OBSERVAÇÃO : SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS, AS ATIVIDADES NÃO PRECISAM SER IMPRESSAS E NÃO HÁ NECESSIDADE DE COPIAR AS QUESTÕES, OS ALUNOS DEVERÃO COLOCAR NO CADERNO O CABEÇALHO A DATA E A DISCIPLINA, O NÚMERO DA QUESTÃO E A RESPOSTA DA QUESTÃO MENCIONADA.
Bom dia!
ORIENTAÇÃO: Senhores responsáveis, peça para que o(a) aluno(a) leia com atenção e faça as atividades. Caso ele(a) ainda não faça a leitura, ajude-o(a) a entender a tarefa e o(a) acompanhe.
A prática leva à perfeição!
COMPONENTE
CURRICULAR: Língua Portuguesa
ATIVIDADE: Assista à vídeoaula
Releia o poema de Ovídio da aula da segunda-feira passada e faça o exercício proposto no seu CADERNO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES NAME® página 30.
DATA 24/08/2020 (2ª Feira) 5º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: Matemática
ATIVIDADE:
Leia e resolva com atenção as situações-problemas:
2) Arme e resolva as divisões:
a) 287.654:
23 =
b) 348.976:
32 =
c) 453.980:
27 =
d) 467.890:
38 =
e) 478.903:
43 =
DATA: 24/08/2020 ( segunda- feira1h) 5° ano – EF I
COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
Livro NAME: Capítulo 7- Fotografia.
ATIVIDADES:
·
Leitura de imagens: observe as diferentes
fotografias das páginas 76 e 77.
·
Responda às questões da seção ”Chuva de ideias”,
da página 77.
·
Leitura dos textos: O que é fotografia; Antes da fotografia da página 78.
·
Após ler o texto da página 78 responda as
questões 1 e 2 na página 79.
DATA 25/08/2020 (3ª Feira) 5º ANO
E.M.”Coronel Domingos Ferreira”
Monte Mor, 25 de agosto de 2020
Hoje
é terça-feiraO dia está _________________
Nome:___________________
Bom dia!
“Deus, dai-me ânimo, paciência e fé, para enfrentar qualquer tempestade que vier. Amém
DATA 25 /
08 /2020 (3ª Feira) 5º ANO
COMPONENTE
CURRICULAR: História
ATIVIDADE: Elabore um texto com
suas palavras sobre a chegada dos portugueses ao Brasil seguindo o seguinte
esboço:
●
Qual foi o meio de transporte utilizado;
●
Motivo de ter vindo ao Brasil
●
Itinerário
●
Reação dos portugueses ao chegar
● O que
eles encontraram e quem
Siga o
critério de coerência e coesão para a sua produção textual e também atente para
um número de linhas razoáveis ao seu critério a fim de que aborde o assunto de
forma sucinta.
DATA 25 / 08 /2020 (3ª Feira) 5º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física
ATIVIDADE:
1 – Continuando os
jogos de tabuleiro, um jogo muito conhecido entre nós, e também muito antigo é
jogo de Trilhas ou Moinho. O moinho é o
alinhamento de 3 peças. Sua origem é
certamente bem mais antiga. O desenho do tabuleiro semelhante foi encontrado em
cavernas pré-históricas, na Áustria e em uma caverna na França. Encontrou-se
tabuleiro no Egito, datadas de 1400 a.C., Srilanka (10 a.C) e num navio Viking,
o Gokstad, de 900 a.C. Existem algumas variações com tabuleiros menores e menos
peças, e maiores com mais peças da trilha que conhecemos.
Three Men’s Morris:
tabuleiro pequeno e 3 peças para cada jogador.
Five Men’s Morris: Tabuleiro médio e 5 peças para cada jogador. Nine Men’s Morris: tabuleiro da trilha como é popularmente conhecido no Brasil e com 9 peças para cada jogador.
2 - A segunda tarefa é construir um tabuleiro. Você pode fazer apenas um deles para jogar, mas seria legal experimentar as 3 variações, pois aumentam as jogadas e estratégias
3 – Agora vamos jogar. O jogo é bem simples. Nas 3 formas do jogo são dois jogadores e em todos eles o objetivo é formar uma linha de 3 peças. Inicia sorteando quem irá começar colocando as peças no jogo, e de forma alternada cada jogador coloca uma peça até acabar. Se durante a colocação das peças o jogador na sua vez formar uma trilha, ele já pode retirar uma peça do adversário do tabuleiro. Se isso acontecer no jogo pequeno, o jogo acaba pois só tem 3 peças, e nos demais continua. As peças são movimentadas seguindo as linhas, o objetivo é bloquear o adversário e também formar trilha. Cada vez que uma trilha for formada, retira uma peça do adversário do jogo. O jogo termina quando alguém ficar com 2 peças.
DATA 26 / 08 /2020 (4ª Feira) 5º ANO
E.M.”Coronel Domingos Ferreira”
Monte Mor, 26 de agosto de 2020
Hoje é QUARTA-feiraO dia está _________________
Nome:___________________
Bom dia!
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa
ATIVIDADE: Complete as frases com o fonema /Z/ usando as
letras corretamente:
a) Ao
sair é bom apagar a lu___.
b) Ele
foi e__ilado durante a ditadura.
c) A__ilo
é um local para pessoas idosas que precisam de cuidados.
d) Fazer
tantos e__ercícios assim pode até parecer e__agero.
e) Pobre
menina que mora em um ca__ebre, e nós reclamando dessa ca__a grande, um
ca__arão.
f) Jean
Pierre é um aluno e___emplar.
g) No dia
20 de Novembro homenageamos __umbi dos Palmares, aquele que lutou pela
liberdade.
h) Ao completar 18 anos é obrigatório se alistar no e__ército.
● Correlacione
as palavras que fazem parte do fonema (som)
correspondente destacado:
( A ) Zebra
( B ) CHave
( C ) Saúde
|
( ) fazenda ( ) faxineiro ( ) cozinheira ( ) exuberante ( ) caixinha ( ) abacaxi ( ) cuscuz ( ) endereço ( ) análise ( ) ação ( ) confissão |
COMPONENTE
CURRICULAR: Geografia
ATIVIDADE: Vamos entender mais as atividades econômicas revisando o Caderno de Atividades complementares NAME no capítulo 7 e assista ao vídeo para depois responder o que significa cada atividade econômica a seguir e cite alguns exemplos de cada uma delas:
1 - Agricultura:
2 - Pecuária:
3 - Indústria:
DATA: 26/08/2020 ( quarta- feira1h) |
|
5° ano – EF I |
COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
Assista ao vídeo a seguir para conhecer,
brevemente, a história da fotografia.
ATIVIDADE:
·
Escreva o que entendeu sobre a história da
fotografia doe acordo com o vídeo que você assistiu.
·
Imagine que não exista uma máquina
fotográfica, e você precisa muito registrar um momento. Para isso você terá que
desenhar uma cena ou um retrato, como se não houvesse fotografia.
DATA 27/08/2020 (5ª Feira) 5º ANO
COMPONENTE
CURRICULAR: Matemática
E.M. “Coronel Domingos Ferreira”
Monte
Mor, 27 de agosto de 2020
Hoje
é quinta-feira
O
dia está _____________________
Nome:
________________________
Bom dia!
“Que o nosso dia seja de paz, amor, saúde, fé e o mais importante, a presença de Deus!”
ATIVIDADE:
COMPONENTE
CURRICULAR: Ciências
LUZ E CALOR
DATA 28 /08 /2020 (6ª Feira) 5ºANO
COMPONENTE
CURRICULAR: Língua Portuguesa
ATIVIDADE: Marque COM UM X a
alternativa de cada item que possui palavras com o mesmo grupo de fonemas:
Questão 1:
a) executivo,
táxi, taxa e caixa.
b) camisa,
casamento, fazenda, existência e azul.
c) cascalho,
azeite, Luiz, Caxias e Brasil.
Questão 2:
a) juízo,
prejuízo, pesquisar e exibição.
b) cascavel,
sacudir, casamento e arroz.
c) assobiar,
azeite, azeitona e açúcar.
Questão 3;
a) mexer,
explorar, assistência e assessoria.
b) Zacarias,
reflexo, aproximar e exceder.
c) cebola,
açúcar, assaltante e auxiliar.
DATA 28 /08 /2020 (6ª Feira) 5ºANO
COMPONENTE CURRICULAR: INGLÊS
ATIVIDADE:
1.
Leia e interprete o texto “A City”, no livro de
inglês, página 30. Em seguida, relacione o vocabulário abaixo. Por último, utilize
o vocabulário abaixo e faça o exercício da página 31.
(a)
School
( ) Supermercado
(b)
Church ( ) Banca de Jornais
(c)
Snack bar
( ) Farmácia
(d)
Park ( ) Igreja
(e)
Ice-cream parlor ( ) Padaria
(f)
Supermarket ( ) Escola
(g)
Newsstand ( ) Lanchonete
(h)
Stationery Store ( ) Sorveteria
(i)
Bakery ( ) Papelaria
(j)
Pharmacy ( ) Parque
2.
Circule a palavra que representa a imagem.
1. Desembaralhe as letras e escreva a palavra na ordem correta. Consulte o exercício
a. U H R C H C - ____________________
b. K U A T S P R M E R E - ____________________
c. E Y B R A K - ______________________
d. C H A Y P A M R - __________________
e. S N T W E S D A N - _________________
f. R
K P A - __________________________
DATA 28/08/2020 (6ª Feira) 5º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física
ATIVIDADE:
Nessa aula, vamos dar um tempinho nos jogos de
estratégia, e brincar um pouco com a criatividade e sorte.
1 – Todos conhecem o
popular jogo da velha não é? O jogo da velha tradicional, onde temos que
conseguir formar uma linha de 3 peças iguais, o X ou o O, certo? Nessa versão
desenhe vamos precisar de duas garrafinhas de água com um pouco de água dentro
de cada uma delas.
Em seguida, desenhe o
tabuleiro da velha e use tampinhas ou algo que de pra fazer as peças, senão
caneta mesmo.
Para jogar os dois vão
lançar a garrafa tentando fazer ela parar em pé, que conseguir fazer a garrafa
parar em pé tem o direito da jogada, e assim segue tentando. Vence quem
conseguir formar a linha de 3.
2 – O próximo jogo se chama Labirinto Moçambique. É muito simples e divertido de jogar.
Para esse jogo é preciso uma folha e uma caneta
para desenhar o labirinto, duas tampinhas para jogar, e um pedacinho de papel
ou outro objeto para disputar quem joga.
Desenho o labirinto como na foto abaixo, e coloque as tampinhas antes da
primeira casa. Para disputar quem faz a jogada, é igual nas brincadeiras de rua
que escolhe os jogadores, coloca o papel na mão atrás das costas, embaralha, e
põe as mãos a frente para o parceiro bater na mão que ele acha que está o
papel. Se ele acertar a mão, ele movimenta sua peça para o labirinto, e ele
errar a mão ai você movimenta sua peça. Alterne uma vez de cada para tirar a
sorte. Vence quem chegar na última casa primeiro.
3 – Jogo dos palitos
Serão usados nesse jogo 3 palitos para cada
participante. Para jogar coloca-se as
mãos atrás do corpo, seleciona quantos palitos você vai deixar na mão que fará
a jogada (1,2 ou 3). Os demais participantes farão a mesma coisa. Todos colocam
a mão fechada com os palitos escolhidos à frente, e cada um tenta adivinhar
quantos palitos tem na jogada. Após os palpites, todos abrem as mãos e contam,
e quem acertar a quantidade marca ponto tirando um palito seu do jogo. Vence
quem terminar seus palitos primeiro.