Atenção aos comandos do que precisa ser feito para não copiar mais que o necessário. Não precisa copiar tudo!
LEIA O TEXTO
Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
COPIE NO CADERNO
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Segunda-feira, dia 10___
Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo
PAUTA: Avaliação diagnóstica
Data: 10/08/2020
Clique e responda as questões nesse link (o professor vai receber para dar as notas de participação ou avaliação):
Se não conseguir, faça no caderno copiando apenas as suas respostas. Não precisa copiar tudo!
Leia o texto e responda à questão 01.
Continho
Era uma vez um menino triste, magro e
barrigudinho, do sertão de Pernambuco. Na
soalheira danada de meio-dia, ele estava
sentado na poeira do caminho, imaginando
bobagem, quando passou um gordo vigário a
cavalo:
— Você aí, menino, para onde vai essa estrada?
— Ela não vai não: nós é que vamos nela.
— Engraçadinho duma figa! Como se chama?
— Eu não me chamo não, os outros é que me
chamam de Zé.
(CAMPOS, Paulo Mendes. Crônica 1. São Paulo: Ática, 2002.
p. 76).
1. Em “[...] — Engraçadinho duma figa! [...]”, o uso do ponto de exclamação provoca o efeito de sentido de *
1 ponto
A) admiração.
B) surpresa.
C) raiva.
D) susto.
Leia o texto e responda às questões 02 e 03.
MIS Experience será inaugurado com
exposição sobre Leonardo da Vinci em SP
A mostra “Leonardo da Vinci - 500 Anos de um Gênio”
será apresentada a partir do dia 2 de novembro
O MIS Experience é o novo espaço do Museu
da Imagem e do Som, que será inaugurado no
dia 2 de novembro com a exposição “Leonardo
da Vinci - 500 Anos de um Gênio”. O objetivo
do novo espaço é oferecer uma experiência
imersiva aos visitantes, que poderão conhecer a
vida e o legado do artista italiano.
A mostra apresentará 18 áreas temáticas
que contam a trajetória do gênio renascentista e
trazem réplicas de máquinas desenhadas pelo
artista italiano, que lançou as bases para algumas
das invenções mais notáveis da sociedade
moderna, como o helicóptero, o automóvel,
o submarino, o paraquedas e a bicicleta.
Os visitantes terão ainda uma experiência
multissensorial com animações gráficas em alta
definição, com conteúdo multimídia e narrativa
em áudio.
Criada em parceria com o Museo Leonardo
da Vinci, em Roma, a exposição foi concebida pela
Grande Exhibitions e conta com a colaboração
de diversos especialistas e historiadores da
Itália e da França. “Leonardo da Vinci - 500 Anos
de um Gênio” também traz a área “Segredos de
Mona Lisa”, uma análise profunda da pintura
realizada no Museu do Louvre por Pascal Cotte
que é engenheiro, pesquisador e fotógrafo de
obras de arte.
Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Cultura/
noticia/2019/10/mis-experience-sera-inaugurado-comexposicao-sobre-leonardo-da-vinci-em-sp.html>. Acesso em: 11, nov. 2019. (adaptado)
2. O Museu da Imagem e do Som criou um espaço exclusivo para a mostra de Leonardo da Vinci com o objetivo de *
1 ponto
A) colaborar com especialistas e historiadores da Itália e da França.
B) trazer réplicas de máquinas desenhadas pelo artista italiano.
C) analisar a pintura realizada no Museu do Louvre.
D) oferecer uma experiência imersiva aos visitantes.
3. A finalidade do texto é *
A) apoiar a inauguração no Museu da Imagem e do Som.
B) descrever a vida de Leonardo da Vinci no MIS Experience.
C) oferecer ingressos para a mostra no Museu da Imagem e do Som.
D) informar sobre a mostra de Leonardo da Vinci no MIS Experience.
Leia a tirinha de Calvin e responda às questões 4, 5 e 6.
Disponível em: <http://tiras-do-calvin.tumblr.com>
4. No último balãozinho, a resposta do pai de Calvin se encontra destacada porque ele
a) é muito autoritário com o filho.
b) é impaciente com as artimanhas de Calvin.
c) desconfiou de que Calvin havia aprontado alguma.
d) não acredita na demonstração de afeto do filho
5. Na tirinha, a palavra pai é um
a) adjetivo.
b) pronome.
c) verbo.
d) substantivo.
6. Na tirinha, Calvin é um substantivo
a) comum
b) prórpio
c) abstrato
d) n.d.a.
Leia o poema e responda às questões 7, 8, 9 e 10.
Poema - Luz de fantasia
Não é fácil ter um sonho
Feito só de poesia
Cheio de imaginação
De esperança e alegria.
Sonho de felicidade
De emoção e de folia
De surpresa e novidade
Feito luz de fantasia.
Sonho assim faz bem à vida
Sonho assim é necessário
Quero um desse de presente
Para o meu aniversário!
(AZEVEDO, Ricardo. Você diz que sabe muito, borboleta sabe mais! São Paulo: Moderna, 2007, p.57).
7. Qual o título do poema?
_______________________
8. Quem é o autor do texto?
_______________________
9. Quantos versos há no poema?
a) 9
b) 12
c) 7
d) 10
10. Quantas estrofes há no poema?
a) 3
b) 5
c) 2
d) 4
Matemática______Estimativa: 2h de estudo
PAUTA: Revisão de números naturais
Faça a leitura da explicação apresentada a seguir:
1. A sequência dos números naturais
Marcelo está contando seus CDs.
Para contar usamos os números: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, ...
Você sabe que, com o zero, esses números formam a sequência dos números naturais. Essa sequência é infinita, pois todo número natural tem um sucessor:
• o sucessor de 4 é 5;
• o sucessor de 25 é 26;
• o sucessor de 1.029 é 1.030 e assim por diante.
Na sequência dos números naturais:
• 7 é o antecessor de 8;
• 42 é o antecessor de 43.
Podemos selecionar na sequência dos números naturais dois ou mais números consecutivos:
• 8 e 9 são consecutivos;
• 63, 64 e 65 são consecutivos;
• 139, 140, 141 e 142 são consecutivos.
Pense, copie as perguntas e responda no caderno:
1. Qual é o antecessor de 100?
2. Qual é o único número natural que não tem antecessor?
3. Descubra, com seus colegas do grupo de WhatsApp, quais são os dois números naturais consecutivos que somados resultam 95. Só vale cálculo mental!
Terça-feira, dia 11___
Geografia_______Estimativa: 1h30 de estudo
PAUTA: O território brasileiro e sua extensãoLeia o texto e responda as questões:
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
O território brasileiro e sua extensão
O território brasileiro está localizado no continente sul-americano. Em termos de hemisférios, encontra-se situado totalmente no hemisfério ocidental, a maior parte de sua extensão está no hemisfério sul e uma pequena parte situa-se no hemisfério norte. Com uma área de 8.514.876 km², a extensão do território brasileiro é a quinta maior do planeta, atrás somente de Rússia, Canadá, Estados Unidos e China.
A ampla área territorial do Brasil faz com que o país seja considerado “de dimensões continentais”, sendo quase do mesmo tamanho da Oceania (8.525.989 km²) e um pouco menor do que toda a Europa (10.180.000 km²). Além do mais, ao contrário dos grandes países existentes, o Brasil não possui uma grande parte do seu território composta por áreas inóspitas, onde o povoamento é impossível ou muito difícil de ser realizado.
Cerca de 92% do território brasileiro encontra-se em uma faixa tropical, ou seja, posicionada entre os trópicos, pois a região sul do país é cortada pelo Trópico de Capricórnio. Outra linha geográfica importante que passa pelo país é a Linha do Equador, na região norte do espaço brasileiro. Assim sendo, as coordenadas geográficas do Brasil são:
Latitudes: 5ºN até -33ºS (cinco graus norte até 33 graus sul)
Longitudes: -35ºW até -75ºW (trinta e cinco graus oeste até setenta e cinco graus oeste).
É importante observar que a distância entre os pontos extremos do país é bastante parecida, ou seja, o Brasil possui uma distância leste-oeste muito próxima da distância norte-sul, desde que sejam desconsideradas as ilhas localizadas no Oceano Atlântico, que também pertencem ao território brasileiro. Da Ponta do Seixas (Paraíba) até a Nascente do Rio Moa (Acre), 4.319 km de extensão; já do Monte Caburaí (Roraima) até o Arroio Chuí (Rio Grande do Sul), são 4.394 km. Ilustração.
As grandes distâncias no sentido das latitudes, ou seja, entre o norte e o sul do país, fazem com que o território brasileiro apresente uma grande variação climática, o que é intensificado pela ação de outros agentes climáticos, como a maritimidade e a vegetação. No extremo sul do país encontram-se as menores temperaturas, muito embora não sejam frias o ano todo. Já no extremo norte, o clima é mais quente (pela proximidade com a Linha do Equador) e muito úmido, em consequência da presença da Floresta Amazônica.
A elevada extensão no sentido leste-oeste (ou seja, as longitudes) faz com que o Brasil apresente certa diferenciação em termos de fusos horários, que perfazem um total de quatro horários oficiais estabelecidos nas distintas áreas do país. O Acre, por exemplo, encontra-se atrasado em duas horas com relação à capital Brasília, diferença essa que se eleva no horário de verão para três horas.
O Brasil é, portanto, um território muito diversificado, não tão somente pela amplitude de sua área, mas principalmente pelos conteúdos que lhe são pertencentes. A alta disponibilidade de áreas ocupáveis e recursos naturais torna o nosso país um dos locais de maior importância natural e social do planeta.
COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
1.Uma característica do território brasileiro bastante relevante é a sua grande extensão longitudinal. Do extremo leste, a Ponta do Seixas, em Paraíba, até o extremo oeste, a Nascente do Rio Moa, no Acre, há uma distância de 4.319 quilômetros.
Uma característica socioespacial do Brasil resultante do fator acima apresentado é:
a) elevada variação climática
b) presença de domínios naturais diversificados
c) existência de vários fusos horários
d) acentuada unidade topográfico
e) facilidade para o deslocamento rodoviário
2. Em qual dos hemisférios o Brasil não possui terras?
a) Hemisfério Sul
b) Hemisfério Leste
c ) Hemisfério Norte
d) Hemisfério Ocidental
e) Hemisfério Setentrional
3. Quais são os 5 maiores países do mundo?
4. Qual é a colocação do Brasil entre os maiores países do mundo?
5.Quais são os quatro pontos extremos do Brasil?
História_______Estimativa: 1h30 de estudo
PAUTA: O PERÍODO MEDIEVAL
Professora Lívia Sgarbosa
ORIENTAÇÕES:
- Antes de iniciar a atividade registre no seu caderno a pauta e a data de hoje. É muito importante neste momento que o seu caderno esteja organizado e com todo conteúdo que vamos estudar.
- Orientações, registe as questões no seu caderno de História, isso facilita sua organização, bem como contribui para a fixação e entendimento dos conteúdos tratados.
- Se preferir você também pode responder pelo formulário do Google Forms
O PERÍODO MEDIEVAL
Você já leu algo a respeito de enormes castelos com pontes movediças para protegê- los de invasores? Castelos habitados por reis, princesas, condes, marqueses, barões e muitos outros nobres?
Nas leituras você certamente ficou sabendo como se realizavam as batalhas, geralmente para defender a honra dos senhores, donos das terras (senhores feudais).
Isso tudo diz respeito a um período da história da Europa chamado Medieval, ou Idade Média.
Os castelos existem até hoje em muitos países europeus, mas o modo de vida das pessoas mudou completamente.
O Brasil não teve as características da época medieval, porque a América passou por uma evolução sócio-econômico-cultural diferenciada da Europa.
Ao compreender a história medieval, você entenderá melhor o processo histórico desenvolvido entre o período do século V ao XV, na Europa.
Você aprendeu que no século XVI, o mundo conhecido dos europeus se limitava à Europa, Oriente Médio e África.
Nessa época, a América ainda não era conhecida dos europeus, e a Europa era por eles considerada o centro do mundo.
Mas, como era a vida na Europa medieval?
Se você morasse na Europa no período medieval, viveria num mundo povoado por reis, nobres (senhores feudais) e sacerdotes morando em castelos, e por servos morando em pequenas aldeias e em propriedades coletivas situadas em volta dos castelos.
O período medieval estendeu-se do século IV ao XV.
Durante séculos, o Império Romano dominou grande parte da Europa. Uma poderosa estrutura administrativa, com exércitos e estradas que interligavam todo o território, possibilitou aos romanos impor às populações dessa parte do continente seu domínio, seu modo de vida e seus costumes.
A partir do século III, esse cenário começaria a se alterar, quando diversos povos de origem germânica, eslava e, posteriormente, árabe, invadiram a parte ocidental da Europa iniciando um novo modo de vida com características e particularidades próprias.
No início, essas invasões foram realizadas pacificamente, mas com o tempo tomaram-se violentas, o que gerou destruição e insegurança em várias áreas da Europa.
Na Europa na Idade Média, as cidades vivenciaram a invasão dos bárbaros, algumas populações dominadas pelos romanos receberam bem os povos invasores, porque eles representavam a libertação da exploração romana.
Entretanto, alguns resistiram e outros se refugiaram nos campos procurando proteção nas grandes propriedades rurais.
Os povos invasores após pilharem as cidades, se dirigiram aos campos provocando destruição e mudanças que foram estruturando um novo tipo de vida na Europa. Esse novo tipo de vida contendo características do mundo romano e do modo de viver dos invasores, é chamado de feudalismo.
Feudalismo: sistema político, econômico, social e cultural que vigorou na Europa Ocidental durante a Idade Média.
RESPONDA AS QUESTÕES NO SEU CADERNO OU CLIQUE NO LINK E RESPONDA NO GOOGLE FORMS (a professora vai receber para dar as notas de participação ou avaliação):
1. Qual o período que corresponde a Idade Média na Europa?
2. Quem eram os povos bárbaros?
3. O que é Feudalismo?
Educação Física__Estimativa: 1h de estudo
FIQUE ATENTO ÀS TURMAS:
TURMA 1, MAIORES DE 18 ANOS.
TURMA 2, MENORES DE 18 ANOS, SEM AFASTAMENTO.
PAUTA TURMA 1: alongamento sentado
Vamos fazer exercícios e alongamento para o corpo que podem ser realizados em casa.
PDF link - https://www.youtube.com/watch?v=xcM3aaBl-8U
PAUTA TURMA 2: Atletismo
O que é Atletismo? Atletismo é o grupo de modalidades esportivas que reúne corrida, salto e arremesso.
As provas de atletismo podem ocorrer no campo, na rua ou no estádio, de forma individual ou por revezamento de atletas.
Sugestão de ATIVIDADES que podemos fazer para desenvolver o Atletismo.
- Corridas
- Pega pega
- Rouba bandeira
- Salto em altura com a corda
- Salto em distancia (risco no chão, corda etc..)
- Lançar a bola no alvo
Clique e responda as questões nesse link (o professor vai receber para dar as notas de participação ou avaliação):
Se não conseguir, faça no caderno copiando apenas as suas respostas. Não precisa copiar tudo!
COPIE NO CADERNO
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Faça uma pesquisa sobre o Atletismo e responda as questões!
1- O atletismo teve origem em qual civilização?
( ) Asiática
( ) Mesopotâmia
( ) Maia
( ) Grega
( ) Chinesa
2- Marque a opção que corresponde a 'corridas de velocidade mais famosa'.
( ) 800 m
( ) 1000 m
( ) 100 m
( ) 600 m
( ) 1.200 m
Se puder, assista o filme abaixo:
Filme: RAÇA
SINOPSE E DETALHES
Cinebiografia de Jesse Owens (Stephan James), atleta negro americano que ganhou quatro medalhas de ouro nas Olimpíadas de Berlim, em 1936, superando corredores arianos em pleno regime nazista de Adolf Hitler.
Depois desse belo filme, aqui fica minha proposta uma Sugestão/desafio!!!
Criar uma atividade de atletismo, pode ser circuito/corridas, saltos ou arremessos.
Registre cada momento desse programa em família, e se puder compartilhe! WhatsApp, Professor Pedro 19 99317-0044.
Quarta-feira, dia 12___
Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo
PAUTA: Estudo de Fábula. Exercícios de interpretação do texto “O colibri na floresta em chamas”.Data: 12/08/2020
Clique e responda as questões nesse link (o professor vai receber para dar as notas de participação ou avaliação):
Se não conseguir, faça no caderno copiando apenas as suas respostas. Não precisa copiar tudo!
O que é fábula?A fábula é uma narrativa, na qual as personagens são geralmente animais que possuem características humanas. Pode ser escrita em prosa (narrativa) ou em verso e é sempre traz uma lição de moral na conclusão da história.
A fábula está presente em nosso meio há muito tempo e, desde então, é utilizada com fins educacionais. Muitos provérbios populares vieram da moral contida nessa narrativa, como, por exemplo: “A pressa é inimiga da perfeição”, "Um amigo na hora da necessidade é um amigo de verdade”, entre outros.
Portanto, sempre que redigir uma fábula lembre-se de ter um ensinamento em mente. Além disso, o diálogo entre as personagens deve estar presente, uma vez que trata-se de uma narrativa.Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/redacao/fabula.htm
O colibri na floresta em chamasCerta vez, começou um grande incêndio numa floresta. Preocupados, os animais fugiam da selva em chamas. Quando todos se encontraram em um lugar seguro, bem distante do fogo, ficaram apenas olhando. Eles sentiam que nada podiam fazer, pois o incêndio era enorme. No entanto, um pequeno colibri decidiu que tentaria apagar o fogo.
O pássaro foi até o rio próximo, pegou uma gota de água, sobrevoou a floresta em chamas e lançou a gota que carregava no bico. Enquanto ele ia e vinha, os outros animais lhe perguntavam: “O que você está fazendo? Você não pode fazer nada; você é muito pequeno e este incêndio é muito grande”. Alguns animais tinham bicos bem grandes, e não ajudavam.
Mas o colibri estava convencido de que podia apagar o incêndio e continuou jogando pequenas gotas nas chamas que consumiam as árvores.
Ao final, diante da floresta queimada, o colibri disse que tinha feito o melhor que podia. Se todos fizerem a sua parte, é possível salvar a floresta.Fonte: https://acessaber.com.br/tag/interpretacao-de-fabula-7oano/
1. A fábula se caracteriza por apresentar animais com comportamento relativos aos seres humanos. No texto, o colibri e os demais animais são os personagens do texto. Que tipo de pessoas eles representam? *
2. Qual a moral da história? *__________________________
3. Foram utilizados os seguintes termos para a referência ao personagem principal da fábula, o colibri, EXCETO em *a) o pássaro.b) um pequeno colibri.c) ele.d) o animal.
4. A fábula se estrutura em quatro parágrafos. Identifique a finalidade do PRIMEIRO *a) Revelar uma mensagem edificante, a moral da história.b) Mostrar a persistência do colibri perante o fogo que destruía a floresta.c) Contar a atitude do colibri diante do incêndio.d) Apresentar o problema que se iniciava na floresta.
5. A fábula se estrutura em quatro parágrafos. Identifique a finalidade do TERCEIRO.a) Revelar uma mensagem edificante, a moral da história.b) Mostrar a persistência do colibri perante o fogo que destruía a floresta.c) Contar a atitude do colibri diante do incêndio.d) Apresentar o problema que se iniciava na floresta.
6. Assinale a alternativa onde todas as palavras são substantivos.a) incêndio, floresta, enorme.b) árvores, colibri, chamas.c) apagar, enorme, distante.d) rio, fogo, bico.
7. Assinale a alternativas INCORRETA quanto a escrita (grafia da palavra).a) advogado.b) estupro.c) largatixa.d) cadarço.
8. Assinale a alternativas INCORRETA quanto ao uso do z.a) zangado.b) análizec) cicatrizd) limpeza
PAUTA: Estudo de Fábula. Exercícios de interpretação do texto “O colibri na floresta em chamas”.
Data: 12/08/2020
Clique e responda as questões nesse link (o professor vai receber para dar as notas de participação ou avaliação):
Se não conseguir, faça no caderno copiando apenas as suas respostas. Não precisa copiar tudo!
O que é fábula?
A fábula é uma narrativa, na qual as personagens são geralmente animais que possuem características humanas. Pode ser escrita em prosa (narrativa) ou em verso e é sempre traz uma lição de moral na conclusão da história.
A fábula está presente em nosso meio há muito tempo e, desde então, é utilizada com fins educacionais. Muitos provérbios populares vieram da moral contida nessa narrativa, como, por exemplo: “A pressa é inimiga da perfeição”, "Um amigo na hora da necessidade é um amigo de verdade”, entre outros.
Portanto, sempre que redigir uma fábula lembre-se de ter um ensinamento em mente. Além disso, o diálogo entre as personagens deve estar presente, uma vez que trata-se de uma narrativa.
Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/redacao/fabula.htm
O colibri na floresta em chamas
Certa vez, começou um grande incêndio numa floresta. Preocupados, os animais fugiam da selva em chamas. Quando todos se encontraram em um lugar seguro, bem distante do fogo, ficaram apenas olhando. Eles sentiam que nada podiam fazer, pois o incêndio era enorme. No entanto, um pequeno colibri decidiu que tentaria apagar o fogo.
O pássaro foi até o rio próximo, pegou uma gota de água, sobrevoou a floresta em chamas e lançou a gota que carregava no bico. Enquanto ele ia e vinha, os outros animais lhe perguntavam: “O que você está fazendo? Você não pode fazer nada; você é muito pequeno e este incêndio é muito grande”. Alguns animais tinham bicos bem grandes, e não ajudavam.
Mas o colibri estava convencido de que podia apagar o incêndio e continuou jogando pequenas gotas nas chamas que consumiam as árvores.
Ao final, diante da floresta queimada, o colibri disse que tinha feito o melhor que podia. Se todos fizerem a sua parte, é possível salvar a floresta.
Fonte: https://acessaber.com.br/tag/interpretacao-de-fabula-7oano/
1. A fábula se caracteriza por apresentar animais com comportamento relativos aos seres humanos. No texto, o colibri e os demais animais são os personagens do texto. Que tipo de pessoas eles representam? *
2. Qual a moral da história? *
__________________________
3. Foram utilizados os seguintes termos para a referência ao personagem principal da fábula, o colibri, EXCETO em *
a) o pássaro.
b) um pequeno colibri.
c) ele.
d) o animal.
4. A fábula se estrutura em quatro parágrafos. Identifique a finalidade do PRIMEIRO *
a) Revelar uma mensagem edificante, a moral da história.
b) Mostrar a persistência do colibri perante o fogo que destruía a floresta.
c) Contar a atitude do colibri diante do incêndio.
d) Apresentar o problema que se iniciava na floresta.
5. A fábula se estrutura em quatro parágrafos. Identifique a finalidade do TERCEIRO.
a) Revelar uma mensagem edificante, a moral da história.
b) Mostrar a persistência do colibri perante o fogo que destruía a floresta.
c) Contar a atitude do colibri diante do incêndio.
d) Apresentar o problema que se iniciava na floresta.
6. Assinale a alternativa onde todas as palavras são substantivos.
a) incêndio, floresta, enorme.
b) árvores, colibri, chamas.
c) apagar, enorme, distante.
d) rio, fogo, bico.
7. Assinale a alternativas INCORRETA quanto a escrita (grafia da palavra).
a) advogado.
b) estupro.
c) largatixa.
d) cadarço.
8. Assinale a alternativas INCORRETA quanto ao uso do z.
a) zangado.
b) análize
c) cicatriz
d) limpeza
Matemática_______Estimativa: 2h de estudo
PAUTA: Revisão de números pares e impares.
Aplicações dos números naturais
No marco inicial de uma estrada, foi colocada uma placa escrito: km 0. A partir dela, de 2 em 2 quilômetros, foram colocadas mais placas indicando a distância percorrida, ou a percorrer.
Ao contar os quilômetros de 2 em 2, a partir do zero, iniciamos a sequência dos números pares, que é infinita: 0, 2, 4, 6, 8, 10, 12, 14, 16, 18, 20, 22, ...
Um número natural é par quando o algarismo das unidades é igual a 0, 2, 4, 6, ou 8.
Copie e responda no caderno: quando um número natural é ímpar? Qual deve ser o algarismo da unidade para um número ser ímpar?
Além da contagem, os números naturais têm outras aplicações. Observe cada fotografia abaixo e responda no grupo que função tem os números naturais nela apresentados.
_______________________________
_______________________________
_______________________________
_______________________________
_______________________________
_______________________________
Quinta-feira, dia 13___
Ciências_______Estimativa: 1h30 de estudo
PAUTA: avaliação diagnóstica para verificar seus conhecimentos em Ciências.
Responda aos itens no link:
https://forms.gle/cmCmqwz4QbKsZrAk6
https://forms.gle/cmCmqwz4QbKsZrAk6
ITEM 1
Os órgãos do corpo humano são formados pelo agrupamento de tecidos cada um deles possui formas e funções específicas.
o órgão mais importante do sistema circulatório é o
(A) pulmão.
(B) fígado.
(C) coração.
(D) intestino.
ITEM 2
Atualmente é comum ver pessoas e organizações realizando a coleta seletiva. Apesar de suas boas intenções, muitos materiais não recicláveis acabam indo para o lugar errado e atrapalham o trabalho dos recicladores. Para evitar esse problema, é importante saber selecionar o lixo.
Não podem ser recicladas
(A) caixas de papelão.
(B) embalagens de agrotóxicos.
(C) garrafas de água.
(D) garrafas de refrigerantes.
ITEM 3
Atualmente falamos muito sobre degradação ambiental, excesso de poluição na natureza causado pelo mau comportamento das pessoas. Porém, são realizadas muitas ações que contribuem com a preservação do meio ambiente.
Quais das atitudes a seguir podem ajudar nesta preservação?
(A) Usar muitas garrafas pet e jogar lixo nas ruas.
(B) Denunciar quem desperdiça água e não separar o lixo reciclável.
(C) Limpar a casa utilizando muita água e encaminhar o para o lixo para o lixão.
(D) Não jogar lixo nas ruas, não desperdiçar água e separar os materiais recicláveis.
ITEM 4
Os vegetais produzem seu próprio alimento pela realização da fotossíntese.
Fonte: http://www.alunosonline.com.br/quimica/deonde- vem-energia-dos-alimentos.html
A fonte de energia para a realização da fotossíntese é
(A) a luz.
(B) a água.
(C) o adubo.
(D) o gás carbônico.
ITEM 5
Todo ser vivo é formado por célula. Ela é a menor parte do organismo vivo. Para observar a maioria das células precisamos de um
(A) celular.
(B) computador.
(C) estetoscópio.
(D) microscópio.
ITEM 6
Leia o trecho da música.
Carinhoso
Pixinguinha
"Meu coração, não sei por que
Bate feliz quando te vê.”
Quando vemos alguém e nos emocionamos os batimentos cardíacos aceleram. Este é um exemplo de integração entre os sistemas que compõem nossos olhos, cérebro e organismo, envolvendo coração. Neste caso, podemos identificar uma ação conjunta dos sistemas
(A) excretor, digestório e respiratório.
(B) nervoso, circulatório e digestório.
(C) reprodutor, respiratório e excretor.
(D) sensorial, circulatório e nervoso.
ITEM 7
Puberdade o nome dado à fase da vida que marca fim da infância e o início da adolescência. Nesta fase, ocorre o aumento produção dos hormônios sexuais masculinos femininos que promovem transformações no corpo de meninos e meninas preparando-os para a reprodução. As glândulas responsáveis pela produção dos hormônios sexuais que promovem as mudanças em meninos e meninas são
(A) as vesículas seminais.
(B) a tireoide e a hipófise.
(C) a próstata útero.
(D) os testículos e os óvulos.
ITEM 8
Nosso corpo realiza muitos movimentos. Eles acontecem virtude do sistema locomotor.
A realização dos movimentos envolve o trabalho de ossos, músculos e articulações.
Articulação é:
(A) a união entre os ossos.
(B) a região mais resistente do osso.
(C) o encontro entre ossos e músculos.
(D) onde os ossos se prendem.
ITEM 9
Apesar de serem animais diferentes, um gato, um pássaro e um peixe são animais vertebrados.
Estes animais são considerados vertebrados pois possuem
(A) pelos.
(B) patas.
(C) coluna vertebral.
(D) penas.
ITEM 10
Uma em cada três crianças está acima do peso no Brasil. Em 1989, apenas 13% dos brasileiros de 5 a 9 anos tinham mais gordura no corpo do que deveriam. Para que tenhamos uma vida saudável e livre da obesidade é necessário
(A) ter uma dieta saudável e variada, acompanhada de atividades físicas.
(B) ter uma rotina alimentar diária com muito açúcar para ter energia.
(C) ter uma dieta não balanceada e dedicação integral aos esportes.
(D) ter uma dieta rica em gorduras e massas.
Inglês_______Estimativa: 1h de estudo
PAUTA: a importância da Língua Inglesa
Clique e responda as questões nesse link (a professora vai receber para dar as notas de participação ou avaliação):
Se não conseguir, faça no caderno copiando apenas as suas respostas. Não precisa copiar tudo!
COPIE NO CADERNO
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Assista o o vídeo sobre a importância em se aprender a Língua Inglesa. Depois responda às perguntas:
1) Qual a importância de aprendermos Língua Inglesa ? *
2) " O inglês não é mais a língua dos EUA e ou a língua da Inglaterra ou dos ex-colonias como a Índia ." Inglês é o :
a) Acalentob) Esperançac) Talentod) Esperanto
3) Defina "Esperanto" pode fazer pesquisa em um dicionario ou internet ._______________________________
4) Quem esta aprendendo Inglês?
a) Os Italianosb) Os Francesesc) Os Australianosd) Os Russos
5) Quais Países citados abaixo já se fala Inglês ?
a) China - Coreia - Indonésiab) Brasil - Japão - Bulgáriac) Capinas - EUA - Uruguaid) Paraguai - Bélgica - Ucrânia
Clique e responda as questões nesse link (a professora vai receber para dar as notas de participação ou avaliação):
Se não conseguir, faça no caderno copiando apenas as suas respostas. Não precisa copiar tudo!
COPIE NO CADERNO
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Assista o o vídeo sobre a importância em se aprender a Língua Inglesa. Depois responda às perguntas:
1) Qual a importância de aprendermos Língua Inglesa ? *
2) " O inglês não é mais a língua dos EUA e ou a língua da Inglaterra ou dos ex-colonias como a Índia ." Inglês é o :
a) Acalento
b) Esperança
c) Talento
d) Esperanto
3) Defina "Esperanto" pode fazer pesquisa em um dicionario ou internet .
_______________________________
4) Quem esta aprendendo Inglês?
a) Os Italianos
b) Os Franceses
c) Os Australianos
d) Os Russos
5) Quais Países citados abaixo já se fala Inglês ?
a) China - Coreia - Indonésia
b) Brasil - Japão - Bulgária
c) Capinas - EUA - Uruguai
d) Paraguai - Bélgica - Ucrânia
Arte_______Estimativa: 1h de estudo
PAUTA: Diagnóstica; conhecimento em arte; produção dirigida.
1. Clique, leia e responda as questões nesse link:
Se não conseguir, faça no caderno copiando apenas as suas respostas. Não precisa copiar tudo!
As Linguagens Artísticas são as Artes Visuais, o Teatro, a Música e Dança, sendo que as artes visuais englobam as Artes Plásticas, sendo que o campo das artes visuais abrange todas as artes que colocam a visão como elemento fundamental.As esculturas, pinturas, gravuras e desenhos, entre outros, são exemplos da Arte Visual como Linguagem Artística. Já a Música, por exemplo, coloca a audição como o sentido principal. O Teatro abrange tanto os sons, a fala, por vezes a música, quanto a expressividade corporal, elemento chave para sua realização.
1. Você se lembra das suas aulas de arte? *
______________________________________
2. O que você acha de arte, agora que conhece as linguagens, como o teatro, a dança, a música, e as artes visuais? *
Marque, nessa lista, os tipos de arte que você aprecia (gosta) ou, quem sabe, pratica. Se marcar OUTROS, digite tipos de arte que não estão na lista. *
( ) música: gosta de ouvir, gosta de cantar ou toca algum instrumento.
( ) dança: gosta de dançar, gosta de apresentações de dança ou toca algum instrumento.
( ) pintura: gosta de apreciar trabalhos com tinhas em tecido, papel, grafiti, entre outros.
( ) escultura: gosta de apreciar trabalhos com barro, concreto, plásticos, massas.
( ) teatro: gosta de peças e apresentações.
( ) literatura: gosta de ler livros de gêneros como poemas, romance, aventura, ficção, e outros.
( ) cinema: gosta de filmes e séries de aventura, ação, ficção, romance e outros gêneros.
( ) fotografia: gosta de apreciar ou fotografar e postar em redes sociais.
( ) história em quadrinhos (HQ): escrever ou ler Marvel, DC, entre outras
( ) jogos eletrônicos (games): é jogador ou tem curiosidade de produzir um jogo.
( ) arte digital: videos ou memes de internet, tik tok, fotos decoradas com filtros, entre outros.
( ) Outro: __________________________
NO CADERNO OU EM UMA FOLHA DE SULFITE
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
2. Faça um desenho inspirado em um tipo de arte que você aprecia (gosta) e depois pinte, pode ser colorido, ou só com grafite, ou com tintas. Use o material que você tiver em sua casa. Envie uma foto via WhatsApp para 19 99747-3440, professora Natália.
Sexta-feira, dia 14___
Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo
PAUTA: Avaliação diagnósticaData: 14/08/2020
Na aula anterior estudamos o que é fábula. Na aula de hoje, solicito que faça a reescrita da história. O início é o mesmo. Você trabalhará criando e escrevendo um novo final para a fábula. Dê, também, um novo título à sua história.
Certa vez, começou um grande incêndio numa floresta. Preocupados, os animais fugiam da selva em chamas. Quando todos se encontraram em um lugar seguro, bem distante do fogo, ficaram apenas olhando. Eles sentiam que nada podiam fazer, pois o incêndio era enorme. No entanto, um pequeno colibri decidiu que tentaria apagar o fogo. (continue daqui no seu caderno)____________________________
PAUTA: Avaliação diagnóstica
Data: 14/08/2020
Na aula anterior estudamos o que é fábula. Na aula de hoje, solicito que faça a reescrita da história. O início é o mesmo. Você trabalhará criando e escrevendo um novo final para a fábula. Dê, também, um novo título à sua história.
Certa vez, começou um grande incêndio numa floresta. Preocupados, os animais fugiam da selva em chamas. Quando todos se encontraram em um lugar seguro, bem distante do fogo, ficaram apenas olhando. Eles sentiam que nada podiam fazer, pois o incêndio era enorme. No entanto, um pequeno colibri decidiu que tentaria apagar o fogo. (continue daqui no seu caderno)
Matemática_______Estimativa: 2h de estudo
PAUTA: Exercícios de fixação
Resolva os exercícios a seguir em seu caderno:
1. Veja os números que aparecem nestas frases:
Qual desses números é natural?
2. Responda.
a) Qual é o sucessor de 58.999?
b) Qual é o antecessor de 2.000.000?
3. A soma de três números naturais consecutivos é igual a 240. Qual é o maior desses três números?
4. Os números naturais também são usados como códigos ou para indicar ordem:
Responda:
a) Qual é o Código de Endereçamento Postal (CEP) de sua residência?
b) Se você está numa fila em 26° lugar, quantas pessoas tem à sua frente? Qual é o lugar que ocupa quem tem 12 pessoas à sua frente?
5. Quais são os dois próximos números desta sequência?
6. Se n é um número natural, qual é o valor de n quando:
7. Entre quais valores pode variar a pontuação obtida se lançarmos simultaneamente 2 dados?
----------------
7o ano__________
Responda, clicando no link abaixo, a participação nessas aulas
Fique bem, fique em casa!