Atenção aos comandos do que precisa ser feito para não copiar mais que o necessário. Não precisa copiar tudo!
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Segunda-feira, dia 10___
Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo
PAUTA: Avaliação diagnóstica (google forms)
Clique e responda as questões nesse link (o professor vai receber para dar as notas de participação ou avaliação):
Se não conseguir, faça no caderno copiando apenas as suas respostas. Não precisa copiar tudo!
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
A cadeira do dentista
Fazia dois anos que não me sentava numa cadeira de dentista. Não que meus dentes estivessem por todo esse tempo sem reclamar um tratamento. Cheguei a marcar várias consultas, mas começava a suar frio folheando velhas revistas na antessala e me escafedia antes de ser atendido. Na única ocasião em que botei o pé no gabinete do odontólogo – tem uns seis meses -, quando ele me informou o preço do serviço, a dor transferiu-se do dente para o bolso.
• Não quero uma dentadura em ouro com incrustações em rubis e esmeraldas – esclareci -, só preciso tratar o canal.
• É esse o preço de um tratamento de canal!
• Tem certeza? O senhor não estará confundindo o meu canal com o do Panamá?
Adiei o tratamento. Tenho pavor de dentista. O mundo avançou nos últimos 30 anos, mas a Odontologia permanece uma atividade medieval. Para mim não faz diferença um “pau de arara” ou uma cadeira de dentista: é tudo instrumento de tortura.
Dessa vez, porém, não tive como escapar. Os dentes do lado esquerdo já tinham se transformado em meros figurantes dentro da boca. Ao estourar o pré-molar do lado direito, fiquei restrito à linha de frente para mastigar maminhas e picanhas. Experiência que poderia ter dado certo, caso tivesse algum jeito para aquilo. (...)
NOVAES, Carlos Eduardo. A cadeira do dentista e outras crônicas. São Paulo: Ática, 1999. p. 48-50. Fragmento.
COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
1. Qual é o assunto do texto "A cadeira do dentista"? *
A) Tratamento de dentes.
B) Dores de dentes.
C) Instrumento de tortura.
D) Adiamento do tratamento
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
Ai, que sono!
A cabeça fica pesada, os olhos não param abertos, os movimentos se tornam vagarosos... Aos poucos, você vai se desligando de tudo e quase nem ouve mais a TV nem as vozes das pessoas ao redor. Está na hora de ir para a cama!
Dormir é gostoso. Tanto que dá a maior preguiça acordar de manhã. Cair no sono também é importante para a saúde, porque ajuda a descansar e recarregar as energias.
Além disso, enquanto dormimos, muitas coisas acontecem em nosso corpo.
Os sentidos funcionam, mas o cérebro reage menos aos estímulos. Porém, se você tiver uma sensação na pele ou sentir um cheiro, isso pode influenciar seus sonhos.
As pálpebras se fecham para evitar a entrada de luz. Nós somos programados para descansar quando está escuro.
A respiração fica mais lenta. Com os órgãos funcionando devagar precisamos de menos oxigênio.
Os ouvidos praticamente se desligam. Só ouvimos sons bem altos, como o do despertador tocando.
O organismo libera maior quantidade de substâncias que estimulam o crescimento e renovam as células.
A temperatura do corpo cai e sentimos um pouquinho de frio.
Recreio. n. 468, p. 12.
COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
2. Qual é o assunto do texto "Ai, que sono!"
A) O momento certo para deita.
B) O comportamento do corpo durante o sono.
C) A redução da respiração à noite.
D) A queda da temperatura corporal durante o sono.
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
História do 8 de março
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como: redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
http://www.suapesquisa.com/dia_internacional_da_mulher.htm
COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
3. Segundo o texto "História do 8 de março, as mulheres da fábrica reivindicavam:
A) Melhores condições de estudo.
B) Melhores condições de moradia.
C) Melhores condições de trabalho.
D) Melhores condições de transporte.
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
Palavras ao vento
Ando por aí querendo te encontrar
Em cada esquina paro em cada olhar
Deixo a tristeza e trago a esperança em seu lugar
Que o nosso amor pra sempre viva
Minha dádiva
Quero poder jurar que essa paixão jamais será
Palavras apenas
Palavras pequenas
Palavras
Ando por aí querendo te encontrar
Em cada esquina paro em cada olhar
Deixo a tristeza e trago a esperança em seu lugar
Que o nosso amor pra sempre viva
Minha dádiva
Quero poder jurar que essa paixão jamais será
Palavras apenas
Palavras pequenas
Palavras,
momento Palavras,
palavras Palavras,
palavras Palavras ao vento...
Marisa Monte / Moraes Moreira
COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
4. Na música “texto 1” podemos perceber um “eu” que diz “Ando por aí...” . Essa pessoa tem esperança:
A. de que sua história de amor nunca se transforme apenas em palavras.
B. de encontrar um novo amor.
C. de se separar do seu amor.
D. de ser muito feliz com um novo amor.
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
O império da vaidade
Você sabe por que a televisão, a publicidade, o cinema e os jornais defendem os músculos torneados, as vitaminas milagrosas, as modelos longilíneas e as academias de ginástica? Porque tudo isso dá dinheiro. Sabe por que ninguém fala do afeto e do respeito entre duas pessoas comuns, mesmo meio gordas, um pouco feias, que fazem piquenique na praia?
Porque isso não dá dinheiro para os negociantes, mas dá prazer para os participantes. O prazer é físico, independentemente do físico que se tenha: namorar, tomar milk-shake, sentir o sol na pele, carregar o filho no colo, andar descalço, ficar em casa sem fazer nada. Os melhores prazeres são de graça - a conversa com o amigo, o cheiro do jasmim, a rua vazia de madrugada -, e a humanidade sempre gostou de conviver com eles. Comer uma feijoada com os amigos, tomar uma caipirinha no sábado também é uma grande pedida. Ter um momento de prazer é compensar muitos momentos de desprazer. Relaxar, descansar, despreocupar-se, desligar-se da competição, da áspera luta pela vida - isso é prazer.
Mas vivemos num mundo onde relaxar e desligar-se se tornou um problema. O prazer gratuito, espontâneo, está cada vez mais difícil. O que importa, o que vale, é o prazer que se compra e se exibe, o que não deixa de ser um aspecto da competição. Estamos submetidos a uma cultura atroz, que quer fazer-nos infelizes, ansiosos, neuróticos. As filhas precisam ser Xuxas, as namoradas precisam ser modelos que desfilam em Paris, os homens não podem assumir sua idade.
Não vivemos a ditadura do corpo, mas seu contrário: um massacre da indústria e do comércio. Querem que sintamos culpa quando nossa silhueta fica um pouco mais gorda, não porque querem que sejamos mais saudáveis - mas porque, se não ficarmos angustiados, não faremos mais regimes, não compraremos mais produtos dietéticos, nem produtos de beleza, nem roupas e mais roupas. Precisam da nossa impotência, da nossa insegurança, da nossa angústia.
O único valor coerente que essa cultura apresenta é o narcisismo.
LEITE, Paulo Moreira. O império da vaidade. Veja, 23 ago. 1995. p. 79.
COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
5. O autor pretende influenciar os leitores para que eles:
A. sejam mais críticos em relação ao incentivo do consumo pela mídia.
B. excluam de sua vida todas as atividade incentivadas pela mídia.
C. fiquem mais em casa e voltem a fazer os programas de antigamente.
D. evitem todos os prazeres cuja obtenção depende de dinheiro.
Matemática______Estimativa: 2h de estudo
PAUTA: Introdução à álgebra.
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
Nesta aula, vamos fazer a leitura de uma explicação sobre o uso das letras na Matemática. É uma das áreas temáticas da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) chamada de ÁLGEBRA. Leia com atenção e anote suas dúvidas no caderno:
As expressões numéricas são sequências de operações envolvendo números. Elas podem aparecer em expressões escritas na linguagem materna ou na linguagem de símbolos da matemática.
As expressões algébricas são sequências de operações envolvendo números e letras. As letras substituem os números e são chamadas de variáveis (x, y, z, a, b, c ,...).
Numa expressão algébrica, as letras são chamadas de “variáveis”, pois podem assumir valores diferentes. Quando substituímos essas variáveis por números e efetuamos os cálculos, obtemos o chamado Valor Numérico da Expressão.
Observe o exemplo:
O perímetro de um quadrado é a soma de seus quatro lados. Como todos os lados de um quadrado têm a mesma medida, podemos representá-lo desta forma:
Perímetro = Lado + Lado + Lado + Lado = 4 . Lado
Substituindo-se Lado pela letra “L” podemos dizer que o perímetro é igual a 4.L.
Perímetro = 4 . L
Se esse quadrado tiver 3 cm de lado, por exemplo, teríamos:
P = 4 . 3 = 12 cm (12 é o valor numérico dessa expressão quando L = 3)
Assista a esta videoaula com exemplos sobre representação algébrica de uma sentença matemática:
PDF link - https://www.youtube.com/watch?v=BHEVHK_gciI
Terça-feira, dia 11___
Geografia_______Estimativa: 1h30 de estudo
PAUTA: Crescimento da população brasileiraLEIA O TEXTO E RESPONDA AS QUESTÕES:
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
Crescimento da população brasileira
O primeiro censo demográfico brasileiro ocorreu em 1872, a execução desse tipo de trabalho é de extrema importância para compreender a evolução da população, além disso, é a partir da análise dos dados coletados que são desenvolvidos todos os projetos e suas execuções por parte do poder público.
Entender e ter conhecimento da configuração e características da população é indispensável para que o governo possa assim destinar os serviços públicos que são realmente necessários (saúde, habitação, educação, alimentação e segurança). Por exemplo: se um prefeito não tem conhecimento de que a população de sua cidade é composta, em sua maioria, por adultos e idosos ele poderá investir verbas construindo várias escolas, creches, clubes, deixando de investir no que realmente seria necessário à população.
No primeiro censo demográfico (1872) constatou-se que a população daquela época era de 10 milhões de habitantes, mais tarde, em 1900 o número de habitantes saltou para 17,4 milhões e em 1940 atingiu 41,2 milhões de pessoas. No século XX, o número de pessoas no Brasil aumentou em cinco vezes o seu total.
A partir disso ocorreu uma crescente, em 1970 já eram 93 milhões, 1980 a população era de 119 milhões, em 1991 atingiu 146,8 milhões e nos primeiros anos de 2.000 já havia alcançado o elevado número de 165,7 milhões de habitantes. Atualmente (2011), o Brasil ocupa o quinto lugar no ranking dos países mais populosos do mundo, totalizando 190.755.799 habitantes.
O intenso crescimento brasileiro se deve, sobretudo da cultura de famílias com um grande número de filhos, dos fluxos migratórios que ocorreram ao longo do processo de povoamento do país, a melhoria das condições médico-sanitárias, além da criação de vacinas e métodos de tratamento de doenças.
Porém, esse grande crescimento populacional desacelerou na década de 1970, pois a partir desse momento houve uma modificação nesse processo decorrente de vários fatores, entre eles se destacam: o fluxo de pessoas da zona rural para as cidades, fato que favorecia o aumento nos custos de sobrevivência, o acesso aos métodos anticoncepcionais.
Esse período marcou também uma nova realidade da mulher brasileira, pois muitas deixaram apenas de cuidar dos serviços domésticos para se tornarem profissionais e começaram a trabalhar fora, ajudando no orçamento da casa, tais mudanças fizeram que essas não tivessem tanto tempo para ter muitos filhos, passaram a considerar os altos custos para a criação e educação dos mesmos.
Ao passo que a população diminuía o seu crescimento e ficava mais velha, ocorriam no campo informacional descobertas científicas que favoreceram o controle de natalidade, melhoria na qualidade de vida, aumento na expectativa vida e acesso a vacinas e tratamentos médicos.
COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
1. “A população brasileira atingiu 202,7 milhões de pessoas em primeiro de julho deste ano, segundo estimativa do IBGE divulgada na manhã desta quinta-feira (28). O volume de pessoas que vivem no país cresceu 0,86% em relação ao verificado em igual período do ano anterior”.
Folha de São Paulo, 28 ago. 2014. População brasileira atinge 202,7 milhões de habitantes, calcula IBGE. Disponível em: <http://folha.com/no1507099>. Acesso em: 02 fev. 2015.
O crescimento da população brasileira ao longo do tempo permitiu que, finalmente, o número de habitantes fosse superior aos 200 milhões. Com base nesse dado, nas informações fornecidas pela notícia acima e em seus conhecimentos sobre a população do país, assinale a alternativa correta:
a) O crescimento da população brasileira, atualmente, é baixo em comparação com períodos anteriores.
b) O Brasil vive, atualmente, um problema relacionado com a explosão demográfica.
c) O marco de 202 milhões de habitantes revela o quadro socioeconômico do país, em que a taxa da natalidade nas áreas pobres e médias continua elevada.
d) Os dados revelados pela reportagem permitem-nos concluir que o Brasil vive um quadro de elevada densidade demográfica.
2.A partir da década de 1980, o Brasil ingressou naquilo que se qualifica como “transição demográfica”. Isso passou a ocorrer em função de alguns fatores, a saber:
I. Elevação das taxas de densidade demográfica;
II. Diminuição intensiva dos índices de natalidade;
III. Aumento da expectativa de vida;
IV. Manutenção das taxas de fecundidade;
V. Inversão gradativa da pirâmide etária.
Estão corretas as alternativas:
a) I e III
b) II, IV e V
c) I, III e IV
d) II, III e V
e) I, II e IV
3.Em que ano foi feito o primeiro censo demográfico brasileiro?
4.Por que a partir da década de 1970 desacelerou o crescimento da população brasileira?
História_______Estimativa: 1h30 de estudo
PAUTA: A COLONIZAÇÃO PORTUGUESA NO BRASIL
Professora Lívia Sgarbosa
ORIENTAÇÕES:
- Antes de iniciar a atividade registre no seu caderno a pauta e a data de hoje. É muito importante neste momento que o seu caderno esteja organizado e com todo conteúdo que vamos estudar.
- Orientações, registe as questões no seu caderno de História, isso facilita sua organização, bem como contribui para a fixação e entendimento dos conteúdos tratados.
- Se preferir você também pode responder pelo formulário do Google Forms
A COLONIZAÇÃO PORTUGUESA NO BRASIL
Você mora no Brasil, e provavelmente nasceu aqui. Sabe que o Brasil é um país que tem aproximadamente 180 milhões de habitantes e mais de 08 milhões e 500 mil Km².
A língua que você fala é a portuguesa – herança cultural do colonizador português. Os usos e costumes que você pratica são resultados da mistura de várias culturas, principalmente indígena, africana, européia e asiática.
Bem, oficialmente, os portugueses chegaram no Brasil durante a expansão marítima, nos fins do século XV, sob o comando de Pedro Álvares Cabral, no dia 22 de abril de 1500.
Nos primeiros anos, após a chegada de Cabral, a preocupação dos portugueses foi a de extrair pau-brasil, com o auxílio dos índios para mandar à Europa, onde a madeira era negociada.
Mas, a prioridade dos portugueses era continuar explorando e vendendo as especiarias (cravo, pimenta, canela...) da Índia, na Europa.
A bem da verdade os portugueses não se animaram muito com a nova possessão.
Justificavam que uma terra que só tinha
pau-brasil e aves exóticas não proporcionaria os mesmos lucros que as especiarias da Índia - no Oriente.
Assim, somente a partir de 1530, quando as especiarias deram sinal de esgotamento, é que a Coroa Portuguesa iniciou de fato a colonização do Brasil.
Ciente disso, o rei de Portugal, D. João III, encontra uma saída para não arcar com as despesas da colonização. Sabendo que os nobres portugueses sonhavam em possuir grandes extensões de terra, decidiu em 1534, dividir o Brasil em 15 grandes faixas de terras (mapa ao lado) e entregá-las à senhores de razoáveis condições financeiras.
Surgiram as capitanias hereditárias.
RESPONDA AS QUESTÕES NO SEU CADERNO OU CLIQUE NO LINK E RESPONDA NO GOOGLE FORMS (a professora vai receber para dar as notas de participação ou avaliação):
1. Quantos habitantes tem o Brasil?
2. Por que falamos a língua portuguesa em nosso país?
3. Como foi os primeiros anos de colonização do Brasil?
4. Qual foi o primeiro produto extraído após a chegada dos portugueses?
Educação Física__Estimativa: 1h de estudo
FIQUE ATENTO ÀS TURMAS:
TURMA 1, MAIORES DE 18 ANOS.
TURMA 2, MENORES DE 18 ANOS, SEM AFASTAMENTO.
PAUTA TURMA 1: alongamento sentado
Vamos fazer exercícios e alongamento para o corpo que podem ser realizados em casa.
PDF link - https://www.youtube.com/watch?v=xcM3aaBl-8U
PAUTA TURMA 2: Atletismo
O que é Atletismo? Atletismo é o grupo de modalidades esportivas que reúne corrida, salto e arremesso.
As provas de atletismo podem ocorrer no campo, na rua ou no estádio, de forma individual ou por revezamento de atletas.
Sugestão de ATIVIDADES que podemos fazer para desenvolver o Atletismo.
- Corridas
- Pega pega
- Rouba bandeira
- Salto em altura com a corda
- Salto em distancia (risco no chão, corda etc..)
- Lançar a bola no alvo
Clique e responda as questões nesse link (o professor vai receber para dar as notas de participação ou avaliação):
Se não conseguir, faça no caderno copiando apenas as suas respostas. Não precisa copiar tudo!
COPIE NO CADERNO
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Faça uma pesquisa sobre o Atletismo e responda as questões!
1- O atletismo teve origem em qual civilização?
( ) Asiática
( ) Mesopotâmia
( ) Maia
( ) Grega
( ) Chinesa
2- Marque a opção que corresponde a 'corridas de velocidade mais famosa'.
( ) 800 m
( ) 1000 m
( ) 100 m
( ) 600 m
( ) 1.200 m
Se puder, assista o filme abaixo:
Filme: RAÇA
SINOPSE E DETALHES
Cinebiografia de Jesse Owens (Stephan James), atleta negro americano que ganhou quatro medalhas de ouro nas Olimpíadas de Berlim, em 1936, superando corredores arianos em pleno regime nazista de Adolf Hitler.
Depois desse belo filme, aqui fica minha proposta uma Sugestão/desafio!!!
Criar uma atividade de atletismo, pode ser circuito/corridas, saltos ou arremessos.
Registre cada momento desse programa em família, e se puder compartilhe! WhatsApp, Professor Pedro 19 99317-0044.
Quarta-feira, dia 12___
Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo
PAUTA: Avaliação diagnóstica (google forms)
Clique e responda as questões nesse link (o professor vai receber para dar as notas de participação ou avaliação):
Se não conseguir, faça no caderno copiando apenas as suas respostas. Não precisa copiar tudo!
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
Educação de hoje adia o fim da adolescência
Há pouco tempo recebi uma mensagem que me provocou uma boa reflexão. O interessante é que não foi o conteúdo dela que fisgou minha atenção, e sim sua primeira linha, em que os remetentes se identificavam. Para ser clara, vou reproduzi-la: “Somos dois adolescentes, com 21 e 23 anos...”.
Minha primeira reação foi sorrir: agora, os jovens acreditam que a adolescência se estende até, pelo menos, aos 23 anos?! Mas, em seguida, eu me dei conta do mais importante dessa história: que a criança pode ser criança quando é tratada como tal, e o mesmo acontece com o adolescente. Os dois jovens adultos se veem como adolescentes, porque, de alguma maneira, contribuímos para tanto.
A adolescência tinha época certa para começar até um tempo atrás, ou seja, com a puberdade, época das grandes mudanças físicas. E terminar também: era quando o adolescente, finalmente, assumia total responsabilidade sobre sua vida e tornava-se adulto. Agora, as crianças já começam a se comportar e a se sentir como adolescentes muito tempo antes da puberdade se manifestar e, pelo jeito, continuam se comportando e vivendo assim por muito mais tempo. Qual é a parcela de responsabilidade dos adultos e educadores?
Fonte: Disponível em: http://www.santanna.g12.br/professores/ana_paula_port/atividade_reforco_lp_9anos.pdf. Acesso em: 30 mai 2012. Adaptado.
COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
6. No primeiro parágrafo, a palavra “fisgou” tem sentido de
A. levou.
B. Indicou.
C. chamou.
D. identificou.
Mente quieta, corpo saudável
A meditação ajuda a controlar a ansiedade e a aliviar a dor? Ao que tudo indica, sim. Nessas duas áreas os cientistas encontraram as maiores evidências da ação terapêutica da meditação, medida em dezenas de pesquisas. Nos últimos 24 anos, só a clínica de redução do estresse da Universidade de Massachusetts monitorou 14 mil portadores de câncer, aids, dor crônica e complicações gástricas. Os técnicos descobriram que, submetidos a sessões de meditação que alteraram o foco da sua atenção, os pacientes reduziram o nível de ansiedade e diminuíram ou abandonaram o uso de analgésicos.
Revista Superinteressante, outubro de 2003
COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
7. Qual é a finalidade do texto?
A. criticar.
B. conscientizar.
C. denunciar.
D. Informar.
COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
8. Leia a frases abaixo, em seguida reescreva-as acrescentando os sinais de pontuação necessários:
Tatiana você poderia comprar uma pastel de queijo para mim
____________________________
Renato o professor de matemática adora fazer uma pegadinha
____________________________
Olá tudo bem com você Carlos
____________________________
Não não e não E não adiante insistir
____________________________
COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
9. Copie as alternativas que considerar corretas quanto ao uso da letra x.
exímio, exercício, exército, exatamente, exemplar.
exemplificar, exalar, exclamação, exatidão, exuberante.
explicação, xadrez, xícara, xarope, xenófobo, xereta.
xampu, xerocópia, xingar, exame, pretexto, próximo.
botox, clímax, durex, tórax, pirex,baixo, bruxa, mexer
COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
10. Reescreva as frases abaixo passando-as para o plural.
a) Aquele sapato não é muito grande.
____________________________
b) A garota viajaria se o pai deixasse.
____________________________
c) A aluna fará a atividade se tiver ajuda.
____________________________
d) O rapaz foi trabalhar, mas precisou voltar por falta de transporte.
____________________________Matemática_______Estimativa: 2h de estudo
PAUTA: Resolução de exercícios para fixação do conteúdo.
Para iniciar a aula, assista a este vídeo com mais exemplos sobre representação algébrica de uma sentença matemática:
PDF link - https://www.youtube.com/watch?v=iyhY4248_y0
1. Escreva a expressão algébrica, utilizando a variável x e complete o quadro:
2. Escreva a expressão algébrica que representa o perímetro do retângulo a seguir. Lembrando: Perímetro é a soma de todos os lados.
Quinta-feira, dia 13___
Ciências_______Estimativa: 1h30 de estudo
PAUTA: avaliação diagnóstica para verificar seus conhecimentos em Ciências.
Responda aos itens no link:
https://forms.gle/YvKwi8hY2GtvBY5W9
https://forms.gle/YvKwi8hY2GtvBY5W9
ITEM 1
Os órgãos do corpo humano são formados pelo agrupamento de tecidos cada um deles possui formas e funções específicas.
o órgão mais importante do sistema circulatório é o
(A) pulmão.
(B) fígado.
(C) coração.
(D) intestino.
ITEM 2
Atualmente é comum ver pessoas e organizações realizando a coleta seletiva. Apesar de suas boas intenções, muitos materiais não recicláveis acabam indo para o lugar errado e atrapalham o trabalho dos recicladores. Para evitar esse problema, é importante saber selecionar o lixo.
Não podem ser recicladas
(A) caixas de papelão.
(B) embalagens de agrotóxicos.
(C) garrafas de água.
(D) garrafas de refrigerantes.
ITEM 3
Atualmente falamos muito sobre degradação ambiental, excesso de poluição na natureza causado pelo mau comportamento das pessoas. Porém, são realizadas muitas ações que contribuem com a preservação do meio ambiente.
Quais das atitudes a seguir podem ajudar nesta preservação?
(A) Usar muitas garrafas pet e jogar lixo nas ruas.
(B) Denunciar quem desperdiça água e não separar o lixo reciclável.
(C) Limpar a casa utilizando muita água e encaminhar o para o lixo para o lixão.
(D) Não jogar lixo nas ruas, não desperdiçar água e separar os materiais recicláveis.
ITEM 4
Os vegetais produzem seu próprio alimento pela realização da fotossíntese.
Fonte: http://www.alunosonline.com.br/quimica/deonde- vem-energia-dos-alimentos.html
A fonte de energia para a realização da fotossíntese é
(A) a luz.
(B) a água.
(C) o adubo.
(D) o gás carbônico.
ITEM 5
Todo ser vivo é formado por célula. Ela é a menor parte do organismo vivo. Para observar a maioria das células precisamos de um
(A) celular.
(B) computador.
(C) estetoscópio.
(D) microscópio.
ITEM 6
Leia o trecho da música.
Carinhoso
Pixinguinha
"Meu coração, não sei por que
Bate feliz quando te vê.”
Quando vemos alguém e nos emocionamos os batimentos cardíacos aceleram. Este é um exemplo de integração entre os sistemas que compõem nossos olhos, cérebro e organismo, envolvendo coração. Neste caso, podemos identificar uma ação conjunta dos sistemas
(A) excretor, digestório e respiratório.
(B) nervoso, circulatório e digestório.
(C) reprodutor, respiratório e excretor.
(D) sensorial, circulatório e nervoso.
ITEM 7
Puberdade o nome dado à fase da vida que marca fim da infância e o início da adolescência. Nesta fase, ocorre o aumento produção dos hormônios sexuais masculinos femininos que promovem transformações no corpo de meninos e meninas preparando-os para a reprodução. As glândulas responsáveis pela produção dos hormônios sexuais que promovem as mudanças em meninos e meninas são
(A) as vesículas seminais.
(B) a tireoide e a hipófise.
(C) a próstata útero.
(D) os testículos e os óvulos.
ITEM 8
Nosso corpo realiza muitos movimentos. Eles acontecem virtude do sistema locomotor.
A realização dos movimentos envolve o trabalho de ossos, músculos e articulações.
Articulação é:
(A) a união entre os ossos.
(B) a região mais resistente do osso.
(C) o encontro entre ossos e músculos.
(D) onde os ossos se prendem.
ITEM 9
Apesar de serem animais diferentes, um gato, um pássaro e um peixe são animais vertebrados.
Estes animais são considerados vertebrados pois possuem
(A) pelos.
(B) patas.
(C) coluna vertebral.
(D) penas.
ITEM 10
Uma em cada três crianças está acima do peso no Brasil. Em 1989, apenas 13% dos brasileiros de 5 a 9 anos tinham mais gordura no corpo do que deveriam. Para que tenhamos uma vida saudável e livre da obesidade é necessário
(A) ter uma dieta saudável e variada, acompanhada de atividades físicas.
(B) ter uma rotina alimentar diária com muito açúcar para ter energia.
(C) ter uma dieta não balanceada e dedicação integral aos esportes.
(D) ter uma dieta rica em gorduras e massas.
Inglês_______Estimativa: 1h de estudo
PAUTA: a importância da Língua Inglesa
Clique e responda as questões nesse link (a professora vai receber para dar as notas de participação ou avaliação):
Se não conseguir, faça no caderno copiando apenas as suas respostas. Não precisa copiar tudo!
COPIE NO CADERNO
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Assista o o vídeo sobre a importância em se aprender a Língua Inglesa. Depois responda às perguntas:
1) Qual a importância de aprendermos Língua Inglesa ? *
2) " O inglês não é mais a língua dos EUA e ou a língua da Inglaterra ou dos ex-colonias como a Índia ." Inglês é o :
a) Acalentob) Esperançac) Talentod) Esperanto
3) Defina "Esperanto" pode fazer pesquisa em um dicionario ou internet ._______________________________
4) Quem esta aprendendo Inglês?
a) Os Italianosb) Os Francesesc) Os Australianosd) Os Russos
5) Quais Países citados abaixo já se fala Inglês ?
a) China - Coreia - Indonésiab) Brasil - Japão - Bulgáriac) Capinas - EUA - Uruguaid) Paraguai - Bélgica - Ucrânia
Clique e responda as questões nesse link (a professora vai receber para dar as notas de participação ou avaliação):
Se não conseguir, faça no caderno copiando apenas as suas respostas. Não precisa copiar tudo!
COPIE NO CADERNO
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Assista o o vídeo sobre a importância em se aprender a Língua Inglesa. Depois responda às perguntas:
1) Qual a importância de aprendermos Língua Inglesa ? *
2) " O inglês não é mais a língua dos EUA e ou a língua da Inglaterra ou dos ex-colonias como a Índia ." Inglês é o :
a) Acalento
b) Esperança
c) Talento
d) Esperanto
3) Defina "Esperanto" pode fazer pesquisa em um dicionario ou internet .
_______________________________
4) Quem esta aprendendo Inglês?
a) Os Italianos
b) Os Franceses
c) Os Australianos
d) Os Russos
5) Quais Países citados abaixo já se fala Inglês ?
a) China - Coreia - Indonésia
b) Brasil - Japão - Bulgária
c) Capinas - EUA - Uruguai
d) Paraguai - Bélgica - Ucrânia
Arte_______Estimativa: 1h de estudo
PAUTA: Diagnóstica; conhecimento em arte; produção dirigida.
1. Clique, leia e responda as questões nesse link:
Se não conseguir, faça no caderno copiando apenas as suas respostas. Não precisa copiar tudo!
As Linguagens Artísticas são as Artes Visuais, o Teatro, a Música e Dança, sendo que as artes visuais englobam as Artes Plásticas, sendo que o campo das artes visuais abrange todas as artes que colocam a visão como elemento fundamental.As esculturas, pinturas, gravuras e desenhos, entre outros, são exemplos da Arte Visual como Linguagem Artística. Já a Música, por exemplo, coloca a audição como o sentido principal. O Teatro abrange tanto os sons, a fala, por vezes a música, quanto a expressividade corporal, elemento chave para sua realização.
1. Você se lembra das suas aulas de arte? *
______________________________________
2. O que você acha de arte, agora que conhece as linguagens, como o teatro, a dança, a música, e as artes visuais? *
Marque, nessa lista, os tipos de arte que você aprecia (gosta) ou, quem sabe, pratica. Se marcar OUTROS, digite tipos de arte que não estão na lista. *
( ) música: gosta de ouvir, gosta de cantar ou toca algum instrumento.
( ) dança: gosta de dançar, gosta de apresentações de dança ou toca algum instrumento.
( ) pintura: gosta de apreciar trabalhos com tinhas em tecido, papel, grafiti, entre outros.
( ) escultura: gosta de apreciar trabalhos com barro, concreto, plásticos, massas.
( ) teatro: gosta de peças e apresentações.
( ) literatura: gosta de ler livros de gêneros como poemas, romance, aventura, ficção, e outros.
( ) cinema: gosta de filmes e séries de aventura, ação, ficção, romance e outros gêneros.
( ) fotografia: gosta de apreciar ou fotografar e postar em redes sociais.
( ) história em quadrinhos (HQ): escrever ou ler Marvel, DC, entre outras
( ) jogos eletrônicos (games): é jogador ou tem curiosidade de produzir um jogo.
( ) arte digital: videos ou memes de internet, tik tok, fotos decoradas com filtros, entre outros.
( ) Outro: __________________________
NO CADERNO OU EM UMA FOLHA DE SULFITE
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
2. Faça um desenho inspirado em um tipo de arte que você aprecia (gosta) e depois pinte, pode ser colorido, ou só com grafite, ou com tintas. Use o material que você tiver em sua casa. Envie uma foto via WhatsApp para 19 99747-3440, professora Natália.
Sexta-feira, dia 14___
Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo
PAUTA: Produção textualLEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
Você deverá produzir um Relato pessoal (20 linhas a 30 linhas) sobre o impacto, em seu cotidiano, do isolamento social causado pela pandemia do Coronavírus.
O que mudou, como você e sua família estão lidando com a situação, dificuldades, aprendizados etc.
Lembre-se de escolher um título apropriado, fazer a revisão (sempre que possível) e passar o texto a limpo no caderno. Depois é só enviá-lo para mim, por foto, pelo WhatsApp 19 99438-1618, professora Marta.
Matemática_______Estimativa: 2h de estudo
PAUTA: Expressões algébricas equivalentes
Observe os exemplos a seguir:
Agora, assista a videoaula com mais alguns exemplos e a seguir resolva os exercícios abaixo em seu caderno:
PDF link - https://www.youtube.com/watch?v=G9LMuhnTuvQ
3. Encontre as expressões algébricas equivalentes:
a) 7𝓍 + 3𝓍 = ________
b) 8b – 5b = ________
c) 7𝓎 + 1𝓎 – 4 𝓎= _________
d) 5𝓍 + 6𝓍 + 1𝓍= ________
e) 3𝓍 –1𝓍 – 9𝓍= _____
f) 24𝓍 – 22𝓍 – 1𝓍= _______
4. Em uma loja de roupas masculinas, uma camisa custa R$ 15,00 e uma calça custa R$ 50,00. Se um cliente quiser comprar 𝓍 camisas e 𝓎 calças, que expressão algébrica representará essa compra?
----------------
8o ano__________
Responda, clicando no link abaixo, a participação nessas aulas
Fique bem, fique em casa!