quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Semana 2 - de 10 a 14/8 - EJA Turma 2

Atenção aos comandos do que precisa ser feito para não copiar mais que o necessário. Não precisa copiar tudo!

LEIA O TEXTO
Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

COPIE NO CADERNO
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.


Segunda-feira, dia 10___


Língua Portuguesa__Estimativa: 
1h30 de estudo

PAUTA: Folclore

LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Folclore é o saber popular que vai passando de pai para filho e é representado pelos costumes, pelas crenças e pelas tradições de um povo.
A palavra folclore quer dizer: folk (povo) e lore (conhecimento, saber).
A população do Brasil foi originada de muitos grupos. Cada um desses grupos (índios, brancos e negros) contribuiu para a formação do folclore brasileiro. Por isso o Brasil possui um folclore rico e variado pois recebeu influências de diferentes culturas.
Como o Brasil é um país muito grande, o folclore varia de um lugar para outro.
O folclore se manifesta através de:

Adivinhações
Anedotas
Artesanato
Brincadeiras, brinquedos e jogos
Cantigas
Comidas
Crendices e superstições
Danças
Desafios
Festas e folguedos
Frases de para-choque de caminhão
Lendas e seres imaginários
Literatura de cordel
Parlendas
Provérbios e ditos populares
Quadrinhas
Remédios caseiros
Trava-línguas

Adivinhações
               Perguntas relativamente simples, de brincadeira, para serem
decifradas.


COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Relacione as perguntas e respostas das adivinhações: 

( A ) Cai em pé e corre deitado?
( B ) Quanto mais se tira maior fica?
( C ) Quanto maior, menos se vê?
( D ) Entra na água e não se molha?
( E ) Quanto mais quente é mais fresco?
( F ) Tem o poder de virar a cabeça dos homens?
( G ) Sustenta a mulher a vida inteira?
( H ) Mais pesa no mundo inteiro?
(  I )  Se deve fazer antes de sair de casa?
( J )  É a pior coisa para a saúde?
( K ) Quando a gente perde nunca mais recupera?
( L ) Só se pode usar depois de quebrado?

(     ) Sombra.
(     ) Balança.
(     ) Ovo. 
(     ) Pão.
(     ) A doença.
(     ) Escuridão.
(     ) Chuva. 
(     ) Os pés.
(     ) Buraco.
(     ) Pescoço.
(     ) Entrar.
(     ) Tempo.


Matemática______Estimativa: 1h30 de estudo

PAUTA: ordens de classes numéricas

COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1- Escreva qual é a ordem ocupada pelo algarismo 3 nos numerais e o nome que essa ordem recebe:

5.213: 1ª ordem – unidade
3.918:
2.374:
4.639:



2- Assinale os numerais que têm o algarismo 6 ocupando a ordem da unidade de milhar:

(      ) 3.569
(      ) 6.254
(      ) 5.643
(      ) 4.976
(      ) 2.165
(      ) 7.682
(      ) 6.391
(      ) 8.436



3- Escreva o número de ordens e de classes de cada numeral:

462: 3 ordens e 1 classe

7: ___ ordem e ___ classe

3.918: ___ ordens e ___ classes

35: ___ ordens e ___ classe



4- Escreva o menor e o maior numeral usando os algarismos:

4, 7, 3, 8: 3.478, 8.743

8, 3, 9, 1: ____________, ____________

5, 6, 9, 2: ____________, ____________




Terça-feira, dia 11___


Geografia______Estimativa: 1h de estudo

PAUTA: Relevo


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Relevo
Os municípios estão localizados em lugares diferentes: alguns ficam em planaltos, outros em planícies; alguns ficam em montanhas, outros em vales; alguns ficam à beira de um rio, outros à beira-mar.

O planalto, a planície, a montanha, a serra, o monte, o morro, o vale, a ilha são formas de relevo.

Relevo são as diferentes formas como se apresenta a superfície da Terra.
Durante anos e anos, as chuvas, os ventos, o frio e o calor foram desgastando e modificando a superfície da Terra, dando origem às diferentes formas de relevo.

As principais formas de relevo são:
• Planalto: é uma região plana e mais elevada que as terras vizinhas.
• Planície: é uma região plana e mais baixa que as terras vizinhas.
• Montanha: é uma grande elevação de terra.
• Serra: é um conjunto de montanhas.
• Monte: é uma elevação de terra menor do que a montanha e que aparece de forma isolada.
• Morro ou colina: é uma elevação de terra menor do que o monte.
• Vale: é a região mais baixa situada entre montanhas, montes ou morros.
• Ilha: é uma porção de terra cercada de água por todos os lados.




COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1- O que é relevo?
____________________________



2- Escreva o nome que recebe:

a) Uma grande elevação de terra: __________

b) A região mais baixa situada entre montanhas, montes ou morros: _________

c) A elevação de terra menor do que a montanha e que aparece de forma isolada: __________

d) Uma porção de terra cercada de água: __________

e) A elevação de terra menor que o monte: __________

f) A região plana e mais elevada que as terras vizinhas: __________

g) O conjunto de montanhas: _________

h) A região plana e mais baixa que as terras vizinhas: __________



3- Desenhe:

a) Uma ilha

b) Uma serra


História______Estimativa: 1h de estudo

PAUTA: As primeiras riquezas da nova terra


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

As primeiras riquezas da nova terra

O povoamento do Brasil começou pelas terras próximas ao mar, onde foi explorado o pau-brasil e onde foram feitas as primeiras plantações de cana-de-açúcar. 
O pau-brasil era muito importante, pois da madeira dessa árvore se extraía uma tinta vermelha usada para tingir tecidos e na época, não existiam tintas artificiais. 
O pau-brasil era encontrado desde o litoral do Rio Grande do Norte até Cabo Frio, no Rio de Janeiro.
Devido a destruição de nossas matas, hoje existe apenas uma pequena reserva de pau-brasil na Bahia, na região de Porto Seguro.
A cana-de-açúcar foi plantada inicialmente em São Vicente, mas foi no Nordeste que se desenvolveu melhor, principalmente em Pernambuco.
Os motivos que contribuíram para o desenvolvimento da cana-de-açúcar no Nordeste foram:
- o solo escuro, chamado massapê;
- o clima quente e úmido (muitas chuvas);
- o relevo;
- a menor distância de Portugal.
A cana-de-açúcar foi muito importante para o Brasil.
O ouro foi descoberto pelos bandeirantes.
O ouro e as pedras preciosas foram descobertos primeiro em Minas Gerais e depois em Goiás e em Mato Grosso.
No ano de 1763, a capital do Brasil foi transferida de Salvador para o Rio de Janeiro, que era o principal porto de onde o ouro era mandado para Portugal.


Educação Física__Estimativa: 1h de estudo

FIQUE   ATENTO   ÀS   TURMAS:
TURMA   1,   MAIORES   DE   18   ANOS.
TURMA   2,   MENORES   DE   18   ANOS,   SEM   AFASTAMENTO.


PAUTA TURMA   1: alongamento sentado
 
Vamos fazer exercícios e alongamento para o corpo que podem ser realizados em casa.




PAUTA TURMA  2: Atletismo

O que é Atletismo? Atletismo é o grupo de modalidades esportivas que reúne corrida, salto e arremesso.

As provas de atletismo podem ocorrer no campo, na rua ou no estádio, de forma individual ou por revezamento de atletas.

Sugestão de ATIVIDADES que podemos fazer para desenvolver o Atletismo.
  • Corridas
  • Pega pega
  • Rouba bandeira
  • Salto em altura com a corda
  • Salto em distancia (risco no chão, corda etc..)
  • Lançar a bola no alvo

COPIE NO CADERNO
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Faça uma pesquisa sobre o Atletismo e responda as questões!

1- O atletismo teve origem em qual civilização?
(  ) Asiática
(  ) Mesopotâmia
(  ) Maia
(  ) Grega
(  ) Chinesa


2- Marque a opção que corresponde a 'corridas de velocidade mais famosa'.
(  ) 800 m
(  ) 1000 m
(  ) 100 m
(  ) 600 m
(  ) 1.200 m


Se puder, assista o filme abaixo:
Filme: RAÇA
 
SINOPSE E DETALHES
Cinebiografia de Jesse Owens (Stephan James), atleta negro americano que ganhou quatro medalhas de ouro nas Olimpíadas de Berlim, em 1936, superando corredores arianos em pleno regime nazista de Adolf Hitler.

Depois desse belo filme, aqui fica  minha proposta uma Sugestão/desafio!!! 
Criar uma atividade de atletismo, pode ser circuito/corridas, saltos ou arremessos.

Registre cada momento desse programa em família, e se puder compartilhe! 



Quarta-feira, dia 12___


Língua Portuguesa__Estimativa: 
1h30 de estudo

PAUTA: Anedota


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

É uma breve história, de final engraçado e às vezes surpreendente, cujo objetivo é provocar risos ou gargalhadas em quem a ouve ou a lê.
É um recurso humorístico utilizado na comédia e também na vida cotidiana das pessoas.

Sutilezas de casal
Um casal brigou durante toda a viagem.
De repente o sujeito vê vários porcos à beira da estrada e resolve fazer uma piadinha:
- Olhe só, querida! Não são seus parentes?
A mulher muito delicadamente responde:
- Acho que sim. Devem ser meus cunhados.


COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Brincadeiras, brinquedos e jogos
Leia o nome de algumas brincadeiras e de alguns brinquedos e jogos folclóricos, escolha quatro e escreva uma frase para cada um.
• Jogar pião
• Pular amarelinha
• Pega-pega
• Esconde-esconde
• Pular corda
• Passa anel
• Bolinha de gude
• Soltar pipa
• Roda
• Rolimã
• Jogar peteca


Matemática______Estimativa: 1h30 de estudo

PAUTA: antecessor e o sucessor; maior e menor


COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1- Complete com o antecessor e o sucessor:

__________ 1.965 __________

_________ 4.713 __________

__________ 6.879 __________

__________ 9.352 __________

__________ 2.789 __________



2- Complete com > (maior) ou < (menor):

3.945 _____ 3.954

5.732 _____ 5.723

7.359 _____ 7.395

8.194 _____ 8.149

2.879 _____ 2.897



3- Complete com = (igual) ou ≠(diferente):

3.457 _____ 3 Um + 4 C + 5 D + 7 U

5.392 _____ 5 U + 3 D + 9 C + 2 Um

7.869 _____ 7.000 + 800 + 60 + 9

8.231 _____ 8 + 20 + 300 + 1.000

6.195 _____ 6.000 + 100 + 90 + 5



4- Escreva os numerais correspondentes a:

Seis mil e noventa e oito: ______

Oito mil, trezentos e setenta: ______

Dois mil, quinhentos e quatro: ______

Nove mil, duzentos e trinta: ______

Três mil, novecentos e um: ______



Quinta-feira, dia 13___


Ciências______Estimativa: 1h30 de estudo

PAUTA: Sistema digestório


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Sistema digestório
O alimento é necessário para qualquer ser vivo. São as substâncias contidas nele que garantem a formação das células, dos tecidos, dos órgãos e dos sistemas de um organismo. Quando ingerido, o alimento precisa ser transformado para que as substâncias que o compõe sejam aproveitadas, e é no sistema digestório que isso acontece.
Os órgãos do sistema digestório são: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus. 
 

Depois que é transformado, o alimento recebe outro nome: 
- na boca: bolo alimentar
- no estômago: quimo
- no intestino delgado: quilo


COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1- Numere corretamente o caminho percorrido pelo alimento no sistema digestório:

(     ) estômago
(     ) boca
(     ) esôfago
(     ) faringe
(     ) ânus
(     ) intestino grosso
(     ) intestino delgado


2- Escreva o nome que o alimento recebe depois que é transformado:

a) Na boca: ____________________________
b) No estômago: ____________
c) No intestino delgado: ____________


Arte______Estimativa: 1h30 de estudo

PAUTA: Linguagens Artísticas
As Linguagens Artísticas são as Artes Visuais, o Teatro, a Música e Dança, sendo que as artes visuais englobam as Artes Plásticas, sendo que o campo das artes visuais abrange todas as artes que colocam a visão como elemento fundamental.As esculturas, pinturas, gravuras e desenhos, entre outros, são exemplos da Arte Visual como Linguagem Artística. Já a Música, por exemplo, coloca a audição como o sentido principal. O Teatro abrange tanto os sons, a fala, por vezes a música, quanto a expressividade corporal, elemento chave para sua realização.


COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. O que você acha de arte, agora que conhece as linguagens, como o teatro, a dança, a música, e as artes visuais? *
Marque, nessa lista, os tipos de arte que você aprecia (gosta) ou, quem sabe, pratica. Se marcar OUTROS, digite tipos de arte que não estão na lista. *

(  ) música: gosta de ouvir, gosta de cantar ou toca algum instrumento.
(  ) dança: gosta de dançar, gosta de apresentações de dança ou toca algum instrumento.
(  ) pintura: gosta de apreciar trabalhos com tinhas em tecido, papel, grafiti, entre outros.
(  ) escultura: gosta de apreciar trabalhos com barro, concreto, plásticos, massas.
(  ) teatro: gosta de peças e apresentações.
(  ) literatura: gosta de ler livros de gêneros como poemas, romance, aventura, ficção, e outros.
(  ) cinema: gosta de filmes e séries de aventura, ação, ficção, romance e outros gêneros.
(  ) fotografia: gosta de apreciar ou fotografar e postar em redes sociais.
(  ) história em quadrinhos (HQ): escrever ou ler Marvel, DC, entre outras
(  ) jogos eletrônicos (games): é jogador ou tem curiosidade de produzir um jogo.
(  ) arte digital: videos ou memes de internet, tik tok, fotos decoradas com filtros, entre outros.
(  ) Outro: __________________________



Sexta-feira, dia 14___


Língua Portuguesa__Estimativa: 
1h30 de estudo

PAUTA: Artesanato


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Artesanato é o trabalho feito manualmente (com as mãos) ou com instrumentos simples e de pequena produção.
As pessoas que fazem esse trabalho chamam-se artesãos.
Geralmente os artesãos fazem um produto de cada vez.
Eles utilizam como materiais: barro, madeira, bambu, cipó, sisal, couro, linha, peles, pedras etc.
Eles utilizam como instrumentos: canivetes, agulhas, facas, estiletes etc.
Exemplos de trabalhos artesanais: tricô, crochê, bordado.


COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Comidas

Leia o nome de algumas comidas típicas de diferentes regiões do Brasil, escolha uma e escreva a sua receita.
• Acarajé
• Angu
• Arroz doce
• Bolo de batata doce
• Bolo de fubá
• Bolo de mandioca
• Canjica
• Churrasco
• Cocada
• Curau de milho
• Cuscuz
• Dobradinha
• Farofa
• Feijoada
• Galinhada
• Jabá
• Mocotó
• Omelete
• Pamonha
• Pato no tucupi
• Pé de moleque
• Pirão
• Quibebe
• Rabada


Matemática______Estimativa: 1h30 de estudo

PAUTA: ordens; decomposição; alor absoluto e o valor relativo


COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1- Componha as ordens:

5Um + 2C + 6D + 0U = 5.260

1Um + 8C + 7D + 9U = ______

3Um + 6C + 0D + 8U = ______

9Um + 0C + 4D + 6U = ______



2- Decomponha em unidades:

2.987 = 2.000 + 900 + 80 + 7

8.051 = __________________

4.370 = __________________

6.702 = __________________



3- Escreva o valor absoluto e o valor relativo do algarismo 6 nos numerais:

1.698: 6 – 600

3.456: ______

6.179: ______

2.765: ______



4- Dê o valor absoluto e o valor relativo de cada algarismo nos numerais:

5.481

3.962



----------------

Termo 2__________

Responda, clicando no link abaixo, a participação nessas aulas


Fique bem, fique em casa!