sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Semana 27 ---- 09/11 à 13/11

 OBSERVAÇÃO : SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS, AS ATIVIDADES NÃO PRECISAM SER IMPRESSAS E NÃO HÁ NECESSIDADE DE COPIAR AS QUESTÕES, OS ALUNOS DEVERÃO COLOCAR NO CADERNO O CABEÇALHO A DATA E A DISCIPLINA, O NÚMERO DA QUESTÃO E A RESPOSTA DA QUESTÃO MENCIONADA



DATA  09 / 11 / 2020  (2ª Feira)                         3º ANO

COMPONENTE CURRICULAR:  LÍNGUA PORTUGUESA

CABEÇALHO

E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”

MONTE MOR,09  DE NOVEMBRO  DE  2020

HOJE É SEGUNDA-FEIRA

O DIA ESTÁ _________________

NOME _____________________3º ANO _____

PROFESSORA________________

BOM DIA!

ATIVIDADE 1: LEITURA E INTERPRETAÇÃO


ATIVIDADE 2: ORTOGRAFIA


COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

ATIVIDADE: centenas e nomenclatura dos números.

1-  Leia os numerais e ligue a seu nome por extenso:

100  -                                           - TREZENTOS

200  -                                           -  SEISCENTOS

300  -                                            -  CEM

400  -                                            -  SETECENTOS

500  -                                            -  DUZENTOS

600  -                                            - NOVECENTOS

700  -                                            - QUATROCENTOS

800  -                                             - QUINHENTOS

900  -                                            - OITOCENTOS


1-   Agora escreva os numerais por extenso e na ordem crescente:

___________________________________

___________________________________

___________________________________

___________________________________

___________________________________

___________________________________

___________________________________

___________________________________

2-  Escreva o antecessor e o sucessor dos numerais:

_____249 _____                                ____ 172 ____

_____156 _____                                ____ 299 ____

_____281 _____                                ____ 233 ____

 

COMPONENTE CURRICULAR : ARTE

ATIVIDADE: LIVRO NAME: LUGARES PARA A ARTE : CAPITULO 11; PÁGINA 112.

 

·        CONHEÇA UMA OBRA DO ACERVO DO MASP. RECORTE E MONTE NO QUADRO O QUEBRA CABEÇA DO ENCARTE 1.


DATA  10 / 11 / 2020  (3ª Feira)                    1º ANO 

E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”

MONTE MOR, 10 DE NOVEMBRO DE 2020.

HOJE  É TERÇA – FEIRA.

PROFESSORA: __________________ 3º ANO: ______

NOME: _____________________________________            

 

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

ATIVIDADE: numerais, antecessor, sucessor, par, ímpar, operações. Centenas.

1-   Arme e resolva as continhas:

a)  135 + 224 =

b)  246 + 151 =

c)  172 + 116 = 

d)  379 – 255 =

e)  487 – 263 =

f)    368 – 241 = 

2-  Leia com atenção e resolva os problemas:


a)  Joaquim trabalha em uma padaria e faz 221 pães por dia. Quantos pães ele fará em 4 dias?

 

 

Resposta: __________________________________________

 

b)  Gabriel é sorveteiro e vende 144 sorvetes por dia. Quantos sorvetes ele venderá em 2 dias?

 

 

Resposta: ___________________________________________

 

 COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA   

ATIVIDADE 1 – Pesquisar sobre Proclamação da República e escreva no caderno.

ATIVIDADE 2 - Observe  detalhadamente a imagem dos  casarões  históricos  na cidade de Tiradentes, no estado de Minas Gerais. Em seguida, faça o desenho de um casarão.



COMPONENTE CURRICULAR: EDUCAÇÃO FÍSICA


OLÁ, CRIANÇAS, ESPERO QUE ESTEJAM BEM E ANIMADAS A APRENDER E BRINCAR.




 

 


FONTE IMAGEM: HTTPS://WWW.FAZFACIL.COM.BR/LAZER/JOGO-DE-AMARELINHA/

NAS ATIVIDADES ANTERIORES RECORDAMOS E APRENDEMOS UM POUCO MAIS SOBRE A AMARELINHA.

CONHECER E COMPREENDER A HISTÓRIA DA AMARELINHA E ENTENDER SOBRE NOSSOS HÁBITOS, COSTUMES, IDENTIDADE E PERTENCIMENTO. A AMARELINHA TEM ORIGEM DESCONHECIDA AO CERTO, MAS SABEMOS QUE LÁ NA ANTIGUIDADE, NO IMPÉRIO ROMANO, NA EUROPA E NO IMPÉRIO EGÍPCIO, NA ÁFRICA, O JOGO JÁ ERA JOGADO. NO BRASIL, CADA REGIÃO E LUGAR PODEM TRAZER UM DESENHO E REGRA DIFERENTES. PERCEBEMOS NO JOGO DA AMARELINHA A DIVERSIDADE CULTURAL NOS VÁRIOS MODOS DE JOGAR E BRINCAR.

AO PRATICAR O JOGO AMARELINHA DESENVOLVEMOS NOSSA COORDENAÇÃO MOTORA, NOSSO RITMO, NOSSA CAPACIDADE DE LIDAR COM O TEMPO E O ESPAÇO, NOSSO RACIOCÍNIO LÓGICO E MUITO MAIS. NESSE JOGO ANTIGO E NOVO, POIS PODEMOS MUDÁ-LO QUANDO QUISERMOS, APRENDEMOS A CRIAR, A COOPERAR, A TRABALHAR JUNTOS E JUNTAS, A CONQUISTAR DESAFIOS E A SER FELIZES. VAMOS BRINCAR E APRENDER!

ATIVIDADE 1 - VAMOS DESENHAR A AMARELINHA DAS FORMAS GEOMÉTRICAS E (RE)CONHECER AS FORMAS GEOMÉTRICAS QUE UTILIZAMOS PARA FAZÊ-LA. NA VERDADE, TODA AMARELINHA TEM UMA FORMA GEOMÉTRICA; NESTA

EM ESPECIAL TEREMOS VÁRIAS. VAMOS IDENTIFICÁ-LAS!

AMARELINHA DAS FORMAS GEOMÉTRICAS.


AGORA DESENHE EM SEU CADERNO UMA AMARELINHA DE ACORDO COM A IMAGEM ACIMA, IDENTIFICANDO AS FORMAS GEOMÉTRICAS QUE UTILIZAR.


DATA 11/11/2020  ( 4ª  FEIRA)                            3º ANO

COMPONENTE CURRICULAR:  LÍNGUA PORTUGUESA

·        CABEÇALHO

E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”

MONTE MOR, 11 DE NOVEMBRO  DE  2020

HOJE É QUARTA-FEIRA

O DIA ESTÁ ________________

NOME ________________ 3º ANO _____

PROFESSORA____________________

BOM DIA!

ATIVIDADE 1: PRODUÇÃO DE TEXTO


ATIVIDADE 2: PONTUAÇÃO


COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA

ATIVIDADE 1 –  LEITURA: A comunidade

 As pessoas diferentes que formam a comunidade, contribuem para o crescimento da cidade e da região em que vivem. Cada pessoa tem seu papel e é importante para a sociedade.

As cidades vão sofrendo transformações e vão mudando conforme o tempo passa.

Copie em seu caderno e responda as atividades:

1- Faça uma pequena entrevista com um adulto de sua  casa. Pergunte:

A)  Há quanto tempo você vive na cidade de Monte  Mor?

______________________________________________________

     B) Quais mudanças você percebeu na cidade ou em seu bairro, ao longo deste tempo?

______________________________________________________

 

C)  Você lembra de algum acontecimento que foi muito importante para nossa cidade? Qual?

______________________________________________________

 

ATIVIDADE 2 – Complete a respostas.

a)   Quem mora  na cidade  pode  comprar  seus alimentos em: _________________________________________________

 

b)  Quem mora  no campo pode  cuidar  dos dentes na cidade com um : ___________

 

c)    Os ___________ são lugares  que os moradores das cidades e dos campos podem visitar para apreciar obras de arte.


ATIVIDADE 3 – Liste  ao menos cinco  produtos que você usa e que vêm  do campo.



1-  COMPONENTE CURRICULAR : ARTE

1-   ATIVIDADE: LIVRO NAME: LUGARES PARA A ARTE: CAPÍTULO 11; PÁGINA 129.

 

·        ESCOLHA UM TEMA DE SEU INTERESSE PARA MONTAR UMA  COLEÇÃO DE  MUSEU. RECORTE E COLE IMAGENS SOBRE ESSE TEMA NO QUADRO.


DATA 12/11/2020  ( 5ª  FEIRA)                                 3º ANO

E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”

MONTE MOR, 12 DE NOVEMBRO DE 2020.

HOJE  É QUINTA – FEIRA

PROFESSORA: ________________________ 3º ANO:______

NOME: ___________________________________________ 

 

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

ATIVIDADE: Multiplicação.

Observe a tabela de tabuada e resolva as continhas:

a)  13 x 2 =

b)  21 x 4 =

c)  34 x 2 =

d)  23 x 3 =

1-  Desenhe em cada quadrado 8 laranjas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conte quantas laranjas tem no total. ________


2-  Desenhe 9 corações em cada quadrado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conte quantos corações tem no total ___________.


COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS

ATIVIDADE 1 -  Queridos alunos assistam o seguinte vídeo para em seguida ser feito as atividades.

https://www.youtube.com/watch?v=5w9RAqhzFaQ

 

ATIVIDADE 2  -  Observe as imagens e escreva o nome de um produto  que pode  ser fabricado  com esses materiais.

________________________________





                                   










__________________________________

___________________________________

_________________________


ATIVIDADE 3  -  Responda as perguntas abaixo.

Quais são os produtos de origem vegetal?

___________________________________________________

 

Quais são os produtos de origem animal?

______________________________________________________

 

DATA 13/11/2020  ( 6ª  FEIRA)                          3º ANO

COMPONENTE CURRICULAR:  LÍNGUA PORTUGUESA

·        CABEÇALHO

E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”

MONTE MOR, 13 DE NOVEMBRO  DE  2020

HOJE É SEXTA-FEIRA

O DIA ESTÁ _________________

NOME _____________________ 3º ANO _____

PROFESSORA________________________

BOM DIA!

ATIVIDADE 1: LEITURA E INTERPRETAÇÃO:


ATIVIDADE 2: VÍDEOS

1-Vídeo Infantil Proclamação da República

https://www.youtube.com/watch?v=qFxmtR93PO8

        
2- PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA- EDUCAÇÃO INFANTIL- VÍDEO ANIMADO

https://www.youtube.com/watch?v=WLBKBbP1y94

 

3- HINO À PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA DO BRASIL ( LETRA E MÚSICA)

https://www.youtube.com/watch?v=Hgleg3G7mIk


COMPONENTE CURRICULAR: INGLÊS

ATIVIDADE:

1.   ECONTRE AS PALAVRAS NO CAÇA-PALAVRAS. 





















2.   ESCREVA OS ANIMAIS EM INGLÊS.














3 - RELACIONE AS COLUNAS ABAIXO












COMPONENTE CURRICULAR: EDUCAÇÃO FÍSICA

OLÁ, CRIANÇAS, ESPERO QUE ESTEJAM BEM E ANIMADAS A APRENDER E BRINCAR.

ATIVIDADE 2 - DEPOIS DE DESENHAR A AMARELINHA DAS FORMAS GEOMÉTRICAS, FAÇA AGORA UMA AMARELINHA NO CHÃO EM UM TAMANHO BEM LEGAL (O MAIOR POSSÍVEL) E CONVIDE ALGUÉM DA SUA CASA PARA JOGAR COM VOCÊ.

SEGUEM AS REGRAS:

1. CADA JOGADOR/A PRECISA DE UMA PEDRINHA OU TAMPINHA.

2. PARA COMEÇAR, JOGUE A PEDRINHA NA CASA MARCADA COM O NÚMERO 1 E VAI PULANDO DE CASA EM CASA,

PARTINDO DA CASA 2 ATÉ O CÉU COM UM PÉ SÓ.

3. SÓ É PERMITIDO PÔR UM PÉ EM CADA CASA.

4. QUANDO CHEGAR AO CÉU, O/A JOGADOR/A SE VIRA E VOLTA PULANDO DA MESMA MANEIRA, PEGANDO A

PEDRINHA QUANDO ESTIVER NA CASA ANTERIOR QUE ESTÁ A PEDRA.

5. PASSA A VEZ QUEM:

– PISAR NAS LINHAS DO JOGO;

– PISAR NA CASA ONDE ESTÁ A PEDRINHA;

– NÃO ACERTAR A PEDRINHA NA CASA ONDE ELA DEVE CAIR;

– NÃO CONSEGUIR (OU ESQUECER) DE PEGAR A PEDRINHA DE VOLTA;

– SER IMPACIENTE COM QUALQUER SITUAÇÃO DA BRINCADEIRA.

6.  SE CONSEGUIR CHEGAR ATÉ A REGRA 4, SEM PASSAR A VEZ, A MESMA PESSOA COMEÇA DE NOVO, JOGANDO A PEDRINHA NA CASA 2.

7. QUEM TERMINAR DE PULAR TODAS AS CASAS PRIMEIRO PODE COMEÇAR NOVAMENTE.

SUGESTÃO BRINCANTE: AO LADO TEMOS MAIS UMA

SUGESTÃO DE COMO DESENHAR E JOGAR A AMARELINHA. É A

AMARELINHA DE CARACOL. QUE TAL BRINCAR COM MAIS ESSA?

FAÇA NELA SUAS PRÓPRIAS REGRAS.











FONTE IMAGEM: HTTP://SAOJORGERECREANDO.BLOGSPOT.COM/2012/05/PROJETODIFERENTES-MANEIRAS-DE-PULAR.HTML