quarta-feira, 19 de agosto de 2020

SEMANA 17 - 24/08 A 28/08

 OBSERVAÇÃO : SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS, AS ATIVIDADES NÃO PRECISAM SER IMPRESSAS E NÃO HÁ NECESSIDADE DE COPIAR AS QUESTÕES, OS ALUNOS DEVERÃO COLOCAR NO CADERNO O CABEÇALHO A DATA E A DISCIPLINA, O NÚMERO DA QUESTÃO E A RESPOSTA DA QUESTÃO MENCIONADA.

DATA   24  / 08  /2020  (2ª Feira)                           5º ANO                                                 

E.M.”Coronel Domingos Ferreira”
Monte Mor, 24 de Agosto de 2020
Hoje é segunda-feira
O dia está ________________
Nome:___________________

Bom dia!                                                                                   

ORIENTAÇÃOSenhores responsáveis, peça para que o(a) aluno(a) leia com atenção e faça as atividades. Caso ele(a) ainda não faça a leitura, ajude-o(a) a entender a tarefa e o(a) acompanhe.

                                               A prática leva à perfeição!

COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa

ATIVIDADE: Assista à vídeoaula


Releia o poema de Ovídio da aula da segunda-feira passada e faça o exercício proposto no seu CADERNO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES NAME®  página 30.

DATA 24/08/2020  (2ª Feira)                            5º ANO                                                                                         

COMPONENTE CURRICULAR: Matemática

ATIVIDADE:

Leia e resolva com atenção as situações-problemas:

 2) Arme e resolva as divisões:

a) 287.654: 23 =

b) 348.976: 32 =

c) 453.980: 27 =

d) 467.890: 38 =

e) 478.903: 43 =

DATA: 24/08/2020 ( segunda- feira1h)        5° ano – EF I

COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

Livro NAME: Capítulo 7- Fotografia.

ATIVIDADES:

·         Leitura de imagens: observe as diferentes fotografias das páginas 76 e 77.

·         Responda às questões da seção ”Chuva de ideias”, da página 77.

·         Leitura dos textos: O que é fotografia;  Antes da fotografia da página 78.

·         Após ler o texto da página 78  responda as questões 1 e 2 na página 79.


DATA 25/08/2020  (3ª Feira)                          5º ANO                                                                                                

E.M.”Coronel Domingos Ferreira”

Monte Mor, 25 de agosto de 2020

Hoje é terça-feiraO dia está _________________

Nome:___________________

Bom dia!

“Deus, dai-me ânimo, paciência e fé, para enfrentar qualquer tempestade que vier. Amém

DATA  25  / 08  /2020  (3ª Feira)                        5º ANO                                                                                                

COMPONENTE CURRICULAR: História

ATIVIDADE: Elabore um texto com suas palavras sobre a chegada dos portugueses ao Brasil seguindo o seguinte esboço:

     Qual foi o meio de transporte utilizado;

     Motivo de ter vindo ao Brasil

     Itinerário

     Reação dos portugueses ao chegar

     O que eles encontraram e quem

Siga o critério de coerência e coesão para a sua produção textual e também atente para um número de linhas razoáveis ao seu critério a fim de que aborde o assunto de forma sucinta.


DATA  25  / 08  /2020  (3ª Feira)                        5º ANO        

COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física

ATIVIDADE:

1 – Continuando os jogos de tabuleiro, um jogo muito conhecido entre nós, e também muito antigo é jogo de Trilhas ou Moinho.  O moinho é o alinhamento de 3 peças.  Sua origem é certamente bem mais antiga. O desenho do tabuleiro semelhante foi encontrado em cavernas pré-históricas, na Áustria e em uma caverna na França. Encontrou-se tabuleiro no Egito, datadas de 1400 a.C., Srilanka (10 a.C) e num navio Viking, o Gokstad, de 900 a.C. Existem algumas variações com tabuleiros menores e menos peças, e maiores com mais peças da trilha que conhecemos.

Three Men’s Morris: tabuleiro pequeno e 3 peças para cada jogador.

Five Men’s Morris: Tabuleiro médio e 5 peças para cada jogador. Nine Men’s Morris: tabuleiro da trilha como é popularmente conhecido no Brasil e com 9 peças para cada jogador.

2 -  A segunda tarefa é construir um tabuleiro. Você pode fazer apenas um deles para jogar, mas seria legal experimentar as 3 variações, pois aumentam as jogadas e estratégias

3 – Agora vamos jogar. O jogo é bem simples. Nas 3 formas do jogo são dois jogadores  e em todos eles o objetivo é formar uma linha de 3 peças. Inicia sorteando quem irá começar colocando as peças no jogo, e de forma alternada cada jogador coloca uma peça até acabar. Se durante a colocação das peças o jogador na sua vez formar uma trilha, ele já pode retirar uma peça do adversário do tabuleiro. Se isso acontecer no jogo pequeno, o jogo acaba pois só tem 3 peças, e nos demais continua. As peças são movimentadas seguindo as linhas, o objetivo é bloquear o adversário e também formar trilha. Cada vez que uma trilha for formada, retira uma peça do adversário do jogo. O jogo termina quando alguém ficar com 2 peças.

 

DATA  26  / 08  /2020  (4ª Feira)                        5º ANO       

E.M.”Coronel Domingos Ferreira”

Monte Mor, 26 de agosto de 2020

Hoje é QUARTA-feiraO dia está _________________

Nome:___________________

Bom dia!

 COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa

ATIVIDADE:  Complete as frases com o fonema /Z/ usando as letras corretamente:

a)    Ao sair é bom apagar a lu___.

b)   Ele foi e__ilado durante a ditadura.

c)    A__ilo é um local para pessoas idosas que precisam de cuidados.

d)   Fazer tantos e__ercícios assim pode até parecer e__agero.

e)    Pobre menina que mora em um ca__ebre, e nós reclamando dessa ca__a grande, um ca__arão.

f)     Jean Pierre é um aluno e___emplar.

g)   No dia 20 de Novembro homenageamos __umbi dos Palmares, aquele que lutou pela liberdade.

h)   Ao completar 18 anos é obrigatório se alistar no e__ército.

     Correlacione as palavras que fazem parte do fonema (som) correspondente destacado:

 

( A ) Zebra

 

( B ) CHave

 

( C ) Saúde

 

(      ) fazenda

(      ) faxineiro

(      ) cozinheira

(      ) exuberante

(      ) caixinha

(      ) abacaxi

(      ) cuscuz

(      ) endereço

(      ) análise

(      ) ação

(      ) confissão


COMPONENTE CURRICULAR: Geografia

ATIVIDADE: Vamos entender mais as atividades econômicas revisando o Caderno de Atividades complementares NAME no capítulo 7 e assista ao vídeo para depois responder o que significa cada atividade econômica a seguir e cite alguns exemplos de cada uma delas:


1 - Agricultura:

2 - Pecuária:

3 - Indústria:


DATA: 26/08/2020 ( quarta- feira1h)


5° ano – EF I


COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

Assista ao vídeo a seguir para conhecer, brevemente, a história da fotografia.

ATIVIDADE:

·         Escreva o que entendeu sobre a história da fotografia doe acordo com o vídeo que você assistiu.

·         Imagine que não exista uma máquina fotográfica, e você precisa muito registrar um momento. Para isso você terá que desenhar uma cena ou um retrato, como se não houvesse fotografia.


 DATA 27/08/2020  (5ª Feira)                             5º ANO                                                                         

COMPONENTE CURRICULAR: Matemática

 E.M. “Coronel Domingos Ferreira”

Monte Mor, 27 de agosto de 2020

Hoje é quinta-feira

O dia está _____________________

Nome: ________________________

Bom dia!

Que o nosso dia seja de paz, amor, saúde, fé e o mais importante, a presença de Deus!”

ATIVIDADE:

 

COMPONENTE CURRICULAR: Ciências

 

LUZ E CALOR





DATA   28   /08 /2020  (6ª Feira)             5ºANO                                                                                       

COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa

ATIVIDADE: Marque COM UM  X a alternativa de cada item que possui palavras com o mesmo grupo de fonemas:

Questão 1:

a)    executivo, táxi, taxa e caixa.

b)   camisa, casamento, fazenda, existência e azul.

c)    cascalho, azeite, Luiz, Caxias e Brasil.

Questão 2:

a)    juízo, prejuízo, pesquisar e exibição.

b)   cascavel, sacudir, casamento e arroz.

c)    assobiar, azeite, azeitona e açúcar.

Questão 3;

a)    mexer, explorar, assistência e assessoria.

b)   Zacarias, reflexo, aproximar e exceder.

c)    cebola, açúcar, assaltante e auxiliar.


DATA   28   /08 /2020  (6ª Feira)             5ºANO                                                                                       

COMPONENTE CURRICULAR: INGLÊS

ATIVIDADE:

1.    Leia e interprete o texto “A City”, no livro de inglês, página 30. Em seguida, relacione o vocabulário abaixo. Por último, utilize o vocabulário abaixo e faça o exercício da página 31.

(a)  School                                                   (     ) Supermercado

(b)  Church                                                  (     ) Banca de Jornais

(c)  Snack bar                                              (     ) Farmácia

(d)  Park                                                       (     ) Igreja

(e)  Ice-cream parlor                                   (     ) Padaria

(f)   Supermarket                                         (     ) Escola

(g)  Newsstand                                            (     ) Lanchonete

(h)  Stationery Store                                   (     ) Sorveteria

(i)   Bakery                                                   (     ) Papelaria

(j)   Pharmacy                                              (     ) Parque

 

2.    Circule a palavra que representa a imagem.



Estabeleça a relação entre as imagens e o vocabulário, colocando o número dentro dos balões.



1.    Desembaralhe as letras e escreva a palavra na ordem correta. Consulte o exercício 


a.    U H R C H C - ____________________

b.    K U A T S P R M E R E - ____________________

c.    E Y B R A K - ______________________

d.    C H A Y P A M R - __________________

e.    S N T W E S D A N - _________________

f.     R K P A - __________________________


DATA 28/08/2020  (6ª Feira)                             5º ANO                                                                                        

COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física

ATIVIDADE:

Nessa aula, vamos dar um tempinho nos jogos de estratégia, e brincar um pouco com a criatividade e sorte.

1 – Todos conhecem o popular jogo da velha não é? O jogo da velha tradicional, onde temos que conseguir formar uma linha de 3 peças iguais, o X ou o O, certo? Nessa versão desenhe vamos precisar de duas garrafinhas de água com um pouco de água dentro de cada uma delas.

Em seguida, desenhe o tabuleiro da velha e use tampinhas ou algo que de pra fazer as peças, senão caneta mesmo.

Para jogar os dois vão lançar a garrafa tentando fazer ela parar em pé, que conseguir fazer a garrafa parar em pé tem o direito da jogada, e assim segue tentando. Vence quem conseguir formar a linha de 3.

 2 – O próximo jogo se chama Labirinto Moçambique. É muito simples e divertido de jogar.

Para esse jogo é preciso uma folha e uma caneta para desenhar o labirinto, duas tampinhas para jogar, e um pedacinho de papel ou outro objeto para disputar quem joga.  Desenho o labirinto como na foto abaixo, e coloque as tampinhas antes da primeira casa. Para disputar quem faz a jogada, é igual nas brincadeiras de rua que escolhe os jogadores, coloca o papel na mão atrás das costas, embaralha, e põe as mãos a frente para o parceiro bater na mão que ele acha que está o papel. Se ele acertar a mão, ele movimenta sua peça para o labirinto, e ele errar a mão ai você movimenta sua peça. Alterne uma vez de cada para tirar a sorte. Vence quem chegar na última casa primeiro. 

3 – Jogo dos palitos

Serão usados nesse jogo 3 palitos para cada participante.  Para jogar coloca-se as mãos atrás do corpo, seleciona quantos palitos você vai deixar na mão que fará a jogada (1,2 ou 3). Os demais participantes farão a mesma coisa. Todos colocam a mão fechada com os palitos escolhidos à frente, e cada um tenta adivinhar quantos palitos tem na jogada. Após os palpites, todos abrem as mãos e contam, e quem acertar a quantidade marca ponto tirando um palito seu do jogo. Vence quem terminar seus palitos primeiro.