sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Semana 3 - de 17 a 21/8 - 8o ano EJA

Atenção aos comandos do que precisa ser feito para não copiar mais que o necessário. Não precisa copiar tudo!

LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.


Segunda-feira, dia 17

Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo

PAUTA: leitura e interpretação de textos com descritores. Descritor: Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que compõem a narrativa.


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Tormento não tem idade

- Meu filho, aquele seu amigo, o Jorge, telefonou.

- O que é que ele queria?

- Convidou você para dormir na casa dele, amanhã.

- E o que é que você disse?

- Disse que não sabia, mas achava que você iria aceitar o convite.

-Fez mal, mamãe. Você sabe que odeio dormir fora de casa.

- Mas meu filho, o Jorge gosta tanto de você...

- Eu sei que ele gosta de mim. Mas eu não sou obrigado a dormir na casa dele por causa disso, sou?

- Claro que não. Mas...

- Mas o que, mamãe?

- Bem, quem decide é você. Mas, que seria bom você dormir lá, seria.

- Ah, é? E por quê?

- Bem, em primeiro lugar, o Jorge tem um quarto novo de hóspedes e queria estrear com você.

- Ele disse que é um quarto muito lindo. Tem até a TV a cabo.

- Eu não gosto de tevê.

[...]

- Eu faço a maleta para você, meu filho. Eu arrumo suas coisas direitinho. Você vai ver.

- Não, mamãe. Não insista, por favor. Você está me atormentando com isso. Bem, deixe eu lhe lembrar uma coisa, para terminar com essa discussão: amanhã eu não vou a lugar nenhum. Sabe por que, mamãe? Amanhã é meu aniversário. Você esqueceu?

- Esqueci mesmo. Desculpe, filho.

- Pois é. Amanhã estou fazendo 50 anos. E acho que quem faz 50 anos tem o direito de passar a noite com sua mãe, não é verdade?

SCLIAR, Moacyr. Folha de São Paulo, 3 set. 2001, p. C2.


 - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. O trecho dessa narrativa que explica o que resolveu problema é

A)   “─ Ah, é? E por quê?”.

B)   “─ Eu não gosto de tevê.”.

C)   “─ Amanhã é meu aniversário.”.

D)   “─ Esqueci mesmo. Desculpe, filho.”.



LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR. 

Os Viajantes e a Bolsa de Moedas

Dois homens viajavam juntos ao longo de uma estrada, quando um deles encontrou uma bolsa cheia de alguma coisa. E ele disse: “Veja que sorte a minha, encontrei uma bolsa, e a julgar pelo peso, deve estar cheia de moedas de ouro.”

E lhe diz o companheiro: “Não diga encontrei uma bolsa; mas, nós encontramos uma bolsa, e quanta sorte temos. Amigos de viagem devem compartilhar as tristezas e alegrias da estrada.”

O “sortudo”, claro, se nega a dividir o achado. Então escutam gritos de: “Pega ladrão!”, vindo de um grupo de homens armados com porretes, que se dirigem, estrada abaixo, na direção deles. O viajante “sortudo”, logo entra em pânico, e diz. “Estamos perdidos se encontrarem essa bolsa conosco.” Replica o outro: “Você não disse ‘nós’ antes. Assim, agora fique com o que é seu e diga, ‘Eu estou perdido’.”

Moral da História: Não devemos exigir que alguém compartilhe conosco as desventuras, quando não lhes compartilhamos também as nossas alegrias.

Esopo. Disponível em: <http://sitededicas.uol.com.br> Acesso em: 02 fev. 2010.


 - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

2. fato que deu origem a essa história foi

A)   O amigo ter abandonado o outro companheiro.

B)   O viajante ser perseguido por homens armados.

C)   Os amigos ficarem perdidos em uma estrada. 

D)   Os viajantes encontrarem uma bolsa com moedas.

 

LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

O gambá

No silêncio circular da praça, a esquina iluminada. O patrão aguardava a hora de apagar as luzes do café. O garçom começou a descer as portas de aço e olhou o relógio: meia-noite e quarenta e cinco. O moço da farmácia chegou para o último cafezinho. Até ser enxotados, uns poucos fregueses de sempre insistiam em prolongar a noite. Mas o bate-papo estava encerrado.

Foi quando o chofer de táxi sustou o gesto de acender o cigarro e deu o alarme: um gambá! Correram todos para ver e, mais que ver, para crer. Era a festa, a insólita festa que a noite já não prometia. Ali, na praça, quase diante do edifício de dez andares, um gambá.

Vivinho da silva, com sua anacrônica e desarmada arquitetura.

No meio da rua – como é que veio parar ali? Um frêmito de batalha animou os presentes.

Todos, pressurosos, foram espiar o recém-chegado. Só o Corcundinha permaneceu imóvel diante da mesa de mármore. O corpo enterrado na cadeira, as grossas botinas mal dispensavam as muletas. O intruso não lhe dizia respeito. Podia sorver devagarinho o seu conhaque.

Encolhido de medo e susto, o gambá não queria desafiar ninguém. Mas seus súbitos inimigos a distância mantinham uma divertida atitude de caça. Ninguém sabia por onde começar a bem-vinda peleja. Era preciso não desperdiçar a dádiva que tinha vindo alvoroçar a noite de cada um dos circunstantes.

REZENDE, Oto Lara. O gambá. In: O elo perdido & outras histórias. 5 ed. São Paulo: Ática, 1998. p.12. Fragmento. *Adaptado: Reforma Ortográfica.

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3. Nesse texto, qual é o fato que motiva a narrativa?

A)   O fechamento do café.

B)    A aparição do gambá.

C)    A perseguição ao recém-chegado.  

D)  O descaso do Corcundinha.

 

LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR. 

FUGA

Mal o pai colocou o papel na máquina, o menino começou a empurrar uma cadeira pela sala, fazendo um barulho infernal.

– Para com esse barulho, meu filho – falou, sem se voltar.

Com três anos já sabia reagir como homem ao impacto das grandes injustiças paternas; não estava fazendo barulho, estava só empurrando uma cadeira.

– Pois então para de empurrar a cadeira.

– Eu vou embora – foi a resposta.

Distraído, o pai não reparou que ele juntava ação às palavras, no ato de juntar do chão suas coisinhas, enrolando-as num pedaço de pano. Era a sua bagagem: um caminhão de plástico com apenas três rodas, um resto de biscoito, uma chave (onde diabo meteram a chave da despensa? – a mãe mais tarde irá dizer), metade de uma tesourinha enferrujada, sua única arma para a grande aventura, um botão amarrado num barbante.

A calma que baixou na sala era vagamente inquietante. De repente, o pai olhou ao redor e não viu o menino. Deu com a porta da rua aberta, correu até o portão.

– Viu um menino saindo desta casa? Gritou para o operário que descansava diante da obra do outro lado da rua, sentado no meio-fio.

– Saiu agora mesmo com uma trouxinha – informou ele. [...]

Trouxe-o para casa e o largou novamente na sala – tendo antes o cuidado de fechar a porta da rua e retirar a chave, como ele fizera com a despensa.

– Fique aí quietinho, está ouvindo? Papai está trabalhando.

– Fico, mas vou empurrar esta cadeira.

E o barulho recomeçou.

SABINO, Fernando. Fuga. In: Para gostar de ler. V. 2 Crônicas. São Paulo: Ática, 1995. p. 18-19. 


 - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

4. O conflito gerador desse texto tem início, quando o menino

A)   Arruma uma trouxinha de coisas. 

B)   Começa a empurrar a cadeira.   

C)   Continua a empurrar a cadeira. 

D)   Cumpre a ameaça de ir embora.

Fonte: soescola.com (questões com descritores)

 

LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Significados da Adolescência

Uma conversa entre um professor e um jovem adolescente...
O professor prossegue na sua explicação:
- Frutos amadurecem... Fruto maduro quer dizer bom, entendes? Bom quer dizer doce...
Responde o jovem adolescente:
- Então o beijo é maduro?
E o professor:
-Não.
E o jovem adolescente:
- Então... O beijo é doce...
E o professor:
- Beijos são complicados... É melhor falar de frutos. Frutos se podem comer... A comida fala...
E o adolescente determinado nas suas descobertas:
- Seres humanos também falam...
E o professor desanimado:
- Falam... Ai, ai, ai... Vai começar de novo.

Disponível em: <http:/www.luso-poemas.net/modules/new/article.php>. Acesso em 20 abril 2011 (P090566EX_SUP)

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5. O fato que deu origem a essa história fo

A)   A explicação do professor.  

B)   A insistência do aluno. 

C)   O desânimo do professor.

D)   O questionamento do aluno.

Fonte: SAEP




Matemática__Estimativa: 2h de estudo

PAUTA: Álgebra: expressões algébricas


Leia a explicação a seguir com atenção:

Exemplo: Marilda é copeira e trabalha num escritório onde recebe um salário mensal de 1200 reais.

Nos fins de semana, ela também trabalha como diarista e cobra uma diária de 150 reais.

▪ Se ela não trabalhar como diarista em nenhum fim de semana, ela receberá, no fim do mês, 1200 reais.

▪ Se ela trabalhar em um sábado, como diarista, no fim do mês ela terá recebido o seu salário de 1200 reais, mais 150 reais, num total de       1200 + 150 = 1350 reais.

▪ Se ela trabalhar em dois sábados, como diarista, no fim do mês ela terá recebido o seu salário de 1200 reais, mais 2 x 150 reais, num total de 1200 +  300 = 1500  reais.

▪ Se ela trabalhar como diarista em três sábados, no fim do mês, ela terá recebido o seu salário de 1200 reais, mais 3 x 150 reais, num total de 1200 + 450 = 1650.

Observe que ela sempre receberá um valor fixo de 1200 reais e para cada dia trabalhado devemos multiplicar o total de dias por 150.

Podemos generalizar o cálculo de quanto Marilda recebe, usando uma expressão, usando a letra d para a quantidade de dias trabalhados nos fins de semana e a letra t para o valor total recebido no mês. Observe:

Com essa situação, podemos perceber que as letras também são usadas na matemática. Essas letras são chamadas de variáveis. As variáveis representam números.

Agora, responda em seu caderno: nesse mês de agosto há 5 sábados. Se Marilda trabalhar todos estes sábados, qual será o seu salário no final do mês?




Terça-feira, dia 18

Geografia__Estimativa: 1h30 de estudo

PAUTA: Pirâmides etárias; Leia o texto e responda as questões.


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Pirâmides etárias

Pirâmides etárias são indicadores populacionais que, por meio de gráficos, permitem a análise da dinâmica populacional de um determinado local segundo faixas etárias e de sexo.

Resumo
Análise das pirâmides etárias
As pirâmides etárias são representações gráficas da estrutura populacional de um lugar dividida por faixa etária e sexo. Os gráficos são formados por barras superpostas e possuem topo, corpo e base. As barras inferiores correspondem à população mais jovem, e as barras superiores correspondem à população mais velha. O lado esquerdo do gráfico representa a população masculina, enquanto o lado direito representa a população feminina.

Observe abaixo como analisar uma pirâmide etária de acordo com suas partes:

Topo: representa a população idosa.
Corpo: representa a população adulta.
Base: representa a população jovem.
Eixo horizontal: corresponde à quantidade de pessoas (em valor absoluto ou em porcentagem). À direita, estão as mulheres. À esquerda, estão os homens.
Eixo vertical: corresponde às faixas de idade.

Pirâmides etárias dos países desenvolvidos
Os países desenvolvidos, como Japão, França e Suécia, geralmente apresentam expectativa de vida elevada. Isso ocorre pelo fato de a população possuir melhores condições de vida em relação à saúde e à educação, por exemplo. Nesses países, as taxas de natalidade e de mortalidade são baixas, o que sugere um baixo crescimento vegetativo (diferença entre taxa de natalidade e taxa de mortalidade).

As pirâmides desses países apresentam, comumente, bases estreitas, ou seja, o número de jovens é menor. Já seu topo é largo, o que indica maior proporção do número de idosos. Isso permite analisar que, nesses países, há problemas como falta de mão de obra e gastos com programas de assistencialismo para a população envelhecida.

Pirâmides etárias dos países subdesenvolvidos
Os países subdesenvolvidos estão, geralmente, situados na América Latina, na Ásia e na Oceania. Em decorrência das situações vividas pela maioria de sua população, esses países apresentam baixa expectativa de vida. Nos países subdesenvolvidos, as taxas de natalidade e de mortalidade são elevadas, o que sugere um elevado crescimento vegetativo.

As pirâmides etárias de países subdesenvolvidos apresentam, comumente, bases largas, indicando uma grande quantidade de jovens. Já seu topo é estreito, o que representa um menor percentual de idosos. Isso permite analisar que, nesses países, há problemas relacionados às políticas públicas. Além disso, a população necessita de melhor qualidade de vida, de investimentos na área da saúde e educação, de formação profissional e de inserção no mercado de trabalho.

PIRÂMIDE ETÁRIA PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS


Com base alargada da pirâmide de 1940 indica elevada taxa de natalidade e baixa qualidade de vida, visto que a pirâmide estreita-se à medida que se eleva a idade. A expectativa de vida também é baixa, como é mostrado pelo topo extremamente reduzido.

Fonte: IBGE – Projeção Demográfica – 2040

Observe que, além do expressivo aumento populacional de 1940 para a projeção de 2040, há uma mudança significante no formato da pirâmide. Apesar do aumento crescente da população, haverá tendências de redução nas taxas de natalidade. Ocorrerá também uma evolução da população economicamente ativa, indicando melhoria na formação profissional, na qualidade de vida e redução da mortalidade. O topo largo indica que haverá aumento da expectativa da população idosa, expressando melhoria nos cuidados com a saúde, contenção de doenças e avanços no campo da medicina.

Pirâmides etárias dos países desenvolvidos

Fonte: IBGE – Projeção Demográfica – 2040

Observe que, além do expressivo aumento populacional de 1940 para a projeção de 2040, há uma mudança significante no formato da pirâmide. Apesar do aumento crescente da população, haverá tendências de redução nas taxas de natalidade. Ocorrerá também uma evolução da população economicamente ativa, indicando melhoria na formação profissional, na qualidade de vida e redução da mortalidade. O topo largo indica que haverá aumento da expectativa da população idosa, expressando melhoria nos cuidados com a saúde, contenção de doenças e avanços no campo da medicina.

 
COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.


1.  Analise os gráficos a seguir:

A partir da leitura dos dados, é correto inferir que, no período analisado, houve

a) redução constante da natalidade.
b) incremento na expectativa de vida.
c) crescimento da mortalidade infantil.
d) ampliação do crescimento vegetativo.
e) minimização da demanda previdenciária.


2. Analise o gráfico a seguir:

Considerando os indicadores apresentados no gráfico e as atuais mudanças no processo de envelhecimento da população brasileira, é CORRETO afirmar que

a) a expectativa de vida no Brasil vem aumentando muito célere, consequentemente, apresentando taxas de longevidade acima das de países com índice de desenvolvimento humano elevado em aspectos como saúde, escolarização e nutrição.

b) de acordo com os indicadores demográficos, o Brasil encontra-se no início do estágio de transição de país jovem para país maduro. O percentual de idosos é semelhante ao de países como Suécia, Itália e Serra Leoa.

c) apesar das mudanças ocorridas na estrutura etária da população brasileira, entre as décadas de 1960 e 2010, o país continua demograficamente jovem, com elevadas taxas de natalidade e de mortalidade e com uma baixa expectativa de vida para a população em geral.

d) a taxa de fecundidade no Brasil vem declinando, e a proporção de idosos vem crescendo mais rapidamente que a proporção de crianças. Contudo, esse processo de envelhecimento populacional não ocorre de maneira uniforme em todas as regiões brasileiras.

e) o envelhecimento da população brasileira é oriundo do intenso processo de urbanização em todas as suas regiões. Por isso, o aspecto triangular da pirâmide etária vem apresentando, nas últimas décadas, um aumento percentual do bônus demográfico de homens e mulheres.


3. O que são Pirâmides Etárias?


4. O que representa o topo, o corpo e a base de uma pirâmide?




História__Estimativa: 1h30 de estudo

PAUTA: 





Ed. Física__Estimativa: 1h de estudo

FIQUE ATENTO ÀS TURMAS:
TURMA 1, MAIORES DE 18 ANOS QUE QUEIRAM FAZER A DISCIPLINA.
TURMA 2, MENORES DE 18 ANOS, SEM AFASTAMENTO.


TURMA 1 (MAIORES DE 18 ANOS)

PAUTA:  alongamento sentado



Se possível, assista ao vídeo Série de alongamento para fazer em casa , do canal





TURMA 2 (MENORES DE 18 ANOS)

PAUTA:  Atletismo


Baseado no que foi proposto e desenvolvido em aula, vimos alguns fatos sobre o atletismo. Por exemplo, como é dividido em provas de pista (corridas) e de campo (saltos e arremesso/lançamentos). No grupo de corridas: rasas (incluindo as de revezamento), com barreiras, com obstáculos e marcha atlética. No grupo de saltos: plano horizontal e plano vertical. No grupo de arremesso e de lançamentos: com implemento próximo ou distante ao eixo central do corpo.

Após relembrar o que foi visto em sala de aula, vamos copiar e responder às seguintes atividades em seus cadernos, pois ao retomarmos nossa rotina.

COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. O atletismo brasileiro tem atletas que se destacaram na história dos Jogos Olímpicos. Abaixo, você vê o nome de três desses atletas. Faça uma breve pesquisa sobre a vida desses atletas, o período em que competiam, quais as modalidades que participavam, o que vocês julgarem mais importante em relação a eles.

·         João do Pulo:

·         Vanderlei Cordeiro de Lima:

·         Adhemar Ferreira da Silva:

 

2. Segue abaixo alguns links para assistirem em relação ao atletismo. Será muito bacana, ao término dos vídeos, vocês apresentarem as experiências em seu caderno:

SALTO  EM DISTÂNCIA

O link é: https://www.youtube.com/watch?v=-2_c85LYiAI


SALTO TRIPLO

O link é: https://www.youtube.com/watch?v=t7CzcZmqTvI


JOÃO DO PULO

O link é: https://www.youtube.com/watch?v=Fi-fVRrHzCs 


VANDERLEI DE  LIMA

O link é: https://www.youtube.com/watch?v=zBYufdDIOrE



Quarta-feira, dia 19

Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo

PAUTA:  Leitura e interpretação textual com descritores. Descritor: Reconhecer diferentes formas de abordar uma informação ao comparar textos que tratam do mesmo tema.


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Leia os textos abaixo: 

Texto I - Monte Castelo

Ainda que eu falasse a língua dos homens
E falasse a língua dos anjos,

Sem amor, eu nada seria.

É só o amor, é só o amor
 
Que conhece o que é verdade;
O amor é bom, não quer o mal,
Não sente inveja ou se envaidece.

Amor é fogo que arde sem se ver;
ferida que dói e não se sente;

É um contentamento descontente;
dor que desatina sem doer.

Ainda que eu falasse a língua dos homens
E falasse a língua dos anjos,

Sem amor eu nada seria.

É um não querer mais que bem querer;

É solitário andar por entre a gente;
É um não contentar-se de contente;

É cuidar que se ganha em se perder.
É um estar-se preso por vontade;
É servir a quem vence o vencedor;

É um ter com quem nos mata lealdade,
Tão contrário a si é o mesmo amor.

Estou acordado, e todos dormem, todos dormem, todos dormem.
Agora vejo em parte,

Mas então veremos face a face.
É só o amor, é só o amor

Que conhece o que é verdade.

Ainda que eu falasse a língua dos homens
E falasse a língua dos anjos,

Sem amor eu nada seria.

Legião Urbana. As quatro estações. EMI, 1989 – Adaptação de Renato Russo: I Coríntios 13 e Soneto 11, de Luís de Camões. 

Clique no link abaixo para ouvir a música Monte Castelo: https://youtu.be/ctAWPmcHoF8        

                         

Texto II - Soneto 11

Amor é fogo que arde sem se ver;

ferida que dói e não se sente;

um contentamento descontente;

dor que desatina sem doer;

 

um não querer mais que bem querer;

solitário andar por entre a gente;

nunca contentar-se de contente;

cuidar que se ganha em se perder;

 

querer estar preso por vontade;

servir a quem vence o vencedor;

ter com quem nos mata lealdade.

 

Mas como causar pode seu favor

Nos corações humanos amizade,

Se tão contrário a si é o mesmo amor?

Luís Vaz de Camões. Obras completas. Lisboa: Sá da Costa, 1971.

 

PDF link - https://youtu.be/3hS9jLJsMGc 


 - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. O texto I se diferencia  do texto II

A)   Na constatação de que o amor pode levar até à morte. 

B)   Na exaltação da dor causada pelo sofrimento amoroso. 

C)   Na expressão da beleza do sentimento dos que amam.

D)   Na rejeição da aceitação passiva do sofrimento amoroso.


2. O que os dois textos têm em comum?

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LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Texto I - O ESPELHO

Marcello Migliaccio

Falar mal da TV virou moda. É "in repudiar a baixaria, desancar o onipresente eletrodoméstico. E, num país em que os domicílios sem televisão são cada vez mais raros, o que não falta é especialista no assunto. Se um dia fomos uma pátria de 100 milhões de técnicos de futebol, hoje, mais do que nunca, temos um considerável rebanho de briosos críticos televisivos.

[..]

Mas, quando os "especialistas" criticam a TV, estão olhando para o próprio umbigo. Feita à nossa imagem e semelhança, ela é resultado do que somos enquanto rebanho globalizado. [...]

Aqui e ali, alguns vão argumentar que cultivam pensamentos mais nobres e que não se sentem representados no vídeo.

[...]

Folha de S. Paulo, 19/10/2003.


Texto II - 
A influência negativa da televisão para as crianças

Jussara de Barros

Bem diziam os Titãs, grupo de rock nacional, quando cantavam que “a televisão me deixou burro demais”. A verdade é que, ao pé da letra dessa música, a televisão coloca-nos dentro de jaulas, como animais. Assim, paralisa o desenvolvimento de pensamentos críticos e avaliativos que se desenvolvem em outras formas de diversão, além de influenciar crianças e adolescentes com cenas de violência, maldade, psicopatia e sexo explícito a todo o momento e sem qualquer responsabilidade.

Fonte: http://www.meuartigo.brasilescola.com/educacao

Vocabulário

“in” [inglês] – na moda brioso – orgulhoso, vaidoso

onipresente – que está presente em todos os lugares.


COPIE NO CADERNO
 - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

3. Os textos divergem sobre o mesmo tema: a influência da televisão, ou seja, eles apresentam opiniões diferente sobre o mesmo assunto. Transcreva do texto os trechos que comprovem essa afirmação.

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LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Texto I  -  Sei lá... a vida tem sempre razão

Tem dias que eu fico pensando na vida

E sinceramente não vejo saída.

 

Como é, por exemplo, que dá pra entender:

A gente mal nasce, começa a morrer.

 

Depois da chegada vem sempre a partida,

 

Porque não há nada sem separação.

 

Sei lá, sei lá, a vida é uma grande ilusão.

Sei lá, sei lá, só sei que ela está com a razão.

 

A gente nem sabe que males se apronta.

Fazendo de conta, fingindo esquecer

 

Que nada renasce antes que se acabe,

E o sol que desponta tem que anoitecer.

 

De nada adianta ficar-se de fora.

A hora do sim é o descuido do não.

 

Sei lá, sei lá, só sei que é preciso paixão.

Sei lá, sei lá, a vida tem sempre razão.

TOQUINHO; MORAES, Vinícius de. Disponível em: <http:// letras.terra.com.br/toquinho/87372/>.

PDF link - https://youtu.be/AC9EmJIoGfY

 

Texto II - Canção do dia de sempre

Tão bom viver dia a dia...

A vida assim, jamais cansa...

 

Viver tão só de momentos

Como estas nuvens no céu...

 

E só ganhar, toda a vida,

Inexperiência... esperança...

 

E a rosa louca dos ventos

Presa à copa do chapéu.

 

Nunca dês um nome a um rio:

Sempre é outro rio a passar.

 

Nada jamais continua,

Tudo vai recomeçar!

 

E sem nenhuma lembrança

Das outras vezes perdidas,

 

Atiro a rosa do sonho

Nas tuas mãos distraídas...

QUINTANA, Mário. Disponível em: <http://www. pensador.info/textos_sobre_vida/> .

PDF link - https://youtu.be/88zbz8_E_HM

COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

4. Esses dois textos apresentam ideias complementares.

A)   Convergentes.

B)   Complementares. 

C)   Opostas. 

D)   Similares.

 

Vocabulário:

Convergente: que segue ou se direciona para o mesmo lugar.

Similar: semelhante


  


Matemática__Estimativa: 2h de estudo

PAUTA: Atividade de fixação sobre expressões algébricas


Na aula anterior, observamos a situação de Marilda e como era calculado o seu salário mensal através de uma expressão algébrica. Nesta aula, vamos ajudar Anderson a calcular o seu salário:

Responda em seu caderno ou no formulário:

Exercício: Anderson trabalha numa agência de carros. Ele recebe, mensalmente, um salário fixo de R$ 1400,00 mais R$ 200,00 por carro que consegue vender.

 

1. Mês passado, Anderson vendeu três carros. Ele recebeu o salário fixo de 1400 reais mais 3 x 200 reais em um total de R$ ___________.

 

2. No mês de fevereiro, antes do início da pandemia ele vendeu 8 carros. A expressão numérica que indica o salário final de Anderson, com a venda de 8 carros, é 1400 + 8 x 200 = ___________.

 

3. A meta de vendas dele para a Semana do Brasil, que se realizará no mês de setembro é receber um salário total de R$ 4000,00. Quantos carros Anderson deverá vender?

 

4. Podemos generalizar esta situação, escrevendo uma expressão que permita calcular o salário de Anderson para qualquer quantidade de carros vendidos. Indicando o salário total por t e o número de carros vendidos por c, temos a seguinte expressão:

 

t = _______ + ______ x ________



Quinta-feira, dia 20

Ciências__Estimativa: 1h30 de estudo

PAUTA: Vacinação e Fake News.

Link: https://forms.gle/UkYBJ538PKoqkqEM6


Observação: esta atividade que está disponibilizada no forms precisa ser feita antes no caderno, na parte de CIÊNCIAS. Coloque a pauta, leia a explicação da aula, copie as questões e as respostas. Depois, passe as respostas no forms e envie! O professor vai receber e validar sua atividade.


Se não conseguir, faça tudo no caderno, copiando questões e respostas e enviando uma foto. NÃO VALIDAMOS ANOTAÇÕES NOS IMPRESSOS.



Leia o texto: Campanha de vacinação contra o sarampo é prorrogada até 31 de agosto
Ministério da Saúde adia fim da campanha devido à baixa adesão. Apenas 4,2% do público-alvo da quarta fase, focada em adultos de 20  a 49 anos, foi imunizado 

A quarta fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo foi prorrogada até 31 de agosto de 2020. O Ministério da Saúde tomou essa decisão porque, até a última quarta-feira (15 de julho), apenas 4,2% do público-alvo dessa etapa, que é focada em pessoas de 20 a 49 anos, recebeu a imunização. 

Esse número corresponde a 3,7 milhões de indivíduos, sendo que a população-alvo totaliza mais de 90 milhões de brasileiros. “É um dado muito preocupante. O sarampo é uma doença que pode ser bastante grave e estamos com um número crescente de infectados no país”, alerta o pediatra Juarez Cunha, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm). 

A campanha começou em 2019, quando irrompeu um surto do vírus no país. As duas primeiras etapas ocorreram no ano passado, com o objetivo de vacinar crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade e, depois, jovens de 20 a 29 anos. 

O terceiro estágio teve como público-alvo as pessoas de 5 a 19 anos e ocorreu entre 10 de fevereiro a 13 de março de 2020. Agora, a ideia é proteger os brasileiros de 20 a 49 anos. 

Disponível em: https://saude.abril.com.br/medicina/campanha-de-vacinacao-contra-o-sarampo-e-prorrogada-ate-31-de-agosto/. Acessado em 14/8/2020.



Leia o texto: Veja o que é #FATO e o que é #FAKE sobre vacinação - Por Gisele Barros, O Globo
Confira as principais questões sobre imunização disseminadas nas redes sociais, muitas vezes sem comprovação científica.


Basta abrir qualquer navegador e buscar a palavra “vacina” que rapidamente vão surgir entre os resultados não apenas dicas para estar em dia com as campanhas de vacinação como também enormes textos discutindo possíveis efeitos colaterais da imunização.

Nos debates mais polêmicos, os autores afirmam que as doses contêm enormes quantidades de mercúrio e até mesmo que há vacinas que causam a morte súbita de bebês. As informações, porém, são falsas. Para esclarecer essas e outras dúvidas, a equipe checou alguns dos boatos sobre o assunto que mais circulam nas redes sociais.

“Mesmo que um adulto tenha tomado a vacina contra o sarampo na infância, deve receber outra dose” #FAKE
Uma vez que a vacinação é feita de maneira correta na infância, não é necessário repeti-la na fase adulta. Nas crianças, a imunização eficaz contra o sarampo depende da aplicação de uma dose da vacina tríplice viral aos 12 meses de idade e da tetra viral aos 15 meses. Caso não seja possível cumprir essa recomendação, crianças dos cinco aos nove anos de idade devem tomar duas doses da tríplice. Dos 10 aos 29 anos quem não for imunizado deve tomar duas doses da tríplice e adultos de 30 a 49 anos devem receber apenas uma dose da vacina.

“O mercúrio presente nas vacinas é 25 mil vezes superior ao permitido” #FAKE
De acordo com Alexander Precioso, diretor da Divisão de Ensaios Clínicos e Farmacologia do Instituto Butantan, em São Paulo, não há por que se preocupar. Ao contrário dos boatos, a quantidade de Timerosal (composto orgânico à base de mercúrio) presente nas vacinas é muito pequena e rapidamente metabolizada pelo organismo. É importante destacar ainda que o Timerosal não está presente em todas as vacinas no Brasil, apenas nos tipos multidose.

“Mesmo imunizadas, as pessoas podem ter gripe” #NÃOÉBEMASSIM
A vacina oferecida pelo Sistema Único de Saúde tem proteção contra três tipos do vírus Influenza de maior circulação no país: H1N1, H3N2 e influenza B. A gripe, porém, pode ser causada por diferentes tipos do Influenza, que sofre constantes mutações. Assim, é possível que um paciente esteja imunizado contra tipos da doença, mas contraia gripe pelo contato com novas variações do vírus ou com outros microrganismos. Mas isso não justifica deixar de tomar a vacina: com o reforço anual, o paciente garante defesa contra os principais causadores da doença.

“A vacina fracionada não tem o mesmo efeito” #FAKE
O governo definiu em 2017 que a dose única da vacina contra a febre amarela é suficiente para garantir imunidade contra a doença por toda a vida. Em momentos de alta demanda, pode-se oferecer a dose fracionada, que tem o mesmo efeito da imunização da dose única, no período de oito anos, quando é necessário tomar um reforço.

“Existem mais de 30 subtipos virais de HPV e a vacina só protege contra dois deles” #FAKE
A atual vacina tem proteção contra as quatro variações do vírus que mais circulam no Brasil, identificadas como 6, 11, 16 e 18. Existem quase 200 tipos de HPV, sendo que cerca de 40 deles podem infectar a região anogenital, causando lesões em homens e mulheres — como o aparecimento de verrugas que podem ser clinicamente removidas—, e outros 12 podem causar câncer.

“O Ministério Público proíbe a vacinação contra HPV em todo o país” #FAKE
A utilização da vacinação contra o HPV na prevenção do câncer de colo de útero é apoiada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e as sociedades científicas brasileiras de Pediatria, Imunologia, Infectologia e Obstetrícia e Ginecologia. A vacina é também utilizada em 133 países, com distribuição de mais de 200 milhões de doses. No Brasil, em 2015 o Ministério Público Federal ajuizou ação civil pública para suspender a oferta da vacina contra o HPV, mas o pedido foi negado pela Justiça Federal por considerar os argumentos frágeis e sem comprovação.

“Crianças sem vacina são crianças sem autismo” #FAKE
A tese de que a combinação das vacinas contra sarampo, caxumba e rubéola pode resultar no desenvolvimento do autismo foi defendida em um artigo de 1998 publicado na revista científica “The Lancet" e desmentida e retratada pela mesma publicação em 2010. O autor, Andrew Wakefield, perdeu o registro de médico após investigações apontarem que não só esse, mas outros estudos assinados por ele foram realizados de forma fraudulenta.

“Pessoas não vacinadas formam mais autodefesas” #FAKE
Cada organismo pode reagir a uma doença de forma diferente. Optar por não se prevenir significa correr o risco de enfrentar as complicações decorrentes do contato com um determinado vírus ou bactéria.

“A vacina da rubéola causou a microcefalia em bebês ao ser aplicada em gestantes” #FAKE
Gestantes não tomam a vacina da rubéola no Brasil. A recomendação é que a imunização seja realizada na infância, mas mulheres que não foram vacinadas e estão grávidas tem que esperar até o nascimento do bebê para realizarem a imunização.

“O incentivo do governo e dos médicos à vacinação é somente para dar lucro à indústria farmacêutica” #FAKE
Para a médica infectologista do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo, Rosana Richtmann, a afirmação faria sentido se dissessem exatamente o oposto. A especialista defende que a prevenção de doenças é uma das maneiras mais eficazes de reduzir gastos no setor público.
"Quando colocamos na ponta do lápis, o tratamento e a prevenção de uma doença saem muito mais barato do que a cura posterior. Quando você oferece gratuitamente a proteção, o sistema de saúde evita gastos com possíveis internações ou medicação", afirma a médica.

Disponível em https://g1.globo.com/fato-ou-fake/noticia/2018/07/31/veja-o-que-e-fato-e-o-que-e-fake-sobre-imunizacao.ghtml, 31/07/2018 15h02 (Atualizado há 2 anos). Acessado em 14/8/2020.



Leia o texto: Importância da vacinação
O ditado popular “melhor prevenir do que remediar” se aplica perfeitamente à vacinação. Muitas doenças comuns no Brasil e no mundo deixaram de ser um problema de saúde pública por causa da vacinação massiva da população. Poliomielite, sarampo, rubéola, tétano e coqueluche são só alguns exemplos de doenças comuns no passado e que as novas gerações só ouvem falar em histórias. O resultado da vacinação não se resume a evitar doença. Vacinas salvam vidas.

Mas como a vacina ajuda o nosso sistema imunológico?
Quando uma pessoa é infectada pela primeira vez por um antígeno (substância estranha ao organismo), como o vírus do sarampo, o sistema imunológico produz anticorpos (proteínas que atuam como defensoras no organismo) para combater aquele invasor. Mas essa produção não é feita na velocidade suficiente para prevenir a doença, uma vez que o sistema imunológico não conhece aquele invasor. Por isso, a pessoa fica doente, podendo levar à morte. Mas se, anos depois, aquele organismo invadir o corpo novamente, o sistema imunológico vai produzir anticorpos em uma velocidade suficiente para evitar que a pessoa fique doente uma segunda vez. Essa proteção é chamada de imunidade.

O que a vacina faz é gerar essa imunidade. Com os mesmos antígenos que causam a doença, mas enfraquecidos ou mortos, a vacina ensina e estimula o sistema imunológico a produzir os anticorpos que levam à imunidade.

Portanto, a vacina faz as pessoas desenvolverem imunidade sem ficar doente.

Doenças controladas podem voltar
Muitas doenças infecciosas estão ficando raras. Pessoas nascidas a partir de 1990 podem nunca ter tido contato com pessoas com sarampo ou rubéola e, definitivamente, de poliomielite. Isso porque as constantes ações de vacinação foram capazes de controlar e eliminar essas doenças do Brasil.

Então, não preciso vacinar meu filho contra essas doenças? Precisa sim. Essas doenças ainda fazem vítimas em outros lugares do mundo. Com a globalização, as pessoas passam por vários continentes em uma única semana. Se não estiver vacinada, ela pode trazer a doença para o Brasil e transmitir para alguém que não esteja imunizada.

Pessoas não vacinadas, portanto, podem ser a porta de entradas de doenças eliminadas no Brasil.

Como eu posso saber se as vacinas são seguras?
Com as vacinas conseguimos erradicar a varíola e controlar diversas doenças, como a poliomielite (paralisia infantil), o sarampo, a coqueluche e a difteria, entre outras. Com isso, as vacinas protegem com segurança.  Eventuais reações, como febre e dor local, podem ocorrer após a aplicação de uma vacina, mas os benefícios da imunização são muito maiores que os riscos dessas reações temporárias.

É importante saber também que toda vacina licenciada para uso passou antes por diversas fases de avaliação, desde os processos iniciais de desenvolvimento até a produção e a fase final que é a aplicação, garantindo assim sua segurança. Além disso, elas são avaliadas e aprovadas por institutos reguladores muito rígidos e independentes. No Brasil, essa função cabe à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão do Ministério da Saúde (MS). E não é só isso. A vigilância de eventos adversos continua acontecendo depois que a vacina é licenciada, permitindo a continuidade de monitoramento da segurança do produto.

Publicado: Quarta, 31 de Maio de 2017, 20h12 Última atualização em Sexta, 25 de Agosto de 2017, 16h04. Disponível em: https://www.saude.gov.br/noticias/745-acoes-e-programas/vacinacao/40603-importancia-da-vacinacao#:~:text=O%20que%20a%20vacina%20faz,desenvolverem%20imunidade%20sem%20ficar%20doente. - acessado em 14/8/2020.

Assista ao vídeo:



Responda no caderno e, depois, envie no formulário:

ITEM 1 - O soro e a vacina são substâncias que agem como imunizadores do organismo. A respeito desses produtos, marque a alternativa INCORRETA: *

A) As vacinas estimulam o corpo a produzir anticorpos contra determinado antígeno.
B) As vacinas são produzidas injetando-se o antígeno em um animal, que passará a produzir anticorpos. Os anticorpos são posteriormente processados e podem ser usados em humanos.
C) Como exemplo de soro, podemos citar o antiofídico.
D) Podemos dizer que a vacina é usada na prevenção, enquanto o soro é usado para curar.


ITEM 2 - Sabemos que as vacinas são capazes de estimular a produção de anticorpos pelo corpo, protegendo-nos, portanto, de doenças. Graças a essa capacidade, dizemos que as vacinas garantem-nos:

A) uma imunização imediata.
B) uma imunização prolongada.
C) uma imunização ativa.
D) uma imunização contínua.


ITEM 3 - Quando uma pessoa é picada por uma cobra, é fundamental procurar ajuda médica imediata. Isso se deve ao fato de que algumas espécies produzem venenos tão poderosos que podem levar a pessoa a óbito. Entre as alternativas a seguir, marque aquela que indica corretamente o motivo pelo qual os médicos fazem uso de soro em vez de vacina para tratar o problema:

A) O soro é usado para tratar picada de cobra, pois garante que o corpo produza anticorpos contra o veneno nele injetado.
B) O soro deve ser aplicado porque possui anticorpos já prontos contra o antígeno, garantindo, assim, uma resposta mais rápida.
C) O soro deve ser usado apenas quando uma vacina não está disponível para uso.
D) Em caso de picada de cobra, o soro é usado porque garante uma imunização ativa do paciente.


Leia: Dois dos maiores sites brasileiros de divulgação de notícias falsas sobre saúde, responsáveis pela publicação de centenas de artigos antivacina, têm por traz um comércio de produtos naturais com lojas físicas e on-line, cujos itens são abertamente indicados pelos administradores dos portais como alternativa a medicamentos e vacinas criticados nos textos com informações falsas.
O TEMPO. 30 nov. 2019. 

ITEM 4 - A divulgação de notícias falsas, fake news, sobre saúde no Brasil, de acordo com o trecho da reportagem, tem por objetivo

A) alertar para a superioridade dos medicamentos naturais sobre os da indústria farmacêutica, prejudiciais por serem quimicamente manipulados.
B) favorecer a disseminação de doenças que poderiam ser prevenidas por vacinas, para serem curadas por medicamentos naturais.
C) promover a venda de produtos, apontados como naturais, que poderiam substituir com mais eficiência medicamentos e vacinas.
D) sustentar uma longa guerra que opõe a indústria farmacêutica, na maioria das vezes estrangeira, à fitoterapia, que é brasileira e indígena.


“Fake News são notícias falsas publicadas por veículos de comunicação como se fossem informações reais.”
Disponível em:<https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/oque-sao-fake-news.htm>. Acesso em: 17 jul. 2019.

ITEM 5 - Sobre fake news, é correto afirmar: *

A) As fake news se restringem ao campo do humor, não oferecendo prejuízo aos usuários da tecnologia.
B) As falsas notícias podem ser controladas pela justiça e seu conteúdo corrigido por meio das redes sociais.
C) As redes sociais se autorregulam no que tange à divulgação de fake news que podem ser debatidas no meio digital.
D) As tecnologias digitais favoreceram a divulgação de fake news devido à sua velocidade e extensão de acesso.


Vacinação: é a administração de vacinas (substâncias preparadas) para a estimulação da resposta imunológica com a finalidade de prevenir doenças em uma população. 

Disponível em http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/51vacinacao.html - Acessado em 14/8/2020.

ITEM 6 - Qual a sua idade? Como está a sua vacinação? E a vacinação da sua família?
_____________________



Inglês__Estimativa: 1h de estudo

PAUTA: Guide Line English – 21 th August 2020
                Teacher Deise Hélen 
                Good Evening !!!
                Sondagem Inicial – Enviar foto no privado para correção 

Orientações
1. Faça a Pauta acima em seu caderno:
2. Leia atentamente todas as questões, antes de responder.
3. Comece a sondagem pelas questões que você achar mais fáceis de tiverem duvida só me chamar.
4. Fique de olho na organização: evite rasuras e faça uma letra caprichada!
5. Releia a sondagem  antes de enviar a foto para a professora fazer a correção.


COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. Solve and check the result (Resolva e marque o resultado):

5+5 = ?
A) eleven
B) four
C) ten

10+5 = ?
A) fifteen
B) one
C) two


2. Circus animals are (os animais do circo são):
A) cat, elephant, tiger, horse, seal 
B) rabbit, elephant, tiger, horse, lion 
C) lion, elephant, tiger, horse, seal


3. The farm animals are (Os animais da fazenda são):

A) cow, pig, dog, chicken, peacock
B) tiger, pig, dog, chicken, giraffe
C) lion, pig, dog, chicken, elephant


4. Complete month of the year concerning commemorative dates (Complete com os meses do ano referente as datas comemorativas):

a. The Mother's Day is the month of (O dia das mães é no mês de):
A) october
B) july
C) may

b. The days of the indian (O dia do indio):
A) april
B) june
C) january

c. The Children's Day: (O dia das crianças):
A) january
B) october
C) december


5. Write the name of means of transport and then check the correct sequence. (Escreva o nome dos meios de transportes e depois marque a sequencia certa):
A) ship, bike, train, plane
B) ship, bike, bus, plane
C) ship, motorcycle, bus, airplane




Arte__Estimativa: 1h de estudo

PAUTA: Processo de Criação

Link: https://forms.gle/4o3p7f5iL52BGb7v8


Observação: esta atividade que está disponibilizada no forms precisa ser feita antes no caderno, na parte de ARTE. Coloque a pauta, leia a explicação da aula, copie as questões e as respostas. Depois, passe as respostas no forms e envie! A professora vai receber e validar sua atividade.


Se não conseguir, faça tudo no caderno, copiando questões e respostas e enviando uma foto. NÃO VALIDAMOS ANOTAÇÕES NOS IMPRESSOS.



Processo de Criação

Leia o texto: Processo de Criação - Artesanato
O processo de criação artística é uma série de etapas seguidas intuitivamente pelo artista, que surgem de uma necessidade vital de querer se comunicar. É a atividade pela qual são desenvolvidas novas obras, como por exemplo:Obras Plásticas; Obras  Musicais; Obras Teatrais; Obras Literárias.

Processo de criação artística
O que é processo de criação artística? Pois basicamente é um processo é intimamente espiritual no qual o artista representa qualquer ideia, que surja do seu pensamento, criatividade ou instinto, em algo material.

Enquanto o ser humano evoluiu, a definição de arte mudou e sua conceituação foi especificada, o processo criativo é intrínseco a cada indivíduo, o que o torna totalmente subjetivo. Assim o processo criativo possui 5 fases:

Contemplação e análise da realidade externa e da própria experiência de vida.
Gestão da ideia criativa e visualização de modelos, estruturas ou esqueletos provisórios do trabalho.
Desenho e desenvolvimento da justificativa para a demonstração (esboços, planos, rascunhos, partituras, roteiros, coreografias, entre outros).

Realização concreta da demonstração que será exposta ao público (que pode incluir estocagem de materiais e recursos humanos, exercícios anteriores, ajuste, edição ou conclusão do trabalho).
Gerenciamento da exposição e comercialização.

Assim podemos concluir que tudo o que o artista colecionou durante um processo de assimilação do ambiente e o modelou com uma técnica artística para expressar seus sentimentos ao resto da humanidade, é processo de criação artística.

Por tradição, o artesanato é a produção de especificidade familiar, onde o artesão é o proprietário dos meios de produção e trabalha em conjunto com a família em sua própria casa.


1. Leia o texto e com suas palavras, escreva o que é processo de criação. 


Bonecas Artesanais

2. Observe a imagem acima e escreva quais os materiais utilizados para realizar as bonecas.


3. De acordo com o texto e sua observação da imagem, escreva como você acha que ocorreu o processo de criação das bonecas.


4. Existe alguma prática artesanal que sua família conhece? Qual (is)?



Sexta-feira, dia 21

Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo

PAUTA: Descritor: Reconhecer diferentes formas de abordar uma informação ao comparar textos que tratam do mesmo tema.


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Texto I

As Borboletas

Brancas

Azuis

Amarelas

E pretas

Brincam na luz

As belas borboletas

Borboletas brancas

São alegres e francas.

Borboletas azuis

Gostam muito de luz.

As amarelinhas

São tão bonitinhas!

E as pretas, então . . .

Oh, que escuridão!

MORAES, Vinícius de. A arca de Noé. Companhia das Letrinhas, 1991.

Texto II

Borboletas

 

As borboletas são insetos com dois pares de asas. Vive melhor em regiões tropicais pelo clima quente e alimento abundante.

Existem aproximadamente 200 mil espécies de borboletas, mas somente 120 mil estão registradas. As borboletas se alimentam de vegetais e néctar. Pesam cerca de 0,3 gramas sendo que a maior pode pesar 3 gramas.

Chegam a ter 32 centímetros de asa a asa. As borboletas vivem em média duas semanas.

http://www.brasilescola.com/animais/borboleta.htm


COPIE NO CADERNO
 - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. Esses textos falam sobre:

A)   Preservação das borboletas. 

B)   Hábitos das borboletas. 

C)   Características das borboletas. 

D)   Alimentação das borboletas.

 

LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Texto I

Vaca Estrela e boi Fubá.

Patativa do Assaré.

Eu sou filho do Nordeste, não nego meu naturá

 Mas uma seca medonha me tangeu de lá pra cá

Lá eu tinha o meu gadinho, num é bom nem imaginar,

Minha linda Vaca Estrela e o meu belo Boi Fubá

Quando era de tardezinha eu começava a aboiar

Ê ê ê ê la a a a a ê ê ê ê Vaca Estrela,

Ô ô ô ô Boi Fubá.

Disponível em: <http://letras.terra.com.br/jovens-talentos/448501/>. Fragmento .


Texto II

A Triste Partida

Luíz Gonzaga

...Sem chuva na terra

Descamba Janeiro,

Depois fevereiro

E o mesmo verão Meu Deus,

meu Deus

Entonce o Nortista

Pensando consigo

Diz: “isso é castigo

não chove mais não”

Ai, ai, ai, ai

Apela pra Março

Que é o mês preferido

Do santo querido

Sinhô São José...

Disponível em: <http://letras.terra.com.br/luiz-gonzaga /82378/>. Fragmento

 
COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

2. Esses textos falam sobre:

A)   A seca do nordeste. 

B)   O povo do nordeste. 

C)   O clima do nordeste.

D)    A vegetação do nordeste.

 

LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Texto I

Atrás da porta

A casa do Carlinhos era uma casa antiga, pegada à Escola Dona Carlotinha de Araújo Cintra. Antigamente, quando a avó do Carlinhos estava viva, ela ocupava as duas casas, que eram uma só. Depois que a Dona Carlota morreu, a família separou o casarão em dois.

Uma parte foi doada para a escola. E, na outra, ficou morando a família do Carlinhos. Carlinhos gostava muito da avó, então vivia brincando no quarto que tinha sido dela.

Dona Carlotinha era aquele tipo de avó que todo mundo quer ter: brincava com os netos de teatrinho, de acampamento no quintal, de amarelinha, tocava violão, cantava e contava histórias.

E que histórias! Dava a impressão de que ela sabia todas as histórias do mundo.

De fadas, de lobos ferozes, de meninos e meninas que desobedeciam aos pais (era dessas histórias que Carlinhos mais gostava), de reis, de piratas e de marinheiros.

ROCHA, Ruth. In: Histórias Pescadas. Coleção Literatura em Minha Casa. p. 86. Fragmento.

Texto II

Avó

A avó tem cabelos muito brancos, curtos e lisos. Pouco cabelo. A pele é toda enrugada. Parece que já está virando árvore. O corpo também é pequeno. Ela toda parece um pássaro.

Usa um xale de renda na cabeça e nas mãos carrega sempre um livro sagrado e cheiro de cebola. Tem passos miúdos. Às vezes parece orvalho. Já está quase desaparecendo, dá pra notar. Os olhos pousados em coisas diferentes, invisíveis navios, alguma terra do lado de lá?

Pronto, já fez a oração da manhã, pede por toda a família, o dia já pode começar. Na verdade seu dia é muito simples. Cozinhar para o avô, preparar biscoitos de nata para os netos, tomar cuidado para não esquecer as coisas, a cabeça cheia de nuvens. Na hora do almoço, chega o avô.

MURRAY, Roseana. Retratos. Programa Gestão da Aprendizagem Escolar. p. 37.


COPIE NO CADERNO
 - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

3. Esses dois textos retratam:

A)   A convivência dos netos com as avós.  

B)   A lembrança carinhosa das avós.  

C)   As brincadeiras dos netos com as avós. 

D)   As histórias contadas pelas avós.

Fonte: soescola.com (questões com descritores)

 Bons estudos!

Observação: informações complementares, dúvidas e correções serão disponibilizadas no grupo de estudos do Whatsapp.


Matemática__Estimativa: 2h de estudo

PAUTA: Valor numérico de uma expressão algébrica


Leia a explicação a seguir:

Para obter o valor numérico de uma expressão algébrica, você deve proceder do seguinte modo:

I) Substituir as letras pelos números apresentados.

II) Efetuar as operações indicadas, devendo obedecer à ordem da expressão numérica.

Observe os exemplos:

Exemplo 1: Calcular o valor numérica de 2 . x + 3 . y, sabendo que x = 5 e y = 4

2 . x + 3 . a

2 . 5 + 3 . 4

10 + 12

22

Exemplo 2: Calcular o valor numérico de x² +7 . x – y,  sabendo que x = 3 e y = 2

x² + 7 . x – y

3² + 7 . 3 – 2

9 + 21 – 2

30 – 2

28


Agora, resolva os exercícios em seu caderno ou no formulário:

1. Determine o valor numérico das expressões algébricas abaixo:

a) 𝑎 + 𝑏 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑎 = 2 𝑒 𝑏 = 5

b) 3 ∙ 𝑥 − 2 ∙ 𝑦 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑥 = 2 𝑒 𝑦 = 3

c) (𝑎 + 𝑏)2  𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑎 = 4 𝑒 𝑏 = 1

d) 𝑥2 − 2 ∙ 𝑥 − 10 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑥 = 6




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8o ano__________

Responda, clicando no link abaixo, a participação nessas aulas


Fique bem, fique em casa!