quarta-feira, 19 de agosto de 2020

SEMANA 17 - 24/08 A 28/08

OBSERVAÇÃO : SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS, AS ATIVIDADES NÃO PRECISAM SER IMPRESSAS E NÃO HÁ NECESSIDADE DE COPIAR AS QUESTÕES, OS ALUNOS DEVERÃO COLOCAR NO CADERNO O CABEÇALHO A DATA E A DISCIPLINA, O NÚMERO DA QUESTÃO E A RESPOSTA DA QUESTÃO MENCIONADA.


DATA   24 / 08  /2020  (2ª Feira)                                  4º ANO  
 
E.M.”Coronel Domingos Ferreira”
Monte Mor, 24 de Agosto de 2020
Hoje é segunda-feira
O dia está ________________
Nome:___________________

Bom dia!                                                                                   

ORIENTAÇÃO: Senhores responsáveis, peça para que o(a) aluno(a) leia com atenção e faça as atividades. Caso ele(a) ainda não faça a leitura, ajude-o(a) a entender a tarefa e o(a) acompanhe.

Componente curricular: Língua  Portuguesa

à Atividade:  

Leia o texto com atenção. Depois resolva as questões, de acordo com o texto.

 Luisinha (Texto adaptado) 

            Quando a mamãe me disse que uma amiga dela vinha tomar chá com a sua filhinha, eu não gostei nem um pouco. Não gosto muito de meninas. São bobas e choram o tempo todo. É claro que às vezes eu também choro, mas é por coisa séria.

            “Você vai ser bonzinho com a Luisinha, “a mamãe me disse”, é uma garotinha adorável e quero que mostre para ela como você é bem educado”.

            Falei pra mamãe que preferia ir com os colegas ver um filme no cinema, mas a mamãe olhou para mim com os olhos de quando ela não está para brincadeiras.

            Às quatro horas chegou a amiga da mamãe com sua filha. Eu e a Luisinha nos olhamos e nos demos os dedos bem depressa. Durante o lanche a gente comeu e não se olhou. Quando acabamos o lanche a mamãe disse: “Agora crianças, vão brincar”.

            Fomos para o meu quarto. Lá, a Luisinha me disse: “Você parece um mico”. Eu não gostei nada. E disse para ela: “E você que não passa de uma menina!”, e ela me deu um tapa. Eu bem que fiquei com vontade de chorar, mas aguentei firme, porque a mamãe queria que eu fosse bem-comportado, então eu puxei a trança dela e ela chutou a minha canela. Aí não teve jeito, eu tive que fazer “ui, ui” porque doeu.

            Em seguida, ela me falou que eu não tinha nenhum brinquedo interessante. Então descemos para o jardim.

Luisinha perguntou o que iríamos fazer. “Sei lá, respondi para ela”. “Eu não tenho brinquedos aqui, só a bola de futebol, na garagem.” Luisinha me disse que era uma boa ideia. “Você fica entre essas duas árvores e tenta segurar a bola”, ela me disse. Aí eu tive que dar risada e depois ela tomou distância e bum! Um chute incrível! Não consegui segurar a bola e ela quebrou o vidro da janela da garagem. As mamães saíram de casa correndo. A minha mãe viu a janela e entendeu logo. “Nicolau! Em vez dessas brincadeiras brutas você deveria dar mais atenção aos convidados”. Eu olhei para Luisinha e ela estava bem longe, fingindo que cheirava as flores.

De noite eu não ganhei sobremesa, mas não faz mal, a Luisinha é legal. Quando a gente for grande a gente vai se casar.

            Ela tem um chute incrível!

SAMPÉ e GOSCINNY. O pequeno Nicolau. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

 1)   Numere as frases indicando a ordem dos acontecimentos, de acordo com o texto.


(  ) Às 4 horas chegou a amiga da mamãe.

(  ) Uma amiga de mamãe vem tomar chá em casa.

(  ) Preferia ir com os colegas ver um filme no cinema.

(  ) Ela tem um chute incrível!

(  ) De noite eu não ganhei sobremesa.

(  ) Eu puxei a trança dela.

2) Segundo o texto, por que Nicolau não gosta muito de meninas? Escreva as duas justificativas utilizadas por ele.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

_________________________________________________________ 

3) Nicolau não queria ficar para o chá. O que ele preferia fazer?

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

4) Como você leu no texto, Nicolau não gostava de meninas. O que aconteceu para ele gostar de Luisinha, apesar de ela ser uma menina?

 ________________________________________________________

_________________________________________________________

_________________________________________________________


5) Há algum tempo, futebol era “coisa de menino”. Hoje muitas meninas jogam bola tão bem quanto eles. E você? Acredita que futebol é só para meninos jogarem? Justifique sua resposta.

________________________________________________________

________________________________________________________

________________________________________________________

6) Na frase, “Quando acabamos o lanche a mamãe disse, está se referindo à mãe de qual criança?

     (  ) Luisinha   (  ) Nicolau

Retire do texto:

7) 4 palavras no diminutivo: ______________ ,_______________, _________________­­­­_  e ______________________.

8) 2 substantivos próprios (específico): ___________________  e __________________.

9)  3 adjetivos (qualidade): ________________ , _______________ e _______________.

10)  4 substantivos comuns (genéricos): ____________________ , ______________,_____________ e ____________________.


     

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA


COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

Livro NAME: Capítulo 7- Paisagens marinhas.

ATIVIDADES:

·         Leitura de imagens: observe as diferentes paisagens marinhas apresentadas nas páginas 76 e 77.  Responder às questões da seção”Chuva de ideias”- página 77.

·         Leitura da página 78: Pintura marinha- página 78.

·         Desenhar no quadro da página 78, uma paisagem marinha que você conhece (um bom exemplo é a praia).

]

DATA 25/08/2020 (Terça-feira)                              4º s ANOS                                                                                         

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

CABEÇALHO (COPIAR NO CADERNO)

E.M.”Coronel Domingos Ferreira”
Monte Mor, 25 de Agosto de 2020
Hoje é terça-feira
O dia está ________________
Nome:___________________

Bom dia!  

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

CALCULE:

a) 150: 4 =                          b) 507:4 =                      c) 726:4 =                       d) 1501 : 6 =      

e) 4220:6 =                         f) 2503: 6 =                   g) 6340: 6 =                    h) 5012 : 6 =

Resolva :


COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA

ATIVIDADE: Leia o texto  e responda as questões do caderno de atividades complementares NAME –páginas 101  e  102.

Encontro entre portugueses e indígenas

               O encontro entre indígenas e portugueses no início do século XVI gerou consequências diversas. Ao chegarem ao Brasil, os portugueses começaram a extrair o pau-brasil, árvore chamada pelos indígenas de “ibirapitanga” e usada, no comércio europeu, para a construção de móveis e corantes vermelhos. A extração do pau-brasil se dava por meio do escambio que funcionava da seguinte forma: os indígenas cortavam as árvores de pau-brasil e as levavam até os navios. Em troca os portugueses davam a eles objetos como espelhos, facas e outros utensílios de pequeno valor.

               O encontro entre as culturas europeia e indígena não foi pacífico. Os indígenas passaram a ser escravizados e obrigados a viver segundo os costumes europeus. A cultura dos indígenas era muito diferente da cultura europeia. Um exemplo é que os indígenas caçavam, pescavam e trabalhavam para sobreviver. Já os portugueses queriam que os  indígenas extraíssem o pau-brasil para que eles o vendessem e obtivessem lucro no mercado europeu. Assim, houve um choque de culturas, e os indígenas, que não aceitavam viver como os europeus queriam, foram vítimas de violência. Os europeus entendiam que a guerra contra os

indígenas que resistiam era uma guerra justa. Os indígenas que aceitavam a cultura europeia eram catequizados e aprendiam os costumes

europeus.

          Além dos conflitos entre indígenas e portugueses, a chegada dos europeus trouxe outras consequências aos povos que já viviam no Brasil. Muitos indígenas morreram por causa de doenças como sarampo, gripe, varíola, catapora, entre outras

           O encontro entre portugueses e indígenas foi um choque cultural. Como você deve ter percebido, surgiram conflitos e desentendimentos entre eles. Atualmente, pessoas de culturas distintas ainda entram em guerras e conflitos. Até mesmo os indígenas, por vezes, ainda sofrem com conflitos pela terra, por exemplo.

                                                                                         

COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física

ATIVIDADE:

1 – Continuando os jogos de tabuleiro, um jogo muito conhecido entre nós, e também muito antigo é jogo de Trilhas ou Moinho.  O moinho é o alinhamento de 3 peças.  Sua origem é certamente bem mais antiga. O desenho do tabuleiro semelhante foi encontrado em cavernas pré-históricas, na Áustria e em uma caverna na França. Encontrou-se tabuleiro no Egito, datadas de 1400 a.C., Srilanka (10 a.C) e num navio Viking, o Gokstad, de 900 a.C. Existem algumas variações com tabuleiros menores e menos peças, e maiores com mais peças da trilha que conhecemos.

Three Men’s Morris: tabuleiro pequeno e 3 peças para cada jogador.

Five Men’s Morris: Tabuleiro médio e 5 peças para cada jogador.

Nine Men’s Morris: tabuleiro da trilha como é popularmente conhecido no Brasil e com 9 peças para cada jogador.

2 -  A segunda tarefa é construir um tabuleiro. Você pode fazer apenas um deles para jogar, mas seria legal experimentar as 3 variações, pois aumentam as jogadas e estratégias.



3 – Agora vamos jogar. O jogo é bem simples. Nas 3 formas do jogo são dois jogadores  e em todos eles o objetivo é formar uma linha de 3 peças. Inicia sorteando quem irá começar colocando as peças no jogo, e de forma alternada cada jogador coloca uma peça até acabar. Se durante a colocação das peças o jogador na sua vez formar uma trilha, ele já pode retirar uma peça do adversário do tabuleiro. Se isso acontecer no jogo pequeno, o jogo acaba pois só tem 3 peças, e nos demais continua. As peças são movimentadas seguindo as linhas, o objetivo é bloquear o adversário e também formar trilha. Cada vez que uma trilha for formada, retira uma peça do adversário do jogo. O jogo termina quando alguém ficar com 2 peças.


Data: 26 / 08 / 2020 (4ª feira)                                    4º   Ano

Cabeçalho (copiar no caderno)

E.M.Coronel Domingos Ferreira.

Monte Mor, 26 de agosto de 2020.

Hoje  é quarta-feira.

Nome completo:               

Professora:  ________________ .   4º Ano ­­­_____ .


Componente curricular: Língua  Portuguesa

à Atividade

Releia o texto “Luisinha” e reescreva-os com suas palavras.

Você pode iniciar seu texto assim; Exemplo: Neste texto, o narrrador relata uma experiência vivida quando ele conhece uma garota... O texto narra  a experiência de um menino...

*NOTA: Não esqueça de iniciar a produção com letra maiúscula, fazer parágrafo, colocar pontuação adequada e escrever o  início, o meio e o fim. 


COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA

ATIVIDADE:  Caderno de atividades complementares NAME –páginas 119  e  120.

Obs.: Se necessário pesquise na internet as siglas dos estados brasileiros para completar o mapa da página 119.


COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

PAISAGEM MARINHA

                                              


Paisagem marinha ou gênero de marinha qualquer forma de arte figurativa (pinturadesenho ou escultura, por exemplo) cuja inspiração principal é o mar. Além de representações do alto-mar, de batalhas navais ou de tipos de embarcações, pode-se incluir neste gênero paisagens de lagos, rios e estuários, cenas de praia, entre outras.

Assista o vídeo abaixo, para fazer a sua paisagem Marinha com as regras de perspectiva:

https://youtu.be/ioGXjKSAhOo

ATIVIDADE: com base no vídeo assistido, faça sua paisagem marinha lembrando-se de todas as regras de perspectiva.

DATA 27/08/2020 (Quinta-feira)                          4ºs ANOS                                                                                                

CABEÇALHO (COPIAR NO CADERNO)

E.M.Coronel Domingos Ferreira.

Monte Mor, 27 de agosto de 2020.

Hoje  é quinta-feira.

Nome completo:               

Professora:  ________________ .   4º Ano ­­­_____ .


COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

ATIVIDADE 1: Resolva as operações e preencha a cruzadinha com os resultados, observando as setas.




COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS



Após a leitura do texto dê a definição de:

 

Biosfera:_________________________________________

 

Atmosfera:________________________________________

 

Hidrosfera:________________________________________

 

Listofera:_________________________________________



Data: 28 / 08 / 2020 (6ª feira)                                  4º   Ano

Cabeçalho (copiar no caderno)

E.M.Coronel Domingos Ferreira.

Monte Mor, 28 de agosto de 2020.

Hoje  é sexta-feira.

Nome completo:               

Professora:  ________________ .   4º Ano ­­­_____ .


Componente curricular: Língua  Portuguesa

à Atividade 


Componente curricular: INGLÊS

ATIVIDADE:

Trace uma linha e ligue o vocabulário em inglês as respectivas imagens.




1.    Abra seu livro de inglês e estude o texto e o vocabulário, páginas 32 e 33. Observe atentamente o vocabulário abaixo, que será usado na próxima semana. 



                                                                                       

COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física

ATIVIDADE:

Nessa aula, vamos dar um tempinho nos jogos de estratégia, e brincar um pouco com a criatividade e sorte.

1 – Todos conhecem o popular jogo da velha não é? O jogo da velha tradicional, onde temos que conseguir formar uma linha de 3 peças iguais, o X ou o O, certo? Nessa versão desenhe vamos precisar de duas garrafinhas de água com um pouco de água dentro de cada uma delas.

Em seguida, desenhe o tabuleiro da velha e use tampinhas ou algo que de pra fazer as peças, senão caneta mesmo.

Para jogar os dois vão lançar a garrafa tentando fazer ela parar em pé, que conseguir fazer a garrafa parar em pé tem o direito da jogada, e assim segue tentando. Vence quem conseguir formar a linha de 3.

2 – O próximo jogo se chama Labirinto Moçambique. É muito simples e divertido de jogar.

Para esse jogo é preciso uma folha e uma caneta para desenhar o labirinto, duas tampinhas para jogar, e um pedacinho de papel ou outro objeto para disputar quem joga.  Desenho o labirinto como na foto abaixo, e coloque as tampinhas antes da primeira casa. Para disputar quem faz a jogada, é igual nas brincadeiras de rua que escolhe os jogadores, coloca o papel na mão atrás das costas, embaralha, e põe as mãos a frente para o parceiro bater na mão que ele acha que está o papel. Se ele acertar a mão, ele movimenta sua peça para o labirinto, e ele errar a mão ai você movimenta sua peça. Alterne uma vez de cada para tirar a sorte. Vence quem chegar na última casa primeiro. 

3 – Jogo dos palitos

Serão usados nesse jogo 3 palitos para cada participante.  Para jogar coloca-se as mãos atrás do corpo, seleciona quantos palitos você vai deixar na mão que fará a jogada (1,2 ou 3). Os demais participantes farão a mesma coisa. Todos colocam a mão fechada com os palitos escolhidos à frente, e cada um tenta adivinhar quantos palitos tem na jogada. Após os palpites, todos abrem as mãos e contam, e quem acertar a quantidade marca ponto tirando um palito seu do jogo. Vence quem terminar seus palitos primeiro.