quarta-feira, 12 de agosto de 2020

SEMANA 16 - 17/08 A 21/08

 OBSERVAÇÃO : SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS, AS ATIVIDADES NÃO PRECISAM SER IMPRESSAS E NÃO HÁ NECESSIDADE DE COPIAR AS QUESTÕES, OS ALUNOS DEVERÃO COLOCAR NO CADERNO O CABEÇALHO A DATA E A DISCIPLINA, O NÚMERO DA QUESTÃO E A RESPOSTA DA QUESTÃO MENCIONADA.


DATA   17 / 08  /2020  (2ª Feira)                       5º ANO  
 

E.M.”Coronel Domingos Ferreira”

Monte Mor, 17 de Agosto de 2020

Hoje é segunda-feira

O dia está _________________

Nome:___________________

Bom dia!                                                                                   

ORIENTAÇÃO: Senhores responsáveis, peça para que o(a) aluno(a) leia com atenção e faça as atividades. Caso ele(a) ainda não faça a leitura, ajude-o(a) a entender a tarefa e o(a) acompanhe.

DATA   17 / 08  /2020  (2ª Feira)                                  5º ANO                                                                                                

ORIENTAÇÃO: Senhores responsáveis, peça para que o(a) aluno(a) leia com atenção e faça as atividades. Caso ele(a) ainda não faça a leitura, ajude-o(a) a entender a tarefa e o(a) acompanhe.

 

COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa

ATIVIDADE: Leia o poema de Ovídio e faça o exercício proposto no seu CADERNO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES NAME® faça as atividades encontradas na página 29.

Há muito, muito tempo, existia um poeta bem famoso chamado Ovídio. Em um de seus textos, ele conta a seguinte história:

Dizem que existia um deus chamado Jano. Ele era o único capaz de ver as próprias costas, porque tinha dois rostos: um virado para frente, outro virado para trás. Por isso, ele era conhecido como o deus que marcava a transição da passagem de um ano para o outro, fazendo o novo ano benéfico, favorável.

Certa vez, no começo de um novo ano, Ovídio estava justamente pensando nessa característica de Jano, de olhar para frente e para trás, para o passado e para o futuro. De repente, viu que uma luz surgiu perto de sua casa, um brilho especial que o fez se arrepiar. Era o próprio deus Jano, todo admirável, diante dele. E o poeta sentiu muito medo.

Ovídio, então, começou a perguntar por que, na passagem de um ano para o outro, as pessoas tinham o costume de trocar lembranças e presentes, típicos daqueles tempos. Perguntou, também, por que as pessoas faziam, naquela passagem, votos de felicidade, de prosperidade, de paz ou, ainda, de que a terra continuasse fértil. Jano, o deus, apoiado em sua bengala, respondeu, então, que os votos aconteciam naquele período porque “é no início de tudo que costumamos ter bons pensamentos”.

Muito tempo se passou desde quando viveram e conversaram o poeta Ovídio e o deus Jano. Mas, se pensarmos bem, parece que as tradições não se modificaram tanto assim. Ainda hoje deixamos alguns planos para o início da semana ou desejamos votos para o ano que vai começar. Talvez porque continue sendo verdade que nos reinícios os pensamentos estão mais puros e mais cheios de bondade.

 

DATA 17/08/2020  (2ª Feira)                                5º ANO                                                                                            

COMPONENTE CURRICULAR: Matemática

ATIVIDADE:



DATA: 17/08/2020 ( segunda- feira1h)

 

5° ano – EF I

 

COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

ATIVIDADE: Livro NAME – Grafite.

·         Leia atentamente o texto sobre Hip Hop, na página 74, e observe a imagem para responder a questão 5, dessa página.

·         Em seu caderno, faça um desenho sobra a cultura do Hip Hop.


DATA 18/08/2020  (3ª Feira)                                5º ANO                                                                                                

E.M.”Coronel Domingos Ferreira”

Monte Mor, 18 de agosto de 2020

Hoje é terça-feira

O dia está _________________

Nome:___________________

Bom dia!

“Deus, dai-me ânimo, paciência e fé, para enfrentar qualquer tempestade que vier. Amém!”

 

ATIVIDADES:


Observações: Não esqueça de usar as regras para a resolução das expressões numéricas. Primeiro resolve o que esta dentro dos parênteses, sempre resolve a multiplicação e divisão primeiro e depois as adições e subtrações .


DATA  18 / 08  /2020  (3ª Feira)                     5º ANO                                                                                                

COMPONENTE CURRICULAR: História

ATIVIDADE: Assista o vídeo abaixo e faça as atividades propostas em seguida:

1)    Pare quando necessário o vídeo e anote as dúvidas e envie-as ao seu professor(a).

2)    Acompanhe o vídeo com seu livro de exercício aberto, anote as questões que errou, refaça cada um e corrija.

 

DATA 18/08/2020  (3ª Feira)                                   5º ANO                                                                                                

COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física

ATIVIDADE:

1 – Possivelmente você já deve ter jogado um jogo de damas. Como é um jogo muito antigo, mais do que muitos imaginam, e amplamente conhecido, então a primeira atividade é pesquisar na internet, para saber um pouquinho da origem, e como é jogado. E você também pode conversar com seus pais, amigos, e outras pessoas para ver como elas conhecem o jeito de jogar.

2 -  A segunda tarefa é construir um tabuleiro. Mesmo se você tiver um tabuleiro em casa, o objetivo de construir vai fazer você conhecer melhor o tabuleiro e as casas, direções, etc que iremos usar em algumas variações das damas.

Material: folhas de sulfite ou papelão, uma caneta, régua, e tesoura. A régua além de riscar já serve como largura das casas, basta riscar os dois lados da réguas fazendo 8 fileiras na horizontal, depois 8 na vertical, formando 64 casas. Depois pinte as casas alternando em pretas e brancas.   As peças você pode recortar 12 peças pretas e 12 peças brancas, ou usar tampinhas.

Obs:  guarde esse material, pois a aula de hoje é apenas uma introdução para a próxima aula.


3 – Agora vamos jogar. A damas é muito simples, e provavelmente você deve saber jogar. Mas se não souber, com certeza alguém em casa sabe para brincar com você. 

Se puder assista o tutorial abaixo:


DATA   19  / 08 /2020  (4ª Feira)                                5º ANO                                                                                                

COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa

ATIVIDADE:  Assista a vídeo aula seguinte para fazer as tarefas:

1 - Acompanhe o vídeo com a respectiva tarefa aberta, se verificar que a resposta está diferente, examine, faça de novo sozinho(a) e depois olhe outra vez a resposta. Repita o processo até acertar cada exercício sem precisar copiar a resposta.

2 - Anote cada exercício que não conseguiu fazer ou teve dificuldade e faça um pequeno vídeo mostrando como fez a atividade e envie ao seu/sua professor(a) para identificar o erro e ajudar a fazer.

 

COMPONENTE CURRICULAR: Geografia

ATIVIDADE: No seu livro NAME® abra na área de Geografia nas páginas específicas 276 e 277 e observe bem o mapa, veja as cores, linhas e responda as seguintes perguntas:

A)   Quais são os cinco continentes do nosso planeta?

B)   Relacione os oceanos encontrados no mapa Múndi e explique a localização de cada um deles, ou seja quais continentes e países eles estão próximos mais próximos.

C)   Quais os países você consegue identificar em cada América, América do Norte, América Central e América do Sul?

D)    Qual o maior país da Oceania?

E)   Escreva o nomes dos seus três países favoritos da Ásia.

F)   Se pudesse visitar a Europa e escolher 5 países quais seriam os países escolhidos por ti?

G)  No mapa Múndi podemos observar linhas verticais e horizontais em azul. O que seriam tais linhas? Explique em detalhes. Mencione o nome das duas principais, sendo uma horizontal e outra vertical. Lembre que já estudamos bastante ambas nas aulas.

H)   Encontre no mapa três ilhas e diga o nome da maior ilha do mundo e a quem pertence.

 

DATA: 19/08/2020 ( quarta- feira1h)

 

5° ano – EF I

 

COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

ATIVIDADE: Livro NAME – Vamos fazer um mural.

·         Leia as instruções da página 75 para realizar a Atividade;

·         Recorte o Encarte 1 - capítulo 5, ao final do livro;

·         Recorte as estrelas, deixando um molde vazado;

·         Em seu caderno, apoie o estêncil de estrelas e pinte com o material que achar apropriado (pode ser lápis de cor, giz de cera ou tinta).

Para relembrar a técnica de estêncil:

Um estêncil é uma técnica usada para aplicar um desenho ou ilustração que pode representar um número, letra, símbolo tipográfico ou qualquer outra forma ou imagem figurativa ou abstrata, através da aplicação de tinta, aerossol ou não, através do corte ou perfuração em papel ou acetato.

Assista ao vídeo que ensina passo a passo, a técnica de estêncil:


DATA 20/08/2020  (5ª Feira)                       5º ANO                                                                         

COMPONENTE CURRICULAR: Matemática

E.M. “Coronel Domingos Ferreira”

Monte Mor, 20 de agosto de 2020

Hoje é quinta-feira

O dia está _____________________

Nome: ________________________

Bom dia!

“Que o nosso dia seja de paz, amor, saúde, fé e o mais importante, a presença de Deus!”

 

ATIVIDADE:















































 DATA 20/08/2020  (5ª Feira)                       5º ANO                                                                         

COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS

Faça uma pesquisa sobre Camada de Ozônio e Praticas que prejudicam o solo.

DATA   21   /08 /2020  (6ª Feira)                                     5º ANO                                                                                         

COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa

ATIVIDADE: Primeiramente assista à vídeoaula:

Pesquise e faça um trabalho de, aproximadamente, 3 páginas sobre o folclore. Use figuras e fotos que podem ser pesquisadas na internet. Fique atento(a) à formatação: parágrafo, título e subtítulos.


DATA 20/08/2020  (5ª Feira)                       5º ANO                                                           

COMPONENTE CURRICULAR: INGLÊS

ATIVIDADE:

1.    Hello, kids. Hoje, vamos elaborar frases em ingles com o verbo live (viver, norar) e os adjetivos small (pequeno) e big (grande). Observe os exemplos abaixo e escreva suas frases. Consulte a página 27 do livro de Inglês.

EXEMPLOS

I live on a farm. Eu vivo em uma fazenda.

 

They live in a small city. Eles vivem em uma pequena cidade.

 

You live in a big city. Você mora em uma grande cidade.

 

a.    Apartment (apartamento)

 

R: ____________________________________.

 

b.    House (casa)

 

R: ____________________________________.

 

c.    Farm (fazenda)

 

R: ____________________________________.

 

d.    City (cidade)

 

R: ____________________________________.

 

e.    Tent (barraca\camping)

 

R:  _________________________________.

 

f.     Motorhome

 

R: ___________________________________.

 

2.    Color big objects blue and small objects yellow. Pinte os objetos grandes de azul e os pequenos de amarelo. 



1.    Faça a tradução das palavras abaixo para o português. Resolva os exercícios no livro de inglês, página 28.

 

Duck - _________________  Cow - ____________

 

Sheep - ________________Horse - ___________

 

Pig - _________________   Gueese - _________

 

Chicken - _____________ Goat - _________


 DATA 21/08/2020  (6ª Feira)           5º ANO                                                                                                

COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física

ATIVIDADE:

1 – Continuando sobre o jogo de damas, na aula passada vimos o jogo tradicional. Nessa aula vamos ver um pouco sobre a damas turcas, que é uma variação muito legal do jogo, e que fez parte do último torneio da escola.  Aqui vão algumas regras:

 

·         Possivelmente a mais exótica das variantes tradicionais de damas.

·         Usa o tabuleiro de oito por oito casas. Cada jogador tem dezesseis peças e as coloca inicialmente na segunda e terceira fileiras mais próximas de si.

·         As peças se movem de forma ortogonal, para os lados ou para a frente, mas não para trás.

·         A captura também é feita para a frente ou para os lados. A peça que faz a captura é colocada na posição seguinte à previamente ocupada pela peça capturada, que é imediatamente eliminada (durante a jogada, e não ao final da mesma).

·         Quando uma peça chega à última fileira torna-se Dama.

·         As Damas podem se mover tantas casas vazias quanto quiserem para a frente, para trás ou para os lados.

·         A captura feita por uma Dama é igual à das peças normais, excepto por poder saltar por uma linha de casas vazias até alcançar a peça capturada.

·         Quando possível, a captura é obrigatória e deve ser feita de forma a eliminar o máximo possível de peças adversárias.

·         A vitória ocorre ao capturar todas as peças do adversário, imobilizá-lo ou deixá-lo com, no máximo, uma peça contra uma Dama.

 

2 – O tabuleiro já foi construído na aula passada, e joga-se no mesmo tabuleiro da dama tradicional. A primeira diferença é que na tradicional tem 12 peças para cada jogador, e aqui nessa variação são 16 peças para cada jogador. Então você precisa recortar mais 4 peças para cada, ou arrumar mais tampinhas.

A posição das peças no tabuleiro são como na figura abaixo:


3 – Como se joga:

Cada jogador coloca suas peças como mostra no tabuleiro na atividade 2. Decida quem joga com as brancas e comece o jogo. Se você prestou atenção nas regras já dá para jogar. Abaixo tem o vídeo com os movimentos explicados.