OBSERVAÇÃO : SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS, AS ATIVIDADES NÃO PRECISAM SER IMPRESSAS E NÃO HÁ NECESSIDADE DE COPIAR AS QUESTÕES, OS ALUNOS DEVERÃO COLOCAR NO CADERNO O CABEÇALHO A DATA E A DISCIPLINA, O NÚMERO DA QUESTÃO E A RESPOSTA DA QUESTÃO MENCIONADA.
E.M.”Coronel Domingos Ferreira”
Monte Mor, 17 de Agosto de 2020
Hoje é segunda-feira
O dia está _________________
Nome:___________________
Bom dia!
ORIENTAÇÃO: Senhores responsáveis, peça para que o(a) aluno(a) leia com atenção e faça as atividades. Caso ele(a) ainda não faça a leitura, ajude-o(a) a entender a tarefa e o(a) acompanhe.
DATA 17 / 08
/2020 (2ª Feira) 5º ANO
ORIENTAÇÃO: Senhores responsáveis, peça para que o(a) aluno(a)
leia com atenção e faça as atividades. Caso ele(a) ainda não faça a leitura,
ajude-o(a) a entender a tarefa e o(a) acompanhe.
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa
ATIVIDADE:
Leia
o poema de Ovídio e faça o exercício
proposto no seu CADERNO DE ATIVIDADES
COMPLEMENTARES NAME® faça as atividades encontradas na página 29.
Há
muito, muito tempo, existia um poeta bem famoso chamado Ovídio. Em um de seus
textos, ele conta a seguinte história:
Dizem
que existia um deus chamado Jano. Ele era o único capaz de ver as próprias
costas, porque tinha dois rostos: um virado para frente, outro virado para
trás. Por isso, ele era conhecido como o deus que marcava a transição da
passagem de um ano para o outro, fazendo o novo ano benéfico, favorável.
Certa
vez, no começo de um novo ano, Ovídio estava justamente pensando nessa
característica de Jano, de olhar para frente e para trás, para o passado e para
o futuro. De repente, viu que uma luz surgiu perto de sua casa, um brilho
especial que o fez se arrepiar. Era o próprio deus Jano, todo admirável, diante
dele. E o poeta sentiu muito medo.
Ovídio,
então, começou a perguntar por que, na passagem de um ano para o outro, as
pessoas tinham o costume de trocar lembranças e presentes, típicos daqueles
tempos. Perguntou, também, por que as pessoas faziam, naquela passagem, votos
de felicidade, de prosperidade, de paz ou, ainda, de que a terra continuasse
fértil. Jano, o deus, apoiado em sua bengala, respondeu, então, que os votos
aconteciam naquele período porque “é no início de tudo que costumamos ter bons
pensamentos”.
Muito
tempo se passou desde quando viveram e conversaram o poeta Ovídio e o deus
Jano. Mas, se pensarmos bem, parece que as tradições não se modificaram tanto
assim. Ainda hoje deixamos alguns planos para o início da semana ou desejamos
votos para o ano que vai começar. Talvez porque continue sendo verdade que nos
reinícios os pensamentos estão mais puros e mais cheios de bondade.
DATA 17/08/2020 (2ª Feira) 5º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: Matemática
ATIVIDADE:
DATA: 17/08/2020 ( segunda- feira1h) |
|
5° ano – EF I |
COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
ATIVIDADE: Livro NAME – Grafite.
·
Leia atentamente o texto sobre Hip Hop, na
página 74, e observe a imagem para responder a questão 5, dessa página.
·
Em seu caderno, faça um desenho sobra a cultura
do Hip Hop.
DATA 18/08/2020 (3ª Feira) 5º ANO
E.M.”Coronel Domingos Ferreira”
Monte Mor, 18 de agosto de 2020
Hoje é terça-feira
O dia está _________________
Nome:___________________
Bom dia!
“Deus, dai-me ânimo, paciência e fé,
para enfrentar qualquer tempestade que vier. Amém!”
ATIVIDADES:
DATA 18 / 08
/2020 (3ª Feira) 5º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: História
ATIVIDADE:
Assista o vídeo abaixo e faça as atividades propostas em seguida:
1) Pare
quando necessário o vídeo e anote as dúvidas e envie-as ao seu professor(a).
2)
Acompanhe o vídeo com seu livro de exercício
aberto, anote as questões que errou, refaça cada um e corrija.
DATA 18/08/2020 (3ª Feira) 5º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física
ATIVIDADE:
1 – Possivelmente você já deve ter jogado um jogo de damas. Como é um jogo muito antigo, mais do que muitos imaginam, e amplamente conhecido, então a primeira atividade é pesquisar na internet, para saber um pouquinho da origem, e como é jogado. E você também pode conversar com seus pais, amigos, e outras pessoas para ver como elas conhecem o jeito de jogar.
2 - A segunda tarefa
é construir um tabuleiro. Mesmo se você tiver um tabuleiro em casa, o objetivo
de construir vai fazer você conhecer melhor o tabuleiro e as casas, direções,
etc que iremos usar em algumas variações das damas.
Material: folhas de sulfite ou papelão, uma caneta, régua,
e tesoura. A régua além de riscar já serve como largura das casas, basta riscar
os dois lados da réguas fazendo 8 fileiras na horizontal, depois 8 na vertical,
formando 64 casas. Depois pinte as casas alternando em pretas e brancas. As peças você pode recortar 12 peças pretas
e 12 peças brancas, ou usar tampinhas.
Obs: guarde esse
material, pois a aula de hoje é apenas uma introdução para a próxima aula.
3 – Agora vamos jogar. A damas é muito simples, e
provavelmente você deve saber jogar. Mas se não souber, com certeza alguém em
casa sabe para brincar com você.
Se puder assista o tutorial abaixo:
DATA 19 /
08 /2020 (4ª Feira) 5º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa
ATIVIDADE: Assista a vídeo aula seguinte para fazer as
tarefas:
1 - Acompanhe o vídeo com a
respectiva tarefa aberta, se verificar que a resposta está diferente, examine,
faça de novo sozinho(a) e depois olhe outra vez a resposta. Repita o processo
até acertar cada exercício sem precisar copiar a resposta.
2 - Anote cada exercício que
não conseguiu fazer ou teve dificuldade e faça um pequeno vídeo mostrando como
fez a atividade e envie ao seu/sua professor(a) para identificar o erro e
ajudar a fazer.
COMPONENTE CURRICULAR: Geografia
ATIVIDADE:
No
seu livro NAME® abra na área de
Geografia nas páginas específicas 276 e 277 e observe bem o mapa, veja as
cores, linhas e responda as seguintes perguntas:
A) Quais
são os cinco continentes do nosso planeta?
B) Relacione
os oceanos encontrados no mapa Múndi e explique a localização de cada um deles,
ou seja quais continentes e países eles estão próximos mais próximos.
C) Quais
os países você consegue identificar em cada América, América do Norte, América
Central e América do Sul?
D) Qual o maior país da Oceania?
E) Escreva
o nomes dos seus três países favoritos da Ásia.
F) Se
pudesse visitar a Europa e escolher 5 países quais seriam os países escolhidos
por ti?
G) No
mapa Múndi podemos observar linhas verticais e horizontais em azul. O que
seriam tais linhas? Explique em detalhes. Mencione o nome das duas principais,
sendo uma horizontal e outra vertical. Lembre que já estudamos bastante ambas
nas aulas.
H)
Encontre no mapa três ilhas e diga o nome da
maior ilha do mundo e a quem pertence.
DATA: 19/08/2020 ( quarta- feira1h) |
|
5° ano – EF I |
COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
ATIVIDADE: Livro NAME – Vamos fazer um mural.
·
Leia as instruções da página 75 para realizar a
Atividade;
·
Recorte o Encarte 1 - capítulo 5, ao final do livro;
·
Recorte as estrelas, deixando um molde vazado;
·
Em seu caderno, apoie o estêncil de estrelas e
pinte com o material que achar apropriado (pode ser lápis de cor, giz de cera
ou tinta).
Para
relembrar a técnica de estêncil:
Um estêncil é uma técnica usada para aplicar um
desenho ou ilustração que pode representar um número, letra, símbolo
tipográfico ou qualquer outra forma ou imagem figurativa ou abstrata, através
da aplicação de tinta, aerossol ou não, através do corte ou perfuração em papel
ou acetato.
Assista ao vídeo que ensina passo a passo, a técnica de
estêncil:
DATA 20/08/2020 (5ª Feira) 5º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: Matemática
E.M. “Coronel Domingos Ferreira”
Monte Mor, 20 de agosto de 2020
Hoje é quinta-feira
O dia está _____________________
Nome: ________________________
Bom dia!
“Que o nosso dia seja de paz, amor, saúde, fé e o mais importante, a
presença de Deus!”
ATIVIDADE:
COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS
DATA 21 /08 /2020 (6ª Feira) 5º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa
ATIVIDADE:
Primeiramente assista à vídeoaula:
Pesquise e faça um trabalho
de, aproximadamente, 3 páginas sobre o folclore. Use figuras e fotos que podem
ser pesquisadas na internet. Fique atento(a) à formatação: parágrafo, título e
subtítulos.
DATA 20/08/2020 (5ª Feira) 5º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: INGLÊS
ATIVIDADE:
1.
Hello,
kids. Hoje, vamos elaborar frases em ingles com o verbo live (viver, norar) e os adjetivos small (pequeno) e big (grande). Observe os
exemplos abaixo e escreva suas frases. Consulte a página 27 do livro de Inglês.
EXEMPLOS
I live
on a farm. Eu vivo em uma fazenda.
They live in a small
city. Eles vivem em uma pequena cidade.
You live
in a big city. Você mora em uma
grande cidade.
a.
Apartment (apartamento)
R: ____________________________________.
b.
House (casa)
R: ____________________________________.
c.
Farm (fazenda)
R: ____________________________________.
d.
City (cidade)
R: ____________________________________.
e.
Tent (barraca\camping)
R: _________________________________.
f.
Motorhome
R: ___________________________________.
2.
Color big objects blue and small objects yellow. Pinte os objetos
grandes de azul e os pequenos de amarelo.
1.
Faça a tradução das palavras abaixo para o português.
Resolva os exercícios no livro de inglês, página 28.
Duck - _________________ Cow - ____________
Sheep - ________________Horse - ___________
Pig - _________________ Gueese -
_________
Chicken - _____________ Goat - _________
DATA 21/08/2020 (6ª Feira) 5º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física
ATIVIDADE:
1 – Continuando sobre o jogo de damas, na aula passada
vimos o jogo tradicional. Nessa aula vamos ver um pouco sobre a damas turcas,
que é uma variação muito legal do jogo, e que fez parte do último torneio da escola. Aqui vão algumas regras:
·
Possivelmente
a mais exótica das variantes tradicionais de damas.
·
Usa
o tabuleiro de oito por oito casas. Cada jogador tem dezesseis peças e as
coloca inicialmente na segunda e terceira fileiras mais próximas de si.
·
As
peças se movem de forma ortogonal, para os lados ou para a frente, mas não para
trás.
·
A
captura também é feita para a frente ou para os lados. A peça que faz a captura
é colocada na posição seguinte à previamente ocupada pela peça
capturada, que é imediatamente eliminada (durante a jogada, e não ao final da
mesma).
·
Quando
uma peça chega à última fileira torna-se Dama.
·
As
Damas podem se mover tantas casas vazias quanto quiserem para a frente, para
trás ou para os lados.
·
A
captura feita por uma Dama é igual à das peças normais, excepto por poder
saltar por uma linha de casas vazias até alcançar a peça capturada.
·
Quando
possível, a captura é obrigatória e deve ser feita de forma a eliminar o máximo
possível de peças adversárias.
·
A
vitória ocorre ao capturar todas as peças do adversário, imobilizá-lo ou
deixá-lo com, no máximo, uma peça contra uma Dama.
2 – O tabuleiro já foi construído na aula passada, e
joga-se no mesmo tabuleiro da dama tradicional. A primeira diferença é que na
tradicional tem 12 peças para cada jogador, e aqui nessa variação são 16 peças
para cada jogador. Então você precisa recortar mais 4 peças para cada, ou
arrumar mais tampinhas.
A posição das peças no tabuleiro são como na figura abaixo:
3 – Como se joga:
Cada jogador coloca suas peças como mostra no tabuleiro na atividade
2. Decida quem joga com as brancas e comece o jogo. Se você prestou atenção nas
regras já dá para jogar. Abaixo tem o vídeo com os movimentos explicados.