.269 – 158 =
e) 5.985 – 2.342 = f) 6.320 – 2.219=
g) 12 x 4 = h) 324 x 2 =
i) 482 x 3 = j) 45 ÷ 5 =
k) 84 ÷ 2 = l) 484 ÷ 4 =
DATA 20 / 08 / 2020 (5ª Feira) 4º ANO
COMPONENTE
CURRICULAR: CIÊNCIAS
Atmosfera
Atmosfera terrestre é uma camada gasosa que envolve todo o planeta Terra e é
mantida pela força da gravidade. Composta por gases como oxigênio, nitrogênio,
gás carbônico e outros, atua na manutenção da vida. As suas principais funções
são:
1ª) manter a temperatura da Terra estável,
evitando que o calor se dissipe no período noturno e que haja grandes
amplitudes térmicas;
2ª) evitar que a Terra seja atingida por
meteoros;
3ª) permitir que o efeito estufa aconteça,
equilibrando as temperaturas do planeta e
consequentemente possibilitando o
desenvolvimento dos seres vivos. A atmosfera terrestre é dividida em camadas,
sendo elas a troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera.
A
atmosfera terrestre é constituída por gases que não se dissipam por causa da
ação da gravidade. Os principais gases que a compõem são: Nitrogênio, Oxigênio,
Argônio, Gás carbônico, outros gases (neônio, hélio, metano, hidrogênio, ozônio
etc)
Podemos também encontrar na atmosfera vapor
d'água, cerca de 4% de volume,diminuindo de acordo com o aumento da altitude.
Esse elemento da atmosfera atua diretamente na dinâmica das temperaturas ao
longo do planeta. Isso acontece porque o vapor d'água atua absorvendo e
emitindo calor para a atmosfera.
Camadas da atmosfera.
A atmosfera terrestre divide-se em camadas,
que são influenciadas pela dinâmica da temperatura, sendo a temperatura o
elemento responsável por essa disposição. É válido ressaltar, entretanto, que
não há limites definidos entre as camadas por se tratar de um meio fluido,
composto por gases. As camadas da atmosfera são:
→
Troposfera: constitui a camada mais
próxima da superfície terrestre, estendendo-se até a estratosfera, e é onde
ocorrem quase todos os fenômenos meteorológicos e climáticos. Essa camada
corresponde a quase 80% do volume da atmosfera e possui quase todo o vapor
d'água que constitui a totalidade da atmosfera. É a camada que representa maior
importância para os seres vivos, pois é ela que possibilita a respiração. A
distância entre seu topo e a superfície
terrestre pode chegar até 17 quilômetros
aproximadamente. É nesta camada que circulam os aviões de carga e passageiros.
→
Estratosfera: constitui a
camada acima da troposfera. Nessa camada, o ar movimenta-se horizontalmente. À
medida que há o aumento da altitude, há também o aumento da temperatura. Há
pouca concentração de vapor d'água e é nessa camada que se localiza a camada de
ozônio (que protege a Terra contra os raios ultravioleta). A distância entre seu topo e a superfície
terrestre pode chegar até 50 quilômetros da superfície aproximadamente.
→
Mesosfera: constitui a camada acima da
estratosfera . Ocorre uma diminuição da
temperatura, apesar do aumento de altitude, podendo atingir cerca de -90ºC no
seu topo. A mesosfera é considerada a
camada mais fria da atmosfera. Isso ocorre porque a concentração de moléculas
nessa camada é baixa e também por conta da diminuição do calor proveniente da
camada de ozônio, que fica na camada abaixo. O ar na mesosfera é rarefeito, porém
com densidade suficiente para que os meteoros que chegam à Terra sejam nela fragmentados,
impedindo que atinjam a superfície em seu tamanho original. A distância entre
seu topo e a superfície terrestre pode chegar até 80 quilômetros
aproximadamente.
→
Termosfera: constitui a
camada acima da mesosfera. Nessa camada há um gradativo aumento da temperatura,
podendo atingir mais de 500ºC, temperatura essa que aumenta de acordo com o
aumento da altitude. Alguns estudiosos denominam essa camada de “ionosfera”,
visto que nela há uma grande concentração de íons. A aurora boreal (hemisfério norte)
e aurora austral (hemisfério sul) – fenômenos ópticos observados próximo de
regiões polares – acontecem nessa camada. Nessa camada orbitam os ônibus
espaciais. A distância entre seu topo e a superfície terrestre aproxima-se de
600 quilômetros.
→
Exosfera: constitui a camada mais
externa da atmosfera, estando acima da termosfera. Começa a aproximadamente 600
quilômetros da superfície terrestre e não há como definir seus limites
superiores. O ar nessa camada é bastante rarefeito, sendo constituído por hélio
e hidrogênio, e apresenta temperaturas que podem chegar a 1.000ºC, exigindo que
as naves espaciais sejam construídas com material resistente às altas
temperaturas para atravessá-la.
Responda as perguntas em seu caderno.
1. O que é atmosfera terrestre?
2. Quais as principais funções da atmosfera
terrestre?
3. Quais são os principais gases que compõe a
atmosfera terrestre?
4. Qual a função do vapor d’água encontrado na
atmosfera?
5. Quais são as camadas da atmosfera
terrestre?
6. Qual é a camada mais próxima da superfície
terrestre? E a mais distante?
7. Qual é a camada mais importante para os
seres vivos? Explique.
8. Em qual camada da atmosfera terrestre se
localiza o ozônio?
9. Qual a função da camada de ozônio?
Data: 21 / 08 / 2020 (6ª feira) 4º Ano
Componente curricular: Língua Portuguesa
Cabeçalho
(copiar no caderno)
E.M.Coronel Domingos Ferreira.
Monte Mor, 21 de agosto
de 2020.
Hoje é sexta-feira.
Nome completo:
Professora: ________________ . 4º Ano _____ .
Data: 21 / 08 / 2020 (6ª feira) 4º Ano
Componente curricular: INGLÊS
ATIVIDADE:
1.
Preencha
a cruzadinha com as partes do corpo. Em caso de dúvidas, recorra ao livro de
inglês e a atividade feita na semana anterior. Faça os exercícios do livro,
páginas 30 e 31.
1.
Relacione o vocabulário abaixo.
(a) Leg ( ) nariz
(b) Hair ( ) olho
(c) Nose ( ) cabelo
(d) Arm ( ) pera(
(e) Hand ( ) boca
(f) Mouth ( ) braço
(g) Eye ( ) mão
2.
Encontre no caça-palavras as partes do corpo em inglês. Consulte o livro
e as atividades feitas anteriormente.
DATA 21/08/2020 (6ª Feira) 4º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física
ATIVIDADE:
1 – Continuando sobre o jogo de damas, na aula passada vimos o jogo tradicional. Nessa aula vamos ver um pouco sobre a damas turcas, que é uma variação muito legal do jogo, e que fez parte do último torneio da escola. Aqui vão algumas regras:
·
Possivelmente
a mais exótica das variantes tradicionais de damas.
·
Usa
o tabuleiro de oito por oito casas. Cada jogador tem dezesseis peças e as
coloca inicialmente na segunda e terceira fileiras mais próximas de si.
·
As
peças se movem de forma ortogonal, para os lados ou para a frente, mas não para
trás.
·
A
captura também é feita para a frente ou para os lados. A peça que faz a captura
é colocada na posição seguinte à previamente ocupada pela peça
capturada, que é imediatamente eliminada (durante a jogada, e não ao final da
mesma).
·
Quando
uma peça chega à última fileira torna-se Dama.
·
As
Damas podem se mover tantas casas vazias quanto quiserem para a frente, para
trás ou para os lados.
·
A
captura feita por uma Dama é igual à das peças normais, excepto por poder
saltar por uma linha de casas vazias até alcançar a peça capturada.
·
Quando
possível, a captura é obrigatória e deve ser feita de forma a eliminar o máximo
possível de peças adversárias.
· A vitória ocorre ao capturar todas as peças do adversário, imobilizá-lo ou deixá-lo com, no máximo, uma peça contra uma Dama.
2 – O tabuleiro já foi construído na aula passada, e
joga-se no mesmo tabuleiro da dama tradicional. A primeira diferença é que na
tradicional tem 12 peças para cada jogador, e aqui nessa variação são 16 peças
para cada jogador. Então você precisa recortar mais 4 peças para cada, ou
arrumar mais tampinhas.
A posição das peças no tabuleiro são como na figura abaixo:
3 – Como se joga:
Cada jogador coloca suas peças como mostra no tabuleiro na atividade
2. Decida quem joga com as brancas e comece o jogo. Se você prestou atenção nas
regras já dá para jogar. Abaixo tem o vídeo com os movimentos explicados.