OBSERVAÇÃO : SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS, AS ATIVIDADES NÃO PRECISAM SER IMPRESSAS E NÃO HÁ NECESSIDADE DE COPIAR AS QUESTÕES, OS ALUNOS DEVERÃO COLOCAR NO CADERNO O CABEÇALHO A DATA E A DISCIPLINA, O NÚMERO DA QUESTÃO E A RESPOSTA DA QUESTÃO MENCIONADA.
Bom dia!
ORIENTAÇÃO: Senhores responsáveis, peça para que o(a) aluno(a) leia com atenção e faça as atividades. Caso ele(a) ainda não faça a leitura, ajude-o(a) a entender a tarefa e o(a) acompanhe.
Componente curricular: Língua Portuguesa
à Atividade:
Leia o
texto com atenção. Depois resolva as questões, de acordo com o texto.
Luisinha (Texto adaptado)
Quando a
mamãe me disse que uma amiga dela vinha tomar chá com a sua filhinha, eu não
gostei nem um pouco. Não gosto muito de meninas. São bobas e choram o tempo
todo. É claro que às vezes eu também choro, mas é por coisa séria.
“Você vai ser bonzinho com a
Luisinha, “a mamãe me disse”, é uma garotinha adorável e quero que mostre para
ela como você é bem educado”.
Falei pra mamãe que preferia ir com
os colegas ver um filme no cinema, mas a mamãe olhou para mim com os olhos de
quando ela não está para brincadeiras.
Às quatro horas chegou a amiga da
mamãe com sua filha. Eu e a Luisinha nos olhamos e nos demos os dedos bem
depressa. Durante o lanche a gente comeu e não se olhou. Quando acabamos o
lanche a mamãe disse: “Agora crianças, vão brincar”.
Fomos para o meu quarto. Lá, a
Luisinha me disse: “Você parece um mico”. Eu não gostei nada. E disse para ela:
“E você que não passa de uma menina!”, e ela me deu um tapa. Eu bem que fiquei
com vontade de chorar, mas aguentei firme, porque a mamãe queria que eu fosse
bem-comportado, então eu puxei a trança dela e ela chutou a minha canela. Aí
não teve jeito, eu tive que fazer “ui, ui” porque doeu.
Em seguida, ela me falou que eu não
tinha nenhum brinquedo interessante. Então descemos para o jardim.
Luisinha
perguntou o que iríamos fazer. “Sei lá, respondi para ela”. “Eu não tenho
brinquedos aqui, só a bola de futebol, na garagem.” Luisinha me disse que era
uma boa ideia. “Você fica entre essas duas árvores e tenta segurar a bola”, ela
me disse. Aí eu tive que dar risada e depois ela tomou distância e bum! Um
chute incrível! Não consegui segurar a bola e ela quebrou o vidro da janela da
garagem. As mamães saíram de casa correndo. A minha mãe viu a janela e entendeu
logo. “Nicolau! Em vez dessas brincadeiras brutas você deveria dar mais atenção
aos convidados”. Eu olhei para Luisinha e ela estava bem longe, fingindo que
cheirava as flores.
De noite
eu não ganhei sobremesa, mas não faz mal, a Luisinha é legal. Quando a gente
for grande a gente vai se casar.
Ela tem um chute incrível!
SAMPÉ e GOSCINNY. O pequeno Nicolau. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
1) Numere as frases indicando a ordem dos acontecimentos, de acordo com o texto.
(
) Às 4 horas chegou a amiga da mamãe.
(
) Uma amiga de mamãe vem tomar chá em casa.
(
) Preferia ir com os colegas ver um filme no cinema.
(
) Ela tem um chute incrível!
(
) De noite eu não ganhei sobremesa.
( ) Eu puxei a trança dela.
2) Segundo o texto, por que Nicolau
não gosta muito de meninas? Escreva as duas justificativas utilizadas por ele.
_________________________________________________________
_________________________________________________________
_________________________________________________________
3) Nicolau não queria ficar para o chá. O que
ele preferia fazer?
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
4) Como você leu no texto, Nicolau
não gostava de meninas. O que aconteceu para ele gostar de Luisinha, apesar de
ela ser uma menina?
________________________________________________________
_________________________________________________________
_________________________________________________________
5) Há algum tempo, futebol era
“coisa de menino”. Hoje muitas meninas jogam bola tão bem quanto eles. E você?
Acredita que futebol é só para meninos jogarem? Justifique sua resposta.
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
6) Na frase, “Quando acabamos o lanche a mamãe disse”, está se referindo à mãe de qual criança?
( )
Luisinha ( ) Nicolau
Retire do texto:
7) 4 palavras no diminutivo: ______________ ,_______________, __________________ e ______________________.
8) 2 substantivos
próprios (específico): ___________________ e __________________.
9) 3 adjetivos (qualidade): ________________ , _______________ e _______________.
10) 4 substantivos comuns (genéricos): ____________________ , ______________,_____________ e ____________________.
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
ATIVIDADES:
· Leitura de imagens: observe as diferentes paisagens marinhas apresentadas nas páginas 76 e 77. Responder às questões da seção”Chuva de ideias”- página 77.
·
Leitura da página 78: Pintura marinha- página
78.
· Desenhar no quadro da página 78, uma paisagem marinha que você conhece (um bom exemplo é a praia).
]
DATA 25/08/2020 (Terça-feira) 4º s ANOS
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
CABEÇALHO (COPIAR NO
CADERNO)
Bom dia!
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
CALCULE:
a) 150: 4 = b) 507:4 = c) 726:4 = d) 1501 : 6 =
e) 4220:6 = f) 2503: 6 = g) 6340: 6 = h) 5012 : 6 =
Resolva :
COMPONENTE
CURRICULAR: HISTÓRIA
ATIVIDADE: Leia o texto e responda as questões do caderno de
atividades complementares NAME –páginas 101
e 102.
Encontro entre
portugueses e indígenas
O encontro entre indígenas e
portugueses no início do século XVI gerou consequências diversas. Ao chegarem
ao Brasil, os portugueses começaram a extrair o pau-brasil, árvore chamada pelos
indígenas de “ibirapitanga” e usada, no comércio europeu, para a construção de
móveis e corantes vermelhos. A extração do pau-brasil se dava por meio do
escambio que funcionava da seguinte forma: os indígenas cortavam as árvores de
pau-brasil e as levavam até os navios. Em troca os portugueses davam a eles
objetos como espelhos, facas e outros utensílios de pequeno valor.
O encontro entre as culturas
europeia e indígena não foi pacífico. Os indígenas passaram a ser escravizados
e obrigados a viver segundo os costumes europeus. A cultura dos indígenas era
muito diferente da cultura europeia. Um exemplo é que os indígenas caçavam,
pescavam e trabalhavam para sobreviver. Já os portugueses queriam que os indígenas extraíssem o pau-brasil para que
eles o vendessem e obtivessem lucro no mercado europeu. Assim, houve um choque
de culturas, e os indígenas, que não aceitavam viver como os europeus queriam,
foram vítimas de violência. Os europeus entendiam que a guerra contra os
indígenas que resistiam
era uma guerra justa. Os indígenas que aceitavam a cultura europeia eram catequizados
e aprendiam os costumes
europeus.
Além dos conflitos entre indígenas e
portugueses, a chegada dos europeus trouxe outras consequências aos povos que
já viviam no Brasil. Muitos indígenas morreram por causa de doenças como
sarampo, gripe, varíola, catapora, entre outras
O encontro entre portugueses e
indígenas foi um choque cultural. Como você deve ter percebido, surgiram
conflitos e desentendimentos entre eles. Atualmente, pessoas de culturas
distintas ainda entram em guerras e conflitos. Até mesmo os indígenas, por
vezes, ainda sofrem com conflitos pela terra, por exemplo.
COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física
ATIVIDADE:
1 – Continuando os
jogos de tabuleiro, um jogo muito conhecido entre nós, e também muito antigo é
jogo de Trilhas ou Moinho. O moinho é o
alinhamento de 3 peças. Sua origem é
certamente bem mais antiga. O desenho do tabuleiro semelhante foi encontrado em
cavernas pré-históricas, na Áustria e em uma caverna na França. Encontrou-se
tabuleiro no Egito, datadas de 1400 a.C., Srilanka (10 a.C) e num navio Viking,
o Gokstad, de 900 a.C. Existem algumas variações com tabuleiros menores e menos
peças, e maiores com mais peças da trilha que conhecemos.
Three Men’s Morris:
tabuleiro pequeno e 3 peças para cada jogador.
Five Men’s Morris:
Tabuleiro médio e 5 peças para cada jogador.
Nine Men’s Morris: tabuleiro da trilha como é popularmente conhecido no Brasil e com 9 peças para cada jogador.
2 - A segunda tarefa é construir um tabuleiro. Você pode fazer apenas um deles para jogar, mas seria legal experimentar as 3 variações, pois aumentam as jogadas e estratégias.
Data: 26 / 08 / 2020 (4ª feira) 4º Ano
Cabeçalho (copiar no caderno)
E.M.Coronel Domingos
Ferreira.
Monte Mor, 26 de agosto
de 2020.
Hoje é quarta-feira.
Nome completo:
Professora: ________________ . 4º Ano _____ .
Componente curricular: Língua Portuguesa
à Atividade
Releia o
texto “Luisinha” e reescreva-os
com
suas palavras.
Você pode iniciar seu texto assim; Exemplo: Neste texto, o narrrador relata uma experiência vivida quando ele conhece uma garota... O texto narra a experiência de um menino...
*NOTA: Não esqueça de iniciar a produção com letra maiúscula, fazer parágrafo, colocar pontuação adequada e escrever o início, o meio e o fim.
COMPONENTE
CURRICULAR: GEOGRAFIA
ATIVIDADE: Caderno de atividades complementares NAME –páginas 119 e 120.
Obs.: Se necessário pesquise na internet as siglas dos estados brasileiros
para completar o mapa da página 119.
COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
PAISAGEM MARINHA
Paisagem marinha ou gênero de
marinha qualquer forma de arte figurativa (pintura, desenho ou escultura, por exemplo) cuja inspiração principal é o
mar. Além de representações do alto-mar, de batalhas navais ou de tipos de
embarcações, pode-se incluir neste gênero paisagens de lagos, rios e estuários,
cenas de praia, entre outras.
Assista o vídeo abaixo, para fazer a sua paisagem Marinha
com as regras de perspectiva:
ATIVIDADE: com base no vídeo assistido, faça sua paisagem marinha lembrando-se de todas as regras de perspectiva.
DATA 27/08/2020 (Quinta-feira) 4ºs ANOS
CABEÇALHO (COPIAR NO CADERNO)
E.M.Coronel Domingos Ferreira.
Monte Mor, 27 de agosto de 2020.
Hoje é quinta-feira.
Nome completo:
Professora: ________________ . 4º Ano _____ .
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
ATIVIDADE 1: Resolva as operações e preencha a cruzadinha com os resultados, observando as setas.
COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS
Após a leitura do texto dê a definição de:
Biosfera:_________________________________________
Atmosfera:________________________________________
Hidrosfera:________________________________________
Listofera:_________________________________________
Data: 28 / 08 / 2020 (6ª feira) 4º Ano
Cabeçalho (copiar no caderno)
E.M.Coronel Domingos Ferreira.
Monte Mor, 28 de agosto de 2020.
Hoje é
sexta-feira.
Nome completo:
Professora: ________________ . 4º Ano _____ .
Componente curricular: Língua Portuguesa
à Atividade
Componente curricular: INGLÊS
ATIVIDADE:
Trace uma linha e ligue o vocabulário em inglês as respectivas imagens.
1.
Abra
seu livro de inglês e estude o texto e o vocabulário, páginas 32 e 33. Observe
atentamente o vocabulário abaixo, que será usado na próxima semana.
COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física
ATIVIDADE:
Nessa
aula, vamos dar um tempinho nos jogos de estratégia, e brincar um pouco com a
criatividade e sorte.
1 – Todos conhecem o popular jogo da velha não é? O jogo da
velha tradicional, onde temos que conseguir formar uma linha de 3 peças iguais,
o X ou o O, certo? Nessa versão desenhe vamos precisar de duas garrafinhas de
água com um pouco de água dentro de cada uma delas.
Em seguida, desenhe o tabuleiro da velha e use tampinhas ou
algo que de pra fazer as peças, senão caneta mesmo.
Para jogar os dois vão lançar a garrafa tentando fazer ela parar em pé, que conseguir fazer a garrafa parar em pé tem o direito da jogada, e assim segue tentando. Vence quem conseguir formar a linha de 3.
2 – O
próximo jogo se chama Labirinto Moçambique. É muito simples e divertido de
jogar.
Para
esse jogo é preciso uma folha e uma caneta para desenhar o labirinto, duas tampinhas
para jogar, e um pedacinho de papel ou outro objeto para disputar quem
joga. Desenho o labirinto como na foto
abaixo, e coloque as tampinhas antes da primeira casa. Para disputar quem faz a
jogada, é igual nas brincadeiras de rua que escolhe os jogadores, coloca o
papel na mão atrás das costas, embaralha, e põe as mãos a frente para o
parceiro bater na mão que ele acha que está o papel. Se ele acertar a mão, ele
movimenta sua peça para o labirinto, e ele errar a mão ai você movimenta sua
peça. Alterne uma vez de cada para tirar a sorte. Vence quem chegar na última
casa primeiro.
3 – Jogo dos palitos
Serão usados nesse jogo 3 palitos para cada
participante. Para jogar coloca-se as
mãos atrás do corpo, seleciona quantos palitos você vai deixar na mão que fará
a jogada (1,2 ou 3). Os demais participantes farão a mesma coisa. Todos colocam
a mão fechada com os palitos escolhidos à frente, e cada um tenta adivinhar
quantos palitos tem na jogada. Após os palpites, todos abrem as mãos e contam,
e quem acertar a quantidade marca ponto tirando um palito seu do jogo. Vence
quem terminar seus palitos primeiro.