domingo, 9 de agosto de 2020

Semana 2 - de 10 a 14/8 - 9o ano EJA

Atenção aos comandos do que precisa ser feito para não copiar mais que o necessário. Não precisa copiar tudo!

LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.


Segunda-feira, dia 10___


Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo

PAUTA: Avaliação diagnóstica (google forms)


Clique e responda as questões nesse link  (o professor vai receber para dar as notas de participação ou avaliação):


Se não conseguir, faça no caderno copiando apenas as suas respostas. Não precisa copiar tudo!

LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

A gansa dos ovos de ouro 
(Fábula de Esopo recontada por Ana Maria Machado)

Era uma vez um casal de camponeses que tinha uma gansa muito especial. De vez em quando, quase todo dia, ela botava um ovo de ouro. Era uma sorte enorme, mas em pouco tempo ele começaram achar que podiam ficar muito mais ricos se ela pusesse um ovo daqueles por hora ou a todo momento que eles quisessem. Falavam nisso sem parar, imaginando o que fariam com tanto ouro. 
- Que bobagem a gente ficar esperando que todo dia saia dessa gansa um pouquinho... Ela deve ter dentro dela um jeito especial de fabricar ouro. Isso era o que a gente precisava. 
- Isso mesmo. Deve ter uma maquininha, um aparelho, alguma coisa assim. Se a gente pegar pra nós, não precisa mais da gansa. 
- E... Era melhor ter tudo de uma vez. E ficar muito rico. 
E resolveram matar a gansa para pegar todo o ouro. 
Mas dentro não tinha nada diferente das outras gansas que eles já tinham visto – só carne, tripa, gordura... 
E eles não pegaram mais ouro. Nem mesmo ganharam um ovo de ouro, nunca mais. 

COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. A palavra "Isso" marcada no texto A gansa dos ovos de ouro se refere a: *

A) Um pouquinho de tempo de que o casal precisava para cuidar da gansa.
B) A bobagem de achar que dentro da gansa tinha ouro.
C) Um modo de produzir ouro.
D) Uma maneira menos cruel de matar a gansa.


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Porquinho-da-índia
Quando eu tinha seis anos
Ganhei um porquinho-da-índia.
Que dor de cabeça me dava
Porque o bichinho só queria estar debaixo do fogão!
Levava ele pra sala
Pra os lugares mais limpinhos
Ele não gostava:
Queria era estar debaixo do fogão.
Não fazia caso nenhum das minhas ternurinhas...
– O meu porquinho-da-índia foi a minha primeira namorada.

COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

2. No poema Porquinho-da-índia, o uso dos diminutivos “porquinho” (v. 2), “bichinho” (v. 4), “limpinhos” (v. 6) e “ternurinhas” (v. 9) indica *

A) afetividade.
B) deboche.
C) desconsideração.
D) insatisfação.


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

O defunto inaugural - Relato de um fantasma 
Aníbal Machado a Rodrigo M. F. de Andrade

Leia o texto e responda às questões 03, 04 e 05.

[...]
Deve ser pouco mais de meio-dia. Tomara que o nosso rumo seja no sentido contrário ao dessa sombra. Conquanto para a minha pele seja indiferente sol ou chuva, prefiro a vertente de cá, onde deve ter ficado o molde irregular das patas
da alimária¹.

Os homens param. Depois se decidem: será mesmo pela estrada nova! Tal como eu queria. O dia clareou bonito. Nunca o vira assim. Estou feliz. Circulo nele agora, participo-lhe da atmosfera.

Vem subindo Josefina com a criança ao colo. Eu queria dar-lhe bom-dia, mas não posso. Se ela soubesse quem vai aqui!... Passou sem desconfiar...

Na ponte provisória um dos homens falseia o pé,  e meu corpo rola. Vão pescá-lo mais adiante. Tive receio de que o deixassem seguir com as águas. Já começo a ser menos indiferente ao destino de minha carcaça.

Ao longe — mancha de sangue na vegetação — uma bomba de gasolina. A primeira instalada nestes ermos de montanha. Depois, a estalagem.

O dono grita, ao dar com os meus despojos:
— Que há lá em cima que estão mandando defuntos cá para baixo? Já é o segundo!...

Os homens não respondem. Desanimaram não sei por quê. Quererão largar-me ali mesmo, nalguma grota², tal como me encontraram. Se fosse antes, não me importaria. Mas já agora nasce em mim um capricho: chegar primeiro, ganhar a corrida. Eles prosseguem mais soturnos³.

A que distância andaria o outro? Foi um tropeiro que informou mais adiante: — Cruzei com ele há coisa de duas léguas da Igrejinha; levantei o lenço. Imagine quem era? O Antão, caçador de parasitas. Catingando já, coitado...

E reconhecendo a qualidade da mercadoria que ia na rede: — Se vosmecês querem chegar na dianteira, carece andar ligeiro. A festança vai ser de arromba. Só estão esperando o material.

Parece que pagam bem. Comprar defunto pra cemitério, foi coisa que nunca vi! concluiu o tropeiro soltando uma gargalhada. E depois de relancear o meu corpo embrulhado no lençol:

— Óiá! o pé dele tá aparecendo!...

Agora sim, compreendo por que, e sei para onde me estão carregando: fizeram cemitério nalgum lugar, mas faltou defunto para inaugurá-lo. Daí o pedido às redondezas. Que cemitério será?

O dia vinha escurecendo. Os homens tinham agora pela frente uma planície animada de sapos e pirilampos. 

— Engulam a cachaça, disse eu, já impaciente. E toquem depressa!

Minha voz não ressoa, mas produz efeito. Tanto assim que os homens empunham logo o pau da rede e me erguem aos ombros.

E eu vou seguindo, o rosto voltado para a primeira estrela.

Um era careca, o outro tinha bigode.

Atravessaram o pântano. Se não conhecessem tão bem o caminho, ficaríamos os três atolados na lama. Quase não se falavam.

— Espanta a varejeira da testa, gritei para o careca... Isto é, quis gritar. O homem sacudiu a cabeça.

— Por menos de quatrocentas pratas, nós voltamos com ele, disse o de bigode.

— Até trezentos, a gente fecha o negócio, responde o careca.

— Vosmecê vê que ele nem tá cheirando!...

Era a minha vantagem sobre o concorrente. Pelo que percebi da conversa deles, e pela marcha batida em que vínhamos, o outro devia ser alcançado na curva do Bananal, antes de o sol raiar. A esse pensamento, trocaram-me de ombro e apressaram a marcha.
[...]

1 Qualquer animal; besta de carga.
2 Cavidade; depressão; buraco.
3 Tristonho; que demonstra melancolia ou tristeza.
Disponível em: <http://www.releituras.com.br/anibalm_defunto.
asp>. Acesso em: 06 dez. 2019. (adaptado)                                   
Fonte: AAP - 2020

COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

3. Percebe-se o efeito de ironia no conto O defunto inaugural, quando:

A) um fantasma pensa que pode falar com os seus carregadores.B) uma grande festa é realizada para inaugurar o novo cemitério.C) uma mulher sequer desconfia quem seria o tal defunto.D) um homem passa a valer mais morto do que vivo.
B) uma grande festa é realizada para inaugurar o novo cemitério.
C) uma mulher sequer desconfia quem seria o tal defunto.
D) um homem passa a valer mais morto do que vivo.


4. Em “Ao longe — mancha de sangue na vegetação — uma bomba de gasolina. "A primeira instalada" nestes ermos de montanha. Depois, a estalagem.”, os termos entre aspas retomam a

A) vegetação.
B) bomba de gasolina.
C) mancha de sangue.
D) estalagem.


5. A partir da leitura do texto, quanto ao número de carregadores do corpo do narrador personagem há
0 pontos
A) Um homem.
B) Dois homens.
C) Três homens.
D) Quatro homens.



Matemática______Estimativa: 2h de estudo

PAUTA: exercícios de revisão


COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1) Sendo a=10, b=5 e c=3, resolva:  5a² + 3b – 10c =

a) 495   
b) 485    
c) 475   
d) 450


2) O valor de n é: 3n + 4 = 16 

a) 5 
b) 3 
c) 4 
d) 6


3) O valor da expressão numérica é:
8 + 7 x 3 + 15 : 3 + 2 = 

a) 40
b) 36
c) 37
d) 48


4) Calcule: 

a) (-650) – (+300) = 

b) (-850) – (-850) = 

c) (-2100) – ( +480) = 

d) (+1300) – ( -1100) =




Terça-feira, dia 11___


Geografia_______Estimativa: 1h30 de estudo

PAUTA: Globalização


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Globalização

A globalização ou mundialização do espaço geográfico é caracterizada pelo processo de interligação econômica, política, social e cultural, em nível global. Esse processo é consequência, principalmente, da expansão dos sistemas de comunicação por satélites, da telefonia, da presença da informática na maior parte dos setores de produção e de serviços, através da internet.

A globalização constitui o estágio máximo da internacionalização, a amplificação em sistema-mundo de todos os lugares e de todos os indivíduos, logicamente em graus diferentes.

Alguns pesquisadores consideram que a globalização teve início com as grandes navegações nos séculos XV e XVI, pois nesse período o colonizador europeu entrou em contato com povos de outros continentes, mantendo relações sociais, culturais e comerciais.

Porém, esse processo se intensificou com a queda dos regimes comunistas na Europa e a abertura econômica realizada na China, ambos na década de 1980. As empresas transnacionais, que possuem matriz em um país, mas atuam com filiais em outros, expandindo seu mercado consumidor, são aos grandes marcos da globalização. Pois a abertura econômica realizada por esses países proporcionou que essas empresas expandissem seu foco de atuação.

A globalização é de fundamental importância para a atuação das empresas transnacionais, pois proporciona todo o aparato técnológico para os serviços de telecomunicação, transporte, investimentos, entre outros, fatores essenciais para realização eficaz das atividades econômicas em escala planetária.

Empresas transnacionais

Os aspectos culturais também sofrem influência por esse processo, pois há uma mudança de alguns hábitos, através de programas de televisão de outros países, instalação de fast food, acesso à rede mundial de computadores (internet), entre outros fatores. No entanto, aspectos locais continuam fortemente presentes na população, diferenciando as culturas.

Uma característica marcante do processo de globalização é a diferença do desenvolvimento tecnológico entre os países emergentes e os desenvolvidos, onde os países em desenvolvimento não conseguem acompanhar os avanços da tecnologia, o que reflete em suas economias. As principais diferenças remetem ao tipo de produção entre os países ricos e pobres, o primeiro é exportador de tecnologias enquanto que o segundo é produtor primário.

Portanto, a globalização através do aparato tecnológico desenvolvido, proporciona maior instantaneidade aos fluxos de transporte, informação, mercadorias, pessoas, capital, etc.

Globalização, Desenvolvimento e Subdesenvolvimento. Globalização: interligação econômica, política, social e cultural


COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Observe a Charge a seguir:


(Millôr Fernandes. Retirado de: VESENTINI, José William. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Editora Ática, 2012.p.323.)

COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. A ilustração de Millôr Fernandes é uma crítica à ordem global atual. Além disso, ela faz referência:

a) à visão eurocêntrica das projeções cartográficas

b) à visão conceitual da Globalização realizada no processo de ensino-aprendizagem

c) à forma com que o Planalto Central opera o processo de inserção da Globalização no Brasil

d) à Divisão Internacional do Trabalho, em que os países do Sul subdesenvolvido são dependentes do Norte desenvolvido.

e) à influência da Globalização sobre o processo de transformação da educação brasileira.



2. “A globalização constitui o estágio máximo da internacionalização, a amplificação em sistema-mundo de todos os lugares e de todos os indivíduos, logicamente em graus diferentes”.
(Disponível em: Mundo educação/ Globalização)
Os “graus diferentes” citados no texto referem-se:

a) às diferenças entre os níveis de ajustamento da política internacional a uma ordem de homogeneização cultural;

b) à resistência dos movimentos antiglobalização frente aos avanços do sistema capitalista em escala mundial.

c) à forma desigual de difusão e alcance do processo de mundialização econômica e política.

d) à impossibilidade da globalização atingir todo o planeta

e) à incerteza de alguns países em adotar a globalização como forma de desenvolvimento.



3. Quando a globalização teve início e em que século?



4.Cite uma característica marcante do processo de globalização?


História_______Estimativa: 1h30 de estudo

PAUTA: IMPERIALISMO

Professora Lívia Sgarbosa
ORIENTAÇÕES: 
- Antes de iniciar a atividade registre no seu caderno a pauta e a data de hoje. É muito importante neste momento que o seu caderno esteja organizado e com todo conteúdo que vamos estudar.

- Orientações, registe as questões no seu caderno de História, isso facilita sua organização, bem como contribui para a fixação e entendimento dos conteúdos tratados.

- Se preferir você também pode responder pelo formulário do Google Forms


IMPERIALISMO

Hoje, no momento de globalização em  que vivemos, é comum encontrarmos produtos com etiquetas aonde se lê: Made in Taiwan, Made in Hong kong, Made in Korea, ou então as marcas: Pepsi, Coca-cola, etc., fabricados por indústrias multinacionais.
Isto acontece porque as grandes empresas do mundo recebem vantagens para construir suas fábricas nos países pobres, principalmente através de isenções de impostos, doações de terrenos, mão-de-obra mais barata, assim como as leis de proteção ao meio ambiente, nem sempre tão rigorosas. Isso facilita a instalação, funcionamento e obtenção de lucros pelas grandes empresas estrangeiras.
Esse processo também ocorre no Brasil. Basta você observar que, a maioria das indústrias que temos são as multinacionais,exemplo:     Volkswagen que é uma empresa Alemã, Coca-Cola que é dos Estados Unidos etc.
É o imperialismo econômico dos países ricos sobre os países pobres. No século XIX, ocorreu também um processo de extensão da exploração dos países com tecnologia mais desenvolvida sobre áreas com menor desenvolvimento tecnológico.
Os países industrializados do continente europeu, necessitando de matéria-prima e de mercados consumidores para seus produtos, iniciaram um processo de expansão e conquista de outros continentes.
A essa expansão chamamos imperialismo do século XIX ou Neocolonialismo.O imperialismo do século XIX sobre os continentes africano e asiático foi realizado através de conquistas e formação de colônias. 

RESPONDA AS QUESTÕES NO SEU CADERNO OU CLIQUE NO LINK E RESPONDA NO GOOGLE FORMS (a professora vai receber para dar as notas de participação ou avaliação): 

1. Por que hoje encontramos produtos do mundo todo em nosso país?

2. O que é Imperialismo?

3. Quais países foram atingidos pelo Imperialismo?


Educação Física__Estimativa: 1h de estudo

FIQUE   ATENTO   ÀS   TURMAS:
TURMA   1,   MAIORES   DE   18   ANOS.
TURMA   2,   MENORES   DE   18   ANOS,   SEM   AFASTAMENTO.


PAUTA TURMA   1: alongamento sentado
 
Vamos fazer exercícios e alongamento para o corpo que podem ser realizados em casa.




PAUTA TURMA  2: Atletismo

O que é Atletismo? Atletismo é o grupo de modalidades esportivas que reúne corrida, salto e arremesso.

As provas de atletismo podem ocorrer no campo, na rua ou no estádio, de forma individual ou por revezamento de atletas.

Sugestão de ATIVIDADES que podemos fazer para desenvolver o Atletismo.
  • Corridas
  • Pega pega
  • Rouba bandeira
  • Salto em altura com a corda
  • Salto em distancia (risco no chão, corda etc..)
  • Lançar a bola no alvo

Clique e responda as questões nesse link  (o professor vai receber para dar as notas de participação ou avaliação):

Se não conseguir, faça no caderno copiando apenas as suas respostas. Não precisa copiar tudo!


COPIE NO CADERNO
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Faça uma pesquisa sobre o Atletismo e responda as questões!

1- O atletismo teve origem em qual civilização?
(  ) Asiática
(  ) Mesopotâmia
(  ) Maia
(  ) Grega
(  ) Chinesa


2- Marque a opção que corresponde a 'corridas de velocidade mais famosa'.
(  ) 800 m
(  ) 1000 m
(  ) 100 m
(  ) 600 m
(  ) 1.200 m


Se puder, assista o filme abaixo:
Filme: RAÇA
 
SINOPSE E DETALHES
Cinebiografia de Jesse Owens (Stephan James), atleta negro americano que ganhou quatro medalhas de ouro nas Olimpíadas de Berlim, em 1936, superando corredores arianos em pleno regime nazista de Adolf Hitler.

Depois desse belo filme, aqui fica  minha proposta uma Sugestão/desafio!!! 
Criar uma atividade de atletismo, pode ser circuito/corridas, saltos ou arremessos.

Registre cada momento desse programa em família, e se puder compartilhe! WhatsApp, Professor Pedro 19 99317-0044.


Quarta-feira, dia 12___


Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo

PAUTA: Avaliação diagnóstica (google forms)


Clique e responda as questões nesse link (a professora vai receber para dar as notas de participação ou avaliação):
https://forms.gle/9bweUhDaco6uJ7VT9

Se não conseguir, faça no caderno copiando apenas as suas respostas. Não precisa copiar tudo!


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Coronavírus não é o maior inimigo da humanidade em 2020
Por Rafael Rodrigues Da Silva

[...] Depois que o coronavírus teve o status de epidemia confirmado na China e o governo passou a colocar cidades inteiras em quarentena numa tentativa de evitar que a doença se espalhe ainda mais, parece que parte da imprensa, durante as reuniões de pauta, pensou: “Oh, não! O que vai acontecer com a venda de iPhones da Apple?!” e resolveu colocar em pauta o quanto essa doença poderia afetar
o rendimento de empresas que têm a China como um de seus principais mercados (e, desta crítica, não excluo nem mesmo o Canaltech, já que nós também publicamos matérias do tipo).

Ainda que a preocupação com o aspecto financeiro do mercado seja importante, em momentos como o do surto de Coronavírus, ela só é legítima se você é: 1) o dono ou um dos altos executivos da empresa afetada; e 2) um acionista majoritário que possui um grande investimento em jogo. Mesmo nesses casos, ainda é um tanto insensível colocar as preocupações com dinheiro na frente da preocupação
com as pessoas — mas se é o seu dinheiro na reta, ao menos é justificável. [...]
Outra faceta que o surto desta nova doença está ajudando a destacar é a crescente xenofobia mundial, em que as pessoas parecem sentir prazer em jogar toda a culpa de algo sobre “o outro”, “o forasteiro”, “o estrangeiro”, enquanto se recusam a olhar para os problemas que causaram em seu próprio quintal.

O caso dos Estados Unidos é um bom exemplo: desde que foi revelado que o Coronavírus se originou na China, esse fato foi visto como uma espécie de “licença para o preconceito”, e tanto na internet quanto nas ruas as pessoas começaram a apontar como os chineses são "bárbaros sem higiene",
chegando até mesmo a apontar culpados sem qualquer critério científico (como a história da sopa de morcego ter sido de onde o vírus surgiu, por exemplo).

Disponível em: <https://canaltech.com.br/ciencia/opiniao-coronavirus-nao-e-o-maior-inimigo-da-humanidade-em-2020-159770/>.
Acesso em: 20 fev. 2020. (adaptado)
Fonte: Avaliação de Aprendizagem em Processo, 2020.

COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. Qual é o assunto principal do texto Coronavírus não é o maior inimigo?
_____________________________


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Leia o texto e responda à questão.

Imagem sem legenda


COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

2.  Há um efeito de humor nos 2º e 3º quadrinhos causado pela:

A) reprodução do som da risada da personagem.
B) comparação da borracha com criminosos.
C) personificação dos objetos apresentados.
D) ideia contrária apresentada nos quadrinhos.
Leve as crianças para a cozinha


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Quer ver seu filho experimentando novos alimentos e comendo melhor? Incentive-o a colocar a mão na massa (e na salada, na torta, no frango...)
Por Chloé Pinheiro (colaboradora)

Boa parte das crianças dá suas garfadas de maneira automática, geralmente em frente à televisão.
Dessa forma, não estabelece vínculo algum com os alimentos. Mas como estimular o interesse pela comida de verdade desde o início da vida e, assim, diminuir o abismo entre o apetite da garotada e os brócolis? Uma das principais apostas para aproximar as duas pontas é convidar meninos e meninas a desvendarem o mundo mágico da gastronomia. E não como meros espectadores.

“Quanto maior o envolvimento no preparo das refeições, mais fácil é educar sobre alimentação. Até porque a participação da criança nesse processo aumenta a chance de ela experimentar o resultado”, justifica Antonia Demas, antropóloga, nutricionista e professora da Escola de Saúde Pública da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos.

Não faltam estudos que atestam a eficácia da tática. Um deles, publicado recentemente pela Universidade de Montford, na Inglaterra, revela que pré-escolares que manuseiam vegetais têm menos medo de provar combinações inusitadas. Em 2012, cientistas da Universidade de Alberta, no Canadá,
avaliaram a relação de 151 crianças com a comida e concluíram: aqueles que auxiliavam na cozinha eram justamente os que mais curtiam verduras, legumes e frutas. Para ter ideia, o interesse por esses itens era 10% maior entre os pequenos que vestiam o avental.
[...]
A convivência em família também ganha um tempero especial. “Cozinhar é uma atividade divertida e criativa, além de ser um dos raros momentos em que filhos e pais podem se dedicar juntos a algo”, destaca Anne. Que o digam Myriam Anselmo, paulistana de 32 anos, e seu filho Thomas, de 12. Desde novinho o menino é um parceiro no preparo das refeições. “Eu gosto de ajudar e também crio minhas receitas. Já fiz um bolo de milho sozinho e inventei um doce de banana para comer com outras frutas”, gaba-se o garoto. São ingredientes que, em outro cenário, talvez a mãe de Thomas sofresse um bocado para lhe apresentar.

Os especialistas são unânimes: a participação infantil se estende inclusive às idas ao supermercado.

Para a nutricionista Antonia Demas, esse momento não precisa ser estressante. É só transformar as compras em uma brincadeira. Vale eleger cores da vez e procurar os ingredientes necessários para receitas especiais — como um prato roxo. Também, permitir que a criança possa fazer o próprio carrinho com dinheiro de mentirinha, sem estourar o orçamento. Não dá para fazer isso sempre, claro. Mas o
processo anima e abre caminho para o preparo em casa.

Disponível em: <https://saude.abril.com.br/familia/leve-as-criancas-para-a-cozinha>. Acesso em: 09 dez. 2019. (adaptado)


COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

3. Qual o tema principal do texto?

A) A diversão na atividade de cozinhar.
B) A educação alimentar de crianças.
C) A ida das crianças ao supermercado.
D) A parceria de pais e filhos na cozinha.


4. Em “[...] esse momento [...]”, a expressão em destaque no texto retoma *

A) a criança poder fazer o próprio carrinho.
B) a participação infantil às idas ao supermercado
C) as compras se tornarem uma brincadeira.
D) as diversas cores escolhidas para os alimentos.


Matemática_______Estimativa: 2h de estudo

PAUTA: exercícios de revisão


COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1) Isadora vai revestir uma das paredes de seu quarto com um papel decorativo. Essa parede tem 4 cm de comprimento por 3 de largura. Quantos metros quadrados de papel decorativo serão necessários para cobrir essa parede? 

a) 15
b) 16
c) 13
d) 12 


2) Calcule o termo desconhecido. 
9x + 3 = 30 

a) 5
b) 3
c) 7
d) 9 


3) O dobro de 1003 e a metade de 10030 são respectivamente:

a) 2006 e 515 81
b) 2060 e 5150 
c) 2006 e 5015 
d) 2060 e 5015

 
4) Qual é o resultado de 2 + 4 X 8 – 4 : 2 ?

a)  9 
b) 12
c) 22 
d) 32





Quinta-feira, dia 13___


Ciências_______Estimativa: 1h30 de estudo

PAUTA: avaliação diagnóstica para verificar seus conhecimentos em Ciências.


Responda aos itens no link: 
https://forms.gle/y2iUkitKkXbdZo8U9


ITEM 1
Os órgãos do corpo humano são formados pelo agrupamento de tecidos cada um deles possui formas e funções específicas.
o órgão mais importante do sistema circulatório é o
(A) pulmão.
(B) fígado.
(C) coração.
(D) intestino.


ITEM 2
Atualmente é comum ver pessoas e organizações realizando a coleta seletiva. Apesar de suas boas intenções, muitos materiais não recicláveis acabam indo para o lugar errado e atrapalham o trabalho dos recicladores. Para evitar esse problema, é importante saber selecionar o lixo.
Não podem ser recicladas
(A) caixas de papelão.
(B) embalagens de agrotóxicos.
(C) garrafas de água.
(D) garrafas de refrigerantes.


ITEM 3
Atualmente falamos muito sobre degradação ambiental, excesso de poluição na natureza causado pelo mau comportamento das pessoas. Porém, são realizadas muitas ações que contribuem com a preservação do meio ambiente.
Quais das atitudes a seguir podem ajudar nesta preservação?
(A) Usar muitas garrafas pet e jogar lixo nas ruas.
(B) Denunciar quem desperdiça água e não separar o lixo reciclável.
(C) Limpar a casa utilizando muita água e encaminhar o para o lixo para o lixão.
(D) Não jogar lixo nas ruas, não desperdiçar água e separar os materiais recicláveis.


ITEM 4
Os vegetais produzem seu próprio alimento pela realização da fotossíntese.
Fonte: http://www.alunosonline.com.br/quimica/deonde- vem-energia-dos-alimentos.html
A fonte de energia para a realização da fotossíntese é
(A) a luz.
(B) a água.
(C) o adubo.
(D) o gás carbônico.


ITEM 5
Todo ser vivo é formado por célula. Ela é a menor parte do organismo vivo. Para observar a maioria das células precisamos de um
(A) celular.
(B) computador.
(C) estetoscópio.
(D) microscópio.


ITEM 6
Leia o trecho da música.

Carinhoso
Pixinguinha

"Meu coração, não sei por que
Bate feliz quando te vê.”

Quando vemos alguém e nos emocionamos os batimentos cardíacos aceleram. Este é um exemplo de integração entre os sistemas que compõem nossos olhos, cérebro e organismo, envolvendo coração. Neste caso, podemos identificar uma ação conjunta dos sistemas
(A) excretor, digestório e respiratório. 
(B) nervoso, circulatório e digestório.
(C) reprodutor, respiratório e excretor. 
(D) sensorial, circulatório e nervoso.


ITEM 7
Puberdade o nome dado à fase da vida que marca fim da infância e o início da adolescência. Nesta fase, ocorre o aumento produção dos hormônios sexuais masculinos femininos que promovem transformações no corpo de meninos e meninas preparando-os para a reprodução. As glândulas responsáveis pela produção dos hormônios sexuais que promovem as mudanças em meninos e meninas são
(A) as vesículas seminais.
(B) a tireoide e a hipófise.
(C) a próstata útero.
(D) os testículos e os óvulos.


ITEM 8
Nosso corpo realiza muitos movimentos. Eles acontecem virtude do sistema locomotor.
A realização dos movimentos envolve o trabalho de ossos, músculos e articulações.
Articulação é:
(A) a união entre os ossos.
(B) a região mais resistente do osso.
(C) o encontro entre ossos e músculos.
(D) onde os ossos se prendem.


ITEM 9
Apesar de serem animais diferentes, um gato, um pássaro e um peixe são animais vertebrados.
Estes animais são considerados vertebrados pois possuem
(A) pelos.
(B) patas.
(C) coluna vertebral.
(D) penas.


ITEM 10
Uma em cada três crianças está acima do peso no Brasil. Em 1989, apenas 13% dos brasileiros de 5 a 9 anos tinham mais gordura no corpo do que deveriam. Para que tenhamos uma vida saudável e livre da obesidade é necessário 
(A) ter uma dieta saudável e variada, acompanhada de atividades físicas.
(B) ter uma rotina alimentar diária com muito açúcar para ter energia.
(C) ter uma dieta não balanceada e dedicação integral aos esportes.
(D) ter uma dieta rica em gorduras e massas.


Inglês_______Estimativa: 1h de estudo


9o A - Professora Deise

PAUTA: a importância da Língua Inglesa


Clique e responda as questões nesse link (a professora vai receber para dar as notas de participação ou avaliação):

Se não conseguir, faça no caderno copiando apenas as suas respostas. Não precisa copiar tudo!


COPIE NO CADERNO
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Assista o o vídeo sobre a importância em se aprender a Língua Inglesa. Depois responda às perguntas:

1) Qual a importância de aprendermos Língua Inglesa ? *


2) " O inglês não é mais a língua dos EUA e ou a língua da Inglaterra ou dos ex-colonias como a Índia ." Inglês é o : 

a) Acalento
b) Esperança
c) Talento
d) Esperanto


3) Defina "Esperanto" pode fazer pesquisa em um dicionario ou internet .
_______________________________


4) Quem esta aprendendo Inglês? 

a) Os Italianos
b) Os Franceses
c) Os Australianos
d) Os Russos


5) Quais Países citados abaixo já se fala Inglês ?

a) China - Coreia - Indonésia
b) Brasil - Japão - Bulgária
c) Capinas - EUA - Uruguai
d) Paraguai - Bélgica - Ucrânia


9o B - Professora Beth

PAUTA: leitura e interpretação do texto DHL.


Leia o texto. Pode fazer a tradução usando tradutores do celular ou dicionários.

Responda as perguntas.

Clique e responda as questões nesse link (a professora vai receber para dar as notas de participação ou avaliação):
 
Se não conseguir, faça no caderno copiando apenas as suas respostas. Não precisa copiar tudo!


COPIE NO CADERNO
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. Assinale  a opção que preenche corretamente a lacuna presente no texto e que indica o tipo de serviço ofertado pelo anunciante.
a. Sports
b. Enviromental.
c. Logistics.
d. Finance.
e. Economy.


2. Assinale uma característica associada à Fórmula 1, que não foi considerada como essencial pelo anunciante. 
a. Velocidade.
b. Compromisso.
c. Precisão.
d. Exigência.
e. Trabalho em equipe.


3. Escolha o termo cuja função gramatical e significado se aproximam do vocábulo DRIVE, na chamada do anúncio.
a. Comandar.
b. Percurso.
c. Dirigir.
d. Dirigente.
e. Determinação.


4. O texto informa que Bernie Ecclestone:
a. Administra a Fórmula 1. 
b. É um esportista Famoso.
c. É um piloto prestigiado na Fórmula 1.
d. Tem um prestígio em todo o mundo.
e. É um dos diretores da empresa anunciante. 


Arte_______Estimativa: 1h de estudo

PAUTA: Diagnóstica; conhecimento em arte; produção dirigida.


1. Clique, leia e responda as questões nesse link:

Se não conseguir, faça no caderno copiando apenas as suas respostas. Não precisa copiar tudo!
As Linguagens Artísticas são as Artes Visuais, o Teatro, a Música e Dança, sendo que as artes visuais englobam as Artes Plásticas, sendo que o campo das artes visuais abrange todas as artes que colocam a visão como elemento fundamental.As esculturas, pinturas, gravuras e desenhos, entre outros, são exemplos da Arte Visual como Linguagem Artística. Já a Música, por exemplo, coloca a audição como o sentido principal. O Teatro abrange tanto os sons, a fala, por vezes a música, quanto a expressividade corporal, elemento chave para sua realização.

1. Você se lembra das suas aulas de arte? *
______________________________________

2. O que você acha de arte, agora que conhece as linguagens, como o teatro, a dança, a música, e as artes visuais? *
Marque, nessa lista, os tipos de arte que você aprecia (gosta) ou, quem sabe, pratica. Se marcar OUTROS, digite tipos de arte que não estão na lista. *

(  ) música: gosta de ouvir, gosta de cantar ou toca algum instrumento.
(  ) dança: gosta de dançar, gosta de apresentações de dança ou toca algum instrumento.
(  ) pintura: gosta de apreciar trabalhos com tinhas em tecido, papel, grafiti, entre outros.
(  ) escultura: gosta de apreciar trabalhos com barro, concreto, plásticos, massas.
(  ) teatro: gosta de peças e apresentações.
(  ) literatura: gosta de ler livros de gêneros como poemas, romance, aventura, ficção, e outros.
(  ) cinema: gosta de filmes e séries de aventura, ação, ficção, romance e outros gêneros.
(  ) fotografia: gosta de apreciar ou fotografar e postar em redes sociais.
(  ) história em quadrinhos (HQ): escrever ou ler Marvel, DC, entre outras
(  ) jogos eletrônicos (games): é jogador ou tem curiosidade de produzir um jogo.
(  ) arte digital: videos ou memes de internet, tik tok, fotos decoradas com filtros, entre outros.
(  ) Outro: __________________________



NO CADERNO OU EM UMA FOLHA DE SULFITE
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

2. Faça um desenho inspirado em um tipo de arte que você aprecia (gosta) e depois pinte, pode ser colorido, ou só com grafite, ou com tintas. Use o material que você tiver em sua casa. Envie uma foto via WhatsApp para 19 99747-3440professora Natália.


Sexta-feira, dia 14___


Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo

PAUTA: Produção textual


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Leia o fragmento de texto abaixo:
Os desafios da educação à distância, adotada às pressas na quarentena...
As circunstâncias um pouco caóticas e improvisadas talvez soem familiares para muitos pais e filhos diante das primeiras tentativas de aulas online de suas escolas. O mesmo vale para professores, muitos dos quais estão pela primeira vez se aventurando no ensino à distância ou online, e conciliando isso com o cuidado de seus próprios filhos em casa. Não são poucas as famílias do mundo vivendo circunstâncias parecidas em meio à pandemia do novo coronavírus. Segundo a Unesco (braço da ONU para educação), até 25 de março, 165 países haviam fechado suas escolas por causa da pandemia, interrompendo as aulas presenciais de 1,5 bilhão de estudantes e mudando a rotina de 63 milhões de prof...


Veja mais em https://educacao.uol.com.br/noticias/bbc/2020/04/17/os-desafios-da-educacao-a-distancia-adotada-as-pressas-na-quarentena.htm?cmpid=copiaecola


NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Agora, em seu caderno, você irá produzir um Manual com Dez (10) dicas para o melhor aproveitamento das Aulas Remotas.


Matemática_______Estimativa: 2h de estudo

PAUTA: exercícios de revisão


COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1) Calcule:


2) O dobro de 8 e o quadrado de 8 são respectivamente: 

a) 16 e 16
b) 16 e 64
c) 64 e 16
d) 64 e 64


3) O valor da expressão abaixo fornece o ano, que é: 
a) 1898
b) 1900
c) 1896
d) 190


4) Uma TV pode ser comprada à vista por R$490,00, ou a prazo, em 03 pagamentos de R$172,00 cada uma. Comprado a prazo, vou pagar quanto a mais do que se comprasse à vista? 

a) R$26,00
b) R$31,00
c) R$42,00
d) R$35,00


----------------

9o ano__________

Responda, clicando no link abaixo, a participação nessas aulas


Fique bem, fique em casa!