sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Semana 17- 24-08 à 28-08

 OBSERVAÇÃO : SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS, AS ATIVIDADES NÃO PRECISAM SER IMPRESSAS E NÃO HÁ NECESSIDADE DE COPIAR AS QUESTÕES, OS ALUNOS DEVERÃO COLOCAR NO CADERNO O CABEÇALHO A DATA E A DISCIPLINA, O NÚMERO DA QUESTÃO E A RESPOSTA DA QUESTÃO MENCIONADA.

DATA 24/08/2020  ( 2ª  FEIRA)                                             2º ANO

COMPONENTE CURRICULAR:  LÍNGUA PORTUGUESA

·        CABEÇALHO

E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”

MONTE MOR, 24 DE AGOSTO  DE  2020

HOJE É SEGUNDA-FEIRA

O DIA ESTÁ __________________________

NOME __________________________ 2º ANO

PROFESSORA__________________

BOA TARDE!

ATIVIDADE 1: LIVRO ÁPIS 2º ANO

UNIDADE 4 : FÁBULA

·        LEITURA E INTERPRETAÇÃO DA FÁBULA: O CORVO E A RAPOSA

·        PÁGINAS 70 A 72

OBSERVAÇÃO:

·        LEITURA DO TEXTO INFORMATIVO / TECENDO SABERES : CORVOS SABEM FAZER PLANOS COMO HUMANOS E MACACOS.

·        PÁGINA 74

ATIVIDADE 2: TRAÇADOS DE LETRAS – PÁGINAS 257 e 258

·        LETRAS D.....E.....F....


 COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

CONTEÚDO:  SUBTRAÇÃO

ATIVIDADE 1: LIVRO  ÁPIS

PÁGINAS 110

*EXERCÍCIO 3 – COMPLETAR UMA QUANTIDADE

Ø PÁGINA 111

*EXERCÍCIO 5- LEIA A COMANDA, SE NÃO ENTENDER PEÇA AJUDA: CALCULE, COMPLETE E JUSTIFIQUE

*EXERCÍCIO 6- PENSE, CALCULE E RESPONDA


EXERCÍCIO 7

Ø LEIA COM ATENÇÃO E CIRCULE AS PALAVRAS “CH” DE VERMELHO E “X” DE AZUL.

Ø  DEPOIS RESPONDA.


        BOM TRABALHO!!!

 COMPONENTE CURRICULAR: __ARTE__________2º ANOS 

1-   ATIVIDADE: LIVRO NAME: PINTURA CORPORAL; CAPITULO 8; PÁGINA 91.

a-   PINTE A IMAGEM.

b-  USE SEU LIVRO NAME, CAPRICHE NA PINTURA COM LÁPIS DE COR OU GIZ DE CERA.


DATA 25/08/2020 (3ª  FEIRA)                                    2º ANO


COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

CONTEÚDO: PROBLEMAS

 ESCOLA MUNICIPAL CORONEL DOMINGOS FERREIRA.

MONTE MOR,25 DE AGOSTO DE 2020.

 HOJE É TERÇA-FEIRA.

 PROFESSORA___________________2°ANO____                    

 NOME DO ALUNO:_________________________________

 MATEMÁTICA

LIVRO ÁPIS

Ø  PÁGINA 119                                                                                                     

Ø  LEIA, PENSE E FAÇA OS DESENHOS OU PEGUE MATERIAIS CONCRETOS (PALITOS,CANETAS OU FEIJÕES) PARA RESOLVER E RESPONDER CORRETAMENTE.

 NÃO DESISTA,NUNCA!!!!!

COMPONENTE CURRICULAR:  HISTÓRIA –

CADA CRIANÇA COM SUA HISTÓRIA – A CRIANÇAS BRASILEIRAS.

ATIVIDADE 1: LEIA O TEXTO COM SUA FAMÍLIA. 

CONTINUANDO NOSSA AULA ...

OS LUGARES ONDE AS CRIANÇAS BRASILEIRAS VIVEM SÃO MUITOS E VARIADOS. MUITAS

CRIANÇAS VIVEM NA CIDADE, OUTRAS NO CAMPO, OU NA FLORESTA, ALGUMAS VIVEM À BEIRA-MAR, OUTRAS NO INTERIOR DO PAÍS.

VIVER NA FLORESTA

A MAIORIA DAS CRIANÇAS INDÍGENAS APRENDEM DESDE CEDO A CONVIVER EM GRUPOS GRANDES, REALIZAM BRINCADEIRAS COMUNS COMO: PEGA-PEGA NAS ÁGUAS, BRINCADEIRAS COM DIVERSAS AGILIDADES NADANDO, BRINCADEIRAS COM ARCO E FLECHA SEM FERIR, CANTOS E DANÇAS FAZEM PARTE DOS RITUAIS, HISTÓRIAS CONTADAS 

PELOS MAIS VELHOS PARA PASSAR O TEMPO, TUDO ISSO SERVEM DE APRENDIZADO PARA OS TEMPOS FUTUROS.

ATIVIDADE 2: RESPONDA EM SEU CADERNO.

A)  EM QUAL PARTE DO PAÍS VOCÊ VIVE COM SUA FAMÍLIA? O QUE VOCÊ FAZ PARA PASSAR O TEMPO?

______________________________________________________________

______________________________________________________________

A)  QUAIS SÃO AS BRINCADEIRAS QUE AS INDÍGENAS BRINCAM?

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

 

B)  O QUE AS CRIANÇAS NA IMAGEM ESTÃO FAZENDO? POR QUÊ?

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

 

C)  NO BRASIL EXISTE CRIANÇAS INDÍGENAS? COMO VOCÊ SABE?

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

ATIVIDADE 3: COLOQUE AS LETRAS:  ( V ) PARA VERDADEIRO ( F ) PARA FALSO NAS FRASES.

 

(   ) AS CRIANÇAS DA CIDADE TEM MAIS CONTATO COM A NATUREZA.

(   ) OS INDÍGENAS BRINCAM COM ARCO E FLECHA AINDA PEQUENOS.

(   )  AS CRIANÇAS EM GERAL SE DIVERTEM INDEPENDENTE DE ONDE MORA.

(   ) OS ÍNDIOS EXPLORAM O RIO SOMENTE PARA TOMAR BANHO.

 

ATIVIDADE 4: ANOTE O NOME DE TRÊS BRINCADEIRAS DE QUE VOCÊ MAIS GOSTA.

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

ATIVIDADE 5: ILUSTRE EM SEU CADERNO E ESCREVA O NOME DE UMA BRINCADEIRA QUE VOCÊ APRENDEU COM SEUS PAIS. 

_____________________________________________

                                                                                       

COMPONENTE CURRICULAR: EDUCAÇÃO FÍSICA

ATIVIDADE:

1 – CORRIDA DE TAMPINHAS

DOIS OU MAIS PARTICIPANTES, CADA UM COM UMA TAMPINHA. DESENHE UMA PISTA DE CORRIDA NO CHÃO, COM GIZ OU FITA, OU ALGUMA OUTRA MARCAÇÃO. O TAMANHO E FORMATO VOCÊ ESCOLHE, MAS NÃO PODE SER MUITO PEQUENA.  COLOQUE AS TAMPINHAS NA LINHA DE LARGADA E AO SINAL COMECEM A CORRIDA. TEM QUEM IR DANDO PETELECOS COM OS DEDOS E CONDUZINDO A TAMPINHA ATÉ A CHEGADA. SE ELA SAIR DA PISTA, TEM QUE COLOCAR NA LINHA DE SAÍDA E COMEÇAR NOVAMENTE. VENCE QUEM CHEGAR PRIMEIRO.

2 – QUAL É O DESENHO

FOLHAS DE PAPEL E LÁPIS PARA CADA PARTICIPANTE. EM SEGUIDA COMBINA-SE UM TEMA, POR EXEMPLO FRUTA. AO SINAL CADA UM FAZ SEU DESENHO SEM DEIXAR O OUTRO VER, E TERMINANDO VIRA O DESENHO PARA BAIXO. O OBJETIVO É ADIVINHAR O DESENHO DO OUTRO ALTERNANDO UMA VEZ DE CADA DE TENTAR. SE ESTIVER DIFÍCIL PODE ACRESCENTAR PISTAS. PARA O JOGO FICAR UM POUCO MAIS ANIMADO, VAMOS COLOCAR UM PEDÁGIO? QUE VENCER A PARTIDA ESCOLHE UM PEDÁGIO PARA O OUTRO PAGAR, SENDO ALGUM TIPO DE ATIVIDADE FÍSICA COMO SALTOS NO LUGAR, CAMINHADA OU CORRIDA ATÉ OUTRO CÔMODO DA CASA, SENTAR E LEVANTAR ALGUMAS VEZES, E ASSIM POR DIANTE, ALGUMA TAREFA POSSÍVEL DE REALIZAR.

3 – JOGO DA VELHA COM JOKEMPÔ

LEMBRAM DESSES DOIS JOGOS QUE JOGAMOS EM OUTRAS AULAS? AGORA VAMOS MISTURAR OS DOIS. DESENHE O TABULEIRO DO JOGO DA VELHA, EM SEGUIDA TIRE O JOKEMPÔ (PEDRA, PAPEL, TESOURA), E AI QUEM VENCE O DESAFIO FAZ A JOGADA. PROSSIGA DESSA FORMA ATÉ VER QUEM CONSEGUE FORMAR A SEQUÊNCIA.


DATA 26/08/2020  ( 4ª  FEIRA)                                                  2º ANO

COMPONENTE CURRICULAR:  LÍNGUA PORTUGUESA

·        CABEÇALHO

E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”

MONTE MOR, 26 DE AGOSTO  DE  2020

HOJE É QUARTA-FEIRA

O DIA ESTÁ __________________________

NOME _________________________________ 2º ANO

PROFESSORA____________________________

BOA TARDE

ATIVIDADE 1: LIVRO ÁPIS 2º ANO

UNIDADES 4- FÁBULA – USOS E REFLEXÃO

 – PÁGINAS 78 A 82 - PARÁGRAFO E PONTUAÇÃO / SINÔNIMOS E ANTÔNIMOS

__ PÁGINAS 83 A 87 – LETRA R

 ATIVIDADE 2: TRAÇADOS DE LETRAS – PÁGINAS 259 e 260

·        LETRAS  G ...H.....I....

ATIVIDADE 3: LEITURA DOS TRAVA-LÍNGUAS



COMPONENTE CURRICULAR:  GEOGRAFIA –

 MORAR E CONVIVER – NA MINHA MORADIA,

REPRESENTAÇÕES NO DIA A DIA

OS MÓVEIS E OBJETOS QUE EXISTEM EM NOSSAS MORADIAS PODEM SER REPRESENTADOS DE DIVERSAS MANEIRAS. ELES PODEM SER DESENHADOS OU FOTOGRAFADOS DE DIFERENTES PONTOS DE VISTA, OBSERVE A SEGUIR:

       FRONTAL OU DE FRENTE  -  OBLÍQUA OU DE LADO  -  VERTICAL OU DO ALTO

ATIVIDADE 1: LEIA  E DISCUTA COM SUA FAMÍLIA.

A)  O SOFÁ É O MESMO? MAS O QUE MUDOU?

_________________________________________________________

      _________________________________________________________

 

A)  ESCREVA O NOME DE ALGUNS MÓVEIS OU OBJETOS COMUNS NOS CÔMODOS DE SUA MORADIA.

          COZINHA

                    SALA

            QUARTO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 ATIVIDADE 2: LEIA COM A AJUDA DE SUA FAMÍLIA.

AS REPRESENTAÇÕES DE UM MESMO OBJETO PODEM SER DIFERENTES, POIS DEPENDEM DA POSIÇÃO DA QUAL O OBJETO É VISTO.

ESCOLHA UM OBJETO DE SEU QUARTO E ILUSTRE EM SEU CADERNO NAS POSIÇÕES QUE O SOFÁ APRESENTA ACIMA.


FRONTAL ( FRENTE )

OBLÍQUA ( LADO )

VERTICAL ( DO ALTO )


ATIVIDADE 3: PESQUISE EM REVISTAS OU JORNAIS TRÊS OBJETOS NA POSIÇÃO FRONTAL, VISTOS DE FRENTE, RECORTE E COLE EM SEU CADERNO.


 COMPONENTE CURRICULAR: __ARTE__________2º ANOS

 

1-   ATIVIDADE: LIVRO NAME: ARTE CERÂMICA INDÍGENA: CAPÍTULO 9,PÁGINA 100 E  101.

FAÇA A LEITURA DO TEXTO: CERÂMICA DE SANTARÉM OU TAPAJÔNICA;

a-   OBSERVE O PEQUENO AMULETO TAPAJÔNICO. QUE ANIMAL ELE REPRESENTA?(PAG; 100).

b-  OBSERVE A TARTARUGA  E CRIE UM MUIRAQUITÃ COM AS FORMAS DESSE ANIMAL. (PAG; 101).

 DATA 27/08/2020  ( 5ª  FEIRA)                                                  2º ANO


COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

CONTEÚDO: SITUAÇÕES-PROBLEMAS

ESCOLA MUNICIPAL CORONEL DOMINGOS FERREIRA.

MONTE MOR,27 DE AGOSTO DE 2020.

HOJE É QUINTA-FEIRA.

PROFESSORA___________________2°ANO____

NOME DO ALUNO:______________________________________

 ATIVIDADE 1

LIVRO ÁPIS

Ø  PÁGINA 123

Ø  EXERCÍCIO 3- LEIA A COMANDA E RESPONDA DE ACORDO.

Ø  PÁGINA 124

·          EXERCÍCIO 5

          LEIA A COMANDA E RESOLVA COM DESENHOS PARA

          OBTER O RESULTADO COM SUCESSO.       


RESOLVA OS EXECÍCIOS COM ATENÇÃO!!!
  
 




COMPONENTE CURRICULAR:  CIÊNCIAS –

 SOL, CÉU E NUVENS – RELÓGIO DO SOL  E SOMBRAS.

ATIVIDADE 1:  LEIA COM SUA FAMÍLIA E DISCUTA.

 O SOL PELA MANHÃ ESTÁ NUMA POSIÇÃO NO CÉU, NO FIM DA TARDE ELE ESTÁ EM OUTRA POSIÇÃO, POR CAUSA DISSO QUE AS SOMBRAS PRODUZIDAS PELA LUZ DO SOL MUDAM DE ASPECTO E DE POSIÇÃO COM O PASSAR DAS HORAS. OBSERVE A SOMBRA DO GUARDA-SOL.


AMPLIANDO O CONHECIMENTO!

COM O RELÓGIO DO SOL OCORRE A MESMA COISA ( CRIADO EM 1781 ),  CONFORME MUDA A POSIÇÃO DO SOL, A SOMBRA DA HASTE ( VARA )  MUDA DE POSIÇÃO  VAI MOSTRANDO AS HORAS.

OBSERVE A POSIÇÃO DA SETA MARCANDO A SOMBRA DA VARA NA ILUSTRAÇÃO, ESTÁ MARCANDO  11 HORAS.



ATIVIDADE 2: LEIA AS QUESTÕES E RESPONDA EM SE CADERNO.

A)  OBSERVE A FIGURA DA MÔNICA NA PRAIA, ASSINALE O PERÍODO DESTA SOMBRA:

(    ) MANHÃ

(    ) MEIO DIA

(    ) FINAL DE TARDE

 

B)  A SOMBRA DO GUARDA-SOL SEMPRE FICARÁ NESTA POSIÇÃO? POR QUÊ?

________________________________________________________________

________________________________________________________________

 

A)  VOCÊ JÁ VIU UMA SOMBRA MUDAR DE POSIÇÃO SEM NINGUÉM TER MEXIDO EM NADA?

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

 

B)  POR QUE A MÔNICA E A MAGALI ESTÃO EMBAIXO DO GUARDA-SOL?

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

 

C)  COMO VOCÊ SE PROTEGE DO SOL QUANDO VAI NA PRAIA? RELATE.

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

 

D)  PESQUISE: A LUZ DO SOL É NATURAL OU ARTIFICIAL?

__________________________________________________________________

 

ATIVIDADE 3: ILUSTRE EM SEU CADERNO E PINTE BEM BONITO VOCÊ E SUA FAMÍLIA NA PRAIA.


DATA 28/08/2020  ( 6ª  FEIRA)                                               2º ANO

COMPONENTE CURRICULAR:  LÍNGUA PORTUGUESA

·        CABEÇALHO

E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”

MONTE MOR, 28  DE AGOSTO DE 2020

HOJE É SEXTA-FEIRA

O DIA ESTÁ _______________________

NOME _____________________________2º ANO

PROFESSORA_____________________

BOA TARDE! 

ATIVIDADE 1: LIVRO ÁPIS 2º ANO

UNIDADES 4- FÁBULA

·        PRODUÇÃO DE TEXTO –  PÁGINA 75 E 76

·        REPRODUÇÃO DE FÁBULA:  A FORMIGA E A POMBA SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES DO LIVRO ÁPIS.


ATIVIDADE 2: TRAÇADOS DE LETRAS – PÁGINAS 261 e 262

·        LETRAS  J ...K.....L....

ATIVIDADE 3: LEITURA- ADIVINHAS



COMPONENTE CURRICULAR:INGLÊS


ATIVIDADE:

1.    LEIA E ESTUDE O VOCABULÁRIO ABAIXO. FAÇA O EXERCÍCIO DO LIVRO DE INGLÊS, PÁGINA 32, ESCREVENDO AS PALAVRAS DA MESMA FORMA, DE MODO A PRATICAR DIFERENTES TIPOS DE LETRAS. 


 

1.    COMPLETE AS PALAVRAS ABAIXO COM A LETRA QUE FALTA. ANOTE-AS NO CADERNO E FAÇA A TRADUÇÃO PARA O PORTUGUÊS.




                                                                                         

COMPONENTE CURRICULAR: EDUCAÇÃO FÍSICA

ATIVIDADE:

NESSA AULA VAMOS TREINAR A CRIATIVIDADE, ENTÃO VAMOS FAZER APENAS UM JOGO QUE VOCÊ VAI CRIAR.

OS MATERIAIS BÁSICOS SÃO: FOLHAS, LÁPIS DE COR, TESOURA, E VOCÊ PODE USAR OUTROS DE ACORDO COM SEU PROJETO.

1 – CRIAR UM JOGO SIMPLES DE TABULEIRO

- PODE SER UM CAMINHO NO FORMATO DE CARACOL, CURVAS, A LETRA S, ETC (SÃO EXEMPLOS)

- DIVIDA O NÚMERO DE CASAS E NUMERE-AS. EXEMPLO: SEU JOGO TERÁ 15, 20 OU MAIS CASAS.

- DURANTE O PERCURSO VOCÊ PODE COLOCAR OS PEDÁGIOS. EXEMPLO: A CASA NÚMERO 1 FICA COM O NÚMERO, E NA CASA 2 VOCÊ PINTA DE OUTRA COR, AI  VOCÊ PODE ESCREVER NA PRÓPRIA CASA DO JOGO QUAL SERÁ O, OU FAZER CARTINHAS SEPARADAS. QUANDO O JOGADOR CAIR NESSA CASA ELE FARÁ O QUE ESTÁ ESCRITO OU TIRA A CARTINHA.  NO PEDÁGIO PODE COLOCAR AVANÇAR ALGUMAS CASAS, VOLTAR PARA CASA TAL, FAZER UM EXERCÍCIO, CANTAR UMA MÚSICA, ENTRE OUTRAS IDEIAS, USE A CRIATIVIDADE. 

- PARA JOGAR PODE FAZER UM DADO, TIRAR O JOKEMPÔ, PAR OU ÍMPAR, ETC VOCÊ DECIDO.

- DÊ UM NOME PARA SEU JOGO.

2 -  JOGAR O JOGO CRIADO

EXPLIQUE AS REGRAS PARA SEU PARCEIRO, E DURANTE O JOGO VEJA SE AS REGRAS QUE CRIOU DERAM CERTO, SE PODE MELHORAR OU CONSERTAR ALGO. BOM JOGO.