sábado, 29 de agosto de 2020

Semana 5 - de 31/8 a 4/9 - 7o ano EJA

 Atenção aos comandos do que precisa ser feito para não copiar mais que o necessário. Não precisa copiar tudo!


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.


Segunda-feira, dia 31


Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo


PAUTA: Leitura e estudo do vocabulário


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

O conto é um dos gêneros narrativos mais comuns na tradição literária brasileira. Em virtude da importância do gênero, muitas faculdades e universidades solicitam aos candidatos, em seus vestibulares, que produzam contos. Existem, inclusive, alguns tipos ou subcategorias desse gênero, entre os quais estão: conto de fadas ou o conto fantástico.

O gênero literário conto é estruturado como uma narrativa curta que envolve apenas um conflito. Nesta perspectiva, o momento de maior tensão do gênero é chamado de clímax. Além disso, embora não seja uma regra, é comum que o conto apresente:

  • poucos personagens;
  • espaço ou cenário limitado;
  • recorte temporal reduzido.

1. Assista ao vídeo clicando no link abaixo que auxiliará na melhor compreensão deste gênero textual.

 


https://www.youtube.com/watch?v=lXXGbdWoNkg


2. Leia, com atenção, o conto. É encantador, emocionante, reflexivo e nos traz muito ensinamento.



LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR. 

A Pequena Vendedora de Fósforos

(Hans Christian Andersen)

Era véspera de ano-novo. Já estava escurecendo e fazia um frio intenso com a neve caindo. Mas a despeito de todo o frio, e da neve, e da noite que caía rapidamente, via-se uma menininha descalça e de cabeça descoberta. Bem, é verdade que estava usando chinelos quando saíra de casa, mas os chinelos eram muito grandes, pois eram os que a mãe usava, e escaparam-lhe dos pezinhos gelados quando atravessou correndo pela rua para fugir de duas carruagens que vinham em disparada. Não foi possível achar um deles, pois o outro fora apanhado por um rapazinho que saiu correndo, gritando que aquilo ia servir de berço aos seus filhos quando os tivesse.

A menina continuou a andar, agora com os pés descalços e gelados. Levava no avental velhinho uma porção de pacotes de fósforos. Tinha na mão uma caixinha: não conseguira vender uma só em todo o dia e ninguém lhe dera sequer um níquel. Assim, esmaecendo de fome e de frio, ia se arrastando penosamente, vencida pelo cansaço e desânimo. Parecia a imagem viva da miséria. Os flocos de neve caíam pesados sobre os lindos cachos dourados que lhe emolduravam graciosamente o rosto, mas para a menina isso nada valia, nem lhe era importante. Pelas janelas das casas, via as luzes que brilhavam lá de dentro. Sentia-se na rua um cheiro bom de ganso assado; ora era a véspera de ano-novo, isso sim, ela não esquecia.

Achou um canto, formado pela saliência de uma casa, e acocorou-se ali, com os pés encolhidos para abrigá-los ao calor do corpo, mas cada vez sentia mais e mais frio. Não se animava a voltar para casa, porque não tinha vendido uma única caixinha de fósforos e não ganhara sequer um níquel. Era certo que levaria uma sova do pai por nada ter vendido e em sua casa era quase tão frio quanto ali, pois só tinham o teto para proteção e ainda assim o vento entrava uivando, apesar dos trapos e das palhas com que lhe tinham tapado as enormes frestas.

O frio era tanto que as mãozinhas estavam gélidas, endurecendo de frio. Quem sabe se acendesse um fósforo ajudasse a aquecer. Pelo menos se animava a tirar ao menos um da caixinha e riscá-lo na parede para acendê-lo. Puxou um da caixinha – rrrec! Como estalou e faiscou, antes de pegar fogo! Surgiu uma luz, bem clara, e parecia mesmo uma vela quando abrigou o fogo com a mão. Sim, era uma vela bem esquisita aquela! Pareceu-lhe que estava sentada diante de uma grande estufa, de pés e maçanetas de bronze polido. Ardia nela um fogo magnífico, que espalhava suave calor. E a meninazinha ia estendendo os pés enregelados para aquecê-los, mas apagou-se o clarão! Sumiu-se a estufa, tão quentinha, e ali ficou ela no seu canto gelado, com um fósforo apagado na mão. Só via a parede escura e fria.

Riscou outro fósforo. Onde a luz batia, a parede se tornava transparente como um véu e ela via tudo dentro da sala da casa. Estava posta a mesa. Sobre a toalha alvíssima como a neve, via-se, fumegando entre toda aquela porcelana tão fina, um belo ganso assado, recheado de maçãs e ameixas. O ganso, porém, saltou da mesa ainda com o garfo e a faca cravados em suas costas e correu em direção à menina. Mas naquele instante, o fósforo apagou e ela tornou a ver somente a parede fria e úmida na noite escura.

Riscou outro e àquela luz resplandecente viu-se sentada debaixo de uma linda árvore de Natal! Era muito maior e mais decorada do que aquela que vira, no Natal passado, ao espiar pela porta de vidro da casa do negociante rico. Entre os galhos, milhares de velas fulguravam, além dos cartões coloridos como os que via em vitrines e ela contemplava cada detalhe. A menininha estendeu os braços diante de tantos esplendores e, então, o fogo apagou. Todas as luzinhas da árvore de Natal foram subindo, subindo mais alto, cada vez mais alto e, de repente, ela viu que eram estrelas que cintilavam no céu. Mas uma caiu lá de cima, deixando uma risca de fogo reluzente no caminho.

— Alguém morreu – disse a pequena vendedora de fósforos.

Sua avó, a única pessoa que a amara no mundo e que já estava morta, lhe dizia sempre que quando vimos uma estrela cadente no céu é um sinal de que uma alma está subindo para Deus.

Riscou mais um fósforo na parede e desta vez foi a avó quem lhe apareceu, a sua boa avó, sorridente e amorosa, no esplendor da luz.

— Vovó! – gritou a pobre menina. — Leva-me contigo, sei que quando o fósforo se apagar vais desaparecer, como sumiram a estufa quente, o ganso assado e a linda árvore de Natal!

E a coitadinha pôs-se a riscar na parede todos os fósforos da caixa, para que a avó não se desvanecesse. Eles ardiam com tamanho brilho que parecia dia e nunca ela vira a vovó tão grandiosa nem tão bela! E ela tomou a neta nos braços e juntas voaram, em um halo de luz e esplendor, mais e mais alto, longe da Terra, para um lugar onde não há mais frio, nem fome, nem sede, nem dor, nem medo, porque elas estavam, agora, com Deus.

Na madrugada seguinte, a menina jazia sentada no canto entre as casas, com as faces coradas e um sorriso refrigério nos lábios. Morrera de frio, na última noite do ano velho. O novo ano iluminou o pequenino corpo, ainda sentado no canto, com a mãozinha cheia de fósforos queimados.

— Sem dúvida, ela quis aquecer-se – diziam os passantes.

Ninguém pudera imaginar que lindas visões ela tivera, nem em que glória e júbilo tinha entrado com a velha avó para a felicidade do ano-novo. 

Fonte: https://www.editorawish.com.br/blogs/contos-de-fadas-originais-completos-e-gratuitos/a-pequena-vendedora-de-fosforos-hans-christian-andersen-1848


COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Estudo do vocabulário

1.    Pesquise o significado das palavras do texto.

a)    Níquel:
b)    Saliência:
c)    Esmaecendo:
d)    Gélidas:
e)    Alvíssima:
f)     Esplendores:
g)    Reluzente:
h)    Desvanecesse:
i)     Halo de luz:
j)     Júbilo

Matemática__Estimativa: 2h de estudo


PAUTA: 
Onde encontramos números negativos?


Faça a leitura de a explicação apresentada a seguir:
Você já sabe que os números 1, 2, 3, 4, 5, ... surgiram pela necessidade de contar.

E os números negativos? Eles vieram para resolver situações do tipo:

3 – 5 quanto dá?”, que provavelmente surgiram com o desenvolvimento do comércio e o aparecimento das dívidas, dos prejuízos...

Vamos examinar uma situação comum nos dias de hoje.

Quem tem cheque especial pode gastar mais do que possui na sua conta bancária até certo limite, e ficar devendo ao banco.

Uma pessoa, por exemplo, tem R$ 100,00 na conta e faz uma retirada de R$ 120,00.

O resultado da subtração 100 – 120 não é um número natural.

Usaremos o número negativo – 20 para representar o saldo dessa pessoa após a retirada.

O sinal de “menos” indica que ela deve R$ 20,00 ao banco.

Você já deve ter visto números negativos em outras situações:

I) No registro de temperaturas abaixo de zero, por exemplo.


II) Nos botões do painel de um elevador:


III) No saldo de gols de um time

Portanto, agora conhecemos os números positivos, que podem vir ou não acompanhados do sinal (+)...

+34 ou 34

+478 ou 478

+ 61,50 ou 61,50


E também 
os números negativos, que são precedidos pelo sinal (–). Por exemplo:

– 5

– 67

 – 8,50


O número zero é não é positivo nem negativo, portanto nunca se deve colocar sinal.


Resolva os exercícios a seguir em seu caderno ou no formulário:

1. Associe a cada termômetro uma das ilustrações a seguir.


2. Associe um número positivo ou um número negativo a cada uma das situações, conforme os exemplos:

a) um lucro de R$ 10,70 = + 10,70

b) um prejuízo de R$ 300,00 = – 300

c) um avanço de 8 minutos =

d) um atraso de 15 minutos =

e) uma temperatura de 2 graus abaixo de zero =

f) uma altitude de 527,3 m acima do nível do mar =

 

3. Se você tem R$ 71,00 no banco e retira R$ 100,00, sua conta fica com saldo positivo ou negativo? Qual é o valor desse saldo?




Terça-feira, dia 1


Geografia__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA:
 O que é estrutura fundiária?


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

O que é estrutura fundiária?
Estrutura Fundiária é o modo como as propriedades agrárias estão distribuídas e organizadas em um determinado país ou espaço. Para se conhecer a estrutura fundiária de um país, leva-se em consideração a quantidade, o tamanho e a distribuição social das propriedades rurais na área analisada.

A estrutura fundiária de um país ou região também é muito influenciada pelo nível de concentração fundiária do país, uma vez que, quanto maior for a concentração de terras, menor será a quantidade de propriedades de terras e maior será o tamanho das propriedades existentes. Além disso, a distribuição social da terra nos países em que há uma grande concentração rural tende a ser mais desigual, pois a parcela mais rica da população tem um acesso facilitado a terra, enquanto a população mais pobre, na maioria das vezes, não possui acesso à terra e/ou aos meios de produção.

Na maioria dos países desenvolvidos, as atividades agropecuárias são desenvolvidas em propriedades rurais menores, de base familiar, altamente produtivas e mecanizadas, voltadas para a produção de alimentos e matéria-prima para abastecer o mercado interno do país. Já em países subdesenvolvidos, principalmente da América Latina e da África, em virtude de sua herança colonial em que predominavam as plantations (grandes propriedades rurais que produziam monoculturas voltadas para abastecer o mercado internacional), há grandes propriedades rurais, concentradas nas mãos de poucos proprietários, que produzem monoculturas para exportação.

De acordo com o Estatuto da Terra, de 1964, as propriedades rurais brasileiras podem ser divididas em cinco categorias:

Imóvel rural: Qualquer imóvel rural utilizado para a produção agropecuária ou agroindustrial.

Propriedade Familiar (ou Módulo Rural): É o imóvel rural explorado por uma determinada família que absorve toda a mão de obra familiar e consegue garantir o sustento de toda a família.

Minifúndio: São pequenas propriedades rurais, com extensão maior do que as propriedades familiares, geralmente utilizadas na produção alimentar familiar ou coletiva.

Latifúndios: Grandes propriedades rurais voltadas para a produção moderna de monoculturas ou para a especulação imobiliária.
Empresa Rural: São médias e grandes propriedades rurais, de ordem física ou jurídica, voltadas para exploração econômica racional do espaço agrário para desenvolver produtos agropecuários.

A estrutura fundiária brasileira é uma das mais concentradas do mundo. Enquanto os minifúndios representam 70% do total das propriedades rurais e ocupam uma área de cerca de 11% do espaço agrário brasileiro, os latifúndios ocupam cerca de 55% da zona rural do Brasil.

Essa concentração fundiária contribui para o agravamento dos problemas no campo, visto que a maior parte das terras, muitas vezes improdutivas, encontra-se concentrada na mão de poucos proprietários, o que aumenta a quantidade de pessoas sem acesso à terra, intensificando, assim, os conflitos causados pela disputa por terras. Além disso, a grande concentração de terras prejudica também a produção de alimentos, visto que a maior parte deles é produzida em minifúndios. 

Como a área ocupada pelos latifúndios é maior, a produção nacional e grande parte das políticas públicas relacionadas com o campo estão voltadas para a produção de monoculturas para a exportação, dificultando ainda mais a vida do pequeno produtor, que é o grande responsável pela produção de alimentos no país.

No Brasil, os latifúndios ocupam a maior parte do espaço agrário brasileiro



COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1.  O processo de concentração fundiária caminha junto à industrialização da agropecuária com predomínio de capitais. Logo:
I - O discurso de modernidade das elites tem contribuído para que a terra esteja concentrada nas mãos da grande maioria dos agricultores brasileiros.
II - Os pequenos agricultores não conseguem competir e são forçados a abandonar suas lavouras de subsistência e vender suas terras.
III - A intensa mecanização leva à redução do trabalho humano e à mudança nas relações de trabalho, com a especialização de funções e o aumento do trabalho assalariado e de diaristas.
IV - As modificações na estrutura fundiária provocam desemprego no campo, intenso êxodo rural, além de aumentar o contingente de trabalhadores sem direito à terra e sua exclusão social.
Estão corretas:
a) Apenas as proposições I e IV
b) Apenas as proposições I, II e III
c) Apenas as proposições II, III e IV
d) Apenas as proposições II e III
e) Todas as proposições


2. A estrutura fundiária no Brasil está concentrada nas mãos de uma pequena parcela da população, criando assim os conflitos por terra. Diante desse problema, o mapa abaixo mostra a distribuição territorial mais conflitante em 2009 no território brasileiro. Assinale a alternativa correta. A região no Brasil com maior número de conflitos por terra é a:

a) Região Norte
b) Região Nordeste
c) Região Centro-Oeste
d) Região Sudeste
e) Região Sul


3.  O gráfico representa a relação entre o tamanho e a totalidade dos imóveis rurais no Brasil. Que característica da estrutura fundiária brasileira está evidenciada no gráfico apresentado?
a) A concentração de terras nas mãos de poucos.
b) A existência de terras nas mãos de poucos.
c) O domínio territorial dos minifúndios.
d) A primazia da agricultura familiar.
e) A debilidade dos plantations modernos.


4. Sobre as definições das propriedades rurais brasileiras, marque V para as proposições que considerar verdadeiras e F para as proposições que considerar falsas:
a) (    ) Minifúndios são pequenas propriedades rurais voltadas para a produção moderna de monocultura.
b) (    ) Latifúndios são grandes propriedades rurais voltadas para a produção de subsistência.
c) (    ) Módulo rural é o imóvel rural explorado por uma família, garantindo nele o seu próprio sustento.
d) (    ) Empresa rural é uma propriedade rural utilizada para a exploração econômica racional do espaço agrário.
Assinale a alternativa correta:
a) FFFV
b) FVFV
c) VFVV
d) FFVV


5. O  que é estrutura fundiária?
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História__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA:
 CULTURA MEDIEVAL


Professora Lívia Sgarbosa
ORIENTAÇÕES: 
- Antes de iniciar a atividade registre no seu caderno a pauta e a data de hoje. É muito importante neste momento que o seu caderno esteja organizado e com todo conteúdo que vamos estudar.
- Orientações, registe as questões no seu caderno de História, isso facilita sua organização, bem como contribui para a fixação e entendimento dos conteúdos tratados.
- Se preferir você também pode responder pelo formulário do Google Forms

CULTURA MEDIEVAL

Atualmente: a cultura está desvinculada da religião.


No período medieval, a insegurança, o medo, o caos econômico provocou o aparecimento de um forte espírito de religiosidade. Vivendo num mundo de incertezas, miséria e guerras, o homem medieval buscava na Igreja uma esperança.


A Igreja Católica determinava o modo de viver e de pensar das pessoas, impondo regras tidas como verdades absolutas, utilizava a ignorância da população para garantir o seu poder e dissolver a insegurança, mantendo a ordem imposta pela classe dominante.

E por que a população dessa época era ignorante?

A vida era miserável, a exploração era intensa e a falta de escolas impedia o acesso ao saber que era restrito ao clero.


Portanto, a Igreja se apossava dos novos conhecimentos científicos, reprimindo a reformulação do que era conhecido na Antigüidade; com isso mantinha somente entre os seus membros o acesso aos conhecimentos que eram produzidos.
Impondo normas religiosas e de conduta (confissão obrigatória, dízimo, penitências, batismo,  lealdade  aos senhores, pagamento de impostos, etc...), a Igreja vinculava o cumprimento dessas normas como condição para o indivíduo alcançar o “reino do céu”.

Mantendo o povo na ignorância, a Igreja dominava não só espiritualmente, pois impunha também regras de moral e conduta às pessoas, mas também materialmente já que a Igreja detinha grande parte das terras da Europa Ocidental, o que lhe dava imenso poder de dominação.

EM RESUMO:
O Império Romano do Ocidente sofreu contínuas invasões dos chamados povos bárbaros.
Guerras contínuas provocaram a destruição de cidades e a população buscou refúgio nos campos.
Gradativamente, costumes romanos e germânicos foram se mesclando dando origem ao feudalismo.
O feudalismo implicou numa descentralização do poder político nas mãos da nobreza, numa economia agrícola de subsistência, numa sociedade fechada, sem mobilidade social, inteiramente dominada pela Igreja Católica, que legitimava o sistema feudal.


Responda em seu caderno:

01 Explique o que você entendeu por mobilidade social.
02 Observe as semelhanças que existem entre os povos que viveram na Idade Medieval e os povos da atualidade, através da afirmativa: O feudalismo “implicava em muitas injustiças e sofrimentos para os que estavam na base da pirâmide social.”
03 Descreva como era o sistema econômico da época medieval.



Ed. Física__Estimativa: 1h de estudo


FIQUE ATENTO ÀS TURMAS:
TURMA 1, MAIORES DE 18 ANOS QUE QUEIRAM FAZER A DISCIPLINA.
TURMA 2, MENORES DE 18 ANOS, SEM AFASTAMENTO.


TURMA 1 (MAIORES DE 18 ANOS): 

PAUTA: alongamento


O QUE É A YOGA 
A YOGA SURGIU NA ÍNDIA HÁ MAIS DE 5.000 ANOS. EM MEIO A ESSE LOCAL CONHECIDO PELA SUA MISTICIDADE, ELA FOI INFLUENCIADA PELO BUDISMO E PELO HINDUÍSMO. POR ESSE MOTIVO, A PRÁTICA TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL HARMONIZAR O CORPO E A MENTE. O MAIS INTERESSANTE É QUE CADA PESSOA PODE DESCOBRIR O QUE É YOGA À SUA MANEIRA.

- SOLETRE SEU NOME E FAÇA A SEQUÊNCIA DE EXERCÍCIOS 





TURMA 2 (MENORES DE 18 ANOS):

PAUTA: capoeira 


A capoeira é uma expressão cultural caracterizada por seus movimentos ágeis e harmoniosos, em ritmo de música e aspectos coreográficos. Na capoeira os praticantes utilizam mais os movimentos com os pés e a cabeça e menos os movimentos com as mãos.
          
A capoeira surgiu no Brasil, como uma forma de resistência dos escravos trazidos da África na época colonial. Além de ser utilizada para defesa física, a capoeira foi uma forma de resguardar a identidade dos escravos africanos. Principalmente porque ela se consolidou no Quilombo dos Palmares. Passou aí a ser vista como uma prática violenta. Por isso mesmo, a capoeira foi proibida por um longo período, precisamente até 1930, quando mestre Bimba fez uma apresentação da luta para o então presidente Getúlio Vargas, que a transformou em esporte nacional brasileiro.

Gingado é o movimento de todo o corpo de forma ritmada, mantendo o corpo relaxado, deslocando o centro de gravidade do corpo constantemente e mantendo-se alerta para movimentos de esquiva, ataque e contra-ataque.

Existem vários estilos de capoeira para mais informações acesse o site:
                
Assista o documentário: Capoeira: a cultura da ginga


Secretaria de Cultura e Economia Criativa SP
Este vídeo foi produzido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo no ano de 2016 para compor o Kit Etnias, uma série com quatro documentários que abarcam as culturas negra e cigana. Para representar a cultura negra, foram eleitas as rodas de resistência dessa cultura e tradição: o samba, a capoeira e o candomblé. Os vídeos possuem direção do cineasta e produtor cultural Heitor Werneck.

Quarta-feira, dia 2


Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo


PAUTA:
  Interpretação do texto “A pequena vendedora de fósforos”


COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. Quem é a personagem principal do texto?
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2. Como estava o clima na rua onde a menina trabalhava?
______________________

3. Marque as alternativas que melhor definem as características físicas e psicológicas da menina.
(a) Andava descalça, com a cabeça coberta por um lenço;
(b) Andava descalça, com a cabeça descoberta;
(c) Os pés estavam descalços e arroxeados;
(d) Tinha cabelos louros e lisos;
(e) A menina sentia fome e frio;
(f) A menina sentia frio, mas não sentia fome;
(g) Usava um avental azul;
(h) Se sentia desanimada, mas não cansada.

4. Por que a vendedora de fósforos não quis voltar para casa?
(a) Porque achou um canto, formado pela saliência de uma casa e, por ali, ficou. 
(b) Porque queria participar da ceia de ano novo na casa de alguém.
(c) Porque gostava de andar pelas ruas na véspera de ano novo.
(d) Porque seu pai a proibira de voltar sem dinheiro e certamente a surraria.

5. Qual foi o desfecho da história?
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6. Você acha que essa história só acontece nos livros ou pode acontecer na vida real? Comente.
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7. Nos contos maravilhosos, os vilões geralmente são gigantes, ogros, lobos, bruxas etc, ou seja, seres criados pela imaginação popular. No texto, que é o vilão desta história?
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Matemática__Estimativa: 2h de estudo


PAUTA: Comparando números positivos e negativos

Faça a leitura de a explicação apresentada a seguir:

É importante saber comparar números. Dentre dois números, qual é o menor?

Em certo dia de inverno, um jornal publicou as temperaturas mínimas em algumas cidades do Sul do Brasil. A cidade de São Joaquim foi a que registrou a temperatura mais baixa nesse dia. Uma temperatura de – 3ºC é menor do que uma temperatura de – 1ºC, e as duas temperaturas negativas são menores do que a temperatura de 0ºC em Curitiba e do que a temperatura positiva de 4ºC em Porto Alegre.


Pensando nas temperaturas fica mais fácil comparar números positivos e negativos.

– 3 < 4          – 3 < 0          – 3 < – 1

Agora, resolva os exercícios a seguir em seu caderno ou no formulário:

1. Observe as temperaturas registradas às 10h de certo dia em várias cidades do mundo.


a) Em que cidades se registraram temperaturas positivas?

b) Em que cidades se registraram temperaturas negativas

c) Qual foi a maior temperatura registrada?

d) Qual foi a menor temperatura registrada?


2. Você consegue dizer qual é o menor número?

a) –6 ou 0?

c) – 2 ou – 8?

b) – 12 ou 4?

d) 5 ou – 20?


3. Qual é maior?

a) + 17 ou – 17?

b) 100 ou – 300?

b) – 29 ou 0?

d) + 490 ou 489?

e) + 60 ou 60?

f) – 370 ou – 369?

g) – 9 ou – 10? 



Quinta-feira, dia 3


Ciências__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA:
 Projeto CPFL nas escolas, energia em jogo. Acidentes com a energia elétrica fora de casa. (EM13CNT310) Investigar e analisar os efeitos de programas de infraestrutura e demais serviços básicos (saneamento, energia elétrica, transporte, telecomunicações, cobertura vacinal, atendimento primário à saúde e produção de alimentos, entre outros) e identificar necessidades locais e/ou regionais em relação a esses serviços, a fim de avaliar e/ou promover ações que contribuam para a melhoria na qualidade de vida e nas condições de saúde da população.


Você sabe como evitar acidentes com a energia elétrica fora de casa?

Nesta aula alertaremos sobre os acidentes que acontecem com maior frequência fora de casa e ações para evitá-los.




COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. Sua escola já fez alguma campanha sobre segurança e rede elétrica? Se sim, conta pra gente e, se não, quais campanhas gostariam de realizar? Explique.
______________________


2. Depois que escrever sua resposta no caderno, envie pelo link:




Inglês__Estimativa: 1h de estudo

PAUTA: dias da semana.


1. Faça a Pauta abaixo em seu caderno:
  •  Guide Line English – 03rd September  2020
  •  Teacher Deise Hélen 
  •  Good Evening !!!
  •  DAYS OF THE WEEK – Enviar foto no privado para correção 

2. Assista a vídeo aula utilizando link para memorização, antes de responder.

3. Se tiverem duvida só me chamar.
4. Fique de olho na organização: evite rasuras e faça uma letra caprichada!
5. Releia a atividade antes de enviar a foto para a professora fazer a correção.

1. Assista o vídeo e em seguida elabore 5 frases EM SEU CADERNO utilizando os dias da semana em inglês.
_______________________

 
2 . Complete a tabela completando com dia da semana que se pede : 




Arte__Estimativa: 1h de estudo


PAUTA:
 Paisagem natural

Link: https://forms.gle/xTtes2xfzHQMmeUp9

Observação: esta atividade que está disponibilizada no forms precisa ser feita antes no caderno, na parte de ARTE. Coloque a pauta, leia a explicação da aula, copie as questões e as respostas. Depois, passe as respostas no forms e envie! A professora vai receber e validar sua atividade.

Se não conseguir, faça tudo no caderno, copiando questões e respostas e enviando uma foto. NÃO VALIDAMOS ANOTAÇÕES NOS IMPRESSOS.


PAISAGEM NATURAL
A paisagem natural é aquela que apresenta somente a natureza. Sendo assim, a paisagem natural não sofreu ação antrópica (interferência humana).
Ou seja, a paisagem natural pode ser uma montanha, um deserto, um lago, uma floresta, dentre outros.






1. De acordo com o texto e com as imagens, quais são os principais elementos de uma paisagem natural?
_____________________


2. Leia a as alternativas abaixo e assinale qual delas contém, o único elemento, que existe em uma paisagem natural e não existe em uma paisagem urbana?
(   ) Edifícios, automóveis, pessoas, pássaros.
(   ) Árvores, mar, cachoeiras, pássaros, grama.
(   ) Edifício, animais, aviões, flores, grama.
(   ) Grama, edifícios, árvores, pessoas, praças.


3. Em seu caderno, faça uma representação (desenho) com uma paisagem natural. Em seguida, tire uma foto e envie via WhatsApp para a professora Natália.


Sexta-feira, dia 4


Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo


PAUTA:
 Produção de texto


Neste link você pode ouvir a história contada e ilustrada. Vale a pena ver o vídeo! 




Produção de texto

A história da pequena vendedora de fósforos é linda, cheia de emoção!
Agora é com você! 
Use a criatividade e dê um novo final à história. Não esqueça de usar parágrafos, atenção a ortografia, letra maiúscula no início de frases e os sinais de pontuação. Utilize, no mínimo, 7 linhas para a escrita do final do seu texto.



Matemática__Estimativa: 2h de estudo


PAUTA:
 Construção da reta numérica usando números positivos e negativos.

Faça a leitura e copie toda a explicação em seu caderno:

Nas últimas aulas, conhecemos os números negativos e vimos alguns exemplos de sua utilização.  Agora, veremos como é feita a construção da reta numérica utilizando estes números.

Inicialmente com a régua, trace uma linha horizontal de 11 centímetros começando do zero.


Faça a marcação nesta linha de 1 em 1 centímetro.

 

No centro da linha marcamos o ponto ZERO.

 

À direita do zero temos os valores positivos.

 

À esquerda do zero os valores negativos.

 

Complete a reta numérica de acordo com a orientação, observando a imagem:


 

Como vimos, os valores positivos e negativos são utilizados em diferentes situações do cotidiano como, por exemplo, em temperaturas, saldo bancário, saldo de gols, profundidades, nos andares de um prédio, etc.

 

Em cada situação abaixo indique com a palavra NEGATIVO ou POSITIVO conforme o enunciado:

 

a) Uma temperatura de 19 graus acima de zero: ____________

 

b) Um débito de 200 reais na conta bancária: ____________

 

c) Uma temperatura de 3 graus abaixo de zero: ____________

 

d) Um crédito de 500 reais: ____________

 

e) Seis andares acima do térreo: ____________

 

f) Uma profundidade de 1000 metros: ____________




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7o ano__________

Responda, clicando no link abaixo, a participação nessas aulas


Fique bem, fique em casa!