segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Semana 14 - de 9/11 a 13/11 - 7o ano EJA

Atenção aos comandos do que precisa ser feito para não copiar mais que o necessário. Não precisa copiar tudo!


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.


Segunda-feira, dia 9


Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo


PAUTA:  
Texto expositivo;
Videoaula;
Atividade: Leitura e interpretação de texto expositivo.


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Texto expositivo
O texto expositivo apresenta ideias ou informações sobre determinado assunto com linguagem clara e objetiva. 
Assim como outros tipos de texto, o expositivo também pode ser organizado de forma que apresente primeiro a ideia principal (tema), depois o desenvolvimento detalhado dessa ideia e, finalmente, a conclusão.

1. Assista a videoaula e compreenda melhor o texto expositivo.




2. Leia o texto e responda as questões.

Você tem medo de quê?

Quem nunca sentiu medo diante de uma barata, na fila da montanha-russa ou assistindo a um filme de terror na televisão? Ou, ainda, de escuro ou de dormir sozinho? 

O medo é uma emoção produzida pelo cérebro para nos deixar alertas e mais cuidadosos diante de situações que podem nos oferecer perigo. Quando o medo é muito intenso, persistente e difícil de ser controlado, é chamado de fobia. 

Conheça alguns tipos de fobia: 
acrofobia - medo doentio de altura;
agorafobia - medo anormal de ficar em grandes espaços abertos e lugares públicos com muita gente;
aracnofobia - medo de aranhas; 
astrofobia - sentimento de pavor aos trovões e relâmpagos; 
cinofobia - medo anormal de cães; 
dextrofobia - medo dos objetos colocados à direita das pessoas; 
elurofobia - medo ou aversão a gatos; 
fobia social - medo de enfrentar situações sociais e relacionamentos; 
fobofobia - medo dos próprios medos; 
hipnofobia - medo de dormir ou pavor durante o sono; 
musicofobia - aversão a música; 
ofidiofobia - medo de cobras; 
sitiofobia - recusa absoluta de alimento. 

Ter medo ou desconforto diante de certos animais ou em determinadas ocasiões é natural. O problema é quando esse medo impede as pessoas de levar uma vida normal. Quando isso acontece, é hora de procurar um médico. 

Fonte: Revista Superinteressante, ed. 157.


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. O título “Você tem medo de quê?” informa o tema que será exposto. Sobre o que trata o texto? 
________________________
 

2. Esse texto é composto por quantos parágrafos?
________________________


3. No primeiro parágrafo está a apresentação da ideia principal informada no título. Ele se inicia com algumas perguntas. Qual é o objetivo do autor ao usar esse recurso? 
(a) Provocar surpresa no leitor; 
(b) Despertar curiosidade no leitor; 
(c) Causar medo no leitor; 
(d) Desviar a atenção do leitor para outro assunto. 


Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Sandra - 19 99311-0750.



Matemática__Estimativa: 2h de estudo


PAUTA:  Revisão sobre frações

Observe as situações abaixo:

Na tabela são apresentadas frações em algumas medidas dos canos de entrada de água na construção civil. Também podemos observar as frações no medidor de combustível de nosso carro.

Escreva em seu caderno, outro exemplo em que frações são utilizadas em nosso cotidiano:

______________________________________________________________
______________________________________________________________

Sempre que um inteiro é dividido em várias partes iguais, podemos representar essas partes em forma de fração.

Observe a imagem abaixo:


O inteiro também pode ser representado por um grupo de elementos. Observe esse grupo de crianças:

 

Agora responda em seu caderno as questões a seguir:

1. Vitor arrumou seus brinquedos em 3 filas, todas com o mesmo número de brinquedos. Escreva a fração que corresponde:

a) aos carrinhos:                 

b) às caminhonetes:

 

2. Em relação ao total das letras da palavra MATEMÁTICA, escreva a fração correspondente a quantidade de letras :

a) M ____________

b) A ______________

 

3. Complete as frases utilizando algumas das palavras: a metade – o dobro – um terço – o triplo – um quarto – o quádruplo

a) 420 é ____________de 210.

b) 20 é _____________de 80.

c) 27 é _____________de 81.

d) 240 é ____________de 480.

e) 80 é _____________de 20.

f) 90 é _____________de 30.


Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para o professor via WhatsApp. Renato - 19 99781-1849.



Terça-feira, dia 10


Geografia__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA:
 questões sobre o clima nas regiões brasileiras.


Link: https://forms.gle/vz3fbZJgRrQoDidz5

Observação: esta atividade que está disponibilizada no forms e deve ser feita antes no caderno. Coloque a pauta, leia a explicação da aula, copie as questões e as respostas. Depois, passe as respostas no forms e envie! O/A professor/professora vai receber e validar sua atividade.

Se não conseguir, faça tudo no caderno, copiando questões e respostas e enviando uma foto. NÃO VALIDAMOS ANOTAÇÕES NOS IMPRESSOS.


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. Presente em partes das regiões Sudeste e Nordeste, apresenta-se com chuvas concentradas em poucos meses do ano, abrindo uma margem para longos períodos de seca, além de médias de temperaturas em torno dos 26ºC anuais. Tais condições favorecem o predomínio de vegetação xerófila. As condições climáticas acima mencionadas fazem referência:

A. ) ao clima subtropical seco.
B. ao ambiente desértico de algumas poucas áreas do país
C. ao semiárido nordestino
D. ) ao domínio morfoclimático da Amazônia brasileira.


2. - No que se refere aos tipos climáticos encontrados no Brasil, pode-se afirmar que:

A. O clima tropical apresenta baixos índices pluviométricos em todas as estações do ano.
B. O clima tropical apresenta verão chuvoso e inverno seco.
C. O clima equatorial apresenta baixos índices pluviométricos
D. ) O clima subtropical apresenta baixa amplitude térmica anual.


3. – Marque a alternativa que NÃO corresponde a climas do Brasil:

A. ) Equatorial e Subtropical
B. ) Tropical e Semiárido.
C. Continental e Montanhoso.
D. Tropical de Altitude e Tropical Atlântico.


4. – O Brasil apresenta a maior parte de suas terras na zona intertropical da Terra, o que resulta em climas que não apresentam as quatro estações definidas. Foge a essa consideração apenas o clima:

A. Equatorial
B. Tropical de Altitude
C. Subtropical
D.) Semiárido


5. O clima equatorial é um clima tipíco de toda a região Amazônica:
0 pontos
Verdadeiro
falso


Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Rosinei - 17 98826-1065.



História__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA:
 BANDEIRAS


Professora Lívia Sgarbosa
ORIENTAÇÕES: 
- Antes de iniciar a atividade registre no seu caderno a pauta e a data de hoje. É muito importante neste momento que o seu caderno esteja organizado e com todo conteúdo que vamos estudar.
- Pauta: BANDEIRAS
- Orientações, registe os textos no seu caderno de História, isso facilita sua organização, bem como contribui para a fixação e entendimento dos conteúdos tratados.
- Após o registro, leia novamente o texto com calma. Copie e responda as questões em seu caderno.


BANDEIRAS
A capitania de São Vicente foi o primeiro núcleo povoador de nosso país. Mas, apesar de ter sido bem administrada, num segundo momento, começou a ter problemas econômicos e os investidores não mais se interessavam pela capitania.
Índios soldados de Bandeirantes, escoltando índios selvagens aprisionados. O primeiro grande ciclo bandeirista teve a finalidade de apresamento de indígenas São Vicente, Santos, Santo André, São Paulo – cidades dessa capitania, tornaram-se tão pobres, que deixaram de ter atrativos para manter os seus habitantes, assim, qualquer esperança de melhoria de vida bastava para que alguns decidissem sair de seus lares - eram os bandeirantes. A pobreza da capitania de São Vicente explica a expansão bandeirante paulista pelo sertão.
Quando os holandeses invadiram Pernambuco, decidiram também invadir as regiões africanas que “exportavam” escravos para o Brasil.
Isso prejudicou terrivelmente os donos de engenho da Bahia, que, sem ter como comprar escravos negros, a saída encontrada por esses proprietários foi bem simples: utilizar escravos indígenas, que seriam capturados no sertão e vendidos pelos bandeirantes.
Os bandeirantes, que eram pobres, mas não eram ingênuos, sabiam que era muito difícil capturar índios no meio da mata. Por isso invadiram as reduções jesuíticas, onde os índios já estavam catequizados, habituados às atividades agrícolas, agrupados e, o que é melhor, desarmados pelos padres jesuítas.
O aprisionamento de indígenas se manteve enquanto os holandeses mantiveram seu domínio sobre Pernambuco.
Com a volta da utilização do escravo negro, após a expulsão dos holandeses, os bandeirantes passam a procurar ouro e pedras preciosas no interior do território brasileiro. Os resultados econômicos foram muito pequenos, mas, devido a isso, o território brasileiro foi muito além daquele estabelecido pelo Tratado de Tordesilhas.
Alguns anos após a expulsão dos holandeses, os portugueses constataram um fato preocupante: os negros, em grande quantidade, haviam fugido de seus engenhos! O pior é que se organizaram em quilombos, fortaleceram-se economicamente, conquistaram uma invejável unidade social. Dessa forma os quilombos passaram a atrair os escravos, que agora tinham grandes esperanças de sobreviver à fuga. Qual a única maneira de evitar o crescimento das fugas de escravos? Destruindo os quilombos.
Quem seria capaz de destruir os quilombos? Os bandeirantes! E eles
fizeram o serviço com terrível competência. Mesmo o maior dos quilombos, Palmares, foi totalmente destruído.
Os bandeirantes recebiam por escravo quilombola morto. Para provar
que realmente o negro havia sido morto, era necessário apresentar à autoridade pagadora um par de orelhas de negro.


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

LEIA O TEXTO E RESPONDA AS QUESTÕES:

1) O que são Bandeiras?

2) Quem participava dessas expedições?

3) O que você acha da atividade realizada pelos bandeirantes no período colonial?


Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Lívia - 19 99652-6587.



Ed. Física__Estimativa: 1h de estudo


FIQUE ATENTO ÀS TURMAS:

TURMA 1, MAIORES DE 18 ANOS QUE QUEIRAM FAZER A DISCIPLINA.
TURMA 2, MENORES DE 18 ANOS, SEM AFASTAMENTO.



TURMA 1 (MAIORES DE 18 ANOS): 

PAUTA: Ginástica.


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Olá, pessoal, tudo bem com vocês? 
Habilidades: Identificar as diferenças e semelhanças entre a ginástica de conscientização corporal e as de condicionamento físico e discutir como a prática de cada uma dessas manifestações pode contribuir para a melhoria das condições de vida, saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo

Ginástica para conscientização corporal


ATIVIDADE: Automassagem
A Automassagem também faz parte das ginásticas de conscientização corporal. Podemos entendê-la como o ato de tocarmos nosso corpo em alguns pontos ou áreas específicas com a finalidade de relaxar, soltar a musculatura, uma autoterapia com o objetivo que cuidar e preservar a nossa a saúde.
Durante o dia a dia se prestarmos mais atenção no nosso corpo, sentimos algumas regiões mais tensas, seja o pescoço, ombros, pés, costas… A automassagem pode ajudar a aliviar essas tensões, evitar dores e nos trazendo uma percepção melhor do nosso corpo.

Mas como podemos fazer a automassagem?
Essa massagem pode ser feita em qualquer ambiente e dura cerca de cinco minutos. Quando estamos muito tempo sentados ou frequentemente em situações de estresse, há um encurtamento e uma tensão maior em nossa musculatura, a automassagem ajuda a relaxar essa musculatura.

Primeiro passo
Sente-se em uma cadeira, feche os olhos e apoie bem a coluna nas costas da cadeira e deixe os braços estendidos ao lado do corpo;

Segundo passo
Agora respire profundamente três vezes seguidas e coloque a mão direita apoiada sobre o ombro esquerdo apertando toda a região que vai da nuca até o ombro tentando relaxar. Repita o mesmo procedimento no outro lado;

Terceiro passo
Apoiando as duas mãos na nuca e no pescoço, com as pontas dos dedos, massageie como se estivesse digitando em sua nuca e volte a fazer a massagem desde o pescoço até os ombros;

Quarto passo
Por último, coloque as duas mãos na cabeça e com as pontas dos dedos faça uma suave massagem em todo couro cabeludo.

Continuando sobre o tema automassagem assista o vídeo a seguir para maiores esclarecimentos.




NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Agora que concluímos nossa vivência de ginástica para a conscientização corporal, a automassagem, responda a seguinte questão: A automassagem é uma boa opção de ginástica para quem permanece por muito tempo sentado ou frequentemente em situações de estresse. A partir das experiências de hoje, quais os benefícios da automassagem você consegue perceber para manutenção da sua saúde?
_______________________


Link: https://forms.gle/tD51gHTayabGirKW6

Observação: esta atividade que está disponibilizada no forms e deve ser feita antes no caderno. Coloque a pauta, leia a explicação da aula, copie as questões e as respostas. Depois, passe as respostas no forms e envie! O/A professor/professora vai receber e validar sua atividade.

Se não conseguir, faça tudo no caderno, copiando questões e respostas e enviando uma foto. NÃO VALIDAMOS ANOTAÇÕES NOS IMPRESSOS.




TURMA 2 (MENORES DE 18 ANOS):

PAUTA: Ginástica.


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Olá, pessoal, tudo bem com vocês? 
Habilidades: Identificar as diferenças e semelhanças entre a ginástica de conscientização corporal e as de condicionamento físico e discutir como a prática de cada uma dessas manifestações pode contribuir para a melhoria das condições de vida, saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo

Ginástica para conscientização corporal


ATIVIDADE: Automassagem
A Automassagem também faz parte das ginásticas de conscientização corporal. Podemos entendê-la como o ato de tocarmos nosso corpo em alguns pontos ou áreas específicas com a finalidade de relaxar, soltar a musculatura, uma autoterapia com o objetivo que cuidar e preservar a nossa a saúde.
Durante o dia a dia se prestarmos mais atenção no nosso corpo, sentimos algumas regiões mais tensas, seja o pescoço, ombros, pés, costas… A automassagem pode ajudar a aliviar essas tensões, evitar dores e nos trazendo uma percepção melhor do nosso corpo.

Mas como podemos fazer a automassagem?
Essa massagem pode ser feita em qualquer ambiente e dura cerca de cinco minutos. Quando estamos muito tempo sentados ou frequentemente em situações de estresse, há um encurtamento e uma tensão maior em nossa musculatura, a automassagem ajuda a relaxar essa musculatura.

Primeiro passo
Sente-se em uma cadeira, feche os olhos e apoie bem a coluna nas costas da cadeira e deixe os braços estendidos ao lado do corpo;

Segundo passo
Agora respire profundamente três vezes seguidas e coloque a mão direita apoiada sobre o ombro esquerdo apertando toda a região que vai da nuca até o ombro tentando relaxar. Repita o mesmo procedimento no outro lado;

Terceiro passo
Apoiando as duas mãos na nuca e no pescoço, com as pontas dos dedos, massageie como se estivesse digitando em sua nuca e volte a fazer a massagem desde o pescoço até os ombros;

Quarto passo
Por último, coloque as duas mãos na cabeça e com as pontas dos dedos faça uma suave massagem em todo couro cabeludo.

Continuando sobre o tema automassagem assista o vídeo a seguir para maiores esclarecimentos.




NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Agora que concluímos nossa vivência de ginástica para a conscientização corporal, a automassagem, responda a seguinte questão: A automassagem é uma boa opção de ginástica para quem permanece por muito tempo sentado ou frequentemente em situações de estresse. A partir das experiências de hoje, quais os benefícios da automassagem você consegue perceber para manutenção da sua saúde?
_______________________



Observação: esta atividade que está disponibilizada no forms e deve ser feita antes no caderno. Coloque a pauta, leia a explicação da aula, copie as questões e as respostas. Depois, passe as respostas no forms e envie! O/A professor/professora vai receber e validar sua atividade.

Se não conseguir, faça tudo no caderno, copiando questões e respostas e enviando uma foto. NÃO VALIDAMOS ANOTAÇÕES NOS IMPRESSOS.


Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para o professor via WhatsApp. Pedro - 19 99317-0044.

Quarta-feira, dia 11


Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo


PAUTA:
  Continuação da aula anterior - atividades de interpretação do texto “Você tem medo de quê”?.


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.


4. O segundo parágrafo inicia o desenvolvimento da ideia principal. Qual é a ideia mais importante desse parágrafo
________________________


5. O terceiro parágrafo apresenta uma lista de tipos de fobia. 

a) Lendo apenas o começo do terceiro parágrafo é possível saber quantas fobias serão apresentadas? Explique sua resposta.
________________________

b) Quando é possível obter essa informação? 
________________________

c) Quantas fobias são enumeradas nessa lista? 
________________________

d) Qual das fobias te parece mais estranha? Por que?
________________________


6. Localize o parágrafo que apresenta a conclusão da ideia principal. 

a) Que parágrafo é esse?
________________________

b) Qual é a informação mais importante da conclusão? 
________________________


Retirado de www.acessaber.com.br


Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para o professor via WhatsApp. Renato - 19 99781-1849.


Matemática__Estimativa: 2h de estudo


PAUTA: Exercícios sobre frações

Agora responda em seu caderno ou no formulário as questões a seguir:

1. Dos 11 jogadores de um time de futebol, apenas 5 têm menos de 25 anos de idade. A fração de jogadores desse time, com menos de 25 anos de idade é:

A) 5/6

B) 6/5

C) 5/11

D) 6/11


2. Rafael dorme 8 horas por dia. A fração que representa as horas em que Rafael está acordado é:

 

3. A figura abaixo foi dividida em 6 partes iguais. A parte pintada corresponde a que fração da figura?


4. Bruno e Guilherme compraram uma pizza. Bruno comeu dois oitavos da pizza e Guilherme, pai de Bruno, comeu o dobro do que o filho comeu. Desenhe a pizza e pinte as partes de acordo com a legenda.

Que fração sobrou da pizza?


Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Sandra - 19 99311-0750.


Quinta-feira, dia 12


Ciências__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA: Projeto Consciência Negra - Genética, presença ou ausência de melanina e suas consequências.
(EF01CI04) Comparar características físicas entre colegas reconhecendo a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças.


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Entenda as diferenças entre preto, pardo e negro
11/06/2013 (publicado), acessado em 9/11/2020 em https://www.geledes.org.br/entenda-as-diferencas-entre-preto-pardo-e-negro/ 


Especialista diz não ser correto, para efeito de pesquisas, reunir pardos e pretos em um só grupo, de negros. Segundo ele, a discriminação contra os pretos é muito maior do que a verificada entre as pessoas que se autodeclaram pardas

A divulgação, por parte da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), de notícia sobre a ausência de pessoas pretas nos cursos mais concorridos da Universidade de São Paulo (USP) alimentou uma polêmica sobre a forma mais correta de se classificar a população pela cor ou raça. Com a bandeira do “politicamente correto” levantada, alguns defenderam que seria melhor utilizar os termos negros ou afrodescendentes. Mas é errado chamar alguém de preto?

O debate começou porque a Fuvest, responsável pela seleção dos alunos da USP, adotou o padrão de classificação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divide a população do País em cinco grupos: pretos, pardos, brancos, amarelos e indígenas.

A alegação é histórica: o primeiro censo demográfico do Brasil foi feito em 1872 e perguntava aos brasileiros em qual dos quatro grupos eles se enquadravam: preto, pardo, caboclo ou branco. Ao longo de mais de 140 anos, foram feitas algumas mudanças na nomenclatura, mas ainda não há consenso sobre a forma de classificar a população.

José Luiz Petruccelli, que faz pesquisas sobre diversidade racial há mais de 20 anos no IBGE, reconhece que a classificação pode ser aprimorada, embora defenda que o modelo segue uma série histórica e mudanças poderiam prejudicar a comparação dos dados. “Esse é um tema muito polêmico. Alguns defendem que deveríamos usar a classificação negro, mas o negro é uma identidade social. Leva em conta uma visão política, a identidade de um povo muito mais do que a cor da pele”, defende.

O especialista diz não ser correto, para efeito de pesquisas, reunir pardos e pretos em um só grupo, de negros. Segundo ele, a discriminação contra os pretos é muito maior do que a verificada entre as pessoas que se autodeclaram pardas, e essa diferença precisa estar presente nos levantamentos demográficos. “Existe diferença no comportamento social entre pretos e pardos: quanto mais escuro, mais discriminado”, afirma.

Já a União de Negros pela Igualdade (Unegro), organização de movimentos sociais criada na Bahia e presente em 24 Estados, defende que o mais adequado é usar o termo negro, embora aceite as regras do IBGE. “Como não existe um critério científico para essa classificação, acordou-se em usar a nomenclatura do IBGE para pesquisas, que seria o mais próximo do viável”, disse Alexandre Braga, diretor de comunicação da entidade.

Apesar de concordar que quanto mais escura a cor da pele, maior a discriminação, a Unegro acredita que o IBGE possa vir a usar apenas a classificação negro no futuro. “As pessoas se identificam mais como negras do que pretas ou pardas”, afirma Alexandre.

Preto e pardo
Nas pesquisas do Censo feitas pelo IBGE, é apresentada uma relação com as cinco nomenclaturas utilizadas e as pessoas precisam indicar a qual cor pertencem. Segundo Petruccelli, cada pessoa tem liberdade para dizer a sua classificação. Ele explica que pretos normalmente são as pessoas que se enxergam com a cor mais escura. Mas em relação aos pardos não há consenso. “Normalmente são as pessoas que se classificam como ‘morenas’ ou ‘mulatas’, mas isso depende na região”, afirma.

O pesquisador diz ainda que nas regiões Sul e Sudeste, a população que se declara parda normalmente é de origem africana. Porém, no Norte, muitos pardos são, na verdade, descendentes de indígenas. Ele ainda conta uma história curiosa sobre a situação no Distrito Federal. “A população local, por mais branca que seja a sua pele, se classifica como parda porque vê os brancos como os funcionários públicos que vieram de fora”.

De acordo com o pesquisador do IBGE, a presença de pretos é menor no Brasil, por isso existe a tendência em reunir pardos e pretos em um grupo de negros. Ele diz que apenas para as pesquisas o termo não se aplica, mas que na convivência social é válido agrupar as duas nomenclaturas. Para o representante da Unegro, ocorre também a resistência em assumir a cor preta e muitos preferem ser incluídos na lista dos pardos – que seria uma forma intermediária. “A identidade do negro é muito maior, por isso defendemos a utilização desse termo”, afirma.

E o afrodescendente?
De acordo com o diretor da Unegro, o termo afrodescendente – ou afrobrasileiro – está em desuso. “Acredito que hoje seja muito mais adequado chamar alguém de negro do que de afrodescendente. Essa é muito mais uma nomenclatura política, de ação dos movimentos sociais na luta contra discriminação do que para designar a cor”, explica.


Mas, de onde vem a cor da pele? Para entender isso precisamos conhecer um pouquinho de genética!


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Conceitos básicos em Genética
Acessado em 9/11/2020 em https://brasilescola.uol.com.br/biologia/conceitos-basicos-genetica.htm

Genética é uma parte da Biologia que estuda, principalmente, como ocorre a transmissão de características de um organismo aos seus descendentes. Sendo assim, podemos dizer, resumidamente, que ela é uma ciência que se volta para o estudo da hereditariedade, preocupando-se também com a análise dos genes.

Ao estudar Genética, entender alguns termos é essencial. Assim sendo, separamos uma lista dos principais termos que devem ser compreendidos para um maior entendimento da Genética.

Mapa Mental: Conceitos em Genética

Conceitos Básicos em Genética

  • Alelo: Forma alternativa de um mesmo gene que ocupa o mesmo lócus em cromossomos homólogos.

  • Aneuploidia: Alteração cromossômica numérica que afeta um ou mais tipos de cromossomos. O tipo mais comum de aneuploidia é a trissomia, em que há um cromossomo extra, ou seja, a pessoa apresenta 47 cromossomos, mas o padrão é 46.

  • Autossômico: Dizemos que os cromossomos são autossômicos quando não são sexuais, ou seja, todos os cromossomos, exceto o X e o Y. No total, temos 22 pares de cromossomos autossômicos.

  • Cariótipo: É a constituição cromossômica de um indivíduo.

  • Codominância: Quando dois alelos que estão em heterozigose expressam-se.

  • Cromossomos: sequências de DNA espiraladas que carregam os genes.

  • Cromossomos homólogos: cromossomos que formam pares durante a meiose I, apresentando formato e tamanho similares e mesmo loci.

  • Dominância: Um gene exerce dominância quando ele se expressa mesmo que em dose simples, ou seja, em heterozigose.

  • Epistasia: Condição em que um alelo de um gene bloqueia a expressão dos alelos de outro gene.

  • Euploidia: Alteração cromossômica numérica em que todo o conjunto cromossômico é alterado.

  • Fenótipo: Características bioquímicas, fisiológicas e morfológicas observáveis em um indivíduo. O fenótipo é determinado pelo genótipo e pelo meio ambiente.

  • Genes: Sequência de DNA que codifica e determina as características dos organismos. É a unidade fundamental da hereditariedade.

  • Genótipo: Constituição genética de um organismo.

  • Heterozigoto: Indivíduo que apresenta dois alelos diferentes em um mesmo lócus em cromossomos homólogos.

  • Homozigoto: Indivíduo que apresenta o mesmo alelo em um mesmo lócus em cromossomos homólogos.

  • Locus gênico (plural loci): Posição que um gene ocupa em um cromossomo.

  • Recessividade: Um gene recessivo só se expressa em homozigose.

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Conceitos básicos em Genética"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/conceitos-basicos-genetica.htm. Acesso em 09 de novembro de 2020.


Agora que sabemos um pouco de genética, podemos entender onde vem a cor da pele!


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Herança genética da cor da pele
Acessado em 9/11/2020 em https://brasilescola.uol.com.br/biologia/a-cor-pele-na-especie-humana.htm

cor da pele humana resulta de uma relação estabelecida entre vários genes. Trata-se de uma herança complexa que determina uma série de fenótipos (expressão do genótipo mais a interação do ambiente), que vão desde uma pele muito clara até uma pele muito escura, com vários fenótipos intermediários. Além dos fatores genéticos, não podemos esquecer que fatores ambientais também determinam a coloração da pele.

Como a cor da pele é determinada geneticamente?

A herança genética da cor da pele é estabelecida por uma grande quantidade de genes, sendo considerada uma herança poligênica, isto é, em que se observa o efeito aditivo de dois ou mais genes sobre uma determinada característica única. A cor da pele, dessa forma, é considerada um caráter quantitativo,  pois é uma característica controlada por muitos genes e cada um apresenta uma contribuição cumulativa para a formação do fenótipo final.


Para compreender melhor a herança poligênica da cor da pele, consideraremos três genes: A, B e C. Esses genes contribuem de forma a deixar a pele mais escura e possuem dominância incompleta sobre a, b e c. Dessa forma, uma pessoa com pele muito escura teria genótipo AABBCC, enquanto uma pessoa de pele muito clara teria aabbcc. Uma cor intermediária da pele seria observada em indivíduos AaBbCc.

A cor da pele, como já dito, apresenta alelos com efeito aditivo, sendo assim genótipos como AABbcc e AaBBcc teriam a mesma contribuição para a cor da pele, uma vez que apresentam três unidades que deixam a pele mais escura.

Cruzamento envolvendo herança genética da cor da pele

Veja a seguir um cruzamento simplificado entre indivíduos heterozigotos (AaBbCc). Nesse cruzamento, foram considerados três genes que afetam a cor da pele. Cada indivíduo heterozigoto apresenta três alelos que se relacionam com a pele escura (A, B e C) e três alelos para a pele clara (a, b e c). A primeira linha e a primeira coluna apresentam os gametas de cada um desses indivíduos.


Nesse quadro podemos perceber a presença de sete diferentes fenótipos, na seguinte proporção: 1:6:15:20:15:6:1. Os indivíduos com genótipo AABBCC apresentam a pele mais escura, enquanto os indivíduos aabbcc apresentam pele mais clara. Quanto mais alelos referentes à cor escura uma pessoa apresenta (A, B ou C), mais escura é a pele.

Caso tenha dúvidas a respeito do cruzamento apresentado, acesse o texto Quadro de Punnett e tire suas dúvidas sobre o tema!


SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Herança genética da cor da pele"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/a-cor-pele-na-especie-humana.htm. Acesso em 09 de novembro de 2020.

Veja alguns vídeos relacionados ao assunto:

Vista minha pele




Curta Metragem "Dúdú e o Lápis Cor da Pele"



NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Hoje são apenas leituras e vídeos. As questões serão feitas na próxima aula.


Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para o professor via WhatsApp. Franco - 19 98921-4366.



Inglês__Estimativa: 1h de estudo

PAUTA: TEXT  – READ AND ANSWER 


Instrução: anote suas respostas em seu caderno para futura correção. Faça a tradução em seu caderno.
 
My Wonderful Family 

I live in a house near the mountains. I have two brothers and one sister, and I was born last. My father teaches mathematics, and my mother is a nurse at a big hospital. My brothers are very smart and work hard in school. My sister is a nervous girl, but she is very kind. My grandmother also lives with us. She came from Italy when I was two years old. She has grown old, but she is still very strong. She cooks the best food! My family is very important to me. We do lots of things together. My brothers and I like to go on long walks in the mountains. My sister likes to cook with my grandmother. On the weekends we all play board games together. We laugh and always have a good time. I love my family very much.Did you understand the text? 


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1) My mother is a...
a) Doctor 
b) Nurse  
c) Writer   
d) Waitress 


2) My house is near the...
a) City 
b) Monastery   
c) Mountains     
d) Italy
 

3) How old was I when my grandmother came? 
a)Three years old 
b)Just born    
c)Ten years old  
d)Two years old 


4) On the weekends, we... 
a) Play board games together
b) Go to a movie  
c) Clean the house
d) Cook pasta 


5) My sister is kind, but also...
a) Mean
b) Quiet  
c) Nervous   
d) Strong 

Fonte: https://lingua.com/pt/ingles/leitura/


Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Deise - 19 98715-6564.




Arte__Estimativa: 1h de estudo


PAUTA:
 Design de objetos


Leia o texto a seguir para realizar a atividade.

Design de objetos
Você está rodeado de design de produto por todos os lados: a embalagem do cereal que você come no café da manhã, os seus óculos, o seu computador, a caneta que você usa para escrever, enfim, tudo o que foi desenvolvido pelo homem para satisfazer uma necessidade.
Todos esses objetos passaram por uma fase de planejamento e foram projetados especialmente para oferecer, além de uma estética atrativa, variadas funcionalidades para o nosso dia a dia.
No post de hoje, você vai saber o que é design de produto, por que ele é uma arte adaptável, o que faz um designer profissional e o que essa atividade tem em comum com o design gráfico. 
Simplificando, o design é o projeto da forma do objeto (sua aparência física, suas cores, materiais, texturas, acabamento etc).

Conceito de design de produto

Design de produto, também conhecido como design industrial, é uma atividade que trabalha com a criação e o desenvolvimento de objetos para bens de consumo, como utensílios, mobiliário, automóveis, eletrodomésticos, máquinas, entre outros.
Esse recurso está diretamente ligado à resolução de problemas, ou seja, ele tem como missão transformar materiais e tecnologias existentes em objetos práticos e funcionais. Se o consumidor levou um produto para casa e sentiu alguma dificuldade para abrir ou operar, significa que o design industrial não cumpriu o seu papel.
“Para cada produto existe uma forma mais adequada a sua função e é nesta busca da forma pela função que o designer trabalha”. A célebre frase de Bruno Munari demonstra a base fundamental do conceito do design de produto.






NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Veja os diferentes designers de cadeiras a seguir e, em seu caderno, crie o seu próprio design de uma cadeira. 


Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Natália - 19 99747-3440.


Sexta-feira, dia 13


Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo


PAUTA:
 Produção de texto. 


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

O texto estudado na aula anterior aborda vários tipos de medos e fobias. A proposta para esta produção de texto é que você fale alguns de seus principais medos e/ou fobias, contando a história (narrando) de momentos de sua vida em que precisou enfrentar seus maiores medos e como conseguiu. Não esqueça de dar um título a seu texto.

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Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Sandra - 19 99311-0750.



Matemática__Estimativa: 2h de estudo


PAUTA:
 Localização e representações gráficas

Responda as questões a seguir no formulário

1. Na figura a seguir, uma das maneiras de Guilherme ir do ponto A até o ponto B é:

(A) andar 2 quadradinhos à frente e 5 à esquerda.

(B) andar 3 quadradinhos à frente e 5 à direita.

(C) andar 1 quadradinho à frente, 5 à esquerda e 2 à frente.

(D) andar 2 quadradinhos à frente, 4 à esquerda e 1 à frente

 

2. Nas imagens a seguir a Figura 1 representa a posição inicial de um jogo de xadrez e a Figura 2, o nome de cada uma das peças que o compõe.

 

Um tabuleiro de xadrez é composto de 8 linhas e 8 colunas. As colunas são identificadas por letras, de A a H, e as linhas por números, de 1 a 8. No total, são 64 casas, e cada casa pode ser localizada por uma letra e um número.

Por exemplo, uma torre branca está na casa H1 e uma torre preta está na casa A8.

a) Um jogador inicia o jogo deslocando duas casas à frente o peão branco da casa E2. Em que casa esse peão branco foi colocado?

b) Que peça está localizada na casa C8? E na casa G1?


3. ATIVIDADE PRÁTICA

Faça uma planta da sua residência vista de cima. Para ajudar, observe alguns exemplos. Não é necessário colocar as medidas. 


Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para o professor via WhatsApp. Renato - 19 99781-1849.




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7o ano__________


Fique bem. Use máscara sempre e corretamente. Evite aglomeração!