Atenção aos comandos do que precisa ser feito para não copiar mais que o necessário. Não precisa copiar tudo!
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Segunda-feira, dia 31
Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo
PAUTA:Leitura, de compreensão e interpretação textual.
Observação: A atividade deverá ser
realizada no caderno (não precisa copiar os textos, apenas perguntas e
respostas).
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
O bicho
Vi ontem um bicho
Na imundice do pátio
Catando comida entre
os detritos.
Quando achava alguma
coisa,
Não examinava nem
cheirava:
Engolia com
voracidade.
O bicho não era um
cão,
Não era um gato.
Não era um rato.
O bicho, meu Deus,
era um homem.
BANDEIRA, Manuel. Poesias reunidas. Rio de Janeiro: Ática, 1985
COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
1. O que motivou o bicho a catar restos foi
A) A própria fome.
B) A imundice do
pátio.
C) Ao cheiro da
comida.
D) A amizade pelo
cão.
2.Este texto é
A) Uma receita
culinária.
B) Um cartaz.
C) Um poema.
D) Uma notícia.
3.Neste texto foi usado
A) Versos.
B) Parágrafos.
C) Desenhos.
D) Slogans.
4.No texto a palavra DETRITOS significa
A) Grama.
B) Retos de lixo.
C) Asfalto.
D) A vasilha.
5.“O bicho, meu Deus, era um homem”
O verso acima dá a impressão
de
A) Espanto
B) Alegria
C) Brincadeira
D) Suavidade
6.Justifique sua escolha da resposta dada à questão
5.
__________________
Matemática__Estimativa: 2h de estudo
PAUTA: Adição envolvendo números negativos
Leia a explicação a seguir com atenção:
ATIVIDADE: Nesta semana, dando continuidade à revisão de números negativos, vamos relembrar como é feita a adição e subtração de números inteiros. Para isso observe os exemplos a seguir e se achar necessário copie-os em seu caderno para estudos posteriores:
Exemplo 1: Um carro percorreu em uma rodovia 120 quilômetros. Parou em um posto de combustível para descansar e a seguir percorreu mais 130 quilômetros chegando ao seu destino. Qual foi o total de quilômetros percorridos nesta viagem?
(+120) + (+130) = + 250 quilômetros percorridos.
Exemplo 2: Minha empresa teve prejuízo de R$ 4.000,00 em janeiro e de R$ 3.000,00 em fevereiro. Qual foi o prejuízo acumulado?
Exemplo 3: De uma dívida de R$ 80,00 vou pagar R$ 30,00. Quanto ainda ficarei devendo?
(–80) + (+30) = – 50 reais
Exemplo 4: Um alpinista escalou 900 metros em um monte. Após um deslizamento de neve, teve que descer 100 metros. Qual altitude o alpinista se encontra?
(+900) + (–100) = + 800 metros de altitude.
De maneira simplificada:
· (–80) + (+30) = – (80 – 30) = – 50
(devo 80 e pago 30; fico devendo 50).
· (+900) + (–100) = + (900 – 100) = + 800
(subo 900 e desço 100; fico em 800).
Agora, resolva os exercícios abaixo em seu caderno ou no formulário:
1. Agora, copie em seu caderno e resolva as operações as seguir:
a) (+356) + (+187) =
b) (–385) + (+437) =
c) (+222) + (–567) =
d) (–597) + (–756) =
2. Danilo estava com saldo positivo de R$678,00 em sua conta bancária. Foi feito o pagamento de um cheque no valor de R$ 936,00 e o saldo de Danilo ficou negativo. Qual o valor do saldo de Danilo após o pagamento deste cheque?
Terça-feira, dia 1
Geografia__Estimativa: 1h30 de estudo
PAUTA: Setores da Economia: quais são e como funcionam?
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
Setores da Economia: quais são e como funcionam?
Os setores da economia fazem parte do ciclo econômico de países capitalistas, sendo responsáveis pela movimentação financeira de suas regiões.
Cada um dos setores da economia pode ter diferentes predominâncias, de acordo com os níveis de desenvolvimento dos países.
O que são setores da economia?
Os setores da economia, ou setores econômicos, são etapas pelas quais os produtos materiais e imateriais de países passam, dentro do ciclo econômico capitalista.
Dentro desse processo, existem estágios de exploração de recursos naturais, industrialização, preparação para consumo e utilização.
Nesse sentido, são os setores econômicos que dividem a economia de um país, seja ele desenvolvido ou não.
São eles:
• Primário: relativo à extração de matérias primas;
• Secundário: voltado à indústria;
• Terciário: consiste na venda de serviços e bens imateriais.
Setor Primário
O Setor Primário é o estágio onde ocorre a produção a partir de recursos naturais disponíveis para a exploração.
Ele envolve atividades de agricultura, como lavoura permanente e temporária e horticultura, além de operações como:
•Mineração;
•Pesca;
•Silvicultura;
•Pecuária;
•Extrativismo vegetal;
•Caça;
•Obtenção de novos produtos (renováveis e não-renováveis).
Portanto, neste setor da economia, as atividades econômicas obtêm o produto primário por meio da extração e/ou produção.
Setor Secundário
O Setor Secundário corresponde à etapa onde as matérias-primas são transformadas em produtos industrializados com alto valor agregado, a partir do uso de tecnologias.
Por conta disso, esse setor funciona como base para o desenvolvimento econômico dos países e, em contrapartida, também é responsável pela maior parte da poluição ambiental no planeta.
Um fator interessante do Setor Secundário é o seu ciclo de alimentação, já que os próprios produtos de consumo, maquinários e ferramentas industriais criados auxiliam no seu desenvolvimento.
Setor Terciário
O Setor Terciário é o campo com maior valor agregado dentro de uma economia capitalista, sendo caracterizado pela inclusão comercial do que não faz parte dos primeiro e segundo setores da economia.
O foco dessa área está nas relações interpessoais, sendo assim um setor de comércio e prestação de serviços.
É nele onde ocorre a comercialização de bens tangíveis e intangíveis, também chamados de imateriais, como a prestação de serviços, por exemplo.
O Setor Terciário oferece um enorme potencial de desenvolvimento, sendo predominante em países de primeiro mundo.
Mas para isso, ele exige uma mão de obra mais qualificada e em maior quantidade, que significa a contratação de mais trabalhadores, muitas vezes como profissionais liberais.
Dentro do Setor Terciário, estão inclusos(as):
•Educação;
•Saúde;
•Segurança;
•Transporte;
•Prestação de serviços bancários e turísticos;
•Empresas de telecomunicação;
•Criação de softwares.
COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
1. Considere as imagens a seguir e assinale a alternativa correta:
Imagem 1
Professor em sala de aula
Imagem 2
Operador trabalhando
Imagem 3
Atendente de caixa
a) as imagens 1 e 2 referem-se ao setor secundário da economia
b) a imagem 3 representa o setor primário
c) a imagem 1 indica o setor primário e as imagens 2 e 3 indicam o setor terciário
d) as imagens 1 e 3 referem-se ao setor terciário, e a imagem 2, ao setor secundário
e) as imagens 1, 2 e 3 representam-se, respectivamente, os setores secundário, terciário e primário da economia.
2. É o conjunto de atividades econômicas responsável por extrair ou produzir as matérias-primas sobre o meio natural. No Brasil, é uma das atividades que menos oferecem empregos, mas uma das que possuem os maiores rendimentos.
O texto acima é descritivo:
a) do setor primário
b) do setor secundário
c) do setor terciário
d) apenas da atividade industrial
e) apenas da atividade agrícola
3. À medida que as sociedades desenvolvem-se, suas atividades econômicas tornam-se mais complexas e interligadas. Assim, nos países em desenvolvimento, a dependência em relação às práticas da agropecuária e do extrativismo costuma ser maior. No entanto, enquanto essas zonas vão se industrializando, o número de empregos e a participação dessas atividades no meio econômico costumam diminuir. Atualmente, os principais países passam por um estágio em que as áreas do serviço e do comércio estão a exercer uma maior centralidade. Nos Estados Unidos, esses campos empregam quase 80% da população economicamente ativa.
A ocorrência desse fenômeno de transferência da mão de obra e da renda para os setores do comércio e dos serviços é denominada por:
a) transferência da informação
b) terciarização
c) terceirização
d) expansão da informalidade trabalhista
e) democratização econômica
4. Quais são os três setores da economia e cite uma característica principal de cada um:
____________________
História__Estimativa: 1h30 de estudo
PAUTA: Reação Negra e Indígena ao Escravismo
Professora Lívia Sgarbosa
ORIENTAÇÕES:
- Antes de iniciar a atividade registre no seu caderno a pauta e a data de hoje. É muito importante neste momento que o seu caderno esteja organizado e com todo conteúdo que vamos estudar.
- Orientações, registe as questões no seu caderno de História, isso facilita sua organização, bem como contribui para a fixação e entendimento dos conteúdos tratados.
- Se preferir você também pode responder pelo formulário do Google Forms
Reação Negra e Indígena ao Escravismo
Tanto o índio como o negro foi dominado e escravizado pelos brancos europeus. Os negros foram trazidos do Continente Africano, pela força, para servir de mão-de-obra escrava no trabalho braçal na lavoura, minas e serviços domésticos.
Desde a captura na África, já eram separados de suas famílias e nações para que chegassem na América desunidos e sem disposição de reagir ao cativeiro. Eram transportados para o Brasil nos porões dos navios negreiros também chamados “navios tumbeiros”, nas piores condições possíveis, o que provocava a morte de mais de 50% dos negros durante as viagens, entretanto, nem negros e nem índios aceitaram passivamente essa dominação.
O desmonte da cultura indígena e da cultura negra africana, além de outros motivos, ocorreu porque o colonizador português não permitiu a manifestação religiosa desses povos.
➢Índios: o colonizador português foi introduzindo ao cotidiano novos conceitos religiosos que foram impostos como parte da salvação de suas almas.
➢Negros: apesar da proibição de culto religioso, feita pelo colonizador branco português, criaram uma mistura da religião africana com a religião católica como forma de burlar essa proibição.
Com a colonização, os portugueses impuseram tanto aos índios, quanto aos negros, sua forma de organização social, econômica e política. O índio, mesmo reagindo, foi sendo exterminado ou se misturando à cultura branca. O negro fugia para os quilombos; entretanto, se recapturado, era levado de volta aos engenhos e forçado a se adaptar culturalmente, ou morria, devido aos castigos físicos.
PRODUZA EM SEU CADERNO UM TEXTO RESPONDENDO A SEGUINTE PERGUNTA:
O que você acha da chamada “guerra justa” defendida durante a colonização do Brasil?
Ed. Física__Estimativa: 1h de estudo
FIQUE ATENTO ÀS TURMAS: TURMA 1, MAIORES DE 18 ANOS QUE QUEIRAM FAZER A DISCIPLINA. TURMA 2, MENORES DE 18 ANOS, SEM AFASTAMENTO.
TURMA 1 (MAIORES DE 18 ANOS):
PAUTA: alongamento
O QUE É A YOGA
A YOGA SURGIU NA ÍNDIA HÁ MAIS DE 5.000 ANOS. EM MEIO A ESSE LOCAL CONHECIDO PELA SUA MISTICIDADE, ELA FOI INFLUENCIADA PELO BUDISMO E PELO HINDUÍSMO. POR ESSE MOTIVO, A PRÁTICA TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL HARMONIZAR O CORPO E A MENTE. O MAIS INTERESSANTE É QUE CADA PESSOA PODE DESCOBRIR O QUE É YOGA À SUA MANEIRA.
- SOLETRE SEU NOME E FAÇA A SEQUÊNCIA DE EXERCÍCIOS
TURMA 2 (MENORES DE 18 ANOS):
PAUTA: capoeira
A capoeira é uma expressão cultural caracterizada por seus movimentos ágeis e harmoniosos, em ritmo de música e aspectos coreográficos. Na capoeira os praticantes utilizam mais os movimentos com os pés e a cabeça e menos os movimentos com as mãos.
A capoeira surgiu no Brasil, como uma forma de resistência dos escravos trazidos da África na época colonial. Além de ser utilizada para defesa física, a capoeira foi uma forma de resguardar a identidade dos escravos africanos. Principalmente porque ela se consolidou no Quilombo dos Palmares. Passou aí a ser vista como uma prática violenta. Por isso mesmo, a capoeira foi proibida por um longo período, precisamente até 1930, quando mestre Bimba fez uma apresentação da luta para o então presidente Getúlio Vargas, que a transformou em esporte nacional brasileiro.
Gingado é o movimento de todo o corpo de forma ritmada, mantendo o corpo relaxado, deslocando o centro de gravidade do corpo constantemente e mantendo-se alerta para movimentos de esquiva, ataque e contra-ataque.
Existem vários estilos de capoeira para mais informações acesse o site:
Este vídeo foi produzido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo no ano de 2016 para compor o Kit Etnias, uma série com quatro documentários que abarcam as culturas negra e cigana. Para representar a cultura negra, foram eleitas as rodas de resistência dessa cultura e tradição: o samba, a capoeira e o candomblé. Os vídeos possuem direção do cineasta e produtor cultural Heitor Werneck.
Quarta-feira, dia 2
Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo
PAUTA:Leitura compreensão e interpretação textual.
Observação: A atividade deverá ser
realizada no caderno (não precisa copiar os textos, apenas perguntas e
respostas).
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
A raposa e as uvas
Num dia quente de
verão, a raposa passeava por um pomar. Com sede e calor, sua atenção foi
capturada por um cacho de uvas.
“Que delícia”, pensou
a raposa, “era disso que eu precisava para adoçar a minha boca”. E, de um
salto, a raposa tentou, sem sucesso, alcançar as uvas.
Exausta e frustrada,
a raposa afastou-se da videira, dizendo: “Aposto que estas uvas estão verdes.”
Esta fábula ensina
que algumas pessoas quando não conseguem o que querem, culpam as
circunstâncias.
COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
1.A frase que expressa uma opinião é
A) “a raposa passeava
por um pomar.” B) “sua atenção foi
capturada por um cacho de uvas.” C) “a raposa
afastou-se da videira”
D) “aposto que estas uvas estão verdes”
2.Numere as frases de acordo
com a ordem dos acontecimentos do texto:
( )
Exausta e frustrada, a raposa afastou-se da videira. ( ) A
raposa deu um salto sem sucesso. ( ) A raposa passeava por um pomar. ( ) A raposa encontrou uvas.
3.A frase “sua atenção
foi capturada por um cacho de uvas” significa que
A) A raposa foi presa
por um cacho de uvas. B) As uvas estavam
presas. C) As uvas chamaram tanto a atenção da raposa, que ela se sentiu atraída por
elas. D) A raposa e a uva foram capturadas por pessoas que conseguem o que querem.
4.Qual o objetivo
da raposa:
A) conseguir uvas
para matar a sede e adoçar a boca. B) capturar uvas para
outras pessoas C) descansar a sombra de uma videira. D) conseguir uvas verdes para fazer doce.
5.“Exausta e
frustrada a raposa se afastou...”, as palavras que substituem (têm o mesmo
significado) as palavras grifadas são:
A) Alegre e
saltitant B) Cansada e
decepcionada C) Triste e cansada D) Decidida e decepcionada
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
O que disse o
passarinho
Um passarinho me contou
que o elefante brigou
com a formiga só porque
enquanto dançavam (segundo ele)
ela pisou no pé dele!
Um passarinho me contou
que o jacaré se engasgou
e teve de cuspi-lo inteirinho
quando tentou engolir,
imaginem só, um porco-espinho!
Um passarinho me contou
que o namoro do tatu e a tartaruga
deu num casamento de fazer dó:
cada qual ficou morando em sua casca
em vez de morar numa casca só.
Um passarinho me contou
que a ostra é muito fechada,
que a cobra é muito enrolada
que a arara é uma cabeça oca,
e que o leão-marinho e a foca...
Xô xô, passarinho, chega de fofoca!
PAES, José Paulo. O
que disse o passarinho. In: ____.Um passarinho me contou. São Paulo: Editora
Ática, 1996.
COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
6. A pontuação
usada no final do verso “e que o leão-marinho e a foca...” (ℓ. 20)
sugere que o passarinho
A) Está cansado B) Está confuso. C) Não tem mais
fofocas para contar. D) Ainda tem fofocas para contar.
Matemática__Estimativa: 2h de estudo
PAUTA:Subtração envolvendo números negativos
Leia a explicação a seguir com atenção:
Na subtração de números inteiros devemos eliminar os parênteses observando o oposto de cada número e a seguir resolver utilizando a seguinte regra:
Sinais iguais: soma e repete o sinal dos números.
Sinais diferentes: subtrai e mantem o sinal do maior número.
Observe os exemplos a seguir:
a) (+10) – (–12) = + 10 + 12 = + 22
Observe que na eliminação dos parênteses, o oposto do – 12 é + 12.
b) (+19) – (+13) = +19 – 13 = + 6
Observe que na eliminação dos parênteses, o oposto do + 13 é – 13.
c) (–20) – (+10) = – 20 – 10 = –30
Observe que na eliminação dos parênteses, o oposto do + 10 é – 10.
d) (–15) – (–11) = –15 + 11 = – 4
Observe que na eliminação dos parênteses, o oposto do – 11 é + 11.
Agora, resolva os exercícios abaixo em seu caderno ou no formulário:
1. Resolva as operações a seguir, eliminado os parênteses:
a) (+124) – (+81) =
b) (–74) – (+95) =
c) (– 27) – (–72) =
d) (+57) – (–76) =
2. A professora Marta estava com saldo positivo de R$530,00. Durante os quatro primeiro dias do mês de maio, ela fez a seguinte movimentação:
• primeiro dia: depositou R$ 150,00
• segundo dia: retirou R$ 250,00
• terceiro dia: retirou R$ 400,00
• quarto dia: depositou R$ 100,00
Em seu caderno, faça os cálculos necessários e determine qual é o saldo final da professora Marta após esses cinco dias? O saldo ficou negativo ou positivo?
Quinta-feira, dia 3
Ciências__Estimativa: 1h30 de estudo
PAUTA: Projeto CPFL nas escolas, energia em jogo. Acidentes com a energia elétrica dentro de casa.(EM13CNT310) Investigar e analisar os efeitos de programas de infraestrutura e demais serviços básicos (saneamento, energia elétrica, transporte, telecomunicações, cobertura vacinal, atendimento primário à saúde e produção de alimentos, entre outros) e identificar necessidades locais e/ou regionais em relação a esses serviços, a fim de avaliar e/ou promover ações que contribuam para a melhoria na qualidade de vida e nas condições de saúde da população.
Você sabe como evitar acidentes com a energia elétrica dentro de casa?
Nesta aula alertaremos sobre os acidentes que acontecem com maior frequência dentro de casa e ações para evitá-los.
Verbs and Adjectives – Enviar foto no privado para correção
2.Leia atentamente todas as questões, antes de responder.
3.Se tiverem duvida só me chamar.
4.Fique de olho na organização: evite rasuras e faça uma letra caprichada!
5.Releia a atividade antes de enviar a foto para a professora fazer a correção.
1.Hello, lovers. Hoje, vamos elaborar frases em ingles com o verbo live(viver, morar) e os adjetivos small (pequeno) e big (grande). Observe os exemplos abaixo e escreva suas frases.
EXEMPLOS
I liveon a farm. Eu vivo em uma fazenda.
They livein a small city. Eles vivem em uma pequena cidade.
You live in a big city. Você mora em uma grande cidade.
Observação: esta atividade que está disponibilizada no forms precisa ser feita antes no caderno, na parte de ARTE. Coloque a pauta, leia a explicação da aula, copie as questões e as respostas. Depois, passe as respostas no forms e envie! A professora vai receber e validar sua atividade.
Se não conseguir, faça tudo no caderno, copiando questões e respostas e enviando uma foto. NÃO VALIDAMOS ANOTAÇÕES NOS IMPRESSOS.
Arte indígena - GRAFISMO
O grafismo pintado nos corpos indígenas, em seus trajes e utensílios marca a identidade de cada povo. Um determinado desenho na pintura corporal por exemplo, pode indicar a quantidade de filhos, a ocupação do índio dentro da tribo ou o cumprimento dos ritos de passagem. Os desenhos registram fatos e compartilham com a tribo seus significados.
Além dos símbolos e desenhos do grafismo, adornos como penachos, cocares e colares também têm seu significado. E, claro, armas de caça e de guerra também podem conferir distinção social a cada índio da tribo.
Grafismo e seus significados
Alfabeto Tupi-Guarani
Em seu caderno, faça uma representação (desenho) em forma de grafismo em uma das artes indígenas que aprendeu na atividade anterior, tais como, cestaria, pintura corporal ou cerâmica. Em seguida, tire uma foto e envie via WhatsApp para a professora Natália.
Veja os exemplos a seguir.
Sexta-feira, dia 4
Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo
PAUTA: leitura, compreensão e interpretação textual.
Observação: A atividade deverá ser
realizada no caderno (não precisa copiar os textos, apenas perguntas e
respostas).
Leia a crônica
de Moacyr Scliar para responder às questões:
“Cobrança”
Ela abriu a janela e ali estava ele, diante da
casa, caminhando de um lado para outro. Carregava um cartaz, cujos dizeres
atraíam a atenção dos passantes: "Aqui mora uma devedora
inadimplente".
― Você não pode fazer isso comigo ― protestou ela.
― Claro que posso ― replicou ele. ― Você comprou,
não pagou. Você é uma devedora inadimplente. E eu sou cobrador. Por diversas
vezes tentei lhe cobrar, você não pagou.
― Não paguei porque não tenho dinheiro. Esta crise...
― Já sei ― ironizou ele. ― Você
vai me dizer que por causa daquele ataque lá em Nova York seus negócios ficaram
prejudicados. Problema seu, ouviu? Problema seu. Meu problema é lhe cobrar. E é
o que estou fazendo.
― Mas você podia fazer isso de uma
forma mais discreta...
― Negativo. Já usei todas as
formas discretas que podia. Falei com você, expliquei, avisei. Nada. Você fazia
de conta que nada tinha a ver com o assunto. Minha paciência foi se esgotando,
até que não me restou outro recurso: vou ficar aqui, carregando este cartaz,
até você saldar sua dívida.
Neste momento começou a chuviscar.
― Você vai se molhar ― advertiu ela. ― Vai acabar ficando doente. Ele riu,
amargo:
― E daí? Se você está preocupada com minha saúde, pague o que deve.
― Posso lhe dar um guarda-chuva...
― Não quero. Tenho de carregar o
cartaz, não um guarda-chuva. Ela agora estava irritada:
― Acabe com isso, Aristides, e
venha para dentro. Afinal, você é meu marido, você mora aqui.
― Sou seu marido ― retrucou ele ―
e você é minha mulher, mas eu sou cobrador profissional e você é devedora. Eu
avisei: não compre essa geladeira, eu não ganho o suficiente para pagar as
prestações. Mas não, você não me ouviu. E agora o pessoal lá da empresa de
cobrança quer o dinheiro. O que quer você que eu faça? Que perca meu emprego?
De jeito nenhum. Vou ficar aqui até você cumprir sua obrigação.
Chovia mais forte, agora. Borrada, a inscrição
tornara-se ilegível. A ele, isso pouco importava: continuava andando de um lado
para outro, diante da casa, carregando o seu cartaz.
O imaginário
cotidiano. São Paulo: Global, 2001
COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
1. Justifique a escolha do título da crônica Cobrança”. ____________________________
2. Como você compreende a frase “Aqui mora uma devedora inadimplente”? ____________________________
3. Quais sinais de pontuação são utilizados nos diálogos?____________________________
4. Que fato motivou o autor a escrever esse texto?____________________________
5. O texto acima trata-se de:
A) Conto.
B) Crônica.
C) Poema.
D) Notícia
Matemática__Estimativa: 2h de estudo
PAUTA:Multiplicação e divisão de números inteiros
Leia a explicação a seguir com atenção:
Para multiplicar números inteiros devemos utilizar uma regra sinais. Abaixo a tabela e alguns exemplos de como proceder:
Tabela com a regra de sinais:
a) (–5) . (–8) = + 40
5 vezes 8 é igual a 40 e menos como menos fica mais
b) (+8) . (–7) = – 56
8 vezes 7 é igual a 56 e mais como menos fica menos
Resolva o exercício abaixo em seu caderno ou no formulário:
1. Determine o resultado dos produtos abaixo:
a) (–12) . (–15) =
b) (+9) . (–23) =
c) (+17) . (+17) =
d) (–24) . (+12) =
Leia a explicação a seguir:
Para dividir números inteiros devemos utilizar a mesma regra de sinais. Observe:
a) (–24) : (–4) = + 6
24 dividido por 4 é igual a 6 e menos com menos fica mais conforme a tabela.
b) (–30) : (+2) = –15
30 dividido por 2 é igual a 15 e menos com mais fica menos conforme a tabela.
Resolva o exercício abaixo em seu caderno ou no formulário:
2. Determine o resultado dos quocientes a seguir:
a) (–992) : (+8) =
b) (+1652) : (+7) =
c) (–2425) : (–5) =
d) (+1974) : (–3) =
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8o ano__________
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