sábado, 29 de agosto de 2020

Semana 5 - de 31/8 a 4/9 - 6o ano EJA

 Atenção aos comandos do que precisa ser feito para não copiar mais que o necessário. Não precisa copiar tudo!


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.


Segunda-feira, dia 31


Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo


PAUTA: Leitura e interpretação de texto (tirinha)


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Tirinha 

A tirinha é uma sequência de quadrinhos que geralmente faz uma crítica aos valores sociais. Este tipo de texto humorístico é publicado com regularidade. Pode-se dizer que são como as histórias em quadrinhos (HQ’s), porém bem mais curtas. As tirinhas podem estar contidas em jornais, revistas e em sites da Internet.

https://www.estudokids.com.br/charge-cartum-tirinha-e-caricatura-entenda-as-diferencas/


Assista ao vídeo clicando no link abaixo e veja a explanação da professora Fernanda Bérgamo sobre o gênero textual “tirinha” e a entrevista feita com Alexandre Beck, criador do personagem Armandinho.

 

http://g1.globo.com/pernambuco/educacao/noticia/2016/10/saiba-diferenca-entre-quadrinhos-tirinhas-cartum-charge-e-caricatura.html

 https://g1.globo.com/pe/pernambuco/video/saiba-a-diferenca-entre-quadrinhos-tirinhas-cartum-charge-e-caricatura-5408863.ghtml



COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

 

1. Você aprendeu o que é “tirinha”.  Agora, explique com suas palavras, o que você entendeu de acordo com o texto explicativo acima e o vídeo.
___________________


2. Quais outros personagens de tirinha a professora Fernanda cita no vídeo?

___________________



Matemática__Estimativa: 2h de estudo


PAUTA:
 A reta numérica e os números naturais
Coloque a Pauta em seu caderno

Leia a introdução a seguir:

Para visualizarmos melhor a sequência dos números naturais, vamos representá-la em uma linha reta que chamaremos de reta numérica.

• Escolhemos um ponto para representar o zero.

• Caminhando para a direita, a partir do zero, e considerando sempre a mesma distância, marcamos os pontos correspondentes aos números naturais 1, 2, 3, 4 e assim por diante.

Você já sabe comparar números naturais e dizer quando um é maior (>), igual (=) ou menor (<) que outro. A reta numérica permite visualizar facilmente essa comparação.

Dados dois números, o maior número é o que estiver representado à direita do outro na reta numérica.

Veja os exemplos:

• 4 > 2 (lemos: quatro é maior que dois)

• 1 > 0 (um é maior que zero)

• 2 < 7 (dois é menor que sete)

• 5 = 5 (cinco é igual a cinco)

Observe:

• Quais são os números naturais menores que 7?

Resposta: 6, 5, 4, 3, 2, 1, 0.

• Quais são os números naturais maiores que 7?

Resposta: Existem infinitos números naturais maiores que 7.

• Quantos números naturais há de 3 até 7?

Resposta: Há cinco números naturais: 3, 4, 5, 6 e 7.

• Quantos números naturais há entre 3 e 7?

Resposta: Há três números naturais: 4, 5 e 6.


Responda no caderno ou no formulário os exercícios abaixo:

1. Copie as retas numéricas no caderno e complete o número que corresponde a cada um dos pontos assinalados.


 

2. Encontre todos os números naturais que são maiores do que 35 e menores do que 42.


 

3. Copie no caderno e preencha cada quadrado com um dos números: 6600, 6006 ou 6660.



4. Descubra o nome de uma cidade paulista, colocando os números indicados em ordem decrescente.


 

5. Considere todos os números naturais de três algarismos diferentes, formados por 4, 5 e 9. Responda.

a) Quais começam por 4?

b) Quais começam por 5?

c) Quais começam por 9?

d) Quantos são no total?



Terça-feira, dia 1


Geografia__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA:
 Movimento de translação


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Movimento de translação
Características do movimento de translação
O movimento de translação acontece quando a Terra completa uma volta ao redor do Sol. Ele dura, aproximadamente, 365 dias e seis horas. Diante disso, a cada quatro anos, um dia é colocado a mais no ano no mês de fevereiro. Quando isso ocorre, tal ano é chamado de ano bissexto.

Imagem que demonstra a rotação e translação da Terra.

Estações do ano
As estações do ano — primavera, outono, inverno e verão — variam de acordo com a posição orbital do planeta em relação ao Sol. Elas ocorrem graças ao movimento que a Terra faz em torno dessa estrela.
Por conta da posição de órbita, os hemisférios Norte e Sul sempre estarão com as estações opostas. Por exemplo: enquanto no Brasil for verão (Hemisfério Sul), na Espanha será inverno (Hemisfério Norte) e vice-versa. Em algumas áreas do planeta é mais difícil distinguir essas estações, como é o caso de regiões localizadas nas zonas tropicais do mundo. 

Solstício e equinócio
Por conta do ângulo de inclinação da Terra em relação ao Sol, a iluminação solar não atinge todas as regiões de forma igual. Dessa forma, algumas áreas recebem mais luz solar (áreas próximas à Linha do Equador), e outras menos (os pólos do planeta).
Devido a isso, aproximadamente no dia 21 de dezembro tem-se o dia mais longo do Hemisfério Sul, além do início do verão. Os raios solares incidem sobre o Trópico de Capricórnio, tornando o sul mais iluminado. No Hemisfério Norte ocorre o contrário, com o início do inverno e o dia mais curto do ano. Esse fenômeno é conhecido como solstício de verão (Hemisfério Sul) e solstício de inverno (Hemisfério Norte). É momento em que um hemisfério está mais iluminado pelo Sol do que o outro.
O mesmo fato inverte-se nos dois hemisférios no dia 21 de junho, quando os raios solares incidem sobre o Trópico de Câncer: é o dia mais longo no norte e o dia mais curto no sul.
Entre os dias 21 e 23 de março e 21 e 23 de setembro, o planeta recebe raios solares de forma perpendicular na Linha do Equador. Dessa forma, esses raios irradiam igualmente para os dois hemisférios. Com isso, a insolação possui as mesmas condições, deixando o dia com 12 horas e a noite também. Tal fenômeno é chamado de equinócio de primavera e equinócio de outono, dependendo do hemisfério e do período, em março ou setembro. Durante o equinócio, dias e noites possuem a mesma duração, 12 horas. 

Outros movimentos da Terra
Rotação
É o movimento que o planeta faz em torno do seu próprio eixo, ou seja, uma volta em torno de si. Ele ocorre no sentido anti-horário, o que possibilita que o Sol seja visto primeiramente no Hemisfério Leste. Daí a expressão popular sobre o Japão, “a terra do Sol nascente”.
Cada movimento de rotação dura, em média, 23 h e 56 min, ou 24 h (dia solar). Além disso, a rotação do planeta é responsável pela existência de dias e noites, pela elevação do nível do mar no litoral leste em comparação com o litoral oeste, e também pelo desvio para oeste das correntes marítimas e da circulação do ar atmosférico.
 

COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. A coluna de cima apresenta os movimentos de rotação e translação, responsáveis por diversos fenômenos; a de baixo, alguns desses fenômenos.
Associe adequadamente as colunas.
     A. Rotação
     B. Translação
(   ) Gira em torno do sol
(   ) Gira em torno de si mesma
(   ) Movimento aparente do Sol
(   ) Estações do ano
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
a) 2 – 1 – 1 – 2
b) 1 – 2 – 1 – 2
c) 1 – 2 – 2 – 1
d) 2 – 2 – 1 – 1
e) 1 – 1 – 2 – 2


2. Sobre os movimentos da Terra, marque a alternativa correta.
a) As estações do ano existem graças ao movimento de rotação.
b) O movimento que a Terra faz em torno de si é chamado de translação.
c) O sentido da rotação do planeta é horário, ou seja, de leste para oeste.
d) Os hemisférios N e S recebem a mesma quantidade de luz solar o ano todo.
e) Os dias e as noites ocorrem graças à rotação do planeta, movimento em torno de si.


3.Quais são as quatro estações do ano?
_____________________


4.Quantos dias tem o ano Bissexto?
_____________________


História__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA:
 PALAVRAS–CHAVE NA CONTAGEM DO TEMPO


Professora Lívia Sgarbosa
ORIENTAÇÕES: 
- Antes de iniciar a atividade registre no seu caderno a pauta e a data de hoje. É muito importante neste momento que o seu caderno esteja organizado e com todo conteúdo que vamos estudar.
- Orientações, registe as questões no seu caderno de História, isso facilita sua organização, bem como contribui para a fixação e entendimento dos conteúdos tratados.
- Se preferir você também pode responder pelo formulário do Google Forms


PALAVRAS–CHAVE NA CONTAGEM DO TEMPO

Para melhor situar os fatos no tempo, os historiadores costumam empregar divisões como:

Para indicar os séculos utilizamos sempre os algarismos romanos. Observe a tabela abaixo:

Como sabemos (sem usar a tabela, é claro!) a que século pertence um determinado ano?

Quando o ano TERMINA em dois zeros, como: 300, 1500, 2000, etc, basta “cortar” os dois zeros para ter a resposta, ou seja, o número que sobrar corresponde ao século. Exemplos:

Quando o ano NÃO TERMINA em dois zeros, como: 30, 476, 1789, etc, basta “cortar” os dois últimos números e somar 1 ao número que sobrou. Exemplos:


Responda em seu caderno:

1)  Determine a que séculos pertencem os seguintes anos:
a) 1964
b) 360
c) 1200
d) 33
e) 2004



Ed. Física__Estimativa: 1h de estudo


FIQUE ATENTO ÀS TURMAS:
TURMA 1, MAIORES DE 18 ANOS QUE QUEIRAM FAZER A DISCIPLINA.
TURMA 2, MENORES DE 18 ANOS, SEM AFASTAMENTO.


TURMA 1 (MAIORES DE 18 ANOS): 

PAUTA: alongamento


O QUE É A YOGA 
A YOGA SURGIU NA ÍNDIA HÁ MAIS DE 5.000 ANOS. EM MEIO A ESSE LOCAL CONHECIDO PELA SUA MISTICIDADE, ELA FOI INFLUENCIADA PELO BUDISMO E PELO HINDUÍSMO. POR ESSE MOTIVO, A PRÁTICA TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL HARMONIZAR O CORPO E A MENTE. O MAIS INTERESSANTE É QUE CADA PESSOA PODE DESCOBRIR O QUE É YOGA À SUA MANEIRA.

- SOLETRE SEU NOME E FAÇA A SEQUÊNCIA DE EXERCÍCIOS 





TURMA 2 (MENORES DE 18 ANOS):

PAUTA: capoeira 


A capoeira é uma expressão cultural caracterizada por seus movimentos ágeis e harmoniosos, em ritmo de música e aspectos coreográficos. Na capoeira os praticantes utilizam mais os movimentos com os pés e a cabeça e menos os movimentos com as mãos.
          
A capoeira surgiu no Brasil, como uma forma de resistência dos escravos trazidos da África na época colonial. Além de ser utilizada para defesa física, a capoeira foi uma forma de resguardar a identidade dos escravos africanos. Principalmente porque ela se consolidou no Quilombo dos Palmares. Passou aí a ser vista como uma prática violenta. Por isso mesmo, a capoeira foi proibida por um longo período, precisamente até 1930, quando mestre Bimba fez uma apresentação da luta para o então presidente Getúlio Vargas, que a transformou em esporte nacional brasileiro.

Gingado é o movimento de todo o corpo de forma ritmada, mantendo o corpo relaxado, deslocando o centro de gravidade do corpo constantemente e mantendo-se alerta para movimentos de esquiva, ataque e contra-ataque.

Existem vários estilos de capoeira para mais informações acesse o site:
                
Assista o documentário: Capoeira: a cultura da ginga


Secretaria de Cultura e Economia Criativa SP
Este vídeo foi produzido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo no ano de 2016 para compor o Kit Etnias, uma série com quatro documentários que abarcam as culturas negra e cigana. Para representar a cultura negra, foram eleitas as rodas de resistência dessa cultura e tradição: o samba, a capoeira e o candomblé. Os vídeos possuem direção do cineasta e produtor cultural Heitor Werneck.

Quarta-feira, dia 2


Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo


PAUTA:
  Leitura e interpretação de texto (tirinha)


1. Leia a tirinha de Armandinho e depois responda:


a) Com quem Armandinho está conversando? Como você sabe disso? ____________________________

b) O que você acha da resposta que Armandinho deu para a pergunta da prova? ____________________________

c) Como Armandinho se sente no segundo quadrinho? O que te leva a pensar isso? E no terceiro? 
____________________________


2. Observe o quadrinho da Mafalda.

(Fonte: QUINO. Joaquim. Toda Mafalda. São Paulo. Martins Fontes, ed. 6, 2003).

A expressão de Mafalda, no último quadrinho, revela: 
(a) satisfação.               
(b) aborrecimento.   
(c) alegria.                
(d) realização.


3. O quadrinho abaixo tem por objetivo:
(a) convencer.  
(b) divertir.     
(c) informar.    
(d) orientar.



Matemática__Estimativa: 2h de estudo


PAUTA: As ideias da adição e da subtração. Coloque a Pauta em seu caderno!


Leia a explicação a seguir:

A tabela a seguir apresenta o número de peças de roupa produzidas por uma fábrica nos meses de janeiro e fevereiro de 2011.


Para saber quantas calças foram confeccionadas no total, nos meses de janeiro e fevereiro, fazemos uma adição: 73 + 89 = 162.

Lembrando algoritmos

Você lembra como funciona o algoritmo da adição?

Para saber a produção total de peças de cada mês, também utilizamos a adição:

73 + 130 + 92 + 105 = 400

A produção de janeiro foi de 400 peças.

89 + 110 + 48 + 74 = 321

A produção de fevereiro foi de 321 peças.

A fábrica produziu mais peças em janeiro do que em fevereiro. Para descobrir quantas peças foram produzidas a mais, fazemos uma subtração:

400 – 321 = 79


Agora, arme e efetue as operações no caderno e a seguir responda no formulário:



Quinta-feira, dia 3


Ciências__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA:
 Projeto CPFL nas escolas, energia em jogo. Falta de acesso à energia e a saúde pública. (EM13CNT310) Investigar e analisar os efeitos de programas de infraestrutura e demais serviços básicos (saneamento, energia elétrica, transporte, telecomunicações, cobertura vacinal, atendimento primário à saúde e produção de alimentos, entre outros) e identificar necessidades locais e/ou regionais em relação a esses serviços, a fim de avaliar e/ou promover ações que contribuam para a melhoria na qualidade de vida e nas condições de saúde da população.


Você já parou para pensar como a energia elétrica está presente em nossas vidas, principalmente em tempos de COVID-19?

Nesta videoaula, enfatizaremos os impactos que a falta de acesso à energia causa nas populações. O destaque será para a saúde pública.




COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. Não há como vacinar crianças e adultos, já que boa parte das vacinas precisa ser acondicionada em locais refrigerados. Parece um problema que atingiria apenas essas pessoas. Mas você sabe que estamos todos ligados de alguma maneira, e as doenças que eles pegam por não ter vacinas chegam a nós, que, mesmo vacinados, ainda corremos algum risco. Você acha que essa informação está correta ou errada? Explique.
______________________


2. Depois que escrever sua resposta no caderno, envie pelo link:



Inglês__Estimativa: 1h de estudo

PAUTA: materiais escolares.


1. Faça a Pauta abaixo em seu caderno:
  • Guide Line English – 03 rd September 2020
  •  Teacher Deise Hélen 
  •  Good Evening !!!
  •  Matérias Escolares  – Enviar foto no privado para correção 

2. Assista a vídeo aula utilizando link abaixo , antes de responder.
https://youtu.be/Wu5cwXaN05M  - link para aprendizagem 

3. Se tiverem duvidas só me chamar.
4. Fique de olho na organização: evite rasuras e faça uma letra caprichada!
5. Releia antes de enviar a foto para a professora fazer a correção.


1. ESCREVA EM SEU CADERNO AS MATÉRIAS ESCOLARES EM INGLÊS. AO ASSISTIR A VÍDEO AULA SÃO CITADAS OUTRAS MATERIAS.CITE AS AQUI PARA MIM ! 

ENGLISH – Inglês 
PORTUGUESE – Português 
SCIENCE – Ciências 
HISTORY – Historia 
GEOGRAPHY – Geografia 
MATH- Matemática 


2. ESCREVA EM SEU CADERNO OS ADJETIVOS ABAIXO E FAÇA A TRADUÇÃO PARA O PORTUGUÊS.
EASY
DIFFICULT


3. ESCREVA AS FRASES EM SEU CADERNO E RESPONDA COM OS ADJETIVOS: EASY (FÁCIL) E DIFFICULT (DIFÍCIL). AS RESPOSTAS SÃO PESSOAIS.

IS HISTORY DIFFICULT OR EASY? (HISTÓRIA É FÁCIL OU DIFÍCIL?)
It’s ___________________. 

IS ENGLISH DIFFICULT OR EASY?
IT’S __________________.

IS PORTUGUESE DIFFICULT OR EASY?
IT’S __________________.

IS SCIENCE DIFFICULT OR EASY?
IT’S ___________________.

IS GEOGRAPHY DIFFICULT OR EASY?
IT’S ___________________.

IS MATH DIFFICULT OR EASY?
IT’S ___________________.




Arte__Estimativa: 1h de estudo


PAUTA:
 Linguagens artísticas

Link: https://forms.gle/3HkceYmrMuETXXz29

Observação: esta atividade que está disponibilizada no forms precisa ser feita antes no caderno, na parte de ARTE. Coloque a pauta, leia a explicação da aula, copie as questões e as respostas. Depois, passe as respostas no forms e envie! A professora vai receber e validar sua atividade.

Se não conseguir, faça tudo no caderno, copiando questões e respostas e enviando uma foto. NÃO VALIDAMOS ANOTAÇÕES NOS IMPRESSOS.


HISTÓRIA EM QUADRINHOS
As histórias em quadrinhos são narrativas gráficas, ou seja, histórias narradas compostas por imagem e texto. Sua denominação varia entre arte sequencial, narrativa figurada e literatura ilustrada. As histórias em quadrinhos podem ser vistas como revistas ou em jornais, no formato de tirinhas.

Leitura de imagem
Observe a imagem para responder às perguntas:


1. Escreva, com suas palavras, o que entendeu da história em quadrinhos acima. 
____________________

2. A qual linguagem artística essa imagem pertence:
(   ) Artes visuais
(   ) Dança
(   ) Música
(   ) Teatro


3. A linguagem das artes visuais pode identificar-se por:
(   ) As formas de arte de se exprimir por meio da cerâmica, desenho, pintura, escultura, gravura, design, artesanatos, fotografia, literatura, vídeo, produção cinematográfica, história em quadrinhos e arquitetura
(   ) A arte de se exprimir por meio de sons, seguindo regras variáveis conforme a época, a civilização etc.
(   ) Conjunto organizado de movimentos ritmados do corpo, acompanhados por música; bailado.
(   ) É uma forma de arte em que um ator ou conjunto de atores, interpreta uma história ou atividades para o público em um determinado lugar.



Sexta-feira, dia 4


Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo


PAUTA:
 Produção de texto

Observe atentamente a sequência de imagem e, a partir dela, produza um texto contendo os detalhes das ações que acontecem nos quadrinhos. Você poderá acrescentar falas aos personagens e complementar o desfecho (final) da história.




Matemática__Estimativa: 2h de estudo


PAUTA:
 Adição e subtração: operações inversas. Coloque a Pauta em seu caderno!


Leia a introdução a seguir:

Em certa escola, o 6° ano A tem 28 alunos entre meninos e meninas. Quantos são os meninos? Quantas são as meninas?

Somente com esses dados não podemos responder às perguntas.

No entanto,

• se soubermos que são 12 meninas, podemos calcular o número de meninos:

• se soubermos que são 16 meninos, podemos calcular o número de meninas:

Veja:


Responda no caderno ou no formulário os exercícios abaixo:

1. Considere os seguintes números:

Calcule os totais obtidos com:

a) a soma dos dois números menores;

b) a soma dos dois números maiores;

c) a soma do número maior com o menor.

 

2. A figura mostra trechos de estradas de rodagem. Os números indicam quantos quilômetros há em cada trecho.

Responda.

a) Quantos quilômetros percorrerá um ônibus para ir de A até C, passando por B?

b) Quantos quilômetros percorrerá um automóvel para ir de A até C, passando por D?

c) A viagem mais curta é a do ônibus ou a do automóvel? A diferença é de quantos quilômetros?

 

3. Lúcia saiu para fazer compras com 2 notas de R$ 100,00 na carteira. Gastou no supermercado R$ 142,00, na padaria R$ 6,00 e no açougue R$ 32,00. Com quanto Lúcia ficou após essas compras?

 

4. (Cesgranrio-RJ) O Brasil começou o ano com um forte ritmo de contratações com carteira assinada. O gráfico abaixo apresenta o número de empregos com carteira assinada criados em alguns setores da economia, em janeiro de 2010.

Quantas vagas com carteira assinada a construção civil ofereceu a mais do que o setor agropecuário, em janeiro de 2010?

(a) 49 953

(b) 51 213

(c) 50 187

(d) 53 746


FONTE: 
LIVRO 6 ANO, PRATICANDO MATEMÁTICA, EDIÇÃO RENOVADA




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6o ano__________

Responda, clicando no link abaixo, a participação nessas aulas


Fique bem, fique em casa!