Atenção aos comandos do que precisa ser feito para não copiar mais que o necessário. Não precisa copiar tudo!
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Segunda-feira, dia 9
Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo
PAUTA: Correção do entendimento do texto
Supertrabalhador, de Gabriel, o pensador.
1. O texto Supertrabalhador é uma
letra de música. Aponte o verso em que há uma crítica e explique o que ou quem
está sendo criticado. R: “Quem trabalha e mata a fome não come o pão de
ninguém/Mas quem come e não trabalha tá comendo o pão de alguém”. Há uma
crítica à falta de trabalho em nossa sociedade, o que é uma indignidade para
qualquer ser humano.
2. Qual a opinião do autor sobre
os pais? R: “O seu pai, sua mãe são trabalhadores. São verdadeiros
super-heróis, verdadeiros protetores.”
3. Explique os seguintes versos:
“Cada um faz o que sabe, cada uma sabe o que faz /Ninguém menos ninguém mais,
todo mundo corre atrás” R: Cada trabalhador tem o seu papel, não importa a
profissão, todos são importantes.
4. Por que na música são citadas
tantas profissões diferentes? R: Que não importa a profissão, mas que cada
profissional tem a sua importância na sociedade.
5. Quais os significados dos
termos grifados em: “O sonho do arquiteto, bonito no projeto, virando concreto
/ Vai virando o concreto!” R: Significa que o trabalho vai tomando
forma, vai se concretizando, vai se tornando real.
Fonte: avaliaçãosecretariadorio
Respostas possíveis para o texto Cidadão.
1. No texto, há algumas falas.
Marque-as e diga de quem são. R: “Tá vendo aquele edifício, moço?
Tá vendo aquela igreja moço?”
Trabalhador braçal humilde falando com um desconhecido.
2. Para o “eu” do texto, qual a
vida melhor: a do Norte ou a da cidade grande?
Justifique. R:A vida do Norte, pois apesar da dificuldade,
ele tinha direito ao fruto do seu trabalho.
3. Qual foi a maior decepção do
“eu” do texto? Justifique. Não poder desfrutar daquilo que ajudou a
construir. ”Eu nem posso olhar pro prédio que eu ajudei a fazer. Criança de pé
no chão aqui não pode estudar.”
4. Explique os versos: “Hoje o
homem criou asas/E na maioria das casas/Eu também não posso entrar”. R: Até
mesmo Deus se sente desprezado pela maioria dos homens, pois estes crescem,
enriquecem e se esquecem de onde vieram.
Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Marta - 19 99438-1618.
Matemática__Estimativa: 2h de estudo
PAUTA:Grandezas
proporcionais: grandeza e razão
Leia a explicação abaixo:
O que é grandeza?
Podemos
imaginar que grandeza é tudo aquilo
que é grande, porém, grandeza é tudo
o que pode ser medido ou contado:
comprimento, área, temperatura, massa, tempo, velocidade, quantias em dinheiro…
Muitas
grandezas relacionam-se de forma especial. Observando a variação de uma delas,
podemos prever a variação da outra.
A Matemática
estuda a relação entre grandezas, produzindo um conhecimento que podemos usar
para resolver problemas de nosso dia a dia. Veja alguns conceitos:
Razão
Pense num
lindo dia de verão...
As instruções
do rótulo comparam a quantidade de suco concentrado com a quantidade de
água necessária para o preparo: 1 para 5. Dizemos que 1 para 5 é a razão entre
a quantidade de suco e a quantidade de água.
A razão pode
ser representada por um quociente. Observe:
Veja a
tabela:
Para fazer
qualquer quantidade de refresco, basta aumentar ou diminuir as quantidades de suco
concentrado e de água de forma proporcional.
O que isso significa?
As
quantidades de suco concentrado e de água mudam, mas a razão entre elas devem ser sempre 1 : 5 (1 para 5).
Agora, em seu
caderno, faça um resumo explicando o que entendeu sobre grandezas e razão.
Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para o professor via WhatsApp. Renato - 19 99781-1849.
Observação: esta atividade que está disponibilizada no forms e deve ser feita antes no caderno. Coloque a pauta, leia a explicação da aula, copie as questões e as respostas. Depois, passe as respostas no forms e envie! O/A professor/professora vai receber e validar sua atividade.
Se não conseguir, faça tudo no caderno, copiando questões e respostas e enviando uma foto. NÃO VALIDAMOS ANOTAÇÕES NOS IMPRESSOS.
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
1. País de grande extensão territorial, clima frio e que apesar de população relativamente pequena, conseguiu consolidar-se como uma das maiores economias do mundo. O texto acima caracteriza qual dos países abaixo.
A. Aústralia
B. Canadá
C. Brasil
D. Argentina
2. Considerando as características climáticas do Canadá , assinale a alternativa que apresenta corretamente a sequência dos tipos de vegetação do norte para o Sul, naquele país:
A. Pradarias, taiga e tundra
B. Tundra , pradarias, taiga
C. Taiga, pradarias e tundra
D. Tundra ,taiga e pradarias
3. É o centro da polarização econômica dos Estados Unidos. Concentra metade da população do país e 80% de seu parque industrial. Essa população basicamente urbana forma o maior mercado consumidor e a maior concentração industrial do mundo. O trecho se refere ao:
A. Nordeste do país.
B. Grande região das planícies centrais.
C. Sun Belt
D. Planície central
4. A posição geográfica é o fator determinante nas características climáticas norte-americanas, sendo assim o tipo climático determinante é o temperado.
( ) verdadeiro
( ) falso
5. A América Central é constituída de uma parte continental e outra insular. Entre os países que integra a parte insular estão: Cuba e República Dominicana:
( ) verdadeira
( ) falso
Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Rosinei - 17 98826-1065.
História__Estimativa: 1h30 de estudo
PAUTA: Revoltas na Primeira República
Professora Lívia Sgarbosa
ORIENTAÇÕES:
- Antes de iniciar a atividade registre no seu caderno a pauta e a data de hoje.
- É muito importante neste momento que o seu caderno esteja organizado e com todo conteúdo que vamos estudar.
- Pauta: Revoltas na Primeira República
DESTA VEZ VOCÊS NÃO PRECISAM COPIAR, APENAS LEIAM E TIREM AS INFORMAÇÕES PARA RESPONDER AS QUESTÕES NO CADERNO.
ESSE TEXTO COMPLEMENTA O ASSUNTO TRATADO NA SEMANA ANTERIOR:
Revoltas na Primeira República
FONTE: OS DESAFIOS DA SALA DE AULA
Canudos:
Como você já estudou, os coronéis eram os grandes fazendeiros que mantinham sob seu domínio os trabalhadores do campo. A grande miséria vivida pelos trabalhadores do campo aliada ao sentimento religioso católico da grande maioria da população, deu origem a movimentos que ficaram conhecidos como MESSIÂNICOS.
ATENÇÃO: MESSIANISMO é o conjunto de crenças religiosas de um grupo que deposita suas esperanças num herói, e salvador, o Messias. O grupo acredita que o Messias lhe abrirá as portas para uma vida livre de misérias e injustiça.
No final do século XIX, surgiu no interior da Bahia, o movimento de Canudos, fruto da miséria absoluta na qual vivia a população.
Canudos era o nome do povoado, fundado em 1893 pelo beato Antonio Conselheiro (espécie de guru religioso), ele propagava a salvação eterna e uma vida igualitária.
O Arraial de Canudos crescia, a ponto de incomodar o Governo Federal. O sistema de produção era comunitário, a sociedade era igualitária. Não havia grandes riquezas, mas ninguém passava fome. Canudos foi uma revolta social contra as explorações e injustiças da estrutura agrária nordestina, principalmente o latifúndio.
No arraial de Canudos, a prostituição foi abolida, bebidas alcoólicas foram proibidas. A comunidade atraía pessoas de toda a região nordeste. Os fazendeiros descontentes com a falta de trabalhadores que partiam para o arraial, pressionaram o governo federal, que enviou expedições militares que acabaram por destruir completamente Canudos.
Canudos é apenas um exemplo de movimento de luta e resistência dos camponeses.
A Revolta da Chibata
Ser marinheiro, viver no mar, conhecer o mundo. Muitos jovens em diferentes épocas acalentaram sonhos românticos como esses. Mas é dura a vida no mar. Pior ainda se for um simples marujo. Ainda mais terrível se tiver sido marujo brasileiro até por volta da década de 1910.
Você faz ideia de como eram tratados os marinheiros até essa época?
Para começar, o trabalho era extenuante e sem hora para começar ou terminar. Além disso, o soldo (salário) era irrisório e a alimentação, insuficiente. Para finalizar, o pior de tudo: os atos de indisciplina eram punidos com extrema violência, com castigos corporais nos quais predominavam os açoites.
Todos os marinheiros, na sua esmagadora maioria negros, continuavam a ser açoitados às vistas dos companheiros, por determinação da oficialidade branca. Vivia-se uma situação absurda: no mesmo país onde a escravidão havia sido abolida anos antes praticava-se um outro tipo de escravidão. A diferença era de local: em vez das lavouras, o interior dos navios da Marinha.
Com isso criaram-se condições de revolta entre os marujos. Chefiados por Francisco Dias, João Cândido e outros tripulantes do navio Minas Gerais, organizaram-se contra a situação humilhante de que eram vítimas. Em 22 de novembro de 1910, num golpe rápido, apoderaram-se dos principais navios da Marinha de Guerra brasileira e se aproximaram do Rio de janeiro. Em seguida mandaram mensagem ao presidente da república e ao Ministro da marinha exigindo a extinção do uso da chibata.
O governo ficou estarrecido. Depois de muitas reuniões políticas foi aprovado um projeto de anistia (perdão) para os amotinados.
A revolta havia durado 5 dias e terminava vitoriosa. Desaparecia, assim, o uso da chibata como norma de punição disciplinar na Marinha do Brasil.
As forças militares, não conformadas com a solução encontrada para a crise, apertaram o cerco contra os marinheiros. A anistia fora uma farsa para desarmá-los. João Cândido e seus companheiros de revolta são presos incomunicáveis, e o governo e a Marinha resolvem exterminar fisicamente os marinheiros.
Esses marinheiros foram sendo assassinados aos poucos: fuzilados sumariamente e jogados ao mar.
João Cândido enlouqueceu. Tuberculoso e na miséria, consegue, contudo restabelecer-se física e psicologicamente. Perseguido constantemente, morre como vendedor no Entreposto de Peixes da cidade do Rio de Janeiro, sem patente, sem aposentadoria e até sem nome, este herói que um dia foi chamado, com mérito, de Almirante Negro.
(Extraído de “Cidadania em preto e branco”- Maria Ap. Silva Bento- Ed Ática - 2001)
Continuando...
Atualmente vivemos no Brasil, um período de liberdade política, no qual os variados grupos sociais podem se manifestar através de greves, passeatas, protestos e pelos meios de comunicação; as escolas tornaram-se mais acessíveis à uma parcela maior de pessoas, graças às pressões da própria população que vê essa escola como meio de ascensão social.
Mesmo com essa liberdade e a existência de um número cada vez maior de escolas, vemos um quadro de alto índice de analfabetismo, baixo nível de ensino, pobreza, miséria e muitas promessas de políticos.
Após um século de proclamação da República, o poder ainda se mantém nas mãos das elites que dominam, das mais diversas formas, as áreas econômicas, social, política e cultural do país.
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
COPIE AS QUESTÕES E RESPONDA EM SEU CADERNO:
1)Explique o que é messianismo?
2)Quem foi Antônio Conselheiro?
3)Como era a vida das pessoas que viviam no Arraial de Belo Monte (Canudos)?
4)Explique os motivos que desencadearam a Revolta da Chibata.
5)Qual foi o desfecho da Revolta da Chibata?
6)Você sente que vive em um país com justiça social?
Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Lívia - 19 99652-6587.
Ed. Física__Estimativa: 1h de estudo
FIQUE ATENTO ÀS TURMAS: TURMA 1, MAIORES DE 18 ANOS QUE QUEIRAM FAZER A DISCIPLINA. TURMA 2, MENORES DE 18 ANOS, SEM AFASTAMENTO.
TURMA 1 (MAIORES DE 18 ANOS):
PAUTA: Ginástica.
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
Olá, pessoal, tudo bem com vocês?
Habilidades: Identificar as diferenças e semelhanças entre a ginástica de conscientização corporal e as de condicionamento físico e discutir como a prática de cada uma dessas manifestações pode contribuir para a melhoria das condições de vida, saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo
Ginástica para conscientização corporal
ATIVIDADE: Automassagem
A Automassagem também faz parte das ginásticas de conscientização corporal. Podemos entendê-la como o ato de tocarmos nosso corpo em alguns pontos ou áreas específicas com a finalidade de relaxar, soltar a musculatura, uma autoterapia com o objetivo que cuidar e preservar a nossa a saúde.
Durante o dia a dia se prestarmos mais atenção no nosso corpo, sentimos algumas regiões mais tensas, seja o pescoço, ombros, pés, costas… A automassagem pode ajudar a aliviar essas tensões, evitar dores e nos trazendo uma percepção melhor do nosso corpo.
Mas como podemos fazer a automassagem?
Essa massagem pode ser feita em qualquer ambiente e dura cerca de cinco minutos. Quando estamos muito tempo sentados ou frequentemente em situações de estresse, há um encurtamento e uma tensão maior em nossa musculatura, a automassagem ajuda a relaxar essa musculatura.
Primeiro passo
Sente-se em uma cadeira, feche os olhos e apoie bem a coluna nas costas da cadeira e deixe os braços estendidos ao lado do corpo;
Segundo passo
Agora respire profundamente três vezes seguidas e coloque a mão direita apoiada sobre o ombro esquerdo apertando toda a região que vai da nuca até o ombro tentando relaxar. Repita o mesmo procedimento no outro lado;
Terceiro passo
Apoiando as duas mãos na nuca e no pescoço, com as pontas dos dedos, massageie como se estivesse digitando em sua nuca e volte a fazer a massagem desde o pescoço até os ombros;
Quarto passo
Por último, coloque as duas mãos na cabeça e com as pontas dos dedos faça uma suave massagem em todo couro cabeludo.
Continuando sobre o tema automassagem assista o vídeo a seguir para maiores esclarecimentos.
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Agora que concluímos nossa vivência de ginástica para a conscientização corporal, a automassagem, responda a seguinte questão: A automassagem é uma boa opção de ginástica para quem permanece por muito tempo sentado ou frequentemente em situações de estresse. A partir das experiências de hoje, quais os benefícios da automassagem você consegue perceber para manutenção da sua saúde?
Observação: esta atividade que está disponibilizada no forms e deve ser feita antes no caderno. Coloque a pauta, leia a explicação da aula, copie as questões e as respostas. Depois, passe as respostas no forms e envie! O/A professor/professora vai receber e validar sua atividade.
Se não conseguir, faça tudo no caderno, copiando questões e respostas e enviando uma foto. NÃO VALIDAMOS ANOTAÇÕES NOS IMPRESSOS.
TURMA 2 (MENORES DE 18 ANOS):
PAUTA: Ginástica.
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
Olá, pessoal, tudo bem com vocês?
Habilidades: Identificar as diferenças e semelhanças entre a ginástica de conscientização corporal e as de condicionamento físico e discutir como a prática de cada uma dessas manifestações pode contribuir para a melhoria das condições de vida, saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo
Ginástica para conscientização corporal
ATIVIDADE: Automassagem
A Automassagem também faz parte das ginásticas de conscientização corporal. Podemos entendê-la como o ato de tocarmos nosso corpo em alguns pontos ou áreas específicas com a finalidade de relaxar, soltar a musculatura, uma autoterapia com o objetivo que cuidar e preservar a nossa a saúde.
Durante o dia a dia se prestarmos mais atenção no nosso corpo, sentimos algumas regiões mais tensas, seja o pescoço, ombros, pés, costas… A automassagem pode ajudar a aliviar essas tensões, evitar dores e nos trazendo uma percepção melhor do nosso corpo.
Mas como podemos fazer a automassagem?
Essa massagem pode ser feita em qualquer ambiente e dura cerca de cinco minutos. Quando estamos muito tempo sentados ou frequentemente em situações de estresse, há um encurtamento e uma tensão maior em nossa musculatura, a automassagem ajuda a relaxar essa musculatura.
Primeiro passo
Sente-se em uma cadeira, feche os olhos e apoie bem a coluna nas costas da cadeira e deixe os braços estendidos ao lado do corpo;
Segundo passo
Agora respire profundamente três vezes seguidas e coloque a mão direita apoiada sobre o ombro esquerdo apertando toda a região que vai da nuca até o ombro tentando relaxar. Repita o mesmo procedimento no outro lado;
Terceiro passo
Apoiando as duas mãos na nuca e no pescoço, com as pontas dos dedos, massageie como se estivesse digitando em sua nuca e volte a fazer a massagem desde o pescoço até os ombros;
Quarto passo
Por último, coloque as duas mãos na cabeça e com as pontas dos dedos faça uma suave massagem em todo couro cabeludo.
Continuando sobre o tema automassagem assista o vídeo a seguir para maiores esclarecimentos.
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Agora que concluímos nossa vivência de ginástica para a conscientização corporal, a automassagem, responda a seguinte questão: A automassagem é uma boa opção de ginástica para quem permanece por muito tempo sentado ou frequentemente em situações de estresse. A partir das experiências de hoje, quais os benefícios da automassagem você consegue perceber para manutenção da sua saúde?
Observação: esta atividade que está disponibilizada no forms e deve ser feita antes no caderno. Coloque a pauta, leia a explicação da aula, copie as questões e as respostas. Depois, passe as respostas no forms e envie! O/A professor/professora vai receber e validar sua atividade.
Se não conseguir, faça tudo no caderno, copiando questões e respostas e enviando uma foto. NÃO VALIDAMOS ANOTAÇÕES NOS IMPRESSOS.
Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para o professor via WhatsApp. Pedro - 19 99317-0044.
Quarta-feira, dia 11
Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo
PAUTA: Leitura e interpretação de textos com descritores.
Leia o texto a seguir e responda:
Um dia de professor
Eu Iecionava para crianças de 7 anos. O desenho do personagem He-man, com sua poderosa espada de Greyskull, era febre entre a garotada. Na semana da Pátria, eu estava empolgadíssima, falando sobre a Independência do Brasil.
Contava sobre a chegada de Dom Pedro às margens do riacho do Ipiranga, onde havia ocorrido o grito da Independência. Diante da classe atenta, eu gesticulava, dando um colorido especial ao episódio:
— Dom Pedro, indignado, tirou a espada e disse…
Nesse momento, um aluno se antecipou e, do meio da sala, gritou:
— Pelos poderes de Greyskull!!!
Parei espantada, olhei para ele e caí na gargalhada, acompanhada, é claro, pelo restante da classe.
Fonte: FELISIMINA DALVA TEIXEIRA, dalvafelis@uol.com.br Revista
Nova Escola. n°182, maio de 2005. p.6.
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
1. Nesse texto, o humor é provocado
A. ( ) pela atitude desinibida da professora.
B. ( ) pela frase atribuída a Dom Pedro.
C. ( ) pelo gesto heroico de Dom Pedro.
D. ( ) pelo desempenho dos estudantes na sala.
Pulga sonhadora
Duas pulgas conversando:
— O que você faria se ganhasse na loteria?
A amiga responde, com ar de sonhadora:
— Eu comprava um cachorro só para mim.
Brasil Almanaque de Cultura popular, nº 61, abr.2004
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
2. O que provoca humor no texto Pulga sonhadora?
A. ( ) Duas pulgas conversando.
B. ( ) Pulgas sonhando em ganhar na loteria.
C. ( ) O fato de a pulga sonhar em ter um cachorro só para ela.
D. ( ) A pulga sonhar com algo impossível.
Leia o texto abaixo.
No “Sossego”
Não era feio o lugar, mas não era belo. Tinha, entretanto, o aspecto tranquilo e satisfeito de quem se julga bem com a sua sorte.
A casa erguia sobre um solvaco, uma espécie de degrau, formando a subida para a maior altura de uma pequena colina que lhe corria nos fundos. Em frente, por entre os bambus da cerca, olhava uma planície a morrer nas montanhas que se viam ao longe; um regato de águas paradas e sujas cortava-a paralelamente à testada da casa; mais adiante, o trem passava vincando a planície com a fita clara de linha capinada; um carreiro, com casas, de um e de outro lado, saía da esquerda e ia ter à estação, atravessando o regato e serpenteando pelo plaino.
A habitação de Quaresma tinha assim um amplo horizonte, olhando para o levante, a “Noruega”, e era também risonha e graciosa nos seus muros caiados. Edificada com desoladora indigência arquitetônica das nossas casas de campo, possuía, porém, vastas salas, amplos quartos, todos com janelas, e uma varanda com colunata heterodoxa. Além desta principal, o sítio do “Sossego”, como se chamava, tinha outras construções: a velha casa de farinha, que ainda tinha o forno intacto e a roda desmontada, e uma estrebaria coberta de sapê.
BARRETO, Lima. No “Sossego”. In: Triste fim de Policarpo Quaresma. SP:
Ática, 1996. p. 73. Fragmento. *Adaptado: Reforma Ortográfica.
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
3. No trecho “Em frente, por entre os bambus da cerca, olhava uma planície...”, a expressão destacada indica uma circunstância de:
A. ( ) causa.
B. ( ) lugar.
C. ( ) modo.
D. ( ) tempo
Leia o texto:
Sebo
— Moça, eu nunca pisei aqui. Preciso comprar um livro...
— Qual? – ela perguntou. – Mistério, suspense, romance, ficção, livro didático, paradidático, ocultismo, religioso, de psicanálise, psicologia, médico, língua estrangeira, tradução, periódico, revista, tese, enciclopédia...
Ela estava querendo me gozar. Pra falar a verdade, tinha um livro certo pra comprar sim... Mas não sei por que, me ouvi falando:
— Quero olhar, escolher, ver o que gosto mais... Mas começar por onde? Lado direito, esquerdo, subo a escada em caracol? Preciso de “instruções” de trânsito aqui dentro. Tem muito livro aqui...
— Esperava o quê? Múmias?
Perdi a paciência.
— Moça, eu quero saber onde posso achar um livro-lindo-maravilhoso-espetacular romântico para eu dar de presente...
— Ah, para a namoradinha que só lê Revista Desejo... Já sei o tipo: frases doces, propostas delicadas, abraços, beijos, mais abraços, mais beijos, final feliz. Andar de cima, prateleira 15-A.
Os preços que ficam na ponta da prateleira são indicados por letras, que ficam na contracapa do livro. Edições filetadas a ouro têm um outro preço...
Ia dizer pra ela que... Mas achei melhor não falar nada. Dei-lhe as costas e subi a escada.
ANDRADE, Telma G.C. Mistério no sebo de livros.
São Paulo: Atual, 1995.
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
4. O que levou o personagem a ir a um espaço onde se vendem livros usados?
A. ( ) O fato de nunca ter estado num sebo.
B. ( ) O intuito de comprar um presente.
C. ( ) A curiosidade em visitar um espaço novo.
D. ( ) A intenção de levar algo para a amada.
Direitos da criança e do adolescente
Toda criança e o adolescente tem direito à proteção e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas.
Toda criança e o adolescente tem direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas.
Toda criança e o adolescente tem direito a ser criado e ser educado no seio de sua família.
Toda criança e o adolescente tem direito à educação. Visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa.
Toda criança e o adolescente terá acesso às diversões e espetáculos públicos como adequados a sua faixa etária.
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
5. Usando o termo “Toda” no início de cada frase, o texto:
A. ( ) enfatiza a ideia de universalidade.
B. ( ) estabelece independência com o termo “criança”.
C. ( ) estabelece maior vínculo com o leitor.
D. ( ) faz uma repetição sem necessidade.
Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Marta - 19 99438-1618.
Matemática__Estimativa: 2h de estudo
PAUTA:Exercícios de fixação sobre razão.
Responda:
1. Num tanque
de combustível há 5 litros de álcool e 10 litros de gasolina. Determine as
razões das medidas usando fração:
a) do álcool
para a gasolina;
b) da
gasolina para a mistura;
c) do álcool
para a mistura
2. Uma loja
anuncia que está vendendo:
o preço seria
o mesmo, apesar da variação dos números que aparecem no anúncio?
3. Observe as
figuras:
Calcule
quanto irá custar:
a) 5
chocolates?
b) 2 latas de
óleo?
c) 2,5 kg de
batata
Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para o professor via WhatsApp. Renato - 19 99781-1849.
Quinta-feira, dia 12
Ciências__Estimativa: 1h30 de estudo
PAUTA: Projeto Consciência Negra - Genética, presença ou ausência de melanina e suas consequências. (EF01CI04) Comparar características físicas entre colegas reconhecendo a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças.
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
Entenda as diferenças entre preto, pardo e negro
11/06/2013 (publicado), acessado em 9/11/2020 em https://www.geledes.org.br/entenda-as-diferencas-entre-preto-pardo-e-negro/
Especialista diz não ser correto, para efeito de pesquisas, reunir pardos e pretos em um só grupo, de negros. Segundo ele, a discriminação contra os pretos é muito maior do que a verificada entre as pessoas que se autodeclaram pardas
A divulgação, por parte da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), de notícia sobre a ausência de pessoas pretas nos cursos mais concorridos da Universidade de São Paulo (USP) alimentou uma polêmica sobre a forma mais correta de se classificar a população pela cor ou raça. Com a bandeira do “politicamente correto” levantada, alguns defenderam que seria melhor utilizar os termos negros ou afrodescendentes. Mas é errado chamar alguém de preto?
O debate começou porque a Fuvest, responsável pela seleção dos alunos da USP, adotou o padrão de classificação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divide a população do País em cinco grupos: pretos, pardos, brancos, amarelos e indígenas.
A alegação é histórica: o primeiro censo demográfico do Brasil foi feito em 1872 e perguntava aos brasileiros em qual dos quatro grupos eles se enquadravam: preto, pardo, caboclo ou branco. Ao longo de mais de 140 anos, foram feitas algumas mudanças na nomenclatura, mas ainda não há consenso sobre a forma de classificar a população.
José Luiz Petruccelli, que faz pesquisas sobre diversidade racial há mais de 20 anos no IBGE, reconhece que a classificação pode ser aprimorada, embora defenda que o modelo segue uma série histórica e mudanças poderiam prejudicar a comparação dos dados. “Esse é um tema muito polêmico. Alguns defendem que deveríamos usar a classificação negro, mas o negro é uma identidade social. Leva em conta uma visão política, a identidade de um povo muito mais do que a cor da pele”, defende.
O especialista diz não ser correto, para efeito de pesquisas, reunir pardos e pretos em um só grupo, de negros. Segundo ele, a discriminação contra os pretos é muito maior do que a verificada entre as pessoas que se autodeclaram pardas, e essa diferença precisa estar presente nos levantamentos demográficos. “Existe diferença no comportamento social entre pretos e pardos: quanto mais escuro, mais discriminado”, afirma.
Já a União de Negros pela Igualdade (Unegro), organização de movimentos sociais criada na Bahia e presente em 24 Estados, defende que o mais adequado é usar o termo negro, embora aceite as regras do IBGE. “Como não existe um critério científico para essa classificação, acordou-se em usar a nomenclatura do IBGE para pesquisas, que seria o mais próximo do viável”, disse Alexandre Braga, diretor de comunicação da entidade.
Apesar de concordar que quanto mais escura a cor da pele, maior a discriminação, a Unegro acredita que o IBGE possa vir a usar apenas a classificação negro no futuro. “As pessoas se identificam mais como negras do que pretas ou pardas”, afirma Alexandre.
Preto e pardo
Nas pesquisas do Censo feitas pelo IBGE, é apresentada uma relação com as cinco nomenclaturas utilizadas e as pessoas precisam indicar a qual cor pertencem. Segundo Petruccelli, cada pessoa tem liberdade para dizer a sua classificação. Ele explica que pretos normalmente são as pessoas que se enxergam com a cor mais escura. Mas em relação aos pardos não há consenso. “Normalmente são as pessoas que se classificam como ‘morenas’ ou ‘mulatas’, mas isso depende na região”, afirma.
O pesquisador diz ainda que nas regiões Sul e Sudeste, a população que se declara parda normalmente é de origem africana. Porém, no Norte, muitos pardos são, na verdade, descendentes de indígenas. Ele ainda conta uma história curiosa sobre a situação no Distrito Federal. “A população local, por mais branca que seja a sua pele, se classifica como parda porque vê os brancos como os funcionários públicos que vieram de fora”.
De acordo com o pesquisador do IBGE, a presença de pretos é menor no Brasil, por isso existe a tendência em reunir pardos e pretos em um grupo de negros. Ele diz que apenas para as pesquisas o termo não se aplica, mas que na convivência social é válido agrupar as duas nomenclaturas. Para o representante da Unegro, ocorre também a resistência em assumir a cor preta e muitos preferem ser incluídos na lista dos pardos – que seria uma forma intermediária. “A identidade do negro é muito maior, por isso defendemos a utilização desse termo”, afirma.
E o afrodescendente?
De acordo com o diretor da Unegro, o termo afrodescendente – ou afrobrasileiro – está em desuso. “Acredito que hoje seja muito mais adequado chamar alguém de negro do que de afrodescendente. Essa é muito mais uma nomenclatura política, de ação dos movimentos sociais na luta contra discriminação do que para designar a cor”, explica.
Mas, de onde vem a cor da pele? Para entender isso precisamos conhecer um pouquinho de genética!
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
Conceitos básicos em Genética
Acessado em 9/11/2020 em https://brasilescola.uol.com.br/biologia/conceitos-basicos-genetica.htm
A Genética é uma parte da Biologia que estuda, principalmente, como ocorre a transmissão de características de um organismo aos seus descendentes. Sendo assim, podemos dizer, resumidamente, que ela é uma ciência que se volta para o estudo da hereditariedade, preocupando-se também com a análise dos genes.
Ao estudar Genética, entender alguns termos é essencial. Assim sendo, separamos uma lista dos principais termos que devem ser compreendidos para um maior entendimento da Genética.
Mapa Mental: Conceitos em Genética
Conceitos Básicos em Genética
Alelo: Forma alternativa de um mesmo gene que ocupa o mesmo lócus em cromossomos homólogos.
Aneuploidia: Alteração cromossômica numérica que afeta um ou mais tipos de cromossomos. O tipo mais comum de aneuploidia é a trissomia, em que há um cromossomo extra, ou seja, a pessoa apresenta 47 cromossomos, mas o padrão é 46.
Autossômico: Dizemos que os cromossomos são autossômicos quando não são sexuais, ou seja, todos os cromossomos, exceto o X e o Y. No total, temos 22 pares de cromossomos autossômicos.
Cariótipo: É a constituição cromossômica de um indivíduo.
Codominância: Quando dois alelos que estão em heterozigose expressam-se.
Cromossomos:sequências de DNA espiraladas que carregam os genes.
Cromossomos homólogos: cromossomos que formam pares durante a meiose I, apresentando formato e tamanho similares e mesmo loci.
Dominância: Um gene exerce dominância quando ele se expressa mesmo que em dose simples, ou seja, em heterozigose.
Epistasia: Condição em que um alelo de um gene bloqueia a expressão dos alelos de outro gene.
Euploidia: Alteração cromossômica numérica em que todo o conjunto cromossômico é alterado.
Fenótipo: Características bioquímicas, fisiológicas e morfológicas observáveis em um indivíduo. O fenótipo é determinado pelo genótipo e pelo meio ambiente.
Genes:Sequência de DNA que codifica e determina as características dos organismos. É a unidade fundamental da hereditariedade.
Genótipo: Constituição genética de um organismo.
Heterozigoto: Indivíduo que apresenta dois alelos diferentes em um mesmo lócus em cromossomos homólogos.
Homozigoto: Indivíduo que apresenta o mesmo alelo em um mesmo lócus em cromossomos homólogos.
Locus gênico (plural loci): Posição que um gene ocupa em um cromossomo.
Recessividade:Um gene recessivo só se expressa em homozigose.
SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Conceitos básicos em Genética"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/conceitos-basicos-genetica.htm. Acesso em 09 de novembro de 2020.
Agora que sabemos um pouco de genética, podemos entender onde vem a cor da pele!
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
Herança genética da cor da pele
Acessado em 9/11/2020 em https://brasilescola.uol.com.br/biologia/a-cor-pele-na-especie-humana.htm
A cor da pele humana resulta de uma relação estabelecida entre vários genes. Trata-se de uma herança complexa que determina uma série de fenótipos (expressão do genótipo mais a interação do ambiente), que vão desde uma pele muito clara até uma pele muito escura, com vários fenótipos intermediários. Além dos fatores genéticos, não podemos esquecer que fatores ambientais também determinam a coloração da pele.
Como a cor da pele é determinada geneticamente?
A herança genética da cor da pele é estabelecida por uma grande quantidade de genes, sendo considerada uma herança poligênica, isto é, em que se observa o efeito aditivo de dois ou mais genes sobre uma determinada característica única. A cor da pele, dessa forma, é considerada um caráter quantitativo, pois é uma característica controlada por muitos genes e cada um apresenta uma contribuição cumulativa para a formação do fenótipo final.
Para compreender melhor a herança poligênica da cor da pele, consideraremos três genes: A, B e C. Esses genes contribuem de forma a deixar a pele mais escura e possuem dominância incompleta sobre a, b e c. Dessa forma, uma pessoa com pele muito escura teria genótipo AABBCC, enquanto uma pessoa de pele muito clara teria aabbcc. Uma cor intermediária da pele seria observada em indivíduos AaBbCc.
A cor da pele, como já dito, apresenta alelos com efeito aditivo, sendo assim genótipos como AABbcc e AaBBcc teriam a mesma contribuição para a cor da pele, uma vez que apresentam três unidades que deixam a pele mais escura.
Cruzamento envolvendo herança genética da cor da pele
Veja a seguir um cruzamento simplificado entre indivíduos heterozigotos (AaBbCc). Nesse cruzamento, foram considerados três genes que afetam a cor da pele. Cada indivíduo heterozigoto apresenta três alelos que se relacionam com a pele escura (A, B e C) e três alelos para a pele clara (a, b e c). A primeira linha e a primeira coluna apresentam os gametas de cada um desses indivíduos.
Nesse quadro podemos perceber a presença de sete diferentes fenótipos, na seguinte proporção: 1:6:15:20:15:6:1. Os indivíduos com genótipo AABBCC apresentam a pele mais escura, enquanto os indivíduos aabbcc apresentam pele mais clara. Quanto mais alelos referentes à cor escura uma pessoa apresenta (A, B ou C), mais escura é a pele.
Caso tenha dúvidas a respeito do cruzamento apresentado, acesse o texto Quadro de Punnette tire suas dúvidas sobre o tema!
SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Herança genética da cor da pele"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/a-cor-pele-na-especie-humana.htm. Acesso em 09 de novembro de 2020.
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Hoje são apenas leituras e vídeos. As questões serão feitas na próxima aula.
Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para o professor via WhatsApp. Franco - 19 98921-4366.
Inglês__Estimativa: 1h de estudo
PAUTA: TEXT 1- READ AND ANSWER
Instrução: anote suas respostas em seu caderno para futura correção. Faça tradução em seu caderno
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Deise - 19 98715-6564.
Arte__Estimativa: 1h de estudo
PAUTA: Arte e religiosidade
Leia o texto a seguir para realizar a atividade.
Arte Bizantina
A Arte Bizantina é uma arte cristã que surge no período em que o Cristianismo passa a ser reconhecido como religião.
Jesus, considerado uma ameaça para o Império Romano, foi perseguido e morto pelos romanos. Após sua morte, seus adeptos se escondiam em catacumbas para rezar, pois continuaram sendo perseguidos.
Até que em 313 o imperador Constantino outorgou o Édito de Milão, que proibia a perseguição aos cristãos e, então, o Cristianismo começa a crescer. Surgem assim, as igrejas cristãs e um novo estilo de arte, a Arte Bizantina.
A Arte Bizantina, por sua vez, surge após a aceitação do Cristianismo e, assim, revela a exuberância de uma arte que pretende ser vista, divulgada e que tinha como propósito instruir os devotos, neles incutindo a devoção ao Cristianismo.
Desse modo, a Arte Bizantina pode ser considerada o primeiro estilo de arte cristã.
Em decorrência do período histórico, a Arte Bizantina expressa especialmente o caráter religioso.
Além disso, o imperador era uma figura de referência sagrada uma vez que desempenhava o seu papel de governante em nome de Deus, tal como era propagado na época.
Assim, muitas vezes se encontra mosaicos que retratavam o imperador e sua esposa entre Jesus e Maria.
Os artistas da época não tinham liberdade para se expressar, não podiam usar sua criatividade; deviam apenas cumprir com a elaboração da obra, tal como lhes era solicitado.
Podemos, dessa forma, destacar as seguintes características da arte bizantina:
•Caráter majestoso que demostra poder e riqueza;
•Ligação direta com a religião católica;
•Demonstração clara da autoridade do imperador - ao considerá-lo sagrado;
•Frontalidade - representação das figuras em posição frontal e rígida;
•Mosaico é uma arte que consiste em criar figuras com pequenos fragmentos de materiais.
Essa técnica é aplicada em superfícies planas como pisos, paredes e quadros, além de esculturas. Durante o Império Bizantino, as artistas usavam muito pedras preciosas e ouro para realizar seus mosaicos.
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Leia o texto acima com atenção, em seguida, faça em uma folha de sulfite, um mosaico com uma imagem religiosa e preencha-o com papéis coloridos ou outros materiais disponíveis, como arroz, feijão, missangas, pedrinhas etc.
Veja os exemplos do Mosaico Bizantino, abaixo:
Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Natália - 19 99747-3440.
Sexta-feira, dia 13
Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo
PAUTA: Leitura e interpretação de tirinha.
Leia a tirinha abaixo para responder ao que se pede:
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
1. Há uma incoerência entre a fala de Calvino no primeiro e no último quadrinho. Que incoerência é essa?
_______________________
2. O que ocorre no segundo e no terceiro quadrinho?
_______________________
3. Como Calvin reage aos acontecimentos do “dia perfeito”?
_______________________
4. Em que quadrinho fica evidente a mudança de opinião do Calvin?
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Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Marta - 19 99438-1618.
Matemática__Estimativa: 2h de estudo
PAUTA:Grandezas proporcionais:
proporção
Leia a explicação abaixo:
Uma igualdade entre razões é uma proporção.
No exemplo que vimos do refresco, formamos
proporções. Veja uma delas:
Veja mais alguns exemplos de proporções:
As
proporções apresentam uma propriedade importante. Acompanhe:
Essa propriedade é útil na resolução de problemas.
Agora, resolva os exercícios em seu caderno:
1. Complete as igualdades de modo a obter
proporções.
2. Num jardim
há cravos e rosas na razão de 8 para 11. Há 88 rosas. Descubra qual é o número
de cravos existentes no jardim.
3. Margarete utilizou a seguinte receita para fazer
um bolo:
Que
quantidade de açúcar será necessária se Margarete fizer o bolo com 840 gramas
de farinha?
Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para o professor via WhatsApp. Renato - 19 99781-1849.
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8o ano__________
Fique bem. Use máscara sempre e corretamente. Evite aglomeração!