Atenção aos comandos do que precisa ser feito para não copiar mais que o necessário. Não precisa copiar tudo!
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Segunda-feira, dia 17
Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo
PAUTA: Prática de leitura, revisar os elementos da narrativa,
revisar as características do gênero conto, compreender e interpretar o texto
(localizar informações explícitas e implícitas no texto). ATIVIDADE:
Leia atentamente o
conto abaixo.
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
VENHA VER O PÔR DO SOL
Lygia Fagundes Telles
ELA SUBIU sem pressa a tortuosa ladeira. À medida que avançava, as casas iam rareando, modestas casas espalhadas sem simetria e ilhadas em terrenos baldios. No meio da rua sem calçamento, coberta aqui e ali por um mato rasteiro, algumas crianças brincavam de roda. A débil cantiga infantil era a única nota viva na quietude da tarde.
Ele a esperava encostado a uma árvore. Esguio e magro, metido num largo blusão azul-marinho, cabelos crescidos e desalinhados, tinham um jeito jovial de estudante.
- Minha querida Raquel.
Ela encarou-o, séria. E olhou para os próprios sapatos.
- Vejam que lama. Só mesmo você inventaria um encontro num lugar destes. Que ideia, Ricardo, que ideia! Tive que descer do taxi lá longe, jamais ele chegaria aqui em cima.
Ele sorriu entre malicioso e ingênuo.
- Jamais, não é? Pensei que viesse vestida esportivamente e agora me aparece nessa elegância... Quando você andava comigo, usava uns sapatões de sete-léguas, lembra?
- Foi para falar sobre isso que você me fez subir até aqui? – perguntou ela, guardando as luvas na bolsa. Tirou um cigarro. – Hem?!
- Ah, Raquel... – e ele tomou-a pelo braço rindo.
- Você está uma coisa de linda. E fuma agora uns cigarrinhos pilantras, azul e dourado... Juro que eu tinha que ver uma vez toda essa beleza, sentir esse perfume. Então fiz mal?
- Podia ter escolhido um outro lugar, não? – Abrandara a voz – E que é isso aí? Um cemitério?
Ele voltou-se para o velho muro arruinado. Indicou com o olhar o portão de ferro, carcomido pela ferrugem.
- Cemitério abandonado, meu anjo. Vivos e mortos, desertaram todos. Nem os fantasmas sobraram, olha aí como as criancinhas brincam sem medo – acrescentou, lançando um olhar às crianças rodando na sua ciranda. Ela tragou lentamente. Soprou a fumaça na cara do companheiro. Sorriu. – Ricardo e suas ideias. E agora? Qual é o programa?
Brandamente ele a tomou pela cintura.
- Conheço bem tudo isso, minha gente está enterrada aí. Vamos entrar um instante e te mostrarei o pôr do sol mais lindo do mundo.
Perplexa, ela encarou-o um instante. E vergou a cabeça para trás numa risada.
- Ver o pôr do sol! ... Ah, meu Deus... Fabuloso, fabuloso! ... Me implora um último encontro, me atormenta dias seguidos, me faz vir de longe para esta buraqueira, só mais uma vez, só mais uma! E para quê? Para ver o pôr do sol num cemitério...
Ele riu também, afetando encabulamento como um menino pilhado em falta.
- Raquel minha querida, não faça assim comigo. Você sabe que eu gostaria era de te levar ao meu apartamento, mas fiquei mais pobre ainda, como se isso fosse possível. Moro agora numa pensão horrenda, a dona é uma Medusa que vive espiando pelo buraco da fechadura...
- E você acha que eu iria?
- Não se zangue, sei que não iria, você está sendo fidelíssima. Então pensei, se pudéssemos conversar um instante numa rua afastada... – disse ele, aproximando-se mais. Acariciou-lhe o braço com as pontas dos dedos. Ficou sério. E aos poucos, inúmeras rugazinhas foram se formando em redor dos seus olhos ligeiramente apertados. Os leques de rugas se aprofundaram numa expressão astuta. Não era nesse instante tão jovem como aparentava. Mas logo sorriu e a rede de rugas desapareceu sem deixar vestígio. Voltou-lhe novamente o ar inexperiente e meio desatento – Você fez bem em vir.
- Quer dizer que o programa... E não podíamos tomar alguma coisa num bar?
- Estou sem dinheiro, meu anjo, vê se entende.
- Mas eu pago.
- Com o dinheiro dele? Prefiro beber formicida. Escolhi este passeio porque é de graça e muito decente, não pode haver passeio mais decente, não concorda comigo? Até romântico.
Ela olhou em redor. Puxou o braço que ele apertava.
- Foi um risco enorme Ricardo. Ele é ciumentíssimo. Está farto de saber que tive meus casos. Se nos pilha juntos, então sim, quero ver se alguma das suas fabulosas ideias vai me conservar a vida.
- Mas me lembrei deste lugar justamente porque não quero que você se arrisque, meu anjo. Não tem lugar mais discreto do que um cemitério abandonado, veja, completamente abandonado – prosseguiu ele, abrindo o portão. Os velhos gonzos gemeram. – Jamais seu amigo ou um amigo do seu amigo saberá que estivemos aqui.
- É um risco enorme, já disse. Não insista nessas brincadeiras, por favor. E se vem um enterro? Não suporto enterros.
- Mas enterro de quem? Raquel, Raquel, quantas vezes preciso repetir a mesma coisa?! Há séculos ninguém mais é enterrado aqui, acho que nem os ossos sobraram, que bobagem. Vem comigo, pode me dar o braço, não tenha medo...
O mato rasteiro dominava tudo. E, não satisfeito de ter se alastrado furioso pelos canteiros, subira pelas sepulturas, infiltrando-se ávido pelos rachões dos mármores, invadira alamedas de pedregulhos esverdinhados, como se quisesse com a sua violenta força de vida cobrir para sempre os últimos vestígios da morte. Foram andando vagarosamente pela longa alameda banhada de sol. Os passos de ambos ressoavam sonoros como uma estranha música feita do som das folhas secas trituradas sobre os pedregulhos. Amuada, mas obediente, ela se deixava conduzir como uma criança. Às vezes mostrava certa curiosidade por uma ou outra sepultura com os pálidos medalhões de retratos esmaltados.
- É imenso, hem? E tão miserável, nunca vi um cemitério mais miserável, é deprimente – exclamou ela atirando a ponta do cigarro na direção de um anjinho de cabeça decepada. – Vamos embora, Ricardo, chega.
- Ah, Raquel, olha um pouco para esta tarde! Deprimente por quê? Não sei onde foi que eu li, a beleza não está na luz da manhã nem na sombra da tarde, está no crepúsculo, nesse meio-tom, nessa ambiguidade. Estou lhe dando um crepúsculo numa bandeja e você se queixa.
- Não gosto de cemitério, já disse. E ainda mais cemitério pobre.
Delicadamente ele beijou-lhe a mão.
- Você prometeu dar um fim de tarde a este seu escravo.
- É, mas fiz mal. Pode ser muito engraçado, mas não quero me arriscar mais.
- Ele é tão rico assim?
- Riquíssimo. Vai me levar agora numa viagem fabulosa até o Oriente. Já ouviu falar no Oriente? Vamos até o Oriente, meu caro...
Ele apanhou um pedregulho e fechou-o na mão. A pequenina rede de rugas voltou a se estender em redor dos seus olhos. A fisionomia, tão aberta e lisa, repentinamente escureceu, envelhecida. Mas logo o sorriso reapareceu e as rugazinhas sumiram.
- Eu também te levei um dia para passear de barco, lembra?
Recostando a cabeça no ombro do homem, ela retardou o passo.
- Sabe Ricardo, acho que você é mesmo tantã... Mas, apesar de tudo, tenho às vezes saudade daquele tempo. Que ano aquele! Palavra que, quando penso, não entendo até hoje como aguentei tanto, imagine um ano.
- É que você tinha lido A Dama das Camélias, ficou assim toda frágil, toda sentimental. E agora? Que romance você está lendo agora. Hem?
- Nenhum – respondeu ela, franzindo os lábios. Deteve-se para ler a inscrição de uma laje despedaçadas: - A minha querida esposa, eternas saudades – leu em voz baixa. Fez um muxoxo. – Pois sim. Durou pouco essa eternidade.
Ele atirou o pedregulho num canteiro ressequido.
Mas é esse abandono na morte que faz o encanto disto. Não se encontra mais a menor intervenção dos vivos, a estúpida intervenção dos vivos. Veja – disse, apontando uma sepultura fendida, a erva daninha brotando insólita de dentro da fenda -, o musgo já cobriu o nome na pedra. Por cima do musgo, ainda virão as raízes, depois as folhas... Esta a morte perfeita, nem lembrança, nem saudade, nem o nome sequer. Nem isso.
Ela aconchegou-se mais a ele. Bocejou.
- Está bem, mas agora vamos embora que já me diverti muito, faz tempo que não me divirto tanto, só mesmo um cara como você podia me fazer divertir assim – Deu-lhe um rápido beijo na face. – Chega Ricardo, quero ir embora.
- Mais alguns passos...
- Mas este cemitério não acaba mais, já andamos quilômetros! – Olhou para trás. – Nunca andei tanto, Ricardo, vou ficar exausta.
- A boa vida te deixou preguiçosa. Que feio – lamentou ele, impelindo-a para frente. – Dobrando esta alameda, fica o jazigo da minha gente, é de lá que se vê o pôr do sol. – E, tomando-a pela cintura:
- Sabe, Raquel, andei muitas vezes por aqui de mãos dadas com minha prima. Tinhamos então doze anos. Todos os minha mãe vinha trazer flores e arrumar nossa capelinha onde já estava enterrado meu pai. Eu e minha priminha vínhamos com ela e ficávamos por aí, de mãos dadas, fazendo tantos planos. Agora as duas estão mortas.
- Sua prima também?
- Também. Morreu quando completou quinze anos. Não era propriamente bonita, mas tinha uns olhos... Eram assim verdes como os seus, parecidos com os seus. Extraordinário, Raquel, extraordinário como vocês duas... Penso agora que toda a beleza dela residia apenas nos olhos, assim meio oblíquos, como os seus.
- Vocês se amaram?
- Ela me amou. Foi a única criatura que... – fez um gesto. – Enfim não tem importância.
Raquel tirou-lhe o cigarro, tragou e depois devolveu-o.
- Eu gostei de você, Ricardo.
- E eu te amei. E te amo ainda. Percebe agora a diferença?
Um pássaro rompeu o cipreste e soltou um grito. Ela estremeceu.
- Esfriou, não? Vamos embora.
- Já chegamos, meu anjo. Aqui estão meus mortos.
Pararam diante de uma capelinha coberta de alto a baixo por uma trepadeira selvagem, que a envolvia num furioso abraço de cipós e folhas. A estreita porta rangeu quando ele a abriu de par em par. A luz invadiu um cubículo de paredes enegrecidas, cheias de estrias de antigas goteiras. No centro do cubículo, um altar meio desmantelado, coberto por uma toalha que adquirira a cor do tempo. Dois vasos de desbotada opalina ladeavam um tosco crucifixo de madeira. Entre os braços da cruz, uma aranha tecera dois triângulos de teias já rompidas, pendendo como farrapos de um manto que alguém colocara sobre os ombros do cristo. Na parede lateral, à direita da porta, uma portinhola de ferro dando acesso para uma escada de pedra, descendo em caracol para a catacumba.
Ela entrou na ponta dos pés, evitando roçar mesmo de leve naqueles restos da capelinha.
- Que triste é isto, Ricardo. Nunca mais você esteve aqui?
Ele tocou na face da imagem recoberta de poeira. Sorriu melancólico.
- Sei que você gostaria de encontrar tudo limpinho, flores nos vasos, velas, sinais da minha dedicação, certo?
- Mas já disse que o que eu mais amo neste cemitério é precisamente esse abandono, esta solidão. As pontes com o outro mundo foram cortadas e aqui a morte se isolou total. Absoluta.
Ela adiantou-se e espiou através das enferrujadas barras de ferro da portinhola. Na semi-obscuridade do subsolo, os gavetões se estendiam ao longo das quatro paredes que formavam um estreito retângulo cinzento.
- É lá embaixo?
- Pois lá estão as gavetas. E, nas gavetas, minhas raízes. Pó, meu anjo, pó – murmurou ele. Abriu a portinhola e desceu a escada. Aproximou-se de uma gaveta no centro da parede, segurando firme na alça de bronze, como se fosse puxá-la. – A cômoda de pedra. Não é grandiosa?
Detendo-se no topo da escada, ela inclinou-se mais para ver melhor.
- Todas estas gavetas estão cheias?
- Cheias?... Sorriu. – Só as que tem o retrato e a inscrição, está vendo? Nesta está o retrato da minha mãe, aqui ficou minha mãe – prosseguiu ele, tocando com as pontas dos dedos num medalhão esmaltado, embutido no centro da gaveta.
Ela cruzou os braços. Falou baixinho, um ligeiro tremor na voz.
- Vamos, Ricardo, vamos.
- Você está com medo?
- Claro que não, estou é com frio. Suba e vamos embora, estou com frio!
Ele não respondeu. Adiantara-se até um dos gavetões na parede oposta e acendeu um fósforo. Inclinou-se para o medalhão frouxamente iluminado:
- A priminha Maria Emília. Lembro-me até do dia em que tirou esse retrato. Foi umas duas semanas antes de morrer ... Prendeu os cabelos com uma fita azul e vejo-a se exibir, estou bonita? Estou bonita? ... – Falava agora consigo mesmo, doce e gravemente. – Não, não é que fosse bonita, mas os olhos ... Venha ver, Raquel, é impressionante como tinha olhos iguais aos seus.
Ela desceu a escada, encolhendo-se para não esbarrar em nada.
- Que frio que faz aqui. E que escuro, não estou enxergando...
Acendendo outro fósforo, ele ofereceu-o à companheira.
- Pegue. Dá para ver muito bem ... – Afastou-se para o lado. – Repare nos olhos.
- Mas estão tão desbotados, mal se vê que é uma moça... – Antes da chama se apagar, aproximou-a da inscrição feita na pedra. Leu em voz alta, lentamente. – Maria Emília, nascida em vinte de maio de mil oitocentos e falecida... – deixou cair o palito e ficou um instante imóvel – Mas esta não podia ser sua namorada, morreu há mais de cem anos! Seu menti...
Um baque metálico decepou-lhe a palavra pelo meio. Olhou em redor. A peça estava deserta. Voltou o olhar para a escada. No topo, Ricardo a observava por detrás da portinhola fechada. Tinha seu sorriso meio inocente, meio malicioso.
- Isto nunca foi o jazigo da sua família, seu mentiroso? Brincadeira mais cretina! – exclamou ela, subindo rapidamente a escada. – Não tem graça nenhuma, ouviu?
Ele esperou que ela chegasse quase a tocar o trinco da portinhola de ferro. Então deu uma volta à chave, arrancou-a da fechadura e saltou para trás.
- Ricardo, abre isto imediatamente! Vamos imediatamente! – ordenou, torcendo o trinco. – Detesto esse tipo de brincadeira, você sabe disso. Seu idiota! É no que dá seguir a cabeça de um idiota desses. Brincadeira mais estúpida!
- Uma réstia de sol vai entrar pela frincha da porta, tem uma frincha na porta. Depois, vai se afastando devagarinho, bem devagarinho. Você terá o pôr do sol mais belo do mundo.
Ela sacudia a portinhola.
- Ricardo, chega, já disse! Chega! Abre imediatamente, imediatamente!! – Sacudiu a portinhola com mais força ainda, agarrou-se a ela, dependurando-se por entre as grades. Ficou ofegante, os olhos cheios de lágrimas. Ensaiou um sorriso. – Ouça, meu bem, foi engraçadíssimo, mas agora preciso ir mesmo, vamos, abra...
Ele já não sorria. Estava sério, os olhos diminuídos. Em redor deles, reapareceram as rugazinhas abertas em leque.
- Boa noite, Raquel.
- Chega, Ricardo! Você vai me pagar! ... – gritou ela, estendendo os braços por entre as grades, tentando agarrá-lo. – Cretino! Me dá a chave desta porcaria, vamos! – exigiu, examinando a fechadura nova em folha. Examinou em seguida as grades cobertas por uma crosta de ferrugem. Imobilizou-se. Foi erguendo o olhar até a chave que ele balançava pela argola, como um pêndulo. Encarou-o, apertando contra a grade a face sem cor. Esbugalhou os olhos num espasmo e amoleceu o corpo. Foi escorregando.
- Não, não...
Voltado ainda para ela, ele chegara até a porta e abriu os braços. Foi puxando as duas folhas escancaradas.
- Boa noite, meu anjo.
Os lábios dela se pregavam um ao outro, como se entre houvesse cola. Os olhos rodavam pesadamente numa expressão embrutecida.
- Não...
Guardando a chave no bolso, ele retomou o caminho percorrido. No breve silêncio, o som dos pedregulhos se entrechocando úmidos sob seus sapatos. E, de repente, o grito medonho, inumano:
- Não!
Durante algum tempo ele ainda ouviu os gritos que se multiplicaram, semelhantes aos de um animal sendo estraçalhado. Depois, os uivos foram ficando mais remotos, abafados como se viessem das profundezas da terra. Assim que atingiu o portão do cemitério, ele lançou ao poente um olhar mortiço. Ficou atento. Nenhum ouvido humano escutaria agora qualquer chamado. Acendeu um cigarro e foi descendo a ladeira. Crianças ao longe brincavam de roda.
Lygia Fagundes Telles In:. Antes do Baile Verde.
Matemática__Estimativa: 2h de estudo
PAUTA:
COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
1. Palmeiras, Flamengo e Vitória , participaram de um torneio de basquete. Os resultados obtidos foram:
Palmeiras 98 x Flamengo 95
Flamengo 101 x Vitória 90
Palmeiras 88 x Vitória 78
a)Qual foi o total de pontos de cada time nesse torneio?
b)Que time marcou o maior número de pontos?
c)Qual o total de pontos marcados nesse torneio?
2.Calcule:
a)– 5 + 8 – 2 =
b)– 10 + 15 + 10 =
c)– 3 + 6 =
d)+ 4 + 5 – 4 =
3. Um automóvel percorre em média 8 quilômetros com 1 litro de combustível e vem equipado com um tanque com capacidade de 40 litros. Supondo que o tanque de combustível esteja cheio, qual é a distância máxima que esse veículo pode percorrer?
a)420
b)300
c)280
d)320
4. Um motor bombeia 3700 litros de água por minuto para uma cisterna. Quantos litros de água esse motor bombeará para a cisterna em 30 minutos?
a)120000
b)117000
c)111000
d)115000
Terça-feira, dia 18
Geografia__Estimativa: 1h30 de estudo
PAUTA: Capitalismo; Leia o texto e responda as questões.
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
Capitalismo
Capitalismo é definido por
diversos autores com conceituações diferentes. O sociólogo Karl Marx enxergava como um
sistema onde o tempo de trabalho era transformado em lucro e depois em capital,
sendo o tempo de trabalho pertencente ao trabalhador e o capital ao burguês. A
filósofa Ayn Rand define-o como sistema social baseado nos direitos
individuais, onde todas as propriedades devem ser privadas, portanto, um
sistema de livre mercado (sob esta
perspectiva, não seria aplicado de forma pura em nenhum país). Já o economista
Ludwig von Mises demonstra que o Capitalismo surge da precisão de trabalho e
de bens de consumo, que no Feudalismo se tornou escasso
Sistema
posterior ao feudalismo
O capitalismo é
um sistema social e econômico com início entre os séculos XI e XV
mancando o fim do sistema feudal. Essa ideologia está apoiada na concentração
de bens e na propriedade privada.
O capitalismo tem como
ideologia a obtenção de lucros.
A origem do
capitalismo
O capitalismo surgiu depois do
declínio do feudalismo que consistia em uma organização
econômica, social e política concentrada na Europa Ocidental, na Idade Média. O
sistema feudal não era fundamentado no comércio, mas tinha como base as trocas
naturais entre o senhor feudal e o camponês.
O senhor feudal, também
denominado de suserano, era o dono de terras e membro da burguesia,
tinha como servo o camponês também chamado de vassalo. A relação
dentre os dois consistia na fidelidade, ou seja, o camponês realizava serviços
para seu senhor e, com isso, recebia em troca títulos de terras, proteção, além
de outros benefícios.
Obs.: a relação entre o senhor
feudal e o servo é conhecida como vassalagem.
O feudalismo caiu por várias
razões, entre elas: o declínio da produção agrícola, onde a escassez de terras
desencadearam a diminuição de alimentos, as revoluções camponesas, dentre
outros motivos. A expansão de produção artesanal e do comércio fez com que
camponeses deixassem o local e fossem para cidade. Eles se uniram aos artesãos
e deram origem a nova classe: a burguesia.
Os burgueses conseguiam
riquezas através do comércio e, nesse período, banqueiros obtinham lucros por
meio da circulação de dinheiro. A partir de então, foi desencadeada os
primeiros indícios do capitalismo, como: o acúmulo de riquezas, expansão de
negócios, dentre outras características.
O capitalismo é consolidado de
fato como sistema econômico com a Revolução Francesa (1789-1799), Revolução Industrial
e a Independência dos Estados Unidos (1776 e 1783).
Aspectos do capitalismo
O capitalismo possui
características próprias. Uma que pode ser citada é a divisão de classe, ou
seja, o estabelecimento entre a elite que compõe a classe empregadora e os
trabalhadores que formam o setor operário.
Outro aspecto desse sistema é o
trabalho assalariado, o qual diz respeito a força do trabalho em troca do
pagamento em dinheiro. Uma das características mais comuns do capitalismo está
no acúmulo de bens, pois o desejo de quem adere a esse modo econômico é obter
maiores riquezas possíveis.
Quais são as
fases
O capitalismo é estabelecido na
história em três fases, chamadas de comercial, industrial e financeiro.
COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
ATIVIDADES
1. Fusão
Fusão entre Sadia e Perdigão
A fusão da Sadia com a Perdigão, em maio de 2009, resultou na
criação da Brasil Foods, décima maior empresa alimentícia do continente
americano e segunda do país.
Esse evento é decorrente de uma estratégia das grandes
corporações e representa uma tendência mundial da atual fase do capitalismo.
A denominação da atual fase do capitalismo e uma justificativa
para a adoção dessa estratégia estão indicadas em:
a) liberal – redução dos preços das mercadorias.
b) monopolista – ampliação da participação no mercado.
c) monetarista – diminuição dos custos de comercialização.
d) concorrencial – aumento da escala de compras da companhia.
2. O impulso para o ganho, a perseguição do lucro, do dinheiro, da
maior quantidade possível de dinheiro não tem, em si mesma, nada que ver com o
capitalismo. Tal impulso existe e sempre existiu. Pode-se dizer que tem sido
comum a toda sorte e condição humanas em todos os tempos e em todos os países,
sempre que se tenha apresentada a possibilidade objetiva para tanto. O capitalismo,
porém, identifica-se com a busca do lucro, do lucro sempre renovado por meio da
empresa permanente, capitalista e racional. Pois assim deve ser: numa ordem
completamente capitalista da sociedade, uma empresa individual que não tirasse
vantagem das oportunidades de obter lucros estaria condenada à extinção.
WEBER, M. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São
Paulo: Martin Claret, 2001 (adaptado).
O capitalismo moderno, segundo Max Weber, apresenta como
característica fundamental
a) competitividade decorrente da acumulação de capital.
b) implementação da flexibilidade produtiva e comercial.
c) ação calculada e planejada para obter rentabilidade.
d) socialização das condições de produção.
e) mercantilização da força de trabalho.
3.Um carro esportivo é financiado pelo Japão, projetado na
Itália e montado em Indiana, México e França, usando os mais avançados
componentes eletrônicos, que foram inventados em Nova Jérsei e fabricados na
Coreia. A campanha publicitária é desenvolvida na Inglaterra, filmada no
Canadá, a edição e as cópias, feitas em Nova York para serem veiculadas no
mundo todo. Teias globais disfarçam-se com o uniforme nacional que lhes for
mais conveniente.
REICH, R. O trabalho das nações: preparando-nos para o
capitalismo no século XXI. São Paulo: Educator, 1994 (adaptado).
A viabilidade do processo de produção ilustrado pelo texto
pressupõe o uso de
a) linhas de montagem e formação de estoques.
b) empresas burocráticas e mão de obra barata.
c) controle estatal e infraestrutura consolidada
d) organização em rede e tecnologia de informação.
e) gestão centralizada e protecionismo econômico.
4. Quais são as três fases do capitalismo?
5. Cite
1 característica do capitalismo:
História__Estimativa: 1h30 de estudo
PAUTA: SEGUNDO REINADO
Professora
Lívia Sgarbosa
ORIENTAÇÕES:
- Antes de iniciar a
atividade registre no seu caderno a pauta e a data de hoje. É muito importante
neste momento que o seu caderno esteja organizado e com todo conteúdo que vamos
estudar.
- Orientações,
registe as questões no seu caderno de História, isso facilita sua organização,
bem como contribui para a fixação e entendimento dos conteúdos tratados.
- Se preferir você também pode responder pelo formulário do Google
Forms
SEGUNDO REINADO
ORGANIZAÇÃOPOLÍTICA - 1840-1889
Ao assumir o trono
em 1840, com apenas 14 anos de idade, D. Pedro II, para dar uma aparência
democrática ao seu reinado adotou idéias liberais (lembre-se que liberalismo é
o conjunto de idéias que pregama
liberdadeindividualnas atividades econômicas e políticas).
Na verdade, essas
idéias liberais vinham dos partidos que se revezavam no poder: o partido
Liberal e o Conservador.
Até que em 1848,
entrou em vigor a lei que implantou o Parlamentarismo no Brasil. O governo de
D. Pedro II é conhecido como “Parlamentarismo às avessas”.
Veja por quê:
O Parlamentarismo é
um sistema de governo no qual o povo elege os parlamentares (deputados e
senadores) e estes aprovam ou não um primeiro ministro indicado pelo chefe de
Estado, que exercerá as funções de chefe de governo. É isso o que ocorre na
Inglaterra e na Itália dentre outros países, nos dias de hoje, sendo
considerado um governo democrático.
No Brasil, porém,
quem escolhia o presidente do conselho de ministros (primeiro ministro) era o
imperador e, na realidade, era ele próprio que exercia de fato o governo, pois
nenhuma lei aprovada poderia entrar em vigor sem a aprovação de D. Pedro II, o
que impedia a democracia, pois o Imperador continuava centralizando todo o
poder do país na sua pessoa, através do poder moderador, que dava amplos
poderes ao Imperador. Nessa época, o voto era censitário, isto é, só
participava da vida política quem tivesse renda superior a cem mil réis e fosse
do sexo masculino. Poucas pessoas tinham condições econômicas para votar.
RESPONDA AS QUESTÕES NO SEU
CADERNO OU CLIQUE NO LINK E RESPONDA NO GOOGLE FORMS
1.Qual o período que compreende
o 2° Reinado?
2.O que é liberalismo?
3.O que é Parlamentarismo?
Ed. Física__Estimativa: 1h de estudo
FIQUE ATENTO ÀS TURMAS: TURMA 1, MAIORES DE 18 ANOS QUE QUEIRAM FAZER A DISCIPLINA. TURMA 2, MENORES DE 18 ANOS, SEM AFASTAMENTO.
TURMA 1 (MAIORES DE 18 ANOS)
PAUTA:alongamento sentado
Se possível, assista ao vídeo Série de alongamento para fazer em casa , do canal
Baseado no que foi proposto e desenvolvido em aula, vimos alguns fatos sobre o atletismo. Por exemplo, como é dividido em provas de pista (corridas) e de campo (saltos e arremesso/lançamentos). No grupo de corridas: rasas (incluindo as de revezamento), com barreiras, com obstáculos e marcha atlética. No grupo de saltos: plano horizontal e plano vertical. No grupo de arremesso e de lançamentos: com implemento próximo ou distante ao eixo central do corpo.
Após relembrar o que foi visto em sala de aula, vamos copiar e responder às seguintes atividades em seus cadernos, pois ao retomarmos nossa rotina.
COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
1. O atletismo brasileiro tem atletas que se destacaram na história dos Jogos Olímpicos. Abaixo, você vê o nome de três desses atletas. Faça uma breve pesquisa sobre a vida desses atletas, o período em que competiam, quais as modalidades que participavam, o que vocês julgarem mais importante em relação a eles.
·João do Pulo:
·Vanderlei Cordeiro de Lima:
·Adhemar Ferreira da Silva:
2. Segue abaixo alguns links para assistirem em relação ao atletismo. Será muito bacana, ao término dos vídeos, vocês apresentarem as experiências em seu caderno:
PAUTA:Compreensão e interpretação do conto “Venha
ver o pôr do sol”
COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
1.Sobre os personagens:
a)Quais são os personagens
principais do conto?
b)Descreva-as física e
psicologicamente.
c)Comente o relacionamento existente
entre eles.
d)Qual é a condição financeira de cada
um e como isso fica evidente?
2.Qual é a temática (tema) do conto?
3.Como é apresentada a situação inicial, ou seja, como começa a narrativa?
4.Após a situação inicial, um cenário é apresentado. Que cenário é esse e
como ele interfere na narrativa? (qual a
importância desse cenário no desenrolar da trama?)
5.É possível prever, no início da narrativa, o desfecho da trama? Comente.
6.Quando ocorre o clímax da narrativa?
7.O desfecho (final) do conto surpreende o leitor? Como?
8.É possível afirmar que Ricardo premeditou o crime? Justifique.
9.O narrador, no final do conto, diz que a personagem Raquel, ao tomar
consciência de sua condição, lança gritos semelhantes aos de um animal.
Explique essa comparação.
10.Justifique a escolha do título “Venha ver o pôr do sol” (explique a
escolha do título, se você achou adequado e por quê).
Matemática__Estimativa: 2h de estudo
PAUTA:
COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Observação: esta atividade que está disponibilizada no forms precisa ser feita antes no caderno, na parte de CIÊNCIAS. Coloque a pauta, leia a explicação da aula, copie as questões e as respostas. Depois, passe as respostas no forms e envie! O professor vai receber e validar sua atividade.
Se não conseguir, faça tudo no caderno, copiando questões e respostas e enviando uma foto. NÃO VALIDAMOS ANOTAÇÕES NOS IMPRESSOS.
Leia o texto: Campanha de vacinação contra o sarampo é prorrogada até 31 de agosto
Ministério da Saúde adia fim da campanha devido à baixa adesão. Apenas 4,2% do público-alvo da quarta fase, focada em adultos de 20 a 49 anos, foi imunizado
A quarta fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo foi prorrogada até 31 de agosto de 2020. O Ministério da Saúde tomou essa decisão porque, até a última quarta-feira (15 de julho), apenas 4,2% do público-alvo dessa etapa, que é focada em pessoas de 20 a 49 anos, recebeu a imunização.
Esse número corresponde a 3,7 milhões de indivíduos, sendo que a população-alvo totaliza mais de 90 milhões de brasileiros. “É um dado muito preocupante. O sarampo é uma doença que pode ser bastante grave e estamos com um número crescente de infectados no país”, alerta o pediatra Juarez Cunha, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).
A campanha começou em 2019, quando irrompeu um surto do vírus no país. As duas primeiras etapas ocorreram no ano passado, com o objetivo de vacinar crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade e, depois, jovens de 20 a 29 anos.
O terceiro estágio teve como público-alvo as pessoas de 5 a 19 anos e ocorreu entre 10 de fevereiro a 13 de março de 2020. Agora, a ideia é proteger os brasileiros de 20 a 49 anos.
Disponível em: https://saude.abril.com.br/medicina/campanha-de-vacinacao-contra-o-sarampo-e-prorrogada-ate-31-de-agosto/. Acessado em 14/8/2020.
Leia o texto: Veja o que é #FATO e o que é #FAKE sobre vacinação - Por Gisele Barros, O Globo
Confira as principais questões sobre imunização disseminadas nas redes sociais, muitas vezes sem comprovação científica.
Basta abrir qualquer navegador e buscar a palavra “vacina” que rapidamente vão surgir entre os resultados não apenas dicas para estar em dia com as campanhas de vacinação como também enormes textos discutindo possíveis efeitos colaterais da imunização.
Nos debates mais polêmicos, os autores afirmam que as doses contêm enormes quantidades de mercúrio e até mesmo que há vacinas que causam a morte súbita de bebês. As informações, porém, são falsas. Para esclarecer essas e outras dúvidas, a equipe checou alguns dos boatos sobre o assunto que mais circulam nas redes sociais.
“Mesmo que um adulto tenha tomado a vacina contra o sarampo na infância, deve receber outra dose” #FAKE
Uma vez que a vacinação é feita de maneira correta na infância, não é necessário repeti-la na fase adulta. Nas crianças, a imunização eficaz contra o sarampo depende da aplicação de uma dose da vacina tríplice viral aos 12 meses de idade e da tetra viral aos 15 meses. Caso não seja possível cumprir essa recomendação, crianças dos cinco aos nove anos de idade devem tomar duas doses da tríplice. Dos 10 aos 29 anos quem não for imunizado deve tomar duas doses da tríplice e adultos de 30 a 49 anos devem receber apenas uma dose da vacina.
“O mercúrio presente nas vacinas é 25 mil vezes superior ao permitido” #FAKE
De acordo com Alexander Precioso, diretor da Divisão de Ensaios Clínicos e Farmacologia do Instituto Butantan, em São Paulo, não há por que se preocupar. Ao contrário dos boatos, a quantidade de Timerosal (composto orgânico à base de mercúrio) presente nas vacinas é muito pequena e rapidamente metabolizada pelo organismo. É importante destacar ainda que o Timerosal não está presente em todas as vacinas no Brasil, apenas nos tipos multidose.
“Mesmo imunizadas, as pessoas podem ter gripe” #NÃOÉBEMASSIM
A vacina oferecida pelo Sistema Único de Saúde tem proteção contra três tipos do vírus Influenza de maior circulação no país: H1N1, H3N2 e influenza B. A gripe, porém, pode ser causada por diferentes tipos do Influenza, que sofre constantes mutações. Assim, é possível que um paciente esteja imunizado contra tipos da doença, mas contraia gripe pelo contato com novas variações do vírus ou com outros microrganismos. Mas isso não justifica deixar de tomar a vacina: com o reforço anual, o paciente garante defesa contra os principais causadores da doença.
“A vacina fracionada não tem o mesmo efeito” #FAKE
O governo definiu em 2017 que a dose única da vacina contra a febre amarela é suficiente para garantir imunidade contra a doença por toda a vida. Em momentos de alta demanda, pode-se oferecer a dose fracionada, que tem o mesmo efeito da imunização da dose única, no período de oito anos, quando é necessário tomar um reforço.
“Existem mais de 30 subtipos virais de HPV e a vacina só protege contra dois deles” #FAKE
A atual vacina tem proteção contra as quatro variações do vírus que mais circulam no Brasil, identificadas como 6, 11, 16 e 18. Existem quase 200 tipos de HPV, sendo que cerca de 40 deles podem infectar a região anogenital, causando lesões em homens e mulheres — como o aparecimento de verrugas que podem ser clinicamente removidas—, e outros 12 podem causar câncer.
“O Ministério Público proíbe a vacinação contra HPV em todo o país” #FAKE
A utilização da vacinação contra o HPV na prevenção do câncer de colo de útero é apoiada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e as sociedades científicas brasileiras de Pediatria, Imunologia, Infectologia e Obstetrícia e Ginecologia. A vacina é também utilizada em 133 países, com distribuição de mais de 200 milhões de doses. No Brasil, em 2015 o Ministério Público Federal ajuizou ação civil pública para suspender a oferta da vacina contra o HPV, mas o pedido foi negado pela Justiça Federal por considerar os argumentos frágeis e sem comprovação.
“Crianças sem vacina são crianças sem autismo” #FAKE
A tese de que a combinação das vacinas contra sarampo, caxumba e rubéola pode resultar no desenvolvimento do autismo foi defendida em um artigo de 1998 publicado na revista científica “The Lancet" e desmentida e retratada pela mesma publicação em 2010. O autor, Andrew Wakefield, perdeu o registro de médico após investigações apontarem que não só esse, mas outros estudos assinados por ele foram realizados de forma fraudulenta.
“Pessoas não vacinadas formam mais autodefesas” #FAKE
Cada organismo pode reagir a uma doença de forma diferente. Optar por não se prevenir significa correr o risco de enfrentar as complicações decorrentes do contato com um determinado vírus ou bactéria.
“A vacina da rubéola causou a microcefalia em bebês ao ser aplicada em gestantes” #FAKE
Gestantes não tomam a vacina da rubéola no Brasil. A recomendação é que a imunização seja realizada na infância, mas mulheres que não foram vacinadas e estão grávidas tem que esperar até o nascimento do bebê para realizarem a imunização.
“O incentivo do governo e dos médicos à vacinação é somente para dar lucro à indústria farmacêutica” #FAKE
Para a médica infectologista do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo, Rosana Richtmann, a afirmação faria sentido se dissessem exatamente o oposto. A especialista defende que a prevenção de doenças é uma das maneiras mais eficazes de reduzir gastos no setor público.
"Quando colocamos na ponta do lápis, o tratamento e a prevenção de uma doença saem muito mais barato do que a cura posterior. Quando você oferece gratuitamente a proteção, o sistema de saúde evita gastos com possíveis internações ou medicação", afirma a médica.
Disponível em https://g1.globo.com/fato-ou-fake/noticia/2018/07/31/veja-o-que-e-fato-e-o-que-e-fake-sobre-imunizacao.ghtml, 31/07/2018 15h02 (Atualizado há 2 anos). Acessado em 14/8/2020.
Leia o texto: Importância da vacinação
O ditado popular “melhor prevenir do que remediar” se aplica perfeitamente à vacinação. Muitas doenças comuns no Brasil e no mundo deixaram de ser um problema de saúde pública por causa da vacinação massiva da população. Poliomielite, sarampo, rubéola, tétano e coqueluche são só alguns exemplos de doenças comuns no passado e que as novas gerações só ouvem falar em histórias. O resultado da vacinação não se resume a evitar doença. Vacinas salvam vidas.
Mas como a vacina ajuda o nosso sistema imunológico?
Quando uma pessoa é infectada pela primeira vez por um antígeno (substância estranha ao organismo), como o vírus do sarampo, o sistema imunológico produz anticorpos (proteínas que atuam como defensoras no organismo) para combater aquele invasor. Mas essa produção não é feita na velocidade suficiente para prevenir a doença, uma vez que o sistema imunológico não conhece aquele invasor. Por isso, a pessoa fica doente, podendo levar à morte. Mas se, anos depois, aquele organismo invadir o corpo novamente, o sistema imunológico vai produzir anticorpos em uma velocidade suficiente para evitar que a pessoa fique doente uma segunda vez. Essa proteção é chamada de imunidade.
O que a vacina faz é gerar essa imunidade. Com os mesmos antígenos que causam a doença, mas enfraquecidos ou mortos, a vacina ensina e estimula o sistema imunológico a produzir os anticorpos que levam à imunidade.
Portanto, a vacina faz as pessoas desenvolverem imunidade sem ficar doente.
Doenças controladas podem voltar
Muitas doenças infecciosas estão ficando raras. Pessoas nascidas a partir de 1990 podem nunca ter tido contato com pessoas com sarampo ou rubéola e, definitivamente, de poliomielite. Isso porque as constantes ações de vacinação foram capazes de controlar e eliminar essas doenças do Brasil.
Então, não preciso vacinar meu filho contra essas doenças? Precisa sim. Essas doenças ainda fazem vítimas em outros lugares do mundo. Com a globalização, as pessoas passam por vários continentes em uma única semana. Se não estiver vacinada, ela pode trazer a doença para o Brasil e transmitir para alguém que não esteja imunizada.
Pessoas não vacinadas, portanto, podem ser a porta de entradas de doenças eliminadas no Brasil.
Como eu posso saber se as vacinas são seguras?
Com as vacinas conseguimos erradicar a varíola e controlar diversas doenças, como a poliomielite (paralisia infantil), o sarampo, a coqueluche e a difteria, entre outras. Com isso, as vacinas protegem com segurança. Eventuais reações, como febre e dor local, podem ocorrer após a aplicação de uma vacina, mas os benefícios da imunização são muito maiores que os riscos dessas reações temporárias.
É importante saber também que toda vacina licenciada para uso passou antes por diversas fases de avaliação, desde os processos iniciais de desenvolvimento até a produção e a fase final que é a aplicação, garantindo assim sua segurança. Além disso, elas são avaliadas e aprovadas por institutos reguladores muito rígidos e independentes. No Brasil, essa função cabe à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão do Ministério da Saúde (MS). E não é só isso. A vigilância de eventos adversos continua acontecendo depois que a vacina é licenciada, permitindo a continuidade de monitoramento da segurança do produto.
Publicado: Quarta, 31 de Maio de 2017, 20h12 Última atualização em Sexta, 25 de Agosto de 2017, 16h04. Disponível em: https://www.saude.gov.br/noticias/745-acoes-e-programas/vacinacao/40603-importancia-da-vacinacao#:~:text=O%20que%20a%20vacina%20faz,desenvolverem%20imunidade%20sem%20ficar%20doente. - acessado em 14/8/2020.
Responda no caderno e, depois, envie no formulário:
ITEM 1 - O soro e a vacina são substâncias que agem como imunizadores do organismo. A respeito desses produtos, marque a alternativa INCORRETA: *
A) As vacinas estimulam o corpo a produzir anticorpos contra determinado antígeno.
B) As vacinas são produzidas injetando-se o antígeno em um animal, que passará a produzir anticorpos. Os anticorpos são posteriormente processados e podem ser usados em humanos.
C) Como exemplo de soro, podemos citar o antiofídico.
D) Podemos dizer que a vacina é usada na prevenção, enquanto o soro é usado para curar.
ITEM 2 - Sabemos que as vacinas são capazes de estimular a produção de anticorpos pelo corpo, protegendo-nos, portanto, de doenças. Graças a essa capacidade, dizemos que as vacinas garantem-nos:
A) uma imunização imediata.
B) uma imunização prolongada.
C) uma imunização ativa.
D) uma imunização contínua.
ITEM 3 - Quando uma pessoa é picada por uma cobra, é fundamental procurar ajuda médica imediata. Isso se deve ao fato de que algumas espécies produzem venenos tão poderosos que podem levar a pessoa a óbito. Entre as alternativas a seguir, marque aquela que indica corretamente o motivo pelo qual os médicos fazem uso de soro em vez de vacina para tratar o problema:
A) O soro é usado para tratar picada de cobra, pois garante que o corpo produza anticorpos contra o veneno nele injetado.
B) O soro deve ser aplicado porque possui anticorpos já prontos contra o antígeno, garantindo, assim, uma resposta mais rápida.
C) O soro deve ser usado apenas quando uma vacina não está disponível para uso.
D) Em caso de picada de cobra, o soro é usado porque garante uma imunização ativa do paciente.
Leia: Dois dos maiores sites brasileiros de divulgação de notícias falsas sobre saúde, responsáveis pela publicação de centenas de artigos antivacina, têm por traz um comércio de produtos naturais com lojas físicas e on-line, cujos itens são abertamente indicados pelos administradores dos portais como alternativa a medicamentos e vacinas criticados nos textos com informações falsas.
O TEMPO. 30 nov. 2019.
ITEM 4 - A divulgação de notícias falsas, fake news, sobre saúde no Brasil, de acordo com o trecho da reportagem, tem por objetivo
A) alertar para a superioridade dos medicamentos naturais sobre os da indústria farmacêutica, prejudiciais por serem quimicamente manipulados.
B) favorecer a disseminação de doenças que poderiam ser prevenidas por vacinas, para serem curadas por medicamentos naturais.
C) promover a venda de produtos, apontados como naturais, que poderiam substituir com mais eficiência medicamentos e vacinas.
D) sustentar uma longa guerra que opõe a indústria farmacêutica, na maioria das vezes estrangeira, à fitoterapia, que é brasileira e indígena.
“Fake News são notícias falsas publicadas por veículos de comunicação como se fossem informações reais.”
A) As fake news se restringem ao campo do humor, não oferecendo prejuízo aos usuários da tecnologia.
B) As falsas notícias podem ser controladas pela justiça e seu conteúdo corrigido por meio das redes sociais.
C) As redes sociais se autorregulam no que tange à divulgação de fake news que podem ser debatidas no meio digital.
D) As tecnologias digitais favoreceram a divulgação de fake news devido à sua velocidade e extensão de acesso.
Vacinação: é a administração de vacinas (substâncias preparadas) para a estimulação da resposta imunológica com a finalidade de prevenir doenças em uma população.
Disponível em http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/51vacinacao.html - Acessado em 14/8/2020.
ITEM 6 - Qual a sua idade? Como está a sua vacinação? E a vacinação da sua família?
_____________________
Inglês__Estimativa: 1h de estudo
9o A - Professora Deise
PAUTA: Guide Line English – 21 th August 2020
Teacher Deise Hélen
Good Evening !!!
Sondagem Inicial – Enviar foto no privado para correção
Orientações
1. Faça a Pauta acima em seu caderno:
2. Leia atentamente todas as questões, antes de responder.
3. Comece a sondagem pelas questões que você achar mais fáceis de tiverem duvida só me chamar.
4. Fique de olho na organização: evite rasuras e faça uma letra caprichada!
5. Releia a sondagem antes de enviar a foto para a professora fazer a correção.
COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
1. Relacione a coluna de cima com a coluna abaixo:
(A) Good Morning
(B) Good Afternoon
(C) Good Evening
(D) What is your name?
(E) Hello
(F) Good-Bye
(G) Good Night
(H) My name is Ana
(I) Nice to meet you
( ) Boa noite - chegada
( ) Tchau
( ) Bom dia
( ) Meu nome é Ana
( ) Boa noite - saída
( ) Prazer em conhecê-lo
( ) Qual é o seu nome?
( ) Olá
( ) Boa tarde
2. Complete o diálogo com as frases abaixo:
What is your name?
Nice to meet you too
My name is Pedro
Hi, good morning
Pedro: Hi, good morning!
Maria: ____________________
Pedro: ____________________
Maria: My name is Maria, and you?
Pedro: ____________________
Pedro: Nice to meet you
Maria: ____________________
LEIA E TRADUZA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
3. Read the text and answer (leia o texto e responda).
Karla: What is your name?
Gabrielly: My name is Gabrielly.
Karla: What are you doing?
Gabrielly: I am playing basketball.
Karla: it is summer?
Gabrielly: No, it isn’t. it’s fall.
Karla: Are you studying?
Gabrielly: Yes, I a studying English.
COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
a. Who are studying English?
( ) Karla
( ) Gabrielly
( ) no one
b. What’s the season of the year?
___________________
4. Complete com:
ON – UNDER – IN FRONT OF – NEAR
a) The teddy bear is _________ the bed. (sobre)
b) The girl is _________________ the bed. (enfrente de)
c) The doll is ______________ the ball. (perto)
d) The video game is _______________ the bed. (embaixo)
9o B - Professora Elisabeth
PAUTA: WH Questions Words
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
WH Questions – é o nome que damos a um grupo de palavras
que começam com a sequência de WH. Além disso, essas palavras são geralmente usadas para fazer
perguntas em inglês. Por isso o nome WH Questions Words.
What – qual, quais, o que
What is your ocupation? Qual é
sua profissão?
Which – qual, quais, o que
Which is his favorite sport, tennis, soccer or
basketball? Qual é o esporte preferido dele, tênis, futebol ou
basquete?
Who – quem
Who are you? Quem é você?
Where – onde
Where were they going to? Aonde
eles estavam indo?
When – quando
When was she born? Quando ela nasceu?
Why – por que, por quê
Why do people worry? Por que
as pessoas se preocupam?
Whose – de quem, a quem pertence
Whose is this picture? De quem
é esta foto?
How – como
How are you? Como você está?
How much – quanto(s), quanto custa, usado com
substantivos incontáveis.
How much is this book? Quanto custa esse
livro?
How many - quanto(s), quantas, usado com substantivos
contáveis.
How many years are there in a century? Quantos
anos há em um século?
COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Assinale a alternativa correta
quanto ao uso do pronome interrogativo.
1.___________ is your name?
a.Which
b.When
c.What
d.How
e.Why
2.___________ are you from?
a.Who
b.Where
c.Why
d.How
e.Whose
3.___________ were your born?
a.How
b.Whose
c.How many
d.Where
e.When
4.___________ is your brother?
a.How old
b.Who
c.Which
d.What
e.Why
5.___________ are you studying english?
a.How many
b.How old
c.Which
d.Why
e.What
6.___________ color do you prefer, blue or green?
a.Whose
b.What
c.Which
d.Why
e.Where
7.___________ do you look like in your family?
a.Who
b.What
c.Why
d.When
e.How
8.___________ cell phone is this?
a.Who
b.Whose
c.How
d.What
e.Why
9.___________ time do you spend using your cell phone?
Observação: esta atividade que está disponibilizada no forms precisa ser feita antes no caderno, na parte de ARTE. Coloque a pauta, leia a explicação da aula, copie as questões e as respostas. Depois, passe as respostas no forms e envie! A professora vai receber e validar sua atividade.
Se não conseguir, faça tudo no caderno, copiando questões e respostas e enviando uma foto. NÃO VALIDAMOS ANOTAÇÕES NOS IMPRESSOS.
Processo de Criação em Artesanato
Leia o texto: Processo de Criação - Artesanato
O processo de criação artística é uma série de etapas seguidas intuitivamente pelo artista, que surgem de uma necessidade vital de querer se comunicar. É a atividade pela qual são desenvolvidas novas obras, como por exemplo:Obras Plásticas; Obras Musicais; Obras Teatrais; Obras Literárias.
Processo de criação artística
O que é processo de criação artística? Pois basicamente é um processo é intimamente espiritual no qual o artista representa qualquer ideia, que surja do seu pensamento, criatividade ou instinto, em algo material.
Enquanto o ser humano evoluiu, a definição de arte mudou e sua conceituação foi especificada, o processo criativo é intrínseco a cada indivíduo, o que o torna totalmente subjetivo. Assim o processo criativo possui 5 fases:
Contemplação e análise da realidade externa e da própria experiência de vida.
Gestão da ideia criativa e visualização de modelos, estruturas ou esqueletos provisórios do trabalho.
Desenho e desenvolvimento da justificativa para a demonstração (esboços, planos, rascunhos, partituras, roteiros, coreografias, entre outros).
Realização concreta da demonstração que será exposta ao público (que pode incluir estocagem de materiais e recursos humanos, exercícios anteriores, ajuste, edição ou conclusão do trabalho).
Gerenciamento da exposição e comercialização.
Assim podemos concluir que tudo o que o artista colecionou durante um processo de assimilação do ambiente e o modelou com uma técnica artística para expressar seus sentimentos ao resto da humanidade, é processo de criação artística.
Por tradição, o artesanato é a produção de especificidade familiar, onde o artesão é o proprietário dos meios de produção e trabalha em conjunto com a família em sua própria casa.
1. Leia o texto e com suas palavras, escreva o que é processo de criação.
Bonecas Artesanais
2. Observe a imagem acima e escreva quais os materiais utilizados para realizar as bonecas.
3. De acordo com o texto e sua observação da imagem, escreva como você acha que ocorreu o processo de criação das bonecas.
4. Existe alguma prática artesanal que sua família conhece? Qual (is)?
Sexta-feira, dia 21
Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo
PAUTA:Vídeos
Para finalizar, assistam ao filme homônimo (dividido em duas partes),
também uma entrevista com a autora e uma resenha do livro “Antes do baile
verde” no canal Ler antes de morrer. Aproveitem para conhecer outras
resenhas deste excelente canal.
Anotem suas impressões sobre cada vídeo para responder às questões:
1.Após a apreciação do filme “Venha ver
o pôr do sol” comente as semelhanças e diferenças entre o texto e filme.
2.O filme ajudou na compreensão da narrativa?
3.Você já teve contato com textos da escritora Lygia Fagundes Telles? Comente.
4.Você gostou da resenha de Isabella Lubrano? Comente.
Bons estudos!
Observação: informações complementares, dúvidas e
correções disponíveis no grupo de Whatsapp.
Matemática__Estimativa: 2h de estudo
PAUTA:
COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
1. Complete as igualdades:
629 +
______= 1243
_______+309
= 5041
8782 -
_______= 8072
2. Sou um número com o algarismo das unidades 4 e tenho 218 dezenas. Quem sou eu?
a) 2184 b) 21804 c) 21844 d) 21884
3. Sr. Antônio tem R$ 250,00 de saldo no banco. No dia 10/02 depositou R$ 1200, no dia 12/02 pagou conta no valor de R$ 620,00, no dia 15/02 pagou energia elétrica no valor de R$ 250,00, no dia 20/02 pagou aluguel no valor de R$ 800,00, no dia 21/02 pagou água no valor de R$ 100,00. Com quanto Sr. Antônio ficou na conta?
a) R$ 380,00
b) R$ 320,00
c) R$ 420,00
d) R$ 300,00
4. Nas quatro primeiras semanas de fevereiro a empresa Gama apresentou o demonstrativo ao lado: 1º semana lucro de R$ 5680,00, 2º semana prejuízo de R$ 1320,00, 3º semana lucro de R$ 2400,00 , 4º semana prejuízo de R$ 4260,00. Qual foi o saldo da empresa no período considerado?
a)R$ 2491,00
b) R$ 2681,00
c) R$ 3180,00
d)R$ 2590,00
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9o ano__________
Responda, clicando no link abaixo, a participação nessas aulas