quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Semana 4 - de 24 a 28/8 - Logística

 Gestão da Produção

Módulo 3 – Gestão da Produção

Alunos,

Nessa semana vamos fazer um resumo de tudo o que estudamos em Gestão da Produção sobre capacidade de produção e eficiência. Essa matéria vocês encontram nos materiais postados referente as semanas de 20 à 24 de Julho, 03 à 07 de Agosto e 10 à 14 de Agosto.  Não vou chamar de avaliação mais posso dizer que é uma forma de verificação do quanto vocês assimilaram dos conteúdos passados.

Segunda-feira, dia 24

Atividade 1

 

1. Para responder as questões abaixo ler o material que passei no grupo dia 19/08 sobre “Resumo das capacidades de produção”

a. O que é Capacidade instalada?

b. O que é Capacidade disponível?

c. O que é Grau de disponibilidade?

d. O que é Capacidade Efetiva?

e. O que é Capacidade Real?

f. O que é Grau de Utilização?

g. O que é Índice de Eficiência?


Terça-feira, dia 25

Atividade 2

 

a. Quando a empresa for criar a projeção de vendas para fazer o orçamento empresarial, vai precisar saber qual é a sua capacidade produtiva. Imagine um indústria que produz camisetas no valor de R$ 150,00 cada. Está no planejamento estratégico da empresa chegar a um faturamento de R$ 8.250.000,00 por mês.

Calcular quantas camisetas serão necessárias produzir para alcançar essa meta.

b. Para saber se a indústria tem possui essa capacidade de produção, o controller conversou com o gerente de produção que informou que a sua capacidade produtiva era de 48.000 peças.

Calcular em percentual quanto isso representa sobre a projeção de vendas.

c. O primeiro passo para entender a capacidade produtiva é calcular a capacidade de máquina por hora. Vamos imaginar a fábrica da indústria de camisetas. Sua planta possui 50 máquinas que são utilizadas por operadores por 16 horas.

Calcular a capacidade instalada da fábrica.

d. Definindo a capacidade disponível, vamos supor que um colaborador leve meia hora (0,5 horas) em uma máquina para criar uma camiseta.

Considerando a capacidade instalada que calculamos no item C, determinar quantas camisetas serão produzidas por dia.

e. Vamos imaginar agora que além da camiseta que leva meia hora para ser fabricada, a mesma fábrica produza lenços que levam 15 minutos (0,25 horas) na máquina. Considerando a capacidade instalada calculada no item C e uma combinação possível determinada pelo gestor comercial seria de 50% das horas para produção de camisetas e 50% das horas para a produção de lenços.

Calcular dentro dessa programação, a quantidade de camisetas e a quantidade de lenços que seriam produzidos.

f) Para que os cálculos não fiquem muito longe da realidade, é necessário também um planejamento de perdas planejadas baseando-se em fatores mais fáceis de prever como manutenção preventiva, por exemplo. Vamos supor que a Indústria do nosso exemplo perca diariamente 3% das peças.

Subtraindo essa perda de 3% quantas camisetas e quantos lenços a indústria fabricaria por dia?

Responder: Qual das capacidades acabamos de calcular?

g) Continuando com o exemplo da indústria de camisetas, temos que considerar também as perdas não planejadas. Supomos que essas perdas giram em torno de 5% por dia.

Subtraindo essa perda de 5% quantas camisetas e quantos lenços agora a indústria fabricaria por dia?

Responder: Qual das capacidades acabamos de calcular?

h) Para saber sobre a taxa de utilização, ou seja, sobre o Grau de Utilização das máquinas temos que dividir a Capacidade Efetiva pela capacidade disponível e multiplicar por 100. Quanto maior for a porcentagem, mais próximo da capacidade produtiva o negócio está operando.

Calcular o Grau de Utilização para esta empresa.

i) Como posso aumentar a capacidade produtiva, ou seja, aumentar o Grau de utilização?

j) No último caso, o controller precisa analisar a viabilidade dos investimentos a serem realizados. Será necessário analisar o quanto de retorno o investimento trará para a empresa.

Esse resultado eu consigo através da análise do Índice de Eficiência que é calculado dividindo a capacidade real pela capacidade efetiva e multiplicando por 100.

Calcular o Índice de eficiência para esta empresa.

 

Quarta-feira, dia 26

Atividade 3

 

Resolver as questões sobre eficiência de produção abaixo:

a. Albertina trabalhou 6 horas no envazamento de potes de achocolatados, produzindo um total de 280 caixas. Sabendo-se que a quota horária é de 60 caixas, calcule a eficiência.

b. João trabalhou 4 horas na operação de mistura, produzindo 8300 kg de material misturado. Sabendo-se que a quota horária é de 2300 kg, calcule a eficiência.

c. Com base nos exemplos 1 e 2, qual foi o mais eficiente Albertina ou João.

d. Uma operadora trabalhou durante o dia nos seguintes horários: 7:00 às 11:00 horas e 13:00 às 17:00 horas, produzindo no total 136 máquinas. Sabendo-se que o tempo padrão é de 3 min por máquina, calcule a eficiência padrão desta operadora. 

e. Ricardo trabalhou na operação de rosquear durante 90 minutos, produzindo 180 peças de uma operação cujo tempo padrão é de 0,45 min. Guilherme, seu companheiro, trabalhou na operação de estampar durante 120 minutos, produzindo 350   na operação cujo tempo padrão é de 0,33 minutos. Calcule e responda quem foi mais eficiente.

f. Calcule as quotas de produção abaixo:

a) Período de tempo = 450 min - Tempo padrão por peça = 0,45 min

b) Período de tempo = 480 min - Tempo padrão por caixa = 0,60 min

c) Período de tempo = 2 horas - Tempo padrão por fardo = 0,30 min.

d) Período de tempo = 576 min. - Tempo padrão por saco = 0,40 min.

g. Uma confecção está com um gargalo de produção na operação de rebater o elástico. Sabendo-se que o tempo padrão é de 0,40 minutos por peça e que a operadora trabalha em um turno de 528 minutos, qual a quota diária de produção?

Para produzirmos 5000 peças quantos minutos necessitamos?

 

Quinta-feira, dia 27

Atividade 4

 

Definir a capacidade para vários produtos:

Uma empresa fabrica 3 itens em uma única máquina. Patins que levam 30 min (0,50 hora) por peça, Bonecas que levam 15 min (0,25 hora) por peça e Bola que levam 12 min (0,20 hora) por peça. Sendo assim, a gestão da empresa decidiu dividir 480 horas da sua capacidade disponível da seguinte forma:

25% das 480hs para produção de Bonecas;

25% das 480hs para produção de Bolas;

50% das 480hs para produção de Patins.

Calcular a quantidade de peças de cada item para a capacidade disponível.

Supomos que na Capacidade Efetiva somando todas as paradas planejadas houve uma perda de 3% na quantidade de cada item acima.

Calcular a quantidade de peças de cada item para a Capacidade Efetiva.

Bonecas

Bolas

Patins

Supomos ainda que na Capacidade Real somando todas as paradas não planejadas houve uma perda de 5% na quantidade de cada item acima.

Calcular a quantidade de peças de cada item para a Capacidade Real.

Bonecas

Bolas

Patins

Sexta-feira, dia 28

Atividade 5

 

Leia o texto abaixo!

A firma Couros do Brasil Ltda., sob o nome fantasia de Selaria Papucaia, ficou famosa no ramo de indústria e comércio de produtos de couro, tendo como principal atividade a fabricação de selas. Seus produtos são comercializados no município e cidades vizinhas. Há 20 anos, “seu” Célio passou a comandar a empresa, que vem de muitas gerações.  

Porém, hoje em dia ela não anda muito bem... “Seu” Célio vem enfrentando dificuldades para movimentar suas vendas. Na região, já existem empresas concorrentes, com um nível de organização muito mais elevado do que o dele. Você saberá por quê.

 A Selaria Papucaia não possui espaços definidos para cada setor. Móveis e utensílios não estão bem arranjados. Não há local apropriado para a fabricação, comercialização e armazenamento de produtos.

A matéria-prima para a produção das selas vive depositada em vários lugares, dificultando a busca na hora da utilização. O local de comercialização dos produtos acabados está dividido com o da matéria-prima e com alguns instrumentos de fabricação. Isso tudo causa uma tremenda confusão, e a desorganização é geral.

 A área de fabricação é um caos, pois em volta há matérias-primas e objetos em desuso: matéria-prima em excesso, matéria-prima estragada, móveis danificados e moldes que a empresa utiliza para a fabricação de seus produtos. Mas a situação não para por aí!  

Não há móveis e estrutura adequados para que os funcionários desempenhem suas funções. Além disso, os funcionários que atuam na fabricação estão permanentemente expostos ao contato com o público e com clientes, que interferem no rendimento de cada um deles. Essa estrutura física vem até dificultando a limpeza diária da empresa.

 

Agora é com você. Mãos à obra!     

Imagine que você tenha conhecido seu Célio e que ele tenha resolvido contratar os seus serviços para melhorar a produção e a opção da Selaria Papucaia. Você acabou de conhecer a história de “seu” Célio. Ele é proprietário de uma organização, ou melhor, “desorganização”, que não vem dando certo. Pense então:    

O que você mudaria na organização física da empresa de “seu” Célio para melhorar a produção e a operação?  Registre todas as suas suas ideias, Que local escolher;

Como arrumar as máquinas e operários no espaço escolhido de modo que a produção caminhe da melhor maneira;

  

Obs.: Terá premiação para o projeto mais atraente e eficiente. Portanto, não tenham medo de inovar. Boa Sorte!