OBSERVAÇÃO : SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS, AS ATIVIDADES NÃO PRECISAM SER IMPRESSAS E NÃO HÁ NECESSIDADE DE COPIAR AS QUESTÕES, OS ALUNOS DEVERÃO COLOCAR NO CADERNO O CABEÇALHO A DATA E A DISCIPLINA, O NÚMERO DA QUESTÃO E A RESPOSTA DA QUESTÃO MENCIONADA.
DATA 17/08/2020 ( 2ª
FEIRA)
2º ANO
COMPONENTE
CURRICULAR: LÍNGUA
PORTUGUESA
·
CABEÇALHO
E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”
MONTE MOR, 17 DE AGOSTO DE
2020
HOJE É SEGUNDA-FEIRA
O DIA ESTÁ __________________________
NOME __________________________ 2º ANO
PROFESSORA__________________
BOA
TARDE!
ATIVIDADE 1: LIVRO ÁPIS 2º ANO
UNIDADES 2 – LENGA-LENGA
LENGA-LENGA: É UMA HISTÓRIA
EM VERSOS, OS QUAIS SE JUNTAM E SE REPETEM. |
·
LEITURA
E INTERPRETAÇÃO DO TEXTO : LENGA-LENGA
·
PÁGINAS
36 A 39
OBSERVAÇÃO:
·
LEITURA
DO LENGA-LENGA “A VELHA A FIAR” PÁG. 273
· LEITURA DO TECENDO SABERES : TATU-CANASTRA / TATU-BOLA
ATIVIDADE 2: TRAÇADOS
DE LETRAS – PÁGINAS 254 A 256
· LETRAS A.....B.....C....
SUGESTÃO
DE LEITURA: TURMA DA MÔNICA – FOLCLORE BRASILEIRO
Obs. O
livro para pesquisa será enviado por WhatsApp
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
CONTEÚDO: GRÁFICOS
CADERNO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Ø PÁGINAS 71
Ø LEIA A COMANDA DOS
EXERCÍCIOS E FAÇA O QUE SE PEDE.SE NÃO CONSEGUIR PEÇA AJUDA.
COMPONENTE CURRICULAR: __ARTE_____________2º
ANOS
1- ATIVIDADE: Folclore brasileiro.
·
Vamos comemorar o folclore.
a) Você conhece a lenda do SACI PERERÊ?
· Escreva um pequeno texto sobre a lenda do saci.
DATA 18/08/2020 (3ª
FEIRA)
2º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
CONTEÚDO: SUBTRAÇÃO/SEQUÊNCIA NUMÉRICA
ESCOLA
MUNICIPAL CORONEL DOMINGOS FERREIRA.
MONTE
MOR,18 DE AGOSTO DE 2020.
HOJE É
TERÇA-FEIRA.
PROFESSORA___________________2°ANO____
NOME DO
ALUNO:______________________________________
MATEMÁTICA
Ø LIVRO ÁPIS
· PÁGINAS 87 E 88
·
NO EXERCÍCIO 1 VOCÊ TERÁ QUE USAR UMA RÉGUA, LIGUE OS PONTOS COMO INDICA A
COMANDA.PREENCHA A FRASE.
·
NO EXERCÍCIO 2 , LEIA E COMPLETE . USE MATERIAL CONCRETO ( PALITOS, LÁPIS, SEMENTES)
·
NA ATIVIDADE 3, PREENCHA A SEQUÊNCIA
DE ACORDO COM O PADRÃO.VAI SOMANDO...
·
NO EXERCÍCIO 4, COMPLETE A FRASE USANDO VALORES REAIS.
·
NA PÁGINA 88, FAZER OS EXERCÍCIOS LETRAS A E B, COPIE A LETRA DO NÚMERO INDICADO PARA FORMAR A MENSAGEM.
COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA –
CADA CRIANÇA
COM SUA HISTÓRIA – A CRIANÇAS BRASILEIRAS.
ATIVIDADE 1: LEIA ESSE PEQUENO
TRECHO.
VIMOS
NA AULA ANTERIOR QUE, AS CRIANÇAS E SUAS HISTÓRIAS SÃO DIFERENTES!
CADA
CRIANÇA NA VIDA REAL POSSUI UMA HISTÓRIA SÓ DELA, ISSO OCORRE NO BRASIL E NO
MUNDO INTEIRO.
ATIVIDADE 2: RESPONDA EM SEU CADERNO.
A) ANOTE
O QUE HÁ DE ( SEMELHANTE ) IGUAL E
DIFERENTE ENTRE ELAS.
_______________________________________________________
_______________________________________________________
_______________________________________________________
B) QUAIS SÃO AS BRINCADEIRAS QUE ESTÃO BRINCANDO?
________________________________________________________
________________________________________________________
C) SERÁ QUE TODAS AS BRINCADEIRAS AS CRIANÇAS BRINCAM
IGUAIS NO BRASIL? EXPLIQUE.
_________________________________________________________
_________________________________________________________
ATIVIDADE 3: PESQUISE
ENTREVISTANDO UM ADULTO.
·
ANOTE 5 BRINCADEIRAS QUE ELE BRINCAVA
QUANDO ERA CRIANÇA E COM QUEM OU ONDE APRENDEU.
___________________________________________________________
___________________________________________________________
·
AGORA ANOTE 5 BRINCADEIRAS QUE VOCÊ ADORA
E COM QUEM OU ONDE APRENDEU.
___________________________________________________________
___________________________________________________________
ATIVIDADE 4: PESQUISE, RECORTE E COLE IMAGENS DE
CRIANÇAS BRINCANDO NO CADERNO.
ATIVIDADE 5: BRINCAR COM SEUS FAMILIARES UMA
BRINCADEIRA ANTIGA, REGISTRE NO CADERNO COMO CHAMA, SE GOSTOU E COMO FOI.
___________________________________________________________
___________________________________________________________
COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física
ATIVIDADE:
1 – Futsopro
Nesse jogo vamos trabalhar um pouco a respiração, o nosso
fôlego. Se você tiver uma bolinha de ping pong ou similar, ótimo, se não tiver
faça uma de papel bem amassado que ela consiga rolar. Arrume algum objeto para fazer
os gols (tampinhas, copos, garrafinhas, etc). O campo pode ser sobre uma mesa que
é mais fácil, mas pode ser no chão também. Defina o tamanho do campo com seu
parceiro. Para jogar, coloque a bolinha no meio do campo, sorteie quem começa a
partida, e ai basta soprar a bolinha em direção ao gol do adversário, e ele
fará o mesmo. É uma disputa de sopro até sair o gol. Defina entre vocês em quantos gols a partida
acaba. Se tiver mais pessoas para jogar em casa, pode organizar um torneio.
2 – Sushi
Para esse jogo você vai precisar de 10 ou mais bolinhas de papel no tamanho aproximado de uma bolinha de gude, 2 palitos de churrasco ou lápis, ou canetas, e uma tigela. O jogo é muito simples, basta espalhar as bolinhas de papel, e segurando os palitos como uma pinça, igual se usa para comer sushi, deve tentar apanhar as bolinhas e ir colocando-as dentro da tigela. Depois que acabar, tente executar com a outra mão.
3 – Desafio da garrafa
Esse jogo é bem legal. Você vai precisar apenas e uma garrafa pet pequena de preferência, e um pedaço de barbante ou algo parecido. Amarre o barbante na boca da garrafa e a outra ponta na sua cintura. O tamanho do barbante é da garrafa no chão até a altura da sua cintura com você em pé. Para executar o desafio coloque a garrafa deitada no chão, e ai você salta para cima tentando fazer a garrafa ficar em pé. Não vale usar as mãos. Tente algumas vezes até conseguir 3 pontos. (1 ponto para cada vez que a garrafa ficar em pé)
DATA 19/08/2020 ( 4ª
FEIRA)
2º ANO
COMPONENTE
CURRICULAR: LÍNGUA
PORTUGUESA
·
CABEÇALHO
E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”
MONTE MOR, 19 DE AGOSTO DE
2020
HOJE É QUARTA-FEIRA
O DIA ESTÁ __________________________
NOME _________________________________ 2º
ANO
PROFESSORA____________________________
BOA TARDE!
ATIVIDADE 1: LIVRO ÁPIS 2º ANO
UNIDADES 2 – LENGA-LENGA
ATIVIDADE 2:
·
LER A POESIA
·
CIRCULAR
AS RIMAS
COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA –
MORAR E CONVIVER – NA MINHA MORADIA
ATIVIDADE 1: LEIA E
DISCUTA COM SUA FAMÍLIA.
PARA
CONVIVER NA MESMA MORADIA É PRECISO QUE AS PESSOAS RESPEITEM O ESPAÇO COMUM A
TODOS E DIVIDAM AS TAREFAS DOMÉSTICAS. ASSIM TODOS VIVEM EM HARMONIA.
A) VAMOS FALAR SOBRE AS PESSOAS QUE VIVEM EM SUA MORADIA. ANOTE O NOME DELAS COMEÇANDO DA MAIS NOVA PARA A MAIS VELHA COLOCANDO A IDADE AO LADO DO NOME.
_____________________________________________________
_____________________________________________________
_____________________________________________________
B) COMO SUA FAMÍLIA DIVIDE AS TAREFAS EM CASA?
_______________________________________________________
_______________________________________________________
_______________________________________________________
C) ILUSTRE
SUA TAREFA DIÁRIA, PINTE BEM BONITO E ESCREVA O QUE ESTÁ FAZENDO.
ATIVIDADE 2: APRENDENDO UM POUCO MAIS! LEIA A TIRINHA E RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO EM SEU CADERNO
A) O PORCO FALOU QUE O VIZINHO DELE É MUITO
PORCO. O QUE ELE QUIS DIZER?
_____________________________________________________
_____________________________________________________
B) O
PORCO DISSE PARA O OUTRO ARRUMAR A CASA DELE. POR QUÊ?
ASSINALE A
ALTERNATIVA CORRETA.
( ) ESTAVA
PREOCUPADO COM A BAGUNÇA NO QUINTAL DO AMIGO.
( ) ESTAVA QUERENDO
VER O AMIGO FELIZ.
( ) ESTAVA QUERENDO
COMER ALGO DIFERENTE.
C) VOCÊ CONCORDA COM O PORCO, QUE DEVEMOS ESTAR ATENTO
COM A LIMPEZA NÃO SÓ DE NOSSA CASA, MAS AO REDOR DE NOSSA CASA TAMBÉM? POR QUÊ?
JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.
_____________________________________________________
_____________________________________________________
COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
· Faça o desenho do saci Pererê em caderno de desenho.
a) Se você conhece outra lenda do folclore brasileiro, faça um desenho.
DATA 20/08/2020 ( 5ª FEIRA) 2º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
CONTEÚDO: SITUAÇÕES-PROBLEMAS/
SUBTRAÇÕES
ESCOLA MUNICIPAL CORONEL DOMINGOS
FERREIRA.
MONTE MOR,20 DE AGOSTO DE 2020.
HOJE É QUINTA-FEIRA.
PROFESSORA___________________2°ANO____
NOME DO ALUNO:_______________________________
ATIVIDADE 1
LIVRO ÁPIS
Ø PÁGINA
114
Ø EXERCÍCIOS
3 E 4
Ø
LEIA
A ATIVIDADE E REALIZE O QUE SE PEDE.
ATIVIDADE 2
https://www.youtube.com/watch?v=nkoNckjYumo
Ø PÁGINA
115
Ø EXERCÍCIOS
5 E 6
Ø EFETUE
AS SUBTRAÇÕES E COMPLETE DE ACORDO COM A PONTUAÇÃO DAS CRIANÇAS.
COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS –
SOL, CÉU E NUVENS – OBSERVAR O CÉU.
ATIVIDADE 1: OBSERVE A IMAGEM, DISCUTA COM SUA FAMÍLIA E RESPONDA AS QUESTÕES EM SEU CADERNO
A) OBSERVE O CÉU
A NOITE E ANOTE O QUE VOCÊ VÊ.
______________________________________________________
______________________________________________________
B) AGORA OBSERVE
O CÉU DURANTE O DIA E ANOTE O QUE VOCÊ VÊ.
______________________________________________________
______________________________________________________
ATIVIDADE 2: AMPLIANDO NOSSOS ESTUDOS. LEIA E DISCUTA COM SUA FAMÍLIA
A) OBSERVANDO A
IMAGEM DA CASA, QUE PERÍODO SERÁ QUE OCORREU A SOMBRA? ASSINALE.
(
) NOITE
(
) TARDE
( ) MANHÃ
B) COMO A CASA
TEM SOMBRA SE A CASA NÃO SAIU DO LUGAR?
__________________________________________________________
C) CIRCULE NO
TEXTO ACIMA TUDO QUE POSSUI NO CÉU.
D) QUAL A SOMBRA MAIS COMPRIDA DE ACORDO COM
O TEXTO? CIRCULE.
MANHÃ TARDE NOITE
E) COMO PODEMOS
TER IDEIA DE QUE HORAS SÃO, MESMO SEM TER NENHUM RELÓGIO POR PERTO? EXPLIQUE.
______________________________________________________
______________________________________________________
ATIVIDADE 2: HORA
DA EXPERIÊNCIA. OBSERVANDO AS SOMBRAS.
( CONVIDE UM ADULTO PARA TE ACOMPANHAR ).
MATERIAL:
1 LANTERNA
1 LATA
PRÁTICA:
PEGUE A LATA E A LANTERNA, ENTRE NUM QUARTO
FECHADO, ACENDA A LANTERNA E FAÇA OS MOVIMENTOS A SEGUIR: COLOQUE AO LADO DA
LATA A LANTERNA ACESA, APÓS EM CIMA, E DEPOIS A LANTERNA SOBRE A MESA, MAS AO
LADO DA LATA E OBSERVE. COLOQUE BEM LONGE E VEJA AS SOMBRAS QUE IRÃO FORMAR. A LANTERNA ESTÁ REPRESENTANDO O SOL, A LATA REPRESENTA
OS OBJETOS.
RELATE SUA EXPERIÊNCIA, O QUE OBSERVOU.
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
DATA 21/08/2020 ( 6ª
FEIRA) 2º ANO
COMPONENTE
CURRICULAR: LÍNGUA
PORTUGUESA
·
CABEÇALHO
E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”
MONTE MOR, 21 DE AGOSTO DE 2020
HOJE É SEXTA-FEIRA
O DIA ESTÁ _______________________
NOME _____________________________2º ANO
PROFESSORA_____________________
BOA
TARDE!
ATIVIDADE 1: LIVRO ÁPIS 2º ANO
UNIDADES 2 – LENGA-LENGA
·
PRODUÇÃO
DE TEXTO – PÁGINA 41 E 42
· CRIAR UM LENGA-LENGA, SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES DO LIVRO ÁPIS.
ATIVIDADE 2: CONFECÇÃO
DO SACI. ( PODE BRINCAR)
COMPONENTE CURRICULAR: INGLÊS
ATIVIDADE:
1. HELLO, KIDS. VAMOS REVISAR AS CORES EM INGLÊS.
RESOLVA OS EXERCÍCIOS DO LIVRO, PÁGINAS 29 E 30.
2. ENCONTRE AS CORES NO CAÇA-PALAVRAS.
COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física
ATIVIDADE:
1 – Jogo dos palitos
Serão usados nesse jogo 3 palitos para cada
participante. Para jogar coloca-se as
mãos atrás do corpo, seleciona quantos palitos você vai deixar na mão que fará
a jogada (1,2 ou 3). Os demais participantes farão a mesma coisa. Todos colocam
a mão fechada com os palitos escolhidos à frente, e cada um tenta adivinhar
quantos palitos tem na jogada. Após os palpites, todos abrem as mãos e contam,
e quem acertar a quantidade marca ponto tirando um palito seu do jogo. Vence
quem terminar seus palitos primeiro.
2 - Sushi em duplas
É uma variação do jogo feito na aula anterior. Nesse jogo é
preciso de coordenação e trabalho de equipe. Dessa vez é um palito para cada
jogador, e para pegar a bolinha é preciso que os dois façam a pinça em conjunto
e consigam colocar as bolinhas dentro da tigela. Não vale usar a mão livre para
ajudar.
3- Labirinto Moçambique.
Para esse jogo é preciso uma folha e uma caneta para desenhar o labirinto, duas tampinhas para jogar, e um pedacinho de papel ou outro objeto para disputar quem joga. Desenho o labirinto como na foto abaixo, e coloque as tampinhas antes da primeira casa. Para disputar quem faz a jogada, é igual nas brincadeiras de rua que escolhe os jogadores, coloca o papel na mão atrás das costas, embaralha, e põe as mãos a frente para o parceiro bater na mão que ele acha que está o papel. Se ele acertar a mão, ele movimenta sua peça para o labirinto, e ele errar a mão ai você movimenta sua peça. Alterne uma vez de cada para tirar a sorte. Vence quem chegar na última casa primeiro.