Atenção aos comandos do que precisa ser feito para não copiar mais que o necessário. Não precisa copiar tudo!
LEIA O TEXTO
Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
COPIE NO CADERNO
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Segunda-feira, dia 10___
Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo
PAUTA: Avaliação diagnóstica
Data: 10/08/2020
Clique e responda as questões nesse link (o professor vai receber para dar as notas de participação ou avaliação):
https://forms.gle/5WFEJjr12kU5xTiL7Se não conseguir, faça no caderno copiando apenas as suas respostas. Não precisa copiar tudo!
Leia o texto e responda às questões 01 e 02.
A incapacidade de ser verdadeiro
Paulo tinha fama de mentiroso. Um dia chegou
em casa dizendo que vira no campo dois
dragões-da-independência cuspindo fogo e
lendo fotonovelas.
A mãe botou-o de castigo, mas na semana
seguinte ele veio contando que caíra no pátio
da escola um pedaço de lua, todo cheio de
buraquinhos, feito queijo, e ele provou e tinha
gosto de queijo.
Desta vez Paulo não só ficou sem sobremesa,
como foi proibido de jogar futebol durante quinze
dias.
Quando o menino voltou falando que todas as
borboletas da Terra passaram pela chácara de
Siá Elpídia e queriam formar um tapete voador
para transportá-lo ao sétimo céu, a mãe decidiu
levá-lo ao médico.
Após o exame, o Dr. Epaminondas abanou a
cabeça:
— Não há nada a fazer, Dona Coló. Este menino
é mesmo um caso de poesia.
Disponível em: <https://www.veredasdotexto.com/post/2016/04/01/a-incapacidade-de-ser-verdadeiro-carlosdrummond-de-andrade>. Acesso em: 05 agosto 2020.
1. Porque o menino foi levado ao médico? *
________________________
2. Em “[...] Quando o menino voltou falando que todas as borboletas da Terra passaram pela chácara Siá Elpídia e queriam formar um tapete voador para transportá-lo ao sétimo céu, a mãe decidiu levá-lo ao médico[...]”, os verbos "passaram" e "queriam" estão concordando diretamente com *
A) mãe.
B) chácara.
C) borboletas.
D) menino.
Leia a tirinha e responda às questões 03 e 04.
3. De acordo com a tirinha, o personagem estava pensando *
1 ponto
(A) somente no seu passado;
(B) somente no seu presente;
(C) somente no seu futuro;
(D) no seu passado, presente e futuro.
4. No último quadrinho, o que o personagem quis dizer sobre o trânsito? *
(A) que está mais ou menos;
(B) que no futuro estará pior;
(C) que pode melhorar;
(D) que já foi bom.
Leia o texto e responda às questões 5, 6 e 7.
O menino e o lobo
Um menino, pastor de ovelhas, havia ganhado um apito para que soprasse em caso de perigo. Como ele passava grande parte do dia nos campos com seu rebanho de ovelhas, era necessário um meio de comunicação, numa emergência.
Num dia calmo de sol, enquanto as ovelhas pastavam tranquilamente, o menino resolveu soprar o apito só para verificar o que aconteceria.
Ao ouvir o alarme, toda a aldeia correu para salvá-lo do perigo iminente. Mas não havia perigo. Estava tudo no mais completo sossego. Só se ouviam os risos do pastorzinho, que achou aquela correria toda muito engraçada.
Passados alguns dias, o menino soprou de novo o apito. E, de novo, a aldeia toda veio em seu socorro. Mas só encontraram o pastorzinho rindo às gargalhadas do susto que pregara.
Aconteceu, porém, de um enorme lobo faminto aparecer por aquela pastagem. E antes de atacar o rebanho, resolveu perseguir o menino. Este, mais do que rápido, soprou o apito. Como ninguém apareceu em seu socorro, soprou mais uma vez. E outra mais. Em vão. Apesar de ouvirem o apito desesperado, todos pensaram ser outra brincadeira do pastorzinho.
Correndo para salvar a sua vida, o menino ainda teve tempo de perceber que, na boca de um mentiroso, até a mais pura verdade parece mentira.
A verdade é sempre o melhor caminho.
(La Fontaine. “Livro das Fábulas”)
Fonte: https://acessaber.com.br/tag/atividade-de-portugues-7o-ano/
5. Qual foi o objetivo do apito dado ao menino?
____________________________
6. No trecho “Este, mais do que rápido, soprou o apito.”, o pronome ESTE retoma
1 ponto
A) um lobo faminto.
B) o rebanho.
C) o menino.
D) o apito.
7. Na passagem “a verdade é sempre o melhor caminho.”, o narrador:
A) faz um apelo.
B) levanta uma hipótese.
C) expõe um ensinamento.
Leia este poema, escrito por Patativa do Assaré, e responda às questões 8, 9 e 10.
Cresci entre os campos belos
De minha adorada Serra,
Compondo versos singelos
Brotados da própria terra,
Inspirados nos primores
Nos campos com suas flores
De variados formatos
Que pra mim são obras-primas,
Sem nunca invejar as rimas
Dos poetas literatos.
(Ispinho e fulô. Fortaleza: UECE, 2001).
8. O poema lido tem a finalidade de
a) contar uma história de vida.
b) caracterizar a Serra, onde vivia o poeta.
c) destacar a importância da criação de versos.
d) criticar a obra dos poetas literatos.
9. Em todos os versos, nota-se a marca da 1ª pessoa, exceto em
a) “Cresci entre os campos belos”.
b) “De minha adorada Serra”.
c) “Brotados da própria terra”.
d) “Que pra mim são obras-primas”.
10. No poema, as palavras flores, singelos e invejar são, respectivamente:
a) substantivo, verbo e adjetivo.
b) adjetivo, adjetivo e substantivo.
c) substantivo, adjetivo e verbo.
d) verbo, substantivo e pronome.
Matemática______Estimativa: 2h de estudo
PAUTA: Sistema de numeração decimal
Explicação sobre a origem dos números.
Videoaula sobre os números do nosso dia a dia.
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
Leia a introdução a seguir:
1. Um pouco da história dos números
Hoje, podemos responder à pergunta acima com facilidade, mas nem sempre foi assim. A humanidade levou muito tempo para construir a ideia de número.
Antigamente, a Matemática não existia na forma que conhecemos hoje. Na maior parte da história da humanidade, as pessoas não sabiam contar!
E como elas aprenderam?
Provavelmente a partir de suas necessidades práticas. Quando as antigas civilizações começaram a criar animais e a plantar, contar passou a ser importante para que pudessem controlar o que possuíam.
Assista esta videoaula para uma explicação mais detalhada:
Se usar o PDF, acesse o link - https://www.youtube.com/watch?v=6HNOg12ExEI
Aprendendo a contar
Veja uma situação que pode ter acontecido em um tempo bem distante...
De manhã, a pastora separava uma pedrinha para cada ovelha que levava para pastar. Essas pedrinhas eram guardadas em um saquinho.
À tarde, a pastora comparava a quantidade de ovelhas que voltava do pasto com a quantidade de pedrinhas do saquinho. Se não sobrassem pedrinhas após a passagem do rebanho, ela sabia que todas as ovelhas haviam voltado.
Desde a utilização das pedrinhas, muito tempo se passou. Hoje, usamos os números para contar, medir, ordenar, identificar... Vale sempre a pena lembrar quanto a humanidade trabalhou para chegar até aqui.
Número e numeral
Numeral é a forma usada para expressar um número.
O numeral pode ser um símbolo gráfico, uma palavra ou um gesto.
Para representar um mesmo número, podemos usar numerais diferentes.
Veja alguns numerais que representam o número cinco:
Na linguagem comum, costumamos usar a palavra número no lugar da palavra numeral.
COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
1. Escreva com suas palavras a importância de se usar números em nosso cotidiano.
2. Dê exemplos de três situações diferentes onde são estes utilizados.
Terça-feira, dia 11___
Geografia_______Estimativa: 1h30 de estudo
PAUTA: O que é Geografia?Leia o texto e responda as questões:
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
O que é Geografia?
A Geografia é a ciência responsável por compreender o espaço e a relação que ele possui com o ser humano. Dizer que a Geografia é uma ciência implica considerar que ela possui as suas próprias perspectivas metodológicas e o seu objeto de estudo, sendo uma área abrangente do conhecimento e responsável por influenciar várias aplicabilidades, além de possuir várias subáreas.
O que a Geografia estuda?
A Geografia estuda o espaço geográfico, ou seja, todo o espaço terrestre produzido pelo homem ou que possui direta ou indireta relação com este. Sendo assim, o estudo das sociedades urbana e rural, o uso e apropriação dos recursos naturais e as dinâmicas naturais fazem parte dos estudos geográficos.
Em termos gerais, a Geografia costuma ser dividida em Regional e Geral, sendo essa última novamente subdividida em Física e Humana, muito embora os geógrafos venham procurando, cada vez mais, estabelecer uma correlação entre os fenômenos humanos e naturais. No organograma a seguir, podemos ter uma melhor noção da estruturação da Geografia.
A Geografia Regional, como o próprio nome aponta, parte de estudos localizados, regionais, pautando-se mais pelas características específicas dos locais do que por generalizações ou raciocínios universais. Algumas correntes de pensamento, inclusive, acreditam na concepção de unir o todo pelas partes, ou seja, sistematizar os conhecimentos regionais para, a partir deles, compreender todo o mundo. Esse pensamento difundiu-se através de Vidal de La Blache, um importante geógrafo francês do final do século XIX e início do século XX.
A Geografia Física, por sua vez, estuda o relevo terrestre, bem como a intervenção da ação humana sobre ele, atuando também em sistemas de planejamento ambiental, agrário e urbano. Essa área sistematiza-se a partir da compreensão de quatro grandes compartimentações da realidade: a litosfera (camada rochosa da Terra), a hidrosfera (os cursos d'água), a atmosfera (o clima e seus efeitos) e a biosfera (as vegetações e a distribuição dos seres vivos).
Já a Geografia Humana é pautada em compreender a reprodução das atividades humanas sobre o espaço, como o crescimento das cidades, a dinâmica do espaço econômico, o meio agrário e rural, as dinâmicas demográficas, entre outros temas.
Além disso, existem alguns conceitos que, juntamente ao espaço geográfico, constituem-se como o cerne do pensamento geográfico, com destaque para os seguintes temas: território, lugar, paisagem e região.
O território é, basicamente, o espaço apropriado pelas relações de poder ou pertencimento. Ele pode apresentar fronteiras naturais, políticas e culturais, nem sempre fixas ou plenamente visíveis. Ele possui diferentes formas que variam com o tempo e com a área de abrangência, além de também se apresentar estruturado em redes, a exemplo dos territórios dos traficantes, que se estruturam em células interligadas que se constituem em diferentes lugares.
O lugar forma um característica mais compreensiva, sendo considerado como o espaço conforme a percepção humana, constituindo-se a partir de relações de afeição e identidade. Um exemplo de lugar, para uma pessoa, é a fazenda onde ela passou a infância ou a rua onde se encontrava a sua escola.
A paisagem é, grosso modo, a expressão externa no espaço ou a forma como este é apreendido pelos sentidos humanos: visão, audição, paladar, tato e olfato. Ela representa tudo aquilo que o ser humano pode ver, tocar, cheirar, sentir e experimentar. Alguns exemplos são a paisagem das cidades, do meio rural, das construções, entre outras.
A região é a compartimentação do espaço a partir de um critério previamente estabelecido. É possível regionalizar, por exemplo, a área de uma cidade conforme a renda média dos habitantes ou com base nos diferentes costumes culturais ou feições do relevo. Trata-se, então, de uma apreensão intelectual da realidade.
Além desses conceitos, existiram ou ainda existem outras importantes categorias da Geografia, como a posição geográfica, a localização, os gêneros de vida, o cotidiano, entre inúmeras outras. A Geografia é, assim, uma ciência ampla que carrega consigo a importante missão de revelar as diferentes características sociais e naturais reproduzidas no âmbito do espaço terrestre.
COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
1. Assinale, a seguir, a alternativa que melhor indica o conceito atual de espaço geográfico:
a) Compreende o substrato superficial onde habitam os seres vivos terrestres.
b) Abrange o meio físico da Terra e suas dinâmicas naturais, tais como o clima, o relevo e a vegetação.
c) É o resultado da interação mediada pelas técnicas entre as práticas humanas e suas sociedades com a superfície terrestre e seus elementos.
d) É tudo aquilo que pode ser contemplado pela visão em um ambiente imediatamente próximo.
e) É o “palco” das práticas sociais, caracterizando-se por ser um receptáculo das ações antrópicas.
2. A Geografia se expressou e se expressa a partir de um conjunto de conceitos que, por vezes, são considerados erroneamente como equivalentes, a exemplo do uso do conceito de espaço geográfico como equivalente ao de paisagem, entre outros.
Considerando os conceitos de espaço geográfico, paisagem, território e lugar, assinale a alternativa INCORRETA.
a) A paisagem geográfica é a parte visível do espaço e pode ser descrita a partir dos elementos ou dos objetos que a compõem. A paisagem é formada apenas por elementos naturais; quando os elementos humanos e sociais passam a integrar a paisagem, ela se torna sinônimo de espaço geográfico.
b) O espaço geográfico é (re)construído pelas sociedades humanas ao longo do tempo, através do trabalho. Para tanto, as sociedades utilizam técnicas de que dispõem segundo o momento histórico que vivem, suas crenças e valores, normas e interesses econômicos. Assim, pode-se afirmar que o espaço geográfico é um produto social e histórico.
c) O lugar é concebido como uma forma de tratamento geográfico do mundo vivido, pois é a parte do espaço onde vivemos, ou seja, é o espaço onde moramos, trabalhamos e estudamos, onde estabelecemos vínculos afetivos.
d) Historicamente, a concepção de território associa-se à ideia de natureza e sociedade configuradas por um limite de extensão do poder. A categoria território possui uma relação estreita com a de paisagem e pode ser considerada como um conjunto de paisagens contido pelos limites políticos e administrativos de uma cidade, estado ou país.
3. O que a geografia estuda?
4. Quais são o 5 sentidos humanos citados no texto falando de paisagem?
História_______Estimativa: 1h30 de estudo
PAUTA: O que é História? Qual a sua importância?
Professora
Lívia Sgarbosa
ORIENTAÇÕES:
- Antes de iniciar a atividade registre no seu caderno a pauta e a data de hoje. É muito importante neste momento que o seu caderno esteja organizado e com todo conteúdo que vamos estudar.
- Orientações, registe as questões no seu caderno de História, isso facilita sua organização, bem como contribui para a fixação e entendimento dos conteúdos tratados.
- Se preferir você também pode responder pelo formulário do Google Forms
O que é História? Qual a sua importância?
A palavra “história” nasceu na Grécia Antiga e significava “investigação”. Foi o grego Heródoto, considerado o “pai da História”, que pela primeira vez, empregou esta palavra com o sentido de investigação do passado.
Se você pensou em responder, que História é simplesmente o estudo do passado, com muitos fatos, nomes e datas, valorizando os heróis, os poderosos... pode parar! Tá na hora de você rever seus conceitos!
A História é uma ciência viva, ela busca entender como os homens se organizaram e se desenvolveram desde o passado até os nossos dias. É a ciência do passado e do presente, um e outro inseparáveis.
A História serve para interpretar o passado, tendo em vista a compreensão do presente.
O objetivo é adquirir consciência do que FOMOS para transformar o que
SOMOS. Transformar para melhor.
Assim, num país como o Brasil, marcado por tantas injustiças sociais, o estudo da história pode servir para ampliar nossa consciência sobre a imensa e urgente tarefa de construir uma sociedade mais justa, mais digna e mais fraterna.
RESPONDA AS QUESTÕES NO SEU CADERNO OU CLIQUE NO LINK E RESPONDA NO GOOGLE FORMS (a professora vai receber para dar as notas de participação ou avaliação):
1. Na sua opinião, qual é a importância do estudo da História para a sua vida?
2. Qual a origem da palavra história?
3. Qual o objetivo do estudo da História?
4. Você considera que o Brasil é uma sociedade justa? Explique sua resposta.
Educação Física__Estimativa: 1h de estudo
FIQUE ATENTO ÀS TURMAS:
TURMA 1, MAIORES DE 18 ANOS.
TURMA 2, MENORES DE 18 ANOS, SEM AFASTAMENTO.
PAUTA TURMA 1: alongamento sentado
Vamos fazer exercícios e alongamento para o corpo que podem ser realizados em casa.
PDF link - https://www.youtube.com/watch?v=xcM3aaBl-8U
PAUTA TURMA 2: Atletismo
O que é Atletismo? Atletismo é o grupo de modalidades esportivas que reúne corrida, salto e arremesso.
As provas de atletismo podem ocorrer no campo, na rua ou no estádio, de forma individual ou por revezamento de atletas.
Sugestão de ATIVIDADES que podemos fazer para desenvolver o Atletismo.
- Corridas
- Pega pega
- Rouba bandeira
- Salto em altura com a corda
- Salto em distancia (risco no chão, corda etc..)
- Lançar a bola no alvo
Clique e responda as questões nesse link (o professor vai receber para dar as notas de participação ou avaliação):
Se não conseguir, faça no caderno copiando apenas as suas respostas. Não precisa copiar tudo!
COPIE NO CADERNO
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Faça uma pesquisa sobre o Atletismo e responda as questões!
1- O atletismo teve origem em qual civilização?
( ) Asiática
( ) Mesopotâmia
( ) Maia
( ) Grega
( ) Chinesa
2- Marque a opção que corresponde a 'corridas de velocidade mais famosa'.
( ) 800 m
( ) 1000 m
( ) 100 m
( ) 600 m
( ) 1.200 m
Se puder, assista o filme abaixo:
Filme: RAÇA
SINOPSE E DETALHES
Cinebiografia de Jesse Owens (Stephan James), atleta negro americano que ganhou quatro medalhas de ouro nas Olimpíadas de Berlim, em 1936, superando corredores arianos em pleno regime nazista de Adolf Hitler.
Depois desse belo filme, aqui fica minha proposta uma Sugestão/desafio!!!
Criar uma atividade de atletismo, pode ser circuito/corridas, saltos ou arremessos.
Registre cada momento desse programa em família, e se puder compartilhe! WhatsApp, Professor Pedro 19 99317-0044.
Quarta-feira, dia 12___
Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo
PAUTA: Avaliação diagnósticaData: 12/08/2020
Clique e responda as questões nesse link (o professor vai receber para dar as notas de participação ou avaliação):https://forms.gle/S6ifrdTTHNfWYQBv7
Se não conseguir, faça no caderno copiando apenas as suas respostas. Não precisa copiar tudo!
O que é fábula?A fábula é uma narrativa, na qual as personagens são geralmente animais que possuem características humanas. Pode ser escrita em prosa (narrativa) ou em verso e é sempre traz uma lição de moral na conclusão da história.
A fábula está presente em nosso meio há muito tempo e, desde então, é utilizada com fins educacionais. Muitos provérbios populares vieram da moral contida nessa narrativa, como, por exemplo: “A pressa é inimiga da perfeição”, "Um amigo na hora da necessidade é um amigo de verdade”, entre outros.
Portanto, sempre que redigir uma fábula lembre-se de ter um ensinamento em mente. Além disso, o diálogo entre as personagens deve estar presente, uma vez que trata-se de uma narrativa.Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/redacao/fabula.htm
A cigarra e a formigaA cigarra, sem pensar em guardara cantar passou o verão.Eis que chega o inverno, e então,sem provisão na despensa,como saída, ela pensaem recorrer a uma amiga:sua vizinha, a formiga,pedindo a ela, emprestado,algum grão, qualquer bocadoaté o bom tempo voltar.– Antes de agosto chegar,pode estar certa a Senhora:pago com juros, sem mora.Obsequiosa, certamentea formiga não seria.– Que fizeste até outro dia?perguntou à imprevidente.– Eu cantava, sim Senhora,noite e dia sem tristeza.– Tu cantavas? Que beleza!Muito bem: pois dança, agora… (La Fontaine)
1. De acordo com o texto, por que a cigarra não possuía provisão na despensa? *a) Porque passou o verão comendo.b) Porque passou o verão cantando.c) Porque se esqueceu de guardar.d) Porque tudo estragou durante o verão.
2. Qual a solução encontrada pela cigarra para resolver seu problema? *a) Saiu em busca de trabalho.b) Mendigou pelos arredores.c) Pediu ajuda a alguém próximo a ela.d) Aproveitou para fazer uma dieta.
3. As fábulas têm o propósito de passar ensinamentos. A partir do ponto de vista da formiga, qual ditado popular melhor representaria a moral dessa fábula?a) Primeiro o dever, depois o prazer.b) Nem tudo que reluz é ouro.c) Quem sai na chuva é pra se molhar.d) Quem com ferro fere, com ferro será ferido.
4. Observe o contexto em que as seguintes palavras estão e assinale a opção em que o significado não corresponde à palavra retirada do texto: *a) provisão: mantimentosb) obsequiosa: que presta favoresc) imprevidente: precavida, cautelosad) sem mora: sem demora.
5. Observando a situação da cigarra, que ditado popular melhor representaria o ensinamento da fábula? *a) Nunca troque o certo pelo duvidoso.b) Casa de ferreiro; espeto de pau.c) Pobre de quem pede ajuda a quem só sabe fazer o mal.d) Filho de peixe, peixinho é.
6. Observando a situação da cigarra, que ditado popular melhor representaria o ensinamento da fábula? *a) Nunca troque o certo pelo duvidoso.b) Casa de ferreiro; espeto de pau.c) Pobre de quem pede ajuda a quem só sabe fazer o mal.d) Filho de peixe, peixinho é.
7. Chamamos de ironia o modo de expressão que consiste em dizer o contrário do que realmente se pensa, com a intenção de ridicularizar. Assim, em qual dos trechos podemos perceber que a personagem utilizou a ironia em sua fala? *a) “Antes de agosto chegar […] pago com juros…”b) “Eu cantava, sim Senhora, noite e dia…”c) “Que fizeste até outro dia?”d) “Tu cantavas? Que beleza!”
8. Dependendo do contexto em que as palavras se encontram, elas podem assumir outros significados. Em qual frase a palavra dança foi utilizada com o mesmo sentido do texto? *a) Mariana aprendeu uma nova dança.b) Se não estudar, você dança na prova.c) Ele dança sem vontade.d) Faltam dois minutos para a apresentação do grupo de dança.
9. Pelo que você leu na fábula, qual a qualidade poderia ser atribuída à formiga? *a) mesquinhab) generosac) solidáriad) impaciente
10. Que lição de moral pode-se tirar desta fábula? Escreva conforme o que você compreendeu. *_________________________
PAUTA: Avaliação diagnóstica
Data: 12/08/2020
Clique e responda as questões nesse link (o professor vai receber para dar as notas de participação ou avaliação):
https://forms.gle/S6ifrdTTHNfWYQBv7Se não conseguir, faça no caderno copiando apenas as suas respostas. Não precisa copiar tudo!
O que é fábula?
A fábula é uma narrativa, na qual as personagens são geralmente animais que possuem características humanas. Pode ser escrita em prosa (narrativa) ou em verso e é sempre traz uma lição de moral na conclusão da história.
A fábula está presente em nosso meio há muito tempo e, desde então, é utilizada com fins educacionais. Muitos provérbios populares vieram da moral contida nessa narrativa, como, por exemplo: “A pressa é inimiga da perfeição”, "Um amigo na hora da necessidade é um amigo de verdade”, entre outros.
Portanto, sempre que redigir uma fábula lembre-se de ter um ensinamento em mente. Além disso, o diálogo entre as personagens deve estar presente, uma vez que trata-se de uma narrativa.
Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/redacao/fabula.htm
A cigarra e a formiga
A cigarra, sem pensar
em guardar
a cantar passou o verão.
Eis que chega o inverno, e então,
sem provisão na despensa,
como saída, ela pensa
em recorrer a uma amiga:
sua vizinha, a formiga,
pedindo a ela, emprestado,
algum grão, qualquer bocado
até o bom tempo voltar.
– Antes de agosto chegar,
pode estar certa a Senhora:
pago com juros, sem mora.
Obsequiosa, certamente
a formiga não seria.
– Que fizeste até outro dia?
perguntou à imprevidente.
– Eu cantava, sim Senhora,
noite e dia sem tristeza.
– Tu cantavas? Que beleza!
Muito bem: pois dança, agora…
(La Fontaine)
1. De acordo com o texto, por que a cigarra não possuía provisão na despensa? *
a) Porque passou o verão comendo.
b) Porque passou o verão cantando.
c) Porque se esqueceu de guardar.
d) Porque tudo estragou durante o verão.
2. Qual a solução encontrada pela cigarra para resolver seu problema? *
a) Saiu em busca de trabalho.
b) Mendigou pelos arredores.
c) Pediu ajuda a alguém próximo a ela.
d) Aproveitou para fazer uma dieta.
3. As fábulas têm o propósito de passar ensinamentos. A partir do ponto de vista da formiga, qual ditado popular melhor representaria a moral dessa fábula?
a) Primeiro o dever, depois o prazer.
b) Nem tudo que reluz é ouro.
c) Quem sai na chuva é pra se molhar.
d) Quem com ferro fere, com ferro será ferido.
4. Observe o contexto em que as seguintes palavras estão e assinale a opção em que o significado não corresponde à palavra retirada do texto: *
a) provisão: mantimentos
b) obsequiosa: que presta favores
c) imprevidente: precavida, cautelosa
d) sem mora: sem demora.
5. Observando a situação da cigarra, que ditado popular melhor representaria o ensinamento da fábula? *
a) Nunca troque o certo pelo duvidoso.
b) Casa de ferreiro; espeto de pau.
c) Pobre de quem pede ajuda a quem só sabe fazer o mal.
d) Filho de peixe, peixinho é.
6. Observando a situação da cigarra, que ditado popular melhor representaria o ensinamento da fábula? *
a) Nunca troque o certo pelo duvidoso.
b) Casa de ferreiro; espeto de pau.
c) Pobre de quem pede ajuda a quem só sabe fazer o mal.
d) Filho de peixe, peixinho é.
7. Chamamos de ironia o modo de expressão que consiste em dizer o contrário do que realmente se pensa, com a intenção de ridicularizar. Assim, em qual dos trechos podemos perceber que a personagem utilizou a ironia em sua fala? *
a) “Antes de agosto chegar […] pago com juros…”
b) “Eu cantava, sim Senhora, noite e dia…”
c) “Que fizeste até outro dia?”
d) “Tu cantavas? Que beleza!”
8. Dependendo do contexto em que as palavras se encontram, elas podem assumir outros significados. Em qual frase a palavra dança foi utilizada com o mesmo sentido do texto? *
a) Mariana aprendeu uma nova dança.
b) Se não estudar, você dança na prova.
c) Ele dança sem vontade.
d) Faltam dois minutos para a apresentação do grupo de dança.
9. Pelo que você leu na fábula, qual a qualidade poderia ser atribuída à formiga? *
a) mesquinha
b) generosa
c) solidária
d) impaciente
10. Que lição de moral pode-se tirar desta fábula? Escreva conforme o que você compreendeu. *
Matemática_______Estimativa: 2h de estudo
PAUTA: Conhecendo símbolo e regras.
Sistema de numeração egípcio
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
Leia a introdução a seguir:
2. Criando símbolos e regras
Outra dificuldade que as pessoas provavelmente encontravam, há milhares de anos, era trabalhar com grandes quantidades. Afinal, registrar essas quantidades empilhando pedras ou fazendo marcas na madeira era difícil e pouco prático.
Daí veio a ideia de agrupar, para visualizar melhor as quantidades, criando símbolos especiais para esses agrupamentos e regras para registrar quantidades com esses símbolos. Surgiam, então, os primeiros sistemas de numeração.
O sistema de numeração egípcio
Os antigos egípcios contavam formando grupos de 10 elementos.
Observe, na tabela, que cada símbolo representa 10 vezes o que o símbolo anterior representa:
Nesse sistema, um mesmo símbolo poderia ser repetido até 9 vezes. Cada agrupamento de 10 era trocado por um novo símbolo.
No sistema egípcio, a posição ocupada pelo símbolo não altera seu valor. Veja o exemplo:
Representação do número 999 no sistema egípcio:
COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Copie os exemplos abaixo representando o sistema de numeração egípcio:
1. Indique a quantidade representada pela numeração egípcia:
2. Represente através da numeração egípcia:
Quinta-feira, dia 13___
Ciências_______Estimativa: 1h30 de estudo
PAUTA: avaliação diagnóstica para verificar seus conhecimentos em Ciências.
Responda aos itens no link:
ITEM 1
Os órgãos do corpo humano são formados pelo agrupamento de tecidos cada um deles possui formas e funções específicas.
o órgão mais importante do sistema circulatório é o
(A) pulmão.
(B) fígado.
(C) coração.
(D) intestino.
ITEM 2
Atualmente é comum ver pessoas e organizações realizando a coleta seletiva. Apesar de suas boas intenções, muitos materiais não recicláveis acabam indo para o lugar errado e atrapalham o trabalho dos recicladores. Para evitar esse problema, é importante saber selecionar o lixo.
Não podem ser recicladas
(A) caixas de papelão.
(B) embalagens de agrotóxicos.
(C) garrafas de água.
(D) garrafas de refrigerantes.
ITEM 3
Atualmente falamos muito sobre degradação ambiental, excesso de poluição na natureza causado pelo mau comportamento das pessoas. Porém, são realizadas muitas ações que contribuem com a preservação do meio ambiente.
Quais das atitudes a seguir podem ajudar nesta preservação?
(A) Usar muitas garrafas pet e jogar lixo nas ruas.
(B) Denunciar quem desperdiça água e não separar o lixo reciclável.
(C) Limpar a casa utilizando muita água e encaminhar o para o lixo para o lixão.
(D) Não jogar lixo nas ruas, não desperdiçar água e separar os materiais recicláveis.
ITEM 4
Os vegetais produzem seu próprio alimento pela realização da fotossíntese.
Fonte: http://www.alunosonline.com.br/quimica/deonde- vem-energia-dos-alimentos.html
A fonte de energia para a realização da fotossíntese é
(A) a luz.
(B) a água.
(C) o adubo.
(D) o gás carbônico.
ITEM 5
Todo ser vivo é formado por célula. Ela é a menor parte do organismo vivo. Para observar a maioria das células precisamos de um
(A) celular.
(B) computador.
(C) estetoscópio.
(D) microscópio.
ITEM 6
Leia o trecho da música.
Carinhoso
Pixinguinha
"Meu coração, não sei por que
Bate feliz quando te vê.”
Quando vemos alguém e nos emocionamos os batimentos cardíacos aceleram. Este é um exemplo de integração entre os sistemas que compõem nossos olhos, cérebro e organismo, envolvendo coração. Neste caso, podemos identificar uma ação conjunta dos sistemas
(A) excretor, digestório e respiratório.
(B) nervoso, circulatório e digestório.
(C) reprodutor, respiratório e excretor.
(D) sensorial, circulatório e nervoso.
ITEM 7
Puberdade o nome dado à fase da vida que marca fim da infância e o início da adolescência. Nesta fase, ocorre o aumento produção dos hormônios sexuais masculinos femininos que promovem transformações no corpo de meninos e meninas preparando-os para a reprodução. As glândulas responsáveis pela produção dos hormônios sexuais que promovem as mudanças em meninos e meninas são
(A) as vesículas seminais.
(B) a tireoide e a hipófise.
(C) a próstata útero.
(D) os testículos e os óvulos.
ITEM 8
Nosso corpo realiza muitos movimentos. Eles acontecem virtude do sistema locomotor.
A realização dos movimentos envolve o trabalho de ossos, músculos e articulações.
Articulação é:
(A) a união entre os ossos.
(B) a região mais resistente do osso.
(C) o encontro entre ossos e músculos.
(D) onde os ossos se prendem.
ITEM 9
Apesar de serem animais diferentes, um gato, um pássaro e um peixe são animais vertebrados.
Estes animais são considerados vertebrados pois possuem
(A) pelos.
(B) patas.
(C) coluna vertebral.
(D) penas.
ITEM 10
Uma em cada três crianças está acima do peso no Brasil. Em 1989, apenas 13% dos brasileiros de 5 a 9 anos tinham mais gordura no corpo do que deveriam. Para que tenhamos uma vida saudável e livre da obesidade é necessário
(A) ter uma dieta saudável e variada, acompanhada de atividades físicas.
(B) ter uma rotina alimentar diária com muito açúcar para ter energia.
(C) ter uma dieta não balanceada e dedicação integral aos esportes.
(D) ter uma dieta rica em gorduras e massas.
Inglês_______Estimativa: 1h de estudo
PAUTA: a importância da Língua Inglesa
Clique e responda as questões nesse link (a professora vai receber para dar as notas de participação ou avaliação):
Se não conseguir, faça no caderno copiando apenas as suas respostas. Não precisa copiar tudo!
COPIE NO CADERNO
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Assista o o vídeo sobre a importância em se aprender a Língua Inglesa. Depois responda às perguntas:
1) Qual a importância de aprendermos Língua Inglesa ? *
2) " O inglês não é mais a língua dos EUA e ou a língua da Inglaterra ou dos ex-colonias como a Índia ." Inglês é o :
a) Acalentob) Esperançac) Talentod) Esperanto
3) Defina "Esperanto" pode fazer pesquisa em um dicionario ou internet ._______________________________
4) Quem esta aprendendo Inglês?
a) Os Italianosb) Os Francesesc) Os Australianosd) Os Russos
5) Quais Países citados abaixo já se fala Inglês ?
a) China - Coreia - Indonésiab) Brasil - Japão - Bulgáriac) Capinas - EUA - Uruguaid) Paraguai - Bélgica - Ucrânia
Clique e responda as questões nesse link (a professora vai receber para dar as notas de participação ou avaliação):
Se não conseguir, faça no caderno copiando apenas as suas respostas. Não precisa copiar tudo!
COPIE NO CADERNO
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Assista o o vídeo sobre a importância em se aprender a Língua Inglesa. Depois responda às perguntas:
1) Qual a importância de aprendermos Língua Inglesa ? *
2) " O inglês não é mais a língua dos EUA e ou a língua da Inglaterra ou dos ex-colonias como a Índia ." Inglês é o :
a) Acalento
b) Esperança
c) Talento
d) Esperanto
3) Defina "Esperanto" pode fazer pesquisa em um dicionario ou internet .
_______________________________
4) Quem esta aprendendo Inglês?
a) Os Italianos
b) Os Franceses
c) Os Australianos
d) Os Russos
5) Quais Países citados abaixo já se fala Inglês ?
a) China - Coreia - Indonésia
b) Brasil - Japão - Bulgária
c) Capinas - EUA - Uruguai
d) Paraguai - Bélgica - Ucrânia
Arte_______Estimativa: 1h de estudo
PAUTA: Diagnóstica; conhecimento em arte; produção dirigida.
Clique, leia e responda as questões nesse link (a professora vai receber para dar as notas de participação ou avaliação):
Se não conseguir, faça no caderno copiando apenas as suas respostas. Não precisa copiar tudo!
As Linguagens Artísticas são as Artes Visuais, o Teatro, a Música e Dança, sendo que as artes visuais englobam as Artes Plásticas, sendo que o campo das artes visuais abrange todas as artes que colocam a visão como elemento fundamental.As esculturas, pinturas, gravuras e desenhos, entre outros, são exemplos da Arte Visual como Linguagem Artística. Já a Música, por exemplo, coloca a audição como o sentido principal. O Teatro abrange tanto os sons, a fala, por vezes a música, quanto a expressividade corporal, elemento chave para sua realização.
1. Você se lembra das suas aulas de arte? *
______________________________________
2. O que você acha de arte, agora que conhece as linguagens, como o teatro, a dança, a música, e as artes visuais? *
Marque, nessa lista, os tipos de arte que você aprecia (gosta) ou, quem sabe, pratica. Se marcar OUTROS, digite tipos de arte que não estão na lista. *
( ) música: gosta de ouvir, gosta de cantar ou toca algum instrumento.
( ) dança: gosta de dançar, gosta de apresentações de dança ou toca algum instrumento.
( ) pintura: gosta de apreciar trabalhos com tinhas em tecido, papel, grafiti, entre outros.
( ) escultura: gosta de apreciar trabalhos com barro, concreto, plásticos, massas.
( ) teatro: gosta de peças e apresentações.
( ) literatura: gosta de ler livros de gêneros como poemas, romance, aventura, ficção, e outros.
( ) cinema: gosta de filmes e séries de aventura, ação, ficção, romance e outros gêneros.
( ) fotografia: gosta de apreciar ou fotografar e postar em redes sociais.
( ) história em quadrinhos (HQ): escrever ou ler Marvel, DC, entre outras
( ) jogos eletrônicos (games): é jogador ou tem curiosidade de produzir um jogo.
( ) arte digital: videos ou memes de internet, tik tok, fotos decoradas com filtros, entre outros.
( ) Outro: __________________________
NO CADERNO OU EM UMA FOLHA DE SULFITE
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
2. Faça um desenho inspirado em um tipo de arte que você aprecia (gosta) e depois pinte, pode ser colorido, ou só com grafite, ou com tintas. Use o material que você tiver em sua casa. Envie uma foto via WhatsApp para 19 99747-3440, professora Natália.
Sexta-feira, dia 14___
Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo
PAUTA: Produção de textoData: 12/08/2020
Na aula anterior estudamos o que é fábula. Nesta aula, solicito que reconstruam a história (façam a reescrita), mudando o foco e pensando numa perspectiva mais generosa e amável da formiga, ou seja, sendo ela menos dura, mais compreensiva com sofrimento da cigarra e acolhedora. ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Observação: realize essa atividade no caderno, na parte de português. Não esqueça de colocar a pauta corretamente. No dia 30/08/2019, deverá ser enviada, por foto, à professora.
PAUTA: Produção de texto
Data: 12/08/2020
Na aula anterior estudamos o que é fábula. Nesta aula, solicito que reconstruam a história (façam a reescrita), mudando o foco e pensando numa perspectiva mais generosa e amável da formiga, ou seja, sendo ela menos dura, mais compreensiva com sofrimento da cigarra e acolhedora. ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Observação: realize essa atividade no caderno, na parte de português. Não esqueça de colocar a pauta corretamente. No dia 30/08/2019, deverá ser enviada, por foto, à professora.
Matemática_______Estimativa: 2h de estudo
PAUTA: exercícios de revisão para fazer no caderno
COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Responda os exercícios abaixo:
1. Observe as ilustrações e responda.
a) Em qual situação há menos jogadores do que bolas?
b) Em qual situação há mais jogadores do que bolas?
c) Em qual situação os jogadores são tantos quantas são as bolas?
d) Para responder a essas perguntas precisa saber contar?
2. A quantidade de latas de refrigerante consumidas durante uma festa, num restaurante, foi registrada de dois modos:
Em qual dessas anotações é mais fácil ler o resultado? Por quê?
3. Carlos gosta de brincar com palitos de fósforo usados. Para representar a quantidade de palitos que reunia em cada caixinha, ele inventou o seguinte código:
Para escrever um número, bastava somar os valores de cada símbolo.
Veja os exemplos:
Agora é a sua vez. Determine o número representado em cada situação.
4.
5. Com base nas informações do texto sobre o sistema de numeração egípcio, responda.
a) Quantos símbolos eram usados?
b) Quantas vezes era permitido usar cada símbolo sem repeti-los?
c) Havia símbolo para o zero?
d) A posição em que os símbolos eram colocados para representar um número influía no valor desse número?
e) O valor do número era dado pela soma dos valores dos símbolos usados?
f ) Os números eram representados de forma resumida (poucos símbolos)?
6. Copie e complete a tabela.
FONTE:
LIVRO 6 ANO
PRATICANDO MATEMÁTICA
EDIÇÃO RENOVADA
----------------
6o ano__________
Responda, clicando no link abaixo, a participação nessas aulas
Fique bem, fique em casa!