OBSERVAÇÃO : SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS, AS ATIVIDADES NÃO PRECISAM SER IMPRESSAS E NÃO HÁ NECESSIDADE DE COPIAR AS QUESTÕES, OS ALUNOS DEVERÃO COLOCAR NO CADERNO O CABEÇALHO A DATA E A DISCIPLINA, O NÚMERO DA QUESTÃO E A RESPOSTA DA QUESTÃO MENCIONADA.
DATA 24/08/2020 ( 2ª
FEIRA)
2º ANO
COMPONENTE
CURRICULAR: LÍNGUA
PORTUGUESA
·
CABEÇALHO
E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”
MONTE MOR, 24 DE AGOSTO DE
2020
HOJE É SEGUNDA-FEIRA
O DIA ESTÁ __________________________
NOME __________________________ 2º ANO
PROFESSORA__________________
BOA
TARDE!
ATIVIDADE 1: LIVRO ÁPIS 2º ANO
UNIDADE 4 : FÁBULA
·
LEITURA
E INTERPRETAÇÃO DA FÁBULA: O CORVO E A RAPOSA
· PÁGINAS 70 A 72
OBSERVAÇÃO:
·
LEITURA
DO TEXTO INFORMATIVO / TECENDO SABERES : CORVOS SABEM FAZER PLANOS COMO
HUMANOS E MACACOS.
· PÁGINA 74
ATIVIDADE 2: TRAÇADOS DE LETRAS – PÁGINAS 257 e 258
· LETRAS D.....E.....F....
CONTEÚDO: SUBTRAÇÃO
ATIVIDADE 1: LIVRO ÁPIS
PÁGINAS 110
*EXERCÍCIO 3 – COMPLETAR UMA QUANTIDADE
Ø PÁGINA 111
*EXERCÍCIO 5- LEIA A COMANDA, SE NÃO ENTENDER PEÇA
AJUDA: CALCULE, COMPLETE E JUSTIFIQUE
*EXERCÍCIO 6- PENSE, CALCULE E RESPONDA
EXERCÍCIO 7
Ø LEIA
COM ATENÇÃO E CIRCULE AS PALAVRAS “CH” DE VERMELHO E “X” DE AZUL.
Ø DEPOIS
RESPONDA.
BOM TRABALHO!!!
COMPONENTE CURRICULAR: __ARTE__________2º ANOS
1- ATIVIDADE: LIVRO NAME: PINTURA CORPORAL; CAPITULO 8; PÁGINA 91.
a-
PINTE
A IMAGEM.
b- USE SEU LIVRO NAME, CAPRICHE NA PINTURA COM LÁPIS DE COR OU GIZ DE CERA.
DATA 25/08/2020 (3ª
FEIRA) 2º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
CONTEÚDO: PROBLEMAS
ESCOLA MUNICIPAL CORONEL DOMINGOS FERREIRA.
MONTE MOR,25 DE AGOSTO DE 2020.
HOJE É
TERÇA-FEIRA.
PROFESSORA___________________2°ANO____
NOME DO ALUNO:_________________________________
MATEMÁTICA
LIVRO ÁPIS
Ø PÁGINA 119
Ø LEIA, PENSE E FAÇA OS DESENHOS OU PEGUE MATERIAIS CONCRETOS (PALITOS,CANETAS OU FEIJÕES) PARA RESOLVER E RESPONDER CORRETAMENTE.
COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA –
CADA CRIANÇA COM SUA HISTÓRIA – A CRIANÇAS BRASILEIRAS.
ATIVIDADE 1: LEIA O TEXTO COM SUA FAMÍLIA.
CONTINUANDO NOSSA AULA ...
OS LUGARES ONDE AS CRIANÇAS BRASILEIRAS VIVEM
SÃO MUITOS E VARIADOS. MUITAS
CRIANÇAS VIVEM NA CIDADE, OUTRAS NO CAMPO, OU
NA FLORESTA, ALGUMAS VIVEM À BEIRA-MAR, OUTRAS NO INTERIOR DO PAÍS.
VIVER NA FLORESTA
A MAIORIA DAS CRIANÇAS INDÍGENAS APRENDEM DESDE CEDO A CONVIVER EM GRUPOS GRANDES, REALIZAM BRINCADEIRAS COMUNS COMO: PEGA-PEGA NAS ÁGUAS, BRINCADEIRAS COM DIVERSAS AGILIDADES NADANDO, BRINCADEIRAS COM ARCO E FLECHA SEM FERIR, CANTOS E DANÇAS FAZEM PARTE DOS RITUAIS, HISTÓRIAS CONTADAS
PELOS MAIS VELHOS PARA PASSAR O TEMPO, TUDO ISSO SERVEM DE APRENDIZADO PARA OS TEMPOS FUTUROS.
ATIVIDADE
2: RESPONDA EM SEU CADERNO.
A) EM
QUAL PARTE DO PAÍS VOCÊ VIVE COM SUA FAMÍLIA? O QUE VOCÊ FAZ PARA PASSAR O
TEMPO?
______________________________________________________________
______________________________________________________________
A) QUAIS
SÃO AS BRINCADEIRAS QUE AS INDÍGENAS BRINCAM?
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
B) O QUE AS
CRIANÇAS NA IMAGEM ESTÃO FAZENDO? POR QUÊ?
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
C) NO
BRASIL EXISTE CRIANÇAS INDÍGENAS? COMO VOCÊ SABE?
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
ATIVIDADE 3: COLOQUE AS LETRAS: ( V ) PARA VERDADEIRO ( F ) PARA
FALSO NAS FRASES.
( ) AS
CRIANÇAS DA CIDADE TEM MAIS CONTATO COM A NATUREZA.
( ) OS INDÍGENAS
BRINCAM COM ARCO E FLECHA AINDA PEQUENOS.
(
) AS CRIANÇAS EM GERAL SE
DIVERTEM INDEPENDENTE DE ONDE MORA.
( ) OS ÍNDIOS
EXPLORAM O RIO SOMENTE PARA TOMAR BANHO.
ATIVIDADE 4: ANOTE O NOME DE TRÊS BRINCADEIRAS DE
QUE VOCÊ MAIS GOSTA.
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
ATIVIDADE 5: ILUSTRE EM SEU CADERNO E ESCREVA O NOME DE UMA BRINCADEIRA QUE VOCÊ APRENDEU COM SEUS PAIS.
_____________________________________________
COMPONENTE CURRICULAR: EDUCAÇÃO FÍSICA
ATIVIDADE:
1 – CORRIDA DE TAMPINHAS
DOIS OU MAIS PARTICIPANTES, CADA UM COM UMA TAMPINHA. DESENHE UMA PISTA DE CORRIDA NO CHÃO, COM GIZ OU FITA, OU ALGUMA OUTRA MARCAÇÃO. O TAMANHO E FORMATO VOCÊ ESCOLHE, MAS NÃO PODE SER MUITO PEQUENA. COLOQUE AS TAMPINHAS NA LINHA DE LARGADA E AO SINAL COMECEM A CORRIDA. TEM QUEM IR DANDO PETELECOS COM OS DEDOS E CONDUZINDO A TAMPINHA ATÉ A CHEGADA. SE ELA SAIR DA PISTA, TEM QUE COLOCAR NA LINHA DE SAÍDA E COMEÇAR NOVAMENTE. VENCE QUEM CHEGAR PRIMEIRO.
2 – QUAL É O DESENHO
FOLHAS DE PAPEL E LÁPIS PARA CADA PARTICIPANTE. EM SEGUIDA COMBINA-SE UM TEMA, POR EXEMPLO FRUTA. AO SINAL CADA UM FAZ SEU DESENHO SEM DEIXAR O OUTRO VER, E TERMINANDO VIRA O DESENHO PARA BAIXO. O OBJETIVO É ADIVINHAR O DESENHO DO OUTRO ALTERNANDO UMA VEZ DE CADA DE TENTAR. SE ESTIVER DIFÍCIL PODE ACRESCENTAR PISTAS. PARA O JOGO FICAR UM POUCO MAIS ANIMADO, VAMOS COLOCAR UM PEDÁGIO? QUE VENCER A PARTIDA ESCOLHE UM PEDÁGIO PARA O OUTRO PAGAR, SENDO ALGUM TIPO DE ATIVIDADE FÍSICA COMO SALTOS NO LUGAR, CAMINHADA OU CORRIDA ATÉ OUTRO CÔMODO DA CASA, SENTAR E LEVANTAR ALGUMAS VEZES, E ASSIM POR DIANTE, ALGUMA TAREFA POSSÍVEL DE REALIZAR.
3 – JOGO DA VELHA COM JOKEMPÔ
LEMBRAM DESSES DOIS JOGOS QUE JOGAMOS EM OUTRAS AULAS? AGORA VAMOS MISTURAR OS DOIS. DESENHE O TABULEIRO DO JOGO DA VELHA, EM SEGUIDA TIRE O JOKEMPÔ (PEDRA, PAPEL, TESOURA), E AI QUEM VENCE O DESAFIO FAZ A JOGADA. PROSSIGA DESSA FORMA ATÉ VER QUEM CONSEGUE FORMAR A SEQUÊNCIA.
DATA 26/08/2020
( 4ª FEIRA) 2º ANO
COMPONENTE
CURRICULAR: LÍNGUA
PORTUGUESA
·
CABEÇALHO
E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”
MONTE MOR, 26 DE AGOSTO DE
2020
HOJE É QUARTA-FEIRA
O DIA ESTÁ __________________________
NOME _________________________________ 2º
ANO
PROFESSORA____________________________
BOA TARDE
ATIVIDADE 1: LIVRO ÁPIS 2º ANO
UNIDADES 4- FÁBULA – USOS E REFLEXÃO
– PÁGINAS 78 A 82 -
PARÁGRAFO E PONTUAÇÃO / SINÔNIMOS E ANTÔNIMOS
__ PÁGINAS 83 A 87 – LETRA R
· LETRAS G ...H.....I....
ATIVIDADE 3: LEITURA DOS TRAVA-LÍNGUAS
COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA –
MORAR E CONVIVER – NA MINHA MORADIA,
REPRESENTAÇÕES
NO DIA A DIA
OS MÓVEIS E OBJETOS QUE EXISTEM EM NOSSAS MORADIAS PODEM SER REPRESENTADOS DE DIVERSAS MANEIRAS. ELES PODEM SER DESENHADOS OU FOTOGRAFADOS DE DIFERENTES PONTOS DE VISTA, OBSERVE A SEGUIR:
FRONTAL OU DE FRENTE - OBLÍQUA OU DE LADO - VERTICAL OU DO ALTO
ATIVIDADE 1: LEIA E DISCUTA COM SUA FAMÍLIA.
A) O SOFÁ É O MESMO? MAS O QUE MUDOU?
_________________________________________________________
_________________________________________________________
A) ESCREVA
O NOME DE ALGUNS MÓVEIS OU OBJETOS COMUNS NOS CÔMODOS DE SUA MORADIA.
COZINHA |
SALA |
QUARTO |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
ATIVIDADE 2: LEIA COM A AJUDA DE SUA FAMÍLIA.
AS
REPRESENTAÇÕES DE UM MESMO OBJETO PODEM SER DIFERENTES, POIS DEPENDEM DA
POSIÇÃO DA QUAL O OBJETO É VISTO.
ESCOLHA UM OBJETO DE SEU QUARTO E ILUSTRE EM
SEU CADERNO NAS POSIÇÕES QUE O SOFÁ APRESENTA ACIMA.
FRONTAL
( FRENTE ) |
OBLÍQUA
( LADO ) |
VERTICAL
( DO ALTO ) |
ATIVIDADE 3: PESQUISE EM REVISTAS OU JORNAIS TRÊS OBJETOS NA POSIÇÃO FRONTAL, VISTOS DE FRENTE, RECORTE E COLE EM SEU CADERNO.
COMPONENTE CURRICULAR:
__ARTE__________2º ANOS
1- ATIVIDADE: LIVRO NAME: ARTE CERÂMICA
INDÍGENA: CAPÍTULO 9,PÁGINA 100 E 101.
FAÇA A LEITURA DO TEXTO: CERÂMICA DE SANTARÉM OU TAPAJÔNICA;
a-
OBSERVE
O PEQUENO AMULETO TAPAJÔNICO. QUE ANIMAL ELE REPRESENTA?(PAG; 100).
b- OBSERVE A TARTARUGA E CRIE UM MUIRAQUITÃ COM AS FORMAS DESSE ANIMAL. (PAG; 101).
DATA 27/08/2020 ( 5ª FEIRA) 2º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
CONTEÚDO: SITUAÇÕES-PROBLEMAS
ESCOLA MUNICIPAL CORONEL DOMINGOS
FERREIRA.
MONTE MOR,27 DE AGOSTO DE 2020.
HOJE É QUINTA-FEIRA.
PROFESSORA___________________2°ANO____
NOME DO ALUNO:______________________________________
ATIVIDADE 1
LIVRO ÁPIS
Ø PÁGINA
124
·
EXERCÍCIO
5
LEIA A COMANDA E RESOLVA COM DESENHOS PARA
OBTER O RESULTADO COM SUCESSO.
COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS –
SOL, CÉU E NUVENS – RELÓGIO DO SOL E SOMBRAS.
ATIVIDADE 1: LEIA COM SUA FAMÍLIA E DISCUTA.
O
SOL PELA MANHÃ ESTÁ NUMA POSIÇÃO NO CÉU, NO FIM DA TARDE ELE ESTÁ EM OUTRA
POSIÇÃO, POR CAUSA DISSO QUE AS SOMBRAS PRODUZIDAS PELA LUZ DO SOL MUDAM DE
ASPECTO E DE POSIÇÃO COM O PASSAR DAS HORAS. OBSERVE A SOMBRA DO GUARDA-SOL.
AMPLIANDO
O CONHECIMENTO!
COM O RELÓGIO DO SOL OCORRE A MESMA COISA (
CRIADO EM 1781 ), CONFORME MUDA A
POSIÇÃO DO SOL, A SOMBRA DA HASTE ( VARA ) MUDA DE POSIÇÃO VAI MOSTRANDO AS HORAS.
OBSERVE A POSIÇÃO DA SETA MARCANDO A SOMBRA
DA VARA NA ILUSTRAÇÃO, ESTÁ MARCANDO 11
HORAS.
ATIVIDADE
2: LEIA AS QUESTÕES E
RESPONDA EM SE CADERNO.
A) OBSERVE A
FIGURA DA MÔNICA NA PRAIA, ASSINALE O PERÍODO DESTA SOMBRA:
(
) MANHÃ
(
) MEIO DIA
(
) FINAL DE TARDE
B) A SOMBRA DO GUARDA-SOL SEMPRE FICARÁ NESTA
POSIÇÃO? POR QUÊ?
________________________________________________________________
________________________________________________________________
A) VOCÊ JÁ VIU
UMA SOMBRA MUDAR DE POSIÇÃO SEM NINGUÉM TER MEXIDO EM NADA?
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
B) POR QUE A MÔNICA E A MAGALI ESTÃO EMBAIXO
DO GUARDA-SOL?
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
C) COMO VOCÊ SE PROTEGE DO SOL QUANDO VAI NA
PRAIA? RELATE.
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
D) PESQUISE: A
LUZ DO SOL É NATURAL OU ARTIFICIAL?
__________________________________________________________________
ATIVIDADE
3: ILUSTRE EM SEU CADERNO
E PINTE BEM BONITO VOCÊ E SUA FAMÍLIA NA PRAIA.
DATA 28/08/2020
( 6ª FEIRA) 2º ANO
COMPONENTE
CURRICULAR: LÍNGUA
PORTUGUESA
·
CABEÇALHO
E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”
MONTE MOR, 28 DE AGOSTO DE 2020
HOJE É SEXTA-FEIRA
O DIA ESTÁ _______________________
NOME _____________________________2º ANO
PROFESSORA_____________________
BOA TARDE!
ATIVIDADE 1: LIVRO ÁPIS 2º ANO
UNIDADES 4- FÁBULA
·
PRODUÇÃO
DE TEXTO – PÁGINA 75 E 76
·
REPRODUÇÃO
DE FÁBULA: A FORMIGA E A POMBA SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES DO LIVRO ÁPIS.
COMPONENTE CURRICULAR:INGLÊS
ATIVIDADE:
1. LEIA E ESTUDE O VOCABULÁRIO ABAIXO. FAÇA O EXERCÍCIO
DO LIVRO DE INGLÊS, PÁGINA 32, ESCREVENDO AS PALAVRAS DA MESMA FORMA, DE MODO A
PRATICAR DIFERENTES TIPOS DE LETRAS.
1. COMPLETE AS PALAVRAS ABAIXO COM
A LETRA QUE FALTA. ANOTE-AS NO CADERNO E FAÇA A TRADUÇÃO PARA O PORTUGUÊS.
COMPONENTE CURRICULAR: EDUCAÇÃO FÍSICA
ATIVIDADE:
NESSA AULA VAMOS TREINAR A CRIATIVIDADE, ENTÃO
VAMOS FAZER APENAS UM JOGO QUE VOCÊ VAI CRIAR.
OS MATERIAIS BÁSICOS SÃO: FOLHAS, LÁPIS DE COR,
TESOURA, E VOCÊ PODE USAR OUTROS DE ACORDO COM SEU PROJETO.
1 – CRIAR UM JOGO SIMPLES DE TABULEIRO
- PODE SER UM CAMINHO NO FORMATO DE CARACOL,
CURVAS, A LETRA S, ETC (SÃO EXEMPLOS)
- DIVIDA O NÚMERO DE CASAS E NUMERE-AS.
EXEMPLO: SEU JOGO TERÁ 15, 20 OU MAIS CASAS.
- DURANTE O PERCURSO VOCÊ PODE COLOCAR OS
PEDÁGIOS. EXEMPLO: A CASA NÚMERO 1 FICA COM O NÚMERO, E NA CASA 2 VOCÊ PINTA DE
OUTRA COR, AI VOCÊ PODE ESCREVER NA
PRÓPRIA CASA DO JOGO QUAL SERÁ O, OU FAZER CARTINHAS SEPARADAS. QUANDO O
JOGADOR CAIR NESSA CASA ELE FARÁ O QUE ESTÁ ESCRITO OU TIRA A CARTINHA. NO PEDÁGIO PODE COLOCAR AVANÇAR ALGUMAS
CASAS, VOLTAR PARA CASA TAL, FAZER UM EXERCÍCIO, CANTAR UMA MÚSICA, ENTRE
OUTRAS IDEIAS, USE A CRIATIVIDADE.
- PARA JOGAR PODE FAZER UM DADO, TIRAR O
JOKEMPÔ, PAR OU ÍMPAR, ETC VOCÊ DECIDO.
- DÊ UM NOME PARA SEU JOGO.
2 -
JOGAR O JOGO CRIADO
EXPLIQUE AS REGRAS PARA SEU PARCEIRO, E DURANTE
O JOGO VEJA SE AS REGRAS QUE CRIOU DERAM CERTO, SE PODE MELHORAR OU CONSERTAR
ALGO. BOM JOGO.