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Segunda-feira, dia 31
Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo
PAUTA:Leitura e interpretação de texto (tirinha)
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Tirinha
A tirinha é uma
sequência de quadrinhos que geralmente faz uma crítica aos valores sociais.
Este tipo de texto humorístico é publicado com regularidade. Pode-se dizer
que são como as histórias em quadrinhos (HQ’s), porém bem mais
curtas. As tirinhas podem estar contidas em jornais, revistas e em sites
da Internet.
Assista ao vídeo clicando no
link abaixo e veja a explanação da professora Fernanda Bérgamo sobre o gênero
textual “tirinha” e a entrevista feita com Alexandre Beck, criador do
personagem Armandinho.
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1. Você aprendeu o que é “tirinha”. Agora, explique com suas palavras, o que você
entendeu de acordo com o texto explicativo acima e o vídeo. ___________________
2. Quais outros personagens
de tirinha a professora Fernanda cita no vídeo?
___________________
Matemática__Estimativa: 2h de estudo
PAUTA:A reta numérica e os números naturais Coloque a Pauta em seu caderno
Leia a introdução a seguir:
Para
visualizarmos melhor a sequência dos números naturais, vamos representá-la em
uma linha reta que chamaremos de reta numérica.
• Escolhemos um ponto para representar
o zero.
•
Caminhando para a direita, a partir do zero, e considerando sempre a mesma distância, marcamos os
pontos correspondentes aos números naturais 1, 2, 3, 4 e assim por diante.
Você
já sabe comparar números naturais e dizer quando um é maior (>), igual (=)
ou menor (<) que outro. A reta numérica permite visualizar facilmente essa
comparação.
Dados dois números, o maior número
é o que estiver representado à direita do outro na reta numérica.
Veja os exemplos:
• 4 > 2 (lemos: quatro é maior que
dois)
• 1 > 0 (um é maior que zero)
• 2 < 7 (dois é menor que sete)
• 5 = 5 (cinco é igual a cinco)
Observe:
• Quais são os números naturais menores
que 7?
Resposta: 6, 5, 4, 3, 2, 1, 0.
• Quais são os números naturais maiores
que 7?
Resposta: Existem infinitos números
naturais maiores que 7.
• Quantos números naturais há de 3 até 7?
Resposta: Há cinco números naturais: 3,
4, 5, 6 e 7.
• Quantos números naturais há entre 3 e
7?
Resposta: Há três números naturais: 4,
5 e 6.
Responda no caderno ou no formulário os
exercícios abaixo:
1. Copie as retas numéricas no caderno
e complete o número que corresponde a cada um dos pontos assinalados.
2. Encontre todos os números naturais
que são maiores do que 35 e menores do que 42.
3.
Copie no caderno e preencha cada quadrado com um dos números: 6600, 6006 ou 6660.
4.
Descubra o nome de uma cidade paulista, colocando os números indicados em ordem
decrescente.
5.
Considere todos os números naturais de três algarismos diferentes, formados por
4, 5 e 9. Responda.
a)
Quais começam por 4?
b)
Quais começam por 5?
c)
Quais começam por 9?
d)
Quantos são no total?
Terça-feira, dia 1
Geografia__Estimativa: 1h30 de estudo
PAUTA: Movimento de translação
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
Movimento de translação
Características do movimento de translação
O movimento de translação acontece quando a Terra completa uma volta ao redor do Sol. Ele dura, aproximadamente, 365 dias e seis horas. Diante disso, a cada quatro anos, um dia é colocado a mais no ano no mês de fevereiro. Quando isso ocorre, tal ano é chamado de ano bissexto.
Imagem que demonstra a rotação e translação da Terra.
Estações do ano
As estações do ano — primavera, outono, inverno e verão — variam de acordo com a posição orbital do planeta em relação ao Sol. Elas ocorrem graças ao movimento que a Terra faz em torno dessa estrela.
Por conta da posição de órbita, os hemisférios Norte e Sul sempre estarão com as estações opostas. Por exemplo: enquanto no Brasil for verão (Hemisfério Sul), na Espanha será inverno (Hemisfério Norte) e vice-versa. Em algumas áreas do planeta é mais difícil distinguir essas estações, como é o caso de regiões localizadas nas zonas tropicais do mundo.
Solstício e equinócio
Por conta do ângulo de inclinação da Terra em relação ao Sol, a iluminação solar não atinge todas as regiões de forma igual. Dessa forma, algumas áreas recebem mais luz solar (áreas próximas à Linha do Equador), e outras menos (os pólos do planeta).
Devido a isso, aproximadamente no dia 21 de dezembro tem-se o dia mais longo do Hemisfério Sul, além do início do verão. Os raios solares incidem sobre o Trópico de Capricórnio, tornando o sul mais iluminado. No Hemisfério Norte ocorre o contrário, com o início do inverno e o dia mais curto do ano. Esse fenômeno é conhecido como solstício de verão (Hemisfério Sul) e solstício de inverno (Hemisfério Norte). É momento em que um hemisfério está mais iluminado pelo Sol do que o outro.
O mesmo fato inverte-se nos dois hemisférios no dia 21 de junho, quando os raios solares incidem sobre o Trópico de Câncer: é o dia mais longo no norte e o dia mais curto no sul.
Entre os dias 21 e 23 de março e 21 e 23 de setembro, o planeta recebe raios solares de forma perpendicular na Linha do Equador. Dessa forma, esses raios irradiam igualmente para os dois hemisférios. Com isso, a insolação possui as mesmas condições, deixando o dia com 12 horas e a noite também. Tal fenômeno é chamado de equinócio de primavera e equinócio de outono, dependendo do hemisfério e do período, em março ou setembro. Durante o equinócio, dias e noites possuem a mesma duração, 12 horas.
Outros movimentos da Terra
Rotação
É o movimento que o planeta faz em torno do seu próprio eixo, ou seja, uma volta em torno de si. Ele ocorre no sentido anti-horário, o que possibilita que o Sol seja visto primeiramente no Hemisfério Leste. Daí a expressão popular sobre o Japão, “a terra do Sol nascente”.
Cada movimento de rotação dura, em média, 23 h e 56 min, ou 24 h (dia solar). Além disso, a rotação do planeta é responsável pela existência de dias e noites, pela elevação do nível do mar no litoral leste em comparação com o litoral oeste, e também pelo desvio para oeste das correntes marítimas e da circulação do ar atmosférico.
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1. A coluna de cima apresenta os movimentos de rotação e translação, responsáveis por diversos fenômenos; a de baixo, alguns desses fenômenos.
Associe adequadamente as colunas.
A. Rotação
B. Translação
( ) Gira em torno do sol
( ) Gira em torno de si mesma
( ) Movimento aparente do Sol
( ) Estações do ano
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
a) 2 – 1 – 1 – 2
b) 1 – 2 – 1 – 2
c) 1 – 2 – 2 – 1
d) 2 – 2 – 1 – 1
e) 1 – 1 – 2 – 2
2. Sobre os movimentos da Terra, marque a alternativa correta.
a) As estações do ano existem graças ao movimento de rotação.
b) O movimento que a Terra faz em torno de si é chamado de translação.
c) O sentido da rotação do planeta é horário, ou seja, de leste para oeste.
d) Os hemisférios N e S recebem a mesma quantidade de luz solar o ano todo.
e) Os dias e as noites ocorrem graças à rotação do planeta, movimento em torno de si.
3.Quais são as quatro estações do ano?
_____________________
4.Quantos dias tem o ano Bissexto?
_____________________
História__Estimativa: 1h30 de estudo
PAUTA: PALAVRAS–CHAVE NA CONTAGEM DO TEMPO
Professora Lívia Sgarbosa
ORIENTAÇÕES:
- Antes de iniciar a atividade registre no seu caderno a pauta e a data de hoje. É muito importante neste momento que o seu caderno esteja organizado e com todo conteúdo que vamos estudar.
- Orientações, registe as questões no seu caderno de História, isso facilita sua organização, bem como contribui para a fixação e entendimento dos conteúdos tratados.
- Se preferir você também pode responder pelo formulário do Google Forms
PALAVRAS–CHAVE NA CONTAGEM DO TEMPO
Para melhor situar os fatos no tempo, os historiadorescostumam empregar divisões como:
Para indicar os séculos utilizamos sempre os algarismos romanos. Observe a tabela abaixo:
Como sabemos (sem usar a tabela, é claro!) a que século pertence um determinado ano?
❖Quando o ano TERMINA em dois zeros, como: 300, 1500, 2000, etc, basta “cortar” os dois zeros para ter a resposta, ou seja, o número que sobrar corresponde ao século. Exemplos:
❖Quando o ano NÃO TERMINA em dois zeros, como: 30, 476, 1789, etc, basta “cortar” os dois últimos números e somar 1 ao número que sobrou. Exemplos:
Responda em seu caderno:
1) Determine a que séculos pertencem os seguintes anos:
a) 1964
b) 360
c) 1200
d) 33
e) 2004
Ed. Física__Estimativa: 1h de estudo
FIQUE ATENTO ÀS TURMAS: TURMA 1, MAIORES DE 18 ANOS QUE QUEIRAM FAZER A DISCIPLINA. TURMA 2, MENORES DE 18 ANOS, SEM AFASTAMENTO.
TURMA 1 (MAIORES DE 18 ANOS):
PAUTA: alongamento
O QUE É A YOGA
A YOGA SURGIU NA ÍNDIA HÁ MAIS DE 5.000 ANOS. EM MEIO A ESSE LOCAL CONHECIDO PELA SUA MISTICIDADE, ELA FOI INFLUENCIADA PELO BUDISMO E PELO HINDUÍSMO. POR ESSE MOTIVO, A PRÁTICA TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL HARMONIZAR O CORPO E A MENTE. O MAIS INTERESSANTE É QUE CADA PESSOA PODE DESCOBRIR O QUE É YOGA À SUA MANEIRA.
- SOLETRE SEU NOME E FAÇA A SEQUÊNCIA DE EXERCÍCIOS
TURMA 2 (MENORES DE 18 ANOS):
PAUTA: capoeira
A capoeira é uma expressão cultural caracterizada por seus movimentos ágeis e harmoniosos, em ritmo de música e aspectos coreográficos. Na capoeira os praticantes utilizam mais os movimentos com os pés e a cabeça e menos os movimentos com as mãos.
A capoeira surgiu no Brasil, como uma forma de resistência dos escravos trazidos da África na época colonial. Além de ser utilizada para defesa física, a capoeira foi uma forma de resguardar a identidade dos escravos africanos. Principalmente porque ela se consolidou no Quilombo dos Palmares. Passou aí a ser vista como uma prática violenta. Por isso mesmo, a capoeira foi proibida por um longo período, precisamente até 1930, quando mestre Bimba fez uma apresentação da luta para o então presidente Getúlio Vargas, que a transformou em esporte nacional brasileiro.
Gingado é o movimento de todo o corpo de forma ritmada, mantendo o corpo relaxado, deslocando o centro de gravidade do corpo constantemente e mantendo-se alerta para movimentos de esquiva, ataque e contra-ataque.
Existem vários estilos de capoeira para mais informações acesse o site:
Este vídeo foi produzido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo no ano de 2016 para compor o Kit Etnias, uma série com quatro documentários que abarcam as culturas negra e cigana. Para representar a cultura negra, foram eleitas as rodas de resistência dessa cultura e tradição: o samba, a capoeira e o candomblé. Os vídeos possuem direção do cineasta e produtor cultural Heitor Werneck.
Quarta-feira, dia 2
Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo
PAUTA: Leitura e interpretação de texto (tirinha)
1.Leia a tirinha de Armandinho e depois responda:
a)Com quem Armandinho está conversando? Como você sabe disso? ____________________________
b)O que você acha da resposta que Armandinho deu para a pergunta da prova? ____________________________
c)Como Armandinho se sente no segundo quadrinho? O que te leva a pensar isso? E no terceiro?
____________________________
2.Observe o quadrinho da Mafalda.
(Fonte: QUINO. Joaquim. Toda Mafalda. São Paulo. Martins Fontes, ed. 6, 2003).
A expressão de Mafalda, no último quadrinho, revela:
(a) satisfação.
(b) aborrecimento.
(c) alegria.
(d) realização.
3.O quadrinho abaixo tem por objetivo:
(a) convencer.
(b) divertir.
(c) informar.
(d) orientar.
Matemática__Estimativa: 2h de estudo
PAUTA: As ideias da adição e da subtração. Coloque a Pauta em seu caderno!
Leia a explicação a seguir:
A
tabela a seguir apresenta o número de peças de roupa produzidas por uma fábrica
nos meses de janeiro e fevereiro de 2011.
Para
saber quantas calças foram confeccionadas no total, nos meses de janeiro e
fevereiro, fazemos uma adição: 73 + 89 = 162.
Lembrando algoritmos
Você lembra como funciona o algoritmo da
adição?
Para saber a produção total de peças de
cada mês, também utilizamos a adição:
73 + 130 + 92 + 105 = 400
A produção de janeiro foi de 400 peças.
89 + 110 + 48 + 74 = 321
A produção de fevereiro foi de 321
peças.
A fábrica produziu mais peças em janeiro
do que em fevereiro. Para descobrir quantas peças foram produzidas a mais,
fazemos uma subtração:
400 – 321 = 79
Agora, arme e efetue as operações no
caderno e a seguir responda no formulário:
Quinta-feira, dia 3
Ciências__Estimativa: 1h30 de estudo
PAUTA: Projeto CPFL nas escolas, energia em jogo. Falta de acesso à energia e a saúde pública.(EM13CNT310) Investigar e analisar os efeitos de programas de infraestrutura e
demais serviços básicos (saneamento, energia elétrica, transporte, telecomunicações,
cobertura vacinal, atendimento primário à saúde e produção de alimentos, entre outros)
e identificar necessidades locais e/ou regionais em relação a esses serviços, a fim de
avaliar e/ou promover ações que contribuam para a melhoria na qualidade de vida e nas
condições de saúde da população.
Você já parou para pensar como a energia elétrica está presente em nossas vidas, principalmente em tempos de COVID-19?
Nesta videoaula, enfatizaremos os impactos que a falta de acesso à energia causa nas populações. O destaque será para a saúde pública.
COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
1. Não há como vacinar crianças e adultos, já que boa parte das vacinas precisa ser acondicionada em locais refrigerados. Parece um problema que atingiria apenas essas pessoas. Mas você sabe que estamos todos ligados de alguma maneira, e as doenças que eles pegam por não ter vacinas chegam a nós, que, mesmo vacinados, ainda corremos algum risco. Você acha que essa informação está correta ou errada? Explique.
______________________
2. Depois que escrever sua resposta no caderno, envie pelo link:
Observação: esta atividade que está disponibilizada no forms precisa ser feita antes no caderno, na parte de ARTE. Coloque a pauta, leia a explicação da aula, copie as questões e as respostas. Depois, passe as respostas no forms e envie! A professora vai receber e validar sua atividade.
Se não conseguir, faça tudo no caderno, copiando questões e respostas e enviando uma foto. NÃO VALIDAMOS ANOTAÇÕES NOS IMPRESSOS.
HISTÓRIA EM QUADRINHOS
As histórias em quadrinhos são narrativas gráficas, ou seja, histórias narradas compostas por imagem e texto. Sua denominação varia entre arte sequencial, narrativa figurada e literatura ilustrada. As histórias em quadrinhos podem ser vistas como revistas ou em jornais, no formato de tirinhas.
Leitura de imagem
Observe a imagem para responder às perguntas:
1. Escreva, com suas palavras, o que entendeu da história em quadrinhos acima.
____________________
2. A qual linguagem artística essa imagem pertence:
( ) Artes visuais
( ) Dança
( ) Música
( ) Teatro
3. A linguagem das artes visuais pode identificar-se por:
( ) As formas de arte de se exprimir por meio da cerâmica, desenho, pintura, escultura, gravura, design, artesanatos, fotografia, literatura, vídeo, produção cinematográfica, história em quadrinhos e arquitetura
( ) A arte de se exprimir por meio de sons, seguindo regras variáveis conforme a época, a civilização etc.
( ) Conjunto organizado de movimentos ritmados do corpo, acompanhados por música; bailado.
( ) É uma forma de arte em que um ator ou conjunto de atores, interpreta uma história ou atividades para o público em um determinado lugar.
Sexta-feira, dia 4
Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo
PAUTA: Produção de texto
Observe atentamente a sequência de imagem e, a partir dela, produza um texto contendo os detalhes das ações que acontecem nos quadrinhos. Você poderá acrescentar falas aos personagens e complementar o desfecho (final) da história.
Matemática__Estimativa: 2h de estudo
PAUTA:Adição e subtração: operações inversas. Coloque a Pauta em seu caderno!
Leia a introdução a seguir:
Em certa escola, o 6° ano A tem 28
alunos entre meninos e meninas. Quantos são os meninos? Quantas são as meninas?
Somente com esses dados não podemos
responder às perguntas.
No entanto,
• se soubermos que são 12 meninas,
podemos calcular o número de meninos:
• se soubermos que são 16 meninos,
podemos calcular o número de meninas:
Veja:
Responda no caderno ou no formulário os
exercícios abaixo:
1. Considere os seguintes números:
Calcule os totais obtidos com:
a) a soma dos dois números menores;
b) a soma dos dois números maiores;
c) a soma do número maior com o menor.
2.
A figura mostra trechos de estradas de rodagem. Os números indicam quantos
quilômetros há em cada trecho.
Responda.
a) Quantos quilômetros percorrerá um
ônibus para ir de A até C, passando por B?
b) Quantos quilômetros percorrerá um
automóvel para ir de A até C, passando por D?
c) A viagem mais curta é a do ônibus ou
a do automóvel? A diferença é de quantos quilômetros?
3. Lúcia saiu para fazer compras com 2 notas
de R$ 100,00 na carteira. Gastou no supermercado R$ 142,00, na padaria R$ 6,00
e no açougue R$ 32,00. Com quanto Lúcia ficou após essas compras?
4. (Cesgranrio-RJ) O Brasil começou o
ano com um forte ritmo de contratações com carteira assinada. O gráfico abaixo
apresenta o número de empregos com carteira assinada criados em alguns setores
da economia, em janeiro de 2010.
Quantas vagas com carteira assinada a
construção civil ofereceu a mais do que o setor agropecuário, em janeiro de
2010?
(a) 49 953
(b) 51 213
(c) 50 187
(d) 53 746
FONTE: LIVRO 6 ANO, PRATICANDO MATEMÁTICA, EDIÇÃO RENOVADA
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6o ano__________
Responda, clicando no link abaixo, a participação nessas aulas