Atenção aos comandos do que precisa ser feito para não copiar mais que o necessário. Não precisa copiar tudo!
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Segunda-feira, dia 31
Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo
PAUTA: Produção textual (gênero livre) sobre o tema “A
TECNOLOGIA QUE MELHORA O MUNDO, MELHORA MESMO A MINHA VIDA?”
Observação: O texto deverá ser enviado até sexta-feira
(04/09).
Todas as orientações sobre a produção serão
disponibilizadas no grupo de estudos.
Textos premiados da última edição (falta)
Matemática__Estimativa: 2h de estudo
PAUTA:
1)Num
determinado dia, Mariana verificou que tinha R$600,00 na conta bancária. Nesse
mesmo dia ela fez uma retirada de R$135,00. No dia seguinte retirou R$ 85,00.
Três dias depois, depositou R$ 173,00 pela manhã e retirou R$ 231,00 à tarde.
Qual o saldo bancário após essas movimentações? Calcule quantos reais sobraram
na conta de Mariana? Resposta:
2)Dona
Maria tem os valores das vendas organizados no gráfico, o que facilita a
visualização e a interpretação dos dados. Pela simples observação do gráfico,
obtém-se informações muito importantes. Responda às questões referentes às
vendas de dona Maria.
a) Em
qual mês dona Maria vendeu mais? _________
b) Em
qual vendeu menos? ________
c)Qual o total de vendas ao final dos seis meses?
___________
3) Rafaela esteve doente. Como
tinha muita tosse, o médico receitou-lhe um xarope para tomar de acordo
com a receita abaixo.
RECEITA MÉDICA
Tomar 5 ml duas vezes por dia
durante 10 dias. Após o tratamento completo, concluímos que em relação ao xarope:
A)Sobrou
metade. B)Não sobrou. C)Sobrou 20 ml. D)Sobrou 70 m.
4) O
gráfico representa o consumo de água (em
metros cúbicos) no período de cinco meses.
Podemos
afirmar que a média desse consumo corresponde a:
A) 10 m³
B) 15 m³
C) 16 m³
D) 20 m³
Terça-feira, dia 1
Geografia__Estimativa: 1h30 de estudo
PAUTA: Exclusão social
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
Exclusão social
Exclusão social concretiza-se na segregação ao acesso a direitos básicos para certos grupos ou indivíduos de uma sociedade.
Ideia de exclusão social é geralmente usada em referência a uma forma específica de desigualdade. Ela diz respeito às formas pelas quais um indivíduo ou um grupo de indivíduos acabam sendo separados do convívio com o restante da sociedade. Trata-se de um processo pelo qual o socialmente excluído não possui acesso a certos direitos que são essenciais para o seu desenvolvimento pleno. As pessoas que moram em bairros periféricos que têm infraestrutura precária e não abrigam boas escolas, por exemplo, podem não conseguir ter a oportunidade de especialização em uma área do conhecimento.
A discussão acerca da exclusão social está fundamentada na ideia de igualdade de acesso a direitos fundamentais. A educação, por exemplo, torna-se ponto de segregação e exclusão quando um ensino de qualidade inferior é oferecido a uma parcela da sociedade em função de sua condição monetária. Essa condição de desigual oportunidade de acesso a serviços básicos, como o transporte, o emprego, a segurança e a saúde rompem o sentimento de pertencimento que um sujeito tem em seu meio social. O indivíduo passa a se ver excluído, às margens do mundo social, transformando direitos em privilégios.
Anthony Guiddens faz algumas separações de diferentes termos de exclusão e inclusão que podem afetar um indivíduo de forma social, econômica ou política.
A exclusão econômica ocorre quando os indivíduos de uma camada social são excluídos do acesso ao consumo de produtos ou excluídos do processo de produção. No que diz respeito à produção, o emprego e o acesso à especialização de sua força de trabalho para que atue em determinada área profissional tornam-se ponto chave nesse tipo de exclusão. Quanto ao consumo, a dificuldade para comprar certos produtos pode contribuir para a exclusão social. Um exemplo é a falta de acesso à tecnologia, como computadores ou celulares, que acaba excluindo o sujeito do convívio social que existe no meio virtual.
•A exclusão política está associada à falta de acesso a informação ou ao acesso precário a meios que ajudem na formação de opinião sobre assuntos políticos. A participação popular é parte integral do processo político e, diante disso, aqueles que não conhecem ou não possuem meios de intervir nesse cenário acabam sendo excluídos do processo político.
•
A exclusão social é vista na desigualdade de acesso a áreas comunitárias de qualidade, como parques, bibliotecas, teatro etc. Nesse contexto, famílias e indivíduos acabam sendo restringidos quanto ao lazer e demais atividades fora de casa.
A exclusão social e os problemas que estão associados a ela são diversos, mas explícitos em nosso dia a dia. A responsabilidade pela solução desses problemas está dividida entre o governo de uma sociedade e os indivíduos no exercício de sua cidadania.
As favelas são exemplos visíveis da exclusão social que vivemos em nossa sociedade
COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
1. A questão da moradia no Brasil, em especial nos grandes centros urbanos, é um problema social que ocorre em muitos municípios. Sobre essa questão, estão corretas as afirmativas abaixo, exceto:
a) Mesmo tendo diversas opções de moradia, áreas impróprias para a ocupação, como as margens de rios e encostas de morros, são escolhidas por alguns grupos populacionais, principalmente por razões culturais e afetivas.
b) As ocupações em áreas irregulares e a ampliação e surgimento de favelas são consequências de um processo de urbanização desordenado e sem planejamento.
c) Em muitas situações, as pessoas que não conseguem obter renda suficiente para custear sua habitação acabam utilizando as ruas da cidade como espaço de moradia.
d) A questão da moradia no Brasil não se restringe à falta de uma casa para as famílias. Ela é muito mais ampla e envolve problemas relacionados com a ausência de saneamento básico, asfaltamento das ruas, iluminação pública e redes de água tratada.
e) A ausência de moradias e/ou infraestrutura para os habitantes é um problema que atinge camadas específicas da população, em especial os menos favorecidos economicamente.
2. Sobre os problemas sociais nas cidades do Brasil, avalie as proposições a seguir:
I) A questão da violência nas cidades tem ampliado a sensação de insegurança e a descrença nos serviços de segurança pública. Noticiários relatam assassinatos, assaltos, sequestros, agressões e outros tipos de violência diariamente;
II) Problemas relacionados com a infraestrutura (iluminação pública, redes de água, esgoto e energia elétrica, asfaltamento, segurança e lazer) não são considerados relevantes para a análise dos problemas sociais urbanos, como as questões de moradia;
III) A deficiência no planejamento e execução de políticas públicas no espaço urbano são alguns dos principais responsáveis pela gênese e perpetuação dos problemas sociais nas cidades brasileiras;
IV) A desigualdade social provoca o agravamento dos problemas sociais. Uma distribuição de renda mais igualitária contribuiria para a diminuição dos problemas de saúde, moradia, educação e segurança nos espaços urbanos brasileiros.
b) Os serviços de saúde oferecidos para a população das cidades muitas vezes são ineficientes e insuficientes.
c) A baixa qualidade do ensino público que atende a população de baixa renda.
d) A questão da violência e da ineficiência das políticas de segurança pública.
e) Falta de habitações e infraestrutura para toda a população.
4. O que é exclusão econômica, cite exemplos;
___________________
História__Estimativa: 1h30 de estudo
PAUTA: LEIS ABOLICIONISTAS
Professora Lívia Sgarbosa
ORIENTAÇÕES:
- Antes de iniciar a atividade registre no seu caderno a pauta e a data de hoje. É muito importante neste momento que o seu caderno esteja organizado e com todo conteúdo que vamos estudar.
- Orientações, registe as questões no seu caderno de História, isso facilita sua organização, bem como contribui para a fixação e entendimento dos conteúdos tratados.
- Se preferir você também pode responder pelo formulário do Google Forms
LEIS ABOLICIONISTAS
Alguns surtos imigratórios foram incentivados pelo governo e por fazendeiros brasileiros, principalmente depois que o governo pressionado pelos ingleses, aprovou a Lei Eusébio de Queiroz.
Lei Eusébio de Queiroz.
Essa lei que proibiu o tráfico negreiro para o Brasil, aliada à atitude inglesa de fiscalizar os navios negreiros e de aprisionar os traficantes de escravos, em pleno Oceano Atlântico, provocou grande aumento do preço dos escravos.
Nas cidades, os negros exerciam
qualquer tipo de atividade para garantir sua subsistência e ainda recebiam maustratos
Mas, qual seria o motivo da
preocupação da Inglaterra com os negros escravizados?
As pressões inglesas surgiram em função do desenvolvimento industrial e foi um dos fatores determinantes do processo da abolição da escravatura. Cada escravo liberto implicaria na substituição do trabalho escravo em assalariado e conseqüentemente no aumento do mercado consumidor.
Em função disso, como já dissemos, no ano de 1850 foi aprovada a Lei Eusébio de Queiroz que proibia tráfico de africanos para o Brasil, ou seja, a partir dessa data, não poderia mais haver entrada de escravos africanos no país.
Esse processo de abolição foi lento graças à resistência da aristocracia escravista composta pelos senhores de engenho e cafeicultores do Vale do Paraíba, que conseguiram a assinatura de leis com o objetivo retardar a abolição, pois essas leis foram abolindo aos poucos a escravidão, e não totalmente, como deveria ser feito logo de início.
Lei do Ventre Livre
Pela Lei do Ventre Livre (1871), os filhos de escravos nascidos a partir da aprovação da lei estariam livres, porém, ficariam sob a tutela do proprietário até completarem 21 anos, ou seja, apesar de libertos continuavam vivendo nas mesmas condições dos escravos.
Lei dos Sexagenários
A Lei dos Sexagenários (1885), libertava os escravos com mais de 65 anos de idade. Na realidade a lei beneficiava os proprietários de escravos que ficaram livres dos idosos, o que também não resolveria a situação do escravo, porque poucos chegavam até essa idade. O escravo trabalhava até morrer, sem direito algum de usufruir dos frutos do seu trabalho.
E hoje? Será que os trabalhadores da ativa e os aposentados
usufruem dos frutos do seu trabalho?
Lei Áurea
Até o momento, da elaboração desta, a legislação prevê a aposentadoria do trabalhador: para as mulheres, aos 30 anos de contribuição com a previdência e 55 anos de idade. Para os homens, aos 35 anos de contribuição e 60 anos de idade.
Em 13 de maio de 1888, data oficial da abolição da escravatura, menos de 20% dos negros encontravam-se na condição de escravos, pois a maioria já estava liberta, em razão de fugas e rebeliões.
Vemos que assinatura da Lei Áurea, pela princesa Isabel, não foi um ato de bondade. Ao contrário do que diz a história oficial, a lei apenas reconheceu algo que já se dava na prática. Além disso, deveu-se também às pressões internacionais para que o Brasil criasse um mercado consumidor dos produtos europeus, o que só poderia ser feito por trabalhadores assalariados, conforme você já viu neste módulo.
Mesmo com a extinção da escravatura, ainda existem as desigualdades raciais, apesar de todo o discurso de que no Brasil existe uma democracia étnica.
É importante saber que a história da resistência negra, com todos os seus detalhes, ainda está para ser contada. Só muito recentemente a história oficial tem se ocupado em resgatá-la.
No entanto, essa resistência é marca registrada da história brasileira. Antes e depois da abolição.
Como exemplo dessa trajetória de luta, temos entre 1903 e 1963 um fenômeno em São Paulo que tem sido estudado por muitos cientistas sociais: o surgimento de mais de 20 diferentes jornais escritos por negros.
Esses jornais eram mantidos pelos próprios negros, com a colaboração de membros da comunidade que se uniam para ajudá-los. Eles são um fato único no Brasil: revelam a determinação em manter a organização dos negros.
As discussões nesses jornais, a colocação permanente dos problemas da comunidade negra, as denúncias contra o racismo e a violência policial contra os negros levaram à criação do maior movimento político negro do Brasil: A Frente Negra Brasileira.
Criada em 1931, na Rua da Liberdade, em São Paulo, a Frente Negra foi um movimento de caráter nacional, com repercussão internacional. Abrigou milhares de negros e, transformou-se em partido político, em 1936. No entanto, em 1937, o então Presidente da República Getúlio Vargas dissolveu todos os partidos, entre eles a Frente Negra Brasileira.
PRODUZA EM SEU CADERNO UM ARTIGO DE OPINIÃO EXPLICANDO O PERCURSO DAS LEIS ABOLICIONISTAS.
Ed. Física__Estimativa: 1h de estudo
FIQUE ATENTO ÀS TURMAS: TURMA 1, MAIORES DE 18 ANOS QUE QUEIRAM FAZER A DISCIPLINA. TURMA 2, MENORES DE 18 ANOS, SEM AFASTAMENTO.
TURMA 1 (MAIORES DE 18 ANOS):
PAUTA: alongamento
O QUE É A YOGA
A YOGA SURGIU NA ÍNDIA HÁ MAIS DE 5.000 ANOS. EM MEIO A ESSE LOCAL CONHECIDO PELA SUA MISTICIDADE, ELA FOI INFLUENCIADA PELO BUDISMO E PELO HINDUÍSMO. POR ESSE MOTIVO, A PRÁTICA TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL HARMONIZAR O CORPO E A MENTE. O MAIS INTERESSANTE É QUE CADA PESSOA PODE DESCOBRIR O QUE É YOGA À SUA MANEIRA.
- SOLETRE SEU NOME E FAÇA A SEQUÊNCIA DE EXERCÍCIOS
TURMA 2 (MENORES DE 18 ANOS):
PAUTA: capoeira
A capoeira é uma expressão cultural caracterizada por seus movimentos ágeis e harmoniosos, em ritmo de música e aspectos coreográficos. Na capoeira os praticantes utilizam mais os movimentos com os pés e a cabeça e menos os movimentos com as mãos.
A capoeira surgiu no Brasil, como uma forma de resistência dos escravos trazidos da África na época colonial. Além de ser utilizada para defesa física, a capoeira foi uma forma de resguardar a identidade dos escravos africanos. Principalmente porque ela se consolidou no Quilombo dos Palmares. Passou aí a ser vista como uma prática violenta. Por isso mesmo, a capoeira foi proibida por um longo período, precisamente até 1930, quando mestre Bimba fez uma apresentação da luta para o então presidente Getúlio Vargas, que a transformou em esporte nacional brasileiro.
Gingado é o movimento de todo o corpo de forma ritmada, mantendo o corpo relaxado, deslocando o centro de gravidade do corpo constantemente e mantendo-se alerta para movimentos de esquiva, ataque e contra-ataque.
Existem vários estilos de capoeira para mais informações acesse o site:
Este vídeo foi produzido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo no ano de 2016 para compor o Kit Etnias, uma série com quatro documentários que abarcam as culturas negra e cigana. Para representar a cultura negra, foram eleitas as rodas de resistência dessa cultura e tradição: o samba, a capoeira e o candomblé. Os vídeos possuem direção do cineasta e produtor cultural Heitor Werneck.
Quarta-feira, dia 2
Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo
PAUTA: Leitura de textos e
questões com descritores. Descritor:
Estabelecer
relações entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
Lembrete: tese é a ideia principal defendida pelo
autor, e argumentos são as justificativas que sustentarão a tese.
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
Os filhos podem dormir com os pais?
(Fragmento)
Maria Tereza – Se é eventual, tudo bem. Quando é
sistemático, prejudica a intimidade do casal. De qualquer forma, é importante
perceber as motivações subjacentes ao pedido e descobrir outras maneiras
aceitáveis de atendê-las. Por vezes, a criança está com medo, insegura, ou
sente que tem poucas oportunidades de contato com os pais. Podem ser criados
recursos próprios para lidar com seus medos e inseguranças, fazendo ela se
sentir mais competente.
Posternak – Este hábito é bem frequente. Tem a ver com
comodismo – é mais rápido atender ao pedido dos filhos que aguentar birra no
meio da madrugada; e com culpa – “coitadinho, eu saio quando ainda dorme e
volto quando já está dormindo”. O que falta são limites claros e concretos. A
criança que “sacaneia” os pais para dormir também o faz para comer, escolher
roupa ou aceitar as saídas familiares.
ISTOÉ, setembro de 2003
-1772.
COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
1. No texto Os filhos podem dormir com os pais?, o argumento usado para mostrar que os pais agem por
comodismo encontra-se na alternativa:
A) A birra na madrugada é pior.
B) A criança tem motivações subjacentes.
C) O fato é muitas vezes eventual.
D) Os limites estão claros.
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
O que é ser adotado
Os alunos do primeiro ano, da professora Débora, discutiam
a fotografia de uma família. Um menino na foto tinha os cabelos de cor
diferente dos outros membros da família.
Um aluno sugeriu que ele talvez fosse adotado e uma
garotinha disse:
– Sei tudo de filhos adotados porque sou adotada.
– O que é ser adotado? – outra criança perguntou.
– Quer dizer que você cresce no coração da mãe, em vez de
crescer na barriga.
DOLAN, George. Você Não
Está Só. Ediouro
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2. No texto O que é ser adotado, oaluno sugeriu que a criança da foto tinha sido adotada
porque:
A) Os cabelos dela eram diferentes.
B) Estava na foto da família.
C) Pertencia a uma família.
D) Cresceu na barriga da mãe.
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
O LEÃO E O RATO
Diz que um leão enorme ia andando chateado, não muito rei
dos animais, porque tinha acabado de brigar com a mulher e esta lhe dissera
poucas e boas.
Ainda com as palavras da mulher o aborrecendo, o leão
subitamente se defrontou com um pequeno rato, o ratinho menor que ele já tinha
visto.
Pisou-lhe a cauda e, enquanto o rato forçava inutilmente
para fugir, o leão gritou: “Miserável criatura, estúpida, ínfima, vil, torpe:
não conheço na criação nada mais insignificante e nojento. Vou lhe deixar com
vida apenas para que você possa sofrer toda a humilhação do que lhe disse,
você, desgraçado, inferior, mesquinho, rato!” E soltou-o.
O rato correu o mais que pôde, mas, quando já estava a
salvo, gritou pro leão: “Será que Vossa
Excelência poderia escrever isso para mim? Vou me encontrar
agora mesmo com uma lesma que eu conheço e quero repetir isso para ela com as
mesmas palavras”.
FERNANDES, Millôr.
Fábulas Fabulosas.
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3. No texto O LEÃO E O RATO, o rato queria repetir as mesmas palavras para a lesma, porque
A) Achou bonitas as palavras que o leão lhe disse e queria
agradar a lesma.
B) Conhecia a lesma e sabia que ela gostava de palavras
bonitas e difíceis.
C) Foi humilhado
pelo leão e descontava sua raiva na lesma, que era menor que ele.
D) Tinha brigado também com a mulher, que por raiva, lhe dissera
poucas e boas.
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
O IMPÉRIO DA VAIDADE
Você sabe por que a televisão, a publicidade, o cinema e os
jornais defendem os músculos torneados, as vitaminas milagrosas, as modelos
longilíneas e as academias de ginástica? Porque tudo isso dá dinheiro. Sabe por
que ninguém fala do afeto e do respeito entre duas pessoas comuns, mesmo meio
gordas, um pouco feias, que fazem piquenique na praia? Porque isso não dá
dinheiro para os negociantes, mas dá prazer para os participantes.
O prazer é físico, independentemente do físico que se
tenha: namorar, tomar milk-shake, sentir o sol na pele, carregar o filho no
colo, andar descalço, ficar em casa sem fazer nada. Os melhores prazeres são de
graça − a conversa com o amigo, o cheiro do jasmim, a rua vazia de madrugada −,
e a humanidade sempre gostou de conviver com eles. Comer uma feijoada com os
amigos, tomar uma caipirinha no sábado também é uma grande pedida. Ter um
momento de prazer é compensar muitos momentos de desprazer. Relaxar, descansar,
despreocupar-se, desligar-se da competição, da áspera luta pela vida − isso é
prazer.
Mas vivemos num mundo onde relaxar e desligar-se se tornou
um problema. O prazer gratuito, espontâneo, está cada vez mais difícil. O que
importa, o que vale, é o prazer que se compra e se exibe, o que não deixa de
ser um aspecto da competição. Estamos submetidos a uma cultura atroz, que quer
fazer-nos infelizes, ansiosos, neuróticos. As filhas precisam ser Xuxas, as
namoradas precisam ser modelos que desfilam em Paris, os homens não podem
assumir sua idade.
Não vivemos a ditadura do corpo, mas seu contrário: um
massacre da indústria e do comércio. Querem que sintamos culpa quando nossa
silhueta fica um pouco mais gorda, não porque querem que sejamos mais saudáveis
− mas porque, se não ficarmos angustiados, não faremos mais regimes, não
compraremos mais produtos dietéticos, nem produtos de beleza, nem roupas e mais
roupas. Precisam da nossa impotência, da nossa insegurança, da nossa angústia.
O único valor coerente que essa cultura apresenta é o
narcisismo.
LEITE, Paulo Moreira. O
império da vaidade. Veja, 23 ago. 1995. p. 79.
COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
4. No texto O IMPÉRIO DA VAIDADE, o autor pretende influenciar os leitores para que
eles
A) Evitem todos os prazeres cuja obtenção depende de
dinheiro.
B) Excluam de sua vida todas as atividades incentivadas
pela mídia.
C) Fiquem mais em casa e voltem a fazer os programas de
antigamente.
D) Sejam mais críticos em relação ao incentivo do consumo
pela mídia
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
O namoro na adolescência
Um namoro, para acontecer de forma positiva, precisa de
vários ingredientes: a começar pela família, que não seja muito rígida e
atrasada nos seus valores, seja conversável, e, ao mesmo tempo, tenha limites
muito claros de comportamento. O adolescente precisa disto, para se sentir
seguro. O outro aspecto tem a ver com o próprio adolescente e suas condições
internas, que determinarão suas necessidades e a própria escolha. São fatores
inconscientes, que fazem com que a Mariazinha se encante com o jeito tímido do
João e não dê pelota para o herói da turma, o Mário. Aspectos situacionais,
como a relação harmoniosa ou não entre os pais do adolescente, também
influenciarão o seu namoro. Um relacionamento em que um dos parceiros vem de um
lar em crise, é, de saída, dose de leão para o outro, que passa a ser utilizado
como anteparo de todas as dores e frustrações. Geralmente, esta carga é demais
para o outro parceiro, que também enfrenta suas crises pelas próprias condições
de adolescente. Entrar em contato com a outra pessoa, senti-la, ouvi-la,
depender dela afetivamente e, ao mesmo tempo, não massacrá-la de exigências, e
não ter medo de se entregar, é tarefa difícil em qualquer idade. Mas é assim
que começa este aprendizado de relacionar-se afetivamente e que vai durar a
vida toda.
SUPLICY, Marta. A
condição da mulher. São Paulo: Brasiliense,
1984
COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
5. No texto O namoro na adolescência, para um namoro acontecer de forma positiva, o adolescente
precisa do apoio da família. O argumento que defende essa ideia é
A) A família é o anteparo das frustrações.
B) A família tem uma relação harmoniosa.
C) O adolescente segue o exemplo da família.
D) O apoio da família dá segurança ao jovem.
Sóescola.com (questões com descritores)
Matemática__Estimativa: 2h de estudo
PAUTA:
1. Considere a sequência de dados referente às idades de alguns alunos.
Assinale a alternativa correspondente a idade média, mediana e a moda.
A) 8 anos, 7 anos e 12 anos.
B) 10 anos, 9 anos e 8 anos.
C) 60 anos, 12 anos e 7 anos.
D)12 anos, 15 anos e 15 anos
2. Marta resolveu corretamente a expressão numérica
2 x 5 – 3 + 2 x (5 – 4 ) =
Qual foi o resultado que ela encontrou?
a) 10
b) 20
c) 7
d) 9
3. Se 2 + √n = 5, então n é igual a:
a) 3
b) 6
c) 9
d) 23
4. O resultado da expressão:
1³. (14 – 4 x 3) : (72 : 12 - 2² ) é :
a) 0
b) 1
c) 2
d) 3
5. Um gato come 5 ratos por dia. Quantos ratos 5 gatos comem em 5 dias?
a) 15
b) 25
c) 125
d) 625
Quinta-feira, dia 3
Ciências__Estimativa: 1h30 de estudo
PAUTA: Projeto CPFL nas escolas, energia em jogo. Rede elétrica inteligente.(EM13CNT310) Investigar e analisar os efeitos de programas de infraestrutura e demais serviços básicos (saneamento, energia elétrica, transporte, telecomunicações, cobertura vacinal, atendimento primário à saúde e produção de alimentos, entre outros) e identificar necessidades locais e/ou regionais em relação a esses serviços, a fim de avaliar e/ou promover ações que contribuam para a melhoria na qualidade de vida e nas condições de saúde da população.
Você sabe o que é uma rede elétrica inteligente?
Nesta aula falaremos sobre os avanços do setor elétrico com ênfase no conceito de smart grid.
COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
1. Faça uma pesquisa e responda: na sua região, qual seria a forma de geração de energia mais viável? Eólica (energia obtida a partir do movimento do vento), solar (energia obtida a partir da radiação solar) ou geotérmica (energia obtida a partir do calor do centro da Terra)? Justifique sua resposta!
______________________
2. Depois que escrever sua resposta no caderno, envie pelo link:
Observação: esta atividade que está disponibilizada no forms precisa ser feita antes no caderno, na parte de INGLÊS. Coloque a pauta, leia a explicação da aula, copie as questões e as respostas. Depois, passe as respostas no forms e envie! A professora vai receber e validar sua atividade.
Se não conseguir, faça tudo no caderno, copiando questões e respostas e enviando uma foto. NÃO VALIDAMOS ANOTAÇÕES NOS IMPRESSOS.
Leia e interprete o texto para responder as perguntas de 1 e 2.
1.Ao ler o cartum, o leitor tem indícios de que o homem trabalha em:
a.Uma empresa privada de cobrança.
b.Um órgão público de saúde.
c.Uma corretora de seguros de saúde.
d.Uma empresa de planos de saúde.
e.Uma casa de repouso para idosos.
2.Na conversa telefônica fica explicitado que:
a.A pessoa na outra ponta da linha deseja algo que o funcionário nega.
b.O funcionário está ligando para uma pessoa que já morreu.
c.A pessoa estava doente há muito tempo quando assinou o contrato.
d.Muitas pessoas acreditam em vida após a morte.
e.A empresa na qual o funcionário tem ao menos 200 anos.
3.Partindo do princípio de que o texto abaixo é uma piada, a resposta do marido nos permite inferir que:
a.Demonstrou ciúmes do vizinho.
b.Desconstruiu o elogio do vizinho.
c.Não entendeu o comentário do vizinho.
d.Aborreceu-se com a fala do vizinho.
e.Preocupou-se com a aparência da esposa.
4.Na piada acima, a expressão “give it back” significa literalmente:
a.Devolver a pele para a moça de 18 anos.
b.Aceitar o elogio feito pelo vizinho.
c.Elogiar a filha do vizinho da mesma forma.
d.Deixar de envelhecer e criar rugas.
e.Devolver o elogio para o vizinho.
5.
Aproveitando-se de seu status social e da possível influência sobre seus fãs, o famoso músico Jimi Hendrix associa, em seu texto, os termos LOVE, POWER e PEACE para justificar sua opinião de que:
a.A paz tem o poder de aumentar o amor entre os homens.
b.O amor pelo poder deve ser menor do que o poder do amor.
c.O poder deve ser compartilhado entre aqueles que se amam.
d.O amor pelo poder é capaz de desunir cada vez mais as pessoas.
e.A paz será alcançada quando a busca pelo poder deixar de existir.
Observação: esta atividade que está disponibilizada no forms precisa ser feita antes no caderno, na parte de ARTE. Coloque a pauta, leia a explicação da aula, copie as questões e as respostas. Depois, passe as respostas no forms e envie! A professora vai receber e validar sua atividade.
Se não conseguir, faça tudo no caderno, copiando questões e respostas e enviando uma foto. NÃO VALIDAMOS ANOTAÇÕES NOS IMPRESSOS.
Arte Egípcia - Pintura
A Arte Egípcia nasceu há mais de 3000 anos a.C. e está ligada à religiosidade, visto que a maior parte das suas estátuas, pinturas, monumentos e obras arquitetônicas se manifesta em temas religiosos.
Assim, o interior dos templos, bem como as peças ou espaços relacionados com o culto dos mortos, eram artisticamente elaborados. Os túmulos são um dos aspectos mais representativos da arte egípcia.
O faraó contratava artistas para desenhar e pintar nas paredes das pirâmides, que viriam a ser os seus túmulos. Essas pinturas detalhavam a vida deles e seu entorno, de modo que essa arte registra parte da história do Egito.
O faraó contratava artistas para desenhar e pintar nas paredes das pirâmides, que viriam a ser os seus túmulos. Essas pinturas detalhavam a vida deles e seu entorno, de modo que essa arte registra parte da história do Egito.
Representação egípcia do faraó em relação à outras pessoas.
Lei da Frontalidade
A lei da frontalidade é a característica mais marcante na pintura egípcia. Essa regra determinava que o tronco das pessoas deveria ser representado de frente, enquanto a cabeça, pernas e pés exibidos de perfil.
Os olhos também são retratados de frente. Essa maneira de representação cria uma combinação visual lateral e frontal.
Assista o vídeo abaixo, no qual a professora ensina a lei da frontalidade e outras características da pintura e da cultura egípcia.
1. Observe a imagem e o vídeo acima, em seguida, descreva o que entendeu sobre a lei da frontalidade na pintura do antigo Egito.
____________________
De acordo com as informações acima, em seu caderno, faça uma representação (desenho) sobre o antigo Egito, utilizando a Lei da Frontalidade. Em seguida, tire uma foto e envie via WhatsApp para a professora Natália.
Sexta-feira, dia 4
Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo
PAUTA: Leitura de textos e questões com
descritores (continuação). Descritor: Diferenciar as partes principais das
secundárias em um texto.
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
Necessidade de alegria
O ator que fazia o papel de Cristo no espetáculo de Nova
Jerusalém ficou tão compenetrado da magnitude da tarefa que, de ano para ano,
mais exigia de si mesmo, tanto na representação como na vida rotineira.
Não que pretendesse copiar o modelo divino, mas sentia
necessidade de aperfeiçoar-se moralmente, jamais se permitindo a prática de
ações menos nobres. E exagerou em contenção e silêncio.
Sua vida tornou-se complicada, pois os amigos de bar o
estranhavam, os colegas de trabalho no escritório da Empetur (Empresa
Pernambucana de Turismo) passaram a olhá-lo com espanto, e em casa a mulher
reclamava do seu alheamento.
No sexto ano de encenação do drama sacro, estava
irreconhecível. Emagrecera, tinha expressão sombria no olhar, e repetia
maquinalmente as palavras tradicionais. Seu desempenho deixou a desejar.
Foi advertido pela Empetur e pela crítica: devia ser
durante o ano um homem alegre, descontraído, para tornar-se perfeito intérprete
da Paixão na hora certa. Além do mais, até a chegada a Jerusalém, Jesus era
jovial e costumava ir a festas.
Ele não atendeu às ponderações, acabou destituído do papel,
abandonou a família, e dizem que se alimenta de gafanhotos no agreste.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Histórias para o Rei.2ª ed.
Rio de Janeiro: Record, 1998. p. 56.
COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
1. Qual é a informação principal no texto “Necessidade
de alegria”?
A) A arte de representar exige compenetração.
B) O ator pode exagerar em contenção e silêncio.
C) O ator precisa ser alegre.
D) É necessário aperfeiçoar-se.
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
Animais no espaço
Vários animais viajaram pelo espaço como astronautas.
Os russos já usaram cachorros em suas experiências. Eles
têm o sistema cardíaco parecido com o dos seres humanos. Estudando o que
acontece com eles, os cientistas descobrem quais problemas podem acontecer com
as pessoas.
A cadela Laika, tripulante da Sputnik-2, foi o primeiro ser
vivo a ir ao espaço, em novembro de 1957, quatro anos antes do primeiro homem,
o astronauta Gagarin.
Os norte-americanos gostam de fazer experiências
científicas espaciais com macacos, pois o corpo deles se parece com o humano. O
chimpanzé é o preferido porque é inteligente e convive melhor com o homem do
que as outras espécies de macacos. Ele aprende a comer alimentos sintéticos e
não se incomoda com a roupa espacial.
Além disso, os macacos são treinados e podem fazer tarefas
a bordo, como acionar os comandos das naves, quando as luzes coloridas acendem
no painel, por exemplo. Enos foi o mais famoso macaco a viajar para o espaço,
em novembro de 1961, a bordo da nave Mercury/Atlas 5. A nave de Enos teve
problemas, mas ele voltou são e salvo, depois de ter trabalhado direitinho. Seu
único erro foi ter comido muito depressa as pastilhas de banana durante as
refeições.
(Folha de São Paulo, 26
de janeiro de 1996)
COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
2. No texto “Animais no espaço”, uma dasinformações
principais é
A) “A cadela Laika (...) foi o primeiro ser vivo a ir ao
espaço”.
B) “Os russos já usavam cachorros em suas experiências”.
C) “Vários animais viajaram pelo espaço como astronautas”.
D) “Enos foi o mais famoso macaco a viajar para o espaço”.
Sóescola.com (questões com descritores)
Matemática__Estimativa: 2h de estudo
PAUTA:
1. A diferença entre 7² e a raiz quadrada de 49 é:
a) 40
b) 41
c) 43
d) 42
2. Soro caseiro – uma receita simples que pode ajudar a tratar desidratação.
Ingredientes:
1 litro de água potável
1 colher rasa (sopa) de açúcar
1 colher rasa (café) de sal
Junte todos os ingredientes e misture bem
Para obter 5 litros de soro caseiro, são necessários:
a) 5 litros de água, 10 de açúcar e 5 de sal.
b) 5 litros de água, 5 de açúcar e 5 de sal.
c) 5 litros de água, 5 de açúcar e 10 de sal.
d) 5 litros de água, 10 de açúcar e 10 de sal.
3. O valor de n é: 3n + 4 = 16
a) 5
b) 3
c) 4
d) 6
4. Uma volta em uma pista de atletismo tem 400 metros. Numa corrida de 10.000 metros, quantas voltas os atletas darão nessa pista?
a) 10
b) 15
c) 20
d) 25
5. Luís tem R$975,00 e Pedro tem o triplo dessa quantia. Quantos reais tem Pedro?
a) R$ 3150,00
b) R$ 2875,00
c)R$ 2952,00
d) R$ 2925,00
6. Responda: Verdadeiro ou Falso?
a) 35 centenas são 3500 unidades.
b) 1200 unidades são 12 dezenas.
c) 18 milhares são 18 centenas.
d) 23460 unidades são 2346 dezenas.
a) ( ) FVFV
b) ( ) VFFV
c) ( ) VVFF
d) ( ) FVVF
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9o ano__________
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