Atenção aos comandos do que precisa ser feito para não copiar mais que o necessário. Não precisa copiar tudo!
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Segunda-feira, dia 9
Língua Portuguesa__Estimativa: 1h30 de estudo
PAUTA: Pronome – Pronome pessoal do caso reto
Pronome é a palavra que substitui o substantivo (o nome).
Exemplo: Ana abriu a gaiola e o pássaro voou.
Ela abriu a gaiola e ele voou.
Os pronomes pessoais do caso reto são: eu, tu, ele, ela, nós, vós, eles, elas.
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
1- Copie as frases, trocando os nomes e os pronomes destacados pelos pronomes pessoais do caso reto: ele, ela, nós, eles, elas.
Exemplo: Ana e Célia são minhas filhas. Elas são minhas filhas.
a) A flor é muito perfumada. ___________________________________
b) Marcos e Marcelo são irmãos. ________________________________
c) Eu e meus amigos fomos ao cinema. ___________________________
d) As borboletas voam no jardim. ________________________________
e) O leão é o rei dos animais. ____________________________________
2- Circule os pronomes pessoais do caso reto ( eu, tu, ele, ela, nós, vós, eles, elas) das frases:
a) Quando faz calor eu vou à piscina.
b) Quanto mais ele fala, mais erra.
c) Ela é muito sábia.
d) Quando tu fores, sentirei saudades.
e) Eles jogaram bem e venceram.
f) Ontem nós fomos ao baile.
g) Vós estais brincando com fogo!
h) Elas não foram ao cinema.
3- Complete as frases com pronomes pessoais do caso reto: eu, tu, ele, ela, nós, eles e elas.
a) _______ choro, _______ ri.
b) _______ tocam, _______ cantamos.
c) _______ conto a piada, mas _______ não acham graça.
d) _______ fomos esperá-la na rodoviária, mas _______ não chegou.
e) _______ sabes mais que _______, porém _______ fazemos um bom par.
Matemática__Estimativa: 1h30 de estudo
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
O relógio indica as horas, os minutos e os segundos.
O ponteiro pequeno marca as horas.
O ponteiro grande marca os minutos.
Em muitos relógios há um terceiro ponteiro que marca os segundos.
O símbolo para o segundo é s.
Unidades maiores que o segundo
Minuto (min) = 60 segundos
Hora (h) = 60 minutos ou 3.600 segundos
O tempo também pode ser medido assim:
Dia = 24 horas
Semana = 7 dias
Quinzena = 15 dias
Mês = 28, 29, 30 ou 31 dias
Bimestre = 2 meses
Trimestre = 3 meses
Semestre = 6 meses
Ano = 12 meses
Biênio = 2 anos
Triênio = 3 anos
Quinquênio = 5 anos
Década = 10 anos
Século = 100 anos
Milênio = 1.000 anos
Há meses que têm 30 dias: abril, junho, setembro e novembro.
Outros têm 31 dias: janeiro, março, maio, julho, agosto, outubro e dezembro.
No ano com 365 dias, o mês de fevereiro tem 28 dias.
No ano com 366 dias, o mês de fevereiro tem 29 dias. Esse ano é chamado bissexto.
Para aplicação no comércio, considera-se o mês com 30 dias e o ano com 360 dias.
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
1. Observe os relógios e escreva que horas são em cada um:
Exemplos: 1: 00: 00
5: 30: 00
7: 15: 40
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Terça-feira, dia 10
Geografia__Estimativa: 1h de estudo
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
Meios de transporte
Os meios de transporte são utilizados para levar as pessoas e os produtos de um lugar para outro.
Eles facilitam a vida das pessoas e contribuem para o desenvolvimento econômico.
Os meios de transporte podem ser terrestres, aéreos ou aquáticos.
Transportes terrestres
São aqueles que andam nas ruas, avenidas, estradas, rodovias, ferrovias.
Um dos mais modernos meios de transporte terrestre é o metrô. É muito rápido e carrega muitas pessoas ao mesmo tempo.
Transportes aéreos
São aqueles que movimentam-se no ar.
São os mais rápidos, mais cômodos e também os mais caros de todos.
A grande extensão do território brasileiro fez com que esse tipo de transporte se desenvolvesse muito no Brasil.
Transportes aquáticos
São aqueles que são utilizados na água.
Eles podem ser:
- Marítimos: andam no mar.
- Fluviais: andam nos rios.
- Lacustres: andam nos lagos e nas lagoas.
O Brasil possui um extenso litoral. Apesar disso, a navegação marítima é pouco aproveitada para o comércio interno.
Meios de comunicação
As pessoas usam os meios de comunicação para conversar, para mandar e receber notícias, para trocar informações e mensagens e para se divertir. Tudo isso através da fala, da escrita (desenhos) ou de gestos.
Os meios de comunicação já estão bastante evoluídos. Eles permitem que um fato seja conhecido por milhões de pessoas no momento em que acontece.
Assim, os meios de comunicação servem para aproximar as pessoas e as comunidades.
As mensagens e as informações podem ser transmitidas através:
- do som: telefone, rádio, internet
- do som e da imagem: cinema, teatro, televisão, internet
- da escrita: carta, fax, telegrama, jornal, livro, revista, internet
Os meios de comunicação podem atingir:
*muitas pessoas: rádio, televisão, jornal, revista, livro, cinema, teatro, internet
*uma pessoa: carta, telegrama, telefone, fax, internet
As embalagens dos produtos, os cartazes de propaganda, os panfletos, os sinais de trânsito também são meios de comunicação.
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
1- Escreva o nome de dois meios de transporte:
a) Terrestres: ____________________________________________________
b) Aquáticos: ____________________________________________________
c) Aéreos: _______________________________________________________
2- Escreva o nome de dois meios de transporte que você:
a) Já andou: _____________________________________________________
b) Nunca andou: _________________________________________________
3- Escreva o nome de dois meios de comunicação que atingem:
a) Muitas pessoas ao mesmo tempo: _________________________________
b) Apenas uma pessoa num determinado momento: ____________________
4- Escreva o nome de dois meios de comunicação que você:
a) Já utilizou: ____________________________________________________
b) Nunca utilizou: ________________________________________________
História__Estimativa: 1h de estudo
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
A libertação dos escravos
D. Pedro II conseguiu, durante o seu governo, resolver um grave problema que se arrastava desde o começo da História do Brasil: a escravidão.
A escravidão teve início quando os portugueses, precisando de mão de obra para trabalhar na lavoura, trouxeram negros da África para trabalhar na nossa terra.
Os negros eram transportados em navios negreiros, jogados em porões imundos e acorrentados.
Quando chegavam, eram colocados nos depósitos dos portos brasileiros, onde eram vendidos aos fazendeiros como se fossem mercadorias. Alcançavam melhores preços os mais novos e os mais fortes.
Os negros trabalharam inicialmente nos engenhos de cana-de-açúcar, depois nos garimpos e, mais tarde, nas lavouras de café. Eles viviam sob as ordens de seus donos, moravam em barracões chamados senzalas, geralmente eram muitos maltratados pelos seus senhores e não tinham nenhum direito.
Muitos se revoltavam com essa situação e fugiam para bem longe, agrupando-se em povoados chamados quilombos.
Com o passar do tempo, muitos brasileiros começaram a lutar pela libertação dos escravos. Foram assinadas leis para torná-los livres:
• 1850 – Lei Eusébio de Queirós: proibia que fossem trazidos escravos da África.
• 1871 – Lei do Ventre Livre: declarava livres todos os filhos de escravos nascidos a partir da data de assinatura da lei.
• 1885 – Lei dos Sexagenários: libertava todos os escravos com mais de 65 anos.
• 1888 – Lei Áurea: dava liberdade a todos os escravos do Brasil.
A Lei Áurea foi assinada em 13 de maio de 1888 pela princesa Isabel, filha de D. Pedro II, e extinguiu de vez a escravidão no Brasil. Por essa atitude, ela recebeu o título de “A Redentora”.
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
1- O grave problema que foi resolvido durante o governo de D. Pedro II em relação ao escravos foi a sua:
( ) escravidão
( ) libertação
( ) prisão
2- A escravidão teve início quando os portugueses precisavam de mão de obra para trabalhar na:
( ) lavoura
( ) pecuária
( ) indústria
3- Quando eram vendidos, os escravos que alcançavam melhores preços eram os:
( ) altos e fortes
( ) altos e novos
( ) fortes e novos
4- A alternativa que apresenta os trabalhos realizados pelos escravos em sua ordem correta é:
( ) garimpos, lavouras de café e engenhos de cana
( ) engenhos de cana, garimpos e lavouras de café
( ) lavouras de café, engenhos de cana e garimpos
5- Como eram chamados os barracões onde os escravos moravam?
_________________________
6- Os povoados para onde os negros que se revoltavam fugiam eram chamados _________________________.
7- Em que ano foi proibido que escravos fossem trazidos da África? ____________
8- Em que ano todos os escravos se tornaram livres? ____________
9- O nome da lei que deu liberdade a todos os escravos do Brasil é a Lei ________________. Ela foi assinada pela princesa ________________.
Ed. Física__Estimativa: 1h de estudo
TURMA 1, MAIORES DE 18 ANOS QUE QUEIRAM FAZER A DISCIPLINA.
TURMA 2, MENORES DE 18 ANOS, SEM AFASTAMENTO.
TURMA 1 (MAIORES DE 18 ANOS):
PAUTA: Ginástica.
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
Olá, pessoal, tudo bem com vocês?
Habilidades: Identificar as diferenças e semelhanças entre a ginástica de conscientização corporal e as de condicionamento físico e discutir como a prática de cada uma dessas manifestações pode contribuir para a melhoria das condições de vida, saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo
Ginástica para conscientização corporal
ATIVIDADE: Automassagem
A Automassagem também faz parte das ginásticas de conscientização corporal. Podemos entendê-la como o ato de tocarmos nosso corpo em alguns pontos ou áreas específicas com a finalidade de relaxar, soltar a musculatura, uma autoterapia com o objetivo que cuidar e preservar a nossa a saúde.
Durante o dia a dia se prestarmos mais atenção no nosso corpo, sentimos algumas regiões mais tensas, seja o pescoço, ombros, pés, costas… A automassagem pode ajudar a aliviar essas tensões, evitar dores e nos trazendo uma percepção melhor do nosso corpo.
Mas como podemos fazer a automassagem?
Essa massagem pode ser feita em qualquer ambiente e dura cerca de cinco minutos. Quando estamos muito tempo sentados ou frequentemente em situações de estresse, há um encurtamento e uma tensão maior em nossa musculatura, a automassagem ajuda a relaxar essa musculatura.
Primeiro passo
Sente-se em uma cadeira, feche os olhos e apoie bem a coluna nas costas da cadeira e deixe os braços estendidos ao lado do corpo;
Segundo passo
Agora respire profundamente três vezes seguidas e coloque a mão direita apoiada sobre o ombro esquerdo apertando toda a região que vai da nuca até o ombro tentando relaxar. Repita o mesmo procedimento no outro lado;
Terceiro passo
Apoiando as duas mãos na nuca e no pescoço, com as pontas dos dedos, massageie como se estivesse digitando em sua nuca e volte a fazer a massagem desde o pescoço até os ombros;
Quarto passo
Por último, coloque as duas mãos na cabeça e com as pontas dos dedos faça uma suave massagem em todo couro cabeludo.
Continuando sobre o tema automassagem assista o vídeo a seguir para maiores esclarecimentos.
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Agora que concluímos nossa vivência de ginástica para a conscientização corporal, a automassagem, responda a seguinte questão: A automassagem é uma boa opção de ginástica para quem permanece por muito tempo sentado ou frequentemente em situações de estresse. A partir das experiências de hoje, quais os benefícios da automassagem você consegue perceber para manutenção da sua saúde?
_______________________
TURMA 2 (MENORES DE 18 ANOS):
PAUTA: Ginástica.
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
Olá, pessoal, tudo bem com vocês?
Habilidades: Identificar as diferenças e semelhanças entre a ginástica de conscientização corporal e as de condicionamento físico e discutir como a prática de cada uma dessas manifestações pode contribuir para a melhoria das condições de vida, saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo
Ginástica para conscientização corporal
ATIVIDADE: Automassagem
A Automassagem também faz parte das ginásticas de conscientização corporal. Podemos entendê-la como o ato de tocarmos nosso corpo em alguns pontos ou áreas específicas com a finalidade de relaxar, soltar a musculatura, uma autoterapia com o objetivo que cuidar e preservar a nossa a saúde.
Durante o dia a dia se prestarmos mais atenção no nosso corpo, sentimos algumas regiões mais tensas, seja o pescoço, ombros, pés, costas… A automassagem pode ajudar a aliviar essas tensões, evitar dores e nos trazendo uma percepção melhor do nosso corpo.
Mas como podemos fazer a automassagem?
Essa massagem pode ser feita em qualquer ambiente e dura cerca de cinco minutos. Quando estamos muito tempo sentados ou frequentemente em situações de estresse, há um encurtamento e uma tensão maior em nossa musculatura, a automassagem ajuda a relaxar essa musculatura.
Primeiro passo
Sente-se em uma cadeira, feche os olhos e apoie bem a coluna nas costas da cadeira e deixe os braços estendidos ao lado do corpo;
Segundo passo
Agora respire profundamente três vezes seguidas e coloque a mão direita apoiada sobre o ombro esquerdo apertando toda a região que vai da nuca até o ombro tentando relaxar. Repita o mesmo procedimento no outro lado;
Terceiro passo
Apoiando as duas mãos na nuca e no pescoço, com as pontas dos dedos, massageie como se estivesse digitando em sua nuca e volte a fazer a massagem desde o pescoço até os ombros;
Quarto passo
Por último, coloque as duas mãos na cabeça e com as pontas dos dedos faça uma suave massagem em todo couro cabeludo.
Continuando sobre o tema automassagem assista o vídeo a seguir para maiores esclarecimentos.
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Agora que concluímos nossa vivência de ginástica para a conscientização corporal, a automassagem, responda a seguinte questão: A automassagem é uma boa opção de ginástica para quem permanece por muito tempo sentado ou frequentemente em situações de estresse. A partir das experiências de hoje, quais os benefícios da automassagem você consegue perceber para manutenção da sua saúde?
_______________________
Quarta-feira, dia 11
Língua Portuguesa__Estimativa: 1h30 de estudo
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Observe a sequência de quadrinhos e escreva um texto.
Não se esqueça de colocar:
- Quem ia passear? ( pai e filhos, tio e sobrinhos, avô e netos )
- Onde iam passear? ( no sítio, na praia, no zoológico )
- Quando iam ao passeio? ( no final de semana, no feriado, nas férias)
- O que aconteceu quando estavam indo?
- O que fizeram?
- O que aconteceu no final?
Matemática__Estimativa: 1h30 de estudo
PAUTA: Atividades (continuação)
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
2- Consulte o calendário de 2020 e escreva quantos dias têm cada mês:
Janeiro: ______
Fevereiro: ______
Março: ______
Abril: ______
Maio: ______
Junho: ______
Julho: ______
Agosto: ______
Setembro: ______
Outubro: ______
Novembro: ______
Dezembro: ______
3- Complete:
1 minuto tem ______ segundos
1 hora tem ______ minutos ou ____________ segundos
1 dia tem ______ horas
1 semana tem _____ dias
1 quinzena tem _______ dias
1 mês tem ______, ______, ______, ou ______ dias
1 bimestre tem _____ meses
1 trimestre tem _____meses
1 semestre tem _____ meses
1 ano tem ______ meses
1 década tem ______ anos
1 século tem _________ anos
1 milênio tem ____________ anos
4- Observe o calendário do mês de novembro e complete:
Primeira quarta-feira: _______
Quarto sábado: _______
Quinto domingo: _______
O dia da semana referente ao dia:
2 ( Finados ): ____________________
15 (Proclamação da República ): ____________________
20 (Consciência Negra ): ____________________
5- Uma hora tem 60 minutos. Calcule quantos minutos tem:
2 horas: _________________
3 horas: _________________
4 horas: _________________
5 horas: _________________
6 horas: _________________
8 horas: _________________
12 horas: _________________
24 horas: _________________
Quinta-feira, dia 12
Ciências__Estimativa: 1h30 de estudo
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
Efeitos à saúde
Fumar pode causar problemas respiratórios. Os fumantes contraem mais resfriados e problemas das vias aéreas superiores.
• Fumar causa doença cardíaca.
• O cigarro é a causa mais comum de câncer de pulmão.
Também é a principal causa de câncer de boca, garganta, bexiga e rim.
O fumo livre de fumaça (rapé, fumo de mascar) pode causar câncer de boca, perda de dentes e outros problemas de saúde.
• O cigarro afeta o desenvolvimento do corpo.
• Há mais de 4.700 substâncias tóxicas na fumaça do cigarro.
• O cigarro contém nicotina, uma substância nociva, poderosa, que causa dependência.
• O cigarro é uma das principais causas de morte que pode ser evitada em nosso país.
Mais de 200 mil pessoas morrem de causas relacionadas ao cigarro, por ano, no Brasil.
A maioria delas começou a fumar antes dos 18 anos.
Fatos relacionados ao cigarro
• No Brasil, a venda de produtos à base de tabaco, para menores de 18 anos, é proibida.
• Se você fumar, os venenos contidos no cigarro podem afetar a sua aparência, pois o fumo:
- resseca a pele e causa rugas;
- amarela os dentes e causa mau hálito;
- o cigarro causa dificuldade respiratória e tontura;
- mastigar fumo causa desidratação;
- pode ser difícil praticar esportes se você fuma.
• O fumo coloca em risco a saúde das pessoas que não fumam, mas que estão em lugares onde há fumantes: os chamados fumantes passivos.
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
1- Fumar pode causar problemas __________________.
2- No cigarro, encontramos mais de 4.700 substâncias ______________.
3- Os venenos contidos no cigarro podem afetar sua ________________, pois resseca a pele e causa rugas.
4- A ________________ é uma substância nociva encontrada no cigarro.
5- Se uma pessoa não fuma, mas convive com quem fuma, ela também pode sofrer as consequências do cigarro. É o chamado fumante ______________.
6- O fumo de mascar causa, entre outras doenças, câncer de ____________.
7- Quando você fuma, você pode ter dificuldades para praticar ______________.
8- O cigarro causa estreitamento nos vasos sanguíneos e por isso surgem doenças ________________.
Arte__Estimativa: 1h30 de estudo
PAUTA: ARTE MODERNA NO BRASIL
Leia o texto a seguir para realizar a atividade.
Leitura de imagem: O ABAPURU, Tarsila do Amaral.
Abaporu é uma clássica pintura do modernismo brasileiro, da artista Tarsila do Amaral. Considerada uma obra-prima da autora, a tela foi pintada a óleo em 1928 para ser oferecida ao seu então marido, o escritor Oswald de Andrade.
No quadro vemos a valorização do trabalho braçal (observe o pé e a mão enormes) e a desvalorização do trabalho mental (repare na cabeça minúscula).
O nome da obra é de origem tupi-guarani e significa "homem que come gente" (canibal ou antropófago). O título da tela é resultado de uma junção dos termos aba (homem), pora (gente) e ú (comer).
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
• Escreva detalhadamente o que você vê na obra.
• Quais as cores predominantes?
• As cores são frias ou quentes? (Cores quentes: amarelo, vermelho, laranja, vermelho-alaranjado, laranja-amarelado. Cores frias: azul, verde, violeta, azul-esverdeado, verde-amarelado, roxo-azulado.)
• Qual a técnica que o artista utilizou para realizar a obra? (pintura, gravura, colagem etc).
• Em seu caderno, faça sua representação (desenho) do ABAPURU.
Sexta-feira, dia 13
Língua Portuguesa__Estimativa: 1h30 de estudo
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Observe a sequência de quadrinhos e escreva um texto.
Não se esqueça de colocar:
- Quem estava escrevendo a carta?
- Para quem era a carta?
- Qual era o assunto da carta?
- Quando foi mandada a carta?
- Qual foi a resposta?
Matemática__Estimativa: 1h30 de estudo
PAUTA: Atividades ( continuação )NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
6- Calcule e complete:
Uma semana tem 7 dias. Quatro semanas têm _________ dias.
Um ano tem 12 meses. Cinco anos têm _________ meses.
Uma década tem 10 anos. Duas décadas têm _________ anos.
Um século tem 100 anos. Três séculos têm ___________ anos.
7- Um dia tem 24 horas. Quantas horas tem uma semana ( 7 dias)?
8- Seu Antônio trabalha 8 horas por dia. Quantas horas ele trabalha em um mês (30 dias)?
9- Paulo começa trabalhar às 8:00. De sua casa até o trabalho ele leva meia hora (30 minutos). Que horas ele precisa sair de sua casa para não chegar atrasado?
10- Helena começou a fazer sua lição as 3:10. Ela levou 1 hora e 20 minutos. Que horas Helena acabou a sua lição?
11- Dona Cida ganha R$120,00 por dia. Quanto ela ganha em 6 dias?
----------------
Termo 2__________
Fique bem. Use máscara sempre e corretamente. Evite aglomeração!