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Segunda-feira, dia 24
Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo
Matemática__Estimativa: 2h de estudo
PAUTA: Números primos
Faça a leitura de a explicação apresentada a seguir:
E os números primos? Lembram-se deles? São os números naturais que têm exatamente dois divisores: 1 e ele mesmo.
Existem infinitos números primos. O único número par que é primo é o 2.
O nome “primo” nada tem a ver com parentesco. Seu significado é de “primeiro”. Isso porque todo número natural não primo maior que 1 pode ser escrito como produto de números primos, ou seja, os primos “geram” os demais números naturais por meio da multiplicação. Acredita-se que os gregos antigos foram os primeiros a perceber essa propriedade.
Veja exemplos:
Resolva os exercícios a seguir em seu caderno ou no formulário:
1. Veja algumas pilhas de blocos numerados:
Qual é a pilha constituída somente de números
primos?
2. Quais números são primos?
3. Substitua as letras por números para que as decomposições em fatores primos fiquem corretas.
4. Escreva em seu caderno a forma fatorada prima do
número 36.
Terça-feira, dia 25
Geografia__Estimativa: 1h30 de estudo
LEIA O TEXTO E RESPONDA AS QUESTÕES.
Sistemas agrícolas
As atividades agrícolas que correspondem a todas as fases de plantio (preparação, correção, adubação, plantio, colheita e venda) dividem-se em dois tipos, geralmente segundo o tamanho da área e da produtividade alcançada:
1. Agricultura intensiva: corresponde à prática agrícola com altos índices de produtividade e capital investido. Conta com mão de obra qualificada, um alto nível de mecanização e tecnologia. Há rotação de culturas e uso intenso de fertilizantes e insumos, que colaboram para o aumento da produção. As áreas destinadas a essa produção possuem custo elevado. As sementes usadas no plantio passam por rigorosa seleção. É comum o esgotamento dos solos em razão de seu uso permanente. A produção é destinada para a exportação.
2. Agricultura extensiva: esse tipo de sistema agrícola não conta com muito capital investido. Não há emprego de tecnologias avançadas, portanto, a mão de obra é rudimentar e pouco qualificada. Como não há muita exploração das terras, a produtividade é baixa. Não é comum o uso de adubos e fertilizantes. Também não há correção dos solos, contando então apenas com a fertilidade natural dele. A mão de obra do homem sobrepõe-se à mecanização. A produção é voltada para o mercado interno.
Quais são os tipos de agricultura existentes?
Agricultura familiar (tradicional)
A agricultura familiar é voltada para a subsistência de núcleos familiares rurais e conta com técnicas rudimentares.
Esse tipo de agricultura corresponde à produção agrícola desenvolvida por famílias, cujo rendimento é voltado para a subsistência delas. Essas famílias geralmente moram nas terras em que desenvolvem o cultivo. A mão de obra utilizada normalmente é do próprio núcleo familiar. Não há uso de fertilizantes no solo nem mesmo técnicas para correção. O terreno voltado para esse tipo de agricultura, de modo geral, é pequeno, e a produção é diversificada. A agricultura familiar representa cerca de 80% da produção mundial de alimentos, portanto, é de extrema importância para a economia.
Agricultura comercial (moderna)
Esse tipo de agricultura corresponde à monocultura, ou seja, é cultivado um único produto agrícola. Essa produção é feita em grandes extensões de terra e sua produção é voltada para o abastecimento do mercado externo geralmente. Em virtude da intensa mecanização, esse tipo de agricultura possui altos índices de produtividade. Empregam-se máquinas e tecnologias para aumentar o rendimento do cultivo. A agricultura comercial provoca alguns impactos negativos no meio ambiente, como desmatamento, esgotamento dos solos e uso excessivo de fertilizantes e produtos químicos.
Agricultura sustentável
Esse tipo de agricultura corresponde a produções alternativas para preservar o meio ambiente e gerar um impacto negativo mínimo. Contudo, não deixa de ser um tipo de produção agrícola voltado para a comercialização e obtenção de lucro. A agricultura sustentável desenvolve ações como a diminuição do uso de adubos e fertilizantes, captação e reúso da água e o não uso de pesticidas. Esse tipo de agricultura investe em qualificação da mão de obra. É dividido em algumas correntes:
Agricultura orgânica
Agricultura orgânica não utiliza
agrotóxicos, portanto, produz alimentos com alto nível nutritivo, visando ao
bem-estar dos seres vivos.
Esse tipo de agricultura constitui
uma produção que se preocupa com a saúde e bem-estar de quem a consome. Há
preocupação com o uso do solo, bem como a sua manutenção. Não utiliza agrotóxicos
ou pesticidas, visando a um produto de qualidade e nutritivo. Os recursos
hídricos são usados de maneira racional, evitando o desperdício. Assim, não há
contaminação do solo ou lençol freático por meio de produtos químicos e também
não há esgotamento dos recursos hídricos. O comprometimento com a
sustentabilidade é uma das premissas desse tipo de agricultura. A produção
geralmente apresenta um valor maior no mercado dada a maior garantia em relação
à manutenção da saúde.
1. Chamamos
de sistemas agrícolas:
a) as formas
de divisão de glebas, em relação às culturas desenvolvidas.
b) o sistema
de distribuição dos cultivos, em relação ao solo e todos os produtos agrícolas.
c) as formas
de financiamento da produção e da comercialização dos produtos agrícolas.
d) os
sistemas planejados de produção agrícola.
e) o
conjunto de técnicas empregadas para obtenção da produção agropastoril.
2. Com base no texto e nos conhecimentos sobre agricultura,
considere as afirmativas a seguir.
I. Na agricultura
orgânica, a forma de produzir demanda uma maior utilização de mão de obra para
colocar em prática o controle biológico e o manejo integrado de pragas,
constituindo-se em alternativa para o desenvolvimento da agricultura familiar.
II. O
crescimento do mercado para os produtos orgânicos não se limita ao Brasil, o
que tem permitido aos agricultores aumentar a receita, por unidade de produção,
a uma razão superior à da agricultura convencional.
III. O
crescimento do número de propriedades rurais em que se pratica a agricultura
orgânica invalida o debate sobre os impactos do consumo de agrotóxicos no
Brasil.
IV. O
sistema de agricultura orgânica é impraticável nas pequenas propriedades
rurais, pois a eliminação do uso de fertilizantes e de pesticidas químicos
proporciona um aumento dos custos de produção, o que, consequentemente, diminui
a renda da unidade produtiva agrícola.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e II.
b) II e III.
c) III e IV.
d) I, II e IV.
e) I, III e IV
3.O que são sistemas agrícolas?
_______________________
4.Explique
o que é agricultura orgânica?
História__Estimativa: 1h30 de estudo
Ed. Física__Estimativa: 1h de estudo
TURMA 1, MAIORES DE 18 ANOS QUE QUEIRAM FAZER A DISCIPLINA.
TURMA 2, MENORES DE 18 ANOS, SEM AFASTAMENTO.
PAUTA: alongamento sentado
Portal Coop . O link é: https://www.youtube.com/watch?v=CylRJc7s-9c
TURMA 2 (MENORES DE 18 ANOS)
Os Jogos Eletrônicos
Nos jogos eletrônicos, o console (hardware) e o programa de computador (software) trabalham em conjunto para gerar os sons e as imagens. O console fica conectado a controles e a um aparelho de TV. O jogador comanda as ações por meio desses controles, que vão desde simples joysticks, teclados e manches com botões até peças que simulam objetos reais, como instrumentos musicais ou o volante de um carro.
A internet eliminou a necessidade de os jogadores estarem no mesmo espaço físico. Hoje em dia, é possível jogar com pessoas localizadas em qualquer parte do mundo. Uma modalidade de videogame que vem se popularizando no início do século XXI são os jogos de realidade virtual. Neles, óculos especiais criam simulações em 3D, dando ao jogador a sensação de estar em uma situação real.
O primeiro jogo de fliperama chamou-se Computer Space e foi lançado em 1971. Logo outros jogos de sucesso surgiram, como ‘Pong’, ‘Invasores do espaço’ e ‘Pac-Man’. O primeiro console caseiro também surgiu nessa época.
Em 1977, a empresa Atari lançou um console com cartuchos removíveis. Cada cartucho fazia rodar um jogo diferente. Com esse sistema, os jogos eletrônicos ganharam popularidade, mas as pessoas ainda queriam imagens e sons melhores.
Percebendo o grande interesse do público, muitas outras empresas começaram a desenvolver jogos eletrônicos. Elas melhoraram não só a qualidade do som e das imagens, mas também a tecnologia usada para rodar os games.
Efeitos no comportamento dos Usuários dos Jogos Eletrônicos
Benefícios
*Agilidade no raciocínio e criatividade são afeitos benéficos no uso de jogos eletrônicos, assim como a coordenação olho-mãos e coordenação motora visual como resistência à distração, aumento da sensibilidade à informação na visão periférica e aumento da habilidade de descrever objetos mostrados recentemente;
*Os jogos eletrônicos requerem a aprendizagem de sistemas mais complexos com muitas variáveis, isso requer alta habilidade analítica, flexibilidade e adaptabilidade;
*Os princípios de aprendizagem encontrado nos jogos eletrônicos podem aplicados na educação, como os jogos demandam muita concentração, os jogadores não percebem que estão aprendendo, de fato, os jogos podem contribuir para o "aprender fazendo";
*Os jogos eletrônicos também podem aumentar a habilidade motriz fina, assim como a habilidade de resolução de problemas.
Malefícios
*O vício em jogos é um tipo de vício comportamental em que a pessoa deixa de fazer suas atividades diárias para ficar jogando, o que compromete atividades básicas do cotidiano, como higiene pessoal, alimentação, trabalho e/ou estudos, vida social, etc.
*individuo pode desenvolver menor controle emocional e cognitivo.
*Diminuição dos exercícios (em relação aos movimentos corporais) na vida cotidiana mesmo utilizando jogos de movimentos ativos podendo gerar um número maior de pessoas obesas;
*Menor interesse das relações internas familiares, bem como convívio social extra familiar.
COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Com base nos textos anteriores responda as questões a seguir:
1- Qual aparelho você utiliza para jogar?
____________________________
2- Cite o nome dos jogos eletrônicos que você costuma jogar.
____________________________
3- Qual a modalidade de videogame que se popularizou no início do século XXI?
____________________________
4- Quais foram os primeiros jogos de fliperama?
____________________________
5- Por que muitas empresas começaram a desenvolver jogos eletrônicos?
____________________________
6- Você costuma utilizar diferentes meios eletrônicos (aplicativos, sites) no seu cotidiano?
( ) Sim Cite 2 situações em que você utiliza.
____________________________
( ) Não.
7- Você acredita que os jogos eletrônicos influenciam negativamente no comportamento e na saúde das pessoas? Justifique.
____________________________
COMPLEMENTANDO NOSSO CONTEÚDO
Assista ao vídeo:
Veja a Evolução dos Jogos Eletrônicos (1958 - 2020)
PDF link - https://www.youtube.com/watch?v=oSalCF9CaDU
Quarta-feira, dia 26
Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo
PAUTA: Texto e interpretação de texto – Erva MateMatemática__Estimativa: 2h de estudo
Faça a leitura de a explicação apresentada a seguir:
Vamos rever o conceito de mínimo múltiplo comum (mmc) resolvendo problemas. Observe a situação a seguir:
Cristina tem um belo jardim em sua casa. Para mantê-lo assim, ela rega as plantas a cada 6 dias e aplica uma solução com vitaminas para as raízes a cada 8 dias. Às vezes, as duas tarefas coincidem no mesmo dia. De quanto em quanto tempo isso acontece?
Consideremos como zero o dia em que as tarefas coincidem.
As tarefas coincidem em intervalos de tempo que são múltiplos comuns de 6 e de 8: 0, 24, 48, ...
A primeira coincidência depois do dia zero acontecerá em 24 dias, que é o mmc de 6 e 8.
Escrevemos mmc (6, 8) = 24.
Resolva os exercícios a seguir em seu caderno:
1. Responda o que se pede:
a) Escreva os múltiplos de 4 menores que 30.
b) Escreva os múltiplos de 6 menores que 30.
b) Quais são os múltiplos comuns de 4 de 6?
c) Qual é o mínimo múltiplo comum entre 4 e 6?
2. No mês de março, Celso jogou tênis nos dias ímpares e Rodrigo jogou tênis nos dias múltiplos de 3. Quantas vezes ambos jogaram tênis no mesmo dia?
Dias impares:
Múltiplos de 3:
Valores comuns:
3. Na cozinha de um restaurante, a manutenção do fogão é feita a cada dois dias; a da geladeira, a cada três; e a do freezer, a cada cinco dias. Hoje, os três equipamentos, juntos, estão sendo revisados. Daqui a quantos dias esta coincidência ocorrerá novamente?
Quinta-feira, dia 27
Ciências__Estimativa: 1h30 de estudo
Link: https://forms.gle/YDCCxPgiUqbjWMA6A
Brasileiro consome menos arroz e feijão e mais pizza e salgadinho
Consumo de refrigerante cai em dez anos, mas bebida ainda é o quinto alimento mais consumido, diz IBGE
Pedro Capetti, Karen Garcia e Carolina Nalin
21/08/2020 - 10:00 / Atualizado em 21/08/2020 - 23:29 (acessado em 22/8/2020).
Consumo de pizza e outros alimentos cresceu em dez anos
RIO - O arroz com feijão continua a ser a base da dieta do brasileiro, mas aquela pizza de fim de semana ou sanduíche ocasional é cada vez mais frequente. De acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), o mais amplo levantamento sobre consumo e hábitos domésticos das famílias no país, em dez anos, a frequência no consumo de sanduíches e pizzas entre adultos passou de 10,5% para 17% na última edição do estudo, referente aos anos de 2017 e 2018.
A frequência no consumo de arroz, por exemplo, para a faixa etária de 19 a 59 anos caiu de 84,4% para 76,3% e a de feijão recuou de 73,3% para 60,6%. De modo geral, a pesquisa mostra que o consumo de produtos in natura ou minimamente processados está caindo, enquanto o brasileiro abre espaço na despensa para os processados e os ultraprocessados, como o biscoito recheado e o salgadinho. Quanto mais jovem, maior a presença destes itens no menu.
“A maior participação de alimentos ultraprocessados, em relação ao total calórico, foi para adolescentes (26,7%), sendo intermediária entre adultos (19,5%) e menor entre idosos (15,1%)”, diz o IBGE.
O IBGE ressalta que a maioria dos alimentos consumidos pelos brasileiros é natural ou minimamente processada, mas frisa que alimentos ultraprocessados, “que deveriam ser evitados, somam cerca de um quinto das calorias consumidas”.
A pesquisa indica que não se trata apenas de questão de gosto, mas de peso no bolso. A redução do consumo de frutas, verduras e legumes ocorreu principalmente entre a parcela mais pobre da população, embora o levantamento também aponte neste período o aumento na ingestão de alimentos como salada crua. Houve queda ainda no consumo de refrigerantes.
André Braz, economista e coordenador do Índice de Produto ao Consumidor do Ibre/FGV, explica que à medida que a renda familiar diminui há um aumento no consumo de alimentos processados.
— Quanto menos se ganha, mais se concentram os gastos com alimentação. Conforme a renda aumenta, cresce a participação de produtos in natura, que são mais saudáveis. As famílias de baixa renda muitas vezes têm acesso a proteínas por meio de alimentos processados e embutidos, como a salsicha, o nugget, a mortadela, que são mais baratos — diz.
Pandemia muda hábitos
Braz afirma que, apesar da queda no consumo de arroz e feijão, a questão cultural, o componente nutricional e a resiliência desses produtos às variações de preço fazem com que eles tenham relevância na alimentação do brasileiro.
Transformações nas relações de trabalho, como as registradas durante a pandemia do novo coronavírus, devem reforçar os gastos com alimentação em casa, segundo Braz:
— Tenho a impressão de que a despensa das famílias será reforçada. Muitos trabalhadores não voltarão ao regime presencial e outros sequer terão uma recolocação profissional. Investir na alimentação doméstica é a saída para driblar a queda no orçamento ou aumento de preço.
Mas se para alguns a quarentena foi a oportunidade de desenvolver habilidades culinárias e descobrir receitas, para outros ela reforçou os pedidos de comida por delivery. A publicitária Maria Elysia Moreira, de 40 anos, que mora em São Paulo, optou por refeições prontas:
— Meus pedidos de comida por aplicativo aumentaram tanto nos últimos meses que são quase a base exclusiva da minha alimentação. Chego a pedir duas ou três vezes por dia, principalmente alimentos fritos e fast-food. As compras no supermercado agora são de itens básicos, como café e açúcar. É uma forma de aliviar o estresse do home office no fim do dia e diminuir a ansiedade com a pandemia.
A estudante de Publicidade Mariana Barbalho, de 24 anos, que mora em Parada de Lucas, na Zona Norte do Rio, teve de adaptar a alimentação para que ela coubesse no orçamento durante a pandemia. Em junho, um auxílio extra oferecido pela empresa onde faz estágio ajudou a equilibrar os gastos com as compras no supermercado.
— Antes da pandemia eu tinha direito a almoço gratuito no refeitório. Com o home office, tive que lidar com a ausência do benefício. Precisei racionalizar a comida para equilibrar as contas. Passei a comprar milharina para fazer angu e sopa durante os primeiros meses, mas a restrição alimentar me deixava sem energia. Dois meses depois da quarentena, a empresa oficializou um benefício extra e pude consumir mais itens no mercado.
Mas, para reduzir o risco de exposição à Covid-19, a feira deu lugar ao supermercado e a mais industrializados no carrinho.
— As frutas, verduras e legumes são mais caros no mercado do que nas feiras, então acabo percebendo que o preço de alguns industrializados fica mais competitivo se comparado aos saudáveis. Estressada com o trabalho, passei a comprar batata frita, pão de queijo e pizza congelados, macarrão instantâneo, hambúrguer e açúcar refinado para fazer doces em casa.
A nutricionista Tânia Alves ressalta que a população brasileira vem adoecendo nos últimos anos e isso aumenta os gastos públicos em saúde. Segundo o Ministério da Saúde, houve um aumento de 67,8% nos índices de obesidade em relação aos últimos 13 anos, seguindo a tendência de países como Reino Unido e Estados Unidos.
— Além do aspecto humanista, devemos refletir sobre o impacto que doenças relacionadas a hábitos alimentares e estilo de vida representam aos cofres públicos com gastos em saúde. A prevenção consiste em incentivar uma alimentação mais saudável, reduzindo principalmente o consumo de ultraprocessados — explica Tânia.
A pesquisa do IBGE mostra que a alimentação dos brasileiros ainda está aquém das necessidades nutricionais recomendadas por organizações internacionais. Mais da metade da população consome sódio acima do limite aceitável, de duas gramas por dia. Além disso, houve aumento no consumo de açúcar na última década.
Cerca de 85% dos adolescentes de ambos os sexos consumiam pouco cálcio e vitaminas D e E, e entre 50% e 85% deles ingeriam pouco magnésio, fósforo, vitamina A e piridoxina.
Nesta edição da pesquisa, técnicos do IBGE visitaram cerca de 58 mil dos 70 milhões de lares brasileiros, em 1.900 cidades. A coleta de dados durou um ano.
As famílias que participaram do estudo tiveram de preencher cadernetas e questionários com todos seus hábitos de consumo. Em média, elas eram compostas por três pessoas.
Com o levantamento do IBGE, também será possível identificar quantas famílias brasileiras vivem em insegurança alimentar. Ou seja, têm acesso escasso a alimentos e podem estar em situação de fome.
Sem vínculo. O entregador Alex Melo, de 27 anos, nunca teve emprego com carteira. Hoje, já se organizou para dividir as despesas da casa com a mulher e contribuir como MEI para a aposentadoria.
Reforma tributária não alivia peso de impostos no consumo
Inglês__Estimativa: 1h de estudo
PAUTA: Around the World
Link: https://forms.gle/2sKbEZr9NMCrePkH7
Arte__Estimativa: 1h de estudo
Link: https://forms.gle/
Sexta-feira, dia 28
Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo
PAUTA: Continuação da aula anterior - interpretação de texto.Matemática__Estimativa: 2h de estudo
PAUTA: Exercícios de revisão
Resolva os exercícios a seguir em seu caderno ou no formulário:
1. (Vunesp) Num curso de inglês, a distribuição das idades dos alunos é dada pelo gráfico seguinte.
a) Qual é o número total de alunos do curso?
b) Qual é o número de alunos com no
mínimo 19 anos?
2. Sejam x, y, 75 e z números naturais
consecutivos. Descubra qual é o valor de x + y + z.
3. A balança está em equilíbrio. Qual é o peso da manga em gramas?
4. Dona Maria tem 5 pacotes com restos de feijão.
Quais devemos juntar para obter um
quilograma de feijão?
5. (Encceja) Marcela, responsável pela decoração da festa de São João, decidiu dispor as bandeirolas na seguinte sequência:
No pátio da escola cabiam 7 filas. Obedecendo a mesma sequência numérica do quadro, qual o número de bandeirolas da última fila?