sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Semana 14 - de 9/11 a 13/11 - EJA Alfabetização

Atenção aos comandos do que precisa ser feito para não copiar mais que o necessário. Não precisa copiar tudo!

LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.


Segunda-feira, dia 9


Língua Portuguesa__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA: Letra S.


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. LEIA E CIRCULE A PALAVRA QUE NÃO PERTENCE AO GRUPO:

MULHERES

ALIMENTOS

SOFIA

SUELI

SAMUEL

SIMONE

SÔNIA

SALAME

SOPA

SALADA

SALGADINHO

SABÃO



2. SEPARE AS PALAVRAS EM SÍLABAS.
SEMÁFORO - ______________________
SALADINHA - ______________________
SEMANA - _________________________
SUCURI - __________________________
SACI -  ____________________________
SINO - ____________________________
SUJO - ____________________________
SOL - _____________________________


3. ORDENE AS FRASES:

LAGO. MORA O NO SAPO
R:_________________________________

BATEU A NO SAPO. MAMÃE
R:_________________________________

NO MATO. SUMIU SAPO O 
R:_________________________________

SABIDO. SACI O É
R:_________________________________




Matemática__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA: 
FIGURAS GEOMÉTRICAS.


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. DESENHE COM ATENÇÃO AS FIGURAS GEOMÉTRICAS:
   QUADRADO:


   RETÂNGULO:


   CÍRCULO:


   TRIÂNGULO:




2. VAMOS RELEMBRAR AS UNIDADES DE MEDIDAS?
PARA MEDIR A QUANTIDADE DOS LÍQUIDOS USAMOS A UNIDADE  CHAMADA LITRO ⇒ L
PARA MEDIR A MASSA, USAMOS O QUILOGRAMA  ⇒ Kg
PARA MEDIR COMPRIMENTO, USAMOS O METRO ⇒ M


SEPARE OS PRODUTOS DE ACORDO COM A UNIDADE UTILIZADA PARA SUA VENDA:

ELÁSTICO – FEIJÃO – ÁLCOOL -  SUCO – BARBANTE – QUEROSENE – AZEITE – ARROZ – TECIDO – LINHA – AÇÚCAR – ARAME – VINAGRE – QUEIJO – BATATA – LEITE – MACARRÃO - CORDA

 

QUILOGRAMA

Kg

METRO

M

LITRO

L

 

 

 

 

 

 

 

 









Terça-feira, dia 10


Geografia__Estimativa: 1h de estudo


PAUTA:
 OS TIPOS DE CASAS


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

AS FAMÍLIAS SÃO DIFERENTES. UMAS SÃO RICAS, OUTRAS SÃO POBRES. UMAS SÃO NUMEROSAS, OUTRAS SÃO MENORES. TODA FAMÍLIA PRECISA DE UMA CASA PARA MORAR, SEJA GRANDE, PEQUENA, CONFORTÁVEL OU NÃO.
VOCÊ SABE COMO ERAM AS MORADIAS DOS PRIMEIROS SERES HUMANOS?
AS PRIMEIRAS MORADIAS FORAM AS CAVERNAS. ELAS TINHAM PAREDES E UM TETO QUE PROTEGIAM AS PESSOAS DE ANIMAIS FEROZES, DO FRIO, DA CHUVA E DOS VENTOS. NO COMEÇO, NÃO HAVIA MÓVEIS, ENTÃO AS PESSOAS SE SENTAVAM NO CHÃO OU EM PEDRAS.
COM O TEMPO, O SER HUMANO FOI DESCOBRINDO MATERIAIS QUE PODERIAM AJUDÁ-LO A TER MAIS CONFORTO E SEGURANÇA, COMO A MADEIRA, O BARRO, OS TIJOLOS E O CIMENTO.
CONHEÇA ALGUNS TIPOS DE HABITAÇÃO OU MORADIA.
CASAS DE TIJOLOS, DE PAU-A-PIQUE, ISCAS, IGLU, DE MADEIRA, PALAFITA, CASEBRE, BARRACO, SOBRADO, PRÉDIO, PALACETE, ETC.
AS CASAS TÊM PARTES CHAMADAS DE CÔMODOS.
O QUARTO, A SALA, A COZINHA E O BANHEIRO SÃO ALGUNS CÔMODOS QUE UMA CASA PODE TER.

AS ATIVIDADES SERÃO FEITAS NA PRÓXIMA AULA.  



NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.




História__Estimativa: 1h de estudo


PAUTA:
 ELEIÇÃO MUNICIPAL.


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

ELEIÇÃO MUNICIPAL:

A IMPORTÂNCIA DO PREFEITO E DOS VEREADORES
OS VEREADORES REPRESENTAM A POPULAÇÃO NA CÂMARA MUNICIPAL, SÃO ELES QUE FAZEM AS LEIS DO MUNICÍPIO.

O PREFEITO CUIDA DA ADMINISTRAÇÃO E REPRESENTA O MUNICÍPIO.

O ATUAL PREFEITO DE MONTE MOR É THIAGO ASSIS.

NO DIA 15 DE NOVEMBRO, OS ELEITORES MONTEMORENSES ELEGERÃO UM NOVO PREFEITO E NOVOS VEREADORES, QUE TERÃO COMO MISSÃO GOVERNAR MONTE MOR POR 4 ANOS.

O VOTO É OBRIGATÓRIO PARA MAIORES DE 18 ANOS, FACULTATIVO PARA PESSOAS COM MAIS DE 70 ANOS E JOVENS DE  16 E 17 ANOS.
VOTAR É EXERCER O DIREITO DE CIDADÃO.

DIA DA BANDEIRA
NO DIA 19 DE NOVEMBRO COMEMORAMOS O DIA DA BANDEIRA.
A BANDEIRA BRASILEIRA É UM SÍMBOLO DA PÁTRIA QUE REPRESENTA O NOSSO PAÍS.
AS CORES DA BANDEIRA SÃO:

VERDE: REPRESENTA NOSSAS MATAS E NOSSAS FLORESTAS.

AMARELO: REPRESENTA NOSSAS RIQUEZAS MINERAIS.

AZUL: REPRESENTA A BELEZA SEM PAR DO NOSSO CÉU.

BRANCO: REPRESENTA A PAZ QUE TODOS NÓS BRASILEIROS DESEJAMOS PARA O NOSSO QUERIDO E AMADO BRASIL.


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1.  RELACIONE AS CORES DA BANDEIRA BRASILEIRA DE ACORDO COM O SIGNIFICADO DE CADA UMA:
(A) VERDE
(B) AMARELO
(C) AZUL
(D) BRANCO

(   ) NOSSO OURO
(   ) NOSSO CÉU
(   ) A PAZ
(   ) NOSSAS MATAS


2. DESENHE NOSSA BANDEIRA E PINTE-A CORRETAMENTE.




Ed. Física__Estimativa: 1h de estudo


FIQUE ATENTO ÀS TURMAS:

TURMA 1, MAIORES DE 18 ANOS QUE QUEIRAM FAZER A DISCIPLINA.
TURMA 2, MENORES DE 18 ANOS, SEM AFASTAMENTO.



TURMA 1 (MAIORES DE 18 ANOS): 

PAUTA: Ginástica.


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Olá, pessoal, tudo bem com vocês? 
Habilidades: Identificar as diferenças e semelhanças entre a ginástica de conscientização corporal e as de condicionamento físico e discutir como a prática de cada uma dessas manifestações pode contribuir para a melhoria das condições de vida, saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo

Ginástica para conscientização corporal


ATIVIDADE: Automassagem
A Automassagem também faz parte das ginásticas de conscientização corporal. Podemos entendê-la como o ato de tocarmos nosso corpo em alguns pontos ou áreas específicas com a finalidade de relaxar, soltar a musculatura, uma autoterapia com o objetivo que cuidar e preservar a nossa a saúde.
Durante o dia a dia se prestarmos mais atenção no nosso corpo, sentimos algumas regiões mais tensas, seja o pescoço, ombros, pés, costas… A automassagem pode ajudar a aliviar essas tensões, evitar dores e nos trazendo uma percepção melhor do nosso corpo.

Mas como podemos fazer a automassagem?
Essa massagem pode ser feita em qualquer ambiente e dura cerca de cinco minutos. Quando estamos muito tempo sentados ou frequentemente em situações de estresse, há um encurtamento e uma tensão maior em nossa musculatura, a automassagem ajuda a relaxar essa musculatura.

Primeiro passo
Sente-se em uma cadeira, feche os olhos e apoie bem a coluna nas costas da cadeira e deixe os braços estendidos ao lado do corpo;

Segundo passo
Agora respire profundamente três vezes seguidas e coloque a mão direita apoiada sobre o ombro esquerdo apertando toda a região que vai da nuca até o ombro tentando relaxar. Repita o mesmo procedimento no outro lado;

Terceiro passo
Apoiando as duas mãos na nuca e no pescoço, com as pontas dos dedos, massageie como se estivesse digitando em sua nuca e volte a fazer a massagem desde o pescoço até os ombros;

Quarto passo
Por último, coloque as duas mãos na cabeça e com as pontas dos dedos faça uma suave massagem em todo couro cabeludo.

Continuando sobre o tema automassagem assista o vídeo a seguir para maiores esclarecimentos.




NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Agora que concluímos nossa vivência de ginástica para a conscientização corporal, a automassagem, responda a seguinte questão: A automassagem é uma boa opção de ginástica para quem permanece por muito tempo sentado ou frequentemente em situações de estresse. A partir das experiências de hoje, quais os benefícios da automassagem você consegue perceber para manutenção da sua saúde?
_______________________





TURMA 2 (MENORES DE 18 ANOS):

PAUTA: Ginástica.


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Olá, pessoal, tudo bem com vocês? 
Habilidades: Identificar as diferenças e semelhanças entre a ginástica de conscientização corporal e as de condicionamento físico e discutir como a prática de cada uma dessas manifestações pode contribuir para a melhoria das condições de vida, saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo

Ginástica para conscientização corporal


ATIVIDADE: Automassagem
A Automassagem também faz parte das ginásticas de conscientização corporal. Podemos entendê-la como o ato de tocarmos nosso corpo em alguns pontos ou áreas específicas com a finalidade de relaxar, soltar a musculatura, uma autoterapia com o objetivo que cuidar e preservar a nossa a saúde.
Durante o dia a dia se prestarmos mais atenção no nosso corpo, sentimos algumas regiões mais tensas, seja o pescoço, ombros, pés, costas… A automassagem pode ajudar a aliviar essas tensões, evitar dores e nos trazendo uma percepção melhor do nosso corpo.

Mas como podemos fazer a automassagem?
Essa massagem pode ser feita em qualquer ambiente e dura cerca de cinco minutos. Quando estamos muito tempo sentados ou frequentemente em situações de estresse, há um encurtamento e uma tensão maior em nossa musculatura, a automassagem ajuda a relaxar essa musculatura.

Primeiro passo
Sente-se em uma cadeira, feche os olhos e apoie bem a coluna nas costas da cadeira e deixe os braços estendidos ao lado do corpo;

Segundo passo
Agora respire profundamente três vezes seguidas e coloque a mão direita apoiada sobre o ombro esquerdo apertando toda a região que vai da nuca até o ombro tentando relaxar. Repita o mesmo procedimento no outro lado;

Terceiro passo
Apoiando as duas mãos na nuca e no pescoço, com as pontas dos dedos, massageie como se estivesse digitando em sua nuca e volte a fazer a massagem desde o pescoço até os ombros;

Quarto passo
Por último, coloque as duas mãos na cabeça e com as pontas dos dedos faça uma suave massagem em todo couro cabeludo.

Continuando sobre o tema automassagem assista o vídeo a seguir para maiores esclarecimentos.




NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Agora que concluímos nossa vivência de ginástica para a conscientização corporal, a automassagem, responda a seguinte questão: A automassagem é uma boa opção de ginástica para quem permanece por muito tempo sentado ou frequentemente em situações de estresse. A partir das experiências de hoje, quais os benefícios da automassagem você consegue perceber para manutenção da sua saúde?
_______________________



Quarta-feira, dia 11


Língua Portuguesa__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA:
  Letra S.


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

  1. ESCREVA A LETRA QUE CORRESPONDE AO NÚMERO E DESCUBRA OUTRAS PALAVRAS:

1

2

3

4

5

6

S

A

C

O

L

A

3 + 4 + 5 + 6 = _________________

1 + 2 + 5 + 6 = _________________

1 + 4 + 5 + 6 = _________________

1 + 2 + 3 + 4 = _________________

3 + 2 + 3 + 4 = _________________

3 + 2 + 5 + 4 = _________________

1 + 2 + 5 = ____________________

 

2. FAÇA COMO O MODELO:

O SAPO = OS SAPOS

O SAPATO = ______________

O SINO = _________________

O SABONETE = ____________

O SOFÁ = _________________

O SÁBADO = ______________

 

3. LEIA AS PALAVRAS E SEPARE-AS EM GRUPOS:

SAPO – SACOLA – SUCURI – SIRI – SAPATO – SABIÁ – SACO – SINO – SERPENTE - SINETA


 

OBJETOS

ANIMAIS

 

 

 

 

 

 

 


Matemática__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA: NOÇÕES DE DIVISÃO.


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. DESENHE 2 BOLAS EM CADA QUADRADO:

           
a. QUANTOS QUADRADOS TEM?
   R:________________

b. QUANTAS BOLAS VOCÊ DESENHOU AO TODO?
   R: _________________



2. AGORA DESENHE DUAS CRIANÇAS E DÊ A MESMA QUANTIDADE DE BOLAS A CADA UMA.

 
DESENHE:

   QUANTAS BOLAS GANHOU CADA CRIANÇA?
   R: _______________________




Quinta-feira, dia 12


Ciências__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA:
 HIGIENE E SAÚDE


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

NOSSO BEM ESTAR DEPENDE MUITO DO AMBIENTE. DEPENDE, TAMBÉM, DE COMO CUIDAMOS DE NOSSO CORPO, DE NOSSA MENTE, DE NOSSA SAÚDE...
ALGUNS DESSES CUIDADOS SÃO CHAMADOS HÁBITOS DE HIGIENE.


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
 
1. DEVEMOS DESENVOLER CERTOS HÁBITOS PARA MANTER A HIGIENE CORPORAL. COMPLETE AS FRASES ADEQUADAMENTE, USANDO AS PALABRAS DO QUADRO:

HIGIENE  -   DOENÇAS  - CABELOS

SAÚDE  -  UNHAS


É FUNDAMENTAL PARA O CONVÍVIO ENTRE AS PESSOAS, A _____________ DO CORPO E  TAMBÉM É IMPORTANTE PARA A  ______________.
OS _____________ DEVEM ESTAR SEMPRE LIMPOS E AS ___________________ BEM CORTADAS.
OS MICROORGANISMOS PODEM PROVOCAR_____________ DE PELE, COMO MICOSES, ALÉM DE CAUSAREM MAU CHEIRO.


2. ESCREVA DOIS MOMENTOS EM QUE DEVEMOS LAVAR BEM AS MÃOS.
    
R:_______________________________________



Arte__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA: ARTE MODERNA NO BRASIL


Leia o texto a seguir para realizar a atividade.

Leitura de imagem: O ABAPURU, Tarsila do Amaral.

Abaporu é uma clássica pintura do modernismo brasileiro, da artista Tarsila do Amaral. Considerada uma obra-prima da autora, a tela foi pintada a óleo em 1928 para ser oferecida ao seu então marido, o escritor Oswald de Andrade.
No quadro vemos a valorização do trabalho braçal (observe o pé e a mão enormes) e a desvalorização do trabalho mental (repare na cabeça minúscula). 
O nome da obra é de origem tupi-guarani e significa "homem que come gente" (canibal ou antropófago). O título da tela é resultado de uma junção dos termos aba (homem), pora (gente) e ú (comer).




NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

 
Escreva detalhadamente o que você vê na obra.

Quais as cores predominantes?


As cores são frias ou quentes? (Cores quentes: amarelo, vermelho, laranja, vermelho-alaranjado, laranja-amarelado. Cores frias: azul, verde, violeta, azul-esverdeado, verde-amarelado, roxo-azulado.)



 
Qual a técnica que o artista utilizou para realizar a obra? (pintura, gravura, colagem etc).

Em seu caderno, faça sua representação (desenho) do ABAPURU.





Sexta-feira, dia 13


Língua Portuguesa__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA:
 Letra S.


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. LEIA O TEXTO E RESPONDA:

      CAIO É MUITO SAPECA.

      ELE PEGOU O SAPATO DE SÔNIA E COLOCOU-O NA SACOLA.

      SÔNIA FALOU:

      ____ CADÊ O MEU SAPATO, MENINO SAPECA?

a.     O QUE CAIO FEZ COM O SAPATO?

R: ___________________________

b.     O QUE SÔNIA FALOU?

R: ___________________________

c.     CIRCULE NO TEXTO AS PALAVRAS ESCRITAS COM A LETRA S E COPIE-AS:

R: ___________________________ 


2. FAÇA COMO O MODELO:

A SAPA = AS SAPAS

A SOPA =  ____________

A SEMANA = __________

A SALADA = ___________

A SAIA = ______________

A SOJA = _______________

 

3. COMPLETE AS FRASES COM AS PALAVRAS.

SAPO - SINO - SOFÁ


SIMÃO TOCOU O __________DA IGREJA.

O __________ PULOU NA LAGOA.

O __________ FICA NA SALA.




Matemática__Estimativa: 1h30 de estudo

PAUTA: DIVISÃO.


USANDO A CHAVE:

NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

AGORA VAMOS TREINAR?





----------------

Termo 1__________


Fique bem. Use máscara sempre e corretamente. Evite aglomeração!