segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Semana 4 - de 24 a 28/8 - 7o ano EJA

 Atenção aos comandos do que precisa ser feito para não copiar mais que o necessário. Não precisa copiar tudo!


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.


Segunda-feira, dia 24


Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo

PAUTA: Gênero textual: Narração - Lendas do folclore

Link: https://forms.gle/KY9A2NH541zVnWUZ9

Observação: esta atividade que está disponibilizada no forms precisa ser feita antes no caderno, na parte de LÍNGUA PORTUGUESA. Coloque a pauta, leia a explicação da aula, copie as questões e as respostas. Depois, passe as respostas no forms e envie! A professora vai receber e validar sua atividade.

Se não conseguir, faça tudo no caderno, copiando questões e respostas e enviando uma foto. NÃO VALIDAMOS ANOTAÇÕES NOS IMPRESSOS.


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Narração

A narração é um dos gêneros literários mais fecundos, criativos, portanto, há atualmente diversos tipos de textos narrativos que comumente são produzidos e lidos por pessoas de todo o mundo. Entre os tipos de textos mais conhecidos, estão o Romance, a Novela, o Conto, a Crônica, a Fábula, a Parábola, o Apólogo, a Lenda, entre outros.
O principal objetivo do texto narrativo é contar algum fato. E o segundo principal objetivo é que esse fato sirva como informação, aprendizado ou entretenimento. Se o texto narrativo não consegue atingir seus objetivos, perde todo o seu valor. A narração, portanto, visa sempre um receptor, ou seja, um leitor.
O texto narrativo apresenta personagens que atuam em um tempo e em um espaço, organizados por uma narração feita por um narrador. Tudo na narrativa depende do narrador, da voz que conta a história. Esse narrador pode ser:
* Narrador-personagem: é aquele que conta a história na qual é participante. Nesse caso ele é narrador e personagem ao mesmo tempo, a história é contada em 1ª pessoa.
* Narrador-observador: é aquele que conta a história como alguém que observa tudo que acontece e transmite ao leitor, a história é contada em 3 pessoa.
É comum que o texto narrativo apresente a seguinte estrutura:
* Apresentação: é a parte do texto em que são apresentados alguns personagens e expostas algumas circunstâncias da história, como o momento e o lugar onde a ação se desenvolverá.
* Desenvolvimento: é a parte do texto em que se inicia propriamente a ação. Encadeados, os episódios se sucedem, conduzindo ao clímax.
* Clímax: é o ponto da narrativa em que a ação atinge seu momento crítico, tornando o desfecho inevitável.
* Desfecho: é a solução do conflito produzido pelas ações dos personagens.

Os personagens têm muita importância na construção de um texto narrativo, são elementos vitais. As personagens são principais ou secundárias, conforme o papel que desempenham no enredo (história).

                                    Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/redacao/narracao.htm

Lendas do folclore

As lendas do folclore são um conjunto de mitos e personagens que nasceram da imaginação coletiva de um povo, como uma verdadeira tradição passada de geração para geração. As lendas brasileiras, em sua maioria, são de origem indígena, mas receberam influência dos mitos e histórias trazidos de portugueses e africanos.
Com o tempo, as lendas foram adaptadas por indivíduos comuns e se tornaram ainda mais populares, em virtude da comparação que existe entre o seu teor narrativo e os costumes de cada região. Algumas encantam, outras assustam, mas, acima de tudo, elas representam as características de quem as inventou. 
A cultura brasileira apresenta diversos personagens em seu folclore. São eles: mula sem cabeça, Iara, saci pererê, caipora, curupira, boto cor de rosa, negrinho do pastoreiro, cuca, boiatá, cobra grande, vitória régia, lobisomem e a erva-mate. 
A utilização de elementos do folclore em obras literárias, ajudou na popularização dos personagens. Dentre os autores brasileiros que mais retrataram o folclore em suas obras estão: Ariano Suassuna, Cecília Meireles, Monteiro Lobato e Mário de Andrade.

                                    Fonte: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/artes/lendas-do-folclore


COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1) De acordo com o texto, explique em poucas palavras, o que você entende por narração.
______________


2) Complete: Narrador observador...
a) é aquele que conta a história na qual é participante. Nesse caso ele é narrador e personagem ao mesmo tempo, a história é contada em 1ª pessoa.
b) é aquele que conta a história como alguém que observa tudo que acontece e transmite ao leitor, a história é contada em 3 pessoa.
c) é o que sabe tudo sobre o enredo e as personagens, revelando seus pensamentos e sentimentos íntimos. Narra em 3ª pessoa e sua voz, muitas vezes, aparece misturada com pensamentos dos personagens (discurso indireto livre).
d) N.d.a.


3) "_________________é a solução do conflito produzido pelas ações dos personagens". Qual alternativa completa a frase.
a) Clímax.
b) Desfecho.
c) Desenvolvimento.
d) Apresentação.


4) Pesquise de qual estado originou a lenda do Negrinho do Pastoreio e marque a alternativa correta.
a) Amazonas.
b) Ceará.
c) Rio Grande do Sul.
d) Rio Grande do Norte.


5) De acordo com o texto, assinale a alternativa correta.
a) As lendas do folclore não são um conjunto de mitos e personagens que nasceram da imaginação coletiva de um povo.
b) As lendas do folclore são um conjunto de mitos e personagens que não nasceram da imaginação coletiva de um povo.
c) As lendas do folclore são um conjunto de mitos e histórias que nasceram da imaginação do saci-pererê, boitatá e do negrinho do pastoreio.
d) As lendas do folclore são um conjunto de mitos e personagens que nasceram da imaginação coletiva de um povo.


Matemática__Estimativa: 2h de estudo

PAUTA:  Números primos

Faça a leitura de a explicação apresentada a seguir:

E os números primos? Lembram-se deles? São os números naturais que têm exatamente dois divisores: 1 e ele mesmo.

Existem infinitos números primos. O único número par que é primo é o 2.

O nome “primo” nada tem a ver com parentesco. Seu significado é de “primeiro”. Isso porque todo número natural não primo maior que 1 pode ser escrito como produto de números primos, ou seja, os primos “geram” os demais números naturais por meio da multiplicação. Acredita-se que os gregos antigos foram os primeiros a perceber essa propriedade.

Veja exemplos:

Resolva os exercícios a seguir em seu caderno ou no formulário:

1. Veja algumas pilhas de blocos numerados:

Qual é a pilha constituída somente de números primos?

 

2. Quais números são primos?

 

3. Substitua as letras por números para que as decomposições em fatores primos fiquem corretas.

4. Escreva em seu caderno a forma fatorada prima do número 36.




Terça-feira, dia 25


Geografia__Estimativa: 1h30 de estudo

PAUTA: Sistemas agrícolas

LEIA O TEXTO E RESPONDA AS QUESTÕES.

Sistemas agrícolas

As atividades agrícolas que correspondem a todas as fases de plantio (preparação, correção, adubação, plantio, colheita e venda) dividem-se em dois tipos, geralmente segundo o tamanho da área e da produtividade alcançada:

1. Agricultura intensiva: corresponde à prática agrícola com altos índices de produtividade e capital investido. Conta com mão de obra qualificada, um alto nível de mecanização e tecnologia. Há rotação de culturas e uso intenso de fertilizantes e insumos, que colaboram para o aumento da produção. As áreas destinadas a essa produção possuem custo elevado. As sementes usadas no plantio passam por rigorosa seleção. É comum o esgotamento dos solos em razão de seu uso permanente. A produção é destinada para a exportação.

2. Agricultura extensiva: esse tipo de sistema agrícola não conta com muito capital investido. Não há emprego de tecnologias avançadas, portanto, a mão de obra é rudimentar e pouco qualificada. Como não há muita exploração das terras, a produtividade é baixa. Não é comum o uso de adubos e fertilizantes. Também não há correção dos solos, contando então apenas com a fertilidade natural dele. A mão de obra do homem sobrepõe-se à mecanização. A produção é voltada para o mercado interno.

Quais são os tipos de agricultura existentes?

Agricultura familiar (tradicional)


A agricultura familiar é voltada para a subsistência de núcleos familiares rurais e conta com técnicas rudimentares.

Esse tipo de agricultura corresponde à produção agrícola desenvolvida por famílias, cujo rendimento é voltado para a subsistência delas. Essas famílias geralmente moram nas terras em que desenvolvem o cultivo. A mão de obra utilizada normalmente é do próprio núcleo familiar. Não há uso de fertilizantes no solo nem mesmo técnicas para correção. O terreno voltado para esse tipo de agricultura, de modo geral, é pequeno, e a produção é diversificada. A agricultura familiar representa cerca de 80% da produção mundial de alimentos, portanto, é de extrema importância para a economia.

Agricultura comercial (moderna)

Esse tipo de agricultura corresponde à monocultura, ou seja, é cultivado um único produto agrícola. Essa produção é feita em grandes extensões de terra e sua produção é voltada para o abastecimento do mercado externo geralmente. Em virtude da intensa mecanização, esse tipo de agricultura possui altos índices de produtividade. Empregam-se máquinas e tecnologias para aumentar o rendimento do cultivo. A agricultura comercial provoca alguns impactos negativos no meio ambiente, como desmatamento, esgotamento dos solos e uso excessivo de fertilizantes e produtos químicos.

Agricultura sustentável

Esse tipo de agricultura corresponde a produções alternativas para preservar o meio ambiente e gerar um impacto negativo mínimo. Contudo, não deixa de ser um tipo de produção agrícola voltado para a comercialização e obtenção de lucro. A agricultura sustentável desenvolve ações como a diminuição do uso de adubos e fertilizantes, captação e reúso da água e o não uso de pesticidas. Esse tipo de agricultura investe em qualificação da mão de obra. É dividido em algumas correntes:

Agricultura orgânica

Agricultura orgânica não utiliza agrotóxicos, portanto, produz alimentos com alto nível nutritivo, visando ao bem-estar dos seres vivos. ​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

Esse tipo de agricultura constitui uma produção que se preocupa com a saúde e bem-estar de quem a consome. Há preocupação com o uso do solo, bem como a sua manutenção. Não utiliza agrotóxicos ou pesticidas, visando a um produto de qualidade e nutritivo. Os recursos hídricos são usados de maneira racional, evitando o desperdício. Assim, não há contaminação do solo ou lençol freático por meio de produtos químicos e também não há esgotamento dos recursos hídricos. O comprometimento com a sustentabilidade é uma das premissas desse tipo de agricultura. A produção geralmente apresenta um valor maior no mercado dada a maior garantia em relação à manutenção da saúde.

COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. Chamamos de sistemas agrícolas:

a) as formas de divisão de glebas, em relação às culturas desenvolvidas.

b) o sistema de distribuição dos cultivos, em relação ao solo e todos os produtos agrícolas.

c) as formas de financiamento da produção e da comercialização dos produtos agrícolas.

d) os sistemas planejados de produção agrícola.

e) o conjunto de técnicas empregadas para obtenção da produção agropastoril.

 


2. Com base no texto e nos conhecimentos sobre agricultura, considere as afirmativas a seguir.

I. Na agricultura orgânica, a forma de produzir demanda uma maior utilização de mão de obra para colocar em prática o controle biológico e o manejo integrado de pragas, constituindo-se em alternativa para o desenvolvimento da agricultura familiar.

II. O crescimento do mercado para os produtos orgânicos não se limita ao Brasil, o que tem permitido aos agricultores aumentar a receita, por unidade de produção, a uma razão superior à da agricultura convencional.

III. O crescimento do número de propriedades rurais em que se pratica a agricultura orgânica invalida o debate sobre os impactos do consumo de agrotóxicos no Brasil.

IV. O sistema de agricultura orgânica é impraticável nas pequenas propriedades rurais, pois a eliminação do uso de fertilizantes e de pesticidas químicos proporciona um aumento dos custos de produção, o que, consequentemente, diminui a renda da unidade produtiva agrícola.

Estão corretas apenas as afirmativas:

a) I e II.

b) II e III.

c) III e IV.

d) I, II e IV.

e) I, III e IV



3.O que são sistemas agrícolas?

_______________________



4.Explique o que é agricultura orgânica?

_______________________



História__Estimativa: 1h30 de estudo

PAUTA: A Economia feudal

Professora Lívia Sgarbosa
ORIENTAÇÕES:
- Antes de iniciar a atividade registre no seu caderno a pauta e a data de hoje. É muito importante neste momento que o seu caderno esteja organizado e com todo conteúdo que vamos estudar.

- Orientações, registe as questões no seu caderno de História, isso facilita sua organização, bem como contribui para a fixação e entendimento dos conteúdos tratados.

- Se preferir você também pode responder pelo formulário do Google Forms


A Economia feudal

Atualmente,
A    economia     do     Brasil     está    baseada     na     produção, industrialização e comercialização de produtos, que podem ser de importação ou exportação. Então, a economia do Brasil, está inserida na globalização, fazendo parte de grandes mercados internacionais, como exemplo, o Mercosul.A maioria das pessoas vive na zona urbana, usufruindo dessa economia de consumo.


No feudalismo, com a fuga da população da cidade para o campo, a principal fonte de subsistência passou a ser a agricultura. Praticamente, não havia comércio e sim troca de produtos dentro de cada feudo. Assim, os feudos eram auto-suficientes, quer dizer, produzia-se e trocava-se dentro de cada um deles tudo o que sua população precisava. Nesse período, por conseqüência, o dinheiro praticamente desapareceu.

Durante a Idade Média, produzia-se na terra quase todas as mercadorias de que se necessitava e, por isso, somente a terra era o indicativo de poder de quem a possuía.

As características econômicas do feudalismo influenciaram fortemente a política. A quase inexistência do comércio e o fato de as moedas não circularem impediram que o rei, ou qualquer outro tipo de governante, arrecadasse impostos. E se não há arrecadação de impostos, é impossível construir um exército; se não existe exército, não há poder coercitivo (que impõem limites; repressivo) que faça alguém se sentir obrigado a obedecer ao rei.

 

RESPONDA AS QUESTÕES NO SEU CADERNO OU CLIQUE NO LINK E RESPONDA NO GOOGLE FORMS

1.    Diferencie a economia brasileira da economia feudal?

2.    Qual era a principal fonte de subsistência na economia feudal?

3.    Quais as principais características da economia feudal?








Ed. Física__Estimativa: 1h de estudo

FIQUE ATENTO ÀS TURMAS:
TURMA 1, MAIORES DE 18 ANOS QUE QUEIRAM FAZER A DISCIPLINA.
TURMA 2, MENORES DE 18 ANOS, SEM AFASTAMENTO.



TURMA 1 (MAIORES DE 18 ANOS)

PAUTA:  alongamento sentado



Se possível, assista ao vídeo Série de alongamento para fazer em casa , do canal






TURMA 2 (MENORES DE 18 ANOS)
PAUTA:  Os Jogos Eletrônicos


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Os Jogos Eletrônicos

     Nos jogos eletrônicos, o console (hardware) e o programa de computador (software) trabalham em conjunto para gerar os sons e as imagens. O console fica conectado a controles e a um aparelho de TV. O jogador comanda as ações por meio desses controles, que vão desde simples joysticks, teclados e manches com botões até peças que simulam objetos reais, como instrumentos musicais ou o volante de um carro.

     A internet eliminou a necessidade de os jogadores estarem no mesmo espaço físico. Hoje em dia, é possível jogar com pessoas localizadas em qualquer parte do mundo. Uma modalidade de videogame que vem se popularizando no início do século XXI são os jogos de realidade virtual. Neles, óculos especiais criam simulações em 3D, dando ao jogador a sensação de estar em uma situação real.

     O primeiro jogo de fliperama chamou-se Computer Space e foi lançado em 1971. Logo outros jogos  de sucesso surgiram, como ‘Pong’, ‘Invasores do espaço’ e ‘Pac-Man’. O primeiro console caseiro também surgiu nessa época.

Em 1977, a empresa Atari lançou um console com cartuchos removíveis. Cada cartucho fazia rodar um jogo diferente. Com esse sistema, os jogos eletrônicos ganharam popularidade, mas as pessoas ainda queriam imagens e sons melhores.

     Percebendo o grande interesse do público, muitas outras empresas começaram a desenvolver jogos eletrônicos. Elas melhoraram não só a qualidade do som e das imagens, mas também a tecnologia usada para rodar os games.

Efeitos no comportamento dos Usuários dos Jogos Eletrônicos

Benefícios

*Agilidade no raciocínio e criatividade são afeitos benéficos no uso de jogos eletrônicos, assim como a coordenação olho-mãos e coordenação motora visual como resistência à distração, aumento da sensibilidade à informação na visão periférica e aumento da habilidade de descrever objetos mostrados recentemente;

*Os jogos eletrônicos requerem a aprendizagem de sistemas mais complexos com muitas variáveis, isso requer alta habilidade analítica, flexibilidade e adaptabilidade;

*Os princípios de aprendizagem encontrado nos jogos eletrônicos podem aplicados na educação, como os jogos demandam muita concentração, os jogadores não percebem que estão aprendendo, de fato, os jogos podem contribuir para o "aprender fazendo";

*Os jogos eletrônicos também podem aumentar a habilidade motriz fina, assim como a habilidade de resolução de problemas.

Malefícios

*O vício em jogos é um tipo de vício comportamental em que a pessoa deixa de fazer suas atividades diárias para ficar jogando, o que compromete atividades básicas do cotidiano, como higiene pessoal, alimentação, trabalho e/ou estudos, vida social, etc.

*individuo pode desenvolver menor controle emocional e cognitivo.

*Diminuição dos exercícios (em relação aos movimentos corporais) na vida cotidiana mesmo utilizando jogos de movimentos ativos podendo gerar um número maior de pessoas obesas;

*Menor interesse das relações internas familiares, bem como convívio social extra familiar.

COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.


Com base nos textos anteriores responda as questões a seguir: 


1- Qual aparelho você utiliza para jogar? 
____________________________

2- Cite o nome dos jogos eletrônicos que você costuma jogar. 
____________________________

3- Qual a modalidade de videogame que se popularizou no início do século XXI? 
____________________________

4- Quais foram os primeiros jogos de fliperama? 
____________________________

5- Por que muitas empresas começaram a desenvolver jogos eletrônicos?
____________________________

6- Você costuma utilizar diferentes meios eletrônicos (aplicativos, sites) no seu cotidiano? 

(   ) Sim Cite 2 situações em que você utiliza.
____________________________

(   ) Não. 

7- Você acredita que os jogos eletrônicos influenciam negativamente no comportamento e na saúde das pessoas? Justifique.
____________________________

COMPLEMENTANDO NOSSO CONTEÚDO

Assista ao vídeo:

Veja a Evolução dos Jogos Eletrônicos (1958 - 2020) 

PDF link - https://www.youtube.com/watch?v=oSalCF9CaDU



Quarta-feira, dia 26


Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo

PAUTA:  Texto e interpretação de texto – Erva Mate

Link: https://forms.gle/VEmMBtMCddf4roHV6

Observação: esta atividade que está disponibilizada no forms precisa ser feita antes no caderno, na parte de LÍNGUA PORTUGUESA. Coloque a pauta, leia a explicação da aula, copie as questões e as respostas. Depois, passe as respostas no forms e envie! A professora vai receber e validar sua atividade.

Se não conseguir, faça tudo no caderno, copiando questões e respostas e enviando uma foto. NÃO VALIDAMOS ANOTAÇÕES NOS IMPRESSOS.


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Erva-mate

          Um cacique guarani, considerado o mais sábio da tribo, andava infeliz. Caá-yari, única filha, queria se casar com um jovem guerreiro. Não iria mais morar com o velho pai e, para acompanhar o marido, viveria longe. Como não teria a filha a seu lado nos anos que lhe restavam, o cacique rezou pedindo um companheiro para as horas de solidão. Tupã ouviu a prece e mostrou para o índio um erval, com árvore de folhas muito verdes e lustrosas. Ensinou a colher, secar, torrar e moer essas folhas. E assim nasceu a erva-mate. Servido com água quente, o pó forneceu uma bebida de gosto agradável.
Tupã também ensinou o cacique a cortar um porongo em forma de cuia para acomodar a erva e a fazer um canudo de taquara trançada numa ponta para sorver o líquido quente. O mate e o apetrecho para tomar o chimarrão nasceram juntos. No decorrer dos séculos, os gaúchos substituíram as taquarinhas pelas bombas de metal e criaram enfeites para as cuias.
        O velho guerreiro recebeu de Tupã o melhor companheiro que poderia imaginar. Quando ia se sentir só, preparava um mate amargo. Caá-yari pôde casar e acompanhar o marido, mas seu carinho pelo pai a transformou na protetora de todos os ervais do Rio Grande do Sul.
       Até hoje, os gaúchos apreciadores de erva-mate juram que, nas horas de solidão e tristeza, o chimarrão é o amigo e conselheiro. Faz bem para a saúde do corpo e da alma, ninguém pode negar. Nas rodas de galpão, anima a conversa e mantém todo mundo alegre.

Fonte: URBIM, Carlos. “O negrinho do pastoreio e outras lendas gaúchas”. Porto Alegre: RBS Publicações, 2004.


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1) Quem conta a história acima?
a) Um cacique guarani.
b) Caá-yari, única filha do cacique guarani.
c) Tupã.
d) O narrador-observador.


2) Segundo o texto, um cacique guarani andava infeliz. Por quê?
__________________


3) Diante da situação de infelicidade, o cacique guarani tomou uma atitude para resolver o seu problema. Identifique-a:
a) proibiu a filha de se casar.
b) decidiu que moraria com a sua filha.
c) rezou ao deus Tupã, pedindo um companheiro.
d) aprendeu a cultivar a erva-mate.


4) O problema do cacique guarani começou a ser resolvido quando o deus Tupã:
a) “ouviu a prece e mostrou para o índio um erval”.
b) “ensinou a colher, secar, torrar e moer essas folhas”.
c) “nasceu a erva-mate”.
d) “ensinou o cacique a cortar um porongo em forma de cuia”


5) Pesquise o significado do termo "porongo" e registre.
__________________


Matemática__Estimativa: 2h de estudo

PAUTA:  Mínimo múltiplo comum

Faça a leitura de a explicação apresentada a seguir:

Vamos rever o conceito de mínimo múltiplo comum (mmc) resolvendo problemas. Observe a situação a seguir:

Cristina tem um belo jardim em sua casa. Para mantê-lo assim, ela rega as plantas a cada 6 dias e aplica uma solução com vitaminas para as raízes a cada 8 dias. Às vezes, as duas tarefas coincidem no mesmo dia. De quanto em quanto tempo isso acontece?

Consideremos como zero o dia em que as tarefas coincidem.

As tarefas coincidem em intervalos de tempo que são múltiplos comuns de 6 e de 8: 0, 24, 48, ...

A primeira coincidência depois do dia zero acontecerá em 24 dias, que é o mmc de 6 e 8.

Escrevemos mmc (6, 8) = 24.

 

Resolva os exercícios a seguir em seu caderno:

1. Responda o que se pede:

a) Escreva os múltiplos de 4 menores que 30.

b) Escreva os múltiplos de 6 menores que 30.

b) Quais são os múltiplos comuns de 4 de 6?

c) Qual é o mínimo múltiplo comum entre 4 e 6?

 

2. No mês de março, Celso jogou tênis nos dias ímpares e Rodrigo jogou tênis nos dias múltiplos de 3. Quantas vezes ambos jogaram tênis no mesmo dia?

 

Dias impares:

Múltiplos de 3:

Valores comuns:

 

3. Na cozinha de um restaurante, a manutenção do fogão é feita a cada dois dias; a da geladeira, a cada três; e a do freezer, a cada cinco dias. Hoje, os três equipamentos, juntos, estão sendo revisados. Daqui a quantos dias esta coincidência ocorrerá novamente?

 


Quinta-feira, dia 27


Ciências__Estimativa: 1h30 de estudo

PAUTA: alimentação. CAMPO DE EXPERIÊNCIAS “CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS”. (EI03CG04) Adotar hábitos de autocuidado relacionados a higiene, alimentação, conforto e aparência. Alimentação temática: Selecionar informações e dados, argumentos e outras referências em fontes confiáveis impressas e digitais.


Link: https://forms.gle/YDCCxPgiUqbjWMA6A

Observação: esta atividade que está disponibilizada no forms precisa ser feita antes no caderno, na parte de CIÊNCIAS. Coloque a pauta, leia a explicação da aula, copie as questões e as respostas. Depois, passe as respostas no forms e envie! O professor vai receber e validar sua atividade.

Se não conseguir, faça tudo no caderno, copiando questões e respostas e enviando uma foto. NÃO VALIDAMOS ANOTAÇÕES NOS IMPRESSOS.


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Brasileiro consome menos arroz e feijão e mais pizza e salgadinho

Consumo de refrigerante cai em dez anos, mas bebida ainda é o quinto alimento mais consumido, diz IBGE

Pedro Capetti, Karen Garcia e Carolina Nalin

21/08/2020 - 10:00 / Atualizado em 21/08/2020 - 23:29 (acessado em 22/8/2020).

Consumo de pizza e outros alimentos cresceu em dez anos

RIO - O arroz com feijão continua a ser a base da dieta do brasileiro, mas aquela pizza de fim de semana ou sanduíche ocasional é cada vez mais frequente. De acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), o mais amplo levantamento sobre consumo e hábitos domésticos das famílias no país, em dez anos, a frequência no consumo de sanduíches e pizzas entre adultos passou de 10,5% para 17% na última edição do estudo, referente aos anos de 2017 e 2018.

A frequência no consumo de arroz, por exemplo, para a faixa etária de 19 a 59 anos caiu de 84,4% para 76,3% e a de feijão recuou de 73,3% para 60,6%. De modo geral, a pesquisa mostra que o consumo de produtos in natura ou minimamente processados está caindo, enquanto o brasileiro abre espaço na despensa para os processados e os ultraprocessados, como o biscoito recheado e o salgadinho. Quanto mais jovem, maior a presença destes itens no menu.

“A maior participação de alimentos ultraprocessados, em relação ao total calórico, foi para adolescentes (26,7%), sendo intermediária entre adultos (19,5%) e menor entre idosos (15,1%)”, diz o IBGE.

O IBGE ressalta que a maioria dos alimentos consumidos pelos brasileiros é natural ou minimamente processada, mas frisa que alimentos ultraprocessados, “que deveriam ser evitados, somam cerca de um quinto das calorias consumidas”.

A pesquisa indica que não se trata apenas de questão de gosto, mas de peso no bolso. A redução do consumo de frutas, verduras e legumes ocorreu principalmente entre a parcela mais pobre da população, embora o levantamento também aponte neste período o aumento na ingestão de alimentos como salada crua. Houve queda ainda no consumo de refrigerantes.

André Braz, economista e coordenador do Índice de Produto ao Consumidor do Ibre/FGV, explica que à medida que a renda familiar diminui há um aumento no consumo de alimentos processados.

— Quanto menos se ganha, mais se concentram os gastos com alimentação. Conforme a renda aumenta, cresce a participação de produtos in natura, que são mais saudáveis. As famílias de baixa renda muitas vezes têm acesso a proteínas por meio de alimentos processados e embutidos, como a salsicha, o nugget, a mortadela, que são mais baratos — diz.

Pandemia muda hábitos

Braz afirma que, apesar da queda no consumo de arroz e feijão, a questão cultural, o componente nutricional e a resiliência desses produtos às variações de preço fazem com que eles tenham relevância na alimentação do brasileiro.

Transformações nas relações de trabalho, como as registradas durante a pandemia do novo coronavírus, devem reforçar os gastos com alimentação em casa, segundo Braz:

— Tenho a impressão de que a despensa das famílias será reforçada. Muitos trabalhadores não voltarão ao regime presencial e outros sequer terão uma recolocação profissional. Investir na alimentação doméstica é a saída para driblar a queda no orçamento ou aumento de preço.

Mas se para alguns a quarentena foi a oportunidade de desenvolver habilidades culinárias e descobrir receitas, para outros ela reforçou os pedidos de comida por delivery. A publicitária Maria Elysia Moreira, de 40 anos, que mora em São Paulo, optou por refeições prontas:

— Meus pedidos de comida por aplicativo aumentaram tanto nos últimos meses que são quase a base exclusiva da minha alimentação. Chego a pedir duas ou três vezes por dia, principalmente alimentos fritos e fast-food. As compras no supermercado agora são de itens básicos, como café e açúcar. É uma forma de aliviar o estresse do home office no fim do dia e diminuir a ansiedade com a pandemia.

A estudante de Publicidade Mariana Barbalho, de 24 anos, que mora em Parada de Lucas, na Zona Norte do Rio, teve de adaptar a alimentação para que ela coubesse no orçamento durante a pandemia. Em junho, um auxílio extra oferecido pela empresa onde faz estágio ajudou a equilibrar os gastos com as compras no supermercado.

— Antes da pandemia eu tinha direito a almoço gratuito no refeitório. Com o home office, tive que lidar com a ausência do benefício. Precisei racionalizar a comida para equilibrar as contas. Passei a comprar milharina para fazer angu e sopa durante os primeiros meses, mas a restrição alimentar me deixava sem energia. Dois meses depois da quarentena, a empresa oficializou um benefício extra e pude consumir mais itens no mercado.

Mas, para reduzir o risco de exposição à Covid-19, a feira deu lugar ao supermercado e a mais industrializados no carrinho.

— As frutas, verduras e legumes são mais caros no mercado do que nas feiras, então acabo percebendo que o preço de alguns industrializados fica mais competitivo se comparado aos saudáveis. Estressada com o trabalho, passei a comprar batata frita, pão de queijo e pizza congelados, macarrão instantâneo, hambúrguer e açúcar refinado para fazer doces em casa.

A nutricionista Tânia Alves ressalta que a população brasileira vem adoecendo nos últimos anos e isso aumenta os gastos públicos em saúde. Segundo o Ministério da Saúde, houve um aumento de 67,8% nos índices de obesidade em relação aos últimos 13 anos, seguindo a tendência de países como Reino Unido e Estados Unidos.

— Além do aspecto humanista, devemos refletir sobre o impacto que doenças relacionadas a hábitos alimentares e estilo de vida representam aos cofres públicos com gastos em saúde. A prevenção consiste em incentivar uma alimentação mais saudável, reduzindo principalmente o consumo de ultraprocessados — explica Tânia.

A pesquisa do IBGE mostra que a alimentação dos brasileiros ainda está aquém das necessidades nutricionais recomendadas por organizações internacionais. Mais da metade da população consome sódio acima do limite aceitável, de duas gramas por dia. Além disso, houve aumento no consumo de açúcar na última década.

Cerca de 85% dos adolescentes de ambos os sexos consumiam pouco cálcio e vitaminas D e E, e entre 50% e 85% deles ingeriam pouco magnésio, fósforo, vitamina A e piridoxina.

Nesta edição da pesquisa, técnicos do IBGE visitaram cerca de 58 mil dos 70 milhões de lares brasileiros, em 1.900 cidades. A coleta de dados durou um ano.

As famílias que participaram do estudo tiveram de preencher cadernetas e questionários com todos seus hábitos de consumo. Em média, elas eram compostas por três pessoas.

Com o levantamento do IBGE, também será possível identificar quantas famílias brasileiras vivem em insegurança alimentar. Ou seja, têm acesso escasso a alimentos e podem estar em situação de fome.

Sem vínculo. O entregador Alex Melo, de 27 anos, nunca teve emprego com carteira. Hoje, já se organizou para dividir as despesas da casa com a mulher e contribuir como MEI para a aposentadoria.

Reforma tributária não alivia peso de impostos no consumo

O sistema tributário brasileiro está na contramão da maioria dos países e ainda não há indicação de que a reforma que começa a ser discutida em Brasília será capaz de alterar esse rumo. 


COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. Com que frequência o consumo de sanduíches e pizzas entre adultos entre os anos de 2017 e 2018?
A) passou de 8,5% para 17% na última edição do estudo, referente aos anos de 2017 e 2018.
B) passou de 10,5% para 17% na última edição do estudo, referente aos anos de 2017 e 2018.
C) passou de 11,5% para 17% na última edição do estudo, referente aos anos de 2017 e 2018.
A) passou de 12,5% para 17% na última edição do estudo, referente aos anos de 2017 e 2018.


2. A pesquisa mostra que o consumo de produtos in natura ou minimamente processados está caindo, enquanto o brasileiro abre espaço na despensa para os processados e os ultraprocessados, como o biscoito recheado e o salgadinho. É correto afirmar que:
A) Em famílias com crianças, há maior a presença destes itens no menu.
B) Quanto mais jovem, há maior a presença destes itens no menu.
C) Em todas as idades, há maior a presença destes itens no menu.
D) Entre os mais velhos, há maior a presença destes itens no menu.


3. “A maior participação de alimentos ultraprocessados, em relação ao total calórico, foi para:
A) crianças.
B) adolescentes.
C) adultos.
D) idosos.


4. O IBGE ressalta que a maioria dos alimentos consumidos pelos brasileiros é:
A) natural
B) minimamente processada
C) totalmente processada
D) natural ou minimamente processada


5. Pelo texto, ‘— Quanto menos se ganha’:
A) menos se gasta com alimentação.
B) maior é a parte do salário gasto com alimentação.
D menos se concentram os gastos com alimentação. 
D) menos pesam os gastos com alimentação.


6. Segundo André Braz, economista e coordenador do Índice de Produto ao Consumidor do Ibre/FGV, explica que à medida que a renda familiar diminui:
A) não altera o consumo de alimentos processados.
B) há uma redução no consumo de alimentos processados.
C) há um aumento no consumo de alimentos processados.
D) há um grande aumento no consumo de alimentos processados.


7. Copie do texto o trecho que complementa a frase: ‘Investir na alimentação doméstica é’:
_________________________


8. As famílias de baixa renda muitas vezes têm acesso a proteínas por meio de alimentos:
A) processados e embutidos, como a salsicha, o nugget, a mortadela, que são mais baratos.
B) ultraprocessados, como biscoitos recheados, salgadinhos “de pacote”, refrigerantes e macarrão “instantâneo”.
C) alimentos in natura, que são obtidos diretamente de animais e não sofrem qualquer alteração.
D) alimentos minimamente processados, ou seja, que foram submetidos a processos de limpeza, remoção de partes não comestíveis ou indesejáveis, fracionamento, moagem, secagem, fermentação, pasteurização, refrigeração, congelamento e processos similares que não envolvam agregação de sal, açúcar, óleos, gorduras ou outras substâncias ao alimento original.


9. A pesquisa do IBGE mostra que a alimentação dos brasileiros ainda está aquém das necessidades nutricionais recomendadas por organizações internacionais. Mais da metade da população consome:
A) sódio e açúcar na quantidade correta nutricionais recomendada por organizações internacionais.
B) sódio na acima do limite e de açúcar em quantidade certa.
C) sódio na quantidade certa e aumento no consumo de açúcar.
D) sódio acima do limite e aumento no consumo de açúcar.


10. As famílias que participaram do estudo tiveram de preencher cadernetas e questionários com todos seus hábitos de consumo. Em média, elas eram compostas por: 
A) três pessoas.
B) quatro pessoas.
C) cinco pessoas.
D) duas pessoas.



Inglês__Estimativa: 1h de estudo

PAUTA: Around the World

Link: https://forms.gle/2sKbEZr9NMCrePkH7

Observação: esta atividade que está disponibilizada no forms precisa ser feita antes no caderno, na parte de INGLÊS. Coloque a pauta, leia a explicação da aula, copie as questões e as respostas. Depois, passe as respostas no forms e envie! A professora vai receber e validar sua atividade.

Se não conseguir, faça tudo no caderno, copiando questões e respostas e enviando uma foto. NÃO VALIDAMOS ANOTAÇÕES NOS IMPRESSOS.


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Around the World. A análise crítica do teste servirá como diagnóstico para o desenvolvimento do nosso conteúdo, definindo a intensidade que se deve dar ênfase ao vocabulário e à formação de diálogos.A língua inglesa está presente no cotidiano e aparece em circunstâncias que nem sempre são percebidas. Assim, o objetivo deste estudo é tomar consciência da presença desse tipo de comunicação no nosso dia a dia.


COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

a. Existem palavras em inglês que fazem parte do nosso cotidiano e que nem
percebemos que já foram incorporadas ao nosso vocabulário.
 Identifique as palavras em inglês sublinhando-as e escreva o significado da palavra em português:

Alimento diet -
Bebidas light –
Cantores kids –
Tênis All Star –
Mulheres free –
Roupas sexy –
Comi um Hot dog –
Liguei o notebook –
Fui ao shopping –
Fiz download –
Jogo no tablet - 
Acesse o link –
Tome um drink –

b. A cidade de Foz do Iguaçu possui placas nas ruas com indicações em inglês que
servem para direcionar os turistas que a visitam. 
Escreva o significado das palavras que são usadas nestas indicações:

The Bird Park 
Downtown -
International Airport –
Restaurant –
Fast Food -
Friendship Bridge –
Fraternity Bridge –
Customs -
Hotel –
Inn –

c. Usamos palavras nos nossos diálogos e conversas como:
Dê o significado delas:

Ok –
Yes –
Love –
My God –
Help –
Hello –
Brother –
Man –
d. Escreva palavras em inglês que são indicadas no uso de tecnologia:



Arte__Estimativa: 1h de estudo

PAUTA: Paisagem Urbana

Link: https://forms.gle/qTuktY4afKLmo7BF6


Observação: esta atividade que está disponibilizada no forms precisa ser feita antes no caderno, na parte de ARTE. Coloque a pauta, leia a explicação da aula, copie as questões e as respostas. Depois, passe as respostas no forms e envie! A professora vai receber e validar sua atividade.

Se não conseguir, faça tudo no caderno, copiando questões e respostas e enviando uma foto. NÃO VALIDAMOS ANOTAÇÕES NOS IMPRESSOS.


PAISAGEM URBANA
Nas artes visuais, uma paisagem urbana (paisagem urbana) é uma representação artística, como uma pintura , desenho , impressão ou fotografia , dos aspectos físicos de uma cidade ou área urbana . É o equivalente urbano de uma paisagem.
A paisagem urbana lida com a escala maior de grupos de edifícios, infraestrutura, ruas e espaços públicos, ruas, bairros inteiros e cidades inteiras, automóveis etc.

Pintura - paisagem urbana

Pintura - paisagem urbana

Desenho - paisagem urbana

Desenho - paisagem urbana

1. De acordo com o texto e com as imagens, quais são os principais elementos de uma paisagem urbana?


2. Leia a as alternativas abaixo e assinale qual delas contém, o único elemento, que existe em uma paisagem natural e não existe em uma paisagem urbana? *
(   ) Edifícios, automóveis, pessoas, pássaros.
(   ) Edifícios, pessoas, pássaros, navios.
(   ) Edifício, animais, aviões, flores.
(   ) Edifícios, árvores, pessoas, praças.


Em seu caderno, faça uma representação (desenho) com uma paisagem urbana. Em seguida, tire uma foto e envie via WhatsApp para a professora Natália.



Sexta-feira, dia 28


Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo

PAUTA: Continuação da aula anterior - interpretação de texto.

Link: https://forms.gle/LiEPzK3AhTguBA316

Observação: esta atividade que está disponibilizada no forms precisa ser feita antes no caderno, na parte de LÍNGUA PORTUGUESA. Coloque a pauta, leia a explicação da aula, copie as questões e as respostas. Depois, passe as respostas no forms e envie! A professora vai receber e validar sua atividade.

Se não conseguir, faça tudo no caderno, copiando questões e respostas e enviando uma foto. NÃO VALIDAMOS ANOTAÇÕES NOS IMPRESSOS.


Leia o texto novamente para continuar e responder às questões.

COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.


1) O texto lido é do gênero “lenda”. Por isso, podemos concluir que ele atende ao propósito de:
a) explicar o surgimento do chimarrão.
b) narrar uma história de amor.
c) destacar a importância do chimarrão para a saúde.
d) ensinar o preparo do chimarrão.


2) Cite um personagem do folclore brasileiro e descreva-o, detalhadamente, como são suas características.
________________________


3) De acordo com o texto, qual afirmativa está correta.
a) O velho guerreiro recebeu de Tupã o melhor companheiro que poderia imaginar.
b) O velho guerreiro não recebeu de Tupã o melhor companheiro que poderia imaginar.
c) O velho brasileiro recebeu de Tupã o melhor companheiro que poderia imaginar.
d) O velho guerreiro recebeu de Tupã o pior companheiro que poderia imaginar.


4) "Até hoje, os gaúchos apreciadores de erva-mate juram que, nas horas de solidão e tristeza, o _______________ é o amigo e conselheiro".
a) ximarrão.
b) chimarão.
c) ximarão.
d) chimarrão.


5) Ao final da história, o cacique guarani conseguiu o que desejava? Explique.
_______________



Matemática__Estimativa: 2h de estudo

PAUTA: Exercícios de revisão

Resolva os exercícios a seguir em seu caderno ou no formulário:

1. (Vunesp) Num curso de inglês, a distribuição das idades dos alunos é dada pelo gráfico seguinte.

a) Qual é o número total de alunos do curso?

b) Qual é o número de alunos com no mínimo 19 anos?

 

2. Sejam x, y, 75 e z números naturais consecutivos. Descubra qual é o valor de x + y + z.

 

3. A balança está em equilíbrio. Qual é o peso da manga em gramas?

 


4. Dona Maria tem 5 pacotes com restos de feijão.

Quais devemos juntar para obter um quilograma de feijão?

 

5. (Encceja) Marcela, responsável pela decoração da festa de São João, decidiu dispor as bandeirolas na seguinte sequência:


No pátio da escola cabiam 7 filas. Obedecendo a mesma sequência numérica do quadro, qual o número de bandeirolas da última fila? 



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7o ano__________

Responda, clicando no link abaixo, a participação nessas aulas


Fique bem, fique em casa!