quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Semana 16 17/08 à 21/08

 OBSERVAÇÃO : SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS, AS ATIVIDADES NÃO PRECISAM SER IMPRESSAS E NÃO HÁ NECESSIDADE DE COPIAR AS QUESTÕES, OS ALUNOS DEVERÃO COLOCAR NO CADERNO O CABEÇALHO A DATA E A DISCIPLINA, O NÚMERO DA QUESTÃO E A RESPOSTA DA QUESTÃO MENCIONADA.


DATA 17/08/2020  ( 2ª  FEIRA)                                                   2º ANO

COMPONENTE CURRICULAR:  LÍNGUA PORTUGUESA

·        CABEÇALHO

E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”

MONTE MOR, 17 DE AGOSTO  DE  2020

HOJE É SEGUNDA-FEIRA

O DIA ESTÁ __________________________

NOME __________________________ 2º ANO

PROFESSORA__________________

BOA TARDE!

ATIVIDADE 1: LIVRO ÁPIS 2º ANO

UNIDADES 2 – LENGA-LENGA

 

LENGA-LENGA: É UMA HISTÓRIA EM VERSOS, OS QUAIS SE JUNTAM E SE REPETEM.

 


·       
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DO TEXTO : LENGA-LENGA

·        PÁGINAS 36 A  39

OBSERVAÇÃO:

·        LEITURA DO LENGA-LENGA “A VELHA A FIAR” PÁG. 273

·        LEITURA DO TECENDO SABERES : TATU-CANASTRA / TATU-BOLA

ATIVIDADE 2: TRAÇADOS DE LETRAS – PÁGINAS 254 A 256

·        LETRAS A.....B.....C....


SUGESTÃO DE LEITURA: TURMA DA MÔNICA – FOLCLORE BRASILEIRO

Obs. O livro para pesquisa será enviado por WhatsApp

 

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

CONTEÚDO:  GRÁFICOS

CADERNO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES  

Ø PÁGINAS 71


Ø  LEIA A COMANDA DOS EXERCÍCIOS E FAÇA O QUE SE PEDE.SE NÃO CONSEGUIR PEÇA AJUDA.



COMPONENTE CURRICULAR: __ARTE_____________2º ANOS

1-      ATIVIDADE: Folclore brasileiro.

·         Vamos comemorar o folclore. 

a)      Você conhece a lenda do SACI PERERÊ?

·         Escreva um pequeno texto sobre a lenda do saci.


DATA 18/08/2020 (3ª  FEIRA)                                               2º ANO

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

CONTEÚDO: SUBTRAÇÃO/SEQUÊNCIA NUMÉRICA

 ESCOLA MUNICIPAL CORONEL DOMINGOS FERREIRA.

 MONTE MOR,18 DE AGOSTO DE 2020.

 HOJE É TERÇA-FEIRA.

 PROFESSORA___________________2°ANO____                    

 NOME DO ALUNO:______________________________________

 MATEMÁTICA

Ø LIVRO ÁPIS

·        PÁGINAS 87 E 88



·        NO EXERCÍCIO 1 VOCÊ TERÁ QUE USAR UMA RÉGUA, LIGUE OS PONTOS COMO INDICA A COMANDA.PREENCHA A FRASE.

·        NO EXERCÍCIO 2 , LEIA E COMPLETE . USE MATERIAL CONCRETO        ( PALITOS, LÁPIS, SEMENTES)

·        NA ATIVIDADE 3, PREENCHA A SEQUÊNCIA  DE ACORDO COM O PADRÃO.VAI SOMANDO...

·        NO EXERCÍCIO 4, COMPLETE A FRASE USANDO VALORES REAIS.

·        NA PÁGINA 88, FAZER OS EXERCÍCIOS LETRAS A E B, COPIE A LETRA  DO NÚMERO INDICADO PARA FORMAR A MENSAGEM.      


COMPONENTE CURRICULAR:  HISTÓRIA –

CADA CRIANÇA COM SUA HISTÓRIA – A CRIANÇAS BRASILEIRAS.

 

ATIVIDADE 1: LEIA ESSE PEQUENO TRECHO.

VIMOS NA AULA ANTERIOR QUE, AS CRIANÇAS E SUAS HISTÓRIAS SÃO DIFERENTES!

CADA CRIANÇA NA VIDA REAL POSSUI UMA HISTÓRIA SÓ DELA, ISSO OCORRE NO BRASIL E NO MUNDO INTEIRO.

OBSERVE AS IMAGENS COM SUA FAMÍLIA, DEPOIS DISCUTA COM ELES.


ATIVIDADE 2: RESPONDA EM SEU CADERNO.

A)  ANOTE O QUE HÁ DE  ( SEMELHANTE )  IGUAL  E DIFERENTE ENTRE ELAS.

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________


B)  QUAIS SÃO AS BRINCADEIRAS QUE ESTÃO BRINCANDO?

________________________________________________________

________________________________________________________

 

C)  SERÁ QUE TODAS AS BRINCADEIRAS AS CRIANÇAS BRINCAM IGUAIS NO BRASIL? EXPLIQUE.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

ATIVIDADE 3: PESQUISE ENTREVISTANDO UM ADULTO.

 

·        ANOTE 5 BRINCADEIRAS QUE ELE BRINCAVA QUANDO ERA CRIANÇA E COM QUEM OU ONDE APRENDEU.

___________________________________________________________

___________________________________________________________

·        AGORA ANOTE 5 BRINCADEIRAS QUE VOCÊ ADORA E COM QUEM OU ONDE APRENDEU.

___________________________________________________________

___________________________________________________________


ATIVIDADE 4: PESQUISE, RECORTE E COLE IMAGENS DE CRIANÇAS BRINCANDO NO CADERNO.

 

ATIVIDADE 5: BRINCAR COM SEUS FAMILIARES UMA BRINCADEIRA ANTIGA, REGISTRE NO CADERNO COMO CHAMA, SE GOSTOU E COMO FOI.

___________________________________________________________

___________________________________________________________


COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física

ATIVIDADE:

1 – Futsopro

Nesse jogo vamos trabalhar um pouco a respiração, o nosso fôlego. Se você tiver uma bolinha de ping pong ou similar, ótimo, se não tiver faça uma de papel bem amassado que ela consiga rolar. Arrume algum objeto para fazer os gols (tampinhas, copos, garrafinhas, etc). O campo pode ser sobre uma mesa que é mais fácil, mas pode ser no chão também. Defina o tamanho do campo com seu parceiro. Para jogar, coloque a bolinha no meio do campo, sorteie quem começa a partida, e ai basta soprar a bolinha em direção ao gol do adversário, e ele fará o mesmo. É uma disputa de sopro até sair o gol.  Defina entre vocês em quantos gols a partida acaba. Se tiver mais pessoas para jogar em casa, pode organizar um torneio.


2 – Sushi

Para esse jogo você vai precisar de 10 ou mais bolinhas de papel no tamanho aproximado de uma bolinha de gude, 2 palitos de churrasco ou lápis, ou canetas, e uma tigela.  O jogo é muito simples, basta espalhar as bolinhas de papel, e segurando os palitos como uma pinça, igual se usa para comer sushi, deve tentar apanhar as bolinhas e ir colocando-as dentro da tigela.  Depois que acabar, tente executar com a outra mão.

3 – Desafio da garrafa

Esse jogo é bem legal. Você vai precisar apenas e uma garrafa pet pequena de preferência, e um pedaço de barbante ou algo parecido. Amarre o barbante na boca da garrafa e a outra ponta na sua cintura. O tamanho do barbante é da garrafa no chão até a altura da sua cintura com você em pé. Para executar o desafio coloque a garrafa deitada no chão, e ai você salta para cima tentando fazer a garrafa ficar em pé. Não vale usar as mãos. Tente algumas vezes até conseguir 3 pontos. (1 ponto para cada vez que a garrafa ficar em pé)


DATA 19/08/2020  ( 4ª  FEIRA)                                         2º ANO

COMPONENTE CURRICULAR:  LÍNGUA PORTUGUESA

·        CABEÇALHO

E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”

MONTE MOR, 19 DE AGOSTO  DE  2020

HOJE É QUARTA-FEIRA

O DIA ESTÁ __________________________

NOME _________________________________ 2º ANO

PROFESSORA____________________________

BOA TARDE! 

ATIVIDADE 1: LIVRO ÁPIS 2º ANO

UNIDADES 2 – LENGA-LENGA

SINGULAR E PLURAL - PÁGINAS 43 A 45

ATIVIDADE 2:

·        LER A  POESIA

·        CIRCULAR AS RIMAS



COMPONENTE CURRICULAR:  GEOGRAFIA –

MORAR E CONVIVER – NA MINHA MORADIA

ATIVIDADE 1: LEIA E DISCUTA COM SUA FAMÍLIA.

PARA CONVIVER NA MESMA MORADIA É PRECISO QUE AS PESSOAS RESPEITEM O ESPAÇO COMUM A TODOS E DIVIDAM AS TAREFAS DOMÉSTICAS. ASSIM TODOS VIVEM EM HARMONIA.

A)  VAMOS FALAR SOBRE AS PESSOAS QUE VIVEM EM SUA MORADIA. ANOTE O NOME DELAS COMEÇANDO DA MAIS NOVA PARA A MAIS VELHA COLOCANDO A IDADE AO LADO DO NOME.

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________ 

B)  COMO SUA FAMÍLIA DIVIDE AS TAREFAS EM CASA?

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

C)  ILUSTRE SUA TAREFA DIÁRIA, PINTE BEM BONITO E ESCREVA O QUE ESTÁ FAZENDO.


ATIVIDADE 2: APRENDENDO UM POUCO MAIS! LEIA A TIRINHA E RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO EM SEU CADERNO

A)   O PORCO FALOU QUE O VIZINHO DELE É MUITO PORCO. O QUE ELE QUIS DIZER?

     _____________________________________________________

     _____________________________________________________


B)  O PORCO DISSE PARA O OUTRO ARRUMAR A CASA DELE. POR QUÊ?

 ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.

(   ) ESTAVA PREOCUPADO COM A BAGUNÇA NO QUINTAL DO AMIGO.

(   ) ESTAVA QUERENDO VER O AMIGO FELIZ.

(   ) ESTAVA QUERENDO COMER ALGO DIFERENTE.

 

C)  VOCÊ CONCORDA COM O PORCO, QUE DEVEMOS ESTAR ATENTO COM A LIMPEZA NÃO SÓ DE NOSSA CASA, MAS AO REDOR DE NOSSA CASA TAMBÉM? POR QUÊ? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.

_____________________________________________________

_____________________________________________________


COMPONENTE CURRICULAR:  ARTE

· Faça o desenho do saci  Pererê em caderno de desenho. 

a) Se você conhece outra lenda do folclore brasileiro, faça um desenho.


DATA 20/08/2020  ( 5ª  FEIRA)                                         2º ANO

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

CONTEÚDO: SITUAÇÕES-PROBLEMAS/ SUBTRAÇÕES

ESCOLA MUNICIPAL CORONEL DOMINGOS FERREIRA.

MONTE MOR,20 DE AGOSTO DE 2020.

HOJE É QUINTA-FEIRA.

PROFESSORA___________________2°ANO____

NOME DO ALUNO:_______________________________

 

 ATIVIDADE 1

LIVRO ÁPIS

Ø PÁGINA 114

Ø EXERCÍCIOS 3 E 4

Ø  LEIA A ATIVIDADE E REALIZE O QUE SE PEDE.


ATIVIDADE 2

https://www.youtube.com/watch?v=nkoNckjYumo

Ø PÁGINA 115

Ø EXERCÍCIOS 5 E 6

Ø EFETUE AS SUBTRAÇÕES E COMPLETE DE ACORDO COM A PONTUAÇÃO DAS CRIANÇAS.

COMPONENTE CURRICULAR:  CIÊNCIAS –

SOL, CÉU E NUVENS – OBSERVAR O CÉU.

ATIVIDADE 1:  OBSERVE A IMAGEM, DISCUTA COM SUA FAMÍLIA E RESPONDA AS QUESTÕES EM SEU CADERNO


A)  OBSERVE O CÉU A NOITE E ANOTE O QUE VOCÊ VÊ.

______________________________________________________

______________________________________________________

 

B)  AGORA OBSERVE O CÉU DURANTE O DIA E ANOTE O QUE VOCÊ VÊ.

______________________________________________________

______________________________________________________


ATIVIDADE 2: AMPLIANDO NOSSOS ESTUDOS. LEIA E DISCUTA COM SUA FAMÍLIA

A)  OBSERVANDO A IMAGEM DA CASA, QUE PERÍODO SERÁ QUE OCORREU A SOMBRA? ASSINALE.

(    ) NOITE

(    ) TARDE

(    ) MANHÃ

B)  COMO A CASA TEM SOMBRA SE A CASA NÃO SAIU DO LUGAR?

__________________________________________________________

C)  CIRCULE NO TEXTO ACIMA TUDO QUE POSSUI NO CÉU.

 

D)  QUAL A SOMBRA MAIS COMPRIDA DE ACORDO COM O TEXTO? CIRCULE.

 

       MANHà                                      TARDE                                 NOITE

E)  COMO PODEMOS TER IDEIA DE QUE HORAS SÃO, MESMO SEM TER NENHUM RELÓGIO POR PERTO? EXPLIQUE.

______________________________________________________

______________________________________________________

ATIVIDADE 2: HORA DA EXPERIÊNCIA.  OBSERVANDO AS SOMBRAS.

( CONVIDE UM ADULTO PARA TE ACOMPANHAR ).

MATERIAL:

1 LANTERNA

1 LATA

PRÁTICA:

PEGUE A LATA E A LANTERNA, ENTRE NUM QUARTO FECHADO, ACENDA A LANTERNA E FAÇA OS MOVIMENTOS A SEGUIR: COLOQUE AO LADO DA LATA A LANTERNA ACESA, APÓS EM CIMA, E DEPOIS A LANTERNA SOBRE A MESA, MAS AO LADO DA LATA E OBSERVE. COLOQUE BEM LONGE E VEJA AS SOMBRAS QUE IRÃO FORMAR. A LANTERNA ESTÁ REPRESENTANDO O SOL, A LATA REPRESENTA OS OBJETOS.

RELATE SUA EXPERIÊNCIA, O QUE OBSERVOU.

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________


DATA 21/08/2020  ( 6ª  FEIRA)                                   2º ANO

COMPONENTE CURRICULAR:  LÍNGUA PORTUGUESA

·        CABEÇALHO

E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”

MONTE MOR, 21 DE AGOSTO DE 2020

HOJE É SEXTA-FEIRA

O DIA ESTÁ _______________________

NOME _____________________________2º ANO

PROFESSORA_____________________

BOA TARDE!



ATIVIDADE 1: LIVRO ÁPIS 2º ANO

UNIDADES 2 – LENGA-LENGA

·        PRODUÇÃO DE TEXTO –  PÁGINA 41 E 42

·        CRIAR UM LENGA-LENGA, SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES DO LIVRO ÁPIS. 

ATIVIDADE 2: CONFECÇÃO DO SACI. ( PODE BRINCAR)

 



COMPONENTE CURRICULAR: INGLÊS 

ATIVIDADE:

1.    HELLO, KIDS. VAMOS REVISAR AS CORES EM INGLÊS. RESOLVA OS EXERCÍCIOS DO LIVRO, PÁGINAS 29 E 30.

2.    ENCONTRE AS CORES NO CAÇA-PALAVRAS.

 


 

ESCREVA EM PORTUGUÊS AS CORES ABAIXO:


1.    PINTE OS DESENHOS APENAS COM AS CORES SOLICITADAS. 


                                                                                         

COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física

ATIVIDADE:

 

1 – Jogo dos palitos

Serão usados nesse jogo 3 palitos para cada participante.  Para jogar coloca-se as mãos atrás do corpo, seleciona quantos palitos você vai deixar na mão que fará a jogada (1,2 ou 3). Os demais participantes farão a mesma coisa. Todos colocam a mão fechada com os palitos escolhidos à frente, e cada um tenta adivinhar quantos palitos tem na jogada. Após os palpites, todos abrem as mãos e contam, e quem acertar a quantidade marca ponto tirando um palito seu do jogo. Vence quem terminar seus palitos primeiro.


2 -  Sushi em duplas

É uma variação do jogo feito na aula anterior. Nesse jogo é preciso de coordenação e trabalho de equipe. Dessa vez é um palito para cada jogador, e para pegar a bolinha é preciso que os dois façam a pinça em conjunto e consigam colocar as bolinhas dentro da tigela. Não vale usar a mão livre para ajudar.

 

3- Labirinto Moçambique.

Para esse jogo é preciso uma folha e uma caneta para desenhar o labirinto, duas tampinhas para jogar, e um pedacinho de papel ou outro objeto para disputar quem joga.  Desenho o labirinto como na foto abaixo, e coloque as tampinhas antes da primeira casa. Para disputar quem faz a jogada, é igual nas brincadeiras de rua que escolhe os jogadores, coloca o papel na mão atrás das costas, embaralha, e põe as mãos a frente para o parceiro bater na mão que ele acha que está o papel. Se ele acertar a mão, ele movimenta sua peça para o labirinto, e ele errar a mão ai você movimenta sua peça. Alterne uma vez de cada para tirar a sorte. Vence quem chegar na última casa primeiro.